Sie sind auf Seite 1von 3

Fluidos de Corte e Processos de Resfriamento

http://blogdotorneiromecanico.blogspot.pt/2013/06/fluidos-de-corte-e-processos-de.html

A usinagem de qualquer metal produz sempre calor, o qual resulta da ruptura do material pela ao da ferramenta e do atrito constante entre os cavacos arrancados e a superfcie da mesma. O calor assim produzido apresenta dois inconvenientes: - Aumenta a temperatura da pea provocando dilatao, erros de medidas, deformao, etc. - Aumenta a temperatura da parte temperada da ferramenta, o que pode alterar suas propriedades.

Fluidos de Corte

Os fluidos de corte geralmente empregados so:

a) Fluidos refrigerantes Usam-se de preferncia: I) Ar insuflado ou ar comprimido, mais usados nos trabalhos de rebolos; II) gua pura ou misturada com sabo comum, mais usados nas afiaes de ferramentas nos esmeris. No recomendvel o uso de gua como refrigerante, nas mquinas-ferramenta, por causa da oxidao das peas.

b) Fluidos lubrificantes Os mais empregados so os leos. So aplicados, geralmente, quando se deseja dar passes pesados e profundos nos quais a ao da ferramenta contra a pea produz calor, por motivo da deformao e do atrito da apara (cavaco) sobre a ferramenta. I) Funo lubrificante: Durante o corte, o leo forma uma pelcula entre a ferramenta e o material, impedindo quase totalmente o contato direto entre os mesmos. II) Funo anti-soldante Algum contato, de metal com metal, sempre existe em reas reduzidas. Em vista da alta temperatura nestas reas, as partculas de metal podem soldar-se pea ou ferramenta, prejudicando o seu corte. Para evitar isto se adicionam ao fluido, enxofre, cloro ou outros produtos qumicos.

c) Fluidos refrigerantes-lubrificantes Estes fluidos so, ao mesmo tempo, lubrificantes e refrigerantes, agindo, porm muito mais como refrigerante, em vista de conterem grande proporo de gua. So usados, de preferncia, em trabalhos leves. O fluido mais utilizado uma mistura, de aspecto leitoso, contendo gua (como refrigerante) e 5 a 10% de leo solvel (como lubrificante). O uso dos fluidos de corte na usinagem dos metais concorre para maior produo, melhor acabamento e maior conservao da ferramenta e da mquina.

Processos de resfriamento

Os processos de resfriamento classificam-se em: a seco, lquido e slido. a) Processo a seco Refrigerante: ar Materiais refrigerantes a seco: ferro fundido, bronze, lato, estanho, celeron, etc. b) Processo lquido Refrigerante: Soluo de gua saponificada ou uma mistura de 5 a 10% de leo solvel com gua. Material: ferro e ao. leo vegetal para cobre, querosene ou aguarrs para o alumnio.

c) Processo slido Refrigerante: sebo de vela. Materiais: Chumbo e Ebonite.

Objetivos do resfriamento

- Evitar o superaquecimento da ferramenta e perda de tempo ao parar a mquina, para afi-la ou temper-la novamente. - Evitar que o calor concorra para dar falsas indicaes na preciso das medidas das peas. - Permitir maiores velocidades de corte, consequentemente, maiores avanos e profundidades de corte. - Proporcionar melhores acabamentos nas superfcies das peas.

Instrues para o uso de refrigerantes e lubrificantes na usinagem das peas.

Observe a fita de cavaco tirada pela ferramenta. Se essa fita sai continuamente (pouco rompimento) porque se trata de um material tenaz e a ao do lubrificante na ponta da ferramenta importante, pois facilita a sada da fita do cavaco e deixa a superfcie da pea mais lisa. Se a fita do cavaco sai quebradia, a ao do refrigerante nesse caso ser mais no sentido de resfriar ou diminuir o calor na ponta da ferramenta, aumentando a vida til da mesma. Se voc trabalha com uma grande velocidade de corte e profundidade de corte pequena (penetrao da ferramenta), ento tanto a ferramenta como a pea devem ser resfriadas. Se o caso contrrio (baixa velocidade de corte e grande penetrao da ferramenta), o fluido de corte dever ter sua ao mais no sentido de lubrificao.

Das könnte Ihnen auch gefallen