Sie sind auf Seite 1von 5

1

CQ-136 QUIMICA EXPERIMENTAL I EXPERIMENTO 11 CRESCIMENTO DE CRISTAIS Objetivo Crescer diferentes tipos de cristais pelo mtodo da soluo supersaturada. Introduo

Cristais podem ser crescidos artificialmente por vrias tcnicas. Vamos descrever, a seguir, como voc pode crescer bons cristais pelo mtodo de soluo supersaturada. Desde a poca dos alquimistas, os slidos j eram purificados por cristalizao em um solvente apropriado. Atualmente, essa tcnica continua sendo o procedimento mais adequado para a purificao de substncias slidas. Quando a temperatura de uma soluo abaixada lentamente, o excesso de slido se separa da soluo e pode levar formao de monocristais, que possuem geomtricas regulares. A cincia responsvel pelo estudo dos cristais a cristalografia. A forma dos cristais depende da natureza das substncias. Os cristais perfeitos tm superfcies planas que se encontram em ngulos definidos e cujas arestas so linhas retas. O tamanho dos cristais obtidos em laboratrio pode variar muito e profundamente influenciado pelas condies sob as quais eles se formam. Geralmente, um crescimento lento em solues saturadas favorece a formao de cristais grandes, ao passo que os cristais que se formam rapidamente acabam tendo dimenses bem pequenas. Solues supersaturadas Um sal como o cloreto de sdio, o sal de cozinha, se dissolve bem em gua, mas se adicionarmos sal em quantidade muito grande, a soluo fica turva e o excesso de sal se deposita no fundo do vidro. Uma soluo nesse estado dita saturada. O valor de saturao depende da temperatura da soluo. Uma soluo supersaturada contm dissolvida uma massa de sal que maior que a solubilidade para aquela temperatura. Uma soluo saturada com corpo de cho pode ser aquecida at uma temperatura em que todo o sal se dissolva. A partir deste ponto, se deixarmos esta soluo resfriar lentamente, sem nenhuma agitao, ela pode voltar temperatura ambiente e continuar lmpida, transparente, sem precipitado. Nesse caso, temos uma soluo supersaturada em equilbrio instvel. Qualquer perturbao pode quebrar esse equilbrio e a soluo se turvar novamente. exatamente essa instabilidade que se aproveita para o crescimento de cristais. Colocando um pequeno cristal do mesmo sal nessa soluo supersaturada, partculas do sal que esto prestes a se precipitar podem aderir s paredes do cristal, fazendo-o crescer. Esse cristalzinho a "semente" de crescimento do cristal.

Parte Experimental Termmetro Bquer ou um vidro pequeno gua destilada. Papel de filtro Placa de aquecimento Almen (Sulfato de Alumnio e Potssio dodecahidratado) Tartarato de Sdio e Potssio (Sal de Rochelle) Ferricianeto de Potssio, K3[Fe(CN)6] Acetato de cobre monohidratado Acetato de clcio e cobre hexahidratado sulfato de cobre sulfato de nquel Procedimento Experimental Crescendo cristais em solues supersaturadas Para crescer cristais voc precisar dos sais, de recipientes adequados, de gua destilada, uma balana, um termmetro e um bocado de pacincia. Os sais podem ser adquiridos em lojas de produtos qumicos ou obtidos, no queixo, de seu professor de qumica ou de um professor da universidade mais prxima. Os recipientes podem ser vidros de gelia ou doce, de boca larga e tampa de enroscar. Consiga vrios deles, de tamanhos diversos, e limpe-os com muito cuidado. Daremos, a seguir, receitas para o crescimento de vrios tipos de cristais pelo mtodo das solues supersaturadas. Comearemos com o Almen que um dos mais fceis de crescer. bom comear por ele para no perder a pacincia e conseguir resultados encorajadores em pouco tempo. A receita para esse cristal ser dada com mais detalhe. As demais so semelhantes. Almen (Sulfato de Alumnio e Potssio dodecahidratado) SOLUO SATURADA: 20 gramas por 100 mL de gua. MASSA EXTRA: 4 gramas por 100 mL de gua. Preparando uma soluo saturada e uma semente.

A quantidade de sal dada acima produz uma soluo saturada com corpo de cho temperatura ambiente. Use, por exemplo, 10 mL de gua destilada em um de seus vidros e adicione 2 g do sal temperatura ambiente. Mexa bem e observe. Espere algumas horas at que todo o excesso se precipite e a soluo sobrenadante fique clara. Passe a soluo para outro vidro, com cuidado para que o sal do fundo no seja transferido. Cubra esse novo vidro para evitar evaporao. Pequenos cristais se formaro no fundo desse vidro. Esses so candidatos a semente. Pegue-os com uma pina e separe os melhores, sem defeitos e sem incrustaes. A semente escolhida ser amarrada na ponta de uma linha fina e resistente

e pendurada em um carto com 3 furinhos que dever se ajustar completamente tampa do vidro onde o cristal ser crescido. Ajuste o carto com a linha e a semente na parte interna da tampa e guarde para usar logo mais. Crescendo o cristal.

Agora voc tem uma soluo saturada e uma semente. Est pronto para crescer seu cristal. Aquea a soluo saturada at uns 50C e dissolva nela a massa extra de sal mencionada acima (4 g para cada 100 mL). Deixe esfriar sem mexer e, quando a soluo estiver uns 3C acima da temperatura ambiente, enrosque a tampa com a semente pendurada de modo que fique pelo meio do vidro. Pronto. Agora basta ter pacincia e no perturbar o cristal enquanto cresce. O vidro de crescimento deve ficar em um lugar de temperatura constante e sem vibraes. Um armrio que no usado, em local abrigado, uma boa pedida. Todo dia voc pode dar uma olhadinha para ver como andam as coisas. Quando achar que o tamanho do cristal est bom, tire-o do vidro e seque-o em um papel de filtro. No boa prtica pegar o cristal com os dedos, pois o suor pode corroer a superfcie. Na figura do incio desta pgina, o almen o cristal branco que est na mo, entre o dedo mnimo e o anular. Tartarato de Sdio e Potssio (Sal de Rochelle). SOLUO SATURADA: 130 g por 100 mL de gua. MASSA EXTRA: 9 g por 100 mL de gua. Esse um cristal bem fcil de crescer. Na figura do incio aquele cristal enorme e transparente que est atrs dos outros. Como ele cresce muito rpido s vezes fica difcil evitar aglomeraes. Outro problema que a solubilidade desse sal varia muito com a temperatura. Tente manter a temperatura do crescedor o mais constante possvel. Um mtodo que pode funcionar colocar o vidro do crescedor dentro de um grande depsito com gua. Ferricianeto de Potssio, K3[Fe(CN)6] SOLUO SATURADA: 46 g de sal por 100 ml de gua. MASSA EXTRA: alguns gros. Tambm fcil de crescer. Na figura, aquele cristal vermelho que est entre os dedos anular e mdio.

Acetato de cobre monohidratado SOLUO SATURADA: 10 g de sal por 100 mL de gua. MASSA EXTRA: alguns gros. Esse um cristal um pouco mais difcil de crescer que os anteriores. Como muito bonito, vale a pena o esforo de cresc-lo. Na figura, aquele cristal violeta que est bem na ponta do dedo mnimo. Acetato de clcio e cobre hexahidratado. Esse cristal formado com dois compostos: o xido de clcio e o acetato de cobre monoidratado, usado no cristal anterior. Adicione 22,5 g de xido de clcio em 200 mL de gua, acrescente 48 g de cido actico glacial e misture at ficar transparente. Se necessrio, filtre a soluo. Em outro vidro, dissolva 20 g de acetato de cobre em 150 mL de gua quente. Misture as duas solues cubra e deixe descansar por 1 dia. A partir desse ponto, proceda como anteriormente. Esse um belo cristal e vale a pena o esforo de cresc-lo. Na figura, aquele cristal azul escuro que est bem na frente dos demais. Sulfato de Cobre pentahidratado. SOLUO SATURADA: 22,3 g de sal por 100 ml de gua. MASSA EXTRA: alguns gros. Sulfato de Nquel. SOLUO SATURADA: 76,8 g em 100 ml de gua. MASSA EXTRA: alguns gros.

Anlise

O crescimento de cristais em soluo supersaturada utiliza a dependncia da solubilidade dos sais com a temperatura. O diagrama acima ajuda a entender o mtodo usado. Ele representa uma curva de solubilidade tpica para um sal. Na parte de baixo da curva, a soluo tem pouco sal e insaturada. Todo o sal se dissolve, nesse caso. Na parte de cima, a soluo supersaturada: o sal no se dissolve totalmente e parte dele se precipita. A curva entre as duas regies indica o estado de saturao. No mtodo de crescimento descrito acima, comeamos com uma soluo insaturada (ponto A). Aquecemos a soluo levando-a para o ponto B, mais insaturada ainda. Nessa temperatura, adicionamos sal levando a soluo ao ponto C, ainda insaturada. Deixando a temperatura cair gradualmente, a soluo vai ao ponto D, onde deve estar supersaturada. a que se d o equilbrio instvel que mencionamos acima.

Durante toda a manipulao lave bem as mos. Os sais costumam aderir pele e contaminar as sementes, comprometendo todo o processo. s vezes, a semente se dissolve na soluo, em vez de crescer. Isso indica que a soluo est insaturada. Comece tudo de novo, usando um pouco mais de sal adicionado. Crescer cristais como cultivar uma horta. D trabalho, exige pacincia e uma boa mo mas os resultados so compensadores.

Leitura Recomendada 1)"Crystals and Crystal Growth", de Alan Holden e Phylis Singer, Doubleday, 1960. 2|) Este procedimento experimental foi extrado e adaptado da pgina: www.fsica.ufc.br

Das könnte Ihnen auch gefallen