Sie sind auf Seite 1von 2

Gravura: Iniciao Marco Santos, n 6315 FBAUL, 2013/14 I Semestre

Relatrio da Conferncia: DO GRAFFTI: PASSADO E PRESENTE DE UMA EXPRESSO DE RISCO

A conferncia inicia-se com a apresentao dos temas em debate e respectiva publicao. Depois de uma entrevista com o O Dr. Paulo Saragoa da Matta acerca do Enquadramento Jurdico do Graffiti, o especialista em arte pblica Jos Pedro Regato apresenta-nos um caso especfico em que o tema abordado como um meio de interveno poltica o Muro entre Israel e a Palestina. Slvia Cmara, apresenta-nos a GAU (Galeria de Arte Urbana), da qual representante, como uma Plataforma Municipal para a Arte Urbana. Deu a conhecer a iniciativa como um passo em frente no dilogo entre street artists e orgos municipais ainda que alvo de algumas dissenses para uma arte urbana mais legal e includa no espao pblico, no como um corpo estranho e invasor, mas como um novo elemento esttico e artstico a ser reconhecido e apreciado. O primeiro orador da conferncia, Antnio Pedro Marques (coordenador da rea de Desenho da FBA.UL) comeou por nos apresentar o Graffiti, desde a sua origem etimolgica e histrica passando pelas suas vrias vertentes, at aos street artists de referncia (como Banksy, Gmeos, Blu, Gerome, Mystic, Mir, etc) num panorama sucinto mas muito completo, para depois se focar sobre a obra do artista MIGNOR (Miguel Noronha). Uma apresentao de pieces (forma abreviada de masterpiece, termo utilizado na arte urbana) seleccionadas seguida de uma descrio iconogrfica e simblica numa homenagem a este street artist portugus. Depois de um breve debate onde so colocadas algumas questes representante da GAU Slvia Cmara por parte de alguns conferencistas, e de um breve intervalo, segue-se o orador Fernando Rosa Dias, que faz uma ponte entre a arte moderna portuguesa e os graffiti. Expe, resumidamente, o termo graffiti e o contexto histrico da sua 1 utilizao (por Jean Dubuffet), e apresenta-nos uma srie de obras de autores portugueses (Antnio Sena, Joaquim Rodrigo, Paula Rego, Gil Teixeira Lopes, Bartolomeu Cid, Maria Beatriz) que, consciente ou inconscientemente, se enquadraram na esttica street art, ainda que o destino destas fosse, como ele mesmo refere, o de uma contemplao pausada, ao contrrio do outro que se distrai no ritmo urbano. Nesta sequncia, termina com a anlise de duas das principais sries de obras de Nikias Skapinakis, artista central da sua comunicao, que complementa com a descrio cronolgica dos processos criativos do autor.

O professor Hugo Ferro comea com um enquadramento histrico da problemtica dos graffiti, onde aproveita para referenciar o livro que d nome sua comunicao: Estados de Excepo. Segue a transcrio dos tpicos principais da comunicao:
Definio do contexto social, poltico e artstico; Caracterizao da Pop Art como movimento artstico oficial e dos Beatniks, como gerao marginal ps-industrial norte-americana; Enfoque crescente na militarizao das sociedades e o papel das comunidades cientficas na hegemonia tecnolgica aplicada a dispositivos militares; Guettos e a destruio sistemtica dos quadros imagticos das no pessoas, habitantes dos no lugares. Estratgias de domnio e excluso das demotecnocracias. Cultura Hip-Hop, e os seus quatro pilares fundadores. Diluio da contestao social vivenciada pelos graffiters. Impacto esmagador do estado de excepo como novo paradigma de governo e o papel de excluso social perpetrado por este modelo totalitrio.

O investigador e professor Jorge dos Reis faz uma aproximao ao tema pelas questes formais que este implica. Explora as ligaes entre as tipografias tradicionais e o caligraffitismo, destacando trs autores como centrais nesta relao: Cy Twombly, Henri Michaux e Ian Hamilton Finlay, associando ainda um nvel de refinamento do traado caligrfico e do graffiti a cada um deles. Jos Quaresma, inicia a sua contribuio j depois do tempo previsto e resume-a a reflexes sobre o espao pblico, referindo artistas urbanos, pensadores e entidades governamentais. Indica que este um espao sagrado, precisamente pela disparidade de indivduos que o coabitam, e por todos os esforos comuns compreenso, respeito, igualdade, regateio, altrusmo, etc que esse facto implica. Conclui que uma vez postas de lado as pretenses egostas de cada um de ns, teremos ento caminho livre para um enriquecimento de vida em comunidade, e, consequentemente, do graffiti e da arte urbana em geral.

Das könnte Ihnen auch gefallen