Sie sind auf Seite 1von 42

Instalaes Industriais

I Unidade:

Competncias: Compreender o sistema de bombeamento e instalaes sanitrias, entender o processo de tratamento e descartes.
1- Bombas: Definio, Aplicao, Perdas de carga e bombeamento 2- Instalaes de gua fria e quente: Definio, Consumo e Dimensionamento, Projetos 3- Instalaes sanitrias: Definio, Caractersticas 4- Tipos de tratamentos sanitrios: Definio, Caractersticas 5- Apresentao individual de exerccio de fixao dos contedos ministrados na unidade (TED)

Instalaes Industriais
II Unidade: Competncia: Compreender os processos de Instalaes eltricas, suas aplicaes e caractersticas. 1- Instalaes Eltricas de Iluminao: Conceito; Caractersticas 2- Instalaes eltricas de tomadas Conceito; Caractersticas; 3- Instalaes de Combate Incndio Definio, Tipos; Caractersticas

4- Apresentao individual de exerccio de fixao dos contedos ministrados na unidade (TED)

Instalaes Industriais

III Unidade:

Competncia: Compreender os sistemas de proteo contra descargas e instalaes de segurana patrimonial e redes de computadores.
1- Instalaes de proteo contra descargas atmosfricas Conceito; Caractersticas 2- Instalaes de segurana patrimonial Conceito; Caractersticas 3- Instalaes de redes de computadores. 4- Apresentao individual de exerccio de fixao dos contedos ministrados na unidade (TED)

Instalaes Industriais

Aula 5 Instalaes de Combate Incndio Requisito de desempenho Sistema Predial Tipos de sistemas Evoluo dos sistemas Classificao das aguas de esgotamento

Instalaes Industriais

O que Fogo? Fogo, cientificamente chamado combusto, a reao qumica entre o combustvel e oxignio do ar (comburente), face a uma fonte de calor.

Instalaes Industriais

Os 3 elementos essenciais da combusto, constituem o chamado "Tringulo da Combusto".

Instalaes Industriais

Extintores

Instalaes Industriais

Os equipamentos de combate a incndios so dispositivos manuais ou automticos, fixos ou mveis, ativos ou passivos, empregados em controle ou combate a princpios de incndios, e, sob certas circunstncias, no combate e extino de incndios. Para que os dispositivos alcancem seus propsitos devero ser adequados aos ambientes e aos riscos a proteger, bem como terem comprovada eficincia nesses tipos de situao.

Instalaes Industriais

Os equipamentos de combate a incndios podem, entre outros:


Extintores portteis e sobre rodas; Mangotinhos; Hidrantes; Sprinklers; Sistemas fixos de gs carbnico ou espuma.

Instalaes Industriais

Os sistemas mveis de combate a incndios podem, entre outros:


Extintores portteis; Extintores sobre rodas; Mangotinhos; Baldes de areia ou limalha.

Instalaes Industriais

Extintor de p qumico seco improvisado com o propelente a base de gs carbnico conectado base do recipiente de p (bicarbonato de sdio). Carreta (extintor sobre rodas) de espuma qumica

Instalaes Industriais

Os dispositivos fixos podem ser enquadrados em duas categorias. Na primeira tem-se aqueles que apresentam mobilidade de extino, como os mangotinhos, ou mangueiras semi rgidas, acondicionadas em carretis, e hidrantes. Sistema de mangotinhos, com o carretel metlico onde enrolada uma mangueira semi rgida com comprimento de at 20 metros,

Instalaes Industriais

Sistema de mangotinhos, com o carretel metlico onde enrolada uma mangueira semi rgida com comprimento de at 20 metros,

Instalaes Industriais

Hidrante Pode ser instalado sob a forma de pedestal ou coluna ou com seus pertences em caixas metlicas posicionadas em paredes ou fixadas sobre estruturas. Neste caso as estruturas costumam ficar mais prximas dos locais a serem protegidos.

Instalaes Industriais

Canho de hidrantes sobre coluna, para a proteo de locais a grandes distncias, onde h riscos com a proximidade dos operadores

Instalaes Industriais

Sistema de hidrantes O sistema de hidrantes pode ser ampliado, para atendimento a reas especficas atravs de veculos momo moto bombas rebocveis, conectadas prpria rede ou aspirando gua de reservatrios. Para a projeo da gua sobre os incndios so empregados esguichos, sob a forma de jato slido, neblina, ou mistos.

Instalaes Industriais

Sistemas de Hidrantes O sistema de hidrantes, constitudo por reservatrios de gua, bombas, mangueiras, esguichos e conexes deve ser periodicamente inspecionado. Uma das inspees feitas a do funcionamento da rede, onde avaliada a presso e a vazo.

Instalaes Industriais

Sprinklers Um dos sistemas fixos de combate a incndios mais eficazes o de sprinklers, ou chuveiros automticos contra incndios. O calor gerado pela combusto aquece o ambiente o qual troca calor com os bicos de sprinklers. Esses se rompem e projetam gua sob a forma de chuveiro na rea protegida pela rede.

Instalaes Industriais

O sistema de sprinklers pode ser adaptado para a proteo em ambientes especiais, como subestaes eltricas,

P.Ex., essas adaptaes, atravs de projetos especficos podem contemplar a instalao de bicos do tipo protectorspray,ou mulsifire, como a seguir.

Instalaes Industriais

Instalaes Industriais

Bicos de Sprinklers Os bicos de sprinklers so acionados com o rompimento do elemento sensor (fusvel), que pode ser atravs de ligas metlicas ou bulbo preenchido com lcool etlico colorido.

Na temperatura para a qual o sistema foi dimensionado o elemento se rompe deixando passar a gua sob presso.
No choque dessa com o defletor formado o chuveiro projetado sobre as chamas, extinguindo os incndios por resfriamento.

Instalaes Industriais

Sprinklers: tubulao em ferro galvanizado - no teto - res. gua = 120.000L - chuverinho - R= 2.35m Detector de fumaa: - no teto - R= 4.20m - central de alarme

Instalaes Industriais

Proteo por extintores e abrigo para extintores: Os agentes mais empregados na extino de incndios so: gua, espuma, gs carbnico e p qumico seco. gua (H2O) Espuma (ES) Gs (CO2) P Qumico Seco (PQS)

Instalaes Industriais

Sinalizao

Identificadores oficiais que orientam a localizao e o modo de utilizao dos equipamentos contra incndio.

Instalaes Industriais

Capacidade extintora Cada Capacidade Extintora protege uma rea mxima de: I - Risco Leve - 500 m2

II - Risco Mdio - 250 m2


III - Risco Elevado - 250 m2

Instalaes Industriais

Classificao dos riscos de incndios:

Para efeito de determinao dos nveis de exigncias do sistema de segurana contra incndio, as edificaes sero classificadas em funo da ocupao, da localizao e da carga de fogo:

Instalaes Industriais

I - Riscos Leves
Que comportem Carga de Fogo mdia estimada menor do que 60 kg/m2 Edificaes classificadas como: a) Residencial b) Pblica c) Escolar d) Reunio de Pblico e) Comercial f) Mista

Instalaes Industriais

II - Riscos Mdios
Carga de Fogo mdia estimada entre 60 e 120 Kg/m2.

Edificaes classificadas como:

a) Hospitalar Laboratorial b) Garagens c) Comercial d) Industrial e) Mista f) Especiais

Instalaes Industriais

III - Riscos Elevados


Quando o somatrio das unidades comerciais da edificao mista e as demais comportagem Carga de Fogo estimada, maior do que 120 Kg/m2. a) Comercial b) Industrial c) Mista d) Especiais

Instalaes Industriais

Sistema de alarme e deteco: Sero compostos basicamente de:

I - Central (quadro geral de superviso e alarme); II - Detectores automticos; III - Acionadores manuais; IV - Fonte de alimentao (carregador e bateria); V - Indicadores sonoros e visuais.

Instalaes Industriais

Armrios para mangueiras Embutir ou externo Dimenses Padronizadas: altura x largura x profundidade (cm)

Instalaes Industriais

75 x 45 x 17 90 x 60 x 17 90 x 60 x 30 90 x 120 x 30 Dimetro das mangueiras = 1 1/2" e 2 1/2 Quantidade x comprimento = 2 x 15 m Caractersticas Tcnicas: Material = chapa de ao carbono, fina frio, decapada e fosfatizada. Porta Frontal = reforada internamente, contendo visor de vidro 190 mm com inscrio "Incndio", trinco giratrio e veneziana para ventilao. Esguicho

Instalaes Industriais

Instalaes Industriais

Reservatrio para hidrante pressurizado: barrilete de incndio

Instalaes Industriais

Porta corta-fogo: Impedem a propagao do fogo e calor de um ambiente para outro pelo tempo especificado em cada um dos tipos e fabricada conforme especificaes da norma NBR 11.742. Fabricada em chapa galvanizada composta de duas bandejas estruturadas e requadradas com perfis metlicos, com isolante trmico interno feito de fibra cermica com alto grau de pureza qumica, baixa densidade e condutibilidade trmica, alta reflexo ao calor, boa absoro de som e resistncia corroso.;

Instalaes Industriais

Fabricada em chapa galvanizada composta de duas bandejas estruturadas e requadradas com perfis metlicos, com isolante trmico interno feito de fibra cermica com alto grau de pureza qumica, baixa densidade e condutibilidade trmica, alta reflexo ao calor, boa absoro de som e resistncia corroso.;

Instalaes Industriais

Alarmes contra-incndio: Central de alarme contra incndio, detectores de fumaa, rede eltrica. A distncia entre os detectores deve ter um dimetro de 8.40 m.

Instalaes Industriais

Instalaes Industriais

Instalaes Industriais

Instalaes Industriais

REFERNCIA BSICA CREDER, Hlio. Instalaes Eltricas. LTC, Rio de Janeiro, 1995. MAMEDE FILHO, J. Instalaes Eltricas Industriais. LTC. Rio de Janeiro, 1995. MACINTYRE, Archibald Joseph. INSTALAES HIDRULICAS: PREDIAIS E INDUSTRIAIS, Rio de Janeiro: LCT, 1996.

Instalaes Industriais

REFERNCIA COMPLEMENTAR
CREDER, Hlio. Instalaes Eltricas. LTC, Rio de Janeiro, 1995. MAMEDE FILHO, J. Instalaes Eltricas Industriais. LTC. Rio de Janeiro, 1995. MACINTYRE, Archibald Joseph; NISKIER, Julio. Instalaes Eltrica. 3ed; Rio de Janeiro: LCT,1996. ELWOOD, S. BUFFA. Administrao da Produo. 1. ed. Rio de Janeiro: Livro Tcnico Cientifico, 1976. v. 1 e 2. MAYNARD, H. B. Manual de Engenharia da Produo. 1. ed. So Paulo: Blucher, 1977. v.1 a10.

Das könnte Ihnen auch gefallen