Sie sind auf Seite 1von 16

QUESTES DIREITO DO TRABALHO FONTES E PRINCPIOS 01.

1. Assinale a opo correta: a) Porque provocadas pelos destinatrios principais das regras

editadas, so fontes formais do direito do trabalho as convenes e acordos coletivos de trabalho, e, ao mesmo tempo, e pelo mesmo motivo, as sentenas normativas, essas o sucedneo jurisdicional daqueles instrumentos. b) Escorado na protetividade caracterstica ao ramo jurdico que

instrui, o princpio da realidade, no direito do trabalho, traduz a regra civilista de que, nas declaraes de vontade, atender-se- mais inteno nelas consubstanciadas do que ao sentido literal da linguagem. c) A compreenso da indisponibilidade dos direitos trabalhistas

passa pela vedao legal prtica de atos que venham a ser praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na CLT e, podendo ser relativa, caso em que vinculada a interesse individual no protegido por norma de ordem pblica, ser, em tal hiptese, compatvel com a transao, desde que no redunde em prejuzos diretos para o trabalhador. d) O princpio da condio mais benfica guarda pertinncia com a

integrao da norma trabalhista, no se confundindo com o princpio da norma mais favorvel, este correspondente, na doutrina, ao direito intertemporal e proteo de direitos adquiridos, imunes substituio por regras que agravem o patrimnio jurdico do trabalhador.

02. So fontes materiais do Direito do Trabalho: a) As sentenas normativas proferidas pelos tribunais do trabalho, aps o insucesso das negociaes coletivas. b) Os acordos e convenes coletivas de trabalho. c) As greves, as presses sociais realizadas pelos trabalhadores, com vistas melhoria de sua condio social. d) As leis formuladas pelo Congresso Nacional e as medidas provisrias em matria trabalhista editadas pelo Presidente da Repblica.

03. (MPT XIII Concurso 2007) Em relao aos princpios do Direito do Trabalho, INCORRETO afirmar que: a) o princpio da irrenunciabilidade vem sendo afetado pela tese da flexibilizao; b) o princpio da norma mais favorvel significa aplicar, em cada caso, a norma jurdica mais favorvel ao trabalhador, independentemente de sua colocao na escala hierrquica das fontes do direito; c) o princpio da continuidade da relao de emprego confere suporte terico ao instituto da sucesso de empregadores; d) a adoo de medidas tendentes a facilitar o acesso ao mercado de trabalho dos negros constitui violao ao princpio da no discriminao, que probe diferena de critrio de admisso por motivo de raa.

04. (MPT XI Concurso 2004) Sob o prisma da Teoria Geral do Direito do Trabalho CORRETO afirmar: a) em funo do princpio da norma mais favorvel, a lei ordinria trabalhista, mesmo em questes de ordem pblica, no est hierarquicamente submetida Constituio; b) na interpretao e aplicao das regras da CLT, apenas excepcionalmente algum interesse de classe ou particular poder prevalecer sobre o interesse pblico; c) no conflito entre normas de conveno coletiva e normas de acordo coletivo, segundo estabelece, expressamente, a CLT, prevalecem as normas do acordo coletivo em detrimento das normas da conveno coletiva, eis que o acordo coletivo traz normas especficas enquanto as da conveno so gerais; d) do princpio protetor, que fundamento da autonomia cientfica do Direito do Trabalho, extrai-se, dentre outras proposies, a de que s normas jurdicas, quando dbias, deve-se atribuir o sentido que for mais benfico ao trabalhador.

05. (Analista TRT da 9 Regio 2007 CESPE) O Direito do Trabalho tem princpios prprios, resultantes da especificidade do trabalho humano e da evoluo socioeconmica, na busca de maior dignidade para o trabalhador e para o resultado da mo de obra empregada. Com relao a esse assunto, julgue os itens seguintes (Certo ou Errado): a) O princpio do protecionismo e o princpio da primazia da realidade so inerentes ao Direito do Trabalho. b) Vigora, no Direito do Trabalho, o princpio do ato jurdico perfeito para preservar o contrato firmado entre o trabalhador e o empregador, no resultando fora normativa de alterao posterior do contrato, que , assim, mantido inclume.

06. (Juiz do Trabalho TRT da 1 Regio 2006) O caput do art. 7 da Lei Maior estatui: So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social... Este dispositivo consagra um princpio cardeal no Direito do Trabalho, assegurando um mnimo de garantias sociais para o empregado, passvel de tratamento mais benfico pela vontade das partes ou outra fonte do Direito. Trata-se de qual princpio? a) Princpio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas; b) Princpio da proteo; c) Princpio da irredutibilidade salarial; d) Princpio do in dubio pro operrio; e) Princpio da isonomia.

07. (Juiz do Trabalho TRT da 1 Regio 2006) Determinado princpio geral do direito do trabalho prioriza a verdade real diante da verdade formal. Assim, entre os documentos que disponham sobre a relao de emprego e o modo efetivo como, concretamente, os fatos ocorreram, deve-se reconhecer estes em detrimento daqueles. Trata-se do princpio: a) da razoabilidade; b) da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas; c) da primazia da realidade; d) da prevalncia do legislado sobre o negociado; e) da condio mais benfica.

8. (Advogado Municpio de Santos FCC 2006) Com relao s fontes do Direito do Trabalho, correto afirmar que: a) os acordos coletivos so os pactos firmados entre dois ou mais sindicatos estando de um lado o sindicato patronal e do outro o sindicato dos trabalhadores. b) as convenes coletivas de trabalho so pactos celebrados entre uma ou mais pessoas de uma empresa e o sindicato da categoria profissional a respeito de condies de trabalho. c) os usos e costumes, bem como as disposies contratuais em um contrato de trabalho no podem ser consideradas como fontes do Direito do Trabalho. d) a sentena normativa em dissdio coletivo ter efeito erga omnes, valendo para todas as pessoas integrantes das categorias econmica e profissional envolvidas no dissdio coletivo. e) a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidir, conforme o caso, pela jurisprudncia e pelos princpios e normas do direito do trabalho, sendo vedado o uso da analogia e da equidade.

09. (Analista rea Administrativa TRT24 FCC 2006) Com relao s fontes do Direito do Trabalho, certo que:

a) o direito comum no ser fonte subsidiria do direito do trabalho, em razo da incompatibilidade com os princpios fundamentais deste.

b) os usos e costumes so uma importante fonte do Direito do Trabalho sendo que, muitas vezes, da sua reiterada aplicao pela sociedade, que se origina a norma legal. c) defeso, como regra, as autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidirem, conforme o caso, por equidade. d) defeso, como regra, as autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidirem, conforme o caso, por analogia. e) o interesse de classe ou particular deve prevalecer sobre o interesse pblico, em razo da natureza humanitria inerente da relao prpria de emprego.

10. (ESAF - 2004 - MPU - Analista - Processual Superior) Analise as proposies a seguir e assinale a alternativa correta: I. A Constituio Federal fonte formal do Direito do Trabalho; II. A Conveno Coletiva do Trabalho fonte formal do Direito do Trabalho; III. O fato social fonte formal do Direito do Trabalho; IV. A presso dos trabalhadores sobre o empregador fonte formal do Direito do Trabalho. a) apenas III e IV esto incorretas;. b) I e IV esto corretas; c) I, II e III esto corretas;

d) apenas I e III esto corretas.

11. (ESAF - 2004 - MPU - Analista - Processual Superior) Analise as proposies a seguir e assinale a alternativa correta: I - Lei no sentido material toda regra de direito, geral, abstrata e permanente, de observncia obrigatria, pela vontade da autoridade competente, expressa numa frmula escrita; II - O regulamento ato do Poder Executivo, que tem por finalidade integrar a lei, especificando o pensamento do legislativo; III - Lei no sentido estrito a norma jurdica emanada do Poder Legislativo, sancionada ou promulgada; IV - A Conveno Coletiva de Trabalho estabelece uma regra geral, abstrata e impessoal; V - A sentena proferida em dissdio coletivo alcana toda a categoria interessada, por isso possui extenso menor que a norma legal. a) todas as proposies esto incorretas; b) somente a proposio V est incorreta; c) somente as proposies I e V esto corretas; d) todas as proposies esto corretas.

12. (ESAF - 2004 - MRE - Oficial de Chancelaria Superior) Analise as asseres abaixo sobre o Direito do Trabalho e suas fontes e marque a opo correta: a) So consideradas fontes autnomas do Direito do Trabalho aquelas em cuja produo no se observa a imediata participao dos destinatrios principais das regras jurdicas geradas.

b) As convenes da Organizao Internacional do Trabalho, quando ratificadas pelo Estado Brasileiro, tornam-se fontes formais do Direito do Trabalho. c) O regulamento de empresa, como se trata de norma interna corporis e com carter vinculante, fonte heternoma do Direito do Trabalho. d) O Direito Individual e o Coletivo do Trabalho podem ser definidos como complexos de princpios, regras e institutos jurdicos que regulam, no tocante s pessoas e matrias envolvidas, a relao empregatcia de trabalho, alm de outras relaes laborais normativamente especificadas. e) Embora no haja consenso quanto definio mais apropriada, a maior parte da doutrina est de acordo que, numa perspectiva cientfica, o Direito do Trabalho considerado um direito especial da classe trabalhadora.

13. (ESAF - 2004 - ANEEL - Tcnico Administrativo Mdio) Acerca dos princpios e fontes do Direito do Trabalho, julgue os itens que se seguem (Certo ou Errado): a) Quando houver omisso nas disposies da legislao trabalhista, nos contratos individuais ou nas convenes e acordos coletivos de trabalho, o juiz do trabalho pode julgar por precedente jurisprudencial, analogia ou por eqidade, inclusive adotando o Direito Comum como fonte subsidiria. b) Uma das premissas do Direito do Trabalho a busca da norma legal ou contratual pela melhoria das condies sociais do trabalhador, sob pena de nulidade.

14. (ESAF - 2002 - INSS - Auditor Fiscal da Previdncia Social Superior) Considerando as fontes e os princpios do direito do trabalho e a disciplina jurdica da relao de emprego, julgue os itens abaixo (Certo ou Errado): a) Se um pedido formulado em reclamatria trabalhista foi fundado em deciso proferida em dissdio normativo, ento essa deciso normativa foi tomada pelo reclamante como fonte de direito. b) A primazia da regularidade nas relaes de emprego determina a prevalncia das condies documentalmente ajustadas entre as partes sobre aquelas faticamente adotadas por elas, mesmo que mais benficas ao obreiro. c) Dado o contrato-realidade, considerado empregado do municpio de Belo Horizonte - MG o professor que, selecionado ou no por concurso pblico, presta servios permanentes, remunerados e pessoais quele municpio. d) A adeso formal do obreiro aos quadros de cooperativa suficiente para que seja afastada a possibilidade de que os servios prestados por ele cooperativa revelem a existncia de relao de emprego entre eles. e) O ascensorista que, sendo empregado de empresa prestadora de servios, labora no Banco Central do Brasil no empregado desta instituio. Porm, tal instituio ser solidariamente responsvel pelas horas suplementares eventualmente devidas ao obreiro.

15. (ESAF - 2002 - MDIC - Analista de Comrcio Exterior Superior) O acordo coletivo de trabalho feito entre: a) sindicato da categoria econmica e o sindicato da categoria profissional

b) sindicato da categoria econmica e os empregados de uma empresa c) empresa e o sindicato da categoria profissional d) empresa e os seus empregados e) empresa e um grupo de seus empregados

16. (ESAF/FISCAL TRABALHO/98) Conveno Coletiva do Trabalho aquela firmada entre: a) sindicato de trabalhadores e um sindicato de empregadores b) sindicato de trabalhadores e uma empresa c) associao profissional e um estabelecimento de uma empresa d) grupo de trabalhadores e uma empresa e) grupo de trabalhadores e um estabelecimento de uma empresa

17. (NCE - 2007 - ANAC - Tcnico em Regulao de Aviao Civil Superior) Assinale a alternativa correta. As fontes do direito do trabalho obedecem seguinte hierarquia: a) A Constituio, as leis, a sentena normativa, a conveno coletiva de trabalho e os usos e costumes, respeitado o princpio da aplicao da norma mais favorvel; b) A Constituio, os usos e costumes, a conveno coletiva de trabalho, as leis e a sentena normativa; c) A Constituio, a conveno coletiva de trabalho, as leis, e os usos e costumes a sentena normativa;

d) A conveno coletiva de trabalho, as leis, a constituio, a sentena normativa e os usos e costumes; e) A Constituio, os usos e costumes, a conveno coletiva de trabalho, a sentena normativa e as leis. 18. (TRT 1 Juiz do Trabalho Substituto 2006) Dispe o Art. 444 da CLT: A relaes contratuais do trabalho podem ser objeto de livre estipulao das partes interessadas em tudo quanto no contravenha s disposies de proteo do trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicveis e s decises das autoridades competentes. Tal preceito encerra um princpio de direito civil aplicvel no mbito trabalhista, qual seja: a) O princpio do pacta sunt servanda; b) O princpio da autonomia da vontade; c) O princpio do contraditrio; d) O princpio rebus sic standibus; e) O princpio do conglobamento.

19. (TRT 23 Analista Judicirio Administrativa FCC 2004) Na falta de norma especfica, o Juiz do Trabalho poder decidir de acordo com os usos e costumes ou com o direito comparado, observando, contudo, que o interesse: a) de classe ou de particulares no prevalece sobre o interesse pblico. b) da empresa prevalece sobre o interesse pblico; c) da classe prevalece sobre o interesse pblico; d) do empregado prevalece sobre o interesse pblico;

c) sindical prevalece sobre o interesse pblico. 20. (ESAF - 2002 - STN - Analista de Finanas e Controle) Assinale a alternativa adequada: a) no direito do trabalho, no h hierarquia entre as fontes formais, uma vez que a aplicao do princpio protetor implica que todas tenham a mesma importncia jurdica; b) a hierarquia das fontes formais do direito do trabalho igual hierarquia do direito comum, no podendo uma norma de carter convencional coletiva ou uma clusula de contrato individual prevalecer sobre a lei, em qualquer hiptese; c) o carter protetivo do direito do trabalho permite a inverso da hierarquia das fontes formais, prevalecendo a condio mais favorvel ou a norma mais benfica, mesmo que de origem contratual coletiva ou individual; d) a hierarquia das fontes formais do direito do trabalho matria de interesse apenas legislativo, sem nenhuma importncia prtica para o aplicador do direito; e) nenhuma das proposies acima correta.

21. (ESAF - 2002 - SUSEP - Analista Tcnico Superior) Assinale a alternativa INCORRETA: a) no Direito do Trabalho prevalece o princpio das disposies ou normas mais favorveis ao trabalhador como preceito para soluo dos conflitos de leis ou normas; b) classifica-se como fonte formal de Direito, o complexo de fatores que originam o surgimento da norma e determinam seu contedo;

c) as condies estabelecidas em Conveno, quando mais favorveis, prevalecero sobre as estipuladas em Acordo; d) na falta de disposies legais ou contratuais, decidir o julgador fundamentado na jurisprudncia, analogia, equidade e outros princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico; e) n.d.a.

22. (ESAF - 2002 - STN - Analista de Finanas e Controle Superior) Assinale a alternativa adequada: a) entre as fontes formais do direito do trabalho, no se incluem a jurisprudncia e os princpios gerais do direito; b) a fonte formal por excelncia do direito do trabalho a eqidade, conforme previsto na Constituio Federal; c) o direito civil a fonte formal principal do direito do trabalho, uma vez que o segundo originou-se do primeiro; d) no Brasil, dada a liberdade contratual e a autonomia dos sindicatos, a principal fonte formal do direito do trabalho a negociao coletiva entre entidades representativas de empregados e de empregadores, dando origem a convenes e acordos coletivos; e) todas as proposies acima esto erradas.

23. (ESAF/FISCAL TRABALHO/98) O instrumento normativo da Organizao Internacional do Trabalho que tem por caracterstica elencar as condies de trabalho que mereceriam ser adotadas pelo legislador de cada pas membro a (o): a) Conveno b) Recomendao c) Resoluo d) Tratado e) Acordo

24. (CESPE - 2007 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico Direito) Dentre os direitos sociais do trabalhador assegurados na Constituio Federal encontra-se o direito: a) irredutibilidade do salrio, que no poder ser objeto sequer de conveno coletiva. b) ao seguro-desemprego, em caso de desemprego voluntrio ou involuntrio. c) ao salrio-famlia pago em razo do dependente de qualquer trabalhador urbano ou rural, nos termos da lei. d) reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana. e) remunerao do servio extraordinrio, no mnimo, 30% superior remunerao normal.

25. (CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo Superior) Acerca dos princpios do Direito do Trabalho, assinale a opo incorreta: a) O princpio da irrenunciabilidade expe a noo de que todos os atos de despojamento patrimonial praticados por trabalhadores, durante a vigncia das relaes de emprego, esto gravados com nulidade absoluta. b) O princpio da primazia da realidade estabelece que o real contedo da relao jurdica determinado pelo que se observa no dia-a-dia da execuo do contrato de trabalho, razo pela qual nenhuma irregularidade h no pagamento de salrio em quantia inferior inicialmente pactuada, desde que essa realidade tenha sido sempre vivenciada pelos contratantes. c) O princpio da proteo determina que as regras legais trabalhistas sejam interpretadas de forma a possibilitar os melhores resultados aos trabalhadores. d) O princpio da continuidade da relao de emprego gera a presuno de que o trabalhador tem interesse na preservao do contrato de trabalho, fonte de sua subsistncia, pelo que no se pode presumir, sem quaisquer outros elementos, a ocorrncia de resilies contratuais por iniciativa de empregados. e) O princpio da inalterabilidade contratual em prejuzo do operrio no aplicvel quando o empregador, enfrentando dificuldades econmicas, obtm concordata.

26. (CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo Superior) Sobre as fontes do Direito do Trabalho, aponte a opo correta. a) As greves e os movimentos sociais organizados pelos trabalhadores representam as fontes formais do Direito do Trabalho. b) As convenes coletivas de trabalho, firmadas por sindicatos patronais e profissionais, qualificam-se como fontes heternomas do Direito do Trabalho. c) As leis representam as fontes autnomas por excelncia do Direito do Trabalho. d) O regulamento de empresa, elaborado sem qualquer participao do sindicato profissional correspondente, classifica-se como fonte autnoma do Direito do Trabalho. e) Os costumes, prticas reiteradas de determinadas condutas, reconhecidas como consentneas com os deveres jurdicos impostos ao corpo social, representam uma das fontes formais do Direito do Trabalho.

Das könnte Ihnen auch gefallen