Sie sind auf Seite 1von 4

Histria das Orqudeas

Antigas inscries astecas falam de como a fava da Vanilla era usada pelos seus ancestrais para perfumar a bebida feita a partir do cacau. Os Maias tambm a utilizavam. Os colonizadores espanhis foram responsveis pela introduo da utilizao da fava, na Europa. Em 1552, no "Manuscrito de Badianus", pela primeira vez na literatura do Ocidente foi mencionada uma orqudea originria do novo mundo, a " Vanilla". Este primeiro estudo sobre a flora da Amrica do Sul. informava que ela era usada como especiaria, como perfume e sob a forma de poo, indicada para se ter uma boa sade. Em 1597, foi publicado o "Herbrio de Gerard" (John Gerard - 1542/1612), onde as orqudeas so denominadas Satyrion feminina pois acreditava-se que elas seriam alimento dos stiros e que seus excessos eram por elas provocados. Em 1688, John Ray, em sua "Histria do Plantarum", descreveu a Disa uniflora, a mais bonita orqudea da frica do Sul. Em 1712, Englebert Kaempfer, mdico alemo, num trabalho denominado "Amoenitatum exoticarum" citou, pela primeira vez, uma orqudea oriental. Em 1728, aparece o primeiro livro publicado no Japo sobre orqudeas: "Igansai-ranpin". Em 1735, Carl Von Lin (Linnaeus), botnico sueco, estabeleceu a primeira classificao coerente das plantas (nome genrico seguido do nome especfico) alm das linhas de desenvolvimento dos seres vivos e das leis da evoluo. Em seu trabalho denominado "Genera Plantarum" ele utilizou a palavra "Orchidaceae" (derivada de "Orkhis") para denominar toda a famlia das orqudeas. Suas obras abririam mais tarde o caminho para os estudos de Darwin. Em 1763, ele publicou um outro tratado com centenas de espcies diferentes mas as classificou todas como Epidendrum. Em 1768, a segunda edio do "Dicionrio do Jardineiro", de Miller, fala das orqudeas, mas tambm as trata de Epidendrum, nome dado na poca a todas as espcies tropicais. Em 1772, Matsuoka publicou um livro em chins, que provavelmente era uma traduo do "Igansai-ranpin" japons, onde so citadas seis orqudeas. Em l830, John Lindley (botnico e taxonomista). fez a primeira classificao das orqudeas. Ele escreveu diversos livros sobre plantas mas foram seus trabalhos sobre orqudeas que mais lhe renderam fama, sobretudo "O gnero e

espcies das plantas orquidceas". Ele deixou um livro inacabado mas que ainda assim considerado um clssico da botnica, "Folia Orchidacea". Darwin, em 1862 publicou "The Various Contrivances by which Orchids are fertilized by Insects". Foi a primeira contribuio essencial para o conhecimento e compreenso das estratgias empregadas na propagao das espcies. Em 1887, Lewis Castle publica o livro "Orqudeas: sua estrutura, histria e cultura".

Em 1906, foi publicado o volume III da "Flora Brasiliensis", a primeira grande obra dedicada exclusivamente s orqudeas brasileiras e inclui descrio das plantas e apresentao de desenhos. A coleo (40 volumes) foi iniciada por Von Martius, diversos cientistas trabalharam em sua concluso e coube a Cogniaux completar o estudo sobre as orqudeas que contou com a colaborao de Barbosa Rodrigues que cedeu seus desenhos e aquarelas. preciso registrar a importncia do trabalho de Barbosa Rodrigues (18421909). Alm de ter sido um importante botnico e respeitabilssimo diretor do Jardim Botnico do Rio de Janeiro, ele deixou um legado muitas obras cientficas nos mais diferentes campos (arqueologia, entomologia, zoologia, botnica e histria) e tambm aquarelas e desenhos onde ele aliava o rigor cientfico a um agudo senso artstico. Os originais de suas aquarelas, recuperados pela Universidade da Basilia, Sua, foram publicados em 2 volumes ( "Iconographie des Orchides du Brsil"), depois de 6 anos de pesquisas, de trabalho e de longas negociaes diplomticas. So 380 aquarelas documentando 700 espcies de orqudeas e que ficaram praticamente inditas durante 100 anos. Infelizmente das 1.000 obras resta apenas menos da metade. No sculo passado, muitos estudiosos brasileiros e estrangeiros tambm deram sua contribuio ao conhecimento das espcies brasileiras. Rolfe, Porsch, Kraenzlin, Schlecther, Loefgren, Brade, Campos Porto. Em 1935, Porto e Brade publicaram um ndice abrangendo todas as espcies novas e alteraes de l907 at 1932 (Revista Rodriguesia, Tomo II.

Segundo alguns estudiosos, a primeira orqudea tropical a ser cultivada na Europa foi uma espcie das Bahamas, do gnero Bletia (Bletia verecunda) e floresceu em 1732, na Inglaterra. Outros indicam como sendo a Brassavola nodosa, no sculo XVII, na Holanda. No sculo XVIII, foram introduzidas na Europa vrias espcies trazidas da China e das Antilhas e em 1794, 17 espcies estrangeiras j eram cultivadas no Jardim Botnico Real de Kew, na Inglaterra. Em 1805, Robert Brown descobriu que as orqudeas tropicais eram epfitas mas a crena de que elas seriam parasitas persistiu por muito tempo e ainda hoje muitas pessoas continuam acreditando nisto. S a partir de 1818, o cultivo da orqudea comeou a ser realmente difundido na Europa, quando William Cattley conseguiu fazer florir uma Cattleya labiata cujos bulbos chegaram at ele entre as folhagens que foram usadas para embalar um carregamento de plantas vindas do Brasil. O sculo XIX foi tomado por uma verdadeira mania de orqudea tropical e elas alcanaram preos astronmicos. Misses eram enviadas aos trpicos para buscarem orqudeas para um pblico vido de consumi-las. Muitos habitats foram destrudos para que o preo delas no baixassem e para que a espcie colhida ficasse cada vez mais rara. Muitas orqudeas morriam no transporte pois no se fazia a menor de idia de como elas deveriam ser transportadas nem como deveriam ser cultivadas. No mesmo sculo, alguns cultivadores passaram a se interessar em obter informaes dos viajantes coletores de plantas sobre o habitat das orqudeas para, a partir da, comearem a desenvolver uma tcnica de cultivo mais adequada s espcies epfitas. Joseph Paxton, jardineiro de 7o Duc de Devonshire, estimulado por John Lindley e baseado nestas informaes melhorou as condies de ventilao, rega e umidade. Em 1830, ele foi o primeiro a utilizar estufas separadas para espcies de climas diferentes. Talvez pelo fato das plantas ocuparem um lugar importante no estilo de vida ingls e ser a Inglaterra, por esta razo, um pas cheio de jardins, foi l que se deu o grande interesse por estas belssimas e at ento desconhecidas orqudeas. Durante este sculo, a Inglaterra permaneceu como sendo o principal pas importador, seguida da Holanda e da Blgica. Cientistas, botnicos, jardineiros e coletores de plantas tiveram a partir desta poca, seus nomes ligados a estas plantas:

John Lindley (Gnero: Lindleyella, Neolindleyella, Espcies: Barkeria lindleyana, Cattleyopsis lindleyana, Maxillaria lindleyana, Epindendrum Lindleyanum, Odontoglossum lindleyanum, Sobralia lindleyanum, Bulbophyllum lindleyanum); Loddiges (Catlleya loddigesii); Skninner (Cattleya skinneri); Gould (Laelia gouldiana); Sander (Vanda sanderiana, Paphiopedilum sanderiana); E muitos outros. At o fim do sculo XIX, a germinao das sementes das orqudeas era um mistrio. Em 1899, um bilogo francs, de nome Nol Bernard, examinando umas plntulas no microscpio, percebeu, com surpresa, a presena de filamentos envolvendo suas razes: um fungo, identificado mais tarde, como Rhizoctonia. A partir de suas observaes publicou-se diversos estudos descrevendo a natureza e o papel desempenhado pela associao orqudeafungo na germinao das sementes. Seu trabalho, resultado de 10 anos de pesquisa, foi publicado em 1909 e explicava a associao entre as orqudeas e o fungo (micorriza). Foi um grande revoluo na cultura das orqudeas e seu trabalho abriu caminhos para novos estudos. O alemo Hans Burgell prosseguiu com os estudos e elaborou um outro mtodo tambm utilizando a cultura de fungo para fazer germinar as sementes. Mas em 1922, a frmula de Lewis Knudson (cientista americano) suplantou todas as outras. Utilizando uma gelatina estril contendo sais minerais e acares, podia-se reproduzir em laboratrio os mesmos efeitos do tal fungo, possibilitando a germinao . Outras solues foram desenvolvidas, algumas bastantes eficazes mas a maior parte baseada no mtodo de Knudson. Com a Primeira Guerra Mundial, devido carncia de combustvel para manter as estufas, muitas colees foram perdidas. Nas Amricas, inclusive nos Estados Unidos, onde no ocorreu esta carncia, o interesse pela orqudea foi despertado e diversos viveiros foram criados em todos os continentes sobretudo nas reas tropicais. Houve grande progresso na hibridizao de orqudeas que passaram a ser cultivadas em maior escala. Em 1960, Professor George Morel, outro botnico francs, descobriu uma maneira de obter centenas de espcies idnticas a partir de uma s planta me, atravs da cultura meristmica, sem haver necessidade de recorrer germinao da semente. Trata-se de um mtodo difcil que necessita de muitos equipamentos e s pode ser executado em laboratrio. Obtm-se mudas a partir da cultura do meristema ou mesmo de uma ponta da folha. Meristema um tecido vegetal cujas clulas se multiplicam de forma rpida e intensa, uma bolinha de aproximadamente 1mm de dimetro, localizada no interior da gema.

http://www.delfinadearaujo.com/historia/origem1.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen