Sie sind auf Seite 1von 9

Imerso em lngua estrangeira: a interface para a qualificao profissional de secretariado executivo

Deise Moiss Matos* Maria Cristina Keller Frutuoso**

Resumo
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre uma pesquisa que investigou o impacto de experincias de imerso em lngua estrangeira por profissionais de secretariado executivo como forma de aprimorar-se cultural e linguisticamente na lngua alvo, bem como de identificar seus desdobramentos na qualificao profissional. Os pressupostos tericos de autores como Carvalho e Grisson (2002), Medeiros e Hernandes (2004) e Silva (2006) do suporte a discusses sobre a profisso de secretariado, a lngua estrangeira no cotidiano do profissional e a experincia no exterior com seus aspectos culturais e lingusticos. A amostra considerada foi de 12 egressos do curso de Secretariado Executivo da Universidade do Extremo Sul CatarinenseUnesc dos anos de 1998 a 2010. Como resultado detectou-se que o domnio de idiomas uma das habilidades mais importantes para o profissional em questo e observou-se que esse domnio, bem como o aprendizado cultural, est densamente ligado experincia no exterior. Constatou-se que os sujeitos avaliaram a experincia, apesar das dificuldades encontradas, como algo positivo para a qualificao do profissional. A concluso deste estudo apontou para o fato de que o aprimoramento de lnguas estrangeiras, aliado experincia internacional, agrega valor e influncia significativamente na empregabilidade desse profissional. Palavras-chave: Lngua estrangeira. Imerso. Secretariado executivo.

Introduo
O tema desenvolvido neste artigo refere-se busca de alguns aspectos relacionados imerso em lngua estrangeira (LE) e seus desdobramentos lingusticos e culturais para o profissional de secretariado executivo. As asseres sobre esses aspectos so resultado de uma pesquisa realizada com egressos do curso de Secretariado Executivo da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A relevncia da pesquisa justifica-se por duas premissas, a saber: Secretariado Executivo o nico curso dessa universidade a habilitar profissionais em duas lnguas estrangeiras e, no menos relevante a importncia do profissional

* **

Universidade do Extremo Sul Catarinense. E-mail: deisemoisesmatos@hotmail.com Universidade do Extremo Sul Catarinense. E-mail: cris.keller@hotmail.com

164

Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 164-172, n. 7, 2011

de secretariado executivo para toda regio sul de Santa Catarina. Assim, buscou-se problematizar de que forma a imerso em LE no exterior reflete na construo profissional dos egressos do curso. Neste contexto, assume-se o aprendizado de outros idiomas como agente de acesso a outros conhecimentos culturais e lingusticos, e considera-se a imerso em LE como toda experincia no exterior que possa remeter o profissional a um pensar multicultural no seu trabalho. Visto a relevncia do tema, este artigo busca discorrer sobre a importncia do profissional nas empresas, bem como o papel crucial do domnio de LEs, apontado pela necessidade urgente do mercado de trabalho. Em seguida, aborda-se a LE no cotidiano do profissional, incluindo-se tambm a experincia de imerso no exterior com seus aspectos culturais e lingusticos. Na sequncia, apresentam-se o referencial terico, a metodologia utilizada para a pesquisa, os resultados e discusso. Por fim, seguem-se as consideraes finais a respeito do estudo realizado.

vel de responsabilidade e suas dimenses cresceram, as competncias foram ampliadas. Aliada a essas transformaes, agrega-se a importncia comprovada da profisso no cenrio mundial, a qual est situada entre as trs que mais crescem atualmente. Como abordam Carvalho e Grisson (2002, p. 485):
Nos EUA/ONU, o livro o trabalho das naes cita o secretrio como uma das prsperas profisses e o classifica entre o seletssimo grupo de trabalhadores denominados analtico-simblico, definindo a profisso como uma das mais proficientes.

Referencial terico
O profissional de Secretariado Executivo
Antes de iniciar as discusses sobre a importncia do domnio de uma LE para profissional de secretariado, faz-se necessrio redimensionar o atual papel do profissional na atualidade. luz dessa perspectiva, para Garcia e DElia (2005), o perfil do profissional modificou-se, o n-

As secretrias brasileiras, em particular, foram consideradas, em matria publicada em um artigo do jornal ingls The Guardian, como as mais bem treinadas do mundo. Pode-se inferir que o governo tambm atua para esse avano j que a legislao brasileira exige que as secretrias sejam registradas em uma agncia governamental e, desde 1985, o ttulo de secretria s pode ser obtido aps um curso universitrio de quatro anos de durao (SABINO; ROCHA, 2004, p. 12). Nesse sentido, as autoras Garcia e DElia (2005, p. 9) completam que a profisso de secretria no s acompanhou, com mrito, a evoluo gradativa da histria como criou a sua prpria. Isso significa um legado digno de orgulho, tanto no cenrio brasileiro quanto no mundial. A profisso secretarial destaca-se incontestavelmente na sociedade contempornea. Devido notabilidade dos profissionais que atuam nesse campo, em organizaes simples ou comple-

Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 164-172, n. 7, 2011

165

xas, verifica-se que se demanda desse profissional uma srie de qualidades excepcionais (BIANCHI; ALVARENGA; BIANCHI, 2003). Diante disso, verificase que o profissional passou a ser indispensvel dentro das organizaes e que as suas funes tornaram-se muito mais amplas do que dcadas atrs. Essas responsabilidades so expostas nas atribuies da profisso, a saber:
I - planejamento, organizao e direo de servios de secretria; II - assistncia e assessoramento direto a executivos; III - coleta de informaes para a consecuo de objetivos e metas de empresas; IV - redao de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro; V - interpretao e sintetizao de textos e documentos; VI - taquigrafia de ditados, discursos, conferncias, palestras de explanaes, inclusive em idioma estrangeiro; VII - verso e traduo em idioma estrangeiro, para atender s necessidades de comunicao da empresa; VIII - registro e distribuio de expediente e outras tarefas correlatas; IX - orientao da avaliao e seleo da correspondncia para fins de encaminhamento chefia; X - conhecimentos protocolares. (Medeiros e Hernandes, 2004, p. 345).

A lngua estrangeira e profissional de Secretariado Executivo


Conforme Grion e Paz (1998), o mercado de trabalho exige um novo perfil do profissional de secretariado; dessa forma, torna-se indispensvel dominar mais de um idioma e adaptar-se aos novos modelos. Ainda segundo os autores, uma das prioridades o domnio da LI, cujo nvel de demanda cresceu muito por parte das organizaes, tornando a fluncia quase como uma obrigao. As empresas anseiam por profissionais que possam enviar e receber e-mails e manter uma conversa telefnica em ingls e, no mnimo, que possam servir de intrpretes durante visitas de parceiros internacionais. Na tica de Marcondes (2001, p. 1 apud TONDELLI, 2005 p. 25), falar ingls fluentemente hoje em dia tornouse algo to essencial como saber assinar o prprio nome. Ao fazer referncia classe executiva das organizaes, o autor alega que, no mundo globalizado, em que qualquer pequeno deslize pode significar um grande prejuzo financeiro ou mesmo de reputao, falar a lngua mundial tornou-se uma questo de primeira necessidade. J a lngua espanhola passou a ser mais requisitada nos ltimos anos devido s relaes comerciais entre o Brasil e o Mercado Comum do Sul (Mercosul). De acordo com Sedycias (2000, p. 4 apud TONDELLI, 2005, p. 28), depois do ingls, o espanhol a segunda lngua mundial utilizada como veculo de comunicao internacional, especialmente

Das dez atribuies mencionadas no artigo 4 da Lei de Regulamentao do ano de 1985, trs ressaltam a importncia da LE para comunicao no ambiente de trabalho secretarial. Assim, incontestvel o papel crucial da LE para o profissional de secretariado executivo.

166

Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 164-172, n. 7, 2011

no comrcio, e a terceira lngua internacional de poltica, diplomacia, economia e cultura, depois do ingls e do francs. Ainda do seu ponto de vista, o Brasil, para colocar seus produtos no mercado internacional, deve ter profissionais fluentes no apenas em ingls, mas tambm com um bom domnio em espanhol. Nesse contexto, o domnio de LEs um dos diferenciais mais significativos para a profisso, uma vez que, ao enriquecer o currculo, trar oportunidade de crescimento e sucesso profissional. Com a acelerao no crescimento do pas, o domnio de idiomas torna-se cada vez mais imprescindvel dentro das organizaes, j que o aumento das transaes comerciais exige contatos telefnicos com clientes estrangeiros, idas e vindas ao exterior. Como aborda Oliveira (2008, p.1 apud PILATTI; SANTOS, 2008, p. 29), numa economia cada vez mais globalizada, a competitividade de um pas depende, em boa medida, da facilidade de comunicao com os nacionais dos outros pases. A lngua constitui um suporte privilegiado para a transmisso de informao [...]. Nesse sentido, Silva (2006, p. 16) tambm ressalta que, medida que o mercado das empresas ultrapassa fronteiras, a necessidade do domnio de outro idioma inerente comunicao das empresas. Assim, comunicar-se de forma verbal e por escrito de maneira eficaz, com qualquer nvel hierrquico, tornou-se um atributo essencial; comunicar-se bem em todas as esferas considerado um trunfo no ambiente corporativo. Esse trunfo se amplia ainda mais quando ultrapassa a lngua materna e se junta fluncia em LEs.

Por se verificar que o domnio de LEs se estabelece como uma das habilidades mais relevantes a ser adquirida pelo profissional, e pelo entendimento de que esse domnio, assim como o input cultural est diretamente ligado experincia de imerso em um pas estrangeiro, neste momento d-se continuidade questo abordando a imerso em LE no exterior.

Imerso em lngua estrangeira: aspectos culturais e lingusticos


Para que haja comunicao com clientes estrangeiros imprescindvel ressaltar a importncia para os profissionais de secretariado de conhecerem no somente a LE, mas tambm a cultura, valores e hbitos que permeiam as relaes. Sedycias (2000, p. 6 apud TONDELLI, 2005, p. 28) argumenta:
At alguns anos, no era preciso mais do que um conhecimento rudimentar de uma lngua franca, tal como o ingls, para se comprar e vender entre pases de lnguas e culturas diferentes. Contrariando esse modelo, a atual globalizao da economia mundial tem requerido que os participantes do comrcio internacional estejam melhor preparados para poder competir com mais eficcia e rapidez, podendo assim oferecer produtos mais diversos e preos mais competitivos aos consumidores. A comunicao entre mercados diferentes j no depende apenas de uma lngua franca, mas exige que o vendedor de bens ou o prestador de servios tenha conhecimento da lngua e da cultura do seu comprador ou cliente em potencial.

Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 164-172, n. 7, 2011

167

i. Ora, a imerso potencializa a prtica da LE e a conscincia da diversidade cultural, seja conversando com pessoas nativas do pas, seja com outros tantos estrangeiros oriundos de diversas partes do mundo, que tambm procuram pela mesma experincia. a partir dessa imerso que as chances de desenvolver as habilidades lingusticas aumentam consideravelmente. uma oportunidade para crescer tanto pessoal quanto profissionalmente, sendo tal experincia considerada uma das melhores formas de aperfeioamento na lngua alvo e para o entendimento de outras culturas. Seria basicamente pr em prtica, vivenciar, o que geralmente se aprende na teoria por meio de livros. imergir na lngua que apresenta toda a cultura de determinados grupos do outro pas. vivenciar de forma mais intensa a lngua e a cultura em que se est inserido, acelerando, assim, o processo de aprendizado.

Assim, a experincia de imerso percebida, na maioria das vezes, como garantia para a valorizao do currculo do profissional. No caso da profisso de secretariado, faz-se crucial em vrios aspectos que foram mencionados, tanto lingusticos quanto culturais. Devido a isso, vem crescendo o interesse de profissionais das mais diversas reas por tal oportunidade. E com os profissionais de secretariado executivo no diferente.

Imerso em LE e desdobramentos para a profisso


O ingls considerado o idioma oficial nos negcios internacionais, contudo ter conhecimento em duas lnguas gera mais alternativas e oportunidades na carreira. Algumas organizaes interna-

cionais e empresas mundiais passaram a contratar somente indivduos que tenham domnio de dois idiomas. Conforme explica Capper, diretora executiva da Ialc (Internacional Association of Languages Center), para a revista ei!, no artigo O poder das outras lnguas, em relao escolha por qual LE aprender primeiro, depende da rea em que o profissional atua. A diretora executiva cita o seguinte exemplo: Um idioma pode ser til em uma indstria especfica, como o alemo em Engenharia Qumica [...] (2010, p. 27). Porm, nesse sentido, faz-se necessrio destacar que a experincia deve ser vista como um investimento de longo prazo para a carreira do profissional, uma vez que em alguns casos esse retorno pode acabar no sendo imediato. O profissional tambm precisa estar ciente de que para atingir a ascenso almejada na carreira necessrio que tenha sido bem direcionado ao ir para o exterior em relao aos cursos oferecidos, s oportunidades de trabalho e integrao cultural. Necessita, assim, de um planejamento para que, de fato, a experincia consiga agregar todo o valor desejado. As vantagens de um intercmbio so to imensas que as desvantagens se tornam praticamente imperceptveis, essas que poderiam ser denominadas de dificuldades, j que no podem ser consideradas como prejuzos, e sim como barreiras a serem enfrentadas. Entre elas destacam-se: falta de dinheiro, burocracia, choque cultural, saudade, entre outras, afinal um ambiente diferente, uma nova realidade. Contudo, essas dificuldades so recompensadas tanto pela

168

Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 164-172, n. 7, 2011

ampliao do conhecimento lingustico e cultural como pelo amadurecimento pessoal proporcionado.

Procedimentos metodolgicos
Para investigar o impacto da imerso no exterior do profissional de secretariado executivo como fonte de conhecimento e como forma de aprimoramento cultural e lingustico de uma LE, bem como para identificar seus desdobramentos na qualificao profissional para o mercado de trabalho, utilizou-se uma metodologia quanti-qualitativa. A amostra constituiu-se por 12 sujeitos egressos do curso de Secretariado Executivo da Unesc que fizeram imerso em LE. Os pesquisados responderam a um questionrio formulado especificamente para a pesquisa com questes que buscaram dar visibilidade s dificuldades encontradas pelos profissionais em relao experincia e do aprendizado da LE no exterior, identificar quais aspectos culturais mais atuaram sobre a interao e comunicao em LE e apontar os desdobramentos da imerso para a carreira profissional.

Resultados e discusso
Os resultados da pesquisa sero apresentados, tecendo-se comentrios a respeito com base nos pressupostos tericos fundamentados anteriormente. Porm, antes do incio das discusses vale registrar que as imerses foram realizadas nos Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Uruguai e que o tempo

de imerso oscilou entre trs meses a um ano. Na categoria LE, a pergunta referente ao idioma em que as entrevistadas consideravam possuir domnio revelou que o espanhol ocupa a primeira posio, com 66%, seguido pelo ingls, com 17%, e ambas as lnguas tambm foram mencionadas por 17%. Isso indica a percepo das egressas do curso acerca da importncia da LE e da necessidade de se adaptarem s exigncias do comrcio internacional, que busca profissionais que dominam duas LEs. A importncia do aprendizado de idiomas apresentada no referencial terico por autores como Sedycias (2000) e Marcondes (2001), que apontam para a necessidade de um segundo ou terceiro idioma, mais especificamente o ingls e espanhol, salientando que o conhecimento dessas lnguas deixou de ser um diferencial, tornando-se uma obrigatoriedade para quem deseja exercer a profisso. Ainda, para os sujeitos da pesquisa ambos os idiomas, espanhol e ingls, so indispensveis para os profissionais de secretariado. A importncia do ingls ressaltada na fundamentao terica por autores como Carvalho e Grisson (2002), por ser a lngua mundial dos negcios, e o espanhol destacado por Sedycias (2000), entre outros autores, devido s relaes comerciais entre o Brasil e o Mercosul. Na pergunta que aborda a importncia atribuda LE na funo atual, constatou-se que a maior parte (92%) das egressas considera o domnio de outros idiomas muito importante para a profisso que desempenham, j que

Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 164-172, n. 7, 2011

169

suas empresas tm relaes comerciais com outros pases e esto buscando por mais parceiros internacionais. Nessa perspectiva, Silva (2006) ressalta que, medida que o mercado ultrapassa os confins do pas em que se vive, a necessidade do domnio de outro idioma torna-se intrnseca comunicao das empresas. Pelos dados obtidos por meio da pesquisa, dentre as formas pelas quais as entrevistadas tiveram contato com a LE no exterior, destacaram-se com maior percentual os cursos especficos e o contato obtido por meio da comunidade local, ambos com 58%; seguida por leitura de jornais e cinema (13%) e ambiente de trabalho, que tambm foi expressa por um percentual significativo (29%). Quanto aos aspectos lingusticos que mais interferiram na comunicao, foram mencionados as grias locais 58% e jarges (42%). Os resultados obtidos apontam que so opostas as vises das pesquisadas com relao a lidar com a cultura de outro pas: 58% consideram ter sido fcil e 42% relataram terem encontrado muitas dificuldades. Vale lembrar que os pases visitados foram, em alguns casos, distintos, razo por que podem ter ocorrido pontos de vistas contrrios. Para Sedycias (2000), essa percepo de diferenas culturais que leva o profissional a entender melhor o impacto cultural durante as negociaes. Os choques culturais mais destacados foram com relao educao, ao respeito no trnsito, gastronomia, aos horrios, conscincia ambiental, qualidade de vida e ao valor dado aos patrimnios histricos. Quanto s similaridades cul-

turais com o Brasil, foram mencionadas a religiosidade, o apego aos bens materiais e a celebrao de alguns feriados. No entanto, observou-se que, para todas as participantes, a experincia, alm de ser interessante proporcionou grandes aprendizados. No que se refere ao enriquecimento cultural adquirido, foram referidos em maior proporo os conhecimentos a respeito da cultura local, o estilo de vida e histria do pas. Em relao LE adquirida/aprofundada com a experincia e sua utilizao no dia a dia dos profissionais, verificouse que 35% sempre necessitam utilizla e 65% da amostra a utiliza s vezes. Porm, o fato de no haver a necessidade do uso da LE todos os dias no ambiente organizacional no foi visto como uma justificativa para a no atualizao em LE. A respeito da ascenso profissional obtida aps a experincia internacional, identificou-se que at o momento parte das participantes da pesquisa no obteve a ascenso esperada (42%). Os sujeitos da pesquisa acreditam que esse fato est diretamente relacionado com o lento processo de valorizao do profissional na regio pela classe empresarial, mas ressaltaram que a partir da imerso se sentiram mais confiantes na profisso. J 58% afirmaram t-la obtido, destacando a importncia para a profisso que desempenham do conhecimento adquirido sobre a cultura de negociao de estrangeiros. A facilidade de compreenso de outro idioma aps a experincia no exterior tambm foi mencionada como um dos motivos para ascenso profissional. Conforme se pode constatar

170

Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 164-172, n. 7, 2011

pelos resultados obtidos, o acrscimo no currculo considerado mais importante a partir da experincia internacional foi o aprimoramento do idioma e a exposio cultura do outro. Em se tratando da importncia que as entrevistadas consideravam para a formao e a qualificao de um profissional de secretariado da realizao de uma experincia internacional, as respostas provenientes de todas foram positivas e os motivos apresentados foram diversificados. Foram os dois mais citados o aprendizado/aprimoramento de um idioma com os prprios nativos, proporcionando maior fluncia, e o conhecimento de diferentes culturas.

Consideraes finais
Este artigo props mostrar uma pesquisa que analisou o impacto lingustico e cultural proporcionado pela imerso em LE para o profissional de secretariado executivo, bem como identificar seus desdobramentos na qualificao profissional para o mercado de trabalho. Nessa tica, observou-se que a qualificao profissional torna-se indispensvel. Dentre as competncias exigidas atualmente para os que desempenham a profisso de secretariado sobressai-se a LE. Desse modo, como a tendncia do mercado ultrapassar fronteiras, as competncias e os conhecimentos do profissional de secretariado devem ser de transcend-las. Diante da exigncia por profissionais que tenham tal habilidade, surgem as experincias internacionais como maneira de adquirir a fluncia no idioma, alm de proporcionar a convivncia com

culturas distintas. Visto assim, a experincia no exterior revelou ser um modo determinante para aprender/aprimorar um idioma, visto que, aps a vivncia, os sujeitos manifestaram terem obtido ganhos significativos. Pode-se inferir que, para os sujeitos, a imerso em LE agrega conhecimentos lingusticos e culturais, alm de representar uma possibilidade de qualificao, representando um diferencial crucial para a empregabilidade. Dentre as dificuldades encontradas, foram, em sua maioria, em relao compreenso auditiva, devido aos nativos falarem extremamente rpido, ao nervosismo na formulao das frases e s diferenas culturais. Com referncia forma pela qual tiveram input na LE, identificou-se como destaque os cursos especficos e a interao com outros profissionais estrangeiros. Com base nos dados obtidos pela pesquisa, pode-se afirmar que os sujeitos participantes apresentaram-se confiantes e motivados pela experincia, como profissionais diferenciados e conhecedores dos desafios da profisso. Diante do exposto, h de se pensar em polticas institucionais para cursos de secretariado executivo voltadas para o intercmbio, visto que a imerso agrega valores lingusticos e culturais cruciais para a profisso.

Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 164-172, n. 7, 2011

171

Foreign language immersion: the interface for the executive secretary professional education Abstract
This article aims to discuss a study that investigated the impact of immersion experiences in foreign language by professionals of Office Administration as a means to improve culturally and linguistically in the target language and identify its consequences on professional qualification. The theoretical assumptions of authors such as Carvalho and Grissom (2002), Medeiros and Hernandes (2004) and Silva (2006) give support to the discussions on the secretarial profession, the foreign language in daily professional routine and the experience abroad with its cultural and language aspects. The sample considered was 12 graduates of Office Administration course from Universidade do Extremo Sul Catarinense-Unesc, from 1998 to 2010. The results pointed out that mastery of languages is one of the most important skills for the subjects, and the cultural learning is densely connected to overseas experience. It was found that subjects rated the experience, despite the difficulties faced, as something positive for the professional qualification. The conclusion of this study pointed to the fact that the improvement of foreign languages, combined with international experience, adds value and impact significantly on the employment issue. Key words: Foreign language. Immersion. Office administration.

CARVALHO, Antonio Pires de; GRISSON, Diller (Org.). Manual do secretariado executivo. 5. ed So Paulo: DLivros, 2002. 555 p. GARCIA, Edma; DELIA, Maria Elizabete Silva. Secretria executiva. So Paulo: IOB Thomson, 2005. 206 p. GRION, Laurinda da Silva; PAZ, Sebastio. Manual prtico para secretrias comissrios e modelos. So Paulo: rica, 1998. 177 p. MEDEIROS, Joo Bosco; HERNANDES, Sonia. Manual da secretria. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2004. 371 p. O PODER DAS OUTRAS LNGUAS. Ei! Educao internacional. 2010, p. 27. PILATTI, Andriele; SANTOS, Maria Elisabete Mariano dos. O domnio da lngua inglesa como fator determinante para o sucesso profissional no mundo globalizado. Secretariado Executivo em Revist@. Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo - RS, n. 4, 2008, p. 19. Disponvel em: <http://www.upf.br/ secretariado/download/revista%20n4.pdf>. Acesso em: 11 out. 2010. SABINO, Rosimeri Ferraz; ROCHA, Fabio Gomes. Secretariado: do escriba ao web writer - a histria, a evoluo e as novas competncias do secretariado do 3. milnio. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. 166 p. SILVA, Graziele Grace. Os reflexos da qualificao para a profisso de Secretariado Executivo. Universidade Cruzeiro do Sul. So Paulo, 2006. 66f. Disponvel em: <http://www. fenassec.com.br/pdf/artigos_trabalhos_graziele_grace_da_silva.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2010. TONDELLI, Maria de Ftima. A influncia da lngua estrangeira na empregabilidade de profissionais da rea tecnolgica no setor industrial: um estudo exploratrio na regio norte do Paran. Universidade Tecnolgica Federal do Paran. Ponta Grossa, 2005. 90 f. Disponvel em: <http://www.pg.utfpr.edu. br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/10/ Dissertacao.pdf>. Acesso em: 14 out. 2010.

Referncias
BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientao para estgio em secretariado: trabalhos, projetos e monografias. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. 117 p.

172

Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, p. 164-172, n. 7, 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen