Sie sind auf Seite 1von 4

Conveno de Viena Direito dos Tratados em anlise As convenes internacionais tm, na sua base, um logo processo para por

r fim produzirem os seus efeitos entre os sujeitos internacionais que se pretendam vincular. Quais as fases que temos de ter em conta para que uma conveno esteja, a nvel formal, corretamente aprovada?

I.

Fase da Negociao

Em primeiro lugar, temos de considerar que nesta fase que se define a forma que os Estados pretendem dar conveno: se acordo ou tratado. Ora, de acordo com o art. 2 da CV, tratado define-se por ser: a) Um acordo internacional b) Escrito a. Nota: esta condio possibilita excees, nos termos do art. 3 da CV o facto de a conveno no ser escrita, sendo oral, no impossibilita o seu valor jurdico e correspondente produo de efeitos. c) Regido pelo Direito Internacional Segundo aspeto a ter em conta: nos termos da alnea C) do art. 2, plenos poderes designa o documento emanado da autoridade competente de um Estado que indica uma ou mais pessoas para representar o Estado na negociao, na adoo ou na autenticao do texto de um tratado, para manifestar o consentimento do Estado em ficar vinculado por um tratado ou para praticar qualquer outro ato respeitante ao tratado. Quer isto dizer que, analisando o art. 7 da conveno, estritamente necessrio que haja plenos poderes para se proceder negociao. Ou seja, um representante tem sempre de ter plenos poderes adequados, sendo esses atribudos por meio de carta. Mas ateno: nos termos do mesmo artigo, n2, em virtude das suas funes e sem terem de apresentar plenos poderes esto os representantes diretos do estado, leia-se chefes de Estado, governo, ministros dos negcios estrangeiros, representantes acreditados pelos Estados em conferncias ou organizaes internacionais. Perguntar-se- o que acontece caso haja falta de poderes por parte de um representante. Nesse caso, ento, de acordo com o art. 8, pode o Estado confirmar, sendo o ato praticado vlido. Caso contrrio, no produzir qualquer efeito.

Outras notas: Os tratados podem ser: Bilaterais ou multilaterais, tendo caratersticas Fechados no admitem entrada posterior de prprias outros estados Entre estados ou entre estados + organizaes Semi-fechados a entrada de outros estados condicionada Entre organizaes internacionais Abertos livre entrada de estados, livre vinculao aps entrada em vigor Entre outros sujeitos de direito internacional Figuras afins Acordos polticos, ou gentlemens agreement efeitos polticos e no jurdicos, derivam da poltica internacional Atos unilaterais no autnomos meras denncias dos estados Declaraes ou atas finais valor meramente documental ou histrico

Conveno de Viena Direito dos Tratados em anlise II. Fase da adoo e autenticao do texto Definida a forma da conveno, importante ter em conta que: Art. 9. necessrio consentimento dos Estados participantes para que se adote o texto de um tratado; o Nota: exceo das convenes multilaterais tem de ser por conferncia e com maioria de 2/3 dos estados Art. 10, o texto dado como autntico quando: o Aprovado pela forma convencionada pelos Estados o Por: Assinatura Assinatura ad referndum Provisrias, sendo necessria Rubrica posterior confirmao! Art 12 Assinatura ganha efeito vinculativo se o Estado assim o pretender Art. 15 e 16 Pode um estado tambm ficar vinculado por meio da adeso, nas condies do art. 15 e 16. Art. 18 - no pode um Estado privar o fim do tratado antes de este entrar em vigor, se o tiver assinado.

Por que razo importante conhecermos a forma da conveno? Porque esta fase de autenticao varia com o facto de ser tratado ou acordo. Assim, se for tratado, necessria posterior confirmao. Ou seja, no se basta com assinatura, tem de haver ratificao (art. 14), troca de instrumentos constitutivos (art. 13), entre outros processos referidos no art. 11. Assinatura no acarreta vinculao do estado, nem responsabilidade por parte deste. Se for acordo, este basta-se com a assinatura, com o ato de aprovao parlamentar ou governamental. A assinatura significa vinculao, pr-vinculao.

III.

Entrada em vigor

Nos termos do art. 24, um tratado entra em vigor na data acordada pelos Estados na fase de negociao. Caso tal no acontea, o critrio a seguir o consentimento de todos os Estados que tenham participado na negociao. - h possibilidade de se proceder a certas clusulas provisrias, com pr-vigncia, art. 25 IV. Publicao Publicao no significa vinculao por parte de todos os Estados signatrios, isto porque a entrada em vigor pode preceder a publicao. Aps essas duas fases, a conveno enviada para a ONU, para efeitos de registo e publicidade. Neste sentido, art. 80 CV e 102 da Carta da

ONU.
Revela-se aqui a importncia da figura do depositrio. Art. 76 e 77 CV: o depositrio

pode ser um estado ou mais do que um, uma organizao internacional, etc, que se encarrega de enviar a conveno para registo na ONU, receber as assinaturas dos estados, assegurar a guarda do texto original do tratado e dos plenos poderes que lhe tenham sido transmitidos, entre outras funes.

Importante saber: um estado no poder invocar uma disposio contida num tratado ou
acordo caso este no esteja registado na ONU.

Conveno de Viena Direito dos Tratados em anlise

Figura das reservas Uma reserva uma declarao unilateral de um estado, pela qual esse realiza uma exceo ao cumprimento do tratado. De acordo com o art. 19, pode-se realizar reservas, na medida em que essa no seja proibida, o tratado a permita, e no seja incompatvel com o objeto e o fim do tratado. Tambm nos termos do art. 21, uma reserva vincula o estado que a fizer, e no os outros estados-partes do tratado, n2: a reserva no modifica as disposies do tratado quanto s outras partes, nas suas relaes inter se. Quanto ao procedimento, a reserva deve ser formulada por escrito e deve ser comunicada aos estados contratantes, nos termos do art. 23. A reserva deve ser formulada no momento da assinatura, ratificao, aceitao, aprovao ou adeso a um tratado ou seja, no momento de adoo/autenticao do texto. As reservas colocam em causa o princpio fundamental da pacta sunt servanda? No, porque ao fazer-se uma exceo, e esta seja reconhecida, no se est a incumprir o tratado; est-se, alis, a dar uma possibilidade acrescida dos tratados vincularem um maior nmero de estados, aumentando a sua flexibilidade. Contudo, coloca em causa a integridade dos tratados, pois j no se aplicam integralmente.

Observncia dos tratados Em primeiro lugar, h que cumprir o princpio pacta sunt servanda, 26 CV, todo o tratado em vigor vincula as Partes e deve ser por elas cumprido de boa-f. O art. 27 d-nos uma regra muito importante: este artigo diz-nos que um estado no pode invocar uma disposio interna para incumprir um tratado. Mas o art. 46 refere uma exceo a esta regra: a menos que se trate de uma norma de importncia fundamental, e cuja violao seja manifesta. De acordo com o seu n2, uma violao manifesta se for objetivamente evidente para qualquer estado que proceda, nesse domnio, de acordo com a prtica habitual e de boa-f. Em termos do tempo: os tratados no tm efeitos retroativos, art. 28; Em termos espaciais: os tratados aplicam-se totalidade do territrio das partes, salvo disposio em contrrio, art. 29.

Interpretao Essencialidade do elemento teleolgico (o fim, o objetivo) Elemento literal + sistemtico = a letra da lei e o contexto perfazem outros elementos essenciais a levar em considerao para uma interpretao correta de um tratado. Mas o elemento histrico pode tambm ajudar enquanto meio auxiliar, art. 32: trabalhos preparatrios e s circunstncias em que foi concludo o tratado, em particular quando o tratado tenha sentido ambguo ou obscuro ou conduza a um resultado manifestamente absurdo ou incoerente. Art. 33, o tratado faz f em cada uma das lnguas dos estados que se vincularam ao tratado; n3 presume-se que os termos de um tratado tm o mesmo sentido nos diversos textos autnticos. Interpretao atualista e objetivista, mens legis;

Direito portugus dos tratados

Conveno de Viena Direito dos Tratados em anlise 1 fase: negociao e ajuste. Cabe ao Governo a negociao de convenes internacionais, nos termos do art. 197/b) CRP. o M. dos Negcios Estrangeiros o responsvel pela prossecuo das negociaes, e da defesa dos interesses nacionais nas mesmas. 2fase, aprovao: tanto a AR como o Governo podem aprovar. Ou seja: Se for tratado solene, ser sempre a AR, art. 161/i CRP Se for acordo, e se se tratar de matria que cabe na reserva absoluta ou relativa da AR, ser a AR a aprovar, art. 161/i; caso se trate de matria reservada da AR e seja o Governo a aprovar, dar-se- lugar a inconstitucionalidade. Reserva de tratado. Se for acordo, cuja matria no muito relevante, o Governo, a menos que este pretenda que seja a AR a aprovar, art. 197/c)

3 fase, ratificao e assinatura: Demonstra-se, aqui, que a receo do direito internacional na ordem interna condicionada, na medida em que no basta ato de aprovao por parte da AR para que um tratado passe a vincular em Portugal. Assim, tem o PR de ratificar, nos termos da sua competncia, art. 135/c), assim como assinar acordos, nos termos do art. 134/b). 4 fase: referenda ministerial, art. 140 assinatura pelo Primeiro-Ministro necessria para que a conveno ganhe efetividade e entre em curso na ordem jurdica nacional. 5fase: publicao e publicidade, entrada em vigor. A publicao essencial para a eficcia das convenes (119/2), devendo assim ser publicadas no DR, nos termos do art. 119/b). Note-se que a vigncia interna pode ficar congelada, espera da vinculao total a nvel dos outros estados.

Fases eventuais Fiscalizao preventiva: este um controlo que demonstra que o DI est abaixo do Direito Constitucional. Assim, as convenes podem ser submetidas a fiscalizao preventiva, tendo o TC 25 dias para decidir sobre a constitucionalidade das normas. Compete ao PR requerer esta apreciao ao TC, nos termos do art. 134/g). Depois de apreciada, e tendo o TC proferido sentena no sentido da inconstitucionalidade, pode o PR devolver ao rgo que aprovou, e este: expurga as normas, confirma (sendo necessria maioria especial), ou nada faz. Referendo: este deve ser realizado nos limites do interesse nacional. competncia do PR, nos termos do art. 134/c). Trata-se da vontade do povo soberano que acaba por decidir se o pas se deve vincular ou no conveno internacional em causa.

Das könnte Ihnen auch gefallen