Sie sind auf Seite 1von 3

InFormao PROVA Final DE CICLO

MATEMTICA
Prova 42 | 2014

Dezembro de 2013

1. Ciclo do Ensino Bsico

O presente documento divulga informao relativa prova final do 1. Ciclo da disciplina de Matemtica, a realizar em 2014, nomeadamente: Objeto de avaliao Caracterizao da prova Critrios gerais de classificao Material Durao Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo institudos pelo Decreto-Lei n. 139/2012, de 5 de julho. Deve tambm ser considerado o Despacho Normativo n. 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho Normativo n. 15 971/2012, de 14 de dezembro. Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliao
A prova tem por referncia o Programa de Matemtica do Ensino Bsico, aplicando-se supletivamente as Metas Curriculares de Matemtica (consultar aqui), e permite avaliar a aprendizagem passvel de avaliao numa prova escrita de durao limitada. Nesta prova, sero avaliados os contedos dos trs temas previstos no Programa, exceto os relativos construo de frisos, do tema Geometria e Medida, e os relativos s situaes aleatrias, do tema Organizao e tratamento de dados. A prova reflete uma viso integradora e articulada dos diferentes contedos programticos da disciplina, j que os alunos devem ser capazes de estabelecer conexes entre diferentes relaes e conceitos matemticos e, tambm, entre estes e situaes no matemticas.

Caracterizao da prova
A prova tem dois cadernos (Caderno 1 e Caderno 2). O aluno realiza a prova no enunciado. Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, textos, figuras, tabelas e grficos. A sequncia dos itens pode no corresponder sequncia dos temas do Programa. Os itens podem envolver a mobilizao de contedos relativos a mais do que um dos temas do Programa. A prova cotada para 100 pontos.

Prova 42

1/3

A valorizao dos temas na prova apresenta-se no Quadro 1.


Quadro 1 Valorizao dos temas Temas Tema I Nmeros e operaes Tema II Geometria e Medida (ver nota) Tema III Organizao e tratamento de dados (ver nota) Cotao (em pontos) 35 a 50 35 a 50 10 a 25

Nota: Pelo facto de a prova ser realizada antes do final do ano letivo, no sero contemplados contedos relacionados com a construo de frisos e com as situaes aleatrias.

A tipologia de itens, o nmero de itens e a cotao por item apresentam-se no Quadro 2.


Quadro 2 Tipologia, nmero de itens e cotao Tipologia de itens Escolha mltipla Associao Ordenao Completamento Completamento Resposta curta Resposta restrita Nmero de itens Cotao por item (em pontos)

Itens de seleo

5 a 10

3a5

Itens de construo

12 a 20

3 a 10

Critrios gerais de classificao


A classificao a atribuir a cada resposta resulta da aplicao dos critrios gerais e dos critrios especficos de classificao apresentados para cada item. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos.

Itens de seleo
Nos itens de escolha mltipla, a cotao do item s atribuda s respostas que apresentem de forma inequvoca a opo correta. Todas as outras respostas so classificadas com zero pontos. Nos itens de ordenao, a cotao do item s atribuda s respostas em que a sequncia esteja integralmente correta e completa. Todas as outras respostas so classificadas com zero pontos. Nos itens de associao e nos de completamento, so atribudas pontuaes s respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critrios especficos.

Itens de construo
Nos itens de completamento e nos de resposta curta, a cotao do item s atribuda s respostas totalmente corretas. Podero ser atribudas pontuaes a respostas parcialmente corretas, de acordo com os critrios especficos.

Prova 42

2/3

Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critrios de classificao apresentam-se organizados por nveis de desempenho ou por etapas. A cada nvel de desempenho ou a cada etapa corresponde uma dada pontuao. Salvo indicao em contrrio no critrio especfico, classificao do item deve ser aplicada a desvalorizao correspondente a erros de clculo que envolvam as quatro operaes elementares. A verso integral dos critrios gerais de classificao ser publicada antes da realizao da prova, em simultneo com as instrues de realizao.

Material
O aluno apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel preta. O uso do lpis s permitido nos itens em que essa indicao dada, nomeadamente, nas construes que envolvam a utilizao de material de desenho. O aluno deve ser portador de material de desenho e de medio (lpis, borracha, rgua graduada e compasso). No permitido o uso de corretor.

Durao
A prova tem a durao de 90 minutos, a que acresce a tolerncia de 30 minutos, distribudos da seguinte forma: Caderno 1 45 minutos, a que acresce a tolerncia de 15 minutos; Caderno 2 45 minutos, a que acresce a tolerncia de 15 minutos. No final do tempo previsto para a realizao de cada um dos cadernos, o aluno pode utilizar o perodo de tolerncia concedido, devendo, neste caso, permanecer na sala durante esse perodo. Aps o perodo de tolerncia atribudo para a realizao do Caderno 1, haver um intervalo de 15 minutos. O Caderno 1 recolhido ao fim de 60 minutos ou de 45 minutos, consoante o aluno utilize ou no o perodo de tolerncia. O Caderno 2 recolhido ao fim de 60 minutos ou de 45 minutos, consoante o aluno utilize ou no o perodo de tolerncia.

Prova 42

3/3

Das könnte Ihnen auch gefallen