Sie sind auf Seite 1von 53

ISSN 1415-4765

TEXTO PARA DISCUSSO No 996

O SISTEMA CLASSIFICATRIO DE COR OU RAA DO IBGE


Rafael Guerreiro Osorio
Braslia, novembro de 2003

ISSN 1415-4765

TEXTO PARA DISCUSSO No 996

O SISTEMA CLASSIFICATRIO DE COR OU RAA DO IBGE*


Rafael Guerreiro Osorio**
Braslia, novembro de 2003

* Este trabalho produto das atividades desenvolvidas no mbito do Projeto BRA/01/013, Combate ao racismo e superao das des igualdades raciais, conduzido no Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea), com recursos do Programa das Naes Unidas pa ra o Desenvolvimento (Pnud). Uma verso preliminar foi apresentada na I Jornada de Sociologia do Centro -Oeste, na cidade de Pirenpolis, Gois, em 8 de agosto de 2003. Agradeo os comentrios dos presentes neste evento, bem como os dos colegas do Ipea que leram verses preliminares. ** Consultor da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea.

Governo Federal Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto


Ministro Guido Mantega Secretrio-Executivo Nelson Machado

TEXTO PARA DISCUSSO


Publicao cujo objetivo divulgar resultados de estudos direta ou indiretamente desenvolvidos pelo Ipea, os quais, por sua relevncia, levam informaes para profissionais especializados e estabelecem um espao para suge stes.

Fundao pblica vinculada ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, o Ipea fornece suporte tcnico e institucional s aes governamentais possibilitando a formulao de inmeras polticas pblicas e programas de desenvolvimento brasileiro e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus tcnicos.

As opinies emitidas nesta publicao so de exclusiva e de inteira responsabilidade do(s) autor(es), no exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada ou o do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto.

permitida a reproduo deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodues para fins comerciais so proibidas.

A produo editorial desta publicao contou com o apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID, via Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Polticas Pblicas Rede -Ipea, o qual operacionalizado pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvime nto Pnud, por meio do Projeto BRA/97/013.

Presidente Glauco Antonio Truzzi Arbix Diretor de Administrao e Finanas Celso dos Santos Fonseca Diretor de Cooperao e Desenvolvimento Maurcio Otvio Mendona Jorge Diretor de Estudos Macroeconmicos Paulo Mansur Levy Diretor de Estudos Regionais e Urbanos Luiz Henrique Proena Soares Diretor de Estudos Setoriais Mrio Srgio Salerno Diretora de Estudos Sociais Anna Maria T. Medeiros Peliano Assessor-Chefe de Comunicao Murilo Lbo

SUMRIO

SINOPSE ABSTRACT 1 INTRODUO 7 2 MTODOS DE IDENTIFICAO RACIAL 7 3 A CLASSIFICAO DE COR OU RAA 18

4 CONCLUSES

35 37

APNDICE A COR NA INFORMAO SOCIAL REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 49

SINOPSE
O presente texto discute o sistema classificatrio empregado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) em seus levantamentos domiciliares para a identificao racial das pessoas, o qual replicado nos registros administrativos da Unio. A exposio contempla tanto os mtodos de identificao da pertena racial quanto a classificao que define os grupos raciais a que podem ser atribudos os sujeitos. Demonstra-se a inadequao, para os propsitos almejados, das tcnicas de identificao biolgica com base na ancestralidade gentica, e uma aparente maior acurcia da composio racial obtida pela auto-atribuio de pertena. Depois, so discutidos as categorias da classificao e seus usos mais comuns, objetivando assim avaliar a pertinncia desta em face das relaes raciais brasileiras. As evidncias apresentadas atestam a adequao do sistema classificatrio, ao menos para fins de pesquisa e caracterizao das desigualdades raciais existentes no Brasil.

ABSTRACT
This article discusses the racial classification applied by IBGE in its household surveys to identify people in regard to their race, which is also used in national administrative databases. The analysis has a double focus, on the methods of racial identification, and on the categories that made up the classification. It is demonstrated that biological methods based on the identification of bio-geographical ancestry are not suited for the intended purposes, and that the racial composition obtained by self-classification seems to be the most accurate, due to historical and theoretical reasons. Classifications categories are then discussed together with some common uses, aiming at evaluate its applicability in the brazilian context. The evidences presented lead to conclude for the classifications suitability, at least for researching racial inequalities in Brazil.

1 INTRODUO
A despeito das muitas crticas, as pesquisas existentes que permitem avaliar, sob alguns aspectos, o sistema de classificao empregado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) para identificar grupos raciais, sugerem sua adequao investigao emprica das desigualdades raciais na sociedade brasileira. Embora seja plausvel supor que existam em algum grau imperfeies e erros na definio da pertena dos indivduos aos grupos raciais delimitados pelas categorias da classificao, a quase totalidade das pessoas se enquadra em um dos cinco grupos disponveis e tambm aponta a categoria daqueles por quem responde, como as crianas. Se h um observador externo como um entrevistador e a opinio deste sobre o enquadramento racial registrada, na maior parte dos casos a escolha referendada. Mesmo quando h total liberdade para a declarao de cor ou raa, sem uma classificao definida a priori, muitos mencionam espontaneamente um dos cinco grupos do IBGE, sem que qualquer referncia a estes tenha sido feita. Essas evidncias em favor do sistema classificatrio de cor ou raa do IBGE, levantadas por vrias pesquisas, foram aqui coligidas e sero apresentadas ao longo do trabalho. Para a discusso do sistema, optou-se pelo tratamento separado de seus dois componentes principais, a classificao em si e os mtodos de identificao. Todo sistema de classificao racial pode ser considerado como dotado dos dois componentes principais referidos. A classificao racial entendida como o conjunto de categorias em que os sujeitos da classificao podem ser enquadrados. Por sua vez, o mtodo de identificao entendido como a forma pela qual se define a pertena dos indivduos aos grupos raciais. Enquanto a classificao racial varia praticamente de pas para pas, os mtodos de identificao racial so relativamente poucos, com variantes. No sistema classificatrio em foco, so empregadas cinco categorias de cor ou raa que definem igual nmero de grupos raciais; e a identificao racial realizada por meio do uso simultneo de auto-atribuio e de heteroatribuio de pertena. Na segunda seo, sero discutidos mtodos de identificao racial; na terceira, aborda-se a classificao, que tem, atualmente, cinco categorias: branca, preta, parda, amarela e indgena. Por fim, aps a concluso, apresentado um apndice no qual so relacionadas as principais fontes de informao que permitem a produo de indicadores por raa.

2 MTODOS DE IDENTIFICAO RACIAL


Um mtodo de identificao racial um procedimento estabelecido para a deciso do enquadramento dos indivduos em grupos definidos pelas categorias de uma classificao, sejam estas manifestas ou latentes. Existem basicamente trs mtodos de identificao racial, que podem ser aplicados com variantes. 1 O primeiro a auto-atribuio de pertena, no qual o prprio sujeito da classificao escolhe o grupo do qual se considera

1. A auto-atribuio, por exemplo, pode ser registrada pelo prprio sujeito em um formulrio ou pode ser respondida ao entre vistador que a registra.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

membro. O segundo a heteroatribuio de pertena, no qual outra pessoa2 define o grupo do sujeito. O terceiro mtodo a identificao de grandes grupos populacionais dos quais provieram os ascendentes prximos por meio de tcnicas biolgicas, como a anlise do DNA. No h como garantir congruncia entre as classificaes dos sujeitos obtidas mediante a aplicao desses mtodos. Todavia, razovel esperar convergncia quando os sujeitos da classificao se apresentarem de forma prxima ao esteretipo de um grupo, e o contrrio se forem indivduos na fronteira entre dois grupos. Nada impede que mais de um mtodo de identificao seja empregado para a atribuio de pertena. No sistema classificatrio do IBGE, so empregados simultaneamente os mtodos da auto-atribuio e da heteroatribuio de pertena. 3 2.1 IDENTIFICAO BIOLGICA Antes de proceder-se anlise dos prs e contras da auto-atribuio e da heteroatribuio de pertena, faz-se necessrio abordar brevemente os mtodos biolgicos de identificao racial, aparentemente revestidos da to desejada objetividade cientfica. Com os progressos da biologia e da gentica, tornou-se possvel estabelecer, a partir da anlise de DNA, quais seriam os grandes grupos raciais a que teriam pertencido os ancestrais de uma pessoa. Porm, ressalva-se de pronto que esses mtodos devem ser rejeitados por uma razo muito simples: no existe correspondncia direta e necessria entre os grupos raciais que podem ser definidos pelo emprego desses mtodos e os grupos raciais que as sociedades reconhecem e usam para distinguir e hierarquizar seus membros. A sociedade no precisa saber quo negra uma pessoa ou o so seus ancestrais, basta saber se, em seu contexto relacional, sua aparncia a torna passvel de ser enquadrada nessa categoria para consider-la uma vtima potencial de discriminaes, diretas ou estruturais. Nunca se teve notcia de um porteiro de prdio que exigisse um laudo tcnico ou um microscpio eletrnico para decidir mandar o sujeito que considerou mais escuro entrar pela entrada de servio. Recentemente, uma firma estadunidense dedicada pesquisa gentica 4 colocou no mercado um servio que consiste em determinar, a partir de algumas clulas de uma pessoa, sua origem racial, fato que teve ampla divulgao na imprensa brasileira e internacional, justamente por parecer a realizao do sonho da identificao racial perfeita e objetiva. Porm, no foram cientistas desse mesmo campo que no psguerra deram o maior peso declarao de que no havia bases biolgicas para a delimitao de raas na espcie humana? Se s existe uma raa humana, como um teste de DNA pode informar a origem racial de uma pessoa? um paradoxo que merece maior esclarecimento. A alegao de que biologicamente s existe uma raa humana pode ser politicamente correta, mas extremamente problemtica. Est certo que a maior parte do genoma dos indivduos parece ser igual. Entretanto, os humanos tambm compartilham grande parte do genoma dos chipanzs, que so uma espcie completamente
2. Nada impede que a identificao por heteroatribuio seja realizada por mais de um observador externo. 3. A despeito da idia generalizada segundo a qual a identificao racial nas pesquisas do IBGE se faz exclusivamente por autoatribuio. 4. A empresa DNAPrint Genomics, de Sarasota, Flrida, cujo stio <www.dnaprintcom>. H um URL especfico para o teste de ancestralidade: <www.ancestrybydna.com>.

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

distinta. Ser que com base nesse intenso compartilhamento gentico as pessoas estariam dispostas a considerar que os humanos e os chipanzs fazem parte de uma s espcie? 5 O conjunto de informaes genticas que diferencia espcies e indivduos de uma mesma espcie pode ser diminuto, mas importante. Dos bilhes de nucleotdeos que compem o DNA, apenas uma pequena seqncia de cento e poucos deles responsvel pela forma das hemcias do sangue. Porm, indivduos que tenham apenas alguns desses nucleotdeos fora da ordem normal podem vir a ter talassemia ou anemia falciforme, o que tornar a vida e o sangue dessas pessoas completamente diferentes das demais. interessante fazer aqui uma analogia com outras espcies por exemplo, os ces. No h nenhum problema em reconhecer que um poodle, um labrador e um dogue alemo so cachorros de raas diferentes. Tambm no h problema em reconhecer que essas raas tero personalidades e comportamentos distintos, que umas se prestam companhia e outras guarda, que umas sero mais suscetveis ao adestramento e outras no. Entretanto, o mapeamento do genoma dos cachorros diz que essas raas to distintas em aparncia fsica so praticamente idnticas geneticamente. Prosseguindo um pouco mais na gentica canina, v-se que as raas que conhecemos hoje, em sua maioria, tiveram seus padres estabelecidos no sculo XIX: algumas j eram bem antigas, mas tinham variaes que fugiam uniformidade. Contudo, quando o homem tornou o co seu companheiro, tal variedade no existia. As raas caninas foram criadas artificialmente: pode-se imaginar que algum conseguiu um cachorro que tinha uma habilidade especial muito prezada em uma comunidade, por exemplo, a da caa, e percebeu que os filhotes nasciam com tendncias inatas semelhantes. Assim, por meio do controle dos cruzamentos, isto , fazendo com que aquele co se reproduzisse com outros de caractersticas semelhantes, as caractersticas desejveis foram sendo reforadas e, progressivamente, aps vrias geraes de ces, chegou-se a uma raa com caractersticas apropriadas para a realizao de um determinado trabalho para o homem. De fato, por meio de cruzamentos seletivos de indivduos com caractersticas desejveis que os criadores perpetuam as raas de ces. Os vira-latas so a prova cabal de que se poodles no so cruzados com poodles em algumas geraes, a maior parte das marcas distintivas da raa desaparece. Assim como o dogue alemo fisicamente muito diferente do poodle, embora geneticamente seja praticamente idntico, um nrdico geneticamente muito prximo a um pigmeu, ainda que sejam completamente distintos na aparncia externa. Uma criana pigmia pode crescer e viver na sociedade norueguesa, e o contrrio tambm, mas tudo depender de como os outros encararem a diferena: se os pigmeus considerarem que, por causa da diferena de aparncia, o noruegus ser incapaz, estaro vaticinando uma profecia auto-realizvel. A gentica evolucionista explica as diferenas fsicas entre grupos de indivduos, nas quais as sociedades vem raas, como o produto de uma longa evoluo na qual o acaso e a seleo natural tiveram papis importantes, sendo meras especulaes os julgamentos sobre a preponderncia de um ou de outro fator. Comunidades humanas relativamente isoladas so por constrio geogrfica endogmicas e, ao longo da su5. Alguns cientistas esto. Como toda regra, esta tambm tem suas excees.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

cesso de muitas geraes, acabam por surgir determinados tipos de mutaes genticas em alguns indivduos. Todavia, no se tratam de mutaes radicais: como o organismo humano j alcanou um grau elevado de adaptao ao ambiente, pouco provvel que uma mutao radical proporcione a um indivduo maior chance de sobrevivncia e torne suas chances de reproduo maiores. Da vem a extrema semelhana gentica da espcie. Porm, como mostra o geneticista italiano Cavalli-Sforza (2003), determinadas mutaes pequenas podem representar vantagens para os indivduos: assim, uma pele mais clara teria sido uma vantagem para populaes que se alimentavam base de trigo, e o cabelo encarapinhado facilitaria a refrigerao da caixa craniana dos povos caadores-coletores de densas florestas tropicais africanas. Indivduos que sofrem mutaes vantajosas em seu meio acabam por ter maiores chances de sobreviver, de atingir a maturidade sexual e de se reproduzir, bem como seus descendentes que herdarem tais caractersticas. Assim, depois de muitas geraes, aquela caracterstica que era originalmente idiossincrtica pode tornar-se regra. No entanto, muitas mutaes podem ter tido sucesso por puro acaso, como, por exemplo, por terem gerado indivduos que eram mais bonitos luz de algum padro esttico, ou por terem surgido em pessoas cuja posio social lhes conferia privilgios reprodutivos. Cavalli-Sforza, ao estudar as populaes humanas, percebeu que as grandes diferenas de padres genticos hoje existentes seguem a rota de ocupao do territrio global desvelada pelos estudos arqueolgicos e paleoantropolgicos, bem como pelas diferenas nas lnguas. Em uma imagem simples, pode-se pensar um grupo humano que tenha um patrimnio gentico e cultural em comum, incluindo a lngua. Em algum momento da histria desse grupo, uma pequena parte, por algum motivo, resolveu migrar, chegando a outra regio, distante e separada por acidentes geogrficos quase intransponveis. Depois de muitas geraes, esse segundo grupo pode ter se tornado fisicamente bastante distinto daquele grupo original, assim como parte de seu genoma, de sua cultura e de sua lngua. Uma maior clivagem entre essas caractersticas dos grupos indicaria que a dissociao teria ocorrido h mais tempo. Todavia, se esses grupos so colocados novamente em contato e passam a se reproduzir exogamicamente, novamente a sucesso das geraes encarregar-se- de diluir as diferenas e o tempo uniformizar gentica, cultura e lngua. Assim, em um certo sentido, existem raas humanas geneticamente identificveis, portanto com base biolgica, pois possvel hoje6 definir grandes grupos populacionais espacialmente circunscritos aos quais pertenceram os ancestrais de uma pessoa. 7 Como h algum grau de correlao das caractersticas lingsticas, tnicas e de aparncia fsica das pessoas desses grandes grupos, fica-se tentado a ver neles o que as sociedades vem como raas. Todavia, dissertando sobre o assunto, Cavalli-Sforza pondera que a diversidade humana, a despeito da uniformidade do genoma, to grande que, se fossem definidas raas com base em similitudes genticas, provavelmente haveria tantas raas quanto existem lnguas no mundo. Ou seja, ter-se-ia alguns milhares de raas. Mas nenhuma sociedade conhecida, mesmo as multirraciais,
6. Cavalli-Sforza (2003) considera que essa identificao tender a se tornar progressivamente mais difcil em algumas geraes. 7. A firma DNAPrint Genomics, que oferece comercialmente a preo acessvel teste de ancestralidade por DNA, deixa claro no seu prospecto que se trata de biogeographical ancestry e, no toa, junto com os resultados do teste, o cliente recebe um mapa dos grandes fluxos migratrios do passado remoto da humanidade.

10

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

emprega uma classificao racial to apurada. Confirmando tal argumento, quanto mais apurada se torna a tecnologia de definio da origem ancestral via DNA, mais raas ficam disponveis para o enquadramento. 8 Porm, no necessariamente uma pessoa que tenha ascendncia africana geneticamente identificvel ter a pele escura ou o cabelo ultrico. Efetivamente, o trabalho de Pena et alii (2000) demonstrou que um grupo de brasileiros brancos estudados tinha ascendncia africana, europia e indgena mas a parcela africana no fazia deles membros da raa negra, tampouco objetos de discriminao racial. O grande problema, portanto, dos mtodos de identificao biolgicos reside no fato de no haver correspondncia entre as raas que a gentica pode oferecer e o que as sociedades entendem por raa. No entanto, mesmo quando se trata de raas socioculturais, h de se reconhecer tambm um embasamento biolgico. Se um indivduo tem a pele escura e outro no, o que permite que sejam socialmente diferenciados, porque em algum lugar das seqncias de bilhes de nucleotdeos de seu DNA h uns poucos cuja combinao produz essas diferenas visveis. O mesmo vale para os cabelos, a estatura, as feies, e todas as outras caractersticas morfolgicas dos seres humanos, sem esquecer que o gentipo no determinante exclusivo destas: desde seus primrdios, a gentica assume que o fentipo o produto da interao do gentipo com o meio e, em se tratando da espcie humana, parece lcito incluir neste o ambiente sociocultural. A questo do embasamento biolgico das diferenas entre os grupos raciais, co ntudo, vai muito alm da gentica. No h dificuldade alguma em reconhecer que por razes biolgicas que a aparncia de um negro distinta da de um branco, nem mesmo em classificar as pessoas em um ou outro grupo com base nas suas caractersticas externas. Classificaes so os tijolos do simblico, pois classificar introduzir distines, similitudes e oposies, um processo cognitivo que torna possveis a cultura, a linguagem e, por conseguinte, a vida em sociedade. Entretanto, quando se vai alm disto para postular que as pessoas que tm pele escura so menos capazes, ou predispostas a fazerem isto ou aquilo, no se pode mais atribuir essas desigualdades culturalmente construdas biologia ou gentica. Ultrapassa-se a raa como realidade biolgica e chega-se raa como realidade sociocultural, de carter completamente distinto. A gentica no interessa para discriminar, apenas o que se pode ver ainda mais onde prepondera o preconceito de marca , e o DNA s se enquadra nessa categoria de objetos para os geneticistas. Ao branco racista comum, pouco importa o fato de geneticamente ser praticamente igual ao negro que discrimina: bastam as diferenas visveis da cor da pele, do cabelo e das feies. Essas caractersticas que permitem identificar a raa so extrapoladas como determinantes de uma srie de outros atributos, mas a biologia por si no autoriza essa extrapolao. Esta cultural e sua presena justamente o que indica que h racismo em uma sociedade. A existncia das raas, portanto, expressa o fato de que h diferenas biolgicas entre grandes grupos de indivduos que so sensveis e classificveis, mas no autoriza o racismo, que um conjunto de construes culturais sobre essas diferenas que lhes atribui um sentido que no natural.
8. O teste de ancestralidade biogeogrfica da DNAPrint Genomics identifica quatro grandes grupos: frica Sub-saariana; In do-europeu; sia oriental; e nativos do continente americano. H previso de incluso de mais grupos medida que a te cnologia evoluir.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

11

Fora essas objees srias de ordem terica ao uso de mtodos biolgicos de identificao racial, h tambm as de ordem tcnica. No preciso insistir muito sobre o fato de que em grandes levantamentos, ou mesmo em pequenos, seria invivel fazer exames de sangue ou testes de DNA para se verificar uma suposta ascendncia africana. Alm do custo elevadssimo, isso teria poucos resultados, pois provavelmente descobrir-se-ia que a proporo de pessoas com ascendncia africana maior do que o indicado pela simples agregao dos pretos e pardos. E ento, ter-se-ia afro-descendentes que, na verdade, seriam totalmente brancos em aparncia, indivduos que no so eleitos como objetos da discriminao onde vige o preconceito de marca, e o enquadramento obtido seria muito ruim por no ter nada a ver com o enquadramento social. Ou, ento, criarse-ia o novo e esotrico problema de se definir qual a percentagem de ascendncia africana que permitiria o enquadramento de uma pessoa como negra. Tambm no valeria a pena empregar algo como uma escala Pantone para identificar a cor da pele: ter-se-ia inmeras gradaes de cores completamente desprovidas de significado sociolgico: em que, para todos os efeitos, algo como um marrom escuro se distinguiria de um preto? Ambos seriam objetos potenciais do mesmo preconceito. 2.2 AUTO-ATRIBUIO E HETEROATRIBUIO DE PERTENA RACIAL Em registros administrativos, raramente so empregadas formas mistas de identificao da pertena racial. Nos registros de nascimentos ou de bitos, por exemplo, a cor dos sujeitos classificados sempre definida por heteroatribuio, por motivos bvios. Em cadastros nos quais o prprio interessado o responsvel pelo fornecimento da informao, a raa normalmente definida por auto-atribuio. Nos levantamentos domiciliares conduzidos pelo IBGE que captam a informao sobre a cor dos residentes, a identificao racial pode ser fruto de auto ou de heteroatribuio de pertena. Embora a instruo seja para colher a informao, sem intervir ou influenciar a escolha do entrevistado, nem sempre todas as pessoas do domiclio so entrevistadas algumas por estarem ausentes no momento da visita, outras por incapacidade, como as crianas e pessoas em situaes especiais. Como no h informaes sobre quem respondeu ao quesito, no possvel distinguir diretamente o grupo das pessoas que declararam sua cor do das que tiveram sua cor apontada por outro residente do domiclio. H de se ressalvar, porm, que essa heteroatribuio efetuada por um outro muito prximo ao sujeito da classificao, no havendo, portanto, razes para suspeitar que o enquadramento assim obtido seja muito diferente do que seria autoatribudo.9 Para todos os efeitos, na exposio a seguir considerar-se- que o mtodo de identificao nas pesquisas domiciliares do IBGE a auto-atribuio. Embora haja recomendaes internacionais para que se adote sempre a autoatribuio em pesquisas ou registros que captam a raa ou a etnia, ou outras caractersticas correlatas identidade dos indivduos, existe uma extensa discusso sobre se esse mtodo de identificao seria adequado ao Brasil. Essa discusso nasceu principalmente do trabalho de intelectuais estadunidenses que adotam pases da Amrica
9. Telles e Lim (1998) citam um estudo no publicado que revelaria que em vrias situaes de pesquisa no Brasil o entrevistador, ainda que isto seja contrrio s suas instrues, influencia a resposta, ou ento, constrangido por ter de perguntar a cor do interlocutor o que falta de educao segundo a etiqueta brasileira das relaes raciais (Nogueira, 1985) simplesmente no o faz, e escolhe por sua conta a cor dos entrevistados.

12

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

Latina, especialmente o Brasil e a Colmbia, para empreender anlises comparativas sobre o carter das relaes raciais nestes e em seu pas. A polmica centra-se na categoria parda. Alguns, como bem resumem Telles & Lim (1998) postulam que na Amrica Latina os mulatos seriam menos discriminados do que nos Estados Unidos, gozando de uma posio intermediria entre os pretos e os brancos. Dessa forma, a dicotomia racial importante seria entre pretos e no pretos, em vez de entre brancos e no brancos. A grande questo da identificao por auto-atribuio envolve o problema da variao social da cor, pois a extensa literatura disponvel sobre o assunto, a despeito das nfases diferenciadas em classe ou raa, unnime em afirmar que a ascenso social pode embranquecer, havendo copiosos exemplos do fenmeno. Sabendo-se que, luz do ideal de brancura vigente, de se esperar que as pessoas que carregam menos traos negros em sua aparncia tendam a se considerar brancas, e que essa tendncia varia de acordo com a situao socioeconmica, com as pessoas mais abastadas tambm tendendo escolha do branco, o fato de a classificao de cor ser realizada por auto-atribuio pode se afigurar problemtico. Se, por exemplo, a grande diferena nas mdias da renda domiciliar per capita de negros (pretos ou pardos) e brancos for considerada, poder-se-ia perguntar quanto dessa diferena, na verdade, dever-se-ia ao fato de a reivindicao da brancura ser maior entre os mais ricos e menor entre os mais pobres. 10 Uma possvel forma de se contornar esse problema e que, primeira vista, poderia conferir maior objetividade classificao, seria a heteroatribuio da cor dos sujeitos pelos entrevistadores ou outros responsveis pelo registro da informao. Eles poderiam ser treinados para reconhecer os diferentes fentipos e classific-los, sem recorrer identidade racial subjetivamente construda e percebida pelo sujeito da classificao. Entretanto, se os problemas em relao auto-atribuio so ocasionados pelas caractersticas particulares da ideologia racista brasileira, que permitiria a mudana da linha de cor para os mais abastados e/ou para os que possuem poucos traos da ascendncia africana, no h nenhuma garantia a priori de que os entrevistadores tambm no venham a branquear os entrevistados mais ricos e os tipos de aparncia limtrofe. No fundo, a opo pela auto-atribuio ou pela heteroatribuio de pertena racial uma escolha entre subjetividades: a do prprio sujeito da classificao ou a do observador externo. Portanto, a heteroatribuio no necessariamente mais objetiva do que a autoatribuio. interessante, a esse respeito, comentar os resultados parciais de um levantamento realizado recentemente pelo DataUff no Rio de Janeiro (Almeida et alii, 2002). O levantamento, ainda piloto, testa uma metodologia deveras interessante de abordagem do preconceito racial, obviamente concluindo que no Brasil este muito arraigado e facilmente detectvel. Sem entrar em detalhes mais gerais dos resultados preliminares divulgados, ater-se- ao cerne do instrumento da pesquisa. Este constitudo por uma seqncia de sete fotografias de homens adultos vestidos identicamente, cuja variedade de aparncia vai do estritamente branco ao inequivocamente preto. Essas fotografias eram mostradas aos entrevistados, que eram convidados a classific-las em trs categorias (preto, pardo e branco) e a orden-las do mais branco ao mais preto. Os resultados fo10. Valle Silva, baseado em trabalhos pregressos que constatam a variao socioeconmica da autodeclarao de cor, tambm considera que se as observaes dos pesquisadores que tm trabalhado a questo da identidade racial brasileira, de Wagley a Sansone, so corretas e socialmente significativas, ento o quadro que hoje temos sobre as diferenas scioeconmicas entre os grupos de cor pode ter sido pintado em cores excessivamente fortes (1999a, p. 117).

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

13

ram reveladores, pois mostraram no s um alto grau de concordncia na classificao, mas tambm que o tipo na fronteira entre o pardo e o branco foi o que teve maiores variaes de classificao mesmo assim, 65% dos entrevistados o consideraram pardo. Em resumo, a heteroatribuio pode dar bons resultados, mas no livre das mesmas indefinies e imprecises implicadas na auto-atribuio. S um co njunto imaginrio de observadores perfeitos poderia ser treinado para sempre classificar unanimemente todos os sujeitos que lhes cruzassem a vista, especialmente aqueles prximos fugidia linha de cor. H pelo menos trs levantamentos que permitem comparar a composio racial da populao obtida por meio de auto-atribuio e a gerada pela heteroatribuio de pertena racial. Pode-se ento avaliar as relaes entre auto-atribuio e heteroatribuio de cor em pesquisas, todavia tendo em mente que os entrevistados e os entrevistadores dessas pesquisas no viam no quesito algo capaz de alavancar vantagens ou desvantagens pessoais.11 De antemo, possvel estabelecer um critrio para julgar se a heteroatribuio seria efetivamente prefervel auto-atribuio baseado no conhecimento: i) de que do ponto de vista gentico o nmero de pessoas com ascendncia africana seria maior do que a simples soma de pretos e pardos declarados; ii) de que h uma tendncia amplamente constatada de branqueamento medida que se galgam degraus progressivamente mais elevados da estratificao social, e de recalque da ascendncia negra especialmente se esta ocultvel; iii) e de que ser branco algo valorado em todas as camadas sociais, mesmo entre os mais pobres. Esse critrio seria, por conseguinte, uma maior proporo de pretos e pardos na composio racial obtida por heteroatribuio. Assim, se acaso nos resultados da heteroatribuio se chegasse a uma maior proporo desses dois grupos, a classificao obtida por esse mtodo poderia ser suposta mais acurada do que a obtida por auto-atribuio. A primeira pesquisa a ser vista aqui que permite cotejar auto-atribuio e heteroatribuio de cor, As eleies de 1986 em So Paulo, foi realizada com uma amostra pequena (573 casos) e restrita a So Paulo (capital) em 1986. Os resultados da pesquisa, no que toca a esse cotejamento particular e a provveis explicaes das variaes entre as duas declaraes de cor, foram analisados por Valle Silva (1999a). Na tabela 1 so apresentados os dados da pesquisa, retabulados para que as percentagens somassem 100% no total.
TABELA 1

Cor heteroatribuda versus cor auto-atribuda So Paulo 1986


(Em %)

Cor heteroatribuda Branca Preta Amarela Parda Total


Obs.: Dados retabulados.

Branca 56,2 0,9 0,0 2,4 59,5

Morena 9,3 0,2 0,0 6,6 16,1

Mulata 3,5 1,2 0,0 8,2 12,9

Cor auto-atribuda Preta Outras 0,9 0,9 2,3 0,2 0,0 0,0 3,3 1,0 6,4 2,1

Oriental 0,5 0,0 2,4 0,0 3,0

Total 71,1 4,7 2,4 21,6 100,0

Fonte: Idesp, Iuperj, Gallup, Pesquisa As eleies de 1986 em So Paulo. In: Valle Silva (1999a, p. 119).

11. Ou seja, consideram-se fidedignas e sinceras ambas as classificaes, mesmo quando discordantes.

14

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

Nesse levantamento, segundo Valle Silva (1999a), os entrevistadores receberam um treinamento especial para classificar os entrevistados de acordo com o fentipo em uma das categorias da classificao do IBGE. Os entrevistados tambm eram convidados a identificarem a prpria cor, todavia, nas categorias oferecidas para os entrevistados, o termo designador dos mestios era mulato. Como em outros levantamentos, muitos entrevistados optaram por se declarar morenos, o que foi registrado. Na anlise conduzida por Valle Silva (1999a), alm do cotejamento puro entre esses dois registros de cor, foram considerados o nvel de escolaridade e a renda familiar dos respondentes para avaliar o efeito embranquecimento. Sua concluso foi a de que, via de regra, as discrepncias entre a cor apontada pelo entrevistado e a mencionada pelo entrevistador podiam ser entendidas pela sua relao com o nvel socioeconmico dos respondentes: entrevistados que eram considerados pretos pelos entrevistadores tenderiam a se considerar morenos, mulatos, ou mesmo brancos, se o nvel fosse alto; e, contrariamente, indivduos de condio social baixa considerados brancos pelos entrevistadores tenderiam a se considerar mais escuros. Isso o levou concluso de que a heteroatribuio geraria uma distribuio de cor mais acurada do que a produzida por auto-atribuio. Globalmente, a partir da tabela 1, possvel perceber que h um elevado grau de concordncia entre as cores registradas por entrevistados e entrevistadores. Ressalvadas as diferenas de termos, se se considera que as auto-atribuies moreno e mulato equivalem heteroatribuio pardo, ter-se-ia que os dois mtodos de determinao de cor concordam em 76% dos casos. Desconsiderando-se a sofisticao e o refinamento da anlise de Valle Silva (1999a), os valores marginais das distribuies dos registros de cor 71% de brancos na heteroatribuio contra 60% na auto-atribuio revelam que: i) do ponto de vista dos entrevistadores, os entrevistados se escurecem; ii) do ponto de vista dos entrevistados, os entrevistadores os embranquecem. O levantamento conduzido pelo Datafolha em 1995 tambm permite o cotejamento da cor auto-atribuda com a heteroatribuda, reproduzido na tabela 2. O grau de concordncia entre os dois registros de cor tambm elevado, 72%. E como no levantamento paulista de 1986, a distribuio dos valores marginais revela ser o registro dos entrevistadores mais branco que o dos entrevistados, ainda que as discrepncias no sejam to marcantes quanto as do caso anterior.
TABELA 2

Cor heteroatribuda versus cor auto-atribuda Brasil 1995


(Em %)

Cor heteroatribuda Branca Parda/mulata Preta Outras1 Total


Nota:
1

Branca 44 6 0 0 50

Parda 5 20 3 1 29

Cor auto-atribuda Preta 0 5 7 0 12

Outras1 3 4 1 1 9

Total 52 35 11 2 100

Fonte: Datafolha, 1995. In: Turra e Venturi (1995, p. 89). A categoria outras abrange a amarela, a indgena e outras. Dados retabulados a partir das tabelas originais Cor auto-atribuda segundo cor observada e Cor observada segundo cor auto-atribuda.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

15

Telles e Lim (1998) analisaram esses dados oriundos da pesquisa do Datafolha, buscando averiguar se o mtodo de identificao racial afetaria as concluses obtidas sobre as desigualdades entre os brancos e os no-brancos, grupo restrito ao conjunto de pretos ou pardos. Os autores tambm concluem que a heteroatribuio seria prefervel, pois, com dados de cor obtidos dessa forma, o modelo estatstico empregado explicaria melhor as diferenas de rendimentos entre os grupos raciais. Todavia, ao contrrio do especulado por Valle Silva (1999a), para Telles e Lim o quadro das desigualdades raciais teria se tornado ainda mais acirrado: Ento, acreditamos que estudos anteriores subestimaram as desigualdades raciais por terem se baseado somente em estatsticas oficiais, nas quais a raa baseada em auto-classificao, ou em uma mistura desconhecida de auto-classificao ou classificao pelo entrevistador (1998, p. 473). Contudo, independentemente das suspeitas de poderem ser um pouco maiores ou um pouco menores, as desigualdades raciais no Brasil so inequivocamente intensas, sejam os grupos definidos por auto-atribuio ou por hetero atribuio. Finalmente, um terceiro levantamento que permite estudar os dois mtodos de identificao da pertena racial a Pesquisa Nacional de Demografia e Sade (PNDS) de 1996. Nessa pesquisa, na qual as categorias raciais do IBGE foram empregadas tanto por entrevistadores quanto por entrevistados, o grau de concordncia entre as respostas foi ainda mais elevado, 89%, como se pode ver na tabela 3. E, novamente, a distribuio de cor heteroatribuda mais branca que a definida pelas respostas dos entrevistados.
TABELA 3

Cor heteroatribuda versus cor auto-atribuda Brasil 1996


(Em %)

Cor heteroatribuda Branca Parda Preta Amarela Indgena Total

Cor auto-atribuda Branca 39,1 3,5 0,0 0,0 ... 42,7 Parda 4,9 46,2 1,8 0,0 0,0 52,9 Preta 0,0 0,9 3,1 ... ... 4,0 Amarela 0,1 0,1 0,0 0,3 ... 0,4 Indgena 0,0 0,0 ... ... 0,0 0,0 Total 44,1 50,6 4,9 0,3 0,0 100,0

Fonte: Bemfam, Pesquisa Nacional de Demografia e Sade, 1996, em microdados. Elaborao: Disoc/Ipea.

O fato de em todos os levantamentos haver um elevado grau de concordncia no deve ser encarado como algo surpreendente: entrevistadores e entrevistados compartilham, em algum grau, as mesmas percepes sobre raa. A experincia internacional mostra resultados semelhantes, ainda que relacionada a classificaes de raa bem diferentes. Smith (1997), por exemplo, ao analisar o mesmo problema no contexto da Pesquisa Social Geral (GSS) estadunidense, detectou nveis de concordncia ainda maiores: de no mnimo 94% entre a classificao do entrevistado e a do entrevistador. Considerando-se, nas tabelas 1 a 3, as discrepncias para cada categoria singular de cor, um quadro deveras interessante emerge. Invariavelmente, a cor que apresenta o maior grau de concordncia a branca: 94% em 1986, 87% em 1995, e 92% em 1996. Considerando-se morenos e mulatos somados como equivalentes a pardos no levantamento de 1986, tem -se que o grau de concordncia para a cor parda menor:

16

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

51% em 1986, 70% em 1995, e 87% em 1996. Em relao a 1986, convm ressaltar que a concordncia para mulatos foi de 64%, enquanto para morenos foi de apenas 41%. O menor grau de concordncia, em todas as pesquisas, foi observado para a cor preta: 35% em 1986, 57% em 1995, e 78% em 1996. interessante notar ainda que o sentido da discordncia invariavelmente o do embranquecimento dos entrevistados pelos entrevistadores. A exceo, por motivos bvios, fica por conta dos entrevistados que se declararam brancos, para os quais a discordncia s pode representar o escurecimento, mas este processo muito menos freqente que o embranquecimento. Tomando-se as classificaes heteroatribudas discordantes dos entrevistados auto-declarados pardos (morenos e mulatos em 1986), tem-se que: em 90% dessas houve embranquecimento em 1986, em 70% em 1995, e em 73% em 1996. Para os que se declararam pretos, todas as discordncias implicam, logicamente, branqueamento, mas mesmo assim significativo que seja justamente nessa categoria que se verificam os menores percentuais de concordncia. Ou seja, ainda que as concluses de Valle Silva (1999a) e de Telles e Lim (1998) sobre as relaes entre situao socioeconmica e o sentido da discordncia entre entrevistador e entrevistado possam ser vlidas, necessrio ainda explicar por que o branqueamento parece ser mais favorecido que o empretecimento. Teoricamente, tal fato seria explicado pela noo da etiqueta das relaes raciais, apontada por Nogueira (1985), e pelo ideal de brancura, que um valor prezado na sociedade brasileira. Considerando que mencionar a cor das pessoas pode ser visto como uma atitude pouco polida, 12 o embranquecimento poderia ser interpretado como uma concesso dos entrevistadores aos entrevistados: se quanto mais preto pior, ver o preto como pardo e o pardo como branco torna-se uma gentileza luz da ideologia racial. Entretanto, h de se considerar outro ponto de vista, defendido por Valle Silva (1999a) com base nos dados de 1986 e em uma anlise mais detalhada que a aqui apresentada, segundo o qual o entrevistador, por ter sido treinado para o reconhecimento dos fentipos, produziria uma classificao mais acurada. No entanto, foi muito mais difcil que esses entrevistadores conseguissem concordar com os entrevistados que se declararam pretos do que para os entrevistadores das demais pesquisas. Em uma sociedade na qual vigem o ideal de brancura e a concepo de que ser negro ruim, difcil conceber uma explicao para o fato de, nessa perspectiva, os entrevistados se escurecerem ante os entrevistadores. Tambm h de se considerar que o objetivo da classificao no pode ser visto como sendo o estabelecimento de um enquadramento fenotpico preciso, mas sim de um enquadramento esttico local e relacional. Alm disso, como apontado no incio desta seo, se geneticamente a populao muito mais miscigenada do que aparenta e se h uma tendncia de branqueamento medida que se galgam os degraus mais elevados da pirmide social, a classificao por heteroatribuio tenderia a ser mais escura, o que no acontece. Assim, aparentemente, a auto-atribuio parece engendrar uma distribuio de cor mais acurada do que a heteroatribuio, embora os resultados desta no desautorizem seu uso.

12. O uso de moreno como um eufemismo para no se referir a pessoas como negras, pretas, ou pardas, a expresso perfeita dessa etiqueta das relaes raciais. comum pessoas se referirem a fulano, que negro, como aquele moreno, ainda que fulano no tenha o menor problema em se declarar negro, preto, ou pardo. uma espcie de concesso polida para no depreciar o sujeito pela aluso ao que se entende como sua condio racial.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

17

3 A CLASSIFICAO DE COR OU RAA


A classificao de cor ou raa empregada pelo IBGE em suas pesquisas, ao contrrio do que alguns pensam, 13 no foi inventada por burocratas, tendo mais de um sculo de histria. No sculo XIX, o vocabulrio tnico e racial era muito mais elaborado e diversificado do que o correntemente empregado. Tomando, por exemplo, termos empregados por Nina Rodrigues (1988) e presentes nas sees de jornais analisadas por Schwarcz (1987), constata-se que h termos que so relacionados posio no sistema escravocrata: escravo, pea, liberto, livre e forro. Esses termos podem aparecer como substantivos ou como adjetivos, como em preto forro. Outros termos dizem respeito origem tnica, compreendendo fula, nag, angola, mina, entre outros; esses tambm podem aparecer como substantivos ou como adjetivos (preta mina, etc.). H tambm os termos que designam vrios tipos de mestiagem: crioulo, mulato, caboclo, cafuso e mameluco. Finalmente, h os termos mais relacionados s variaes da cor da pele: negro, preto, pardo, branco, retinto, azeviche, oviano, cor retinta. Cores esdrxulas, como a cor tostada de lombo assado j eram empregadas. O emprego dos termos de cor torna-se particularmente interessante nas notcias de fugas de escravos publicadas em classificados (Schwarcz, 1987). Nessas, a necessidade de caracterizar bem o fugitivo para que pudesse ser identificado a partir do texto leva elaborao de cores compostas, com outros termos de cor definindo nuanas, ou com outras categorias de termos tnico-raciais: pardo quase branco, preto retinto, cobre azeviche, preta de angola, crioulo bem preto, etc. As descries freqentemente acrescentavam cor outras caractersticas fsicas, como altura, compleio, cor e tipo dos cabelos, presena de barba, bem como eventuais marcas deixadas pelos diversos castigos que eram infligidos aos cativos. Acrescentavam tambm a idade, precisa ou aproximada por categorias como moo, moleque, velho; e tambm informaes sobre carter, temperamento, e habilidades pessoais, como o domnio de artes e ofcios, da escrita, da leitura e da aritmtica. Nessa grande variedade de termos, trs se destacavam de forma inequvoca como os mais usados: preto, pardo e branco. Assim, no primeiro Censo oficial brasileiro, realizado em 1872 esses vocbulos raciais de grande fluncia social foram os designadores das categorias da classificao racial. Ressalva-se que tal escolha foi muito apropriada, pois em um levantamento dessa natureza importante que os termos empregados tenham uso corrente e o mais disseminado possvel para proporcionar maior uniformidade e confiabilidade aos dados obtidos. Alm dessas trs categorias, no Censo de 1872, havia a categoria caboclo, que definia o grupo dos indgenas. As categorias preta e parda eram as nicas aplicveis parcela escrava da populao, embora pudessem tambm enquadrar pessoas livres, assim nascidas ou alforriadas. O Censo de 1872, portanto, simplesmente lanou mo das categorias que a sociedade brasileira utilizava corriqueiramente como forma de classificao e hierarquizao racial de seus membros. No segundo Censo brasileiro, o de 1890, o termo pardo foi substitudo por mestio. Os Censos subseqentes ignoraram a raa at 1940, quando a cor da populao voltou a ser coletada quase segundo as mesmas categorias
13. E.g., burocratas desse rgo [o IBGE] inventaram uma definio que no agrada a quase ningum: a cor parda (Rodr igues, 1995, p. 32).

18

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

do Censo de 1872. O termo designador dos mestios voltou a ser pardo e, em razo do fluxo de imigrao asitica, foi criada a categoria amarela. No havia uma categoria especfica para indgenas. Desde ento, a nica alterao no sistema classificatrio, que no foi empregado no Censo de 1970, foi justamente o acrscimo da categoria indgena na dcada de 1990. interessante notar que, do Censo de 1940 at o de 1991, a classificao era s de cor. Foi com a incluso da categoria indgena, a partir do Censo de 1991, que a classificao passou a ser de cor ou raa, ganhando suas cinco categorias atuais. 14 A classificao racial brasileira nica, e reflete preocupaes engendradas pela histria nacional. No existe uma classificao internacional para raas ou para etnias. Nos diferentes pases, conceitos como etnia, tribo, nao, povo e raa recebem contedos locais, pois as bases importantes para a delimitao das fronteiras entre grupos sociais so produzidas pela histria de cada sociedade. Os organismos internacionais, reconhecendo tal diversidade, optam por no definir um sistema de classificao universal para ser empregado, por exemplo, no estudo das desigualdades socioeconmicas e polticas existentes entre os grupos determinados a partir dessas bases. Assim, em pesquisas internacionais, quando a etnicidade objeto de interesse, geralmente captada segundo as categorias locais empregadas pelo rgo oficial de estatstica do pas. A Demographic and Health Survey,15 por exemplo, quando realizada no Brasil, levantou a etnia por meio do sistema classificatrio de cor ou raa do IBGE. Enquanto no Censo brasileiro captada a cor ou raa dos indivduos, na ndia pesquisa-se como qualificador tnico a orientao religiosa; na Inglaterra, se se fala o gals; e nas Ilhas Maurcio interessa saber a qual dos dezoito grupos lingsticos pertencia a lngua falada pelos ancestrais. O Banco de Dados Internacionais 16 sobre Populao do Bureau de Censos dos Estados Unidos possui informaes desse tipo para 92 pases, e Allan (2001) levantou em detalhe as classificaes etno-lingusticas-raciais de treze pases. Uma breve anlise desses dados mostra como as classificaes so singulares, variando bastante de pas para pas. Dos treze pases pesquisados por Allan, apenas dois alm do Brasil captavam a raa de seus habitantes, Estados Unidos e Canad. Porm, nestes o quesito complementado por consideraes sobre a origem tnica que no possuem, nas pesquisas brasileiras, equivalentes diretos. Vale observar mais detalhadamente as classificaes de raa empregadas pelos rgos oficiais de estatsticas 17 dos Estados Unidos e do Canad, dois pases com populaes grandes e de origens nacionais e tnicas variadas como o Brasil. Nos Estados Unidos, a partir do Censo de 2000, as pessoas podem escolher mais de uma raa, embora s 2,4% da populao o tenha feito. H seis grandes grupos raciais: brancos; negros ou afro-americanos; ndios americanos ou nativos do Alaska; asiticos; nativos do Hava ou outros ilhus do Pacfico; outras raas. Os asiticos e os nativos do pacfico devem apontar subcategorias. Para os asiticos: indianos; filipinos; chineses; japoneses; coreanos; vietnamitas; ou outros asiticos. Para os nativos do Pacfico: nativo do Hava; nativo de Guam ou chamorro; nativo de Samoa; ou outros ilhus do Pacfico. No total, so oferecidos quinze enquadramentos tnico-raciais distintos. Os que
14. O comentrio vale tambm para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad). 15. No Brasil, denominada Pesquisa Nacional de Demografia e Sade (conduzida pela ltima vez em 1996). 16. IDB, disponvel em: <www.census.gov>. 17. Informaes provenientes das pginas dessas instituies: <www.census.gov.> e <www.statcan.ca>.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

19

escolhem as categorias ndios americanos ou nativos do Alaska, outros asiticos, outros ilhus do Pacfico, ou outras raas devem declarar qual a sua raa ou etnia especfica em campo apropriado. No Canad, a classificao de raa tambm est entremeada com uma classificao tnica e visa a subsidiar polticas pblicas de promoo da eqidade de oportunidades no emprego. Aos canadenses, interessa saber se o indivduo um nativo ou membro de uma minoria visvel, legalmente definida como um grupo de pessoas que, no sendo nativas do territrio canadense, no sejam de raa caucasiana, ou cuja cor no seja branca. Assim, as respostas possveis pergunta que envolve cor, raa, origem e etnia (enunciada esta pessoa:) so: branco; chins; sul-asitico (indiano, paquistans e outros); negro; asitico do sudeste (vietnamita, cambojano e outros); rabe; asitico do oeste (afego, iraniano e outros); japons; coreano; outro (deve-se especificar qual). Essa pergunta feita aps a que visa a determinar se a pessoa pertence a um dos povos nativos do territrio canadense. 3.1 CLASSIFICAO DE COR OU RAA E PRECONCEITO DE MARCA interessante notar que mesmo com interesses parecidos quanto aos grupos que pretendem delimitar, as classificaes de Estados Unidos e Canad tm categorias distintas. Entretanto, se fosse tirado o detalhamento conferido aos imigrantes orientais e do pacfico e aos nativos dos territrios nacionais, poder-se-ia reduzir os grupos raciais identificados por ambas as classificaes a quatro: brancos, negros, orientais e indgenas. Estas so essencialmente as categorias da classificao oficial brasileira, com uma notvel ausncia, pois no h uma categoria para enquadrar os mestios que seja equivalente parda. So minoria os pases que possuem uma categoria especfica para mestios: entre os 92 pases com classificaes tnico-raciais registradas no j citado Banco de Dados Internacionais sobre Populao, apenas 20, incluindo o Brasil, tm uma categoria para mestios mas o foco em mestios de brancos e negros parece ser preocupao especfica de um grupo mais restrito de pases, entre os quais o nosso e alguns vizinhos latino-americanos, especialmente a Colmbia e a Venezuela. Esses trs pases juntos agregam 80% da populao estimada de 150 milhes de negros residentes na Amrica Latina e no Caribe (Hopenhayn e Bello, 2001). Para entender essa diferena fundamental representada pela categoria parda, pode-se recorrer ao trabalho18 de Oracy Nogueira, que, partindo de uma comparao entre o tipo de preconceito existente nos Estados Unidos e no Brasil, desenvolveu, em suas prprias palavras, um quadro de referncia para a interpretao do material sobre relaes raciais no Brasil (1985, p. 67). A base desse quadro de referncia a delimitao de dois tipos ideais de preconceito racial. Um o tipo que vigora nos Estados Unidos, o qual Nogueira define como preconceito racial de origem. O outro seria o existente no Brasil, o preconceito racial de marca. Obviamente, a qualificao desses preconceitos como tipos ideais indica que a distino entre eles tem fim analtico, pois, na realidade, os dois encontram-se entremeados, embora um deles tenda a ser preponderante. Dependendo do tipo de preconceito para o qual tendem com maior intensidade as relaes raciais, alteram-se os mecanismos pelos quais a dis18. Publicado originalmente na dcada de 1950.

20

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

criminao se torna efetiva. H ainda de se ressalvar que, embora na maior parte dos casos as marcas remetam origem e a origem s marcas, a correspondncia entre ambas provvel, no necessria. O preconceito racial de origem prejudica os que descendem do grupo discriminado, no importando se as pessoas trazem em sua aparncia fsica os traos de seu grupo de origem. Em caso de miscigenao, o produto do cruzamento identificado com o grupo discriminado, mesmo se fisicamente se caracterize pela aparncia do grupo discriminador. Entretanto, a forma de atuao do preconceito racial de origem, a excluso incondicional dos membros do grupo atingido, em relao a situaes ou recursos pelos quais venham a competir com os membros do grupo discriminador (Nogueira, 1985, p. 79), por si j reduz bastante a probabilidade de unies interraciais ocorrerem. Alm disso, a pureza racial algo prezado tanto pelo grupo discriminador quanto pelo discriminado. Como a excluso incondicional, a delimitao do grupo discriminado rgida: nos Estados Unidos da dcada de 1950, por exemplo, qualquer pessoa que tivesse um antepassado negro conhecido ou localizvel (ou que a comunidade considerasse negro) seria tambm negra, mesmo que, numa situao extrema, a pessoa tivesse a pele alva e fosse inteiramente branca em aparncia. Por outro lado, onde vige o preconceito racial de marca, a origem no importa, apenas quantos traos ou marcas do fentipo do grupo discriminado so portados pela vtima potencial. O preconceito racial de marca no exclui completamente, mas desabona suas vtimas. Portar os traos do grupo discriminado constitui inferioridade e faz que os sujeitos ao preconceito sejam sistematicamente preteridos em relao aos demais. Todavia, a posse de outras caractersticas positivamente valoradas, como educao, poder poltico, projeo social e riquezas, pode compensar, ao menos parcialmente, as marcas. Durante o perodo colonial, sabe-se que a ausncia de mulheres brancas foi um fator favorecedor das unies inter-raciais, especialmente de portugueses com negras ou ndias (Freyre, 1994). A continuidade desses processos de miscigenao foi favorecida pelas caractersticas do preconceito racial de marca, pois este permite que os mulatos, especialmente os mais claros e os que conseguem ascender na estrutura social, adquirindo os outros capitais que compensam as marcas, se casem com brancos. Assim, no fim do sculo XIX, a populao j era predominantemente mestia. Tendo-se em mente o fato de que as preocupaes tnicas ou raciais de uma sociedade refletem sua histria, parece razovel considerar que a preocupao preponderante com a marca, e no com as origens, e a intensa miscigenao tenham engendrado o interesse pela populao mestia no Brasil. importante tambm lembrar que nas antigas teorias de supremacia racial, que atingiram a intelectualidade brasileira com intensidade no momento em que esta se atribua a misso de fornecer uma identidade nacional ao pas nascituro, existia uma hierarquia das raas puras, mas, via de regra, considerava-se que o mestio era um ser inferior a qualquer das raas das quais provinha. No pensamento de intelectuais da virada do sculo XX, como Nina Rodrigues e Silvio Romero, e depois Oliveira Vianna, o problema racial brasileiro no era simplesmente a presena do negro, mas principalmente a miscigenao, pois as raas puras eram sempre vistas como dotadas de maior eugenia do que o produto de sua mistura.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

21

O negro no era considerado um grande entrave constituio e ao progresso da nao. Primeiramente, achava-se que estavam desaparecendo, no s pela miscigenao, mas porque seriam pertecentes a uma raa inferior, condenada extino pelo prprio processo evolutivo e pelo contato com o branco, o mesmo podendo ser dito do indgena. Alm disso, o negro estava em uma posio apropriadamente subalterna. J os mestios no pareciam desaparecer. Acreditava-se que ascendiam socialmente e competiam com os brancos pelos diversos recursos e bens sociais disponveis. Eles que constituam a grande ameaa, principalmente se se aventava, como Nina Rodrigues (1988), que seu grande nmero poderia lev-los ao poder. O preto poderia ser isolado de vrias formas, mas os mestios imprimiam e difundiam a marca da nobrancura pela sociedade: os pretos so poucos, os mestios so muitos. Entretanto, os pardos tambm podiam ser encarados de forma otimista como um signo do branqueamento, por aqueles que, como Silvio Romero (1949), acreditavam que tal processo estava em curso e era irreversvel, e que o Brasil tornar-se-ia uma nao de brasileiros brancos, no de mulatos. Apontados esses possveis motivos para a preocupao singular da classificao de cor ou raa brasileira com os mestios, possvel buscar nas idias de Oracy mais algumas razes de ser dessa classificao. Segundo Oracy (1985), a marca principal que permite a identificao das potenciais vtimas de preconceito a cor, para a qual existe uma espcie de escala de gradao que vai do estritamente branco (o nvel ideal) ao completamente preto. O preconceito se intensifica na razo direta dessa escala de cor e do porte de outras marcas: quanto mais negra uma pessoa maior a probabilidade de ser vtima do preconceito. Em essncia, as categorias branca, parda e preta refletem essa escala: so os dois pontos extremos e as posies intermedirias sintetizadas em uma nica categoria. A classificao parece, portanto, encontrar uma justificativa terica para as suas categorias no quadro de referncia de Oracy, especialmente na colocao da cor como a marca principal. Entretanto, os mais sequiosos de preciso poderiam perguntar se no seria oportuno ter mais categorias intermedirias entre o branco e o preto. Assim, o pardo no seria uma categoria to ambgua. Todavia, a classificao racial, ao contrrio do que possa parecer, no se beneficia de mais preciso na delimitao dos grupos ou de um maior nmero de categorias. O carter intelectivo e esttico (Nogueira, 1985, p. 82) do preconceito racial de marca faz que a definio do grupo discriminado e a atribuio de pertena a este sejam flexveis. Uma mesma pessoa, inserida em determinadas relaes sociais em contextos delimitados, pode ser vista como branca, e em outras relaes e contextos, como parda, ou mesmo, preta. Assim, a concepo de branco e no-branco varia, no Brasil, em funo do grau de mestiagem, de indivduo para indivduo, de classe para classe, de regio para regio (p. 80). Que se imagine, ento, gmeos idnticos, cuja aparncia os colocasse na fro nteira entre o pardo e o branco, e que tivessem sido separados na infncia, um crescendo em Salvador, e o outro em uma cidadezinha de colonos alemes do interior de Santa Catarina. Suponha-se ainda, o que bem plausvel, que o de Salvador sempre tenha sido considerado branco, nunca tendo sido discriminado racialmente, e o do interior tenha sido, desde a mais tenra infncia, conhecido como nego. Interessaria que essas pessoas com aparncia fsica rigorosamente idntica (mesmo fentipo) fossem classificadas de forma precisa como pardos, ou como brancos, nos dois lugares? Obviamente

22

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

no, pois o resultado de interesse seria que eles fossem classificados de acordo com o que so nos contextos em que esto inseridos: o sujeito de Salvador como branco, e o outro como pardo, qui preto. Portanto, a cor desempenha vrios papis desejveis na classificao. O principal deles funcionar como forma de aproximar a pertena racial dos indivduos, pois a marca mais importante considerada nas situaes concretas para a definio dessa pertena. Sua eficincia nessa tarefa provm do fato de que geralmente a cor de uma pessoa est relacionada s demais marcas que porta, embora haja excees a tal regularidade. A abrangncia da categoria parda e sua aparente indefinio, por sua vez, paradoxalmente ampliam a objetividade da classificao. Sendo fluidas as linhas de fronteira que separam as trs grandes zonas de cor preta, parda e branca , a classificao ganha a capacidade de apreender a situao do indivduo classificado em seu microcosmo social, no contexto relacional que efetivamente conta na definio da pertena ao grupo discriminador ou ao discriminado. A classificao tira assim sua objetividade no de classificar pessoas invarivel e precisamente segundo um padro fenotpico nico e supra-local, como parecem desejar os que reclamam preciso ou objetividade cientfica, mas da sua flexibilidade que lhe proporciona a aceitao das definies locais das fronteiras de cor, sejam estas quais forem. Como lembram com pertinncia Telles e Lim, essa aparente inconsistncia no implica vieses nos resultados obtidos, mas chama a ateno para o fato de que a classificao racial socialmente percebida de formas distintas e que essas diferenas nas percepes da raa so importantes porque categorizar pessoas e trat-las de acordo com isto freqentemente tem conseqncias deletrias para os indivduos (1998, p. 474). 3.2 PRETOS + PARDOS = NEGROS? Por vezes, critica-se no a classificao, mas uma das formas de se empreg-la. Esta se constitui na agregao de pessoas pretas e pardas para a formao de um grande grupo populacional, os negros, majoritrio em grande parte das unidades da federao. De um ponto de vista estritamente estatstico, apenas as semelhanas socioeconmicas entre os pretos e os pardos justificariam tal agregao. Embora j se tenha proposto que a situao socioeconmica dos pardos seria intermediria entre pretos e brancos, outros estudos com base em evidncias empricas mais slidas mostraram haver nenhuma ou pouca diferena entre os dois grupos (Telles e Lim, 1998). Pretos e pardos distinguem-se bastante dos brancos, mas virtualmente diferem pouco entre si em qualquer indicador de situao ou posio social que se possa imaginar. A agregao de pretos e pardos tem a vantagem de dissolver o problema do tipo limtrofe entre essas duas categorias, mas acentua o problema da fronteira entre pardos e brancos. A representao do negro, ainda que varie circunstancialmente, aponta para o extremo preto das gradaes de cor. Assim, fica difcil conceber o pardo na fronteira do branco com o negro, pois os traos que o relacionam ao fentipo negro esto extremamente diludos. Todavia, deve-se lembrar que o propsito da classificao racial no estabelecer com preciso um tipo biolgico, mas se aproximar de uma caracterizao sociocultural local. O que interessa, onde vige o preconceito de

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

23

marca, a carga de traos nos indivduos do que se imagina, em cada local, ser a aparncia do negro. Pardos tm menos traos, mas estes existem, pois se no fosse assim no seriam pardos, e sim brancos; e a presena desses traos que os eleger vtimas potenciais de discriminaes. Portanto, a agregao de pretos e pardos e sua designao como negros justificam-se duplamente. Estatisticamente, pela uniformidade de caractersticas socioeconmicas dos dois grupos. Teoricamente, pelo fato de as discriminaes, potenciais ou efetivas, sofridas por ambos os grupos, serem da mesma natureza. Ou seja, pela sua parcela preta que os pardos so discriminados. A justificava terica obviamente mais importante, pois ao fornecer uma explicao para a origem comum das desigualdades dos pretos e dos pardos em relao aos brancos, coloca os dois grupos como beneficirios legtimos de quaisquer aes que venham a ser tomadas no sentido de reverter o quadro histrico e vigente dessas desigualdades. 3.3 O ARCO-RIS DAS CORES Alega-se freqentemente que a classificao racial pobre em face da riqueza do vocabulrio empregado pelos brasileiros para designar sua identidade racial. De fato, exemplos arrolados por Valle Silva (1999a) confirmam a riqueza desse vocabulrio, aqui j comentada, e mostram que, desde a dcada de 1950, vrios estudos dedicados identificao racial levantaram uma enorme quantidade de termos, variando de cinco a quarenta. Esses levantamentos realizados em reas restritas, cidades ou vilas, mostravam tambm que determinados termos no eram objeto de concordncia, pois um mesmo conjunto de traos poderia ser referido por mais de um termo, dependendo dos entrevistados, podendo mesmo haver contradies entre os termos empregados. Sabendo-se que essas variaes locais so importantes, legtimo questionar se a classificao de cor ou raa do IBGE daria conta dessa riqueza sem perder informaes relevantes. Talvez a identificao da pertena racial pudesse se beneficiar da incluso de mais categorias no sistema de classificao, ou mesmo da captao livre dos termos designadores da identidade racial, sem a induo escolha de categorias de um conjunto previamente definido, isto , do no-emprego de um sistema de classificao. Embora o emprego de um mtodo de identificao seja uma condio de funcionamento do sistema classificatrio, exigindo sua definio a priori, a classificao racial pode ser manifesta ou latente. No primeiro caso, a classificao tem suas categorias predefinidas e o mtodo de identificao racial visar ao enquadramento dos sujeitos em uma destas. No segundo caso, no h predefinio de categorias, e assim emergem como resultado do processo de identificao o que se poderia chamar de categorias latentes de classificao racial. Essas preocupaes com a pertinncia da classificao no so novas, tendo mesmo suscitado a incluso, na Pnad de 1976, de um suplemento que continha questes dedicadas ao estudo do problema da identidade e da identificao racial. Tais questes permitiram verificar a adequao da classificao empregada pelo IBGE.19 O teste pde ser realizado pela comparao das respostas a dois quesitos de cor: o primeiro espontneo,
19. Como visto, tal classificao poca ainda era s de cor e no inclua a categoria indgena.

24

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

sem categorias predefinidas, com os entrevistados tendo total liberdade para selecionarem o termo que consideravam descrever sua cor ou a daqueles por quem respondiam; e o segundo induzido, no qual tinham de escolher uma entre as quatro categorias predefinidas ento previstas pela classificao: branco, preto, amarelo e pardo. A compilao das respostas ao quesito de declarao livre revelou nada menos que 136 termos distintos de identificao racial. Porm, as quatro categorias do sistema classificatrio do IBGE apareceram em nada menos que 57% das respostas espontneas. E 38% das respostas estavam concentradas em trs outros termos: morena, morena-clara e clara. Ou seja, a despeito da enorme variedade, 95% das respostas se enquadravam livremente em apenas sete termos. A tabela 4 mostra os dois quesitos cotejados.
TABELA 4

Cor induzida versus cor espontnea Brasil, 1976


(Em%)

Cor induzida Branca Preta Amarela Parda Total

Branca 42,8 0,1 0,4 0,8 44,0

Preta 0,1 4,2 0,0 0,4 4,7

Parda 0,2 0,2 0,1 6,7 7,1

Amarela 0,1 0,0 0,8 0,1 1,0

Cor espontnea Morena Morena-clara 8,2 1,5 3,0 0,1 0,9 0,2 21,0 0,9 33,0 2,7

Clara 2,0 0,0 0,1 0,2 2,3

Outras 2,3 1,0 0,3 1,5 5,1

Total 57,2 8,5 2,7 31,6 100,0

Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios, 1976, em microdados. Elaborao: Disoc/Ipea.

Outra pesquisa que permite cotejar a cor atribuda espontaneamente com a induzida foi conduzida pelo Datafolha em 1995. Como para a cor induzida foram empregadas as categorias do IBGE, interessante comparar os resultados. Todavia, deve-se ter em mente nessa comparao que a pesquisa do IBGE tem qualidade e abrangncia infinitamente superiores, o que faz que as duas pesquisas no sejam estritamente comparveis. Alm disso, outro problema para a comparabilidade a ausncia da categoria indgena no levantamento de 1976. A tabela 5 apresenta os resultados da pesquisa do Datafolha, retabulados para serem comparveis aos da tabela 4, e para serem apresentados como percentagem do total, o que confere mais flexibilidade realizao de outros tipos de anlise e ajuda a mitigar a possibilidade de que concluses errneas sobre os dados sejam produzidas pelo desconhecimento das distribuies marginais das variveis. interessante notar que a despeito dos quase vinte anos que separam os dois levantamentos e das grandes diferenas metodolgicas, os resultados so praticamente os mesmos, especialmente para as categorias branca e parda da declarao induzida. As categorias da classificao do IBGE respondem, no levantamento do Datafolha, por 50% das respostas livres, um pouco menos do que os 57% verificados em 1976. Entretanto, as sete categorias de cor que no levantamento de 1976 cobriam 95% das respostas espontneas, em 1995 cobriam 94%, praticamente a mesma percentagem. Na declarao espontnea, a principal diferena fica por conta da categoria negro, que no era expressiva (0,1%) em 1976 e passou a representar 3% das respostas em 1995. Ou seja, somando-se essas respostas ao grupo das categorias usadas na resposta induzida e s mais expressivas livremente declaradas morena,

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

25

morena-clara e clara , ter-se-ia que apenas oito categorias de cor enquadrariam por volta de 97% das respostas espontneas no levantamento de 1995.
TABELA 5

Cor induzida versus cor espontnea Brasil, 1995


(Em %) Cor induzida Branca Preta Outras1 Parda Total Nota:
1

Cor espontnea Branca 37 0 1 1 39 Preta 0 3 0 1 4 Parda 0 0 0 6 6 Amarela ... ... 0 0 1 Morena 7 5 6 18 35 Morena-clara 4 0 1 2 7 Clara 2 ... 0 0 2 Outras 1 3 0 2 7 Total 50 12 9 29 100

Fonte: Datafolha, 1995. In: Turra e Venturi (1995, p. 88-9). A categoria outras abrange a amarela, a indgena e outras da declarao induzida. Dados retabulados a partir das tabelas originais Auto-atribuio espontnea de cor e Cor auto-atribuda segundo cor observada.

A principal diferena nas distribuies marginais da declarao induzida fica por conta do aumento da proporo das pessoas que se declararam pretas. A incluso da categoria indgena tambm parece ter exercido efeitos na distribuio proporcional das categorias: outras, na tabela 5, que equivale, grosso modo, categoria amarela na tabela 4, responde por 9% dos casos. O aumento da proporo da categoria preta e de outras ocasionou, por composio, a diminuio das duas maiores categorias, branca e parda: a primeira teria decrescido 12,5% em relao a 1976, e a segunda, 6,3%. Guardadas as ressalvas feitas em relao s diferenas dos dois levantamentos, uma possvel interpretao dessas mudanas poderia apontar para uma maior valorizao da negritude, representada pelos que se declararam negros, em virtude do aumento de 41,2% da proporo de pessoas pretas e da reduo da proporo de brancos maior que a da proporo de pardos. Calculando-se, a partir das tabelas 4 e 5, as percentagens da declarao espontnea condicionais s categorias da declarao induzida, tem-se que as distribuies 1976 e 1995 para as categorias branca e parda so extremamente semelhantes. Em 1976, 75% das pessoas brancas na classificao induzida declararam-se brancas espontaneamente; em 1995, 74%. Ainda considerando os brancos, 14% declararam-se morenos em 1976, e 13% em 1995; 3% declararam-se claros em 1976 e a mesma percentagem em 1995. A diferena principal ficou por conta de uma maior concentrao dos brancos na categoria espontnea morena-clara 8% dos brancos em 1995 e apenas 3% em 1976 , quando os demais brancos encontravam-se mais dispersos por outras categorias espontneas de cor. Para os que escolheram a cor parda na classificao induzida, as semelhanas tambm so grandes. Em 1976, 21% declararam-se pardos espontaneamente, enquanto em 1995 foram 19%. Nos dois levantamentos, os pardos declararam-se preferencialmente como morenos: 66% em 1976 e 61% em 1995. E tanto em 1976 quanto em 1995 apenas 3% dos pardos declararam-se espontaneamente brancos. A maior diferena fica por conta de uma maior concentrao na categoria morenaclara no levantamento de 1995. Dois pontos revelados pela anlise das tabelas 4 e 5 devem ser retidos: o primeiro o fato de a multiplicidade dos termos empregados para designar a cor ser altamente

26

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

questionvel. A despeito da grande quantidade de termos levantados, a esmagadora maioria das pessoas se define segundo um conjunto restrito de designaes, sendo insignificante a proporo dos que escolhem cores esdrxulas. O segundo aspecto a estabilidade temporal tanto das categorias espontneas quanto da relao mantida com as induzidas. Assim, as designaes espontneas proporcionalmente expressivas so as mesmas nos dois levantamentos, sendo a nica exceo digna de nota a categoria negra, que cresce bastante no levantamento de 1995. Alm disso, a distribuio pelas categorias espontneas das pessoas que escolhem determinadas categorias induzidas muito semelhante. Finalmente, importante ressaltar que as respostas ignoradas ou as recusas em declarar a cor segundo as categorias induzidas representam uma percentagem muito reduzida dos casos em ambos os levantamentos. Ou seja, apesar da aparente rejeio de alguns termos da classificao induzida especialmente do termo pardo , as pessoas conseguem se enquadrar em uma das categorias. Nas Pnad de 1992 em diante, por exemplo, a proporo de respostas ignoradas ou recusadas ao quesito de cor ou raa sempre inferior a 0,5% dos casos. A despeito dessas evidncias conhecidas em favor da classificao de cor ou raa do IBGE, seu questionamento continuou, e o debate sobre sua adequao em face da suposta multiplicidade de cores levou realizao de um levantamento semelhante ao da Pnad de 1976 para subsidiar os trabalhos da Comisso Consultiva do Censo 2000 (Schwartzman, 1999). Para tanto, foi includo um suplemento de identificao racial na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) de julho de 1998. Esse suplemento possua, alm de um quesito de cor de declarao espontnea e outro induzido, quesitos sobre a origem, contemplando a discusso sobre os tipos de preconceito, iniciada por Nogueira (1985). Entre as tarefas da referida Comisso estavam, portanto, a considerao da eventual necessidade de reelaborao da classificao de cor ou raa e a possibilidade da incluso de quesitos de origem. Adianta-se que, aps discutir os resultados da PME, a Comisso optou pela manuteno da classificao e pela inutilidade da incluso de um quesito de origem, pois a maior parte dos entrevistados considerou-se brasileira, eventualmente adicionando outra origem, portuguesa e italiana sendo as mais expressivas (Schwartzman, 1999). Essa recusa definio por origem est plenamente de acordo com o predomnio de um preconceito de marca, essencialmente esttico, ressaltando o vigor terico e a atualidade do quadro conceitual delineado por Nogueira (1985). Ressalte-se que a origem africana (que definiria os que se reconhecem como afro-descendentes ou afro-brasileiros) representou apenas 1,5% das respostas e foi escolhida por somente 2,1% dos entrevistados. 20 Na tabela 6, so reproduzidos os resultados da PME de julho de 1998 relativos s declaraes de cor espontnea e induzida. Esses dados, apresentados por Schwartzman (1999), foram retabulados semelhana das tabelas 4 e 5.

20. O quesito de origem permitia a escolha de mais de uma opo, o que faz que o conjunto de respostas seja maior que o de entrevistados.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

27

TABELA 6

Cor induzida versus cor espontnea Regies Metropolitanas de So Paulo,Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife, 1998
(Em %)

Cor induzida Branca Preta Amarela Parda Indgena Ignorado Total

Branca 53,2 0,1 0,1 0,4 0,0 0,2 54,0

Preta 0,0 4,1 0,0 0,1 0,0 0,0 4,2

Parda 0,1 0,1 0,0 10,0 0,0 0,1 10,3

Amarela 0,0 0,0 1,0 0,0 0,0 ... 1,1

Cor espontnea Morena Morena-clara 2,8 1,1 1,3 0,0 0,1 0,0 15,9 1,7 0,5 0,1 0,1 0,0 20,8 2,9

Clara 0,7 0,0 0,0 0,1 0,0 0,0 0,8

Outras 0,4 3,6 0,0 1,4 0,2 0,2 5,9

Total 58,5 9,3 1,3 29,5 0,9 0,6 100,0

Fonte: IBGE, Pesquisa Mensal de Emprego, julho de 1998. In: Schwartzman (1999). Ob.: Dados retabulados.

Mais uma vez, embora os levantamentos no sejam estritamente comparveis em razo das diferenas metodolgicas e da cobertura geogrfica distinta, o quadro que emerge da PME essencialmente o mesmo mostrado pela Pnad de 1976 e pela pesquisa do Datafolha. Os sete termos de cor, que nos dois levantamentos anteriores abarcavam, respectivamente, 95% e 94% das respostas, continuam a englobar 94% destas, uma estabilidade impressionante e significativa, levando-se em considerao as diferenas metodolgicas e temporais. Como no levantamento do Datafolha, a grande diferena nas declaraes espontneas da PME em relao Pnad de 1976 fica por conta da categoria negro, que aparece em 3% das respostas. Ou seja, adicionando-se esse termo aos outros sete, cobrem-se 97% das respostas livres,21 exatamente como no levantamento do Datafolha. Cores e denominaes esdrxulas tambm surgiram em profuso, mas so proporcionalmente desprezveis. Comparando-se a tabela 6 s tabelas 4 e 5, percebe-se outra tendncia deveras interessante: o aumento da correlao entre a cor espontnea e a induzida. Das pessoas declaradas espontaneamente brancas, 97% mantiveram a cor na classificao induzida em 1976, 95% em 1995, e nada menos que 99% em 1998. Situao semelhante se reproduz para as categorias preta e parda: para a primeira, 90%, 87% e 98%; para a parda, 94%, 92% e 97%. Pode-se prever tambm que pessoas declaradas espontaneamente claras tendem a ser consideradas brancas na classificao induzida: 86% agiram dessa forma tanto em 1976 quanto em 1998. Das categorias mais expressivas da declarao livre, as nicas que constituem fontes de perturbao so, portanto, morena e morena-clara, mas principalmente a ltima. Os morenos tendem a ser considerados pardos na classificao induzida: 64% em 1976, e 77% em 1998. J a categoria morena-clara apresenta um comportamento irregular, pois em 1976, 57% dos que assim se declararam optaram pela cor branca na classificao induzida; em 1998, a situao se inverteu, pois 57% declararam-se pardos. Entretanto, deve-se ressalvar que morena-clara uma das categorias menos escolhidas entre o conjunto das denominaes livremente mencionadas proporcionalmente relevantes, com pouco menos de 3% das respostas em 1976 e em 1998. Assim, no constitui uma fonte significativa de problemas para a classificao.
21. Deve-se ressalvar ainda que, nos trs levantamentos, se as cores nuanadas, como as vrias tonalidades de moreno, fossem agregadas em torno da cor central, essas percentagens seriam prximas de 100%.

28

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

Todavia, o dado mais interessante vem de uma comparao entre 1976 e 1998. No levantamento mais antigo, as quatro categorias ento existentes eram mencionadas em 57% das respostas espontneas; em 1998, essas mesmas categorias, sem considerar a indgena, apareceram em nada menos que 70% das respostas livres. Ou seja, as alegaes de que a classificao do IBGE seria inadequada por no corresponder s representaes dos brasileiros sobre as raas so absolutamente injustificadas, assim como as de que existiria uma enorme multiplicidade de representaes. Alm disso, os dados apresentados suscitam duas perguntas que constituem boas hipteses de trabalho a serem testadas por estudos futuros. A primeira a de valorizao da negritude. O aumento da declarao da cor negra e da previsibilidade do enquadramento induzido dos que espontaneamente se declaram pretos e pardos podem ser indcios de que essa valorizao est em curso. Tal tendncia tambm apontada por Petruccelli (2002) a respeito do aumento da proporo de pretos 22 no Censo de 2000 em relao ao de 1991, que no poderia ser explicado por tendncias distintas de crescimento vegetativo dos grupos raciais. Entretanto, deve-se ressalvar que a valorizao da negritude pode ocorrer, ao menos do ponto de vista terico, sem que haja amenizao do racismo, ou mesmo reativamente a um aumento das tenses raciais ou da percepo destas. A segunda hiptese diz respeito ao aumento da fluncia social das categorias. Deve-se lembrar que em 1976, havia dezesseis anos que no se coletava a cor da populao em um grande levantamento. Os resultados do Censo de 1960 ento o ltimo a contemplar tal quesito no saram antes de 1978 e foram divulgados sem foco nas desigualdades raciais. Este era um tema esquecido e escamoteado. E em 1995, apesar de o quesito cor ter sido pesquisado em vrios levantamentos a partir de 1976, ainda era muito rara, por falta de pessoal especializado, de recursos e de interesse, a divulgao de indicadores e estudos em perspectiva racial. Em outras palavras, muitas pessoas no conheciam as categorias da classificao. Mas, por outro lado, especialmente ao longo da dcada de 1990, esse tipo de estatstica social com cortes raciais comeou a ser produzido e divulgado de formas progressivamente mais intensas para o pblico em geral pelos meios de comunicao de massa. Isso pode ter contribudo para que as categorias do sistema classificatrio se tornassem mais conhecidas, mais fluentes no corpo social, aumentando sua escolha na declarao livre e a previsibilidade da escolha induzida a partir da espontnea. Confirmada essa segunda hiptese, ter-se-ia de fato um aumento da acurcia da classificao, que indicaria que hoje ainda mais adequada para estudar as relaes e as desigualdades raciais do que fora no passado. 3.4 PARDOS OU MORENOS? As categorias da classificao no so todas ambguas. De fato, no h qualquer problema em identificar o branco, o preto e o amarelo, tampouco o indgena. A fonte de toda a ambigidade est no pardo, e mais especificamente na fronteira entre o pardo e o branco. verdade que parece haver uma recusa crescente ao termo preto, que
22. No Censo 2000, aumentaram as propores das categorias raciais puras e diminuiu a proporo de pardos, o que foi interpretado por alguns pesquisadores como uma valorizao das origens (Petruccelli, 2002). Porm, os resultados da PME de julho de 1998 tambm podem sugerir um aumento da valorizao esttica do negro (que no incompatvel com um aumento da valorizao das origens).

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

29

tambm possui uma carga semntica negativa, em favor de negro, categoria que tem aumentado proporcionalmente nas declaraes espontneas. Schwarcz (1987) mostra como em fins do sculo XIX os termos negro e preto eram usados em contextos bem distintos: negro era aplicado aos insubmissos, capoeiras e quilombolas e queles que se recusavam dominao branca e adeso ao ideal de brancura imposto pela brasilidade; enquanto preto era reservado aos escravos e alforriados submissos, que se contentavam com a posio subalterna e se esforavam para cruzar as portas do mundo dos brancos, a despeito das conseqncias apontadas por Fernandes (1972). Portanto, em um contexto de fortalecimento do movimento social e de valorizao da negritude, no de se surpreender algum grau de recusa a ser preto e a opo por ser negro. Todavia, do ponto de vista da classificao, esse contraste entre preto e negro no chega a ser um problema. Como visto nas tabelas 4 a 6, a declarao espontnea preta quase sempre mantida na declarao induzida. E, na PME de 1998, aqueles que preferiram declarar-se negros, por volta de 3%, como j dito, posteriormente enquadraram-se preferencialmente: 92% como pretos, e uma minoria, 6%, como pardos. Ou seja, como praxe juntar os pardos declarados e os pretos no mesmo grupo os negros , h 98% de concordncia para a declarao espontnea negra. Assim, sem sombra de dvida o grupo dos pardos constitui o grande problema da classificao. Mas quem pardo? A categoria parda a dos mestios, de qualquer tipo resultante da miscigenao das outras quatro categorias raciais puras da classificao. Todavia, em virtude das caractersticas da composio da populao brasileira e da imigrao ao longo da histria, lcito assumir que praticamente todos os pardos devem ter ao menos o branco e o preto como ascendentes, pois os ndios foram sistematicamente exterminados e empurrados para as fronteiras do territrio nacional e a imigrao asitica foi extremamente concentrada em determinadas reas. Obviamente, no se exclui a possibilidade de que possam existir mestios s de brancos com amarelos e/ou indgenas, ou s de negros com esses dois ltimos grupos. No entanto, essa uma probabilidade muito pequena: a esmagadora maioria dos mestios brasileiros muito provavelmente tem ao menos um preto e um branco entre os seus ascendentes.23 E no toa, colhendo-se alguns exemplos do que se tem dito acerca da categoria parda e de seu emprego, possvel vislumbrar que as representaes do termo que designa a categoria se coadunam com as representaes dos mestios. No levantamento do Datafolha, encontram-se vrios exemplos extremamente expressivos. Em uma das reportagens do suplemento especial da Folha de S. Paulo que apresentou o levantamento, Em defesa do mestio, pode-se encontrar a seguinte afirmao: Ningum quer ser identificado com essa palavra horrorosa [pardo], de conotao racista, ariana, o branco sujo, duvidoso (apud Valle Silva, 1999b, p. 87). Em entrevista aos reprteres do referido jornal, uma tcnica em demografia do IBGE d declaraes desconcertantes: O termo pardo um verdadeiro saco de gatos. Tudo o que no se enquadra nas outras categorias jogado l dentro. a lata de lixo do Censo (apud Rodrigues, 1995, p. 32); e depois, a mesma entrevistada pondera que os resultados da Pnad de 1976, todavia, recomendavam, como demonstrado anteriormente, a manuteno da lata de lixo. Valle Silva, tambm se referindo a esses dois exemplos, considera que so formas exuberantes (1999b, p. 87) de se referir classificao.
23. Essa afirmao encontra apoio no estudo de Pena et alii (2000) sobre as origens genticas de uma amostra de brasile iros brancos.

30

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

Como no possvel sustentar que o termo pardo tenha nascido com uma carga semntica intrinsecamente negativa, antes de recus-lo importante tentar descobrir o que fez, e faz, de pardo, que designa um tom de marrom, um termo depreciativo e ambguo. Em um dos exemplos anteriores, h uma pista: o pardo um branco sujo. luz do ideal de brancura esttica que ainda hegemnico a interpretao dessa sentena extremamente reveladora: o pardo, que o mestio, o branco conspurcado pelo preto e pelo indgena; pelos fetichistas, pelos antropides em estado inferior da evoluo, pelos membros de sociedades culturalmente atrasadas. No imaginrio brasileiro, o pardo um dos entraves que impedem o pas de ser europeizado e branco, a modernizao, o desenvolvimento, o sonhado lugar entre as sociedades de primeiro mundo. Portanto, pardo no um termo ruim em si, mas veio a tornar-se rejeitado como aquilo que designa e, por conseguinte, lembra o mestio, que no carrega em seu corpo a fixidez dos fentipos puros que permitem taxonomias raciais precisas. Alm disso, em face da preferncia explcita pelo termo moreno em vez de pardo, crticos apressados que desconhecem a histria dos termos chegaram a acusar o IBGE de inventar a categoria parda. Nada mais injusto: a cor parda no foi inventada por supostos burocratas racistas ou insensveis do IBGE que a teriam impingido, do alto de suas torres de marfim, populao morena. O termo pardo tem uma histria e j era empregado em levantamentos e projees sobre a composio racial da populao ao menos desde 1798. 24 Obviamente, pardo j tinha uma carga extremamente negativa. Mas, como dito, isso se devia ao fato de que o pardo, alm de no ser branco, era a lembrana constante do problema de ter o Brasil recebido, parafraseando Nina Rodrigues, quantidades excessivas de sangue negro que se misturou ao branco, o que lhe teria subtrado a pureza e trazido uma srie extensa de conseqncias negativas. Observe-se que nesse perodo anterior constituio do mito da democracia racial e da valorizao e da inveno da morenidade, a cor morena no era valorada, mas vista com desconfiana. Em uma das notcias de jornais reunidas por Schwarcz (1987), alerta-se para que os brancos tomem cuidado com um indivduo branco, porm de cor morena. Em um contexto de depreciao irrestrita da mestiagem, qualquer desvio do branco, mesmo o moreno, era sinal de conspurcao racial. Alm disso, o hbito de tomar sol era absolutamente incomum: banhos de mar eram raros e, quando ocorriam, eram geralmente fruto de recomendaes mdicas, e os banhistas se vestiam dos ps cabea. Nas primeiras dcadas do sculo XX, todavia, o cenrio comea a se configurar favorvel aos morenos. Pierson (1945), por exemplo, foi um dos que notaram a preferncia pelo moreno e a valorizao dessa categoria. Em sua pesquisa, que foi realizada ainda em plena disseminao, no meio cientfico e para o senso comum, das concepes pseudobiolgicas de supremacia racial, Pierson constatou que, nos discursos de muitos brasileiros, o moreno surgia como um novo tipo fsico, o produto final da miscigenao e de sua uniformizao branqueadora, o fentipo ideal do Brasil. No entanto, o prprio Pierson ressalvava a ambigidade do termo que, embora predominantemente se referisse aos mestios, tambm se aplicaria a muitos brancos. Moreno, alm de no implicar uma ascendncia africana ou o porte dos traos estticos que marcam os negros, era algo posi24. Como se pode inferir a partir de dados apresentados por Rodrigues (1988).

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

31

tivo, prezado: a mulher e o homem morenos eram freqentemente afirmados como os tipos desejados para o casamento. Algum tempo depois de realizada a Pnad de 1976, graas disseminao de seus microdados, Valle Silva (1999b) pde empreender uma anlise detalhada das relaes entre as declaraes de cor no quesito livre e no induzido, com nfase em quem seriam, afinal, os morenos. Uma primeira pista muito bvia poderia ser encontrada nas tabelas 4 e 6: das pessoas espontaneamente declaradas morenas, 64% declararam-se posteriormente pardas em 1976, e 77% em 1998. Mas Valle Silva vai alm e realiza uma anlise que leva em considerao a regio do pas em que residiam os entrevistados, bem como os nveis de renda e de escolaridade. Os resultados indicaram que existe uma grande proximidade entre morenos espontneos e pardos induzidos: embora a categoria morena no tenha uma correspondncia inequvoca com pardo e esteja situada entre pardos e brancos, est muito mais prxima da primeira. Outras concluses importantes de Valle Silva (1999b) versam sobre como a percepo da prpria situao socioeconmica influencia a declarao induzida dos morenos. Assim, os morenos que posteriormente se declararam pretos seriam os de pior situao. Os morenos espontneos que na classificao induzida se declararam brancos, embora desfrutem de uma situao superior dos que se declararam pretos, tm uma situao socioeconmica pior do que os que espontaneamente se declararam brancos. Diante das evidncias que levanta, Valle Silva conclui:
Assim, creio que podemos resumir os resultados obtidos dizendo que os morenos em mdia esto numa situao semelhante dos pardos. Se, no entanto, nos grupos de cor em que posteriormente se enquadraram, os morenos so parecidos com os demais, pretos, pardos, ou brancos, conforme eles tenham se enquadrado num ou noutro grupo. Apenas, tipicamente em situao social um tanto pior do que aqueles que, de modo espontneo, j de incio se declararam nesses grupos (1999b, p. 105).

A reivindicao da morenidade no mais que uma das muitas faces do racismo e da persistncia do ideal de embranquecimento. Guerreiro Ramos (1995) j a havia apontado como uma das manifestaes do que ele designou patologia do branco, esse desejo pungente de sermos europeus, brancos e modernos, mesmo que isso implique a negao da histria, da presena e da importncia dos negros na constituio do Brasil, uma recusa a nos aceitarmos como somos. Uma patologia que leva mesmo os negros que aderem a essa utopia da brancura a se sentirem desconfortveis se se menciona sua condio racial, por terem conscincia de serem algo que a sociedade europeizada ao redor lhes ensinou desde cedo no ser desejvel. A expresso cabal de como a rejeio do negro e a morenidade andam juntas, coadunando-se com o patolgico e utpico desejo da brancura europeizante, sintetizada com perfeio em trs casos relatados por Guerreiro Ramos:
Conheo o caso, muito significativo, de um poeta alagoano. Era esse homem de letras um cidado mestio, mas perfeitamente suscetvel de ser includo na quota dos brancos apurados pelo Recenseamento. Consta que, certa vez, um editor argentino de suas poesias sobre motivos negros fez uma propaganda em que o apresentava ao pblico como um grande poeta negro do Brasil. A alcunha, porm, teria levado o poeta alagoano a, em longa carta, pedir ao editor argentino que cessasse nas propagandas as aluses que o apresentavam como homem de cor. Este mesmo cidado escreveu, diretamente em

32

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

lngua alem (o que significativo na perspectiva adleriana do protesto), um livro em que sustentava uma tese arianizante. Mas, outro poeta nortista, residente em So Paulo, de pele tostada, foi mais taxativo. Tendo sido considerado numa entrevista como poeta negro, requereu se lhe fizesse um exame de sangue no Instituto de Biotipologia da Penitenciria de So Paulo para provar a pureza de seu sangue. Recentemente um romancista da raa negra, mas embranquecido por processos decorativos, qumicos e mecnicos, numa autodescrio que fizera a pedido de um reprter da revista O Cruzeiro, se declara moreno carregado (1995, p. 227-8).

De tudo o que foi visto, percebe-se que uma eventual substituio do termo pardo por moreno apresentaria uma srie de inconvenientes, criando mais problemas do que os que supostamente seriam resolvidos pela sua adoo. As propores dos grupos de cor da populao, por exemplo, poderiam variar segundo as estaes do ano: seria lcito supor que apareceriam mais morenos nas frias de vero e mais brancos durante o inverno. Assim, levantamentos realizados em perodos distintos no poderiam ser comparados por causa da sazonalidade das declaraes. As categorias tornariam-se tambm mais ambguas, pois entre os morenos haveria pessoas que trariam uma grande quantidade de marcas da ascendncia africana, sendo vtimas muito provveis de discriminaes, agregadas a pessoas que esteticamente poderiam ser consideradas brancas discriminadores potenciais. No preciso insistir muito sobre o fato de que apenas esses dois problemas constituiriam grandes empecilhos ao estudo e ao monitoramento das desigualdades raciais. Mas, indubitavelmente, a principal razo para que morena no seja em hiptese alguma adotada como categoria do sistema de classificao racial est muito alm desses motivos tericos e tcnicos: tal mudana seria, na verdade, uma concesso inadmissvel ao racismo, que o que, em ltima instncia, provoca a rejeio do termo pardo em favor de moreno. 3.5 UM ARGUMENTO FINAL EM PROL DA CLASSIFICAO Foram vistos aqui alguns argumentos que depem a favor da classificao de cor ou raa empregada pelo IBGE. Entretanto, o melhor depoimento nesse sentido dado pelos resultados de sua aplicao. Se houvesse tanta impreciso, tanta falta de objetividade, como se explicaria o fato de que em diferentes pesquisas, eventualmente bem distantes no tempo, as populaes delimitadas pelo emprego da classificao sejam praticamente idnticas? E mais, como explicar que o grande grupo populacional formado pelas pessoas pretas e pardas, os negros, se encontrem invariavelmente em situao de extrema vulnerabilidade social? O grfico 1 mostra como, a despeito das pequenas variaes que so de se esperar em pesquisas amostrais, o grupo dos negros definido pelo uso da classificao aparenta ser sempre o mesmo. Para ger-lo, calculou-se, a partir das Pnad de 1976, 1986, 1996 e 2001, um indicador25 do grau de sub ou de sobre-representao dos negros em cada um dos vinte estratos de pobreza relativa definidos pela partio da distribuio da renda domiciliar per capita, dos 5% mais pobres aos 5% menos pobres da po25. O logaritmo natural da razo entre a proporo de negros na populao do vigsimo e a proporo de negros na pop ulao total.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

33

pulao. Chega a ser desnecessrio comentar, to expressivo o grfico 1, que, nesse perodo de 25 anos, o padro de sub-representao dos negros nos estratos mais ricos e de sobre-representao nos estratos mais pobres o mesmo. A regularidade ainda mais impressionante se se considera que as amostras das Pnad, embora sejam enormes, no chegam a 1% da populao brasileira, e que a probabilidade de um mesmo indivduo ter entrado na amostra em mais de um ponto do perodo praticamente nula. Ou seja, so grupos de pessoas inteiramente diferentes, mas que desfrutam da mesma condio, que, por sua vez, no apresenta sinais de mudana.
GRFICO 1

Sobre e sub-representao da populao negra em estratos de pobreza relativa definidos pela renda domiciliar per capita Brasil, 1976, 1986, 1996 e 2001
3

-3 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Vigsimos da distribuio da renda domiciliar per capita

2001
Elaborao: Disoc/Ipea.

1996

1986

1976

Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios, 1976, 1986, 1996 e 2001.

Se a despeito das flutuaes e imprecises, a classificao parece identificar sempre o mesmo grupo populacional, no h por que questionar sua adequao. Poderse-ia questionar sua perfeio, mas esta constitui um objetivo inatingvel. No existe captao perfeita de aspecto algum da realidade social. Ressalve-se que essa concluso pela adequao da classificao ao contexto brasileiro no nova. Vale, ento, recuperar uma passagem de Valle Silva, que, partindo de uma anlise razoavelmente distinta da presente, de forma similar avalia que:
A coleta de dados sobre cor em sua forma censitria oficial baseia-se na suposio de que, qualquer que seja a identidade racial ou preferncia verbal que o respondente tenha para indicar a sua cor, a pergunta na sua forma fechada em categorias pr-determinadas compreendida como uma referncia caracterstica fsica/demogrfica cor da pele. E, como tal, respondida de forma aproximadamente correta. claro que, como as demais caractersticas individuais, est sujeita a erros de mensurao, embora esses sejam certamente menores do que aqueles envolvidos na mensurao de caractersticas mais propriamente scio-econmicas, tais como educao e ainda mais notoriamente sujeita a erro renda individual (1999b, p. 105-106).

34

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

4 CONCLUSES
A classificao de cor ou raa empregada nas pesquisas do IBGE no simplesmente uma inveno que saiu de algum gabinete desse rgo. Ela e suas categorias tm uma histria que reflete, em grande grau, a prpria histria das relaes raciais brasileiras nos ltimos dois sculos. Alm disso, a classificao encontrou posteriormente um slido respaldo terico nas reflexes de Oracy Nogueira acerca da singularidade do racismo no Brasil e dos mecanismos pelos quais se efetivam as discriminaes. Viu-se tambm que as reivindicaes de maior preciso ou objetividade na classificao so insustentveis. No caso da delimitao de grupos raciais no Brasil, no o instrumento de mensurao que impreciso, mas o fenmeno ao qual se enderea, pois a definio da pertena racial varia circunstancialmente. As categorias abrangentes e de fronteiras fluidas da classificao permitem que esta lide com a impreciso do fenmeno da identificao racial. Embora no se possa, a partir dos resultados de seu emprego, saber exatamente qual o fentipo nacional ideal do pardo, ou do preto, ou do branco, identificar-se-o as pessoas que se enquadram nessas categorias em seus contextos relacionais locais. O nmero de categorias da classificao tambm no configura um problema, pois, ao contrrio do que por vezes propalado, os brasileiros usam um conjunto restrito de termos de identificao racial o que justifica a induo escolha da cor em vez do registro de respostas espontneas. Deste conjunto, o termo moreno um dos mais escolhidos, todavia no faz parte da classificao. H razes histricas e tcnicas para essa excluso, que deve ser mantida, pois o termo moreno revela uma espcie de recalque coletivo que trai a rejeio da ascendncia negra e da valorizao das muitas contribuies realizadas pelos africanos transmigrados fora para o Brasil e por seus descendentes. Quanto aos mtodos de identificao, rejeitados os biolgicos por inadequao, parece no importar muito se esta realizada por auto-atribuio ou por heteroatribuio de pertena, embora luz da histria e das teorias sobre o racismo no Brasil a composio racial com menos brancos gerada pela auto-atribuio possa ser considerada mais acurada. Entretanto, no que toca s desigualdades raciais, embora estas possam parecer um pouco mais ou um pouco menos acirradas, dependendo do mtodo de identificao aplicado, o fato que sero intensas de qualquer forma, e sempre no sentido de prejuzo dos pretos e dos pardos, caracterizando o Brasil como uma sociedade racista. Para finalizar, chama-se ateno para dois pontos. O primeiro o fato de que nas situaes analisadas nenhum dos responsveis pela identificao racial, entrevistadores ou entrevistados, viam na resposta algo capaz de garantir a titularidade de direitos, como, por exemplo, definir as pessoas como beneficirias de polticas de aes afirmativas. O sistema de classificao do IBGE provou ser muito eficiente, mas sua aplicao em contextos nos quais o enquadramento em determinadas categorias possa alavancar vantagens pessoais deve ser feita de forma refletida. O segundo ponto que o sistema, apesar de muito bom, pode ser aperfeioado por meio de um melhor treinamento dos responsveis pelo registro da identificao e de alteraes na formulao da pergunta e das explicaes que se faam necessrias para que os classificadores entendam as categorias. Porm, qualquer mudana que se tencione imprimir a um sistema que se

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

35

tem provado to bom no pode em hiptese alguma ser realizada de forma intempestiva e voluntariosa, devendo ser precedida por debates entre os especialistas do campo e por pesquisas criteriosas. Em outras palavras, como reza a sabedoria popular, no se deve trocar o certo pelo duvidoso.

36

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

APNDICE A COR NA INFORMAO SOCIAL


Neste apndice, so apresentadas algumas bases de informao que permitem a construo de indicadores desagregados por grupos raciais. Em tempos recentes, a afirmao da necessidade de indicadores para o planejamento, a gesto, o monitoramento e a avaliao das polticas pblicas tornou-se lugar-comum nos discursos dos envolvidos com tais tarefas. Os indicadores, estatsticas s quais se atribui significado, so vistos como um ponto de partida, um diagnstico da situao que sofrer a interveno de uma poltica; e, concomitantemente, como um destino, pois se espera que, com polticas eficientes, as aes exeram efeitos sobre a realidade, o que implica mudanas nos indicadores rumo a patamares considerados aceitveis ou desejveis. Se os indicadores tratam do conjunto de polticas sociais, como as educacionais, as de sade e as de trabalho, so designados sob a chancela indicadores sociais. Os indicadores sociais so elaborados a partir das informaes disponveis em bases de dados. Existem, essencialmente, dois tipos de bases informativas para a construo de indicadores sociais: as geradas por levantamentos, como os Censos e as pesquisas domiciliares; e as produzidas por registros administrativos. Geralmente, os registros administrativos so resultantes de sistemas de informao que registram documentos como declaraes de bito ou provas de exames pblicos. Os levantamentos, ao contrrio dos registros, nem sempre so dedicados a um problema particular e freqentemente apresentam informaes que permitem a construo de indicadores relevantes para mais de uma esfera de ao das polticas sociais. Desde o incio da dcada de 1990, a maior parte dos levantamentos oficiais que tm o indivduo como unidade de anlise capta regularmente a cor ou a raa das pessoas segundo o sistema classificatrio do IBGE. J nos registros adm inistrativos, a qualidade da informao de cor ou raa quando existe deixa a desejar, embora esforos venham sendo despendidos em prol da melhoria de sua qualidade. Em 2002, o governo brasileiro firmou um amplo acordo com o Fundo das Naes Unidas para a Populao (BRA/02/P2) que previa entre seus objetivos a capacitao para o uso dos registros administrativos e a melhoria dos sistemas existentes. Por melhoria deve-se entender a incluso, em todos os registros voltados s pessoas, dos quesitos sexo, idade e raa. A seguir, so relacionadas as principais fontes primrias de informaes sociais do governo federal que podem ser empregadas como bases para a construo de diversos indicadores. As fontes esto agrupadas segundo os ministrios que as produzem, ou a que esto subordinados os rgos que o fazem; e segundo seu carter, se levantamento ou registro administrativo. Para cada uma das fontes, fornecida uma breve descrio, seguida da verificao da presena do quesito de cor ou raa, da especificao do mtodo de identificao da pertena racial, e de consideraes sobre a taxa de respostas inexistentes (isto , de registros em branco, recusas a responder o quesito e apontamentos de cor ignorada). Correntemente, existe uma srie de novas fontes de informao em processo de construo, como, por exemplo, a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social (GFIP) e o Cadastro nico para os beneficirios das polticas sociais do governo federal. Todavia, como os dados que es-

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

37

to sendo coletados por esses novos instrumentos ainda no esto disponveis para o pblico em geral, eximir-se- aqui de tecer comentrios acerca destes. Optou-se, portanto, por privilegiar as fontes j disponveis comumente empregadas para a produo de indicadores. A exceo fica por conta do Cadastro do Carto SUS em razo de sua ligao umbilical com os Sistemas de Informaes Hospitalares e Ambulatoriais. Convm lembrar que existem vrias fontes secundrias de indicadores de desigualdades raciais, muitas vezes calculados a partir das fontes primrias aqui relacionadas. Entre estas, vale mencionar o banco de dados agregados Desigualdade Racial: indicadores socioeconmicos Brasil, 1991-2001, lanado pelo Ipea em dezembro de 2002. importante ainda fazer um comentrio que se aplica a praticamente todas as fontes de informaes primrias a serem apresentadas, independentemente de sua natureza, se levantamentos ou registros administrativos. Mesmo quando h a informao de cor ou raa com boa qualidade, as instituies responsveis pela produo ou coleta e pela disseminao dos dados raramente facilitam o acesso ao quesito de cor ou raa, tampouco possuem a cultura da divulgao dos indicadores que produzem com cortes raciais. Normalmente, a informao de cor fica restrita divulgao dos percentuais de pessoas em cada categoria na fonte em questo. Um bom exemplo de tal situao o Sistema de Informaes de Mortalidade (SIM): apesar de, para alguns estados, a informao de cor ou raa das declaraes de bito apresentar um elevado percentual de preenchimento, no possvel obter dados deste sistema para os grupos raciais nem pelo TabNet nem pelo TabWin, que so os aplicativos do Departamento de Processamento e Disseminao de Dados da Secretaria Executiva do Ministrio da Sade (Datasus) comumente empregados para a consulta das bases. A varivel de cor ou raa est l, mas exige um conhecimento do processamento das bases muito superior ao necessrio, por exemplo, para obter as informaes por sexo. MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO Levantamento: Censo e Contagem de Populao do IBGE Os Censos esto por certo entre os levantamentos mais importantes de que se dispe para estudar as caractersticas da populao brasileira, sendo a principal fonte para estudos cuja unidade geogrfica de anlise o municpio. So conduzidos decenalmente e esto disponveis em microdados informaes questionrio a questionrio os Censos de 1970, 1980, 1991, e 2000, bem como a Contagem de Populao de 1996 (um levantamento de carter censitrio com um conjunto restrito de variveis). Os Censos captam informaes genricas sobre as moradias e as caractersticas demogrficas, educacionais, do trabalho, e dos rendimentos dos residentes.

O Censo de 1970 e a Contagem de Populao de 1996 no captaram a cor ou raa como um dos atributos dos indivduos; Os Censos de 1980, 1991 e 2000 captaram a cor ou raa a partir de 1991 com o sistema classificatrio do IBGE; A informao de cor ou raa do Censo coletada por meio de auto-atribuio induzida, isto , o entrevistado tem liberdade para indicar sua cor ou raa en-

38

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

tre as cinco categorias possveis (quatro no Censo de 1980). Todavia, h de se ponderar que a informao de cor nem sempre auto-atribuda. A pessoa entrevistada no domiclio pode apontar a cor ou raa dos demais residentes adultos, sem que estes saibam e concordem com a categoria qual foram atribudos; alm disso, por razes bvias, so pessoas adultas que declaram a cor das crianas que ainda no o podem fazer;

A taxa de respostas recusadas ou ignoradas ao quesito de cor ou raa nfima (0,7% em 2000).

Levantamento: Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad) do IBGE To importante quanto o Censo, a Pnad realizada anualmente, exceto nos anos censitrios. Iniciada no fim da dcada de 1960, tal pesquisa foi sendo aprimorada ao longo da dcada de 1970. Desde 1976, s no foi a campo em 1994. O IBGE disponibiliza para venda em microdados ao pblico todas as Pnad de 1976 em diante. A Pnad cobre todo o territrio nacional, exceto a zona rural da Regio Norte, e suas informaes so representativas para as Unidades da Federao e as Regies Metropolitanas. As Pnad captam informaes genricas sobre as moradias e as caractersticas demogrficas, educacionais, do trabalho com grande detalhamento e dos rendimentos dos moradores dos domiclios amostrados. Uma Pnad costuma ter, alm de seu corpo bsico de quesitos, mdulos suplementares temticos com questes dedicadas a um ou mais assuntos especficos, e.g. sade (1981 e 1998) e mobilidade social (1973, 1976, 1982, 1988 e 1996).

A primeira Pnad a captar a cor dos entrevistados foi a de 1976 nessa poca, o quesito ainda no era denominado cor ou raa, apenas cor; As Pnad de 1977 a 1981, e a de 1983, no possuem a informao sobre cor; Nos anos de 1982, 1984, 1985, e 1986, a cor foi captada pela Pnad, mas o quesito no fazia parte do corpo bsico da pesquisa, pertencendo ento aos boletins temticos suplementares. Em 1985, o suplemento captou tambm a cor dos filhos residentes fora do domiclio; A partir de 1987, a cor passa a ser coletada como parte do corpo bsico da Pnad; De 1992 em diante, o sistema classificatrio empregado na Pnad passa a englobar a categoria indgena e a ser designado cor ou raa; A informao de cor ou raa da Pnad captada da mesma forma que no Censo, por meio de auto-atribuio induzida, estando sujeita aos mesmos problemas relativos definio da cor dos demais residentes pelo membro entrevistado do grupo domstico; A taxa de respostas inexistentes ao quesito de cor ou raa baixssima em todas as Pnad que o captaram, sendo que na dcada de 1990 foi sempre inferior a 0,5% da populao; Na Pnad de 1976, a cor foi captada tambm por meio de autodeclarao espontnea, na qual registrada a categoria de cor mencionada pelo entrevistado.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

39

Levantamento: Pesquisa de Oramentos Familiares (POF) do IBGE A POF e sua antecessora, o Estudo Nacional da Despesa Familiar (Endef), so tambm elementos cruciais do sistema brasileiro de pesquisas domiciliares. A ida a campo da POF irregular e mais espordica que a da Pnad, e a sua cobertura se restringia a nove Regies Metropolitanas e aos municpios de Goinia e Braslia. Todavia, a nova POF passou a ter cobertura nacional e ganhou mais detalhamento em vrios aspectos, incorporando ainda algumas temticas de investigao antes perscrutadas pela Pesquisa de Padres de Vida (a PPV, comentada adiante). As POF investigam de modo aprofundado as caractersticas de consumo, de despesas e de rendimentos dos grupos domsticos e de seus membros.

As duas primeiras edies da POF, a de 1987/1988 e a de 1995/1996, somente captavam a situao dos indivduos em relao pessoa de referncia do domiclio, sua idade, sexo e escolaridade, no contemplando a cor ou raa; A nova edio da POF, 2002/2003, incluiu o quesito cor ou raa nos moldes do Censo e da Pnad; A nova POF, quando divulgada, permitir a comparao das despesas e recebimentos domsticos de brancos e negros, contribuindo para refinar o conhecimento existente acerca das desigualdades raciais.

Levantamento: Pesquisa de Padres de Vida (PPV) do IBGE A PPV teve apenas uma edio, realizada em 1996/1997. Sua cobertura restringiu-se ao Sudeste e ao Nordeste. uma das mais interessantes pesquisas de que se dispe, embora seja pouco explorada, pois investiga em profundidade uma srie de temas, das despesas domiciliares s percepes subjetivas de pobreza. Poder-se-ia resumir a PPV de forma grosseira como uma conjuno sinergtica da POF e da Pnad. Talvez esteja condenada a ter apenas uma edio, pois a nova POF incorporou temticas que lhe eram caractersticas.

A PPV coletou o quesito de cor ou raa, todavia de forma ligeiramente distinta da empregada no Censo e na Pnad: h apenas uma categoria para amarelos ou indgenas; Nos registros de pessoas da PPV, a taxa de respostas ausentes ao quesito de cor, captado nos moldes do Censo e da Pnad, excepcionalmente baixa: h apenas um caso de cor ignorada, que significa menos de 0,001% do universo representado.

Levantamento: Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE Iniciada na dcada de 1980, a PME objetiva o acompanhamento regular da fora de trabalho nas Regies Metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, So Paulo e Rio de Janeiro. Aps um perodo de aprimoramento, a PME teve seu questionrio definido em 1982. Ao contrrio da Pnad, que foi revisada para a dcada de 1990, a PME continuou a ser realizada com a mesma metodologia, a despeito

40

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

das mudanas intensas por que passou o mercado de trabalho no perodo. A partir de setembro de 2001, uma nova PME, revisada, passou a ir a campo e, at dezembro de 2002, foram conduzidas mensalmente duas PME, a antiga e a nova, para avaliar o impacto das alteraes metodolgicas sobre os indicadores. A srie antiga terminou, portanto, em dezembro de 2002.

A srie antiga da PME, que foi a campo at dezembro de 2002, captava sexo e escolaridade dos indivduos, mas no a cor ou raa (exceto em julho de 1998); A nova srie da PME, iniciada em setembro de 2001, coleta a cor ou raa das pessoas; Embora no documento de metodologia da nova PME se mencione a possibilidade de se desagregar os indicadores usualmente calculados a partir de suas informaes por cor ou raa, no foi possvel encontrar tabelas que assim os divulguem no stio do IBGE (Sistema IBGE de Recuperao Automtica Sidra); Em julho de 1998, a PME foi a campo com um suplemento temtico cujos resultados visavam subsidiar o trabalho da comisso de especialistas reunida pelo IBGE a fim de discutir eventuais modificaes no Censo 2000. Esse suplemento continha dois quesitos de cor ou raa, um de auto-declarao espontnea e outro de declarao induzida (como na Pnad de 1976), alm de um quesito relacionado auto-identificao da origem geogrfica dos ancestrais.

Registros: Sistema Integrado de Administrao de Pessoal (Siape) da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) Embora contenha apenas informaes sobre os servidores civis federais ativos e inativos da administrao direta e indireta, os dados do Siape so fundamentais para que o Comit de Avaliao e Acompanhamento do Programa Nacional de Aes Afirmativas possa implement-lo como estabelecido pelo Decreto Presidencial no 4.228, de 13 de maio de 2002. Aps o decreto, o Ministrio do Planejamento, contando com a colaborao do Ipea, empreendeu uma campanha para incentivar o cadastramento racial do servidor federal. Posteriormente, no incio de 2003, uma equipe do Ipea foi treinada para acessar os dados do Siape a fim de realizar um estudo sobre os negros no funcionalismo pblico federal e sobre a possvel existncia de diferenas nos salrios e nos padres de ocupao de cargos em comisso. Tal estudo se encontra em plena fase de realizao.

Apenas 40% dos 584 mil servidores ativos haviam preenchido o quesito de cor ou raa de sua ficha de dados pessoais em abril de 2003; A resposta ao cadastramento variou imensamente por rgo administrativo: em alguns, houve 100% de preenchimento; em outros, apenas 3%.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

41

MINISTRIO DA SADE Registros: Sistema de Informaes de Mortalidade (SIM) da Fundao Nacional de Sade (Funasa) O SIM, iniciado em 1979 aps um processo de elaborao desencadeado em 1975, um sistema informatizado de registro das informaes constantes nas Declaraes de bito. Ou seja, seus campos (variveis) so exatamente os mesmos que constam no formulrio oficial, cujo contedo definido por legislao especfica baseada em um modelo recomendado pela Organizao Mundial da Sade. O SIM uma parte essencial do Sistema de Estatsticas Vitais, que engloba tambm os dados sobre nascimentos (ver Sinasc adiante). Idealmente, todas as pessoas que morrem necessitam da declarao de bito, sem a qual no possvel proceder ao enterro ou cremao do morto em cemitrios ou crematrios formalizados, tampouco dar incio aos trmites legais para a constituio de inventrio dos bens do falecido para sua transmisso aos herdeiros. Todavia, conhecido o fato de que ainda hoje, a despeito dos esforos despendidos em prol da melhoria dos registros de bito no ltimo quarto de sculo, em vrias reas do pas os bitos so subenumerados: nem todos os bitos so comunicados e registrados pelas autoridades competentes, pois muitas pessoas so enterradas em cemitrios clandestinos. Quanto s crianas, nos rinces mais esquecidos do pas, h as que nascem e morrem sem que o Estado jamais chegue a tomar conhecimento de sua existncia.

A informao de cor ou raa passou a ser registrada nas Declaraes de bito a partir de 1996, embora os arquivos de dados do SIM j tivessem o campo preparado desde 1995; A informao de cor ou raa nas Declaraes de bito coletada segundo o sistema classificatrio de cinco categorias do IBGE, sendo que para indgenas h a previso para o registro da etnia; O mtodo de identificao racial complexo e sujeito a imperfeies, pois, por um motivo muito bvio, os sujeitos da classificao no podem declarar a prpria cor. Assim, o responsvel pelo preenchimento da Declarao de bito inclusive do quesito de cor ou raa, pois no h previso especfica quanto a este nas normas ser: 1. Algum da unidade notificadora, para os bitos naturais que ocorrerem com assistncia mdica em estabelecimentos de sade; 2. O mdico responsvel, para os bitos naturais que ocorrerem com assistncia mdica fora de estabelecimentos de sade; 3. Para os bitos naturais que ocorrerem sem assistncia mdica e fora de estabelecimentos de sade: Mdico do Servio de Verificao de bito, se existente; Mdico da localidade, se existente; Responsvel pelo morto e duas testemunhas o preenchimento da Declarao de bito ser feito no Cartrio de Registro Civil.

42

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

4. Mdico do Instituto Mdico Legal (IML) ou Perito Legista, nos casos de bitos por causas acidentais ou violentas.

Quanto ao percentual de preenchimento do campo cor ou raa nas Declaraes de bito, o SIM deixa a desejar, embora tenha havido notvel progresso desde 1996. Nesse primeiro ano, o percentual de Declaraes de bito com a informao preenchida s superior a 0,1% em So Paulo. Em 2000, o percentual de preenchimento do campo continuava a variar muito segundo a Unidade da Federao de residncia do falecido: algumas apresentavam elevados nveis de preenchimento, e outras nveis muito baixos. Em 2000, o percentual de Declaraes de bito com o campo em branco foi de 16% em todo o Brasil, um nmero considerado por alguns elevado o suficiente a ponto de poder comprometer a qualidade dos dados que envolvem a informao de cor ou raa.

Registros: Sistema de Informaes de Nascidos Vivos (Sinasc) da Fundao Nacional de Sade (Funasa) O Sinasc muito parecido com o SIM, pois tambm consiste no registro informatizado dos campos de um documento, a Declarao de Nascido Vivo. Tal declarao necessria para o registro das crianas nos Cartrios de Registro Civil e para a obteno da Certido de Nascimento. Tambm baseado em recomendaes da Organizao Mundial da Sade, o Sinasc foi implantado em 1990, existindo sries de dados anuais consolidadas a partir de 1994. Como o SIM, tambm apresenta problemas de subenumerao em determinadas reas do pas, notadamente nas Regies Norte e Nordeste.

A informao de cor ou raa do nascido passou a ser registrada em 1996; A informao de cor ou raa nas Declaraes de Nascido Vivo (DN) coletada segundo o sistema classificatrio de cinco categorias do IBGE; O mtodo de identificao racial tambm complexo e extremamente sujeito a imperfeies, pois, como no SIM, os sujeitos da classificao no podem declarar a prpria cor. Assim, o responsvel pelo preenchimento da DN inclusive do quesito de cor ou raa, pois no h previso especfica quanto a este nas normas ser: 1. Algum da unidade notificadora, para os partos hospitalares; 2. O mdico responsvel, para os partos domiciliares com assistncia mdica; 3. O Cartrio de Registro Civil, para os partos domiciliares sem assistncia mdica.

Embora o preenchimento do campo de cor ou raa das Declaraes de Nascido Vivo venha melhorando, a quantidade de registros em branco ainda era elevada em 2000: 13% do total de nascidos no tinha a raa declarada. A taxa de registros no preenchidos variava bastante segundo a Unidade da Federao considerada.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

43

Registros: Sistema de Informaes Hospitalares (SIH) O SIH baseado em um documento, as Autorizaes de Internao Hospitalar (AIH). As AIH so o instrumento pelo qual so pagos os servios hospitalares prestados ao SUS. O SIH existe desde 1981.

No h informaes sobre as caractersticas dos internados, tampouco a informao de cor ou raa; Atualmente, encontra-se em implantao o Carto SUS, que permitir identificar a cor ou raa das pessoas que passam por internaes hospitalares.

Registros: Sistema de Informaes Ambulatoriais (SIA) O SIA o equivalente do SIH para os procedimentos ambulatoriais realizados com cobertura do SUS encaminhados por guias de pagamento (esses instrumentos tm mudado de nome e forma ao longo do tempo). Registra a produo ambulatorial desde 1994.

No h informaes sobre as caractersticas dos atendidos, tampouco a informao de cor ou raa; A deficincia de informaes socioeconmicas do SIA tambm pode vir a ser suprida pelo Carto SUS.

Registros: Cadastro do Carto SUS Embora o SIH e o SIA cumpram razoavelmente bem a funo de gerenciar o pagamento aos prestadores de servios, a consolidao do SUS e de seu modelo descentralizado, com o aumento progressivo das transferncias diretas para municpios, que pagam diretamente os prestadores, implicou a necessidade de aprimoramento do registro da produo ambulatorial e hospitalar. Alm disso, o SIH e o SIA no permitiam a caracterizao socioeconmica do usurio e o acompanhamento de seu perfil de utilizao dos servios, informaes essenciais para a melhoria da gesto e do planejamento das aes de sade. O Carto SUS em processo de implementao suprir essas deficincias. A idia simplesmente cadastrar os usurios do SUS em um banco de dados nacional e fornecer-lhes um carto magntico que ser usado ao serem atendidos na rede hospitalar e ambulatorial conveniada. Segundo o Ministrio da Sade, at julho de 2002, 35 milhes de cadastros j haviam sido encaminhados pelas secretarias municipais de sade.

O quesito cor ou raa faz parte do cadastro dos usurios; O registro da informao de cor ou raa no formulrio de cadastro do Carto SUS feito empregando as cinco categorias usuais do IBGE. A cor autoatribuda ou heteroatribuda pelo responsvel pelo usurio, sem juzo de valor do entrevistador; No foi possvel obter dados sobre o preenchimento da informao de cor ou raa na base do cadastro, ainda em fase de implementao.

44

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

MINISTRIO DA EDUCAO Levantamento: Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) O Censo Escolar uma das mais antigas fontes de informao: suas primeiras edies datam da dcada de 1930. Entretanto, essas tentativas pioneiras careciam de regularidade e de uniformidade metodolgica. A partir de 1980, o Censo Escolar tem sido realizado anualmente, e revises peridicas de seu questionrio so empreendidas. Em 1996, com a aprovao da lei instituidora do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio (Fundef), o Censo ganhou importncia, passando a ser a base informacional que orienta a distribuio dos recursos do Fundo, pois a partir de seus dados que so projetadas as estimativas de matrculas e o valor mnimo a ser repassado por aluno. O Censo fornece informaes sobre todos os estabelecimentos de ensino do pas, estrutura fsica (do nmero de salas de aula aos equipamentos de cozinha), nveis de ensino, nmero de vagas, quantidade de docentes, atuao e formao dos docentes, etc. A declarao dos dados ao Censo Escolar obrigatria para todos os estabelecimentos de ensino bsico, pblicos ou privados.

O Censo Escolar no capta a cor ou raa dos alunos matriculados ou dos professores; Seria complicado introduzir o quesito de cor ou raa no questionrio do Censo em sua forma atual , pois a informao no coletada para indivduos: as informaes dos discentes e dos docentes so coletadas de forma agregada. Assim no se tem cada docente discriminado em uma planilha com variveis sobre sua atuao (em que nveis de ensino ministram aulas) e sua formao, mas um campo do formulrio no qual se registra, por exemplo, quantos professores do ensino fundamental tm nvel superior no estabelecimento de ensino; Outro obstculo correlato seria o problema de que a informao preenchida pela administrao da escola: para registrar a cor ou raa dos alunos e dos professores, o ideal seria a informao captada por auto-atribuio, o que, no caso de um censo anual, pode vir a ser um empecilho tcnico incontornvel em razo dos custos financeiros e temporais envolvidos. Mesmo assim, alguns especialistas tm reivindicado uma orientao a indivduos no Censo Escolar ou a implementao de algum tipo de cadastro socioeconmico dos discentes e dos docentes, em moldes do Carto SUS.

Levantamento: Censo da Educao Superior do Inep Equivalente ao Censo Escolar, levanta informaes sobre os estabelecimentos de ensino superior, pblicos e privados. Realizado de forma irregular desde 1980, passa a ser um pilar do sistema de avaliao do ensino superior em 1996, comeando a ser reali-

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

45

zado com periodicidade anual. Alm do mesmo tipo de informao captado pelo Censo Escolar, traz informaes sobre o pessoal tcnico-administrativo.

O Censo da Educao Superior no capta a cor ou raa dos discentes, docentes, tampouco do pessoal tcnico-administrativo; Valem para esse Censo as mesmas consideraes sobre as dificuldades para a eventual implantao de um quesito de cor ou raa feitas para o Censo Escolar.

Registros: Exame Nacional de Cursos (ENC) provo do Inep O ENC outro dos instrumentos que compem o sistema de avaliao do ensino superior, tendo sido criado no fim de 1995. Realizado anualmente, seu objetivo avaliar, dentro de suas limitaes e complementarmente a outros instrumentos, a qualidade do ensino de graduao. Em 2000, abrangeu quase a totalidade dos formandos de dezoito cursos de graduao. Os formandos respondem a um questionrio-pesquisa, uma prova especfica, e outro questionrio dedicado s impresses sobre a prova.

O ENC capta a informao sobre a cor dos formandos; No h informaes sobre o percentual de registros com o quesito cor ou raa em branco nos relatrios e tabelas divulgados pelo Inep; O Inep emprega o sistema classificatrio do IBGE, mas a pergunta Como voc se considera, seguida das cinco categorias entre as quais o formando pode escolher.

Registros: Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) do Inep O Enem um exame para a avaliao dos conhecimentos dos egressos do ensino mdio empregado como critrio de seleo de calouros por algumas instituies de ensino superior. Iniciado em 1998, tem se tornado cada vez mais abrangente: 1,3 milho de estudantes prestaram o exame em 2002. Sua realizao anual.

A cor dos estudantes captada; No h informaes sobre o percentual de registros com o quesito cor ou raa em branco nos relatrios e tabelas divulgados pelo Inep; O Inep emprega o sistema classificatrio do IBGE, mas a pergunta Como voc se considera, seguida das cinco categorias entre as quais o formando pode escolher.

Levantamento: Sistema Nacional de Avaliao do Ensino Bsico (Saeb) do Inep Iniciado em 1988, somente em 1995 o Saeb foi consolidado em todas as Unidades da Federao. Tal sistema consiste em uma srie de exames de conhecimentos aplicados a uma amostra dos alunos da 4a e da 8a sries do ensino fundamental, e da 3a srie do ensino mdio. A cada edio vem sendo aprimorado, e uma pesquisa extremamente

46

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

complexa e sofisticada, que vai muito alm dos resultados dos testes, trazendo tambm informaes sobre o relacionamento dos alunos com os pais e sobre caractersticas destes, sobre os professores, os diretores e os estabelecimentos de ensino. O Saeb bienal.

As edies de 1995 e de 1997 do Saeb captavam a cor dos alunos, mas no dos professores e do diretor; Os Saeb de 1999 e 2001 captam a cor dos alunos, dos professores e dos diretores; O mtodo de identificao racial e as categorias empregadas so os mesmos do IBGE, com a diferena na formulao da pergunta, Como voc se considera?; Em virtude da complexidade do desenho do Saeb, no seria pertinente observar simplesmente o percentual global de casos de cor no preenchida, ainda que parea no ser elevado para as diversas unidades de anlise contempladas (alunos, professores, diretores); Existem vrios questionamentos sobre a qualidade da captao do quesito de cor ou raa pelo Saeb, alm de outras variveis de cunho demogrfico e socioeconmico, especialmente no que toca s informaes dos alunos da 4a srie do ensino fundamental. Todavia, no foi possvel encontrar estudos que sistematizassem e apontassem os principais problemas que podem constituir empecilho ao uso da informao de cor ou raa do Saeb.

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Registro: Relao Anual de Informaes Sociais (Rais) A Rais foi instituda em 1975 e uma das mais importantes fontes de inform ao sobre o mercado de trabalho formal do Brasil. Cumpre a funo de identificar os trabalhadores que fazem jus ao PIS-Pasep, controlar os registros do FGTS e fiscalizar o cumprimento da Lei dos 2/3, que garante a nacionalizao da fora de trabalho. O Ministrio do Trabalho e Emprego considera que a cobertura do mercado de trabalho formal pela Rais tornou-se to elevada que se poderia consider-la um verdadeiro censo deste.

A Rais passou a coletar a informao sobre a cor ou raa a partir de 1999 (obrigao instituda pela Portaria no 1.740, de 26/10/1999 Ministrio do Trabalho e Emprego); empregada a classificao do IBGE, mas no necessariamente a identificao de pertena racial por auto-atribuio; O preenchimento da informao de cor no bom em 1999, por volta de 26% dos empregados no tinham a cor registrada; O mtodo de identificao racial problemtico. No costumam ser os funcionrios que informam suas caractersticas, mas a empresa. Adicione-se o complicador de que freqentemente empresas grandes, com filiais, tm os dados de todos os empregados processados na matriz;

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

47

Talvez em razo do baixo preenchimento do quesito, a cor no uma varivel disponvel para consulta no SGT, que o aplicativo que permite a recuperao de dados da Rais para a elaborao de estatsticas, tampouco nas tabelas disponveis no stio do ministrio (Anurio Estatstico da Rais). Verses da Rais com a varivel de cor s podem ser obtidas mediante solicitao especial ao Ministrio do Trabalho e Emprego, pois h srias questes legais que envolvem a garantia do sigilo dos dados; Outro srio empecilho ao uso da informao de cor da Rais o fato de sua unidade de anlise no ser propriamente o empregado no mercado formal de trabalho, mas o vnculo empregatcio. Assim, por exemplo, um sujeito que possua dois empregos formais em estabelecimentos distintos, surgir duas vezes na Rais. No foi possvel encontrar estudos que avaliem as implicaes do fato de a unidade de anlise ser o vnculo empregatcio.

48

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALLAN, J. Review of the measurement of ethnicity: international concepts and classifications. Nova Zelndia: Statistics New Zealand, 2001. ALMEIDA, C. A.; YOUNG, C.; PINTO, A. S. Qual a cor do brasileiro? Insight Inteligncia, abr./jun. 2002. CAVALLI-SFORZA, L. L. Genes, povos e lnguas. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1972. FREYRE, G. Casa grande & senzala. 29. ed. Rio de Janeiro: Record, 1994. GUERREIRO RAMOS, A. Introduo crtica sociologia brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. HOPENHAYN, M.; BELLO, A. Discriminacin tnico-racial y xenofobia en Amrica Latina y el Caribe. Santiago: Cepal, 2001. (Politicas Sociales, 47). NOGUEIRA, O. Tanto preto quanto branco: estudo de relaes raciais. So Paulo: T. A. Queiroz, 1985. PENA, S. D. J. et al. Retrato molecular do Brasil. Cincia Hoje, v. 27, n. 159, abr. 2000. PETRUCCELLI, J. L. A declarao de cor/raa no Censo 2000: um estudo comparativo. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. (Texto para Discusso, n. 6). PIERSON, D. Brancos e pretos na Bahia: estudo de contato racial. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1945. (Coleo Brasiliana, 241). RODRIGUES, F. Racismo cordial. In : TURRA, C.; VENTURI, G. Racismo cordial: a mais completa anlise sobre preconceito de cor no Brasil. So Paulo: tica, 1995. RODRIGUES, N. Os africanos no Brasil. 7. ed. Braslia: UnB, 1988. (Coleo Temas Brasileiros, 40). ROMERO, S. Histria da literatura brasileira. 4. ed. v. 1. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1949. (Coleo Documentos Brasileiros, 24). SCHWARCZ, L. M. Retrato em branco e negro: jornais, escravos e cidados em So Paulo no final do sculo XIX . So Paulo: Companhia das Letras, 1987. SCHWARTZMAN, S. Cor, raa e origem no Brasil. 1999. Disponvel em <http:// www.airbrasil.org.br> Acesso em: fev. 2001. SMITH, T. W. Measuring race by observation and self-identification. Chicago: National Opinion Research Center, 1997. (GSS Methodological Reports, 89). TELLES, E. E.; LIM, N. Does it matter who answers the race question? Racial classification and income inequality in Brazil. Demography, v. 35, n. 4, nov. 1998.

ipea

texto para discusso | 996 | nov. 2003

49

TURRA, C.; VENTURI, G. (Org.) Racismo cordial: a mais completa anlise sobre preconceito de cor no Brasil. So Paulo: tica, 1995. VALLE SILVA, N. Uma nota sobre raa social no Brasil. In : HASENBALG, C.; VALLE SILVA, N.; LIMA, M. Cor e estratificao social. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 1999a. __________. Morenidade: modo de usar. In : HASENBALG, C.; VALLE SILVA, N.; LIMA, M. Cor e estratificao social. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 1999b.

50

texto para discusso | 996 | nov. 2003

ipea

Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada ipea 2003 EDITORIAL


Gerente Silvnia de Araujo Carvalho
Reviso

Braslia
SBS Quadra 1 Bloco J Ed. BNDES, 10 o andar 70076-900 Braslia DF Fone: (61) 315-5336 Fax: (61) 315-5314 Correio eletrnico: editbsb@ipea.gov.br

Luciana Soares Sargio Allisson Pereira Souza (estagirio) Constana de Almeida Lazarin (estagiria)
Editorao

Iranilde Rego Aeromilson Mesquita Elidiane Bezerra Borges Roberto Astorino


Reproduo Grfica

Rio de Janeiro
Av. Presidente Antnio Carlos, 51, 14 o andar 20020-010 Rio de Janeiro RJ Fone: (21) 3804-8118 Fax: (21) 2220-5533 Correio eletrnico: editrj@ipea.gov.br URL: http://www.ipea.gov.br

Antnio Lucena de Oliveira Edilson Cedro Santos


Apoio Administrativo

Tnia Oliveira de Freitas Wagner da Silva Oliveira


Divulgao ISSN 1415-4765 Tiragem: 130 exemplares

Geraldo Nogueira Luiz Jos Carlos Tofetti

Das könnte Ihnen auch gefallen