Sie sind auf Seite 1von 3

REJEITANDO O ESPRITO DE CAIM (1 Joo 3.11-12) v.

11 Porque a mensagem que ouvistes desde o princpio esta: que nos amemos uns aos outros; v.12 no segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmo; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram ms, e as de seu irmo, justas. Muitas vezes quando lemos um texto to extremo quanto esse, ns dizemos: puxa, nesse ai eu estou bem, pois eu amo meu irmo e jamais mataria ningum. Pelo menos nessa rea eu estou bem com Deus. Mas ser que esta bem mesmo? Vamos nos aprofundar em algumas caractersticas do corao de Caim, e derrepente se voc se v em algumas dessas caractersticas elas serviro como uma luzinha amarela piscando te alertando pra voc corrigir qualquer tendncia de Caim, pois esse ESPRITO DE CAIM um grande Inimigo da Comunho. (Gnesis 4.3-9) v.3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. v.4 Abel, por sua vez, trouxe das primcias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; v.5 ao passo que de Caim e de sua oferta no se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. v.6 Ento, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? v.7 Se procederes bem, no certo que sers aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz porta; o seu desejo ser contra ti, Mas A Ti Cumpre Domin-Lo. v.8 Disse Caim a Abel, seu irmo: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmo, e o matou. v.9 Disse o SENHOR a Caim: Onde est Abel, teu irmo? Ele respondeu: No sei; acaso, sou eu tutor de meu irmo? O ESPRITO DE CAIM GERA UM CORAO INDIVIDUALISTA (EGOCENTRICO) GN. 4.19 Tutor do Hebraico shamar: Proteger; Defender; Ser Responsvel; Guardar a vida; Entesourar. Caim estava dizendo a Deus: por acaso sou eu responsvel por meu irmo? eu sou o babazinho dele? eu que tenho que ficar discipulando meu irmo, cuidando dele? Muitas vezes temos a mesma atitude, e dizemos: eu no vou ficar perdendo meu tempo discipulando, ficar cuidando de outros no pra mim, cada um de conta de sua prpria vida diante de Deus. At j investi na vida de alguns, mas eles no corresponderam, quer saber, vou cuidar de mim e de minha famlia. Quanto egosmo, se voc tem isso em seu corao, com muito amor e carinho, tome cuidado, pois a luzinha amarela pode estar acesa na sua vida. Cuidado, pois o esprito de Caim j te contaminou. E esse esprito de Caim um grande inimigo da Comunho, um grande inimigo da Koinonia. O ESPRITO DE CAIM GERA UM CORAO MESQUINHO PARA COM DEUS (GN. 4.3-5) A Biblia diz que Deus no se agradou de Caim nem de sua oferta, o problema era a atitude do corao dele, uma atitude mesquinha e egosta. Por isso que aquele que mesquinho para com Deus (verticalmente), tambm mesquinho para com seus irmos (horizontalmente), no seu tempo, nos seus bens, no seu conhecimento, na sua dedicao. Por isso que muitos no querem se envolver com a Igreja, no querem discipular, no querem ajudar seus irmos.

E alem de ter uma atitude mesquinha, ainda tem inveja do irmo, porque ele foi elogiado? Porque ele foi mencionado e no eu? Porque ele foi reconhecido e eu no fui? ISSO O ESPRITO DE CAIM. Caim ficou com raiva, porque Deus ficou feliz com Abel e no ficou feliz com ele. Em vez de Caim se tocar e procurar seu irmo para dizer: poxa Abel me ensina, quero aprender com voc como agradar ao Corao de Deus. Deus eu quero te agradar, me da uma oportunidade pra eu dar uma oferta que te agrade. Mas no, ele ficou foi com inveja. Ento se isso tem acontecido com voc, tome cuidado isso pode ser uma luzinha amarela. Talvez o Esprito de Caim tenha apoderado da sua vida. Talvez voc pode dizer mas eu nunca matei ningum, ser que nunca matou mesmo. A Bblia diz em: (1 Joo 3.15) Todo aquele que odeia a seu irmo assassino ; ora, vs sabeis que todo assassino no tem a vida eterna permanente em si. Tem pessoas que matam a outra no seu corao. Matam a outra porque no querem mais falar com a outra. As vezes no corao dizem eu j perdoei, mais num quero nem papo mais com ela. Pra mim ela j morreu (olha ai matou). E isso muitas vezes nem dito, mas com nossas atitudes declaramos que algum morreu para ns, quando eu deixo de conversar, deixo de ter aquele relacionamento que tinha, deixo de ter intimidade. O ESPRITO DE CAIM GERA MALDIO E FAZ A PESSOA UM FUGITIVO (GN. 4.10-12) (Genesis 4.10-12) v.10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmo clama da terra a mim. v.11 s agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mos o sangue de teu irmo. v.12 Quando lavrares o solo, no te dar ele a sua fora; sers FUGITIVO e errante pela terra. Quando somos levados por esse Esprito de Caim, entramos em maldio, e outras palavras a pessoa planta muito mas colhe pouco, trabalha muito mas v pouco resultado, e se torna fugitivo, ele foge da comunho, foge do compromisso, foge de fazer vnculos de amor e carinho, foge de fazer compromisso com a igreja local e com o Corpo de Cristo, foge da responsabilidade de dar sua vida para o irmo, isso tudo faz parte do Esprito de Caim. O ESPRITO DE CAIM LEVA A PESSOA A SAIR DA PRESENA DO SENHOR (GN 4.16) (Genesis 4.16) Retirou-se Caim da presena do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do den. Se no se arrepender, o Esprito de Caim acaba afastando a pessoa da prpria presena de Deus, no s da comunho dos irmos, e vai peregrinando no deserto da vida. Node=lugar de peregrinao.

No podemos fazer como o rato que estava olhando pelo buraco, e viu chegando um pacote na casa do fazendeiro, e quando abriu era uma ratoeira, o rato ficou desesperado e foi buscar ajuda com os outros animais da fazenda.

Foi atrs da galinha e disse: galinha me ajuda, uma ratoeira. A galinha respondeu: o que eu tenho com isso, uma ratoeira e eu sou uma galinha. Ento foi correndo pro porco, e o porco respondeu, vou orar de vez em quando por voc, fica tranquilo, mas na verdade o porco no fez muita questo. Procurou a vaca dizendo: socorro vaca, num sei o que fao, e a vaca disse olha nem na casa eu entro, esse no problema meu. Ningum estava nem ai com o coitadinho do ratinho. S que o que aconteceu? Na primeira noite que a ratoeira foi armada, uma cobra caiu na ratoeira, e a mulher do fazendeiro foi picada, voltando do hospital, o fazendeiro fez uma canja e teve que matar a galinha, e todos os vizinhos vieram visitar a esposa do fazendeiro, e ele teve que matar o porco pra alimentar suas visitas. Logo que ela se recuperou, o fazendeiro pensou consigo, mas o pessoal foi to solidrio, quer saber vou fazer um grande churrasco. E l se foi a vaca. Moral da estria, que meu irmo tem tudo haver comigo, quando um membro sofre todos devem se preocupar em ajuda-lo, devemos ter um esprito solidrio, amoroso, de se preocupar uns com os outros. O AMOR VERDADEIRO AGE NO CONTEXTO DA COMUNHO, E A COMUNHO INSEPARVEL DA COLETIVIDADE. (Atos 2.42) E perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes. Todas essas coisas so realizadas na coletividade, pois existem bnos que s recebemos na coletividade, gozando de uma verdadeira Koinonia. Cristianismo vnculos, coletividade, reunir nas casas, dar sua vida, ser o corpo de Cristo. Hoje se vive um pseudo cristianismo, onde as pessoas s querem ir atrs da beno, e vivem no anonimato, sem vnculos com a igreja. Tem gente que pensa que da pra ter relacionamento com uma pessoa s com sua cabea sem corpo. Da mesma forma na da pra eu me relacionar com Jesus s com a cabea, sem querer me relacionar com seu corpo. Pra eu ter um bom relacionamento com Jesus eu tenho que me relacionar bem com todos os seus membros, no posso aceitar a Jesus e rejeitar seu corpo.

Das könnte Ihnen auch gefallen