Sie sind auf Seite 1von 152

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Ol pessoal, Estamos

na segunda aula de nosso curso! Gostaria de lembr-los que estarei disposio de vocs no frum do curso! E, tambm, que caso vocs queiram enviar alguma questo para ser comentada por mim neste curso, podem envi-la para o email deborah@pontodosconcursos.com.br Fui informada por alguns alunos que fizeram este curso anteriormente que as questes abordadas na ltima prova da FCC estavam contidas no curso. Assim, irei inserir as questes mais recentes da FCC (TRT 6 Regio 2012) juntamente com as explicaes tericas no decorrer das aulas. Vocs podero observar que os temas abordados pela FCC nas provas estavam no curso Vamos dar incio ao nosso estudo, ento! Aula 02: Direito do Trabalho: Da relao de trabalho e da relao de emprego: requisitos e distino; relaes de trabalho lato sensu: trabalho autnomo, trabalho eventual, trabalho temporrio e trabalho avulso. Dos sujeitos do contrato de trabalho stricto sensu: do empregado e do empregador: conceito e caracterizao; dos poderes do empregador no contrato de trabalho. Do grupo econmico; da sucesso de empregadores; da responsabilidade solidria. 2.1. Da relao de emprego e da relao de trabalho:

A relao de emprego uma das modalidades especficas da relao de trabalho juridicamente configuradas. (Maurcio Godinho Delgado)

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Relao de trabalho toda relao jurdica na qual o objeto contratado ser a prestao de um trabalho humano, independentemente de existir subordinao ou contraprestao salarial entre as partes contratantes. Assim, ela engloba no s a relao de emprego, mas tambm a de trabalho autnomo, eventual, avulso, estagirio, e outras modalidades de contratao de prestao de trabalho sem a configurao dos elementos caracterizadores da relao de emprego. No estgio regular, por exemplo, no h relao de emprego, uma vez que est ausente a onerosidade, ou seja, o estagirio no recebe um salrio pelos servios prestados. O mesmo ocorre no trabalho voluntrio, pois os servios so prestados gratuitamente. No trabalho autnomo, estaro ausentes a subordinao jurdica e a alteridade. J no eventual, inexistir a no-eventualidade. importante lembrar que caso o estgio, seja executado em desconformidade com os requisitos legais, ser considerado um estgio fraudulento e a o vnculo de emprego ir formar-se com o tomador dos servios do estagirio. Na relao de emprego, o trabalho dever ser prestado pessoalmente (pessoalidade) por uma pessoa fsica a uma pessoa fsica ou jurdica, de maneira subordinada (subordinao jurdica), sendo os riscos do negcio inteiramente assumidos pelo empregador (ajenidad/alteridade). ATENO: A relao de emprego o vnculo existente entre o empregado (pessoa fsica) e o seu empregador (pessoa fsica ou jurdica), atravs da qual o primeiro subordina-se juridicamente s ordens do segundo, recebendo uma contraprestao salarial e no podendo fazer-se substituir, ou seja, os servios devero ser prestados pessoalmente. A CLT, no art. 442, ao conceituar contrato de trabalho, vinculou-se aos elementos caracterizadores da relao de emprego. Assim, podemos afirmar que todos os empregados so trabalhadores (relao de trabalho), mas nem todos os trabalhadores so empregados (relao de emprego).
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Para ser considerado empregado, necessria a caracterizao da relao de emprego, atravs da presena de seus cinco elementos constitutivos, pois a ausncia de algum deles acarreta a no existncia da relao de emprego e, portanto, a inexistncia de vnculo empregatcio e de contrato de trabalho. Para conceituar a relao de emprego, necessrio caracteriz-la atravs da presena de forma concomitante dos cinco elementos fticojurdicos, estabelecidos nos artigos 2 e 3 da CLT, que definem as figuras do empregado e do empregador, so eles: Trabalho prestado por pessoa natural ou fsica: O empregado ser sempre pessoa fsica ou natural, mas o empregador poder ser pessoa jurdica ou pessoa fsica ou natural. Logo, para ser considerado empregado necessrio que o trabalho seja prestado por pessoa fsica ou natural.

Pessoalidade: O empregado no poder fazer-se substituir por outra pessoa na prestao de seus servios, devendo prestar as suas obrigaes de forma intuitu personae, ou seja, de forma pessoal. A pessoalidade um elemento que incide apenas sobre a figura do empregado, pois em relao ao empregador prevalece a despersonalizao, fato que ns estudaremos mais adiante quando falarmos de sucesso.

Subordinao jurdica: A subordinao um elemento que diferencia o empregado (relao de emprego) do trabalhador autnomo (relao de trabalho), uma vez que o empregado est subordinado juridicamente ao seu empregador, devendo obedecer as suas ordens e o trabalhador autnomo presta os seus servios de forma autnoma.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Onerosidade: Na prestao de servios deve-se haver uma contraprestao salarial, ou seja, o empregado coloca a sua fora de trabalho disposio de seu empregador e dever receber um salrio por isto. Assim, o trabalho voluntrio no qual o empregado nada recebe considerado relao de trabalho porque est ausente o requisito da onerosidade. importante ressaltar que a alteridade considerada um requisito da relao de emprego uma vez que os riscos do negcio so do empregador que dever pagar os salrios de seus empregados mesmo em caso de insucesso empresarial.

No-eventualidade: O princpio da continuidade da relao de emprego um princpio peculiar do direito do trabalho. Atravs deste princpio, objetiva-se a permanncia do empregado no emprego e o requisito da no-eventualidade caracteriza-se, exatamente, pelo modo permanente, noeventual, no-espordico, habitual com que o trabalho deva ser prestado. Quadro esquemtico: Relao de emprego Empregado domstico Empregado rural Empregado Relao de Trabalho Relao de trabalho Trabalhador avulso Trabalhador eventual Trabalhador autnomo Trabalho voluntrio Estagirio Regular

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

BIZU DE PROVA Sobre a relao de emprego temos duas Smulas do TST que sempre so cobradas nas provas de concurso pblico. A Smula 386 que fala da possibilidade de reconhecimento da relao de emprego entre o policial militar e a empresa privada e a Smula 363 que fala da impossibilidade de reconhecimento da relao de emprego com rgos da administrao direta, indireta, autrquica e fundacional. Smula 386 do TST Preenchidos os requisitos do art. 3 da CLT, legtimo o reconhecimento de relao de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar. Smula 363 do TST A contratao de servidor pblico, aps a CF/1988, sem prvia aprovao em concurso pblico, encontra bice no respectivo art. 37, II e 2, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestao pactuada, em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes aos depsitos do FGTS. A Smula 363 do TST estabelece as verbas que sero devidas quando reconhecida a nulidade de um contrato de trabalho com a Administrao sem a prvia existncia de um concurso pblico. So elas: os depsitos do FGTS e os salrios referentes s horas trabalhadas. importante lembrar da smula 430 do TST que foi recentemente publicada e que no foi abordada pela FCC no concurso do TRT da 6 Regio, realizado no me passado. SMULA 430 do TST ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA. CONTRATAO. AUSNCIA DE CONCURSO PBLICO. NULIDADE. ULTERIOR PRIVATIZAO. CONVALIDAO. INSUBSISTNCIA DO VCIO. Convalidam-se os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausncia de concurso pblico, quando celebrado originalmente com ente da Administrao Pblica Indireta, continua a existir aps a sua privatizao.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 2.1. Distino dos demais trabalhadores (eventual, autnomo, de empreitada): Adotarei a distino do jurista Maurcio Godinho Delgado, uma vez que ele o jurista que vem sendo adotado pelas bancas. a) Trabalho Eventual: aquele em que a pessoa fsica presta servios ocasionalmente, sem relao de emprego, a uma pessoa fsica ou jurdica, com subordinao de curta durao. Portanto, as normas da CLT no se aplicam a ele. Como exemplo, temos os chapas, trabalhadores que ficam nas estradas para descarregarem os caminhes e que, em geral, prestam servios de forma espordica a vrios tomadores, no sendo por isso, considerados empregados. Ainda temos como exemplos, o bia-fria e o diarista domstico (aquele que presta servios de faxina, em regra de duas a trs vezes por semana, conforme entendimento jurisprudencial). H quatro teorias para explicar o que trabalho eventual. So elas: a) Teoria do evento; b) Teoria da Descontinuidade; c) Teoria da Fixao Jurdica; d) Teoria dos Fins da Empresa. a) Teoria do Evento: Esta teoria leva em considerao o tipo de servio para o qual o trabalhador foi contratado, se ele ou no de curta durao para a empresa. Caso ele seja de curta durao para a empresa o trabalhador ser considerado eventual e no empregado. Esta teoria no foi aceita pela doutrina brasileira. b) Teoria da Descontinuidade: Esta teoria leva em considerao o conceito temporal da prestao de servios, ou seja, eventual seria o trabalho que no se repete para um mesmo trabalhador. Exemplo: um professor que ministre uma aula, apenas, em determinada Universidade. c) Teoria da Fixao Jurdica: por esta teoria eventual seria aquele trabalhador que presta servios para diversos tomadores de forma simultnea sem se fixar a nenhum deles. Ex: Faxineira que cada dia da semana est em uma residncia diferente.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva d) Teoria dos Fins da Empresa: Esta teoria destaca a natureza do servio em relao atividade empresarial. Assim, trabalho eventual ser aquele que no estiver inserido na atividade normal da empresa. Por esta teoria a bilheteira do cinema que s funciona nos finais de semana considerada empregada, porque a venda de ingressos est inserida na atividade normal da empresa. Ateno: A distino entre o empregado e o trabalhador eventual o elemento de permanncia, ou seja, a no-eventualidade. Assim, caso esta esteja presente, de forma concomitante com os outros elementos ftico-jurdicos da relao de emprego, caracterizar-se- a relao de emprego. c)Trabalho Autnomo: A diferenciao central entre o trabalho autnomo e o empregado est na subordinao. O trabalho autnomo aquele que se realiza sem a subordinao do trabalhador ao tomador de servios. AUTONOMIA o que rege o trabalho autnomo, como o prprio nome j reflete. O prprio prestador de servios que ir estabelecer a forma de realizao dos servios. Na questo discursiva comentada abaixo, ao falar de empreitada, vocs compreendero melhor o tema. c) Empreitada: A pessoalidade no inerente ao contrato de empreitada. Para melhor compreenso deste tema utilizarei uma questo discursiva da CESPE, por mim comentada.

Questo discursiva: (UnB/CESPE OAB/RJ 36 Exame de Ordem) No que diz respeito ao contrato individual de trabalho, distingua a subempreitada da locao de mo-de-obra, conceituando cada um desses contratos e apresentando suas caractersticas. Comentrios: O jurista Maurcio Godinho Delgado afirma que a locao de servios tem origem na locatio operarum do direito romano, sendo um contrato cujo objeto uma prestao de fazer, prestao de servios, no h obra objetivada.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Ressalta que na locao de servios no h subordinao, mas h autonomia por parte do prestador em um contrato de locao de servios e os riscos do resultado so do contratante do servio e no de seu prestador. J o contrato de empreitada objetiva o resultado especfico e delimitado de um servio,ou seja, uma obra. H autonomia do prestador de servios e portanto,assemelha-se locatio operis do direito romano. Assim, o contrato de trabalho diferencia-se da locao de servios (locatio operarum), uma vez que na locao de servios h autonomia, no havendo subordinao entre o locador dos servios e o prestador do mesmo. O objeto contratado na locao de servios um atividade especfica, sem objetivar um resultado. No contrato de trabalho h subordinao jurdica entre o empregado e o empregador, o primeiro no tem autonomia na prestao dos seus servios. Ademais, a locao de servios p der feita por pessoa jurdica e o empregado somente poder ser pessoa fsica. A empreitada distingue-se da locao de servios por ser um contrato de resultado, ou seja, objetiva-se uma obra especfica. J na locao de servios h um contrato de atividade, independentemente do resultado a ser alcanado. Em relao ao contrato de trabalho a empreitada diferencia-se pelo fato de que o empreiteiro no subordinado ao tomador de seus servios, h autonomia na prestao de seus servios. O tomador dos servios no detm o poder de direo, nsito ao contrato de trabalho, em relao ao empreiteiro. Na subempreitada, quem se comprometeu a efetuar certa obra a repassa a algum para que este a execute parcial ou totalmente (Valentim Carrion). A CLT trata da subempreitada no art. 455 e a doutrina majoritria entende que h responsabilidade subsidiria entre o empreiteiro principal e o subempreiteiro.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 455 da CLT - Nos contratos de subempreitada responder o subempreiteiro pelas obrigaes derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo, todavia, aos empregados, o direito de reclamao contra o empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigaes por parte do primeiro. Pargrafo nico - Ao empreiteiro principal fica ressalvada, nos termos da lei civil, ao regressiva contra o subempreiteiro e a reteno de importncias a este devidas, para a garantia das obrigaes previstas neste artigo. Trata-se de responsabilidade subsidiria do empreiteiro principal, cabendo a obrigao principal ao verdadeiro empregador, o subempreiteiro. A responsabilidade do empreiteiro sendo subsidiria, caso o empregado no receba as verbas trabalhistas do subempreiteiro poder ajuizar ao trabalhista em face do empreiteiro principal. FCC - Analista Judicirio do TRT da 6 Regio 2012 Questo 31. Quanto relao de emprego e s relaes de trabalho lato sensu INCORRETO afirmar: a) Trabalho autnomo aquele em que o trabalhador exerce as suas atividades por conta e risco prprios, sem subordinao com o seu contratante. b) Trabalho eventual aquele prestado ocasionalmente, para realizao de determinado evento em que o trabalhador, em regra desenvolve atividades no coincidentes com os fins normais da empresa contratante, no se fixando a uma fonte de trabalho. c) Trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa, por prazo curto para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servio com intermediao da empresa do trabalho temporrio. d) Trabalho avulso aquele em que o trabalhador presta servios de curta durao para distintos beneficirios, com intermediao de terceira entidade com quem mantm vnculo de emprego nos termos da CLT, mas no se igualando em direitos com os trabalhadores com vnculo empregatcio permanente. e) Relao de emprego aquela em que pessoa fsica presta servios de natureza no eventual e de forma pessoal a empregador, sob a dependncia e subordinao deste mediante salrio. Letra D.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Em complementao ao nosso estudo, observem as decises abaixo: TRT15: CMARA NEGA VNCULO EMPREGATCIO DE MOTORISTA DE CAMINHO COM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIOS Data: 11/01/2012 Alm de dono do veculo, o reclamante, quando no podia trabalhar, mandava outra pessoa para substitu-lo Por Ademar Lopes Junior Na ao na Justia do Trabalho, o motorista de caminho afirmou que trabalhou de 10 de julho de 2006 a 10 de julho de 2008 em prol de uma empresa do ramo de servios, mas prestava servios para o Municpio da estncia turstica de Barra Bonita, recebendo salrio de R$ 2.400. No teve contrato de emprego anotado em sua CTPS, nem frias, 13 ou pagamento de verbas quando de sua dispensa. Tambm se disse vtima de dano moral. A empresa foi revel nos autos, e o Municpio se defendeu, dizendo que o reclamante atuava como verdadeiro empreendedor e que at comprou um caminho, custeando suas despesas e dirigindo ele mesmo o prprio caminho, prestando servios empresa. Segundo depoimento da testemunha da reclamada, quando [o reclamante] no podia comparecer, outra pessoa dirigia seu caminho, j que, disse a testemunha, o caminho no podia parar. O juzo da 2 Vara do Trabalho de Ja entendeu que no havia pessoalidade do trabalhador, e por isso julgou improcedentes os seus pedidos. Inconformado, ele recorreu, pedindo a reforma da sentena e insistindo na declarao do vnculo empregatcio. O relator do acrdo da 3 Cmara do TRT, desembargador Jos Pitas, entendeu que o trabalhador no tinha razo em seu inconformismo e manteve a sentena integralmente. O acrdo salientou que o trabalhador empresrio, autnomo e nunca foi empregado das rs e lembrou que, para o reconhecimento do liame empregatcio, necessrio que os elementos que caracterizam o emprego estejam todos presentes (pessoa fsica, pessoalidade, no eventualidade, onerosidade e subordinao).

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

10

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva A deciso colegiada tambm considerou o depoimento pessoal do autor, que admitiu o fato de outros motoristas dirigirem o caminho, quando ele, reclamante, no podia comparecer. Bem que o autor tentou provar a pessoalidade do vnculo, dizendo que esta era contnua e que outra pessoa colocada em seu lugar foi por ordem do Municpio, porm o acrdo salientou que, quanto a isso, no h prova a respeito, pois enquanto a testemunha pelo trabalhador diz que em uma nica oportunidade o reclamante ficou doente, e a primeira reclamada colocou outro para dirigir o caminho do autor, a outra testemunha, esta pelo Municpio, afirmou que: quando o reclamante no podia ir ou tinha algum problema de sade, o reclamante colocava outro motorista para dirigir o caminho. Por isso, o acrdo concluiu que o motorista trabalhou na condio de autnomo, pois era responsvel pela manuteno do veculo que lhe pertencia e ainda se fazia substituir sempre que necessrio. O fato de o autor receber R$ 2.400 e o empregado da r (testemunha nos autos) receber de salrio apenas R$ 370 tambm foi decisivo para comprovar a falta de vnculo empregatcio entre o motorista e a empresa. (Processo 0121000-42.2009.5.15.0055).Fonte: www.trt15.jus.br Data: 09/01/2012 - Publicada originalmente em 24/03/2011 Na 5 Vara do Trabalho de Belo Horizonte, a juza substituta Daniela Torres Conceio analisou o caso de uma trabalhadora que, durante 13 anos, exerceu a funo de auxiliar de servios gerais numa instituio de assistncia criana e ao adolescente. Depois desse perodo, a empregada foi dispensada e recontratada, por prazo determinado, para trabalhar como me social. Porm, ficou comprovado que ela continuou a desempenhar as mesmas atividades do contrato anterior, como, por exemplo, cozinhar e cuidar das crianas. Examinando as evidncias e o conjunto de provas, a magistrada concluiu que o nico intuito da instituio ao registrar a empregada como me social foi burlar a legislao trabalhista. Isso porque a Lei 7.644/87, que regulamenta a atividade de me social, reduz bastante o rol de direitos dessa categoria especfica, evidenciando, assim, segundo a juza, a ntida inteno patronal de "economizar" na hora de pagar os crditos trabalhistas.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

11

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva As testemunhas confirmaram que a trabalhadora sempre exerceu as funes tpicas de auxiliar de servios gerais, tanto na primeira como na segunda contratao. Como se isso no bastasse, observa a julgadora que a contratao por prazo determinado no obedeceu aos casos restritos permitidos pelo artigo 443, pargrafo 2, da CLT. De acordo com esse dispositivo legal, o contrato por prazo determinado s ser vlido em caso de contrato de experincia, ou para contratao de servios cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao, ou, ainda, quando as atividades empresariais tenham carter transitrio. Ao examinar o estatuto social da instituio, a magistrada constatou que suas atividades no so transitrias, nem do ponto de vista da empregadora, nem do ponto de vista da empregada. De acordo com o estatuto, a instituio tem como finalidade a assistncia criana e ao adolescente, de modo a proporcionar-lhes formao fsica, psicolgica, espiritual e social. Portanto, no entender da juza, os servios prestados pela trabalhadora so permanentes, tendo em vista que so essenciais existncia e ao desenvolvimento da atividade empresarial. Se fossem servios transitrios, a instituio no teria mantido a empregada na funo por 13 anos ininterruptos. Conforme enfatizou a julgadora, o simples fato de a instituio ter celebrado um convnio com o Municpio de Belo Horizonte para desenvolvimento de um projeto de assistncia social, com vigncia no perodo de abril de 2008 a dezembro de 2009, no torna transitria a atividade da empregadora, mas apenas limita no tempo um dos seus contratos firmados com terceiros. Mesmo aps o fim do convnio, a instituio reclamada continuar a desenvolver a assistncia a menores, necessitando de empregados que prestem servios gerais, como a autora, completou. Por essas razes, a juza sentenciante decidiu anular os atos de registro da funo de me social e de contratao por prazo determinado, entendendo que eles tiveram o intuito de impedir, desvirtuar e fraudar os direitos trabalhistas da ex-empregada. Assim, a magistrada acolheu o pedido de retificao da CTPS para que conste a funo de auxiliar de servios gerais, pelo perodo de maro a dezembro de 2009, e condenou a instituio ao pagamento das verbas rescisrias tpicas da dispensa sem justa causa. (0001483-95.2010.5.03.0005 RO). Fonte: www.trt3.jus.br

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

12

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Passaremos a analisar, de forma modalidades de relao de trabalho: mais detalhada, as

1. Trabalho autnomo: aquele em que a pessoa fsica presta servios habitualmente por conta prpria a uma ou mais de uma pessoa, assumindo os riscos de sua atividade econmica. No h subordinao, h autonomia na prestao de servios. Como exemplo, podemos citar o pintor, o pedreiro, o corretor de imveis, o representante de imveis, advogados, mdicos, etc. Portanto, o trabalhador autnomo aquele que correr o risco do negcio, uma vez que desenvolver as suas atividades, por conta prpria com habitualidade. importante analisar a presena ou no dos requisitos da relao de emprego, pois caso estejam presentes na prestao de servios todos os requisitos, estes trabalhadores podero ser considerados empregados. 2. Trabalho eventual: aquele em que a pessoa fsica presta servios ocasionalmente, sem relao de emprego, a uma pessoa fsica ou jurdica, com subordinao de curta durao. Portanto, as normas da CLT no se aplicam a ele. Como exemplo, temos os chapas, trabalhadores que ficam nas estradas para descarregarem os caminhes e que, em geral, prestam servios de forma espordica a vrios tomadores, no sendo por isso, considerados empregados. Ainda temos como exemplos, o bia-fria e o diarista domstico (aquele que presta servios de faxina, em regra de duas a trs vezes por semana, conforme entendimento jurisprudencial). 3. Trabalho avulso: aquele prestado por uma pessoa fsica sem vnculo empregatcio, de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sendo sindicalizado ou no, com interferncia obrigatria do sindicato profissional ou do rgo gestor de mo-de-obra.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

13

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Portanto, considera-se trabalhador avulso aquele que presta os seus servios a tomadores diversos, sem pessoalidade, em sistema de rodzio, intermediado por um Sindicato ou por um rgo Gestor de Mode-obra. Estes trabalhadores no so considerados empregados, mas possuem os mesmos direitos dos trabalhadores com vnculo empregatcio permanente, pois a CF/88 estabelece igualdade entre os trabalhadores avulsos e os trabalhadores com vnculo empregatcio permanente (art. 7, XXXIV da CRFB/88). Como exemplo, citamos o trabalhador porturio, que presta servios nos portos para carregamento e descarregamento, limpeza e conservao dos navios, conferencista de carga, servio de bloco, vigilncia e limpeza, capatazia, estiva e bloco, dentre outros. Vejamos os conceitos: A capatazia distingue-se da estiva. Esta a atividade de movimentao de mercadorias nos pores das embarcaes ou no convs. Aquela a atividade de movimentao de mercadorias nas instalaes de uso pblico dos portos. Bloco consiste na atividade de limpeza e conservao de embarcaes mercantes e de seus tanques, incluindo batimento de ferrugem, pintura, reparos de pequena monta e servios correlatos. importante frisar que o trabalhador avulso poder ser porturio ou no-porturio. O trabalhador avulso porturio aquele que presta servios sem vnculo empregatcio, intermediado por um rgo Gestor de Mo-de-obra, a inmeros tomadores de servios. A lei 8630/93 regulamentou de forma definitiva os portos organizados, prevendo que caber Unio a explorao direta ou indireta dos portos organizados. Por porto organizado devemos entender aquele que constitudo e aparelhado para atender as necessidades da navegao, da movimentao de passageiros ou da movimentao e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela Unio, cujo trfego e operaes porturias estejam sob a jurisdio de uma autoridade porturia.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

14

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

O operador porturio a pessoa jurdica que exerce a operao porturia na rea do porto por concesso pblica. Cada operador porturio constituir um rgo gestor de mo-de-obra para gerir e treinar os porturios e tambm para administrar o fornecimento de mo-de-obra avulsa, em sistema de rodzio. H o trabalhador porturio avulso e o trabalhador porturio empregado. oportuno fazer a distino entre eles: o primeiro no ter vnculo de emprego nem com o rgo gestor de mo-de-obra e nem com o operador porturio (art. 20 da Lei 8.630/93). Ao passo que o segundo ter vnculo de emprego com o operador porturio (art. 26 d Lei 8630/93). No caso do trabalhador porturio avulso, o rgo gestor de mo-deobra arrecada, repassa e providencia o recolhimento dos encargos trabalhistas fiscais e previdencirios, j com os percentuais referentes s frias, 13 salrio e ao FGTS. Quanto ao empregado/trabalhador porturio o pagamento ser feito diretamente pelo empregador. 4. Estgio: No se deve confundir o estagirio com o trabalhador aprendiz. O aprendiz sempre ser empregado e est regido pelos artigos 428 e seguintes da CLT. O estagirio est regido pela Lei 11.788/08 e somente ser considerado empregado quando o estgio for fraudulento, ou seja, no se desenvolver de acordo com os requisitos da lei. As principais caractersticas do estgio so: Durao no poder passar de dois anos, salvo quando o estagirio for portador de deficincia. A jornada ser de 4 horas dirias e 20 horas semanais no caso de estudantes de educao especial e dos anos finais do ensino fundamental. A jornada ser de 6 horas dirias e 30 horas semanais no caso de estudantes do ensino superior, da educao profissional de nvel mdio.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

15

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva O estgio poder ser obrigatrio ou no-obrigatrio. Quando ele for obrigatrio o estagirio poder receber uma bolsa e quando ele for no-obrigatrio o estagirio dever receber a bolsa. O estagirio receber os seguintes direitos: auxliotransporte, seguro contra acidentes pessoais, recesso de 30 dias. Celebrao de termo de compromisso de realizao do estgio com o resumo das atividades desenvolvidas, dos perodos e da avaliao de desempenho a ser fornecida pela parte concedente do estgio quando do desligamento do estagirio. O estagirio no ser considerado empregado, cumpridas as exigncias da Lei n 11.788/08, a saber: exerccio de tarefas que proporcionem aprendizado ligado rea de formao; celebrao de termo de compromisso entre o estudante e a parte concedente; interveno obrigatria da instituio de ensino. desde que

Passaremos, agora a analisar as hipteses de Relao de emprego: 1. Empregado celetista: aquele que presta servios com todos os elementos definidores da relao de emprego. Como exemplo, citamos a secretria que trabalhe subordinada juridicamente ao patro, recebendo um salrio pelo servio prestado, que ser realizado pessoalmente de segunda a sbado, das oito s dezoito horas. Outro exemplo o piloto particular de helicptero que trabalha para o presidente de uma empresa, transportando no s o presidente, mas tambm os diretores, todo dia, de suas residncias para o local de trabalho. oportuno ressaltar que, neste caso, ele ser empregado celetista da empresa, pois trabalha para o presidente e diretores.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

16

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Caso este mesmo piloto trabalhe apenas para o presidente da empresa e para a famlia dele, ser empregado domstico, regido pela Lei n 5.859/72, conforme explicado no tpico seguinte. 2. Empregado domstico: Segundo o art. 1 da Lei n 5.859/72, empregado domstico aquele que presta servios de natureza contnua a pessoa ou a famlia no mbito residencial desta. Como exemplos, temos a cozinheira, jardineiro, copeira, governanta, motorista particular, piloto particular de avio, bab, enfermeira, dentre outros. O principal requisito para que o empregado seja considerado domstico a ausncia de lucro de seu empregador, bem como a prestao de servios apenas para pessoa ou famlia no mbito residencial destas. Alm destes, tambm ser necessria a presena dos requisitos da relao de emprego, com exceo da alteridade. A enfermeira, por exemplo, ser considerada empregada domstica, caso preste servios a pessoa ou a famlia, de forma noeventual, com subordinao, horrios fixos, pagamento de salrio mensal, no podendo fazer-se substituir. Portanto, importante dizer que determinado empregado poder ser domstico ou no, devendo ser averiguados os requisitos da relao de emprego, juntamente com a ausncia de finalidade lucrativa e a prestao de servios a pessoa ou a famlia no mbito residencial desta. 3. Empregado rural: O art.2 da Lei 5.889/73 conceitua o empregado rural como sendo a pessoa fsica que em propriedade rural ou prdio rstico, presta servios no eventuais, ao empregador rural, mediante dependncia e salrio. Art. 2 da Lei 5.889/73 Empregado rural toda pessoa fsica que, em propriedade rural ou prdio rstico, presta servios de natureza no eventual a empregador rural, sob a dependncia deste e mediante salrio.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

17

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Por prdio rstico devemos entender o estabelecimento rudimentar que disponha de poucas mquinas, ou at mesmo de nenhuma. Exemplificando, podemos citar um terreno no qual o agricultor planta de forma rudimentar, alfaces para vender na feira da cidade. Neste caso os empregados deste agricultor sero considerados empregados rurais. Assim, num stio em que haja plantao de alface pelo empregado e esta seja comercializada (finalidade lucrativa), ainda que em pequena quantidade, o empregado ser caracterizado rural. Porm, caso no seja comercializada, mas apenas produzida para consumo do dono do stio e seus familiares, o empregado ser considerado domstico. Art. 3 da Lei 5.889/73 Considera-se empregador, rural, para os efeitos desta Lei, a pessoa fsica ou jurdica, proprietrio ou no, que explore atividade agro-econmica, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos e com auxlio de empregados. 1 Inclui-se na atividade econmica, referida no "caput" deste artigo, a explorao industrial em estabelecimento agrrio no compreendido na Consolidao das Leis do Trabalho. Art. 4 da Lei 5.889/73 Equipara-se ao empregador rural, a pessoa fsica ou jurdica que, habitualmente, em carter profissional, e por conta de terceiros, execute servios de natureza agrria, mediante utilizao do trabalho de outrem. Equipara-se ao empregador rural pessoa fsica o consrcio simplificado de produtores rurais para utilizarem-se de um mesmo empregado, sendo a responsabilidade de todos solidria. Segundo o art. 2 da Lei n 5.889/73, a pessoa fsica que, em propriedade rural ou prdio rstico, presta servios com continuidade a empregador rural, mediante dependncia e salrio. Verificamos que h finalidade lucrativa. H atividades rurais como a parceria, o meao e o arrendamento nas quais o trabalhador correr os riscos do negcio, no possuindo vnculo com o empregador rural.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

18

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Observem os conceitos abaixo: Parceria o contrato pelo qual um indivduo cede a outro determinado imvel rural com o objetivo de nele desenvolver atividade de explorao agropecuria mediante participao nos lucros. Arrendamento o contrato segundo o qual uma pessoa cede a outra o uso e gozo da propriedade rural por prazo determinado mediante o pagamento de um aluguel. Meao um contrato segundo o qual o proprietrio da terra ter direito a metade do que o parceiro produz. importante ressaltar que caso as modalidades de contrato acima descritas, sejam falsas (falsa parceria, falso arrendamento e falsa meao) dado o princpio da primazia da realidade o vnculo ir formarse com o empregador rural. BIZU DE PROVA

DICA: Os empregados rurais podero ser classificados em dois tipos: empregado rural e safrista. O pargrafo nico do art. 14 da Lei 5.889/73 conceitua contrato de safra como o que tenha a sua durao dependente de variaes estacionais da atividade agrria, sendo um contratado por prazo determinado. Expirado normalmente o contrato, a empresa pagar ao safrista, a ttulo de indenizao do tempo de servio, importncia correspondente a 1/12 (um doze avos) do salrio mensal, por ms de servio ou frao superior a 14 (quatorze) dias. DICA: O motorista de empresa cuja atividade seja preponderantemente rural considerado empregado rural, porque no enfrenta o trnsito das cidades, sendo esta a orientao jurisprudencial do TST.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

19

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva OJ 315 da SDI- 1 do TST considerado trabalhador rural o motorista que trabalha no mbito de empresa cuja atividade preponderantemente rural, considerando que, de modo geral, no enfrenta o trnsito das estradas e cidades. DICA: Empregado que trabalha em empresa de reflorestamento rurcola, pois de acordo com a OJ 38 da SDI-1 do TST podemos concluir que a empresa de reflorestamento caracterizada como empregadora rural. OJ 38 da SDI 1 do TST EMPREGADO QUE EXERCE ATIVIDADE RURAL. EMPRESA DE REFLORESTAMENTO. PRESCRIO PRPRIA DO RURCOLA. (LEI N 5.889/73, ART. 10 E DECRETO N 73.626/74, ART. 2, 4). 4. Trabalho temporrio: o trabalho realizado por uma pessoa fsica contratada por uma empresa de trabalho temporrio, que prestar servios no estabelecimento do tomador ou cliente, destinada a atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios. O trabalho temporrio regido pela Lei n 6.019/74, e no pela CLT. O vnculo trabalhista do trabalhador temporrio, ou seja, a relao de emprego, no se forma entre o cliente tomador dos servios e o trabalhador, mas sim entre este e a empresa de trabalho temporrio, que arcar com todos os direitos trabalhistas. O art. 2 da Lei 6019/74 conceitua o trabalho temporrio como aquele prestado por uma pessoa fsica a uma empresa, para atender a necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servio. Art. 2 da Lei 6019/74 - Trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa, para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou acrscimo extraordinrio de servios.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

20

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

O trabalhador temporrio empregado da empresa de trabalho temporrio que pode ser fsica ou jurdica urbana. Compreende-se como empresa de trabalho temporrio a pessoa fsica ou jurdica urbana, cuja atividade consiste em colocar disposio de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos. O trabalhador temporrio considerado empregado da empresa prestadora de servios e ser permitida a terceirizao de atividade fim sem descaracterizar a intermediao de mo-de-obra realizada atravs da empresa interposta (Smula 331, I do TST.) Ressalta-se a mo de obra dever ser contratada com remunerao equivalente percebida pelos empregados da mesma categoria em sua totalidade. Exemplificando: uma firma de engenharia poder contratar engenheiros para trabalhar temporariamente, somente, nas hipteses acima descritas e a contratao desse engenheiro s poder ser efetivada atravs de uma empresa e seu salrio ser o mesmo do engenheiro que trabalha para a firma de engenharia. Quando houver falncia da empresa prestadora ou intermediadora do trabalho temporrio a tomadora responder solidariamente. Art. 16 da Lei 6019/74 - No caso de falncia da empresa de trabalho temporrio, a empresa tomadora ou cliente solidariamente responsvel pelo recolhimento das contribuies previdencirias, no tocante ao tempo em que o trabalhador esteve sob suas ordens, assim como em referncia ao mesmo perodo, pela remunerao e indenizao previstas nesta Lei. Art. 18 da Lei 6019/74 vedado empresa do trabalho temporrio cobrar do trabalhador qualquer importncia, mesmo a ttulo de mediao, podendo apenas efetuar os descontos previstos em Lei. Pargrafo nico. A infrao deste artigo importa no cancelamento do registro para funcionamento da empresa de trabalho temporrio, sem prejuzo das sanes administrativas e penais cabveis.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

21

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Os principais requisitos para a validade do contrato de trabalho temporrio so: contrato escrito entre empregado e a empresa intermediadora que a empregadora; contrato escrito entre a empresa prestadora e a tomadora contendo o motivo da contratao; Durao mxima de trs meses salvo autorizao do Ministrio do Trabalho e Emprego, desde que no exceda a 6 meses. Art. 9 da Lei 6019/74 O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora de servio ou cliente dever ser obrigatoriamente escrito e dele dever constar expressamente o motivo justificador da demanda de trabalho temporrio, assim como as modalidades de remunerao da prestao de servio. Art. 11 da Lei 6019/74 - O contrato de trabalho celebrado entre empresa de trabalho temporrio e cada um dos assalariados colocados disposio de uma empresa tomadora ou cliente ser, obrigatoriamente, escrito e dele devero constar, expressamente, os direitos conferidos aos trabalhadores por esta Lei. Pargrafo nico. Ser nula de pleno direito qualquer clusula de reserva, proibindo a contratao do trabalhador pela empresa tomadora ou cliente ao fim do prazo em que tenha sido colocado sua disposio pela empresa de trabalho temporrio. O trabalhador que se submete a este tipo de contrato empregado da empresa de trabalho temporrio, devendo este contrato tambm ser escrito. O contrato ser nulo e acarretar a formao do vnculo de emprego com o tomador, quando desrespeitadas as hipteses do art. 2 da referida lei. A lei probe a contratao de estrangeiro como trabalhador temporrio quando portador de visto provisrio. Os direitos do trabalhador temporrio esto previstos no art. 12 da citada lei, alm do direito ao FGTS previsto na Lei 8036/90. No h aviso prvio quando ocorrer a terminao do contrato de trabalho temporrio.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

22

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 12 da Lei 6019/74 Ficam assegurados ao trabalhador temporrio os seguintes direitos: a) remunerao equivalente percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente, calculados base horria, garantida, em qualquer hiptese, a percepo do salrio mnimo regional; b) jornada de oito horas, remuneradas as horas extraordinrias no excedentes de duas, com acrscimo de 20% (vinte por cento); Horas extras de 50% aps CF/88. c) frias proporcionais, nos termos do artigo 25 da Lei n 5107, de 13 de setembro de 1966; d) repouso semanal remunerado; e) adicional por trabalho noturno; f) indenizao por dispensa sem justa causa ou trmino normal do contrato, correspondente a 1/12 (um doze avos) do pagamento recebido; g) seguro contra acidente do trabalho; h) proteo previdenciria nos termos do disposto na Lei Orgnica da Previdncia Social, com as alteraes introduzidas pela Lei n 5.890, de 8 de junho de 1973 (art. 5, item III, letra "c" do Decreto n 72.771, de 6 de setembro de 1973). 1 - Registrar-se- na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do trabalhador sua condio de temporrio. 2 - A empresa tomadora ou cliente obrigada a comunicar empresa de trabalho temporrio a ocorrncia de todo acidente cuja vtima seja um assalariado posto sua disposio, considerando-se local de trabalho, para efeito da legislao especfica, tanto aquele onde se efetua a prestao do trabalho, quanto a sede da empresa de trabalho temporrio.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

23

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

5. Empregado em domiclio: aquele que executa seus servios em sua prpria residncia ou em oficina de famlia (artigos 6 e 83 da CLT), desde que subordinado ao empregador, de quem recebe ordens e instrues, obrigando-se, por exemplo, a uma produo determinada. considerado empregado para todos os efeitos, pois a lei no exige que a prestao de servios realize-se no estabelecimento do empregador. Este tipo de trabalho realizado fora do mbito de fiscalizao direta e imediata do empregador, porm, para a caracterizao do vnculo empregatcio, necessrio que o empregado tenha subordinao jurdica, a qual poder ser aferida pelo controle sobre ele do empregador. Como exemplo, citamos a costureira que trabalha em sua residncia e busca peas na empresa ou as recebe em sua casa, tendo metas a cumprir e recebendo instrues sobre o que costurar, sem ter autonomia em relao aos servios realizados. Configura-se a subordinao e, conseqentemente, a relao de emprego e o contrato de trabalho. Art. 6 No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado, desde que esteja caracterizada a relao de emprego. Pargrafo nico. Os meios telemticos e informatizados de comando, controle e superviso se equiparam, para fins de subordinao jurdica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e superviso do trabalho alheio.

Art. 83 devido o salrio-mnimo ao trabalhador em domiclio, considerado este como o executado na habitao do empregado ou em oficina de famlia, por conta de empregador que o remunere.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

24

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva importante frisar que considerado trabalho em domiclio no s aquele realizado no domiclio do empregado ou em oficina de famlia, mas tambm em qualquer outro lugar escolhido pelo empregado fora do alcance da fiscalizao do empregador. Segundo Valentin Carrion, o teletrabalho caracterizado como trabalho em domiclio, pois prestado pelo empregado em sua prpria residncia e o resultado remetido para a empresa atravs de meios informatizados. Neste tipo de trabalho h subordinao, embora manifestada de forma tnue. Quero apresentar para vocs um tema que considero importante para uma prova de estudo de caso: (Tema questo discursiva estudo de caso) Discorra sobre o teletrabalho e o trabalho a domiclio, apontando as vantagens e desvantagens deste tipo de trabalho. Com a revoluo tecnolgica, surgiram novas formas de trabalho que no so como as relaes de trabalho clssicas em que o trabalho era desenvolvido dentro da empresa. A inovao tecnolgica trouxe novos tipos de atividade descentralizada que renem comunicao e informao. Esta nova forma de trabalhar transcende os limites territoriais, podendo ser executada em mbito nacional e internacional. A distino bsica entre o teletrabalho e o trabalho a domiclio tradicional que o primeiro abrange a realizao de atividades mais complexas do que as atividades manuais. E, tambm, porque o teletrabalho abrange setores diversos como, por exemplo, a transmisso e a acumulao de informao, atividades de consultoria, jornalismo, auditoria, vendas, digitao, edio, dentre outros. De origem etimolgica grega o termo tele significa distncia. Assim, o teletrabalho modalidade especial de trabalho distncia.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

25

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Trabalho em domiclio, de acordo com o art. 83 e 6 da CLT, o trabalho em domicilio deve ser entendido hoje, ou seja, este artigo dever ser interpretado da seguinte forma: englobando o domiclio do empregado ou o trabalho em oficina de famlia ou qualquer outro lugar por ele livremente escolhido fora do alcance da fiscalizao do empregador. Presentes os requisitos da relao de emprego no far diferena se o trabalho realizado no domiclio do empregado ou em estabelecimento do empregador. O trabalho em domiclio no se limita ao trabalho que prestado na residncia do empregado. Em regra a prestao de servios do empregado efetiva-se no mbito do estabelecimento da empresa. Mas, o trabalho executado na residncia do empregado no desnatura a relao de emprego desde que presentes os seus elementos caracterizadores. Distines entre Teletrabalho e Empregado em Domiclio: 1. Empregado em domiclio: O trabalho a domiclio poder ser executado tanto de forma subordinada quanto autnoma. Quando ele for executado de forma autnoma o objeto da prestao de servios o resultado que o trabalhador ir fornecer, executando com uma organizao prpria e assumindo os riscos da atividade econmica. J no trabalho a domiclio subordinado o objeto da prestao a energia que o trabalhador coloca a disposio do empregador que assumir os riscos do processo produtivo. No Brasil no h legislao especial que regulamente o trabalho a domiclio como ocorre em outros pases. H os artigos 6 e 83 da CLT. Quando ficarem configurados os requisitos da relao de emprego, os direitos trabalhistas estabelecidos na CLT sero aplicados. Recentemente, foi acrescentado um pargrafo ao art. 6 da CLT, considerando haver subordinao, configurada atravs dos meios telemticos e informatizados de comando.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

26

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva LEI No 12.551, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011 Art. 6o No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domiclio do empregado e o realizado a distncia, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relao de emprego. Pargrafo nico. Os meios telemticos e informatizados de comando, controle e superviso se equiparam, para fins de subordinao jurdica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e superviso do trabalho alheio. (NR) A subordinao jurdica do trabalhador a domiclio no diferente da do empregado, que exerce a suas atividades dentro da empresa. Porm, h doutrinadores que mencionam que a subordinao atenuada no empregado a domicilio porque o trabalho se desenvolve longe dos olhos do empregador. O vnculo de subordinao caracteriza-se pela insero da atividade do prestador no ciclo produtivo empresarial e na observncia a ordens preventivas e sucessivas, mesmo que trabalhando externamente e com os seus prprios meios de trabalho, o trabalhador torna-se elemento integrativo. Por outro lado no trabalho autnomo desenvolvido no domiclio, o sujeito a quem o empregador entrega a realizao de um determinado servio, visa o resultado e ele arca com os riscos do negcio, podendo recusar trabalhos. O fato de o empregado executar as suas atividades em seu domiclio, no significa que o empregador tenha renunciado ao seu poder diretivo. O controle exercido sobre a atividade desenvolvida e sobre o resultado final do servio. 2. Teletrabalho: No trabalho a distncia do qual o teletrabalho modalidade o controle advindo do poder de direo, poder ocorrer durante a execuo do trabalho ou em funo de seu resultado. Exemplificando: trabalhador que se encontra em conexo diretamente e permanentemente pelo computador com o centro de dados da empresa o empregador poder fornecer as instrues e controlar o trabalho como se o empregado estivesse no estabelecimento.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

27

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva A internet permite aferir o tempo de conexo do empregado e quando ele acessou a ltima vez. Assim dever ser avaliado em conjunto os elementos caracterizadores da subordinao jurdica para saber se o teletrabalhador autnomo ou empregado subordinado. Como exemplo, podemos citar a subordinao do empregado a um programa de informtica controlado pela empresa que lhe permite dirigir e controlar a atividade do empregado, disponibilidade de tempo a disposio do empregador com obrigaes de assistir a reunies ou cursos de treinamento sob pena de sano disciplinar. A distino que a doutrina faz ao conceituar o teletrabalho de que ele realizado atravs de tecnologia pesada, que permite a execuo do trabalho em locais diferentes, mediante sistemas de comunicao e de informtica sem concentrao dos meios produtivos. O teletrabalho distingue-se do trabalho a domiclio no por implicar realizao de tarefas mais complexas do que as tarefas manuais, mas por abranger setores de diversos segmentos como consultoria, informao, edio, contabilidade, telecomunicaes, vendas e operaes mercantis, dentre outros. O Teletrabalhador poder ser tanto empregado (relao de emprego) quanto autnomo (relao de trabalho) tudo ir depender da forma como o servio for prestado. No o local da prestao de servios que ir definir, mas o fato de o trabalho ser realizado com autonomia pelo trabalhador com poderes para gerir a sua prpria atividade. Vantagens e Desvantagens para a empresa: A utilizao do teletrabalho representa as seguintes vantagens para o empregador: reduo do espao imobilirio, diminuio de custos referentes a alugueis, transporte, manuteno, gera maior produtividade pelo empregado. H maior ateno aos clientes mediante a conexo informtica/telemtica e etc.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

28

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Elimina-se o tempo perdido no trnsito com a locomoo residncia- trabalho-trabalho residncia. E em contrapartida h maior motivao e satisfao no exerccio da atividade e tambm diminui o absentesmo gerado por exemplo com a greve de nibus ou com fenmenos metereolgicos. Desvantagens para a empresa so: O teletrabalho gera a necessidade de investimentos em equipamentos de um modo geral, uma vez que com os avanos tecnolgicos eles se tornam obsoletos muito rapidamente. Outra desvantagem a dificuldade de direo e controle dos trabalhadores, dependendo da forma de teletrabalho a perda da coeso na organizao empresarial ameaa a confidencialidade da informao. Vantagens e Desvantagens para o empregado: A maior vantagem para o trabalhador a flexibilidade de horrio que possibilitar que ele concilie os encargos familiares com as atividades profissionais. H melhoria na qualidade de vida. H um segmento de trabalhadores (donas de casa, presidirios, portadores de deficincia, ou idade avanada) que teriam dificuldades de obter o emprego formal, sendo uma das vantagens do teletrabalho, assim ele poder contribuir como meio propcio para diminuir as desigualdades de oportunidades. A desvantagem desta modalidade de trabalho a distncia o isolamento advindo da falta de contato com outros trabalhadores, o surgimento de conflitos familiares, caso o empregador no consiga separar o tempo de trabalho e o tempo livre, o exerccio do direito de greve ser dificultado pelo fato do trabalhador trabalhar a distancia.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

29

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

EM RESUMO: Vamos relembrar os elementos da relao de emprego! a) trabalho prestado por pessoa natural ou fsica; b) pessoalidade; c) trabalho prestado em situao de subordinao jurdica; d) onerosidade; e) no-eventualidade.

Trabalho prestado por pessoa natural ou fsica A prestao de servios que o direito do trabalho toma em considerao aquela pactuada por uma pessoa fsica ou natural.

Apenas o empregador poder ser pessoa fsica ou jurdica, jamais o empregado (obrigao de fazer/prestar o trabalho). Pessoalidade O trabalho prestado por pessoa fsica, no significa que seja prestado com pessoalidade. A pessoalidade trata-se de elemento vinculado ao anterior, mas que se distingue pelo fato de a prestao do trabalho ter carter de infungibilidade, ou seja, o empregado no pode ser substitudo por outra pessoa. Significa dizer que a relao jurdica pactuada deve ser cumprida intuitu personae, em relao ao empregado, que no pode fazer-se substituir intermitentemente por outro trabalhador, sob pena de descaracterizar-se a relao de emprego por ausncia de seu elemento constitutivo. Excees: h situaes que ensejam a substituio do trabalhador, sem suprimir a pessoalidade inerente relao de emprego. So elas:

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

30

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Substituio com o consentimento do tomador de servios, por curto tempo e eventualmente. Substituio autorizada por lei ou norma autnoma, como, por exemplo, frias, licena-gestante, afastamento para cumprir mandato sindical etc. Nestes casos, haver interrupo ou suspenso do contrato de trabalho, no acarretando a descaracterizao da pessoalidade inerente relao de emprego. Trabalho prestado em situao de subordinao jurdica O empregado exerce suas atividades com dependncia ao seu empregador, por quem dirigido. Ele exerce, ento, um trabalho subordinado juridicamente, e no econmica ou tecnicamente. importante frisar que a subordinao no econmica e nem tcnica, porque quando o empregado detiver a tcnica em que o trabalho for prestado e o seu empregador a desconhecer, ainda assim poder haver a subordinao caso ele execute os seus servios seguindo as ordens e determinaes de seu empregador. Exemplificando: A empresa Alfa contrata Jos para ser tcnico de informtica, gerenciando os programas de computador, o gerente e o empregador no conhecem nada de informtica, mas Jos presta servios em horrios determinados por seu empregador, tendo metas de produtividade traadas, sendo subordinado juridicamente a seu empregador apesar de no ser subordinado tecnicamente ao mesmo.

DICA: importante ressaltar que algumas bancas examinadoras de concursos utilizam o termo dependncia jurdica como sinnimo de subordinao jurdica.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

31

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva A subordinao jurdica poder ser objetiva ou subjetiva. Considera-se subjetiva a subordinao quando recai sobre a pessoa do empregado e objetiva quando recai sobre os servios executados pelo trabalhador. O correto dizer que o ordenamento ptrio adotou a tese objetiva. No direito do trabalho a subordinao encarada sob o prisma objetivo. Acontece que Maurcio Godinho Delgado afirma a concepo subjetiva do fenmeno da subordinao hoje inteiramente superada expressase com maior proximidade com a palavra dependncia (art. 3 da CLT). Ressalta que qualquer matiz subjetivista no mais possvel e que o tema dever ser interpretado sob a tica essencialmente objetivista.

Onerosidade A onerosidade manifesta-se atravs do pagamento pelo empregador de parcelas destinadas a remunerar o empregado em funo do contrato empregatcio pactuado. Ela presumida, cabendo ao empregador demonstrar a sua inexistncia. O empregado tem o dever de prestar servios e o empregador tem a obrigao de pagar salrios (contraprestao). Exemplo de trabalho sem onerosidade o servio voluntrio, que no gera vnculo empregatcio, pois prestado gratuitamente (Lei n 9.608/98). No-eventualidade Para que haja relao empregatcia, necessrio que o trabalho prestado tenha carter de permanncia, no podendo ser espordico. Na definio de empregado domstico, temos a expresso servios de natureza contnua, prestados a pessoa ou famlia no mbito residencial destas. Aos empregados domsticos aplica-se a Lei n 5.859/72.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

32

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Entretanto, a teoria mais aceita pela doutrina para qualificar o que seja ou no eventual a teoria dos fins do empreendimento, pela qual a aferio da natureza eventual dos servios prestados h de ser feita tendo em vista os fins normais da empresa. Exemplos: garom que trabalha em um restaurante que s abre nos finais de semana e bilheteira de cinema que s funciona aos sbados, domingos e feriados. Em ambos os casos o servio prestado no eventual. Ressalta-se que so considerados trabalhadores eventuais o chapa, aquele que descarrega caminhes nas estradas, o bia-fria e, a princpio, a diarista domstica. 2.3. Sujeitos do Contrato de Trabalho: Os sujeitos do contrato de trabalho so: o empregado (sempre pessoa fsica/natural) e o empregador (pessoa fsica/natural ou jurdica). O empregado tem uma obrigao de fazer, que prestar o trabalho, e o empregador tem uma obrigao de dar, que pagar o salrio. Em um contrato de trabalho, o empregado ter a obrigao de prestar trabalho (obrigao de fazer) e os deveres de obedincia e colaborao a seu empregador. J o empregador ter o dever de pagar o salrio do empregado, tendo, portanto uma obrigao de pagar/dar. Empregado toda pessoa natural que contrate tcita ou expressamente a prestao de seus servios a um tomador, a este efetuada, com pessoalidade, onerosidade, no-eventualidade e subordinao (Maurcio Godinho Delgado). Nos conceitos legais de empregado e empregador (arts. 2 e 3 da CLT, respectivamente), encontram-se presentes cinco elementos fticojurdicos que caracterizam a relao de emprego.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

33

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva So eles: 1. Pessoalidade: prestar pessoalmente os servios, no podendo fazer-se substituir. 2. Onerosidade: pagamento de salrio. 3. No-eventualidade (vrias teorias/prevalece a dos fins do empreendimento). 4. Subordinao jurdica ou dependncia jurdica. 5. Ser o empregado pessoa fsica. Art. 3 da CLT - Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Pargrafo nico - No haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual. Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. importante lembrar, dos empregadores por equiparao (art. 2, pargrafo 1 da CLT), uma vez que o empregador necessariamente no precisar ter finalidade lucrativa. Art. 2 da CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

34

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Analista Judicirio Exec. Mandados TRT 6 Regio- 2012 Questo 35. Conforme previso da Consolidao das Leis do Trabalho, em relao aos sujeitos do contrato de trabalho INCORRETO afirmar que a) ser considerado empregado aquele que presta servios de forma pessoal e natureza no eventual, mediante retribuio pecuniria e sob a dependncia do empregador. b) as instituies de beneficncia e os profissionais liberais que admitirem trabalhadores como empregados equiparam-se ao empregador. c) o tempo em que o empregado estiver disposio do empregador, aguardando ordens de servio, considera-se como de servio efetivo, salvo disposio especial expressamente consignada. d) no se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domiclio do empregado e o realizado a distncia, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relao de emprego. e) no haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, exceto quanto ao trabalho intelectual, tcnico e manual, em razo das suas peculiariedades. Comentrios: Letra E. A FCC abordou alguns artigos da CLT. Irei comentar os artigos 1 ao 10 da CLT: Art. 1 - Esta Consolidao estatui as normas que regulam as relaes individuais e coletivas de trabalho, nela previstas. oportuno frisar que as normas que dispem sobre Direito do Trabalho so imperativas, de ordem pblica e irrenunciveis, pela vontade das partes, porque constituem um mnimo de garantias que o Estado intervencionista assegurou ao empregado hipossuficiente, com o objetivo de igualar os desiguais, ou seja, igual-lo perante o empregador que a parte economicamente mais forte da relao de emprego.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

35

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Direito Coletivo do Trabalho o complexo de princpios, regras e institutos jurdicos que regulam as relaes laborais entre empregados e empregadores, alm de outros grupos jurdicos normativamente especificados, considerada sua ao coletiva realizada autonomamente ou atravs das respectivas associaes. (Maurcio Godinho Delgado)

Direito Individual do trabalho o segmento do Direito do trabalho que estuda o Contrato individual do trabalho e as regras legais ou normativas a ele aplicveis. (Srgio Pinto Martins).

Art. 2 - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Art. 3 - Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Pargrafo nico - No haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

36

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 4 - Considera-se como de servio efetivo o perodo em que o empregado esteja disposio do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposio especial expressamente consignada. Pargrafo nico - Computar-se-o, na contagem de tempo de servio, para efeito de indenizao e estabilidade, os perodos em que o empregado estiver afastado do trabalho prestando servio militar e por motivo de acidente do trabalho. Art. 5 - A todo trabalho de igual valor corresponder salrio igual, sem distino de sexo. Art. 6 - No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado, desde que esteja caracterizada a relao de emprego. Ateno: LEI No 12.551, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011 Altera o art. 6o da Consolidao das Leis do Trabalho Art. 6o No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domiclio do empregado e o realizado a distncia, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relao de emprego.Pargrafo nico. Os meios telemticos e informatizados de comando, controle e superviso se equiparam, para fins de subordinao jurdica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e superviso do trabalho alheio. Art. 7 - Os preceitos constantes da presente Consolidao, salvo quando for, em cada caso, expressamente determinado em contrrio, no se aplicam: a) aos empregados domsticos, assim considerados, de um modo geral, os que prestam servios de natureza no-econmica pessoa ou famlia, no mbito residencial destas; b) aos trabalhadores rurais, assim considerados aqueles que, exercendo funes diretamente ligadas agricultura e pecuria, no sejam empregados em atividades que, pelos mtodos de execuo dos respectivos trabalhos ou pela finalidade de suas operaes, se classifiquem como industriais ou comerciais;

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

37

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

c) aos funcionrios pblicos da Unio, dos Estados e dos Municpios e aos respectivos extranumerrios em servio nas prprias reparties; d) aos servidores de autarquias paraestatais, desde que sujeitos a regime prprio de proteo ao trabalho que lhes assegure situao anloga dos funcionrios pblicos. Art. 8 - As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico. Pargrafo nico - O direito comum ser fonte subsidiria do direito do trabalho, naquilo em que no for incompatvel com os princpios fundamentais deste. Art. 9 - Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na presente Consolidao.

Este artigo trata do princpio da irrenunciabilidade dos direitos, tambm conhecido tambm como princpio da indisponibilidade ou da inderrogabilidade, caracterizando-se pelo fato de que os empregados no podero renunciar aos direitos trabalhistas que lhes so inerentes. Caso os empregados renunciem determinados direitos, os atos praticados sero considerados nulos de pleno direito, ou seja, independentemente de manifestao judicial. Art. 10 - Qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

38

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Sucesso de empresas ou sucesso trabalhista ou alterao subjetiva do contrato de trabalho a figura regulada nos arts. 10 e 448 da CLT. Consiste no instituto, atravs do qual se opera uma completa transmisso de crdito e assuno de dvidas trabalhistas entre alienante e adquirente envolvidos, na transferncia da titularidade da empresa ou do estabelecimento. 2.4. Poderes do empregador: Os poderes que o empregador possui no contrato de trabalho, segundo o jurista Maurcio Godinho Delgado, so os seguintes: Poder Diretivo: Conjunto de prerrogativas concentradas nas mos do empregador para dirigir a prestao de seus servios. Exemplificando: o empregador quem escolhe a poca de concesso das frias do seu empregado. Outro exemplo: o empregador quem escolhe os uniformes que sero utilizados por seus empregados. Poder Regulamentar: Conjunto de prerrogativas concentradas nas mos do empregador para fixar regras gerais, abstratas e impessoais a serem observadas no mbito das empresas ou estabelecimentos. Poder Fiscalizatrio: Conjunto de medidas para acompanhar a prestao de trabalho. Poder Disciplinar: Conjunto de medidas que o empregador poder adotar, para propiciar a imposio de sanes para os empregados que descumprirem as obrigaes contratuais. Tendncias atuais do Direito do Trabalho. . Os poderes do empregador no contrato de emprego: diretivo, regulamentar, fiscalizatrio e disciplinar. PODER DIRETIVO: O jurista Maurcio Godinho Delgado foi o primeiro a falar. Afirmou que a Constituio de 1988 deflagrou mudanas e aperfeioamento jurdico e institucional em nosso pas. Segundo ele, no plano trabalhista a mudana mais importante foi a descoberta do universo da personalidade do trabalhador no contexto da relao de emprego.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

39

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva As mudanas criaram contrapontos com o tradicional poder empregatcio do empregador. Segundo o Ministro, a jurisprudncia que dever encontrar caminhos interpretativos de harmonizao de princpios, regras e institutos em relao ao tema. A Constituio Federal de 1988 tratou da dignidade da pessoa humana, protegendo a privacidade, a imagem, a intimidade, etc. Enfim, envolvendo todos os temas imateriais que despontem da personalidade do ser humano. O Poder empregatcio o conjunto de prerrogativas com respeito direo, regulamentao, fiscalizao e disciplinamento da economia interna empresa e correspondente prestao de servios (Maurcio Godinho Delgado). As normas constitucionais possuem status de direitos humanos. Assim, os princpios, regras e institutos que regulam o exerccio do direito de personalidade, aplicveis s relaes de emprego, conferem-lhes nova fora normativa. Assim, h diversas situaes fticas que iro configurar violao dignidade do trabalhador. Exemplificando: a) Dano Moral Individual: O dano moral atinge o patrimnio individual da pessoa humana, atentando contra o direito da personalidade, produzindo repercusses jurdicas, podendo gerar indenizaes. Discriminaes, ofensas morais e imagem, utilizao de meios abusivos de seleo (testes psicolgicos abusivos ou at mesmo testes de polgrafo), assdio sexual, revistas ntimas realizadas por homens em mulheres (art. 373-A da CLT)etc. so exemplos. importante ressaltar que a revista em bolsas e sacolas do empregado tema muito controvertido. Alguns entendem que vlida por no ser considerada uma resista ntima.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

40

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva A corrente majoritria entende que ela possvel, desde que respeitem alguns requisitos, tais como: que haja efetiva necessidade da revista, que no seja utilizado procedimentos invasivos (o empregado quem dever abrir a bolsa ou a sacola, no poder ocorrer toque na pessoa do empregado). Outros fatos que ensejam a indenizao por dano moral so: a limitao do uso de banheiros no ambiente laborativo, a divulgao de dados contratuais de empregados, especialmente de salrios (so considerados violao tutela da privacidade), a instalao de cmeras televisivas de segurana em banheiros, as dinmicas de metas de desempenho abusivas e cobranas excessivas, o uso de tcnicas motivacionais abusivas ou desrespeitosas, a violao de emails particulares dos empregados, as condies degradantes no ambiente de trabalho, dentre outras. b) Dano Moral Coletivo: H casos em que a conduta que leva s leses de ordem moral ao ser humano, ter carter massivo e atingir um ncleo coletivo, seja o estabelecimento ou a empresa. Quando ocorrer o dano moral coletivo no ambiente trabalhista o Ministrio Pblico do Trabalho poder propor aes judiciais (aes coletivas ou aes civis pblicas). O fundamento legal o art. 129, III da CF/88, a Lei 7.347/85 (art. 1, I e IV e art. 5) e os artigos 81, caput e 82, I da Lei 8.078 Cdigo do Consumidor. As entidades sindicais tambm tero legitimidade ativa por fora do disposto no art. 8, III da Constituio Federal. TRT4: Empresa que no pagou parcelas rescisrias a grupo de empregados condenada por dano moral coletivo - Data: 17/05/2012 A 11 Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4 Regio (RS) manteve sentena que condenou a Siman Construes e Montagens Industriais a pagar indenizao de R$ 50 mil por danos morais coletivos, valor que dever ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

41

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

A empresa foi condenada em ao civil pblica ajuizada pelo Ministrio Pblico do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) por no ter pago parcelas rescisrias a um grupo de 17 empregados. Conforme as provas apresentadas nos autos, os trabalhadores tambm no receberam documentos necessrios para o encaminhamento do segurodesemprego e no tiveram registradas, nas suas carteiras de trabalho, as datas de trmino dos contratos. O caso foi julgado em primeiro grau pelo juiz Edenilson Ordoque Amaral, da 2 Vara do Trabalho de Rio Grande. A IPS Port Systems, para quem os empregados da Siman prestavam servio terceirizado de montagem de equipamentos, foi condenada subsidiariamente. Segundo informaes do processo, a ao civil pblica foi motivada pelo descumprimento, por parte da Siman, de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o MPT-RS, no qual a empresa se comprometeu a cumprir suas obrigaes com aqueles empregados. Diante do descumprimento, auditores do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) autuaram a empresa. O MPT-RS anexou ao processo o auto de infrao do MTE, que indicou as irregularidades. O juiz de Rio Grande, ao julgar procedente a ao civil pblica, salientou que a primeira reclamada no comprovou o pagamento de parcelas rescisrias a nenhum dos empregados citados no auto de infrao. Segundo o magistrado, constam no processo apenas quatro termos de resciso de contratos, no datados. O juiz ressaltou, ainda, que a empresa no apresentou qualquer comprovante de depsito nas contas bancrias dos ex-empregados. Assim, condenou as rs ao pagamento das parcelas devidas, alm da multa prevista pelo artigo 477, pargrafo 8, da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). O julgador tambm determinou o fornecimento dos documentos para o seguro-desemprego e as anotaes das datas de encerramento dos contratos nas CTPS dos empregados. Quanto indenizao, o magistrado explicou que o dano moral coletivo ocorre quando so desprezados valores socialmente relevantes a uma coletividade, gerando sensao de perplexidade, desapreo, insignificncia e desconfiana quanto s instituies. "A violao dos deveres mais elementares do contrato de trabalho se constitui em grave violao ao ordenamento jurdico, causadora de dano social relevante que deve ser reparado, de acordo com o princpio da integral reparao do dano", afirmou o magistrado.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

42

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Insatisfeita com a sentena, a segunda reclamada (IPS Port Systems) recorreu ao TRT4, assim como o MPT-RS, que pleiteou a majorao do valor indenizatrio. Porm, os desembargadores da 11 Turma mantiveram a sentena nos mesmos parmetros de origem. Conforme o relator do acrdo, juiz convocado Herbert Paulo Beck, "o desrespeito reiterado do empregador aos direitos elementares dos seus empregados, no que tange ao pagamento das parcelas rescisrias, ao fornecimento da documentao para habilitao ao recebimento do seguro-desemprego e anotao da data do trmino do contrato de trabalho, constitui manifesta ofensa aos princpios fundamentais da dignidade da pessoa humana e dos valores sociais do trabalho, caracterizando a ocorrncia de dano moral coletivo". 2.5. Do Grupo Econmico: Sempre que uma ou mais empresas com personalidade jurdica prpria estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo comercial, industrial, ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis entre si e empresa principal. A formao de grupo econmico depende de pelo menos duas empresas que estejam sob direo nica, existindo sempre uma principal controladora das demais. Exemplo: holding. Todas as empresas do grupo devem exercer atividade econmica, mas no necessariamente a mesma atividade. Grupo econmico: A teoria do empregador nico prevaleceu na doutrina para determinar a responsabilidade solidria do grupo econmico pelo adimplemento das obrigaes trabalhistas (solidariedade passiva). Para a corrente majoritria, a solidariedade decorrente do grupo econmico a solidariedade passiva. Vamos fazer a distino entre solidariedade ativa e solidariedade passiva:

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

43

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva A solidariedade ativa aparece quando o grupo apresentar a figura do empregador nico, ou seja, apresenta-se como se fosse uma s empresa, havendo promiscuidade nas relaes trabalhistas, comerciais, fiscais. Portanto, ativa a solidariedade que no se distingue o devedor do responsvel pela dvida. A solidariedade passiva aquela na qual as pessoas jurdicas so distintas e independentes, pertencentes a um mesmo grupo econmico, cada empresa possui atividade econmica distinta e personalidade jurdica prpria. A solidariedade passiva separa o devedor dos responsveis pela dvida, assim as empresas integrantes do mesmo grupo econmico so co-responsveis pela dvida. H quem entenda que a smula 129 reflete a solidariedade dual, ou seja ativa e passiva, do grupo econmico. Qual a teoria do empregador nico, e qual a passiva e a ativa? No h divergncia quanto absoro do direito brasileiro em relao solidariedade passiva dos entes integrantes do grupo econmico. importante ressaltar que h outra corrente interpretativa que sustenta acoplar-se solidariedade passiva tambm a ativa das entidades componentes do grupo econmico, em face do mesmo contrato de trabalho. Solidariedade dual. Para esta vertente, configurado o grupo econmico os seus componentes consubstanciariam empregado nico. A favor da tese da solidariedade dual citamos Otvio Bueno Magano. Diz Maurcio Godinho Delgado que a jurisprudncia do TST perfilou-se em direo solidariedade dual (empregador nico).

Importante trazer esta questo da ESAF, uma vez que se assemelha ao estilo da CESPE:

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

44

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva (ESAF - Juiz do Trabalho Substituto - TRT 7 Regio 2005) A solidariedade proporcionada pela existncia do grupo econmico pode ser conceituada como dual, ou seja, ao tempo em que consagra a solidariedade passiva das empresas, permite o reconhecimento da existncia de empregador nico. Assim, consoante jurisprudncia prevalente no Tribunal Superior do Trabalho, a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio. Est correta a assertiva. Vou explicar, novamente, os conceitos de solidariedade passiva e ativa e qual a teoria do empregador nico, segundo Maurcio Godinho Delgado. Vejamos trechos da aula 01: A primeira parte da assertiva menciona a teoria do Empregador nico que prevaleceu na doutrina para determinar a responsabilidade solidria do grupo econmico, pelo adimplemento das obrigaes trabalhistas (solidariedade passiva). importante lembrar que a responsabilidade solidria ser em relao ao adimplemento das obrigaes trabalhistas, mas caso o pedido do empregado seja a assinatura de CTPS, quem dever assin-la ser o tomador direto de seus servios. A segunda parte da questo refere-se Smula 129 do TST que fala do grupo econmico, estabelecendo que quando ocorrer a prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho no ser considerada a coexistncia de mais de um contrato de trabalho. importante lembrar que a Smula 129 menciona a possibilidade de ocorrer ajuste entre as partes estabelecendo a coexistncia de mais de um contrato de trabalho. Smula 129 do TST A prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

45

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva O conceito de grupo econmico est no pargrafo segundo do art. 2 da CLT. Art. 2 da CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Analista Administrativo TRT 6 Regio 2012 Questo 31. Com relao ao grupo econmico, considere: IIIIIIIVO Grupo Econmico no se caracteriza, necessariamente, pela natureza das sociedades que o integram. O grupo de empresas pode no ter personalidade jurdica e existir de fato. A sociedade de economia mista, as entidades beneficentes e os sindicatos podem fazer parte de um grupo econmico. possvel a soma do tempo de servio prestado para as diversas empresas do grupo para efeito de frias.

Est correto o que se afiram APENAS em a) II e III. b) I e II. c) II e IV. d) I, III e IV. e) I, II e IV. Comentrios: Letra E.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

46

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 2.6. Da Sucesso de Empregadores: Sucesso de empresas ou sucesso trabalhista ou alterao subjetiva do contrato de trabalho a figura regulada nos arts. 10 e 448 da CLT. Consiste no instituto, atravs do qual se opera uma completa transmisso de crdito e assuno de dvidas trabalhistas entre alienante e adquirente envolvidos, na transferncia da titularidade da empresa ou do estabelecimento. Incorporao, ciso, transformao e alienao da empresa acarretam a sucesso trabalhista. Nestes casos os direitos trabalhistas sero imediatamente assumidos pelo novo proprietrio ou pela nova empresa, acarretando o que se chama de sub-rogao, em que o novo titular sub-roga-se nos direitos e obrigaes do antigo. Art. 10 da CLT - Qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados. Art. 448 da CLT - A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa no afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados. Para que haja sucesso trabalhista, preciso que: 1. Uma unidade econmico-jurdica seja transferida de um para outro titular. 2. No haja soluo de continuidade na prestao de servios pelo obreiro. A compra e venda, o arrendamento e qualquer ttulo jurdico hbil a operar a transferncia de unidade econmico-jurdica caracteriza a sucesso de empregadores. Maurcio Godinho Delgado aponta trs questes interessantes no que se refere a este assunto:

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

47

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Primeira: Na alterao ocorrida na empresa concessionria de servios pblicos, prevalece o entendimento de que, assumindo a nova empresa o acervo da anterior ou mantendo parte das relaes jurdicas contratadas por ela, submete-se s regras da sucesso trabalhista. Exemplo: privatizaes. Segunda: No arrendamento, quanto aos efeitos trabalhistas, h sucesso em relao ao novo titular provisrio e posteriormente retornar ao anterior (arrendante). Terceira: Aplicabilidade dos arts. 10 e 448 da CLT na aquisio de acervos empresariais em hasta pblica. Duas correntes doutrinrias: A primeira entende que a aquisio em hasta pblica elide os efeitos da sucesso trabalhista, assim, o adquirente/arrematante no teria responsabilidade anteriormente aquisio. A segunda considera que no tem efeito elisivo da sucesso a aquisio em hasta pblica, respondendo o adquirente pelos direitos e obrigaes anteriores, a no ser que o edital expressamente preveja este efeito. Na sucesso a ttulo pblico, podemos citar como exemplo, a privatizao ou o leilo pblico, o desmembramento de municpio, o cartrio extrajudicial, quando a lei determinar, dentre outros. Em relao a este tema a SDI-1 do TST editou trs Orientaes Jurisprudenciais, que transcrevo abaixo. OJ 225 da SDI-1 do TST Celebrado contrato de concesso de servio pblico em que uma empresa (primeira concessionria) outorga a outra (segunda concessionria), no todo ou em parte, mediante arrendamento, ou qualquer outra forma contratual, a ttulo transitrio, bens de sua propriedade: I - em caso de resciso do contrato de trabalho aps a entrada em vigor da concesso, a segunda concessionria, na condio de sucessora, responde pelos direitos decorrentes do contrato de trabalho, sem prejuzo da responsabilidade subsidiria da primeira concessionria pelos dbitos trabalhistas contrados at a concesso; II - no tocante ao contrato de trabalho extinto antes da vigncia da concesso, a responsabilidade pelos direitos dos trabalhadores ser exclusivamente da antecessora.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

48

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva OJ N 92 da SDI-1 do TST Em caso de criao de novo municpio, por desmembramento, cada uma das novas entidades responsabiliza-se pelos direitos trabalhistas do empregado no perodo em que figurarem como real empregador. OJ 261 da SDI-1 do TST As obrigaes trabalhistas, inclusive as contradas poca em que os empregados trabalhavam para o banco sucedido, so de responsabilidade do sucessor, uma vez que a este foram transferidos os ativos, as agncias, os direitos e deveres contratuais, caracterizando tpica sucesso trabalhista. OJ 411. Sucesso trabalhista. Aquisio de empresa pertencente a grupo econmico. Responsabilidade solidria do sucessor por dbitos trabalhistas de empresa no adquirida. Inexistncia. (Divulgada no DeJT 22/10/2010) O sucessor no responde solidariamente por dbitos trabalhistas de empresa no adquirida, integrante do mesmo grupo econmico da empresa sucedida, quando, poca, a empresa devedora direta era solvente ou idnea economicamente, ressalvada a hiptese de m f ou fraude na sucesso. Devemos tecer sucesso: algumas observaes importantes a respeito da

1. A sucesso a transferncia de titularidade da empresa seja provisoriamente (Exs. arrendamento, usufruto) ou definitivamente (Exs. compra e venda, fuso, doao, etc.); 2. Poder ocorrer a ttulo pblico ou privado; 3. Poder ocorrer seja a ttulo gratuito ou no, desde que o sucessor continue explorando a mesma atividade econmica que explorava o sucedido; 4. O sucedido no responde pelas dvidas trabalhistas aps a sucesso, pois a responsabilidade das obrigaes trabalhistas anteriores sucesso, bem como as posteriores sucesso ser do sucessor.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

49

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva TST: Tabelio condenado por crditos trabalhistas de titular anterior do cartrio Data: 04/11/2011 A transferncia de titularidade de cartrio, junto com a unidade econmico-jurdica que o integra, alm da continuidade na prestao dos servios, caracteriza a sucesso de empregadores, respondendo o tabelio sucessor pelos crditos trabalhistas. Com esse entendimento, a Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho no conheceu de recurso do 14 Cartrio de Registro de Imveis de So Paulo, que pretendia reformar deciso que o responsabilizou pelo pagamento de parcelas salariais anteriores ao seu ingresso no tabelionato. Essas parcelas salariais resultaram de ao ajuizada por um auxiliar de cartrio admitido em agosto de 1971 por meio de contrato de locao de servios. Promovido em maio de 1984 a escrevente, foi demitido imotivadamente em dezembro de 2002. Embora poca da admisso j vigorasse a CLT, cujo artigo 1 estabelece as normas reguladoras das relaes individuais e coletivas de trabalho, o Cartrio entendeu que a relao era estatutria, e no assinou a carteira de trabalho do auxiliar nem lhe concedeu a opo pelo FGTS. Com o advento, em novembro de 1994, da Lei n 8935/1994 (Lei dos Cartrios), que prev, no artigo 48 e pargrafos, a possibilidade de os funcionrios optarem pelo regime celetista, o escrevente fez a opo. Embora o pargrafo 1 do mesmo artigo diga que os efeitos da opo so retroativos, o cartrio no efetuou a anotao da mudana na carteira de trabalho do empregado. Na reclamao trabalhista, o escrevente requereu o reconhecimento do regime jurdico havido entre as partes, considerando-se o efeito legal retroativo opo para todo o perodo contratual, com a retificao da admisso na carteira de trabalho e indenizao e estabilidade decenal fixadas pelas CLT. A 18 Vara do Trabalho de So Paulo reconheceu a existncia de vnculo empregatcio desde outubro de 1971 e condenou o cartrio ao pagamento do FGTS sobre salrios, acrescido da multa de 40%. O Tribunal Regional do Trabalho da 2 Regio (SP) manteve a sentena com base na jurisprudncia do TST, que considera haver sucesso na troca da titularidade da serventia.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

50

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva No julgamento do recurso de revista pela Primeira Turma, o relator, ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que a deciso do Regional se mostrou correta. O ministro observou que, segundo os artigos 10 e 448 da CLTCLT, o tabelio sucessor responsvel pelos crditos trabalhistas relativos tanto aos contratos vigentes quanto aos j extintos. (Lourdes Crtes/CF) Processo: RR-267500-64.2003.5.02.0018 Fonte: www.tst.jus.br 2.7. Da responsabilidade solidria e subsidiria: Contratos de Subempreitada: (art. 455 da CLT) Nos contratos de subempreitada responder o subempreiteiro pelas obrigaes derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo, todavia aos empregados, o direito de reclamao contra o empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigaes por parte do primeiro. Trata-se de responsabilidade subsidiria do empreiteiro principal, cabendo a obrigao principal ao verdadeiro empregador, o subempreiteiro. A responsabilidade do empreiteiro sendo subsidiria, caso o empregado no receba as verbas trabalhistas do subempreiteiro poder ajuizar ao trabalhista em face do empreiteiro principal.

BIZU DE PROVA

Dono da Obra: OJ 191 da SDI-1 do TST: CONTRATO DE EMPREITADA. DONO DA OBRA DE CONSTRUO CIVIL. RESPONSABILIDADE. Diante da inexistncia de previso legal especfica, o contrato de empreitada de construo civil entre o dono da obra e o empreiteiro no enseja responsabilidade solidria ou subsidiria nas obrigaes trabalhistas contradas pelo empreiteiro, salvo sendo o dono da obra uma empresa construtora ou incorporadora.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

51

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Consrcio de empregadores: Consiste na unio de empregadores, com a finalidade de contratar trabalhadores. importante falar que no consrcio de empregadores h a solidariedade ativa, uma vez que todos os empregadores utilizam a fora de trabalho do mesmo empregado, sem que isto caracterize a existncia de mais de um contrato de trabalho.

BIZU DE PROVA

Terceirizao: o fenmeno pelo qual o trabalhador inserido no processo produtivo do tomador de servios sem que este tenha obrigaes trabalhistas que so obrigaes da empresa de terceirizao. A Smula 331 do TST dispe sobre a terceirizao, que ser permitida nos casos dos servios de vigilncia, conservao e limpeza e nos servios ligados atividade meio do tomador dos servios. Smula 331: I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974). II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividademeio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador de servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

52

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva V - Os entes integrantes da administrao pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei n. 8.666/93, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. VI A responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao.

Comentrios da Smula 331 do TST: O inciso I da Smula 331 do TST precisa ser esclarecido, pois a contratao de trabalhadores por empresa interposta somente ser ilegal quando existir fraude na terceirizao, ou seja, o tomador de servios necessitando de mo de obra habitual necessria a sua prpria existncia, que coincide com seus fins principais (atividade fim) resolve contratar pessoal atravs de outra empresa. Neste caso, a terceirizao ser considerada ilcita e o vnculo de emprego ir formarse diretamente com o tomador dos servios do empregado, incidindo sobre o contato de trabalho todas as normas pertinentes a sua categoria. A contratao de firmas de vigilncia e conservao e limpeza, considerada lcita. V-se que a Smula excetuou aqui a contratao o trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974), que analisaremos se forma apartada mais adiante. O inciso II da Smula 331 do TST afirma que no gera vnculo de emprego com rgos da administrao direta, autrquica ou fundacional a contratao de trabalhadores por empresa interposta, porque a CF/88 estabelece a exigncia de admisso por concurso pblico art.37 II da C.F. O art. 37, II da Constituio Federal estabelece a obrigatoriedade de concurso pblico para a investidura em cargos, empregos ou funes pblicas na administrao direta, indireta, autrquica e fundacional. O inciso III da Smula 331 do TST estabelece que quando inexistentes a pessoalidade e a subordinao direta no gerar vnculo de emprego com o tomador de servios, isso porque o tomador de servios contrata o servio a ser executado.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

53

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva A sua forma de execuo, as ordens diretas ao empregado, a fiscalizao do horrio e a sua execuo da responsabilidade da empresa contratada. Por isso na terceirizao lcita h uma ausncia de pessoalidade e subordinaes diretas por parte da empresa tomadora do servio. Ao tomador de servio caber apenas a subordinao indireta, que a determinao do servio interno que dever ser prestado. O inciso IV da Smula 331 do TST estabelece que o inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador de servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. A novidade que agora os entes da administrao pblica direta e indireta somente respondero subsidiariamente quando ficar comprovada a conduta culposa no cumprimento das obrigaes, na forma do inciso V da Smula 331. V - Os entes integrantes da administrao pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei n. 8.666/93, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. O Inciso VI, recentemente acrescentado inclui as verbas decorrentes da condenao na responsabilizao subsidiria. VI A responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao.

Observem o entendimento dos Tribunais sobre terceirizao.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

54

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

EMENTA: TELEFONISTA. TERCEIRIZAO LCITA. ISONOMIA SALARIAL. 1. Quando inexistente a pessoalidade e a subordinao direta, lcita a terceirizao de servios de telefonista, por estarem ligados atividade-meio da empresa (Smula 331, III, do TST). 2. No tendo a reclamante, como telefonista, desempenhado atividades iguais a de outro bancrio que com ela laborasse na agncia, inaplicvel o princpio da isonomia e o disposto no art. 12 da Lei 6019/74, no fazendo jus s diferenas salariais postuladas. EMENTA - TELEMARKETING - TERCEIRIZAO LCITA - VNCULO DE EMPREGO COM O TOMADOR - PRONUNCIAMENTO INVIVEL No se considera o servio de telemarketing, dirigido divulgao de produtos de instituio bancria, como atividade-fim desta, sendo lcita a terceirizao efetivada. No se pode olvidar tambm que no basta a alegao de ilicitude na terceirizao para o reconhecimento do vnculo empregatcio entre o empregado e a tomadora dos servios. O reconhecimento da relao de emprego depende do modo com que se desenvolveu o trabalho e, no evidenciada a existncia de subordinao, impossvel o reconhecimento do liame. DICA: importante no esquecer que a empresa de trabalho temporrio que falir, acarretar a responsabilidade solidria da empresa tomadora de servios. O trabalhador temporrio empregado da empresa de trabalho temporrio que pode ser fsica ou jurdica urbana. Compreende-se como empresa de trabalho temporrio a pessoa fsica ou jurdica urbana, cuja atividade consiste em colocar disposio de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos. Quando houver falncia da empresa prestadora ou intermediadora do trabalho temporrio a tomadora responder solidariamente.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

55

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 16 da Lei 6019/74 - No caso de falncia da empresa de trabalho temporrio, a empresa tomadora ou cliente solidariamente responsvel pelo recolhimento das contribuies previdencirias, no tocante ao tempo em que o trabalhador esteve sob suas ordens, assim como em referncia ao mesmo Servios que podem ser terceirizados. Terceirizao lcita e ilcita e conseqncias: A terceirizao lcita aquela admitida pela lei 6.019/74 (Trabalho Temporrio), pela Lei 7.102/83 (Servios de vigilncia), pela Smula 331 do TST e nos servios especializados ligados atividade-meio do tomador de servios, desde que sem pessoalidade e subordinao direta. Mesmo na hiptese de terceirizao lcita, a empresa tomadora de servios responsvel subsidiariamente pelo cumprimento das obrigaes trabalhistas assumidas pela prestadora de servios. Qualquer outro tipo de terceirizao ser ilcita, como por exemplo, a que ocorrer nas atividades-fim do tomador de servios. Quando a terceirizao for ilcita o vnculo de emprego ir formarse diretamente com a empresa tomadora de servios. Neste caso a responsabilidade solidria e o empregado poder escolher se ingressa com a reclamao trabalhista contra uma das empresas ou contra todas. Relao triangular e salrio equitativo: Quando a terceirizao for considerada ilcita, o empregado da empresa terceirizada poder pleitear a equiparao salarial em relao aos trabalhadores da empresa cliente, porque, neste caso, a relao de emprego se estabelece diretamente com a empresa cliente. Quando a terceirizao lcita os trabalhadores no podero postular a equiparao salarial com os empregados da empresa tomadora.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

56

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Intermediador de mo-de-obra

Trabalhador (Terceirizado) Tomador de Servios

Natureza e extenso da responsabilidade das empresas: A responsabilidade ser solidria entre o tomador e o intermediador de mo-de-obra quando a subcontratao for irregular. Neste caso o vnculo ir formar-se com o tomador. A Smula 331 do TST refere-se responsabilidade subsidiria do tomador quando a terceirizao for regular ou legal.

2.8. Desconsiderao da personalidade jurdica: A pessoa jurdica no se confunde com a pessoa do scio, conforme estabelece o art. 20 do Cdigo Civil. O mesmo diploma legal em seu artigo 50 prev a desconsiderao da personalidade jurdica em caso de abuso da personalidade jurdica caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confuso patrimonial.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

57

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Segundo Mauro Schiavo a doutrina trabalhista encampa a chamada teoria objetiva da desconsiderao da personalidade jurdica, que permite a possibilidade de execuo dos bens do scio, independentemente de os atos deste terem ou no violado o contrato ou de haver abuso de poder. Assim, bastar a pessoa jurdica no possuir bens para dar incio execuo dos bens do scio. Este entendimento justifica-se no processo do trabalho devido hipossuficincia do empregado em relao ao empregador. A desconsiderao da personalidade jurdica no processo do trabalho, na fase executria pode ser determinada de ofcio pelo Juiz do Trabalho (art. 878 da CLT). A TTULO DE COMPLEMENTAO DO TEMA: STJ: Desconsiderao da personalidade jurdica: proteo com cautela Data: 31/10/2011 A distino entre pessoa jurdica e fsica surgiu para resguardar bens pessoais de empresrios e scios em caso da falncia da empresa. Isso permitiu mais segurana em investimentos de grande envergadura e essencial para a atividade econmica. Porm, em muitos casos, abusase dessa proteo para lesar credores. A resposta judicial a esse fato a desconsiderao da personalidade jurdica, que permite superar a separao entre os bens da empresa e dos seus scios para efeito de determinar obrigaes. A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justia (STJ), conta que a tcnica jurdica surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil no final dos anos 60, especialmente com os trabalhos do jurista e professor Rubens Requio. Hoje ela incorporada ao nosso ordenamento jurdico, inicialmente pelo Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC) e no novo Cdigo Civil (CC), e tambm nas Leis de Infraes Ordem Econmica (8.884/94) e do Meio Ambiente (9.605/98), informou. A ministra adicionou que o STJ pioneiro na consolidao da jurisprudncia sobre o tema.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

58

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Um exemplo o recurso especial (REsp) 693.235, relatado pelo ministro Luis Felipe Salomo, no qual a desconsiderao foi negada. No processo, foi pedida a arrecadao dos bens da massa falida de uma empresa e tambm dos bens dos scios da empresa controladora. Entretanto, o ministro Salomo considerou que no houve indcios de fraude, abuso de direito ou confuso patrimonial, requisitos essenciais para superar a personalidade jurdica, segundo o artigo 50 do CC, que segue a chamada teoria maior. Segundo Ana de Oliveira Frazo, advogada, professora da Universidade de Braslia (UnB) e especialista no tema , hoje h duas teorias para aplicao da desconsiderao. A maior se baseia no antigo Cdigo Civil e tem exigncias maiores. J na teoria menor, com base na legislao ambiental e da ordem econmica, o dano a ser reparado pode ter sido apenas culposo e se aplica, por exemplo, quando h desvio de finalidade da empresa. Acho a teoria menor muito drstica, pois implica a completa negao da personalidade jurdica. Todavia, entendo que pequenos credores, como consumidores, e credores involuntrios, como os afetados por danos ambientais, merecem tutela diferenciada, opina a professora. Teoria menor Um exemplo da aplicao da teoria menor em questes ambientais foi o voto do ministro Herman Benjamin no REsp 1.071.741. No caso, houve construo irregular no Parque Estadual de Jacupiranga, no estado de So Paulo. A Segunda Turma do STJ considerou haver responsabilidade solidria do Estado pela falha em fiscalizar. Entretanto, a execuo contra entes estatais seria subsidiria, ou seja, o estado s arcaria com os danos se o responsvel pela degradao ecolgica no quitasse a obrigao. O ministro relator ponderou que seria legal ao de regresso que usasse a desconsiderao caso o responsvel pela edificao no apresentasse patrimnio suficiente para reparar o dano ao parque. Outro julgado exemplar da aplicao da teoria menor foi o REsp 279.273, julgado pela Terceira Turma do STJ. Houve pedido de indenizao para as vtimas da exploso do Shopping Osasco Plaza, ocorrida em 1996. Com a alegao de no poder arcar com as reparaes e no ter responsabilidade direta, a administradora do centro comercial se negava a pagar.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

59

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva O relator do recurso, ministro Ari Pargendler, asseverou que, pelo artigo 28 do CDC, a personalidade jurdica pode ser desconsiderada se h abuso de direito e ato ilcito. No caso no houve ilcito, mas o relator afirmou que o mesmo artigo estabelece que a personalidade jurdica tambm pode ser desconsiderada se esta um obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. Cota social Entre as teses consolidadas na jurisprudncia do STJ est a aplicada no REsp 1.169.175, no qual a Terceira Turma, seguindo voto do ministro Massami Uyeda, decidiu que a execuo contra scio de empresa que teve sua personalidade jurdica desconsiderada no pode ser limitada sua cota social. No caso, um professor sofreu queimaduras de segundo grau nos braos e pernas aps exploso em parque aqutico. A empresa foi condenada a pagar indenizao de R$ 20 mil, mas a vtima no recebeu. A personalidade da empresa foi desconsiderada e a execuo foi redirecionada a um dos scios. O ministro Uyeda afirmou que, aps a desconsiderao, no h restrio legal para o montante da execuo. Desconsiderao inversa Pessoas fsicas tambm tentam usar pessoas jurdicas para escapar de suas obrigaes. No REsp 948.117, um devedor se valeu de empresa de sua propriedade para evitar execuo. Para a relatora, ministra Nancy Andrighi, seria evidente a confuso patrimonial e aplicvel a desconsiderao inversa. A ministra ressalvou que esse tipo de medida excepcional, exigindo que se atendam os requisitos do artigo 50 do CC. Empresa controladora Outro exemplo de aplicao da desconsiderao da personalidade foi dado no REsp 1.141.447, relatado pelo ministro Sidnei Beneti, da Terceira Turma do STJ. No caso, desconsiderou-se a personalidade jurdica da empresa controladora para poder penhorar bens de forma a quitar dbitos da sua controlada.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

60

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

O credor no conseguiu encontrar bens penhorveis da devedora (a empresa controlada), entretanto a empresa controladora teria bens para quitar o dbito. Para o ministro Beneti, o fato de os bens da empresa executada terem sido postos em nome de outra, por si s, indicaria malcia, pois estariam sendo desenvolvidas atividades de monta por intermdio de uma empresa com parco patrimnio. Entretanto, na opinio de vrios juristas e magistrados, a desconsiderao no pode ser vista como panaceia e pode se tornar uma faca de dois gumes. A professora Ana Frazo opina que, se, por um lado, aumenta a proteo de consumidores, por outro, h o risco de desestimular grandes investimentos. Esse posicionamento compartilhado por juristas como Alfredo de Assis Gonalves, advogado e professor aposentado da Universidade Federal do Paran, que teme j haver uso indiscriminado da desconsiderao pelos tribunais. A ministra Nancy Andrighi, entretanto, acredita que, no geral, os tribunais tm aplicado bem essa tcnica. Ela alertou que criminosos buscam constantemente novos artifcios para burlar a legislao. O que de incio pode parecer exagero ou abuso de tribunais na interpretao da lei, logo se mostra uma inovao necessria, declarou. Fraudes e limites A ministra do STJ d como exemplo um recente processo relatado por ela, o REsp 1.259.018. A principal questo no julgado a possibilidade da extenso dos efeitos da falncia a empresas coligadas para reparar credores. A ministra Nancy apontou que haveria claros sinais de fraude, com transferncia de bens entre as pessoas jurdicas coligadas e encerramento das empresas com dvidas. Para a ministra, os claros sinais de conluio para prejudicar os credores autorizaria a desconsiderao da personalidade das empresas coligadas e a extenso dos efeitos da falncia. Impor limites ao uso da desconsiderao tambm preocupao constante de outros magistrados do STJ, como manifestado pelo ministro Massami Uyeda em outro processo. No REsp 1.080.682, a Caixa Econmica Federal, por meio da desconsiderao, tentou cancelar a transferncia de imvel para pessoa jurdica em processo de falncia.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

61

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva O bem pertencia ao ex-administrador da empresa falimentar e, segundo a Caixa, seria uma tentativa de mascarar sua verdadeira propriedade. Contudo, o ministro Uyeda apontou que a transferncia do imvel ocorreu mais de um ano antes da tentativa de penhora. Alm disso, naquele momento, o proprietrio do imvel no administrava mais a empresa. Fonte: www.stj.jus.br Bens particulares de scios podem ser penhorados para quitar dvidas Data: 24/11/2011 No processo de execuo, bens particulares de scios podem ser apreendidos para pagar as dvidas trabalhistas. Reportagem do TRT pernambucano explica. Por trs de toda empresa, h um proprietrio. E quando a empresa no honra os compromissos, ele passa a ter o seu patrimnio pessoal limitado em benefcio do trabalhador. O mesmo acontece no caso das sociedades, o que significa dizer que, se um dos proprietrios da empresa possui dbitos trabalhistas, os bens do seu scio podem ser penhorados para pagamento da dvida. Trata-se de um princpio geral do Direito, como lembra o juiz coordenador da Semana de Execuo do TRT da 6 Regio (Pernambuco), Saulo Bosco: "No existe controvrsia a esse respeito; quem deve, tem que pagar". Segundo entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), "a inexistncia de bens no patrimnio da empresa para fazer frente ao pagamento de suas dvidas trabalhistas no impede a Justia do Trabalho de penhorar os bens particulares dos scios a fim de assegurar a execuo dos dbitos". A este ato d-se o nome de "desconsiderao da personalidade jurdica". Em deciso de 2004, a mais alta corte trabalhista manteve deciso do TRT da 15 Regio (Campinas) que havia aplicado a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica num processo em que os scios, poca da execuo, no indicaram os bens da empresa passveis de execuo nem comprovaram a existncia de patrimnio para a satisfao do crdito. Em agosto de 2005, a Quinta Turma do TST decidiu no mesmo sentido ao no conhecer (rejeitar) um recurso de revista contra acrdo do TRT de Minas Gerais. O TRT determinou a penhora de bens dos scios de uma empresa de autopeas ao constatar "o desaparecimento da executada [a empresa], sem patrimnio e prxima da insolvncia".

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

62

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Os scios haviam se desligado da sociedade, com transferncia de cotas, justamente na data do trnsito em julgado da deciso a ser executada. Por isso, o TST aceitou que fossem penhorados os bens do scio para pagamento da dvida trabalhista dos empregados. O juiz Saulo Bosco ressalta que comum o julgamento de casos dessa natureza, prtica esta muitas vezes ligada movimentao dos famosos "caixas 2" (instrumento utilizado para sonegao fiscal e lavagem de dinheiro) ou simplesmente utilizao, pela pessoa fsica, do patrimnio da pessoa jurdica. O magistrado do Regional pernambucano afirma que, no tocante a essa matria, a Justia do Trabalho se fundamenta no Artigo 50 do Cdigo Civil, segundo o qual "Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica". Saulo Bosco ressalta que o Cdigo do Consumidor, por garantir a proteo do hipossuficiente, aquele indivduo que tem menos poder do que o outro, numa relao contratual, ainda mais claro quanto penhora de bens de scios. O juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social, afirma o Artigo 28 do CDC. O texto prossegue afirmando que a desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao. O juiz Saulo Bosco afirma que certo que a pessoa jurdica cria um instituto de direito, independente da vida pessoal dos scios. "No entanto", diz ele, " preciso que haja uma separao dos patrimnios das pessoas fsica e jurdica, em defesa da prpria sociedade. Os bens dos scios respondem pela integralidade da lei", conclui o magistrado. (Reportagem: Lydia Barros/TRT-PE: Ilustrao: Thiago Venncio/TRTPR) Fonte: www.trt3.jus.br

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

63

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Questes de Direito do Trabalho: 1. (UnB/CESPE MPU Analista Processual 2010) Acerca das relaes de trabalho, julgue os itens a seguir. 73 Ao empregado em domiclio, entendido como aquele que presta servios na residncia do empregador, so assegurados os mesmos benefcios definidos em lei para o empregado domstico. Comentrios: A assertiva est incorreta porque o empregado em domiclio no aquele que presta os seus servios na residncia do seu empregador, mas sim aquele que presta servios em sua prpria residncia. 2. (CESPE - Juiz do Trabalho TRT 1 Regio - 2010) Assinale a opo correta a respeito da figura do empregado e das figuras afins. A) A me social responsvel por uma casa lar onde so abrigadas, no mximo, cinco crianas, deve residir juntamente com os menores que lhe forem confiados e propiciar-lhes condies prprias de uma famlia. B) Entre os direitos trabalhistas das mes sociais, inclui-se o direito a frias, as quais, em decorrncia da peculiaridade da atividade por elas exercida, devem ser gozadas em companhia das crianas sob sua responsabilidade na casa lar. C) A me social deve ter, no mnimo, dezoito anos de idade. D) Desde a promulgao da CF, os empregados domsticos tm assegurado o gozo de folga nos feriados. E) Considere que um arquiteto tenha sido contratado, em 1995, para trabalhar em uma grande empresa e que, no dia 15/5/2009, ele tenha sido eleito diretor, razo pela qual, durante o exerccio do cargo, no esteve sujeito a subordinao jurdica. Nesse caso, correto afirmar que o seu contrato de trabalho como arquiteto esteve suspenso enquanto exerceu o cargo de diretor e que o tempo de servio relativo a esse perodo no foi computado para os fins desse contrato. Comentrios: Esta questo foi objeto de recurso. Observem os fundamentos da banca CESPE: Parecer: INDEFERIR Justificativa: A questo 02 trata da figura do empregado e das figuras afins. As afirmativas tm o seguinte teor:

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

64

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva A me social responsvel por uma casa lar onde so abrigadas, no mximo, cinco crianas, deve residir juntamente com os menores que lhe forem confiados e propiciar-lhes condies prprias de uma famlia. A afirmativa est errada. Embora o art. 4 estabelea as atribuies da me-social na forma descrita na afirmativa, o art. 3 da Lei n. 7644, de 18 de dezembro de 1987, prev que ficaro sob os cuidados da me social na casa lar at 10 menores e no cinco, como colocado. Entre os direitos trabalhistas das mes sociais, inclui-se o direito a frias, as quais, em decorrncia da peculiaridade da atividade por elas exercida, devem ser gozadas em companhia das crianas sob sua responsabilidade na casa lar. A afirmativa est errada. Segundo o inciso V do art. 5 da Lei n. 7644/87, a me social tem direito a frias anuais de 30 dias. O art. 10 da mesma lei, por seu turno, prev que a instituio manter mes sociais para substituir as efetivas durante seus perodos de afastamento do servio. As frias constituem afastamento do servio. A me social deve ter, no mnimo, dezoito anos de idade. A afirmativa est errada. De acordo com o art. 9 da Lei n. 7644/87, a me-social dever ter idade mnima de 25 anos. Desde a promulgao da CF, os empregados domsticos tm assegurado o gozo de folga nos feriados. A afirmativa est errada. A Constituio Federal de 1988 no traz nenhuma previso acerca de feriados. O art. 5, alnea a, da Lei n. 605 de 1949, que trata do repouso semanal remunerado e feriados, at o dia 18 de julho de 2006 estabelecia a inaplicabilidade do art. 5, o qual trata de feriados, aos domsticos. O dispositivo em questo foi revogado somente em 19 de julho de 2006, por meio da Lei n. 11.324/2006. Assim, errada a afirmativa. Considere que um arquiteto tenha sido contratado, em 1995, para trabalhar em uma grande empresa e que, no dia 15/5/2009, ele tenha sido eleito diretor, razo pela qual, durante o exerccio do cargo, no esteve sujeito a subordinao jurdica. Nesse caso, correto afirmar que o seu contrato de trabalho como arquiteto esteve suspenso enquanto exerceu o cargo de diretor e que o tempo de servio relativo a esse perodo no foi computado para os fins desse contrato. A afirmativa est correta.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

65

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Prev a Smula n. 269 do TST: DIRETOR ELEITO. CMPUTO DO PERODO COMO TEMPO DE SERVIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, no se computando o tempo de servio desse perodo, salvo se permanecer a subordinao jurdica inerente relao de emprego. Nada a alterar no gabarito. 3. (CESPE/Tcnico Judicirio/TRT/2003) Julgue os itens abaixo luz da disciplina que define o contrato de trabalho e suas formas de resciso 1- O mdico que presta servios remunerados e subordinados com pessoalidade, trs vezes por semana, em uma instituio beneficente, no adquire a condio de empregado porque esta instituio no tem fins lucrativos. 2- Se o controle acionrio de uma empresa de transportes areos (Empresa A) pertence a uma segunda empresa (Empresa B) e esta, por sua vez, tambm possui o controle acionrio de uma empresa de transporte rodovirio urbano (Empresa C), ento a empresa A solidariamente responsvel pelos crditos devidos pela empresa C a seus empregados. 3- O fato de a dispensa do empregado ter resultado de um insucesso empresarial de seu empregador no representa a sujeio do empregado aos riscos jurdicos da atividade econmica. 4- Se foi contratado na relao de emprego que os salrios seriam pagos na direta proporo de peas produzidas pelo empregado ento a reduo, pelo empregador do nmero de peas solicitadas, que afete minimamente o valor final de salrios do empregado, autoriza a este ltimo que d por rescindido indiretamente o contrato de trabalho. 5- A terminao do contrato de trabalho de prazo determinado, que resulta da paralisao das atividades da empresa, ordenada por ato de autoridade municipal reputada resciso contratual por culpa recproca. Nesse caso, o empregado receber a indenizao na metade do valor devido na hiptese de dispensa imotivada.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

66

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: 1. Incorreta. O mdico que presta servios, de forma subordinada, com habitualidade, onerosidade, pessoalidade e subordinao jurdica constitui uma relao de emprego com a instituio beneficente, porque segundo o art. 2, pargrafo 1 da CLT as instituies sem fins lucrativos equiparam-se a empregador quando admitirem trabalhadores como empregado. 2. Correta. Trata-se de um grupo econmico ento as empresas possuem responsabilidade solidria. 3. Correta. De acordo com o princpio da alteridade os riscos da atividade econmica so do empregador, assim, quando ele encerrar as suas atividades devido a falncia, por exemplo, os empregados devero receber todos os direitos de uma despedida sem justa causa. 4. Incorreta. O art. 483, g, da CLT fala sensivelmente e no minimamente. 5. Correta. Trata-se do fato do prncipe estabelecido no art. 486 da CLT. 4. (FCC/TRT/16a REGIO - Tcnico Judicirio - 2009) Mrio analista de sistemas e labora com habitualidade para duas empresas. Em ambas as empresas possui, dia e horrio de trabalho pr-estipulado, recebe salrio, bem como recebe ordens de superiores hierrquicos, porm labora apenas duas horas por dia na empresa Y. Considerando que Mrio no possui dependncia econmica com a empresa Y, uma vez que seu salrio representa 10% de seus rendimentos, mas possui dependncia econmica com a empresa X em que seu salrio representa 90% de seus rendimentos, certo que Mrio (A) poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que seu salrio na empresa Y representasse mais de 50% de seus rendimentos. (B) pode ser considerado empregado de ambas as empresas tendo em vista que a dependncia econmica no requisito especfico do contrato de emprego. (C) no pode ser considerado empregado da empresa Y, uma vez que se considera empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no-eventual a empregador, sob a dependncia deste. (D) poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que laborasse mais que cinco horas de trabalho na empresa Y. (E) s pode ser considerado empregado de uma das empresas, tendo em vista que h expressa proibio legal de pessoa fsica possuir dois contratos de trabalho. Comentrios: Letra B.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

67

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Os elementos que configuram a relao de emprego so: a pessoalidade na prestao de servios, a habitualidade ou noeventualidade, a subordinao jurdica, a onerosidade na contraprestao dos servios, a alteridade e que o trabalho seja prestado por pessoa fsica. Portanto, Mrio possui relao de emprego com as duas empresas. A assertiva apresentou um atalho errado para que vocs tivessem o raciocnio dirigido para o caminho errado. Observem: Ao dizer que Mrio labora apenas duas horas por dia na empresa Y e que no possui dependncia econmica com esta empresa, caso vocs considerassem esta informao para analisar a presena dos requisitos da relao de emprego iriam errar a questo. A subordinao ou dependncia, como requisito para a configurao da relao de emprego jurdica e no econmica ou tcnica. Portanto, a informao do enunciado foi irrelevante. 5. (FCC/TRT/16a REGIO - Tcnico Judicirio - 2009) Joana viva e cria cinco filhos. Em sua residncia possui quatro empregados: Cida, Maria, Dbora e Osvaldo. Cida a cozinheira; Dbora a auxiliar do lar com as funes de lavar louas, lavar e passar roupas, bem como arrumar toda a casa; Maria a baba de seus filhos e Osvaldo foi contratado como motorista da famlia com a funo principal de levar e buscar seus cinco filhos na escola. Considerando que a comida feita por Cida possui grande qualidade, Joana faz da sua residncia um restaurante no horrio do almoo. Nesse caso, NO (so) considerado(s) empregado(s) domsticos (A) Osvaldo, apenas. (B) Cida e Dbora, apenas. (C) Cida, Dbora, Osvaldo e Maria. (D) Cida, apenas. (E) Cida, Dbora e Maria, apenas. Comentrios: Letra B A empregadora domstica no poder ter lucratividade com os servios prestados pela empregada domstica. Caso, isto ocorra ela ser considerada empregada urbana e ter todos os direitos deste tipo de trabalho assegurados.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

68

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Observem que Dbora lava as louas e Cida a cozinheira do restaurante, logo ambas no sero consideradas empregadas domsticas. 6. (ESAF - Auditor-Fiscal do Trabalho - MTE 2003) A relao de emprego compreendida: a) como o negcio jurdico bilateral, firmado entre determinada empresa de prestao de servios terceirizados e os respectivos tomadores de servios. b) como o negcio jurdico bilateral, celebrado entre duas pessoas naturais ou jurdicas, pelo qual um deles se obriga a prestar servios habituais em favor do outro, de acordo comas ordens que lhe forem dirigidas, mediante pagamentos peridicos. c) como o negcio jurdico bilateral, celebrado entre uma pessoa fsica e uma pessoa natural ou jurdica, pelo qual obriga-se o primeiro a prestar servios habituais em favor do segundo,segundo as ordens que lhe forem repassadas,mediante pagamentos peridicos. d) como o negcio jurdico bilateral, firmado para a execuo de obra certa, por pessoa fsica, mediante o pagamento de quantia fixa previamente ajustada. e) como o negcio jurdico bilateral, destinado execuo por pessoa natural ou jurdica, de forma habitual e onerosa de atividades inerentes aos fins normais do negcio explorado pelo contratante. Comentrios: Letra C A relao de emprego caracteriza-se pelos requisitos descritos nos conceitos de empregado e de empregador. Para conceituar a relao de emprego necessrio caracteriz-la atravs da existncia de cinco elementos fticos-jurdicos, estabelecidos nos artigos 2 e 3 da CLT, que conceituam as figuras do empregado e do empregador. So eles: a) Trabalho prestado por pessoa natural ou fsica: O empregado ser sempre pessoa fsica ou natural, mas o empregador poder ser pessoa jurdica ou pessoa fsica ou natural. Logo, para ser considerado empregado necessrio que o trabalho seja prestado por pessoa fsica ou natural. b) Pessoalidade: O empregado no poder fazer-se substituir por outra pessoa na prestao de seus servios, devendo prestar as suas obrigaes de forma intuitu personae, ou seja, de forma pessoal.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

69

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva c) Subordinao jurdica: A subordinao um elemento que diferencia o empregado (relao de emprego) do trabalhador autnomo (relao de trabalho), uma vez que o empregado est subordinado juridicamente a seu empregador, devendo obedecer as suas ordens e o trabalhador autnomo presta os seus servios de forma autnoma. d) Onerosidade: Na prestao de servios deve-se haver uma contraprestao salarial, ou seja, o empregado coloca a sua fora de trabalho disposio de seu empregador e dever receber um salrio por isto. Assim, o trabalho voluntrio no qual o empregado nada recebe considerado relao de trabalho porque est ausente o requisito da onerosidade. e) No-eventualidade: O princpio da continuidade da relao de emprego um princpio peculiar do direito do trabalho. Atravs deste princpio objetiva-se a permanncia do empregado no emprego e o requisito da no-eventualidade ser caracterizado pelo modo permanente, no-eventual, no-espordico, habitual com que o trabalho deva ser prestado. Art. 2 da CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Art. 3 da CLT - Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

70

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 7. (ESAF - Auditor-Fiscal do Trabalho - MTE 2003) No considerado empregado (a): a) O trabalhador que presta servios habituais,onerosos e subordinados a determinada instituio de beneficncia, mantida com contribuies e doaes de terceiros. b) A costureira que presta servios em seu domiclio a determinada empresa de confeco,comparecendo uma vez por semana sede da empresa, tendo seu trabalho controlado em razo das cotas de produo estabelecidas e da qualidade das peas produzidas. c) O trabalhador que presta servios como mordomo em determinada residncia familiar, deforma pessoal, contnua e onerosa. d) O trabalhador contratado por empresa especializada em fornecer mo-de-obra temporria a outras empresas, em razo de necessidades transitrias de substituio de pessoal regular ou para atender a acrscimo extraordinrio de tarefas. e) A pessoa fsica que exerce por conta prpria,de modo pessoal e habitual, atividade urbana em favor de determinada empresa. Comentrios: Letra E. Esta assertiva refere-se ao trabalhador autnomo que executa as suas atividades sem subordinao jurdica, com autonomia na prestao de servios. 8. (FCC/TRT - 16a REGIO/Analista Judicirio Execuo de Mandados/2009) Joana frentista do Posto Amarelo e ao receber um cheque de Douglas, deixou de observar as recomendaes previstas em instrumento normativo. Considerando que o cheque foi devolvido sem proviso de fundos, neste caso, sua empregadora (A) poder descontar at 30% do valor do cheque porque os outros 70% fazem parte dos riscos do empreendimento. (B) poder descontar o valor do cheque, havendo orientao jurisprudencial do TST neste sentido. (C) no poder descontar o cheque do empregado. (D) s poder descontar o cheque se Joana concordar expressamente mediante termo escrito e assinado por uma testemunha. (E) s poder descontar 50% do valor do cheque porque os outros 50% fazem parte dos riscos do empreendimento. Comentrios: Letra B O desconto ser permitido segundo a orientao jurisprudencial do TST, abaixo transcrita:

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

71

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva OJ 251 da SDI - 1 do TST lcito o desconto salarial referente devoluo de cheques sem fundos, quando o frentista no observar as recomendaes previstas em instrumento coletivo. 9. (FCC/TRT - 16a REGIO/Analista Judicirio Execuo de Mandados/2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do trabalho temporrio. I. Em regra, o contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de cento e vinte dias. II. devido ao trabalhador temporrio, dentre outras verbas, adicional noturno, horas extras e aviso prvio. III. O trabalhador temporrio poder ser dispensado com justa causa, como tambm poder requerer a resciso indireta. IV. O estrangeiro portador de visto provisrio ou definitivo poder ser contratado como trabalhador temporrio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) III e IV. (C) III. (D) I e II. Comentrios: I- Incorreta. A lei 6019/74 fala trs meses e no cento e vinte dias. II- Incorreta. O aviso prvio no devido ao trabalhador temporrio. O art. 12 da Lei 6019/71 no fala em aviso prvio. III- Correto o que diz o art. 13 da referida lei. IV- Incorreta. O art. 17 da referida lei fala veda a contratao de estrangeiros com visto provisrio. 10. (FCC/TRT - 16a REGIO - Analista Judicirio/2009) Diana empregada de uma repblica de estudantes; Danilo vigia da residncia de Joo, presidente de uma empresa multinacional; Magali governanta da residncia de Mnica; e Marcio jardineiro da casa de praia de Ana. Nestes casos, (A) apenas Magali considerada empregada domstica. (B) apenas Marcio considerado empregado domstico. (C) apenas Magali e Marcio so considerados empregados domsticos. (D) apenas Diana, Magali e Marcio so considerados empregados domsticos. (E) todos so considerados empregados domsticos. Comentrios: Letra E.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

72

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Todos so considerados empregados domsticos porque trabalham para a famlia no mbito residencial dos respectivos empregadores. Segundo o art. 1 da Lei n 5.859/72, empregado domstico aquele que presta servios de natureza contnua a pessoa ou a famlia no mbito residencial desta. Como exemplos, temos a cozinheira, jardineiro, copeira, governanta, motorista particular, piloto particular de avio, bab, enfermeira, dentre outros. O principal requisito para que o empregado seja considerado domstico a ausncia de lucro de seu empregador, bem como a prestao de servios apenas para pessoa ou famlia no mbito residencial destas. Alm destes, tambm ser necessria a presena dos requisitos da relao de emprego, com exceo da alteridade. A enfermeira, por exemplo, ser considerada empregada domstica quando prestar servios a pessoa ou a famlia, de forma no-eventual, com subordinao, horrios fixos, pagamento de salrio mensal, no podendo fazer-se substituir. Portanto, importante dizer que determinado empregado poder ser domstico ou no, devendo ser averiguados os requisitos da relao de emprego, juntamente com a ausncia de finalidade lucrativa e a prestao de servios a pessoa ou a famlia no mbito residencial desta. 11. (FCC- Analista Executor de Mandados- TRT 24 Regio/2003) A sucesso de empresas (A) no afeta, por si s, os direitos trabalhistas adquiridos pelos empregados nem os respectivos contratos de trabalho. (B) representa alterao na propriedade da empresa, atingindo, em conseqncia, os direitos dos empregados. (C) exime o novo empregador das obrigaes trabalhistas contradas por seu antecessor, por serem anteriores sua gesto na empresa. (D) transfere a responsabilidade do sucedido para o sucessor apenas se houver concordncia expressa deste ltimo. (E) somente admitida no Direito do Trabalho em se tratando de empresas privadas. Comentrios: Os dispositivos legais que amparam esta questo so os artigos 10 e 448 da CLT.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

73

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Sucesso de empresas ou sucesso trabalhista ou alterao subjetiva do contrato de trabalho a figura regulada nos artigos 10 e 448 da CLT. Incorporao, ciso, transformao e alienao da empresa acarretam a sucesso trabalhista. Art. 10 da CLT - Qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados. Art. 448 da CLT - A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa no afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados. Requisitos da sucesso trabalhista: a) que uma unidade econmica- jurdica seja transferida de um para outro titular; b) que no haja soluo de continuidade na prestao de servios pelo obreiro. 12. (UnB/CESPE - Analista Judicirio/ TST/2007) No tocante a carteira de trabalho e previdncia social (CTPS),julgue os itens que se seguem. 138 Ao contratar empregado em localidade onde emitida a CTPS, o empregador deve, obrigatoriamente, anotar no respectivo documento, no prazo de 48 horas, a data de admisso, a remunerao e as condies especiais, se houver. 139 A CTPS obrigatria para o exerccio de qualquer emprego, excetuados os de carter temporrio. 140 Esgotando-se o espao destinado a registros e anotaes, o interessado deve obter outra CTPS, hiptese na qual se conserva a srie da anterior, alterando-se apenas o nmero respectivo. 141 autorizado ao empregador efetuar anotaes desabonadoras ao empregado em sua CTPS. Comentrios: 138- certa. O art. 29 da CLT dispe que a CTPS ser obrigatoriamente apresentada contra recibo pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual ter o prazo de 48 horas para nela anotar: a data de admisso, a remunerao e as condies especiais, se houver. 139- errada. A assinatura da CTPS obrigatria para o exerccio de trabalho temporrio, conforme dispe o art. 13 da CLT. 140- errada. O nmero respectivo no ser alterado conforme dispe o art. 21 da CLT.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

74

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 141- errada. O art. 29 da CLT em seu pargrafo 4, veda expressamente anotaes desabonadoras em relao conduta do empregado em sua CTPS. O descumprimento desta norma dar direito ao empregado a receber indenizao por dano moral. 13. (Procurador do Trabalho) Constituem elementos da relao contratual trabalhista, exceto: a) o trabalho avulso; b) o trabalho rural; c) o trabalho eventual; d) o trabalho temporrio; e) o trabalho intermitente; f) no sei. Comentrios: A letra correta a C. O que a questo pede so os elementos da relao de emprego, que so: pessoalidade, onerosidade, subordinao jurdica, no-eventualidade e o trabalho ser prestado por pessoa fsica. Sendo assim, no trabalho eventual no h relao de emprego uma vez que ele prestado de forma espordica. 14. (UnB/CESPE Juiz do Trabalho 16 Regio/2003) Consideradas as afirmaes abaixo, marque a resposta correta: I - Pode-se afirmar que direito do trabalho o complexo de princpios, regras e institutos jurdicos que regulam, relativamente s pessoas e matrias envolvidas, a relao empregatcia de trabalho, alm de outras relaes laborais normativamente especificadas. II - Constitui funo central do direito do trabalho a melhoria das condies de pactuao da fora de trabalho na ordem socioeconmica. III - O direito do trabalho divide-se, internamente, em direito individual do trabalho e direito coletivo do trabalho. Ao contrrio do direito coletivo, que uno, o direito individual do trabalho adota dois segmentos distintos na sua estrutura, isto , uma parte geral, que compreende a Introduo e a Teoria Geral do Direito do Trabalho, e uma parte especial, que compreende o estudo do contrato de trabalho, de um lado, e, de outro, o exame dos contratos especiais de trabalho. IV - A autonomia do direito do trabalho induvidosa, eis que apresenta os requisitos necessrios para tal status, pois tem um campo temtico vasto e especfico, dispe de teorias prprias, possui metodologia prpria e, ainda, apresenta perspectivas e questionamentos especficos e prprios relativamente aos demais ramos do direito prximos ou correlatos.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

75

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva V - O direito do trabalho encontra origem na Revoluo Industrial, sculo XVIII, na Inglaterra. a - Somente I e II esto corretas. b - III e V esto erradas. c - IV est errada. d - Todas as afirmaes esto corretas. e - Todas as afirmaes esto erradas. Comentrios: Letra D. Todas as assertivas esto corretas e eu achei muito importante trazer esta questo para vocs, pois trata da parte doutrinria da matria. 15. (UnB/CESPE Juiz do Trabalho 16 Regio/2003) Consideradas as afirmaes abaixo, marque a resposta correta: I - Relao de trabalho gnero que engloba todas as formas de contratao de prestao do trabalho existentes no mundo jurdico, includa a relao de emprego, que espcie daquela. II - Constituem caractersticas ou componentes da relao de emprego: prestao de trabalho por pessoa fsica a um tomador qualquer; prestao efetuada com pessoalidade pelo trabalhador; prestao efetuada com no-eventualidade, e onerosidade. Assim,verifica-se a relao de emprego quando houver trabalho no-eventual, prestado intuitu personae, por uma pessoa fsica, com onerosidade, em situao de subordinao meramente econmica. III - A independncia no ajuste e execuo constitui o trao caracterstico do trabalho autnomo, distinguindo-se da relao de emprego. IV - O trabalho eventual o prestado ocasionalmente, esporadicamente. O conceito meramente temporal bastante para caracteriz -lo. V - O trabalho temporrio ou a tempo parcial no admite a prestao de horas extras. a - I, III e V esto corretas. b - Somente I e III esto corretas. c - II, III e IV esto incorretas. d - Somente IV e V esto incorretas. e - Somente II e V esto incorretas. Comentrios: Letra B I- Correta. II- Incorreta. A subordinao no econmica. III- Correta.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

76

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva IV- Incorreta. No ser somente o fator tempo que ir caracterizar o trabalho eventual. Exemplificando: A bilheteira de cinema do interior que somente trabalha nos fins de semana est inserida na atividade fim do tomador e, portanto, o fato de trabalhar dois dias por semana no a caracteriza como eventual porque o cinema s funciona nestes dias. V- Incorreta. O trabalho temporrio admite a prestao de horas extras. 16. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados - TRT 16 Regio 2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do trabalho temporrio. I. Em regra, o contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de cento e vinte dias. II. devido ao trabalhador temporrio, dentre outras verbas, adicional noturno, horas extras e aviso prvio. III. O trabalhador temporrio poder ser dispensado com justa causa, como tambm poder requerer a resciso indireta. IV. O estrangeiro portador de visto provisrio ou definitivo poder ser contratado como trabalhador temporrio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) III e IV. (C) III. (D) I e II. (E) II. Comentrios: Letra C. A Lei 6019/74 autoriza a intermediao de mode-obra, para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente do tomador de servios, bem como no caso de acrscimo extraordinrio de servios. Vejamos os erros das assertivas: I. Errada. A lei fala em seu artigo dcimo que este contrato no poder exceder trs meses.

II. Errada. Os direitos do trabalhador temporrio esto previstos no art. 12 da citada lei, alm do direito ao FGTS previsto na Lei 8036/90. No h aviso prvio, quando ocorrer terminao do contrato de trabalho temporrio.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

77

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 12 da Lei 6019/74 Ficam assegurados ao trabalhador temporrio os seguintes direitos: a) remunerao equivalente percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente, calculados base horria, garantida, em qualquer hiptese, a percepo do salrio mnimo regional; b) jornada de oito horas, remuneradas as horas extraordinrias no excedentes de duas, com acrscimo de 20% (vinte por cento); Este percentual de 50% conforme a CF/88. c) frias proporcionais, nos termos do artigo 25 da Lei n 5107, de 13 de setembro de 1966; d) repouso semanal remunerado; e) adicional por trabalho noturno; f) indenizao por dispensa sem justa causa ou trmino normal do contrato, correspondente a 1/12 (um doze avos) do pagamento recebido; g) seguro contra acidente do trabalho; h) proteo previdenciria nos termos do disposto na Lei Orgnica da Previdncia Social, com as alteraes introduzidas pela Lei n 5.890, de 8 de junho de 1973 (art. 5, item III, letra "c" do Decreto n 72.771, de 6 de setembro de 1973). III. Correta. Art. 13 da Lei 6019/74 - Constituem justa causa para resciso do contrato do trabalhador temporrio os atos e circunstncias mencionados nos artigos 482 e 483, da Consolidao das Leis do Trabalho, ocorrentes entre o trabalhador e a empresa de trabalho temporrio ou entre aquele e a empresa cliente onde estiver prestando servio. IV. Errada. A lei probe a contratao de estrangeiro como trabalhador temporrio quando portador de visto provisrio.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

78

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 17. (FCC Tcnico Judicirio - TRT 8 Regio 2010) Em determinada cidade funciona a Associao Recreativa guas Marinhas; o Asilo Sol Nascente; a creche Maria da Penha e a casa de repouso Vida e Sade. Considerando que todas as instituies no possuem fins lucrativos, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, equiparam-se ao empregador para os efeitos exclusivos da relao de emprego a (A) Associao Recreativa guas Marinhas; o Asilo Sol Nascente; a creche Maria da Penha e a casa de repouso Vida e Sade. (B) Associao Recreativa guas Marinhas e a casa de repouso Vida e Sade, apenas. (C) Associao Recreativa guas Marinhas, apenas. (D) Asilo Sol Nascente; a creche Maria da Penha e a casa de repouso Vida e Sade, apenas. (E) Associao Recreativa guas Marinhas e a creche Maria da Penha, apenas. Comentrios: Letra A. Art. 2 da CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. (EMPREGADORES POR EQUIPARAO) Os empregadores por equiparao so: os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas e outras instituies sem fins lucrativos. De um modo geral, as bancas de concurso abordam este tema dizendo que o empregador dever ter finalidade lucrativa e por isto determinada empresa sem fins lucrativos no poder ser considerada empregadora. Esta afirmao est ERRADA, porque o art. 2 da CLT em seu pargrafo primeiro regulamenta os empregadores por equiparao.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

79

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 18. (FCC Tcnico Judicirio - TRT 8 Regio 2010) O Princpio que importa especificamente na garantia de preservao, ao longo do contrato, da clusula contratual mais vantajosa ao trabalhador, que se reveste de carter de direito adquirido, o Princpio da (A) Indisponibilidade dos Direitos Trabalhistas. (B) Continuidade da Relao de Emprego. (C) Intangibilidade Contratual Objetiva. (D) Imperatividade das Normas Trabalhistas. (E) Condio Mais Benfica. Comentrios: O Princpio da condio mais benfica determina a prevalncia das condies mais vantajosas ao empregado ajustadas no contrato de trabalho, no regulamento da empresa ou em norma coletiva, mesmo que sobrevenha norma jurdica imperativa e que determine menor proteo, uma vez que se aplica a teoria do direito adquirido do art. 5, XXXVI da CRFB/88. 19. (FCC Tcnico Judicirio - TRT 8 Regio 2010) Considerando que ocorreu a fuso da empresa A com a empresa B formando-se a empresa AB e que a empresa C foi adquirida pela empresa D, os empregados (A) apenas da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros. (B) apenas da empresa AB preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros. (C) da empresa AB e da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros. (D) da empresa AB e da empresa D no preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, devendo ser elaborado obrigatoriamente novos contratos, dispensada a experincia. (E) apenas da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, exclusivamente para efeitos presentes e futuros. Comentrios: Letra C .

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

80

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 10 da CLT - Qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados. Art. 448 da CLT - A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa no afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados. 20. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio 2010) Analise as seguintes proposies concernentes s teorias que buscam caracterizar o trabalho eventual, e com base na legislao, jurisprudncia pacificada e doutrina predominantes aponte a alternativa correta. I- Para a teoria do evento, eventual aquele trabalhador admitido na empresa em face de determinado acontecimento, o qual, ultrapassado, extingue a relao automaticamente. II- Para a teoria dos fins, eventualidade prende-se idia de que esta modalidade de prestao de servios vincula-se a atividades que no se inserem nos fins normais do empreendimento econmico, logo tem sua durao limitada no tempo. III- Os adeptos da teoria da descontinuidade entendem que eventual seria o trabalhador ocasional, sem permanncia. IV- Para a teoria da fixao jurdica a eventualidade advm do fato de que este tipo de trabalhador no se fixa a nenhuma fonte de trabalho, pois os beneficirios da sua prestao de servios variam continuamente no tempo. a) As proposies I e II esto corretas e as III e IV incorretas. b) As proposies II , III e IV esto corretas e I incorreta. c) As proposies I, II, III e IV esto corretas. d) As proposies III e IV esto corretas e as I e II incorretas. e) As proposies I e IV esto corretas e as II e III incorretas. Comentrios: Letra C. H quatro teorias para explicar o que trabalho eventual. So elas: a) Teoria do evento; b) Teoria da Descontinuidade; c) Teoria da Fixao Jurdica; d) Teoria dos Fins da Empresa.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

81

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva a) Teoria do Evento: Esta teoria leva em considerao o tipo de servio para o qual o trabalhador foi contratado, se ele ou no de curta durao para a empresa. Caso ele seja de curta durao para a empresa o trabalhador ser considerado eventual e no empregado. Esta teoria no foi aceita pela doutrina brasileira. b) Teoria da Descontinuidade: Esta teoria leva em considerao o conceito temporal da prestao de servios, ou seja, eventual seria o trabalho que no se repete para um mesmo trabalhador. c) Teoria da Fixao Jurdica: por esta teoria eventual seria aquele trabalhador que presta servios para diversos tomadores de forma simultnea sem se fixar a nenhum deles. d) Teoria dos Fins da Empresa: Esta teoria destaca a natureza do servio em relao atividade empresarial. Assim, trabalho eventual ser aquele que no estiver inserido na atividade normal da empresa. Por esta teoria a bilheteira do cinema que s funciona nos finais de semana considerada empregada, porque a venda de ingressos est inserida na atividade normal da empresa. ----------------------------------------------------------------------------

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

82

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Processo do Trabalho: Do processo judicirio do trabalho: princpios gerais do processo trabalhista (aplicao subsidiria do CPC). Princpios do Processo Civil aplicveis ao processo do Trabalho. Dos atos, termos e prazos processuais. Da distribuio. Das custas e emolumentos. 2.1. Princpios: Os Princpios so formas de integrao da norma jurdica, isto porque eles atuam como fonte de integrao das normas jurdicas objetivando suprir as lacunas existentes, uma vez que o juiz no poder eximir-se de sentenciar alegando omisses ou lacunas nas normas jurdicas. Exemplificando: No exemplo de Adalgisa e Maria das Dores, o juiz no poderia deixar de resolver o conflito de interesses que lhe foi submetido atravs da ao interposta por Adalgisa. Sendo assim, ele ter que proferir uma sentena (estudaremos nas prximas aulas), que a deciso em relao ao conflito entre as partes. Caso a lei no regulamente o direito postulado por Adalgisa, o juiz mesmo assim dever proferir deciso na causa (sentenciar), isto porque ele no poder alegar lacuna na lei e eximir-se de proferir deciso na ao. Para tal, ele poder utilizar-se das fontes de integrao da norma jurdica, dentre elas os princpios de processo do trabalho. DICA: O art. 769 da CLT, muito abordado em provas de concursos, autoriza a aplicao subsidiria do Direito Processual Civil ao Direito Processual do Trabalho, como fonte subsidiria para suprir lacunas ou omisses, ressaltando que a aplicao somente ser possvel quando no colidir com os princpios e nem com as normas de Direito Processual do Trabalho.

Art. 769 da CLT Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

83

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Princpios Peculiares do Processo do Trabalho: Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio do do da da da do da da da da Dispositivo Inquisitivo ou Inquisitrio Oralidade Identidade fsica do juiz Irrecorribilidade Imediata das Decises Interlocutrias Jus Postulandi das partes conciliao Concentrao dos Atos Processuais Imediatidade ou Imediao Extrapetio

Vamos ento aos conceitos dos princpios! Princpio do Dispositivo: Informa que nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer nos casos e formas legais. tambm conhecido como Princpio da Inrcia da Jurisdio, que est consagrado no art. 2 do CPC. Art. 2 CPC Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer nos casos e formas legais. Princpio do Inquisitivo ou Inquisitrio: O juiz tem a funo de prestar a tutela jurisdicional, solucionando o conflito de interesses das partes que lhe apresentado, tendo assim a funo de impulsionar o processo na busca da soluo do litgio. Vide art. 262 do CPC e 765 da CLT e 856 da CLT. Princpio da Oralidade: Caracteriza-se pela prtica de atos processuais verbais, ou seja, pelo uso da palavra oral, principalmente nas audincias, seja pelo Juiz ou pelas partes.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

84

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Exemplos de manifestao deste Princpio: a) a leitura da reclamao trabalhista: (art. 847 da CLT); b) a defesa oral/20 minutos; c) as duas propostas de conciliao consubstanciadas nos artigos 850 e 846 da CLT, que ser a primeira proposta oferecida antes de receber a contestao e aps a abertura da audincia e a segunda proposta oferecida aps as razes finais de 10 minutos para cada parte. d) oitiva de testemunhas (art. 8482 CLT) e) razes finais em 10 minutos (art. 850 CLT) f) protesto em audincia (art. 795 CLT)

Todos os exemplos dados no quadro acima sero estudados de forma aprofundada no momento prprio, por ora quero que vocs apenas guardem que eles so exemplos de atos praticados com atravs da manifestao verbal. Princpio da Identidade fsica do juiz: Determina que o juiz que colheu as provas, ou seja, instrui o processo, dever proferir a sentena. Tal princpio aplica-se ao processo Civil, porm ao Processo do trabalho este princpio no ser aplicado, em face do que dispe as Smulas 136 do TST e 222 do STF. Smula 136 do TST No se aplica s Varas do Trabalho o princpio da identidade fsica do juiz. Princpio da Irrecorribilidade Imediata das Decises Interlocutrias: No Processo do Trabalho as decises interlocutrias no sero recorrveis de imediato, conforme estabelece o art. 893 1 da CLT, que somente permite apreciao das mesmas no recurso da deciso definitiva, geralmente no recurso ordinrio. Deciso Interlocutria o ato pelo qual o juiz no curso do processo resolve questo incidente.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

85

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 893 da CLT Das decises so admissveis os seguintes recursos: I - embargos; II - recurso ordinrio; III- recurso de revista; IV- agravo. 1 - Os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva. A Smula 214 do TST traz hipteses de exceo ao princpio da irrecorribilidade das decises interlocutrias, quando o TRT proferir deciso interlocutria contrria a alguma Smula e OJ do TST a parte poder recorrer desta deciso. Quando a deciso interlocutria for passvel de recurso para o mesmo Tribunal a parte prejudicada poder recorrer desta deciso e quando for acolhida exceo de incompetncia territorial relativa (estudaremos na aula sobre exceo, contestao e reconveno) com remessa do processo para outro TRT a parte poder recorrer da deciso interlocutria. Neste sentido a Smula 214 do TST! Smula 214 do TST Na Justia do Trabalho, nos termos do art. 893, 1, da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, salvo nas hipteses de deciso: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

86

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Princpio do Jus Postulandi das partes: Empregados e empregadores podero reclamar pessoalmente na Justia do Trabalho e acompanhar as suas reclamaes at o final. DICA: A recente Smula 425 do TST tema certo de cair em prova, observem as explicaes abaixo: oportuno frisar, que somente no mbito da Justia do trabalho eles podero postular sem advogados (Varas de Trabalho/Tribunais Regionais do Trabalho).

SMULA 425 do TST O Jus Postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se s Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, no alcanando a ao rescisria, a ao cautelar, o mandado de segurana e os recursos de competncia do Tribunal Superior do Trabalho. Tcnico Judicirio TRT 6 Regio - 2012 Considere: Recurso Ordinrio. Embargos de Declarao em Recurso Ordinrio. Ao Rescisria. Recurso de Revista. Agravo de Petio de deciso proferida por Vara do Trabalho. O jus postulandi das partes NO alcana as hipteses indicadas APENAS em a) I, II e V. b) III, IV e V. c) III e IV. d) II, III e IV. e) I, II e IV. Questo 54. IIIIIIIVVComentrios: Letra C (Smula 425 do TST). O recurso de revista um recurso de competncia do TST. ---------------------------------------------------------------------------------

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

87

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Princpio da conciliao: O art. 764 da CLT dispe que todos os dissdios sejam coletivos ou individuais devero estar submetidos conciliao na Justia do Trabalho. Art. 764 da CLT- Os dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da Justia do Trabalho sero sempre sujeitos conciliao. 1 - Para os efeitos deste artigo, os juzes e Tribunais do Trabalho empregaro sempre os seus bons ofcios e persuaso no sentido de uma soluo conciliatria dos conflitos. 2 - No havendo acordo, o juzo conciliatrio converter-se obrigatoriamente em arbitral, proferindo deciso na forma prescrita neste Ttulo. 3 - lcito s partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, ainda mesmo depois de encerrado o juzo conciliatrio. Em meu livro Noes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Editora Ferreira, ao tratar deste princpio eu ressalto que as propostas de conciliao obrigatrias so duas no procedimento ordinrio: antes do recebimento da contestao e aps razes finais. Porm, oportuno lembr-los que as propostas so obrigatrias nestes dois momentos processuais, mas que a qualquer tempo, o juiz poder tentar a conciliao sempre que possvel. O Termo de Acordo que for lavrado valer como deciso irrecorrvel, somente podendo ser atacado por Ao Rescisria, sendo considerado um ttulo executivo judicial. Para a Previdncia Social quanto s contribuies que lhe so devidas em face do acordo celebrado, o que for lavrado no valer como deciso irrecorrvel. Princpio da Concentrao dos Atos Processuais: Este Princpio objetiva a que a tutela jurisdicional seja prestada, no menor tempo possvel, concentrando-se os atos processuais em uma nica audincia. A audincia ser contnua, porm o art. 849 da CLT preceitua que caso no seja possvel conclu-la no mesmo dia o juiz poder designar nova data para prosseguimento.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

88

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Princpio da Imediatidade ou Imediao: Este princpio permite um contato direto do juiz com as partes, testemunhas, peritos e terceiros e com a prpria lide objetivando formar o seu livre convencimento motivado determinado pelo Princpio da Persuaso Racional no que tange s provas. Princpio da Extrapetio: Em casos expressamente previstos em lei, o juiz poder condenar o ru por pedidos no postulados expressamente pelo autor na petio inicial. Exemplificando: Como exemplo de aplicao deste princpio no mbito laboral pode citar: a aplicao de juros e correo monetria (Smula 211 do TST), a fixao de gozo de frias por sentena fixando pena diria de 5% do salrio-mnimo (art.136 2 da CLT), dentre outros. Smula 211 do TST JUROS DE MORA E CORREO MONETRIA. INDEPENDNCIA DO PEDIDO INICIAL E DO TTULO EXECUTIVO JUDICIAL Os juros de mora e a correo monetria incluem-se na liquidao, ainda que omisso o pedido inicial ou a condenao. 2.2. Princpios do Processo Civil aplicveis ao processo do trabalho:

BIZU DE PROVA Observei nas ltimas provas elaboradas pela FCC, uma tendncia a bordar os artigos do Processo Civil que se referem aos princpios. Assim, vejamos: Os princpios importantes do processo civil aplicados ao processo do trabalho so: Princpio Inquisitivo ou do Impulso Oficial: Este princpio est consagrado no art. 262 do CPC. No processo do trabalho o art. 765 da CLT permite ao juiz determinar qualquer diligncia necessria ao esclarecimento das causas, o que caracteriza o impulso oficial.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

89

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 262 do CPC O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial. Princpio da Instrumentalidade: O processo no um fim em si mesmo, mas um instrumento da Justia. Assim, o processo dever estar a servio do direito material, sendo um instrumento para a realizao deste. O princpio da instrumentalidade tambm conhecido como princpio da finalidade, segundo o qual quando a lei prescrever determinada forma, sem cominar nulidade o juiz considerar vlido o ato, se realizado de outro modo lhe alcanar a finalidade (artigos 154 e 244 do CPC). Princpio da Impugnao Especificada: Este princpio est presente no art. 302 do CPC estabelecendo que caber ao ru manifestar-se sobre os fatos narrados na petio inicial, sob pena de serem considerados verdadeiros os fatos no impugnados. O nus atribudo ao ru somente no ocorrer: a) Quando no for admitida a confisso a respeito dos fatos no impugnados. b) Quando a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico que a lei considerar da substncia do ato. c) Quando estiverem em contradio com a defesa considerada em seu conjunto. Princpio da Estabilidade da Lide: Segundo Carlos Henrique Bezerra Leite, este princpio informa que se o autor j props a sua demanda e deduziu os seus pedidos, e se o ru j foi citado para sobre eles se pronunciar, no poder mais o autor modificar a sua pretenso sem a anuncia do ru e, depois de ultrapassado o momento de defesa, nem mesmo com o consentimento de ambas as partes isto ser possvel. Princpio da Eventualidade: Este princpio est consagrado no art. 300 do CPC competindo ao ru alegar na contestao toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

90

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Princpio da Precluso: O art. 245 do CPC estabelece que a nulidade dos atos dever ser alegada na primeira oportunidade em que couber parte falar nos autos, sob pena de precluso. Este princpio encontra-se expresso no art. 795 da CLT. O pargrafo nico do art. 245 traz excees: A primeira que a precluso no ser aplicada quando o juiz deva decretar de ofcio a nulidade e a segunda exceo ocorrer quando a parte provar legtimo impedimento para a prtica do ato. Princpio da Economia processual: Consiste em obter da prestao jurisdicional o mximo de resultado com o mnimo de esforo, evitando-se gastos desnecessrios para os jurisdicionados. Princpio da Perpetuatio Jurisdictionis: Est previsto no art. 87 do CPC, segundo o qual a competncia fixada no momento em que a ao proposta, sendo irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia. Princpio do nus da Prova: Previsto no art. 333 do CPC e no art. 818 da CLT. Art. 818 da CLT- A prova das alegaes incumbe parte que as fizer. Art. 333 do CPC O nus da prova incumbe: Iao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito;

II- ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Princpio da oralidade: Caracteriza-se pela prtica de atos processuais verbais, ou seja, pelo uso da palavra oral, principalmente nas audincias, seja pelo Juiz ou pelas partes.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

91

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Exemplos de manifestao deste Princpio: a) a leitura da reclamao trabalhista: (art. 847 da CLT); b) a defesa oral/20 minutos; c) as duas propostas de conciliao consubstanciadas nos artigos 850 e 846 da CLT, que ser a primeira proposta oferecida antes de receber a contestao e aps a abertura da audincia e a segunda proposta oferecida aps as razes finais de 10 minutos para cada parte. d) oitiva de testemunhas (art. 848 2 CLT) e) razes finais em 10 minutos (art. 850 CLT) f) protesto em audincia (art. 795 CLT) Princpio da Lealdade Processual: Impe aos litigantes uma conduta moral, tica e de respeito mtuo. Est consagrado nos artigos 16, 17 e 18 do CPC. No poderemos nos esquecer do princpio da congruncia, segundo o qual o juiz dever ao julgar a ao ficar adstrito ao que foi pedido pelo autor em sua petio inicial. 2.3. Atos, Termos e prazos Processuais: 2.3.1. Atos Processuais: A) Conceito: O processo um complexo ordenado de atos processuais, destinado obteno de um provimento jurisdicional para a soluo do conflito, ou seja, para a obteno da sentena que ato praticado exclusivamente pelo juiz que decidi ou no o mrito (pedido) da causa. Os atos processuais ocorrero no curso do processo, podendo ser praticado pelas partes, pelo juiz ou pelos rgos auxiliares da Justia. Observem com ateno o conceito de atos processuais: Atos processuais so os acontecimentos voluntrios que ocorrem no processo, isto , os que dependem de manifestaes dos sujeitos no processo. (Carlos Henrique Bezerra Leite). Ateno: importante fazer uma distino entre atos processuais e fatos processuais, o que muitas vezes confunde o candidato na hora da prova.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

92

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Os Atos Processuais so os acontecimentos que ocorrem por vontade das partes no processo, dependendo assim de manifestaes dos sujeitos dos processos. Exemplificando: a penhora (penhora a constrio de bens do devedor para satisfazer o crdito do credor, estudaremos no processo de execuo), a citao do ru, intimao das partes ou das testemunhas, etc. Os Fatos Processuais so acontecimentos involuntrios, ou seja, que independem da vontade humana. Exemplificando: Podemos citar como exemplo de fato processual a morte da parte ou de seu advogado, o que no depender da vontade das partes para ocorrer. Os atos processuais so pblicos, salvo quando a intimidade ou o interesse social exigirem sigilo, conforme dispem o artigo 5, LX da CF/88. Trata-se do princpio da publicidade do ato processual, que somente poder correr em segredo de justia nas causas trabalhistas que tratem de questes sobre assdio sexual ou assdio moral, por exemplo. Art. 5 LX da CRFB/88 A lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem. Art. 770 CLT Os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse social, e realizar-se-o nos dias teis das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Pargrafo nico. A penhora poder realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorizao expressa do juiz ou presidente. DICA: O prazo para a prtica de atos processuais de 6 s 20 horas. No confundam com o prazo para a realizao da audincia que ser entre 8 s 18 horas (art. 818 da CLT).

BIZU DE PROVA

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

93

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Observem a assertiva: Um ato processual praticado em audincia poder ser realizado at as 20 horas. A assertiva est incorreta porque o art. 818 da CLT excepciona o prazo em relao s audincias. DICA: oportuno ressaltar que o art. 770, pargrafo nico da CLT muito abordado em provas.

BIZU DE PROVA

Observem a seguinte assertiva; nenhum ato processual poder ser praticado em domingos e feriados. A assertiva est incorreta porque mediante autorizao do juiz a penhora poder ser praticada em domingos ou feriados. Analista Judicirio TRT 6 Regio - 2012 Questo 39. Em relao aos atos, termos e prazos processuais a Consolidao das Leis do trabalho prev que a) os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse pblico, e realizar-se-o nos dias teis das 8 (oito) s 18 (dezoito) horas. b) os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse pblico, e realizar-se-o nos dias teis das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. c) os prazos processuais contam-se com incluso do dia do comeo e excluso do dia do vencimento. d) a penhora poder realizar-se em domingo ou dia feriado, prescindindo de autorizao judicial. e) os prazos que vencerem na sexta, sbado, domingo e feriado, terminaro no primeiro dia til seguinte. Comentrios: Letra B. Art. 770 CLT Os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse social, e realizar-se-o nos dias teis das 6 (seis) s 20 (vinte) horas.Pargrafo nico. A penhora poder realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorizao expressa do juiz ou presidente.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

94

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva DICA: oportuno ressaltar que o art. 770, pargrafo nico da CLT muito abordado em provas.

BIZU DE PROVA

Observem a seguinte assertiva; nenhum ato processual poder ser praticado em domingos e feriados. A assertiva est incorreta porque mediante autorizao do juiz a penhora poder ser praticada em domingos ou feriados.

A contagem dos prazos tema muito abordado em provas por diversas bancas, portanto prestem muita ateno s explicaes abaixo, pois sempre cai o quadro de Smulas que destaquei. A contagem de prazo no processo do trabalho feita com base no artigo 775 da CLT, auxiliado por algumas Smulas do TST. O incio da contagem do prazo denominado dies a quo e o trmino do prazo denominado dies ad quem. A regra geral que a contagem dos prazos excluir o dia do comeo e incluir o dia do vencimento, conforme em destaque no art. 775 da CLT abaixo transcrito. Art. 775 da CLT - Os prazos estabelecidos neste Ttulo contamse com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento, e so contnuos e irrelevveis, podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessrio pelo juiz ou tribunal, ou em virtude de fora maior, devidamente comprovada. Pargrafo nico - Os prazos que se vencerem em sbado, domingo ou feriado, terminaro no primeiro dia til seguinte. Art. 776 da CLT - O vencimento dos prazos ser certificado nos processos pelos escrives ou chefes de secretaria.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

95

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Vamos ao quadro das Smulas! Smula 1 TST Quando a intimao tiver lugar na sexta-feira, ou a publicao com efeito de intimao for feita nesse dia, o prazo judicial ser contado da segunda-feira imediata inclusive, salvo se no houver expediente, caso em que fluir no dia til que se seguir. Smula 16 TST Presume-se recebida a notificao 48 horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso deste prazo constitui nus de prova do destinatrio. Smula 30 TST Intimao da sentena- Quando no juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audincia de julgamento ( art. 851 2 CLT), o prazo para recurso ser contado da data em que a parte receber a intimao da sentena Smula 262 TST I - Intimada ou notificada a parte no sbado, o incio do prazo se dar no primeiro dia til imediato e a contagem no subsequente. II- O recesso forense e as frias coletivas dos Ministros do TST suspendem os prazos recursais. Smula 350 do TST O prazo de prescrio com relao ao de cumprimento de deciso normativa flui apenas da data de seu trnsito em julgado. OJ-310 da SDI 1 do TST Litisconsortes. Procuradores distintos. Prazo em dobro. Art. 191 do CPC. Inaplicvel ao Processo do Trabalho. A regra contida no art. 191 do CPC inaplicvel ao Processo do Trabalho, em face da sua incompatibilidade com o princpio da celeridade inerente ao processo trabalhista. Analista Execuo de Mandados TRT 6 Regio 2012 Questo 46. Conforme regra contida na Consolidao das Leis do Trabalho, contam-se os prazos processuais com a a) incluso do dia do vencimento e so contnuos. b) excluso do dia do vencimento e se interrompem nos feriados. c) excluso do dia do comeo e so absolutamente improrrogveis. d) incluso do dia do comeo e so contnuos. e)incluso do dia do vencimento, sendo que apenas os que vencerem em feriados terminaro no dia seguinte.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

96

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra A. A contagem dos prazos tema muito abordado em provas por diversas bancas, portanto prestem muita ateno s explicaes abaixo, pois, embora no tenha sido abordado desta vez, sempre cai o quadro de Smulas que destaquei. Art. 775 da CLT - Os prazos estabelecidos neste Ttulo contamse com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento, e so contnuos e irrelevveis, podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessrio pelo juiz ou tribunal, ou em virtude de fora maior, devidamente comprovada. Pargrafo nico - Os prazos que se vencerem em sbado, domingo ou feriado, terminaro no primeiro dia til seguinte.

B) Classificao de Atos Processuais: a) Atos da parte: declarao unilateral ou bilateral de vontade. Art. 158 do CPC Os atos das partes, consistentes em declaraes unilaterais ou bilaterais de vontade, produzem imediatamente a constituio, a modificao ou a extino de direitos processuais. b) Atos do juiz: Sentenas, decises interlocutrias e despachos. Sentena o ato do juiz que extingue o processo com ou sem resoluo do mrito. Estudaremos detalhadamente este tema em aula prpria. Deciso interlocutria aquele que no curso do processo o juiz resolve uma questo incidente. Por fim, despachos so todos os atos praticados no processo para os quais a lei no estabeleceu outra forma. (art. 162 e pargrafos do CPC)

Art. 162 do CPC Os atos do juiz consistiro em sentenas, decises interlocutrias e despachos. c) Atos dos rgos auxiliares da Justia: Ao receber a petio inicial de qualquer processo o escrivo a autuar, mencionando o juzo, a natureza do feito, o nmero de seu registro, os nomes das partes e as datas de seu incio e proceder do mesmo modo quanto aos volumes de processo que se forem formando.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

97

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Exemplificando: So atos processuais praticados pelos auxiliares da justia: a citao, a intimao, a penhora, a autuao ( a ato de colocar a capa no processo), dentre outros. C) Comunicao dos Atos Processuais: A comunicao dos atos processuais refere-se ao procedimento de dar cincia parte quando determinado ato processual deva ser praticado ou o aviso de que um ato processual foi praticado. As formas de comunicao dos atos processuais so: a citao e da intimao. Citao: o ato pelo qual se chama a juzo o ru ou o interessado para se defender (art. 213 do CPC). A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa e ainda quando ordenada por juiz incompetente constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio (art. 219 do CPC). O sistema moderno de citao pelo correio, providncia instituda para imprimir maior celeridade ao processo, no cabvel no processo de execuo, cuja citao dever ser feita atravs de oficial de justia. Intimao: o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa (art. 234 do CPC). As intimaes no processo do trabalho so feitas em regra pelos correios, podendo ocorrer excepcionalmente por oficial de justia, por publicao do edital no Dirio oficial ou no rgo que publicar o expediente da justia do trabalho ou por fixao do Edital na sede da Vara de trabalho. No processo do trabalho o art. 841 da CLT dispe sobre a notificao citatria, que menciona que o servidor pblico ao receber a petio inicial remeta a segunda via em 48 horas para o ru, notificando-o para comparecer primeira audincia desimpedida dentro de cinco dias.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

98

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Ateno: importante ressaltar que por fora do art. 1, II do DecretoLei 779/69, este prazo fixado no art. 841 da CLT ser contado em qudruplo quando a parte for a Unio, o Estado, o Municpio, o Distrito Federal, bem como autarquias e fundaes de direito pblico federais, ou municipais que no explorem atividade econmica. Art.841 da CLT Recebida e protocolada a reclamao, o escrivo ou chefe de secretaria, dentro de 48 horas, remeter a segunda via da petio ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer audincia de Julgamento, que ser a primeira desimpedida, depois de cinco dias.

BIZU DE PROVA

Smula 427 do TST (nova smula editada em 24 de Maio de 2011). Havendo pedido expresso de que as intimaes e publicaes sejam realizadas exclusivamente em nome de determinado advogado, a comunicao em nome de outro profissional constitudo nos autos nula, salvo se constatada a inexistncia de prejuzo.

BIZU DE PROVA

A Lei 9.800/99 permite a transmisso de ato processual que dependa de petio escrita atravs de fac-smile (fax), devendo os originais ser entregues em at 5 dias contados da recepo dos dados enviados via fax. A Smula 387 do TST (inserido inciso IV em 25 de Maio passado) dispe sobre a possibilidade da interposio de recurso, que um ato processual, por fac-smile (fax). Observem a nova redao:

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

99

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Smula 387 do TST RECURSO. FAC-SMILE. LEI N 9.800/1999 I - A Lei n 9.800/1999 aplicvel somente a recursos interpostos aps o incio de sua vigncia. relao prtica de ato processual atravs de e-mail, II - Em A contagem do qinqdio para apresentao dos originais de recurso interposto por intermdio de fac-smile comea a fluir do dia subseqente ao trmino do prazo recursal, nos termos do art. 2 da Lei n 9.800/1999, e no do dia seguinte interposio do recurso, se esta se deu antes do termo final do prazo. Smula 387 do TST III - No se tratando a juntada dos originais de ato que dependa de Em relao prtica de atoao processual atravs de e-mail, notificao, pois a parte, interpor o recurso, j tem cincia de seu nus processual, no se aplica a regra do art. 184 do CPC quanto ao "dies a quo", podendo coincidir com sbado, domingo ou feriado. IV- A autorizao para a utilizao do fac-smile, constante do art. 1 da Lei 9.800 de 1999, somente alcana as hipteses em que o documento dirigido diretamente ao rgo jurisdicional, no se aplicando transmisso ocorrida entre particulares. 2.3.2. Termos Processuais: Termo processual a reduo escrita de determinado ato processual. Carlos Henrique Bezerra Leite afirma que termo a reproduo grfica do ato processual. Os termos podero ser classificados em trs tipos: termo de vista, termo de juntada e termo de concluso. Termo de vista ocorre quando a parte dever tomar cincia de algum ato realizado no processo. Neste caso, o servidor pblico atestar no processo que a parte tomou cincia do mesmo. Termo de Juntada aquele que atesta a juntada de determinado documento aos autos do processo. Termo de Concluso ocorre quando o processo enviado para a manifestao do juiz. Assim, a expresso autos conclusos significa dizer que o juiz est com o processo para anlise.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

100

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 771 CLT Os atos, termos e prazos processuais podero ser escritos tinta, datilografados ou a carimbo. Art. 772 CLT Os atos e termos processuais, que devam ser assinados pelas partes interessadas, quando estas por motivo justificado no possam faz-lo, sero firmados a rogo na presena de duas testemunhas, sempre que no houver procurador legalmente constitudo. Art. 773 CLT Os termos relativos ao movimento dos processos constaro de simples notas, datadas e rubricadas pelos secretrios ou escrives. O Processo Civil aplica-se subsidiariamente ao processo do trabalho naquilo em que no for incompatvel com os princpios fundamentais do mesmo. Assim, os artigos 168 e 169 do CPC aplicamse ao processo do trabalho. Art.168 do CPC Os termos de juntada, vista, concluso e outro semelhante constaro de notas datadas e rubricadas pelo escrivo. Art.169 do CPC Os atos e termos do processo sero datilografados ou escritos com tinta escura e indelvel, assinando-os as pessoas que neles intervieram. Quando estas no puderem ou no quiserem firm-lo. O escrivo certificar nos autos a ocorrncia. 1 vedado usar abreviaturas. 2 Quando se tratar de processo total ou parcialmente eletrnico, os atos processuais praticados na presena do juiz podero ser produzidos e armazenados de modo integralmente digital em arquivo eletrnico inviolvel, na forma da lei, mediante registro em termo que ser assinado digitalmente pelo juiz e pelo escrivo ou chefe de secretaria, bem como pelos advogados das partes. 3 No caso do 2 deste artigo, eventuais contradies na transcrio devero ser suscitadas oralmente no momento da realizao do ato, sob pena de precluso, devendo o juiz decidir de plano, registrando-se a alegao e a deciso no termo.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

101

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Ateno: A interposio de um recurso um ato processual praticado pelas partes. O carimbo um termo processual que atesta a juntada do recurso aos autos do processo. A OJ 285 da SDI-1 do TST estabelece que o carimbo colocado pelo servidor pblico atestando o recebimento da pea recursal dever estar legvel. OJ N 285 da SDI-1 do TST AGRAVO DE INSTRUMENTO. TRASLADO. CARIMBO DO PROTOCOLO DO RECURSO ILEGVEL. INSERVVEL O carimbo do protocolo da petio recursal constitui elemento indispensvel para aferio da tempestividade do apelo, razo pela qual dever estar legvel, pois um dado ilegvel o mesmo que a inexistncia do dado.

2.3.3. Prazos Processuais: Prazo o lapso de tempo dentro do qual um ato processual dever ser praticado. Os prazos processuais classificam-se: a) Quanto origem: prazos legais (fixados pela lei), prazos judiciais (fixados pelo juiz) e prazos convencionais (convencionado pelas partes). b) Quanto natureza: prazos dilatrios (so os prazos prorrogveis) e prazos peremptrios (so os prazos fatais e improrrogveis). O art. 182 do CPC excepciona em relao aos prazos peremptrios ao permitir que o juiz prorrogue um prazo peremptrio nas comarcas onde for difcil o transporte, mas nunca por tempo superior a 60 dias. c) Quanto aos destinatrios: prazos prprios (so os prazos destinados s partes) e prazos imprprios (so os prazos destinados aos juzes e servidores da justia do trabalho). Importante: A contagem dos prazos tema muito abordado em provas por diversas bancas, portanto prestem muita ateno s explicaes abaixo, pois sempre cai o quadro de Smulas que destaquei.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

102

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva A contagem de prazo no processo do trabalho feita com base no artigo 775 da CLT, auxiliado por algumas Smulas do TST. O incio da contagem do prazo denominado dies a quo e o trmino do prazo denominado dies ad quem. A regra geral que a contagem dos prazos excluir o dia do comeo e incluir o dia do vencimento, conforme em destaque no art. 775 da CLT abaixo transcrito. Art. 775 da CLT - Os prazos estabelecidos neste Ttulo contam-se com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento, e so contnuos e irrelevveis, podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessrio pelo juiz ou tribunal, ou em virtude de fora maior, devidamente comprovada. Pargrafo nico - Os prazos que se vencerem em sbado, domingo ou feriado, terminaro no primeiro dia til seguinte. Art. 776 da CLT - O vencimento dos prazos ser certificado nos processos pelos escrives ou chefes de secretaria. Vamos ao quadro das Smulas! Smula 1 TST Quando a intimao tiver lugar na sexta-feira, ou a publicao com efeito de intimao for feita nesse dia, o prazo judicial ser contado da segunda-feira imediata inclusive, salvo se no houver expediente, caso em que fluir no dia til que se seguir. Smula 16 TST Presume-se recebida a notificao 48 horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso deste prazo constitui nus de prova do destinatrio. Smula 30 TST Intimao da sentena- Quando no juntada a ata ao processo em 48 horas, contadas da audincia de julgamento ( art. 851 2 CLT), o prazo para recurso ser contado da data em que a parte receber a intimao da sentena Smula 262 TST I - Intimada ou notificada a parte no sbado, o incio do prazo se dar no primeiro dia til imediato e a contagem no subsequente. II- O recesso forense e as frias coletivas dos Ministros do TST suspendem os prazos recursais.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

103

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 350 do TST O prazo de prescrio com relao ao de cumprimento de deciso normativa flui apenas da data de seu trnsito em julgado. OJ-310 da SDI 1 do TST Litisconsortes. Procuradores distintos. Prazo em dobro. Art. 191 do CPC. Inaplicvel ao Processo do Trabalho. A regra contida no art. 191 do CPC inaplicvel ao Processo do Trabalho, em face da sua incompatibilidade com o princpio da celeridade inerente ao processo trabalhista.

Smula 385 do TST FERIADO LOCAL. AUSNCIA DE EXPEDIENTE FORENSE. PRAZO RECURSAL. PRORROGAO. COMPROVAO. NECESSIDADE Cabe parte comprovar, quando da interposio do recurso, a existncia de feriado local ou de dia til em que no haja expediente forense, que justifique a prorrogao do prazo recursal.

Exemplificando: Para uma melhor compreenso do tema prazos processuais, acho importante exemplificar com a resoluo de uma questo discursiva da CESPE, embora no seja a banca de nosso curso! Sei que vocs ainda no estudaram recursos, mas peo que fiquem atentos, por ora contagem do prazo. (UnB/CESPE OAB/RJ -/2007) O advogado Francisco Alburquerque, inconformado com o contedo da sentena que julgou improcedente o pedido de seu cliente, interpe recurso ordinrio. A sentena foi publicada no Dirio Oficial de 10 de novembro de 2006, sexta-feira, e o recurso protocolado em 21 de novembro do mesmo ano, tera-feira, dia seguinte ao feriado estadual que celebra o "Dia Nacional da Conscincia Negra" (Lei Estadual n. 4.007, de 11 de novembro de 2002). No obstante haver o diligente advogado elaborado preliminar de tempestividade de seu recurso, ao receber o apelo no Tribunal Regional do Trabalho, o juiz relator entendeu por bem negar seguimento a seu trmite, monocraticamente, por consider-lo intempestivo. Segundo os argumentos do magistrado, ao alegar direito estadual para prorrogar o prazo recursal, caberia ao recorrente provar o seu teor e vigncia, nos termos do art. 337, do CPC, o que no ocorrera.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

104

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Levando-se em considerao os dados acima, indaga-se: Qual o recurso cabvel da deciso monocrtica que negou seguimento ao recurso ordinrio citado? Indique o dispositivo legal que o prev e fundamente sua resposta. Qual o prazo legal de interposio do referido recurso? Comentrios: O Recurso cabvel contra deciso monocrtica que negar seguimento ao recurso ordinrio o Agravo Regimental, que dever ser interposto no prazo previsto no regimento interno dos Tribunais. Caber Agravo Regimental do despacho do relator que, baseando-se em Smulas do TST, negar seguimento a recurso, conforme estabelece o art. 9, pargrafo nico da Lei 5.574/70. Observem a contagem do prazo na interposio do Recurso Ordinrio: O prazo para interposio de Recurso Ordinrio de 8 dias, contados da publicao da sentena. A sentena foi publicada em 10/11/06 (sexta-feira). A Smula 1 do TST estabelece que neste caso a contagem do prazo ser a partir de segunda-feira (13/11/06) e o trmino em 20/11/06. Acontece que o advogado alegou que neste dia feriado local e por isso o prazo estaria prorrogado para 21/11/06, data na qual ele interps o recurso. Smula 01 TST Quando a intimao tiver lugar na sexta-feira, ou a publicao com efeito de intimao for feita nesse dia, o prazo judicial ser contado da segunda-feira imediata inclusive, salvo se no houver expediente, caso em que fluir no dia til que se seguir. No caso em tela, o relator negou seguimento ao Recurso interposto baseando-se na Smula 385 do TST, que dispe que a parte dever comprovar a existncia de feriado local que justifique a prorrogao do prazo recursal. Smula 385 do TST Cabe parte comprovar, quando da interposio do recurso, a existncia de feriado local ou de dia til em que no haja expediente forense, que justifique a prorrogao do prazo recursal. Assim, o recurso cabvel o Agravo Regimental conforme dispe a lei 5.574/70. O fundamento legal do Agravo Regimental o Regimento Interno dos Tribunais. O Regimento Interno do TST estabelece o prazo de 8 dias para a interposio do Agravo regimental, alguns Tribunais Regionais estabelecem o prazo de 8 dias e outros o prazo de 5 dias.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

105

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva BIZU DE PROVA Principais Prazos no Processo do Trabalho: Remessa de cpia da Inicial para o Reclamado (48horas); Marcao de Audincia Inaugural (de acordo com o art. 841 da CLT combinado com o DL 779/69 ser de 5 dias ou 20 dias se a parte for Fazenda pblica); Recursos e Contra-razes em geral (em geral 8 dias ou em dobro 16 dias se for ente pblico); Recurso denominado embargos de declarao (5 dias); Para as partes apresentarem razes finais (10 minutos); Juntada da ata de audincia aos autos (48 horas); Apresentar contestao (em audincia, se for oral dever ser feita em 20 minutos); Prazo para o oficial de justia apresentar atos em geral (9 dias); Prazo para oficial de justia praticar atos de avaliao (10 dias); Apresentar Exceo de incompetncia (24 horas improrrogveis); Apresentar Exceo de suspeio (48 horas); Prazo para ajuizamento de ao rescisria (2 anos contados do trnsito em julgado da deciso); Prazo para reduo a termo de reclamao verbal (5 dias); Prazo para opor embargos execuo (5dias ou se for Fazenda pblica 30 dias).

A seguir transcrevo outros artigos da CLT sobre atos, termos e prazos processuais que so muito abordados em provas de concursos, principalmente pela banca FCC: Art. 777 da CLT - Os requerimentos e documentos apresentados, os atos e termos processuais, as peties ou razes de recursos e quaisquer outros papis referentes aos feitos formaro os autos dos processos, os quais ficaro sob a responsabilidade dos escrives ou chefes de secretaria. Art. 778 da CLT - Os autos dos processos da Justia do Trabalho no podero sair dos cartrios ou secretarias, salvo se solicitados por advogado regularmente constitudo por qualquer das partes, ou quando tiverem de ser remetidos aos rgos competentes, em caso de recurso ou requisio.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

106

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 779 da CLT - As partes, ou seus procuradores, podero consultar, com ampla liberdade, os processos nos cartrios ou secretarias. Art. 780 da CLT - Os documentos juntos aos autos podero ser desentranhados somente depois de findo o processo, ficando traslado. Art. 781 da CLT - As partes podero requerer certides dos processos em curso ou arquivados, as quais sero lavradas pelos escrives ou chefes de secretaria. Pargrafo nico - As certides dos processos que correrem em segredo de justia dependero de despacho do juiz ou presidente. Art. 782 da CLT - So isentos de selo as reclamaes, representaes, requerimentos, atos e processos relativos Justia do Trabalho. Notificaes: Na petio inicial trabalhista no necessrio o pedido de citao do ru, uma vez que o art. 841 da CLT diz que a simples notificao para o comparecimento audincia ato automtico realizado pelo servidor da Vara de Trabalho, independente de pedido do autor. Na reclamao trabalhista no h citao do reclamado, mas notificao via postal do mesmo por meio de remessa automtica do servidor de secretaria da vara, em 48 horas, do recebimento da ao, notificando o reclamado a comparecer para a primeira audincia desimpedida em: 05 dias para os reclamados em geral 20 dias para Unio, estado, DF, municpios, autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais, municipais que no explorem atividades econmicas (Decreto-Lei 779/69 que diz que o prazo do art. 841da CLT ser qudruplo)

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

107

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 841 da CLT - Recebida e protocolada a reclamao, o escrivo ou chefe de secretaria, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeter a segunda via da petio, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer audincia de julgamento, que ser a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias. 1 - A notificao ser feita em registro postal com franquia. Se o reclamado criar embaraos ao seu recebimento ou no for encontrado, far-se- a notificao por edital, inserto no jornal oficial ou no que publicar o expediente forense, ou, na falta, afixado na sede da Junta ou Juzo. 2 - O reclamante ser notificado no ato da apresentao da reclamao ou na forma do pargrafo anterior. A notificao poder ser: a) por registro postal em regra; b) por edital quando o ru no for encontrado ou criar embaraos ao recebimento da reclamao. O Edital ser publicado em um jornal oficial ou em expediente forense e somente na falta destes ser afixado na sede ou juzo. A Smula 16 do TST, j estudada em prazos processuais, fala da notificao. Vamos relembr-la!

Smula 16 TST Presume-se recebida a notificao 48 horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso deste prazo constitui nus de prova do destinatrio.

A notificao postal ser feita com o aviso de recebimento para que se possa verificar se ocorreu ou no a citao. No processo do trabalho a citao somente ser pessoal em sede de execuo, sendo assim bastar a entrega da citao no endereo indicado. Caber parte comprovar que no a recebeu no prazo devido.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

108

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Ateno: O tema nulidade dos atos processuais no consta expressamente no Edital, mas por cautela quero que vocs estudem, pelo menos, os artigos da CLT e a denominao dos princpios. Nulidades e convalidao dos atos processuais: Nulidades e uma sano imposta pela lei, que ir privar o ato processual de seus efeitos, quando a forma a ser praticada estabelecida na norma jurdica for descumprida. Um bom exemplo ir facilitar o entendimento deste conceito! A Lei Complementar 75/93, em seu art. 83, XIII, estabelece que o MPT (Ministrio Pblico do trabalho) dever intervir, obrigatoriamente, em todos os feitos nos segundo e terceiro graus de jurisdio da Justia do trabalho quando a parte for pessoa jurdica de direito pblico, Estado estrangeiro ou organismo internacional. Caso ele no tenha sido intimado, o processo ser nulo, a partir do momento em ele deveria ter atuado. O art. 246 do CPC estabelece que ser nulo o processo quando o Ministrio Pblico no tiver sido intimado a acompanhar o feito em que deveria intervir. O pargrafo nico preceitua que o juiz anular o ato a partir do momento em que o MP deveria ter sido intimado. Assim, reafirmando o conceito de nulidade pode-se dizer que: a nulidade de um ato processual ocorrer quando lhe faltar algum requisito que a lei considerar necessrio para a sua validade. Os atos processuais no dependem de forma determinada para ser praticado, exceto quando a lei expressamente a exigir, assim os atos que embora realizados de outro modo, atingir a finalidade essencial sero considerados vlidos. A CLT trata da teoria das nulidades em seus artigos 794 ao 798, abaixo transcritos e comentados com os destaques para os pontos mais abordados em provas. importante frisar: As nulidades estudadas no direito do trabalho so distintas das nulidades estudadas no direito processual do trabalho.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

109

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva No direito do trabalho, o art. 9 da CLT que consagra o princpio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas, estabelece que sero de nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar as leis trabalhistas. Ao passo que no Processo do Trabalho, os atos processuais podem ser nulos, anulveis ou inexistentes. O art. 37, pargrafo nico do CPC estabelece que os atos processuais praticados por advogados que atuam sem instrumento de mandato e que no sejam ratificados sero considerados inexistentes. Os atos nulos (nulidade absoluta) e os atos anulveis (nulidade relativa), sendo os vcios processuais dos atos nulos insanveis e os dos atos anulveis sanveis. Os atos jurdicos em geral e os atos processuais podero estar com vcios ou irregularidades que podem ou no contaminar a sua validade. Como exemplo de vcio que no contamina a nulidade de um ato, podemos citar a ausncia de numerao e das folhas dos autos do processo, que no contaminam o ato. Caso o vcio processual seja grave haver uma consequncia que se classifica em: nulidade absoluta e nulidade relativa. A nulidade absoluta ser declarada toda vez que o ato processual viciado violar normas de interesse pblico, podendo ser declarada de ofcio pelo juiz. Como exemplo, podemos citar a incompetncia absoluta do juzo, uma vez que a Justia do Trabalho incompetente materialmente para processar e julgar as demandas pertinentes a direito de famlia. Assim, caso haja pedido referente a uma investigao de paternidade, por exemplo, o juiz do trabalho dever de ofcio, sem o requerimento das partes, declara-se absolutamente incompetente em razo da matria. Se ele no o fizer ocorrer a nulidade absoluta da sua sentena.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

110

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Quanto nulidade relativa ou anulabilidade, o vcio do ato processual viola normas de interesse privado, dependendo sempre da provocao do interessado, no podendo ser declarada de ofcio pelo juiz. Como exemplo de nulidade relativa, citamos a incompetncia relativa do juzo que caso a parte r no entre com a Exceo de incompetncia relativa do juzo ocorrer a prorrogao de competncia e o juiz que anteriormente era incompetente para processar e julgar a causa passar a ser competente. BIZU DE PROVA

Princpios Especficos das Nulidades Processuais: Neste ponto transcreverei um trecho do meu livro Noes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho: Dentro da teoria das nulidades podemos destacar os seguintes princpios: a) Princpio da Transcendncia ou do Prejuzo: Previsto no art. 794 da CLT, determina que somente, haver nulidade quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuzo s partes litigantes. Art. 794 da CLT- Nos processos sujeitos apreciao da Justia do Trabalho s haver nulidade quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuzo s partes litigantes. b) Princpio da Instrumentalidade das formas: Previsto nos artigos 154 e 244 do CPC, determinando que se o ato for praticado de outra forma, mas atingir a sua finalidade ele ser vlido. c) Princpio da Convalidao ou da Precluso: Previsto no art. 795 da CLT, determinando que as nulidades no sero declaradas seno pela provocao das partes, s quais devero argu-las, na primeira vez em que tiverem de falar nos autos. Porm, o princpio da convalidao somente ser aplicado s nulidades relativas. O art. 795 1 da CLT ao determinar que dever ser declarada de ofcio a nulidade fundada em incompetncia de foro na verdade quis dizer que a incompetncia absoluta dever ser declarada de ofcio pelo juiz.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

111

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 795 da CLT As nulidades no sero declaradas seno mediante provocao das partes, as quais devero argi-las primeira vez em que tiverem de falar em audincia ou nos autos. 1 Dever, entretanto, ser declarada ex officio a nulidade fundada em incompetncia de foro. Nesse caso, sero considerados nulos os atos decisrios. 2 O juiz ou Tribunal que se julgar incompetente determinar, na mesma ocasio, que se faa remessa do processo, com urgncia, autoridade competente, fundamentando sua deciso. d) Princpio da Proteo: Previsto no art. 796 da CLT, determina que somente ser declarada a nulidade quando for impossvel suprir-lhe a falta ou repetir-se o ato e quando no for arguida por quem lhe houver dado causa. Art. 796 da CLT A nulidade no ser pronunciada: a) quando for possvel suprir-se a falta ou repetir-se o ato; b) quando argida por quem lhe tiver dado causa. e) Princpio da Utilidade: Est previsto no art. 798 da CLT determina que a nulidade do ato no prejudicar, seno os posteriores que dele dependam ou sejam consequncia. Art. 798 da CLT- A nulidade do ato no prejudicar seno os posteriores que dele dependam ou sejam conseqncia. Analista Execuo de Mandados - TRT 6 Regio - 2012 Questo 50. Nos processos sujeitos apreciao da Justia do Trabalho, em relao matria de nulidades correto afirmar que: a) As nulidades somente sero declaradas se forem argidas em recurso de revista ao TST. b) A nulidade do ato no prejudicar seno os posteriores que dele dependam ou sejam conseqncia. c) O Juiz ou Tribunal que pronunciar a nulidade no precisa declarar os atos a que se estende. d) Ainda que seja possvel repetir-se o ato, a nulidade ser pronunciada. e) Ainda que dos atos inquinados no resulte manifesto prejuzo s partes, a nulidade dever ser declarada de ofcio pelo juiz. Comentrios: Letra B (art. 798 da CLT).

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

112

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva f) Princpio da economia processual: Ao declarar a nulidade o juiz dever declarar os atos a que ela se estende com o objetivo de atender ao princpio da economia processual, o qual tambm est includo no art. 796 da CLT Art. 797 da CLT- O juiz ou Tribunal que pronunciar a nulidade declarar os atos a que ela se estende. Art. 796 da CLT A nulidade no ser pronunciada: a) quando for possvel suprir-se a falta ou repetir-se o ato; b) quando argida por quem lhe tiver dado causa. 2.4. Distribuio, Custas e Emolumentos: 2.4.1. Da Distribuio: A reclamao verbal (petio inicial Adalgisa) ser distribuda antes de sua reclamante cinco dias para apresentar-se termo, sob pena de perder por seis meses a Justia do Trabalho. lembram-se do pedido de reduo a termo, tendo o no cartrio para reduzi-la a o direito de reclamar perante

A reclamao escrita dever ser fornecida em 2 vias, devendo estar acompanhada dos documentos que se fundar. Feita a distribuio a reclamao ser remetida pelo distribuidor ao juzo competente acompanhada do bilhete de distribuio. Nas localidades onde houver mais de uma Vara do Trabalho ou mais de um juzo, a reclamao trabalhista ser preliminarmente, submetida distribuio, conforme dispe o art. 838 da CLT. Nas localidades em que houver apenas uma Vara do trabalho ou juzo, a reclamao ser apresentada diretamente Secretaria da Vara ou ao Cartrio do juzo, conforme art. 837 da CLT. A distribuio deve obedecer a ordem rigorosa de apresentao ao distribuidor, quando houver (art. 783 da CLT). sua

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

113

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Observem os dispositivos consolidados abaixo transcritos sobre distribuio:

Art. 783 da CLT - A distribuio das reclamaes ser feita entre as Varas de trabalho, ou os Juzes de Direito do Cvel, nos casos previstos no art. 669, 1, pela ordem rigorosa de sua apresentao ao distribuidor, quando o houver. Art. 784 da CLT - As reclamaes sero registradas em livro prprio, rubricado em todas as folhas pela autoridade a que estiver subordinado o distribuidor. Art. 785 da CLT - O distribuidor fornecer ao interessado um recibo do qual constaro, essencialmente, o nome do reclamante e do reclamado, a data da distribuio, o objeto da reclamao e a Junta ou o Juzo a que coube a distribuio. Art. 786 da CLT - A reclamao verbal ser distribuda antes de sua reduo a termo. Pargrafo nico - Distribuda a reclamao verbal, o reclamante dever, salvo motivo de fora maior, apresentar-se no prazo de 5 (cinco) dias, ao cartrio ou secretaria, para reduzi-la a termo, sob a pena estabelecida no art. 731. Art. 787 da CLT - A reclamao escrita dever ser formulada em 2 (duas) vias e desde logo acompanhada dos documentos em que se fundar. Art. 788 da CLT - Feita a distribuio, a reclamao ser remetida pelo distribuidor Junta ou Juzo competente, acompanhada do bilhete de distribuio. 2.4.2. Das Custas e dos Emolumentos: Custas e emolumentos so as despesas processuais obrigatrias, que as partes devero arcar para que o processo possa desenvolver-se.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

114

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Ambos so pagos atravs de DARF (documento de arrecadao das receitas federais), tendo como destinatrio a Unio, pois a Justia do Trabalho integrante do Poder Judicirio da Unio.

OJ-SDI1-158 do TST O denominado "DARF ELETRNICO" vlido para comprovar o recolhimento de custas por entidades da administrao pblica federal, emitido conforme a IN-SRF 162, de 04.11.88. Custas so a parte de despesas judiciais relativas formao, propulso e terminao do processo, taxadas por lei. (Pontes de Miranda). Exemplificando: Podemos citar as despesas com oficial de justia, perito, dentre outras, como exemplo de custas. Elas incidiro base de 2% e sero calculadas na forma disposta no art. 789 da CLT, ou seja: Quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor; Quando houver extino do processo, sem julgamento do mrito, ou julgado totalmente improcedente o pedido, sobre o valor da causa; No caso de procedncia do pedido formulado em ao declaratria e em ao constitutiva, sobre o valor da causa; Quando o valor for indeterminado, sobre o que o juiz fixar. As custas sero pagas pelo vencido, aps o trnsito em julgado da deciso. E, no caso de interposio de recurso, elas sero pagas e o seu recolhimento ser comprovado dentro do prazo recursal. No sendo lquida a condenao, o juzo arbitrar-lhe- o valor e fixar o montante das custas processuais. Quando houver acordo, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. Nos dissdios coletivos, as partes vencidas respondero solidariamente pelo pagamento das custas, calculadas sobre o valor arbitrado na deciso, ou pelo Presidente do Tribunal.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

115

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva No processo de execuo, as custas sero de responsabilidade do executado e sero pagas ao final. DICA: Com EC 45 s relaes de trabalho aplica-se o art. 21 do CPC, sendo recproca e proporcionalmente distribudas as custas, se cada litigante for em parte vencido e vencedor. J s relaes de emprego e ao trabalhador avulso aplica-se a CLT, logo no caso de sucumbncia recproca (ambos so ao mesmo tempo vencido e vencedor na demanda, porque h vrios pedidos na ao) o empregador pagar as respectivas custas. Em caso de acordo, as custas sero pro rata, ou seja, rateadas em partes iguais,caso no seja convencionado outra coisa pelas partes, porm o juiz poder dispensar o empregado do pagamento de custas. Ateno: H iseno do pagamento de custas para determinados sujeitos da relao processual, vejamos o art. 790 - A da CLT.

Art. 790-A da CLT - So isentos do pagamento de custas, alm dos beneficirios de justia gratuita: I a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica; II o Ministrio Pblico do Trabalho. Pargrafo nico. A iseno prevista neste artigo no alcana as entidades fiscalizadoras do exerccio profissional, nem exime as pessoas jurdicas referidas no inciso I da obrigao de reembolsar as despesas judiciais realizadas pela parte vencedora. DICA: As sociedades de economia mista no esto isentas do pagamento de custas na Justia do Trabalho, conforme dispe a Smula 170 do TST. As Sociedades de economia mista devem observar as regras trabalhistas e tributrias do art. 173, pargrafo 1, II da CF/88. O Decreto 779/69 no faz referncia Sociedade de economia mista ao estabelecer privilgios e isenes.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

116

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 170 do TST SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. CUSTAS Os privilgios e isenes no foro da Justia do Trabalho no abrangem as sociedades de economia mista, ainda que gozassem desses benefcios anteriormente ao Decreto-Lei n 779, de 21.08.1969. DICA: Quando a parte vencedora na 1 instncia e vencida na 2 instncia ela estar obrigada a pagar as custas fixadas na sentena da 1 instncia independentemente de ser intimada para isto, ficando a parte vencedora na 2 instncia isenta de tal pagamento (Smula 25 do TST). Smula 25 do TST A parte vencedora na primeira instncia, se vencida na segunda, est obrigada, independentemente de intimao, a pagar as custas, fixadas na sentena originria, das quais ficara isenta a parte ento vencida. Os emolumentos so o ressarcimento das despesas efetuadas pelos rgos da Justia do trabalho, pelo fornecimento de traslados, certides, cartas, s partes interessadas... (Carlos Henrique Bezerra Leite). Os emolumentos so: a) autenticao de traslado de peas mediante cpia reprogrfica apresentada pelas partes; b) fotocpia de peas; c) autenticao de peas; d) cartas de sentena, de adjudicao, de remio e de arrematao; e) certides. O requerente, ou seja, aquele que pede o fornecimento de certido de cpias, de autenticao, dentre outros, dever pagar os emolumentos referentes a estes atos. Art. 790 da CLT - Nas Varas do Trabalho, nos Juzos de Direito, nos Tribunais e no Tribunal Superior do Trabalho, a forma de pagamento das custas e emolumentos obedecer s instrues que sero expedidas pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

117

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 1 Tratando-se de empregado que no tenha obtido o benefcio da justia gratuita, ou iseno de custas, o sindicato que houver intervindo no processo responder solidariamente pelo pagamento das custas devidas. 2 No caso de no-pagamento das custas, far-se- execuo da respectiva importncia, segundo o procedimento estabelecido no Captulo V deste Ttulo. 3 facultado aos juzes, rgos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instncia conceder, a requerimento ou de ofcio, o benefcio da justia gratuita, inclusive quanto a traslados e instrumentos, queles que perceberem salrio igual ou inferior ao dobro do mnimo legal, ou declararem, sob as penas da lei, que no esto em condies de pagar as custas do processo sem prejuzo do sustento prprio ou de sua famlia. Ateno: Os honorrios periciais so custas processuais. H uma pegadinha de prova em relao ao art. 790-B da CLT e a Smula 341 do TST. A Lei 5.584/70 faculta s partes a indicao de assistentes tcnicos na percia. Na Justia do Trabalho os honorrios do assistente tcnico devero ser pagos por quem o indicou. Embora parea haver uma incompatibilidade entre a Smula 341 do TST e o art. 790-B da CLT, eles so perfeitamente aplicveis. Isto porque o artigo refere-se ao perito e a Smula ao assistente tcnico. Art. 790-B da CLT - A responsabilidade pelo pagamento dos honorrios periciais da parte sucumbente na pretenso objeto da percia, salvo se beneficiria de justia gratuita. Smula 341 do TST HONORRIOS DO ASSISTENTE TCNICO A indicao do perito assistente faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorrios, ainda que vencedora no objeto da percia.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

118

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Analista Judicirio TRT 6 Regio - 2012 Questo 41. Conforme determinaes contidas na Consolidao das Leis do Trabalho, quanto ao processo judicirio do trabalho INCORRETO afirmar: a) os dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da Justia do Trabalho sero sempre sujeitos conciliao. b) Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas processuais do trabalho contidas na CLT. c) os municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas que no explorem atividade econmica no esto isentos do pagamento de custas caso sejam vencidos na demanda trabalhista. d) Nos dissdios individuais e nas aes e procedimentos de competncia da Justia do trabalho, as custas relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 2% (dois por cento), observado o mnimo de R$ 10,64 e sero calculadas quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor. e) As custas sero pagas pelo vencido, aps o trnsito em julgado da deciso, sendo que no caso de recurso, as custas sero pagas e ser comprovado o recolhimento dentro do prazo recursal. Comentrios: Letra C (art. 789 da CLT). Tcnico Judicirio TRT 6 Regio - 2012 Questo 57. Com relao s custas no processo trabalhista INCORRETO afirmar: a) So isentos do pagamento de custas, a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas autarquias e as fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica. b) no caso de recurso, as custas sero pagas e comprovado o recolhimento dentro do prazo recursal. c) No sendo lquida a condenao, o juzo arbitrar-lhe- o valor e fixar o montante das custas processuais. d) Sempre que houver acordo, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. e) Nos dissdios coletivos do trabalho, as custas relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 1% e sero calculadas, quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

119

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra E. Analista Judicirio Execuo - TRT 6 Regio - 2012 Questo 48. Rafus ajuizou reclamao trabalhista em face de sua empregadora, a empresa Alfa & Beta Comunicaes, pleiteando o pagamento de verbas rescisrias. Houve a determinao de ser emendada a petio inicial no prazo de 10 dias. Tal determinao no foi cumprida, razo pela qual ocorreu a extino do processo sem resoluo ou julgamento do mrito. Nesta situao, sobre as custas a) relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 1% e sero calculadas sobre o valor da causa. b) relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 1% observado o mnimo legal e sero calculadas sobre o valor arbitrado pelo juiz. c) relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 2% e sero calculadas sobre o valor estimado da condenao da ao. d) relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 2% observado o mnimo legal e sero calculadas sobre o valor da causa. e) haver iseno do pagamento em razo da no apreciao do mrito da ao. Comentrios: Letra D.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

120

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Questes de Processo do Trabalho: 1. (FCC Analista Judicirio - TRT 12 Regio 2010) O princpio que dispe que a competncia fixada no momento em que a ao proposta, sendo irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, exceto quando suprimirem rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia, especificamente o princpio a) da estabilidade da lide. b) da perpetuatio jurisdictiones. c) da inafastabilidade de jurisdio. d) do devido processo legal. e) do Juiz natural. Comentrios: O art. 87 do CPC estabelece que a competncia ser determinada no momento em que a ao for proposta, sendo irrelevantes as modificaes de fato ou de direito supervenientes. Este artigo reflete o princpio da perpetuatio jurisdictiones. Observem o conceito dos outros princpios: PRINCPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL: assegurado ao cidado o direito de ser processado nos termos da lei, garantindo o contraditrio, a ampla defesa e o julgamento imparcial. Art.5 LIV CRFB/88 Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal'. PRINCPIO DO JUIZ NATURAL: Todos tm direito de ser julgados por juiz independente e imparcial, como rgo legalmente criado e instalado antes do surgimento da lide. A prpria Constituio Federal como forma de garantir o Princpio do juiz natural probe tribunal de exceo que so aqueles que so institudos para o julgamento de determinadas pessoas ou crimes. Art.5 LIII CRFB/88 Ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. PRINCPIO INAFASTABILIDADE/INDECLINABILIDADE: Est expresso no art. 5 XXXV da CRFB/88 A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

121

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva A jurisdio no poder ser transferida e nem delegada a outro rgo ou Poder. Art. 126 CPC o juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais, no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais do direito. 2. (UnB/CESPE - Exame de Ordem 2010.1) Com relao aos atos, termos e prazos processuais na justia trabalhista, assinale a opo correta. A) Os documentos juntados aos autos podem ser desentranhados sempre que a parte assim o requerer. B) Presume-se recebida, 48 horas aps a sua postagem, a notificao para a prtica de ato processual, sendo possvel a produo de prova em contrrio. C) Os atos processuais devem ser pblicos, salvo quando o interesse social determinar o contrrio, e tero de realizar-se nos dias teis, no horrio de expediente forense habitual. D) No processo trabalhista, os prazos so contados com a incluso do dia em que se iniciam e do dia em que vencem. Comentrios: Letra B (Smula 16 do TST).

Smula 16 TST Presume-se recebida a notificao 48 horas depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso deste prazo constitui nus de prova do destinatrio.

Os termos que sublinhei nas assertivas esto incorretos. Abaixo, transcreverei os artigos para que vocs possam observar. A contagem de prazo no processo do trabalho feita com base no artigo 775 da CLT, auxiliado por algumas Smulas do TST. O incio da contagem do prazo denominado dies a quo e o trmino do prazo denominado dies ad quem. A regra geral que a contagem dos prazos excluir o dia do comeo e incluir o dia do vencimento, conforme em destaque no art. 775 da CLT.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

122

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Art. 775 da CLT - Os prazos estabelecidos neste Ttulo contamse com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento, e so contnuos e irrelevveis, podendo, entretanto, ser prorrogados pelo tempo estritamente necessrio pelo juiz ou tribunal, ou em virtude de fora maior, devidamente comprovada. Pargrafo nico - Os prazos que se vencerem em sbado, domingo ou feriado, terminaro no primeiro dia til seguinte. Art. 776 da CLT - O vencimento dos prazos ser certificado nos processos pelos escrives ou chefes de secretaria. Art. 770 CLT Os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse social, e realizar-se-o nos dias teis das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Pargrafo nico. A penhora poder realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorizao expressa do juiz ou presidente. Art. 780 da CLT - Os documentos juntos aos autos podero ser desentranhados somente depois de findo o processo, ficando traslado. 3. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT GO2008) Ana Maria, representante legal da empresa XUBA, recebeu intimao na reclamao trabalhista proposta por Ana Joaquina, sua exfuncionria. Considerando que a intimao ocorreu no sbado e que segunda-feira feriado nacional, ser considerada que a intimao foi realizada (A) no prprio sbado e o prazo processual comear a correr na terafeira. (B) no prprio sbado e o prazo processual comear a correr na segunda-feira. (C) na tera-feira e o prazo processual comear a correr na quartafeira. (D) na tera-feira e o prazo processual comear a correr da prpria tera-feira. (E) na sexta-feira antecedente e o prazo processual comear a correr na tera-feira.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

123

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: De acordo com a Smula 262 do TST, como Ana Maria, advogada da empresa XUBA, recebeu a intimao em um sbado, o incio do prazo dever ser no primeiro dia til que se seguir e a contagem comear no subseqente. Como a segunda-feira foi feriado, o incio do prazo se dar na tera-feira e a contagem na quarta-feira. Smula 262 TST I - Intimada ou notificada a parte no sbado, o incio do prazo se dar no primeiro dia til imediato e a contagem no subsequente. II- O recesso forense e as frias coletivas dos Ministros do TST suspendem os prazos recursais. 4. (FCC Analista judicirio Execuo de mandados TRT/MG 2009) Os atos processuais trabalhistas, em regra, segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, realizar-se-o das 6 horas s (A) 19 horas, de segunda a sexta-feira. (B) 20 horas, de segunda a sbado. (C) 18 horas, de segunda a sexta-feira. (D) 20 horas, de segunda a domingo, independentemente de autorizao judicial expressa. (E) 17 horas, de segunda a sexta-feira, dependendo, a prorrogao mxima at s 20 horas, de autorizao judicial. Comentrios: Os Atos Processuais so os acontecimentos que ocorrem por vontade das partes no processo, dependendo assim de manifestaes dos sujeitos dos processos. De acordo com o art. 770 da CLT, eles devero ocorrer em dias teis de 6 s 20 horas de segunda a sbado. Correta a letra B. Art. 770 CLT Os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse social, e realizar-se-o nos dias teis das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Pargrafo nico. A penhora poder realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorizao expressa do juiz ou presidente.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

124

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 5. (FCC Analista judicirio Execuo de Mandados TRT/MG 2009) A intimao ocorrida sbado ter a contagem do prazo para cumprimento da obrigao por ela imposta iniciada (A) no domingo. (B) na segunda-feira, ainda que seja feriado. (C) no ato da intimao. (D) no ato da juntada da intimao cumprida aos autos. (E) na tera-feira, se a segunda for dia til. Comentrios: TST. Observem que a questo aborda a Smula 262, I do

Smula 262 TST I - Intimada ou notificada a parte no sbado, o incio do prazo se dar no primeiro dia til imediato e a contagem no subsequente. II- O recesso forense e as frias coletivas dos Ministros do TST suspendem os prazos recursais.

Portanto a letra E o gabarito da questo porque a contagem do prazo dever ocorrer na tera-feira se a segunda for dia til (Smula 261, I do TST). 6. (FCC Analista judicirio Execuo de mandados TRT/MG 2009) A distribuio dos processos, em cidades onde haja mais do que uma unidade judiciria com a mesma competncia, deve obedecer, segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, (A) proporo quantitativa e adequao qualitativa de processos a cada unidade. (B) aos critrios de igualdade quantitativa e qualitativa entre as unidades judicirias. (C) ordem aleatria de entrada, observando-se a igualdade de tipos de ao para cada vara. (D) ordem aleatria de entrada, desde que, ao final de um ano, todas as unidades tenham o mesmo nmero de processos distribudos. (E) ordem rigorosa de entrada. Comentrios: De acordo com o art. 783 da CLT a distribuio dever observar a ordem rigorosa de apresentao das reclamaes ao distribuidor, o que o mesmo que dizer que dever observar a ordem rigorosa de entrada.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

125

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 783 da CLT - A distribuio das reclamaes ser feita entre as Varas de trabalho, ou os Juzes de Direito do Cvel, nos casos previstos no art. 669, 1, pela ordem rigorosa de sua apresentao ao distribuidor, quando o houver. 7. (FCC Analista Judicirio Execuo de mandados - TRT 22 Regio 2010) isento de custas, alm dos beneficirios da Justia Gratuita. a) A Ordem dos Advogados do Brasil. b) O Sindicato Profissional. c) A Fundao Pblica Estadual que explora atividade econmica. d) O Ministrio Pblico do Trabalho. e) O Conselho Federal de Medicina. Comentrios: Letra D Art. 790-A da CLT - So isentos do pagamento de custas, alm dos beneficirios de justia gratuita: I a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica; II o Ministrio Pblico do Trabalho. Pargrafo nico. A iseno prevista neste artigo no alcana as entidades fiscalizadoras do exerccio profissional, nem exime as pessoas jurdicas referidas no inciso I da obrigao de reembolsar as despesas judiciais realizadas pela parte vencedora. 8. (FCC Analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Eduardo ajuizou reclamao trabalhista em face de sua empregadora, a empresa ED. Em audincia as partes celebraram acordo conforme a CLT, se no for convencionado de outra forma, o pagamento das custas caber (A) ao Estado, da qual isento. (B) empresa ED. (C) ao Eduardo. (D) empresa ED na proporo de 75% e ao Eduardo na proporo de 25%. (E) em partes iguais ao Eduardo e empresa ED. Comentrios: Letra E (art. 789, pargrafo terceiro da CLT)

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

126

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Em caso de acordo, as custas sero pro rata, ou seja, rateadas em partes iguais,caso no seja convencionado outra coisa pelas partes, porm o juiz poder dispensar o empregado do pagamento de custas. 9. (UnB/CESPE Juiz do Trabalho 16 Regio/2003) Consideradas as afirmaes abaixo, marque a resposta incorreta: I - Segundo a jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, incumbe aos Sindicatos, prestar assistncia judiciria aos trabalhadores na Justia do Trabalho, desde que recebam menos de dois salrios mnimos ou se encontrem em situao econmica que no lhes permita demandar sem prejuzo do sustento prprio ou de sua famlia. Comentrios: Correta Smula 219 do TST I - Na Justia do Trabalho, a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios, nunca superiores a 15% (quinze por cento), no decorre pura e simplesmente da sucumbncia, devendo a parte estar assistida por sindicato da categoria profissional e comprovar a percepo de salrio inferior ao dobro do salrio mnimo ou encontrar-se em situao econmica que no lhe permita demandar sem prejuzo do prprio sustento ou da respectiva famlia. II - incabvel a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios em ao rescisria no processo trabalhista, salvo se preenchidos os requisitos da Lei n 5.584/1970. 10. (FCC- Tcnico Judicirio- TRT/Campinas/2009) Considere as seguintes assertivas a respeito dos atos, termos e prazos processuais: I. Os prazos que se vencerem em sbado, domingo ou dia feriado terminaro no primeiro dia til seguinte. II. Os prazos processuais contam-se com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento, e so contnuos e irrelevveis. III. Os prazos processuais so sempre contnuos, irrelevveis e improrrogveis. IV. vedada, em qualquer hiptese, a realizao de penhora em domingo ou feriado, em razo dos princpios constitucionais protecionistas. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) II e IV. (B) I, II e III.(C) II, III e IV.(D) I, III e IV. (E) I e II. Comentrios: Letra E. A questo abordou apenas os artigos 770 e 775 da CLT.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

127

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 11. (FCC- Analista Judiciria rea Judiciria TRT 9 Regio 2010) Nas aes plrimas as custas incidem sobre a) Um valor fixo previamente estipulado pelo Tribunal Superior do Trabalho. b) Um valor fixo previamente estipulado pelo Supremo Tribunal Federal. c) Um valor da causa previamente estipulado na proporo de cada parte. d) Um valor fixo previamente estipulado pelo Tribunal regional competente. e) O respectivo valor global. Comentrios: Letra E As custas incidiro base de 2% e sero calculadas na forma disposta no art. 789 da CLT, ou seja: Quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor; Quando houver extino do processo, sem julgamento do mrito, ou julgado totalmente improcedente o pedido, sobre o valor da causa; No caso de procedncia do pedido formulado em ao declaratria e em ao constitutiva, sobre o valor da causa; Quando o valor for indeterminado, sobre o que o juiz fixar. 12. (FCC- Analista Judiciria Execuo de Mandados TRT 9 Regio 2010) De acordo com o artigo 820 da Consolidao das Leis do Trabalho: as partes e testemunhas sero inquiridas pelo juiz, podendo ser reinquiridas, por seu intermdio, a requerimento das partes, seus representantes ou advogados e de acordo com o artigo 342 do Cdigo de Processo Civil: o juiz pode, de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa. Nestes artigos, est presente, especificamente o princpio (A) da instrumentalidade ou finalidade. (B) da imparcialidade do juiz. (C) do devido processo legal. (D) da normatizao coletiva. (E) da imediatidade ou imediao.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

128

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Comentrios: De acordo com o Princpio da imediao as provas devero ser produzidas para o juiz, que o destinatrio da prova. Ele dirigir o processo, tendo ampla liberdade para determinar as provas a serem produzidas pelas partes. H excees em que a lei processual trabalhista exige a produo de prova documental e pericial, por exemplo, nos casos de recibo de pagamento de salrio (art. 464 da CLT) e caracterizao de insalubridade ou periculosidade (art. 195, 2, da CLT), respectivamente.De acordo com o art. 848 da CLT, o juiz poder de ofcio interrogar as partes. 13. (FCC/ TRT/SP - Analista Judicirio rea Adm.- 2004) Numa reclamao trabalhista em que as partes celebram acordo, as custas: a) No so cobradas. b) So reduzidas a um tero. c) So reduzidas pela metade. d) So devidas em partes iguais pelos litigantes se no houver estipulao diversa. e) So atribudas ao reclamante, que considerado isento. Comentrios: (art. 789, pargrafo 3 da CLT). Est correta a letra D. Art. 789 da CLT 3 - Sempre que houver acordo, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. 14. FCC - Analista Judicirio rea Adm./TRT/AM-RR/2006) No processo trabalhista a penhora de bens do executado poder realizarse: a) exclusivamente nos dias teis, de 2 a 6 feira, no horrio comercial sendo imprescindvel a autorizao do juiz. b) Em todos os dias, inclusive em domingos e feriados,das 9 s 18 horas em quaisquer processos, independentemente de autorizao do juiz. c) Nos dias teis das 6 s 20 horas e mediante autorizao expressa do juiz, tambm nos domingos e feriados. d) Nos dias teis de 2 a 6 feira, das 13 as 17 horas, e aos sbados, mas nunca aos domingos.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

129

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva e) Em quaisquer dias, inclusive sbado, domingo e feriado, das 9 s 19 horas, independentemente de autorizao do juiz. Comentrios: Correta a letra c. Art. 770 da CLT- Os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse social, e realizar-se-o nos dias teis das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Pargrafo nico A penhora poder realizar-se em domingo ou dia feriado, mediante autorizao expressa do juiz ou presidente. 15. (CESPE Analista Judicirio -TRT 21 Regio 2010) Considerando os prazos processuais no CPC, julgue o item seguinte. 97 Considere que Joo e Maria so litisconsortes, mas constituram diferentes procuradores nos autos contra a Fazenda Pblica. Nesse caso, Joo e Maria tero contado em qudruplo o prazo para recorrerem e em dobro para contestarem e se manifestarem nos autos. Comentrios: A assertiva contrariou orientao jurisprudencial do TST.

OJ-310 da SDI 1 do TST Litisconsortes. Procuradores distintos. Prazo em dobro. Art. 191 do CPC. Inaplicvel ao Processo do Trabalho. A regra contida no art. 191 do CPC inaplicvel ao Processo do Trabalho, em face da sua incompatibilidade com o princpio da celeridade inerente ao processo trabalhista. 16. (FCC/TRT-16 Regio Tcnico Judicirio/2009) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, com relao s custas, correto afirmar: (A) A Ordem dos Advogados do Brasil isenta do pagamento de custas. (B) Sempre que houver acordo, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. (C) Nos dissdios individuais julgados extintos sem resoluo do mrito as custas incidiro a base de1% sobre o valor da causa. (D) Nos dissdios individuais julgados totalmente improcedentes as custas incidiro a base de 1% sobre o valor da causa ou sobre o valor que o juiz fixar. (E) As fundaes pblicas federais no so isentas do pagamento das custas.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

130

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: A OAB entidade fiscalizadora do exerccio da profisso, por isto no est abrangida pela iseno e custas. As custas incidiro base de 2% e sero calculadas quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor destes. Art. 790-A da CLT - So isentos do pagamento de custas, alm dos beneficirios de justia gratuita: I a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica; II o Ministrio Pblico do Trabalho. Pargrafo nico. A iseno prevista neste artigo no alcana as entidades fiscalizadoras do exerccio profissional, nem exime as pessoas jurdicas referidas no inciso I da obrigao de reembolsar as despesas judiciais realizadas pela parte vencedora. 17. (FCC - Tcnico Judicirio - TRT- GO 2008) Marta ingressou com reclamao trabalhista em face da empresa G, fornecendo causa o valor de R$ 30.000,00. Em audincia, as partes se compuseram amigavelmente e a empresa G se obrigou a efetuar o pagamento de R$ 15.000,00 vista para Marta. Neste caso, de acordo coma Consolidao das Leis do Trabalho, considerando que a totalidade do acordo refere-se a verbas com natureza salariais, as custas processuais incidiro base de 2% sobre (A) R$ 15.000,00, sendo que, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. (B) R$ 15.000,00, sendo que, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber empresa reclamada. (C) R$ 15.000,00, sendo que, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber empregada reclamante. (D) R$ 30.000,00, sendo que, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. (E) R$ 30.000,00, sendo que, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber empresa reclamada. Comentrios: As custas processuais incidiro base de 2% e sero calculadas, na forma disposta no art. 789 da CLT:

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

131

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor; Quando houver extino do processo, sem julgamento do mrito, ou julgado totalmente improcedente o pedido, sobre o valor da causa; No caso de procedncia do pedido formulado em ao declaratria e em ao constitutiva, sobre o valor da causa; Quando o valor for indeterminado, sobre o que o juiz fixar. Em caso de acordo, as custas sero pro rata, ou seja, rateadas em partes iguais,caso no seja convencionado outra coisa pelas partes, porm o juiz poder dispensar o empregado do pagamento de custas. Art. 789 da CLT 3 - Sempre que houver acordo, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. 18. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT GO2008) Considere as assertivas abaixo a respeito das Custas e Emolumentos. I. Tratando-se de empregado que no tenha obtido o benefcio da justia gratuita, ou iseno de custas, o sindicato que houver intervindo no processo responder subsidiariamente pelo pagamento das custas devidas. II. Sempre que houver acordo, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. III. Nos dissdios individuais as custas, relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 1%,observado o mnimo legal, e sero calculadas,quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor. IV. Em regra, as autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica so isentas do pagamento de custas. De acordo com a CLT, correto o que se afirma APENAS em (A) II e IV. (B) I, II e III. (C) II, III e IV. (D) I e IV. (E) I e II.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

132

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra A. I- Incorreta. O erro da questo que a responsabilidade do Sindicato ser solidria e no subsidiria. Art. 790 da CLT - Nas Varas do Trabalho, nos Juzos de Direito, nos Tribunais e no Tribunal Superior do Trabalho, a forma de pagamento das custas e emolumentos obedecer s instrues que sero expedidas pelo Tribunal Superior do Trabalho. 1 Tratando-se de empregado que no tenha obtido o benefcio da justia gratuita, ou iseno de custas, o sindicato que houver intervindo no processo responder solidariamente pelo pagamento das custas devidas. 2 No caso de no-pagamento das custas, far-se- execuo da respectiva importncia, segundo o procedimento estabelecido no Captulo V deste Ttulo. 3 facultado aos juzes, rgos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instncia conceder, a requerimento ou de ofcio, o benefcio da justia gratuita, inclusive quanto a traslados e instrumentos, queles que perceberem salrio igual ou inferior ao dobro do mnimo legal, ou declararem, sob as penas da lei, que no esto em condies de pagar as custas do processo sem prejuzo do sustento prprio ou de sua famlia. II- Correta. Em caso de acordo as custas sero pro rata, ou seja, rateadas em partes iguais,caso no seja convencionado outra coisa pelas partes, porm o juiz poder dispensar o empregado do pagamento de custas. III- Incorreta. As custas incidiro base de 2% e sero calculadas na forma disposta no art. 789 da CLT, ou seja: Quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor; Quando houver extino do processo, sem julgamento do mrito, ou julgado totalmente improcedente o pedido, sobre o valor da causa; No caso de procedncia do pedido formulado em ao declaratria e em ao constitutiva, sobre o valor da causa; Quando o valor for indeterminado, sobre o que o juiz fixar. IV- Correta (art. 790-A da CLT).
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

133

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 790-A da CLT - So isentos do pagamento de custas, alm dos beneficirios de justia gratuita: I a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica; II o Ministrio Pblico do Trabalho. Pargrafo nico. A iseno prevista neste artigo no alcana as entidades fiscalizadoras do exerccio profissional, nem exime as pessoas jurdicas referidas no inciso I da obrigao de reembolsar as despesas judiciais realizadas pela parte vencedora. 19. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados - TRT 9 Regio 2010) Na reclamao trabalhista X, a autarquia municipal Flor foi vencida e condenada em primeira instncia ao pagamento do valor lquido de R$ 70.000,00. Na reclamao trabalhista Y, a fundao pblica federal Terra, que no explora atividade econmica, tambm foi vencida e condenada em primeira instncia ao pagamento do valor lquido de R$ 90.000,00. Nestes casos, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, (A) somente a autarquia municipal Flor isenta do pagamento de custas, devendo a fundao pblica federal Terra depositar R$ 900,00, a ttulo de custas, para interposio de recurso ordinrio. (B) somente a autarquia municipal Flor isenta do pagamento de custas, devendo a fundao pblica federal Terra depositar R$ 1.800,00, a ttulo de custas, para interposio de recurso ordinrio. (C) somente a fundao pblica federal Terra isenta do pagamento de custas, devendo a autarquia municipal Flor depositar R$ 1.400,00, a ttulo de custas, para interposio de recurso ordinrio. (D) tanto a autarquia municipal Flor como a fundao pblica federal Terra so isentas do pagamento de custas. (E) no h iseno de custas, devendo a autarquia municipal Flor depositar R$ 1.400,00 e a fundao pblica federal Terra depositar R$ 1.800,00, a ttulo de custas, para interposio dos respectivos recursos ordinrios. Comentrios: Letra D. H iseno do pagamento de custas para determinados sujeitos da relao processual, vejamos o art. 790 - A da CLT.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

134

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 790-A da CLT - So isentos do pagamento de custas, alm dos beneficirios de justia gratuita: I a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica; II o Ministrio Pblico do Trabalho. Pargrafo nico. A iseno prevista neste artigo no alcana as entidades fiscalizadoras do exerccio profissional, nem exime as pessoas jurdicas referidas no inciso I da obrigao de reembolsar as despesas judiciais realizadas pela parte vencedora. 20. (CESPE Analista Judicirio Execuo de Mandados - TRT 21 Regio 2010) Recursos constituem um instrumento assegurado aos interesses para que, sempre que vencidos, possam pedir aos rgos jurisdicionais novo pronunciamento sobre a questo decidida. Amauri Mascaro Nascimento. Curso de direito processual do trabalho, 15. ed. So Paulo: LTr, 1994, p. 281. Com relao a recursos, julgue os itens que se seguem. 83 O prazo para recurso da parte intimada, nos termos da Smula n. 197 do Tribunal Superior do Trabalho, comea a correr no primeiro dia til aps a audincia de julgamento, devendo a sentena ser juntada aos autos no prazo de 48 horas, sob pena de intimao da parte. Comentrios: CERTA Smula 197 do TST O prazo para recurso da parte que, intimada, no comparecer audincia em prosseguimento para a prolao da sentena conta-se de sua publicao.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

135

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Anexo I: Direito do Trabalho - Exerccios sem gabarito 1. (UnB/CESPE MPU Analista Processual 2010) Acerca das relaes de trabalho, julgue os itens a seguir. 73 Ao empregado em domiclio, entendido como aquele que presta servios na residncia do empregador, so assegurados os mesmos benefcios definidos em lei para o empregado domstico. 2. (CESPE - Juiz do Trabalho TRT 1 Regio - 2010) Assinale a opo correta a respeito da figura do empregado e das figuras afins. A) A me social responsvel por uma casa lar onde so abrigadas, no mximo, cinco crianas, deve residir juntamente com os menores que lhe forem confiados e propiciar-lhes condies prprias de uma famlia. B) Entre os direitos trabalhistas das mes sociais, inclui-se o direito a frias, as quais, em decorrncia da peculiaridade da atividade por elas exercida, devem ser gozadas em companhia das crianas sob sua responsabilidade na casa lar. C) A me social deve ter, no mnimo, dezoito anos de idade. D) Desde a promulgao da CF, os empregados domsticos tm assegurado o gozo de folga nos feriados. E) Considere que um arquiteto tenha sido contratado, em 1995, para trabalhar em uma grande empresa e que, no dia 15/5/2009, ele tenha sido eleito diretor, razo pela qual, durante o exerccio do cargo, no esteve sujeito a subordinao jurdica. Nesse caso, correto afirmar que o seu contrato de trabalho como arquiteto esteve suspenso enquanto exerceu o cargo de diretor e que o tempo de servio relativo a esse perodo no foi computado para os fins desse contrato. 3. (CESPE/Tcnico Judicirio/TRT/2003) Julgue os itens abaixo luz da disciplina que define o contrato de trabalho e suas formas de resciso 1- O mdico que presta servios remunerados e subordinados com pessoalidade, trs vezes por semana, em uma instituio beneficente, no adquire a condio de empregado porque esta instituio no tem fins lucrativos.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

136

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 2- Se o controle acionrio de uma empresa de transportes areos (Empresa A) pertence a uma segunda empresa (Empresa B) e esta, por sua vez, tambm possui o controle acionrio de uma empresa de transporte rodovirio urbano (Empresa C), ento a empresa A solidariamente responsvel pelos crditos devidos pela empresa C a seus empregados. 3- O fato de a dispensa do empregado ter resultado de um insucesso empresarial de seu empregador no representa a sujeio do empregado aos riscos jurdicos da atividade econmica. 4- Se foi contratado na relao de emprego que os salrios seriam pagos na direta proporo de peas produzidas pelo empregado ento a reduo, pelo empregador do nmero de peas solicitadas, que afete minimamente o valor final de salrios do empregado, autoriza a este ltimo que d por rescindido indiretamente o contrato de trabalho. 5- A terminao do contrato de trabalho de prazo determinado, que resulta da paralisao das atividades da empresa, ordenada por ato de autoridade municipal reputada resciso contratual por culpa recproca. Nesse caso, o empregado receber a indenizao na metade do valor devido na hiptese de dispensa imotivada. 4. (FCC/TRT/16a REGIO - Tcnico Judicirio - 2009) Mrio analista de sistemas e labora com habitualidade para duas empresas. Em ambas as empresas possui, dia e horrio de trabalho pr-estipulado, recebe salrio, bem como recebe ordens de superiores hierrquicos, porm labora apenas duas horas por dia na empresa Y. Considerando que Mrio no possui dependncia econmica com a empresa Y, uma vez que seu salrio representa 10% de seus rendimentos, mas possui dependncia econmica com a empresa X em que seu salrio representa 90% de seus rendimentos, certo que Mrio (A) poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que seu salrio na empresa Y representasse mais de 50% de seus rendimentos. (B) pode ser considerado empregado de ambas as empresas tendo em vista que a dependncia econmica no requisito especfico do contrato de emprego. (C) no pode ser considerado empregado da empresa Y, uma vez que se considera empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no-eventual a empregador, sob a dependncia deste. (D) poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que laborasse mais que cinco horas de trabalho na empresa Y.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

137

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva (E) s pode ser considerado empregado de uma das empresas, tendo em vista que h expressa proibio legal de pessoa fsica possuir dois contratos de trabalho. 5. (FCC/TRT/16a REGIO - Tcnico Judicirio - 2009) Joana viva e cria cinco filhos. Em sua residncia possui quatro empregados: Cida, Maria, Dbora e Osvaldo. Cida a cozinheira; Dbora a auxiliar do lar com as funes de lavar louas, lavar e passar roupas, bem como arrumar toda a casa; Maria a baba de seus filhos e Osvaldo foi contratado como motorista da famlia com a funo principal de levar e buscar seus cinco filhos na escola. Considerando que a comida feita por Cida possui grande qualidade, Joana faz da sua residncia um restaurante no horrio do almoo. Nesse caso, NO (so) considerado(s) empregado(s) domsticos (A) Osvaldo, apenas. (B) Cida e Dbora, apenas. (C) Cida, Dbora, Osvaldo e Maria. (D) Cida, apenas. (E) Cida, Dbora e Maria, apenas. 6. (ESAF - Auditor-Fiscal do Trabalho - MTE 2003) A relao de emprego compreendida: a) como o negcio jurdico bilateral, firmado entre determinada empresa de prestao de servios terceirizados e os respectivos tomadores de servios. b) como o negcio jurdico bilateral, celebrado entre duas pessoas naturais ou jurdicas, pelo qual um deles se obriga a prestar servios habituais em favor do outro, de acordo comas ordens que lhe forem dirigidas, mediante pagamentos peridicos. c) como o negcio jurdico bilateral, celebrado entre uma pessoa fsica e uma pessoa natural ou jurdica, pelo qual obriga-se o primeiro a prestar servios habituais em favor do segundo,segundo as ordens que lhe forem repassadas,mediante pagamentos peridicos. d) como o negcio jurdico bilateral, firmado para a execuo de obra certa, por pessoa fsica,mediante o pagamento de quantia fixa previamente ajustada. e) como o negcio jurdico bilateral, destinado execuo por pessoa natural ou jurdica, de forma habitual e onerosa de atividades inerentes aos fins normais do negcio explorado pelo contratante.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

138

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 7. (ESAF - Auditor-Fiscal do Trabalho - MTE 2003) No considerado empregado (a): a) O trabalhador que presta servios habituais,onerosos e subordinados a determinada instituio de beneficncia, mantida com contribuies e doaes de terceiros. b) A costureira que presta servios em seu domiclio a determinada empresa de confeco,comparecendo uma vez por semana sede da empresa, tendo seu trabalho controlado em razo das cotas de produo estabelecidas e da qualidade das peas produzidas. c) O trabalhador que presta servios como mordomo em determinada residncia familiar, deforma pessoal, contnua e onerosa. d) O trabalhador contratado por empresa especializada em fornecer mo-de-obra temporria a outras empresas, em razo de necessidades transitrias de substituio de pessoal regular ou para atender a acrscimo extraordinrio de tarefas. e) A pessoa fsica que exerce por conta prpria, de modo pessoal e habitual, atividade urbana em favor de determinada empresa. 8. (FCC/TRT - 16a REGIO/Analista Judicirio Execuo de Mandados/2009) Joana frentista do Posto Amarelo e ao receber um cheque de Douglas, deixou de observar as recomendaes previstas em instrumento normativo. Considerando que o cheque foi devolvido sem proviso de fundos, neste caso, sua empregadora (A) poder descontar at 30% do valor do cheque porque os outros 70% fazem parte dos riscos do empreendimento. (B) poder descontar o valor do cheque, havendo orientao jurisprudencial do TST neste sentido. (C) no poder descontar o cheque do empregado. (D) s poder descontar o cheque se Joana concordar expressamente mediante termo escrito e assinado por uma testemunha. (E) s poder descontar 50% do valor do cheque porque os outros 50% fazem parte dos riscos do empreendimento. 9. (FCC/TRT - 16a REGIO/Analista Judicirio Execuo de Mandados/2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do trabalho temporrio. I. Em regra, o contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de cento e vinte dias. II. devido ao trabalhador temporrio, dentre outras verbas, adicional noturno, horas extras e aviso prvio.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

139

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva III. O trabalhador temporrio poder ser dispensado com justa causa, como tambm poder requerer a resciso indireta. IV. O estrangeiro portador de visto provisrio ou definitivo poder ser contratado como trabalhador temporrio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) III e IV. (C) III. (D) I e II. 10. (FCC/TRT - 16a REGIO - Analista Judicirio/2009) Diana empregada de uma repblica de estudantes; Danilo vigia da residncia de Joo, presidente de uma empresa multinacional; Magali governanta da residncia de Mnica; e Marcio jardineiro da casa de praia de Ana. Nestes casos, (A) apenas Magali considerada empregada domstica. (B) apenas Marcio considerado empregado domstico. (C) apenas Magali e Marcio so considerados empregados domsticos. (D) apenas Diana, Magali e Marcio so considerados empregados domsticos. (E) todos so considerados empregados domsticos. 11. (FCC- Analista Executor de Mandados- TRT 24 Regio/2003) A sucesso de empresas (A) no afeta, por si s, os direitos trabalhistas adquiridos pelos empregados nem os respectivos contratos de trabalho. (B) representa alterao na propriedade da empresa, atingindo, em conseqncia, os direitos dos empregados. (C) exime o novo empregador das obrigaes trabalhistas contradas por seu antecessor, por serem anteriores sua gesto na empresa. (D) transfere a responsabilidade do sucedido para o sucessor apenas se houver concordncia expressa deste ltimo. (E) somente admitida no Direito do Trabalho em se tratando de empresas privadas. 12. (UnB/CESPE - Analista Judicirio/ TST/2007) No tocante a carteira de trabalho e previdncia social (CTPS),julgue os itens que se seguem. 138 Ao contratar empregado em localidade onde emitida a CTPS, o empregador deve, obrigatoriamente, anotar no respectivo documento, no prazo de 48 horas, a data de admisso, a remunerao e as condies especiais, se houver. 139 A CTPS obrigatria para o exerccio de qualquer emprego, excetuados os de carter temporrio.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

140

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 140 Esgotando-se o espao destinado a registros e anotaes, o interessado deve obter outra CTPS, hiptese na qual se conserva a srie da anterior, alterando-se apenas o nmero respectivo. 141 autorizado ao empregador efetuar anotaes desabonadoras ao empregado em sua CTPS. 13. (Procurador do Trabalho) Constituem elementos da relao contratual trabalhista, exceto: a) o trabalho avulso; b) o trabalho rural; c) o trabalho eventual; d) o trabalho temporrio; e) o trabalho intermitente; f) no sei. 14. (UnB/CESPE Juiz do Trabalho 16 Regio/2003) Consideradas as afirmaes abaixo, marque a resposta correta: I - Pode-se afirmar que direito do trabalho o complexo de princpios, regras e institutos jurdicos que regulam, relativamente s pessoas e matrias envolvidas, a relao empregatcia de trabalho, alm de outras relaes laborais normativamente especificadas. II - Constitui funo central do direito do trabalho a melhoria das condies de pactuao da fora de trabalho na ordem socioeconmica. III - O direito do trabalho divide-se, internamente, em direito individual do trabalho e direito coletivo do trabalho. Ao contrrio do direito coletivo, que uno, o direito individual do trabalho adota dois segmentos distintos na sua estrutura, isto , uma parte geral, que compreende a Introduo e a Teoria Geral do Direito do Trabalho, e uma parte especial, que compreende o estudo do contrato de trabalho, de um lado, e, de outro, o exame dos contratos especiais de trabalho. IV - A autonomia do direito do trabalho induvidosa, eis que apresenta os requisitos necessrios para tal status, pois tem um campo temtico vasto e especfico, dispe de teorias prprias, possui metodologia prpria e, ainda, apresenta perspectivas e questionamentos especficos e prprios relativamente aos demais ramos do direito prximos ou correlatos. V - O direito do trabalho encontra origem na Revoluo Industrial, sculo XVIII, na Inglaterra. a - Somente I e II esto corretas. b - III e V esto erradas. c - IV est errada. d - Todas as afirmaes esto corretas. e - Todas as afirmaes esto erradas.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

141

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 15. (UnB/CESPE Juiz do Trabalho 16 Regio/2003) Consideradas as afirmaes abaixo, marque a resposta correta: I - Relao de trabalho gnero que engloba todas as formas de contratao de prestao do trabalho existentes no mundo jurdico, includa a relao de emprego, que espcie daquela. II - Constituem caractersticas ou componentes da relao de emprego: prestao de trabalho por pessoa fsica a um tomador qualquer; prestao efetuada com pessoalidade pelo trabalhador; prestao efetuada com no-eventualidade, e onerosidade. Assim,verifica-se a relao de emprego quando houver trabalho no-eventual, prestado intuitu personae, por uma pessoa fsica, com onerosidade, em situao de subordinao meramente econmica. III - A independncia no ajuste e execuo constitui o trao caracterstico do trabalho autnomo, distinguindo-se da relao de emprego. IV - O trabalho eventual o prestado ocasionalmente, esporadicamente. O conceito meramente temporal bastante para caracteriz -lo. V - O trabalho temporrio ou a tempo parcial no admite a prestao de horas extras. a - I, III e V esto corretas. b - Somente I e III esto corretas. c - II, III e IV esto incorretas. d - Somente IV e V esto incorretas. e - Somente II e V esto incorretas. 16. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados - TRT 16 Regio 2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do trabalho temporrio. I. Em regra, o contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de cento e vinte dias. II. devido ao trabalhador temporrio, dentre outras verbas, adicional noturno, horas extras e aviso prvio. III. O trabalhador temporrio poder ser dispensado com justa causa, como tambm poder requerer a resciso indireta. IV. O estrangeiro portador de visto provisrio ou definitivo poder ser contratado como trabalhador temporrio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II e III.(B) III e IV.(C) III.(D) I e II.(E) II.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

142

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 17. (FCC Tcnico Judicirio - TRT 8 Regio 2010) Em determinada cidade funciona a Associao Recreativa guas Marinhas; o Asilo Sol Nascente; a creche Maria da Penha e a casa de repouso Vida e Sade. Considerando que todas as instituies no possuem fins lucrativos, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, equiparam-se ao empregador para os efeitos exclusivos da relao de emprego a (A) Associao Recreativa guas Marinhas; o Asilo Sol Nascente; a creche Maria da Penha e a casa de repouso Vida e Sade. (B) Associao Recreativa guas Marinhas e a casa de repouso Vida e Sade, apenas. (C) Associao Recreativa guas Marinhas, apenas. (D) Asilo Sol Nascente; a creche Maria da Penha e a casa de repouso Vida e Sade, apenas. (E) Associao Recreativa guas Marinhas e a creche Maria da Penha, apenas. 18. (FCC Tcnico Judicirio - TRT 8 Regio 2010) O Princpio que importa especificamente na garantia de preservao, ao longo do contrato, da clusula contratual mais vantajosa ao trabalhador, que se reveste de carter de direito adquirido, o Princpio da (A) Indisponibilidade dos Direitos Trabalhistas. (B) Continuidade da Relao de Emprego. (C) Intangibilidade Contratual Objetiva. (D) Imperatividade das Normas Trabalhistas. (E) Condio Mais Benfica. 19. (FCC Tcnico Judicirio - TRT 8 Regio 2010) Considerando que ocorreu a fuso da empresa A com a empresa B formando-se a empresa AB e que a empresa C foi adquirida pela empresa D, os empregados (A) apenas da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros. (B) apenas da empresa AB preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros. (C) da empresa AB e da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

143

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva (D) da empresa AB e da empresa D no preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, devendo ser elaborado obrigatoriamente novos contratos, dispensada a experincia. (E) apenas da empresa D preservam com os novos empregadores os antigos contratos de trabalho, exclusivamente para efeitos presentes e futuros. 20. (Juiz do Trabalho TRT 23 Regio 2010) Analise as seguintes proposies concernentes s teorias que buscam caracterizar o trabalho eventual, e com base na legislao, jurisprudncia pacificada e doutrina predominantes aponte a alternativa correta. I- para a teoria do evento, eventual aquele trabalhador admitido na empresa em face de determinado acontecimento, o qual, ultrapassado, extingue a relao automaticamente. II- para a teoria dos fins, eventualidade prende-se idia de que esta modalidade de prestao de servios vincula-se a atividades que no se inserem nos fins normais do empreendimento econmico, logo tem sua durao limitada no tempo. III- os adeptos da teoria da descontinuidade entendem que eventual seria o trabalhador ocasional, sem permanncia. IV- Para a teoria da fixao jurdica a eventualidade advm do fato de que este tipo de trabalhador no se fixa a nenhuma fonte de trabalho, pois os beneficirios da sua prestao de servios variam continuamente no tempo. a) As proposies I e II esto corretas e as III e IV incorretas. b) As proposies II , III e IV esto corretas e I incorreta. c) As proposies I, II, III e IV esto corretas. d) As proposies III e IV esto corretas e as I e II incorretas. e) As proposies I e IV esto corretas e as II e III incorretas.

Gabarito Direito do Trabalho: 1. Errada 2. E 3. 1 e erradas 4. B 5. B 6. C 4 7. E 8. B 9. C 10. E 11. A 12. 138 c 13. C 14. D 15. B 16. C 17. A 18. E 19. C 20. C

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

144

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva Anexo II: Processo do Trabalho - Exerccios sem gabarito 1. (FCC Analista Judicirio - TRT 12 Regio 2010) O princpio
que dispe que a competncia fixada no momento em que a ao proposta, sendo irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, exceto quando suprimirem rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia, especificamente o princpio a) da estabilidade da lide. b) da perpetuatio jurisdictiones. c) da inafastabilidade de jurisdio. d) do devido processo legal. e) do Juiz natural.

2. (UnB/CESPE - Exame de Ordem 2010.1) Com relao aos atos, termos e prazos processuais na justia trabalhista, assinale a opo correta. A) Os documentos juntados aos autos podem ser desentranhados sempre que a parte assim o requerer. B) Presume-se recebida, 48 horas aps a sua postagem, a notificao para a prtica de ato processual, sendo possvel a produo de prova em contrrio. C) Os atos processuais devem ser pblicos, salvo quando o interesse social determinar o contrrio, e tero de realizar-se nos dias teis, no horrio de expediente forense habitual. D) No processo trabalhista, os prazos so contados com a incluso do dia em que se iniciam e do dia em que vencem. 3. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT GO2008) Ana Maria, representante legal da empresa XUBA, recebeu intimao na reclamao trabalhista proposta por Ana Joaquina, sua exfuncionria. Considerando que a intimao ocorreu no sbado e que segunda-feira feriado nacional, ser considerada que a intimao foi realizada (A) no prprio sbado e o prazo processual comear a correr na terafeira. (B) no prprio sbado e o prazo processual comear a correr na segunda-feira. (C) na tera-feira e o prazo processual comear a correr na quartafeira. (D) na tera-feira e o prazo processual comear a correr da prpria tera-feira.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

145

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva (E) na sexta-feira antecedente e o prazo processual comear a correr na tera-feira. 4. (FCC Analista judicirio Execuo de mandados TRT/MG 2009) Os atos processuais trabalhistas, em regra, segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, realizar-se-o das 6 horas s (A) 19 horas, de segunda a sexta-feira. (B) 20 horas, de segunda a sbado. (C) 18 horas, de segunda a sexta-feira. (D) 20 horas, de segunda a domingo, independentemente de autorizao judicial expressa. (E) 17 horas, de segunda a sexta-feira, dependendo, a prorrogao mxima at s 20 horas, de autorizao judicial. 5. (FCC Analista judicirio Execuo de Mandados TRT/MG 2009) A intimao ocorrida sbado ter a contagem do prazo para cumprimento da obrigao por ela imposta iniciada (A) no domingo. (B) na segunda-feira, ainda que seja feriado. (C) no ato da intimao. (D) no ato da juntada da intimao cumprida aos autos. (E) na tera-feira, se a segunda for dia til. 6. (FCC Analista judicirio Execuo de mandados TRT/MG 2009) A distribuio dos processos, em cidades onde haja mais do que uma unidade judiciria com a mesma competncia, deve obedecer, segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, (A) proporo quantitativa e adequao qualitativa de processos a cada unidade. (B) aos critrios de igualdade quantitativa e qualitativa entre as unidades judicirias. (C) ordem aleatria de entrada, observando-se a igualdade de tipos de ao para cada vara. (D) ordem aleatria de entrada, desde que, ao final de um ano, todas as unidades tenham o mesmo nmero de processos distribudos. (E) ordem rigorosa de entrada.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

146

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

7. (FCC Analista Judicirio Execuo de mandados - TRT 22 Regio 2010) isento de custas, alm dos beneficirios da Justia Gratuita. a) A Ordem dos Advogados do Brasil. b) O Sindicato Profissional. c) A Fundao Pblica Estadual que explora atividade econmica. d) O Ministrio Pblico do Trabalho. e) O Conselho Federal de Medicina. 8. (FCC Analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Eduardo ajuizou reclamao trabalhista em face de sua empregadora, a empresa ED. Em audincia as partes celebraram acordo conforme a CLT, se no for convencionado de outra forma, o pagamento das custas caber (A) ao Estado, da qual isento. (B) empresa ED. (C) ao Eduardo. (D) empresa ED na proporo de 75% e ao Eduardo na proporo de 25%. (E) em partes iguais ao Eduardo e empresa ED. 9. (UnB/CESPE Juiz do Trabalho 16 Regio/2003) Consideradas as afirmaes abaixo, marque a resposta incorreta: I - Segundo a jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, incumbe aos Sindicatos, prestar assistncia judiciria aos trabalhadores na Justia do Trabalho, desde que recebam menos de dois salrios mnimos ou se encontrem em situao econmica que no lhes permita demandar sem prejuzo do sustento prprio ou de sua famlia. 10. (FCC- Tcnico Judicirio- TRT/Campinas/2009) Considere as seguintes assertivas a respeito dos atos, termos e prazos processuais: I. Os prazos que se vencerem em sbado, domingo ou dia feriado terminaro no primeiro dia til seguinte. II. Os prazos processuais contam-se com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento, e so contnuos e irrelevveis. III. Os prazos processuais so sempre contnuos, irrelevveis e improrrogveis. IV. vedada, em qualquer hiptese, a realizao de penhora em domingo ou feriado, em razo dos princpios constitucionais protecionistas. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) II e IV. (B) I, II e III.(C) II, III e IV.(D) I, III e IV. (E) I e II.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

147

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 11. (FCC- Analista Judiciria rea Judiciria TRT 9 Regio 2010) Nas aes plrimas as custas incidem sobre a) Um valor fixo previamente estipulado pelo Tribunal Superior do Trabalho. b) Um valor fixo previamente estipulado pelo Supremo Tribunal Federal. c) Um valor da causa previamente estipulado na proporo de cada parte. d) Um valor fixo previamente estipulado pelo Tribunal regional competente. e) O respectivo valor global. 12. (FCC- Analista Judiciria Execuo de Mandados TRT 9 Regio 2010) De acordo com o artigo 820 da Consolidao das Leis do Trabalho: as partes e testemunhas sero inquiridas pelo juiz, podendo ser reinquiridas, por seu intermdio, a requerimento das partes, seus representantes ou advogados e de acordo com o artigo 342 do Cdigo de Processo Civil: o juiz pode, de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa. Nestes artigos, est presente, especificamente o princpio (A) da instrumentalidade ou finalidade. (B) da imparcialidade do juiz. (C) do devido processo legal. (D) da normatizao coletiva. (E) da imediatidade ou imediao. 13. (FCC/ TRT/SP - Analista Judicirio rea Adm.- 2004) Numa reclamao trabalhista em que as partes celebram acordo, as custas: a) No so cobradas. b) So reduzidas a um tero. c) So reduzidas pela metade. d) So devidas em partes iguais pelos litigantes se no houver estipulao diversa. e) So atribudas ao reclamante, que considerado isento.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

148

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 14. FCC - Analista Judicirio rea Adm./TRT/AM-RR/2006) No processo trabalhista a penhora de bens do executado poder realizarse: a) exclusivamente nos dias teis, de 2 a 6 feira, no horrio comercial sendo imprescindvel a autorizao do juiz. b) Em todos os dias, inclusive em domingos e feriados,das 9 s 18 horas em quaisquer processos, independentemente de autorizao do juiz. c) Nos dias teis das 6 s 20 horas e mediante autorizao expressa do juiz, tambm nos domingos e feriados. d) Nos dias teis de 2 a 6 feira, das 13 as 17 horas, e aos sbados, mas nunca aos domingos. e) Em quaisquer dias, inclusive sbado, domingo e feriado, das 9 s 19 horas, independentemente de autorizao do juiz. 15. (CESPE Analista Judicirio -TRT 21 Regio 2010) Considerando os prazos processuais no CPC, julgue o item seguinte. 97 Considere que Joo e Maria so litisconsortes, mas constituram diferentes procuradores nos autos contra a Fazenda Pblica. Nesse caso, Joo e Maria tero contado em qudruplo o prazo para recorrerem e em dobro para contestarem e se manifestarem nos autos. 16. (FCC/TRT-16 Regio Tcnico Judicirio/2009) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, com relao s custas, correto afirmar: (A) A Ordem dos Advogados do Brasil isenta do pagamento de custas. (B) Sempre que houver acordo, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. (C) Nos dissdios individuais julgados extintos sem resoluo do mrito as custas incidiro a base de1% sobre o valor da causa. (D) Nos dissdios individuais julgados totalmente improcedentes as custas incidiro a base de 1% sobre o valor da causa ou sobre o valor que o juiz fixar. (E) As fundaes pblicas federais no so isentas do pagamento das custas.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

149

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva 17. (FCC - Tcnico Judicirio - TRT- GO 2008) Marta ingressou com reclamao trabalhista em face da empresa G, fornecendo causa o valor de R$ 30.000,00. Em audincia, as partes se compuseram amigavelmente e a empresa G se obrigou a efetuar o pagamento de R$ 15.000,00 vista para Marta. Neste caso, de acordo coma Consolidao das Leis do Trabalho, considerando que a totalidade do acordo refere-se a verbas com natureza salariais, as custas processuais incidiro base de 2% sobre (A) R$ 15.000,00, sendo que, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. (B) R$ 15.000,00, sendo que, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber empresa reclamada. (C) R$ 15.000,00, sendo que, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber empregada reclamante. (D) R$ 30.000,00, sendo que, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. (E) R$ 30.000,00, sendo que, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber empresa reclamada. 18. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT GO2008) Considere as assertivas abaixo a respeito das Custas e Emolumentos. I. Tratando-se de empregado que no tenha obtido o benefcio da justia gratuita, ou iseno de custas, o sindicato que houver intervindo no processo responder subsidiariamente pelo pagamento das custas devidas. II. Sempre que houver acordo, se de outra forma no for convencionado, o pagamento das custas caber em partes iguais aos litigantes. III. Nos dissdios individuais as custas, relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 1%,observado o mnimo legal, e sero calculadas,quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor. IV. Em regra, as autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica so isentas do pagamento de custas. De acordo com a CLT, correto o que se afirma APENAS em (A) II e IV. (B) I, II e III. (C) II, III e IV. (D) I e IV. (E) I e II.
Profa.: Dborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

150

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

19. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados - TRT 9 Regio 2010) Na reclamao trabalhista X, a autarquia municipal Flor foi vencida e condenada em primeira instncia ao pagamento do valor lquido de R$ 70.000,00. Na reclamao trabalhista Y, a fundao pblica federal Terra, que no explora atividade econmica, tambm foi vencida e condenada em primeira instncia ao pagamento do valor lquido de R$ 90.000,00. Nestes casos, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, (A) somente a autarquia municipal Flor isenta do pagamento de custas, devendo a fundao pblica federal Terra depositar R$ 900,00, a ttulo de custas, para interposio de recurso ordinrio. (B) somente a autarquia municipal Flor isenta do pagamento de custas, devendo a fundao pblica federal Terra depositar R$ 1.800,00, a ttulo de custas, para interposio de recurso ordinrio. (C) somente a fundao pblica federal Terra isenta do pagamento de custas, devendo a autarquia municipal Flor depositar R$ 1.400,00, a ttulo de custas, para interposio de recurso ordinrio. (D) tanto a autarquia municipal Flor como a fundao pblica federal Terra so isentas do pagamento de custas. (E) no h iseno de custas, devendo a autarquia municipal Flor depositar R$ 1.400,00 e a fundao pblica federal Terra depositar R$ 1.800,00, a ttulo de custas, para interposio dos respectivos recursos ordinrios. 20. (CESPE Analista Judicirio Execuo de Mandados - TRT 21 Regio 2010) Recursos constituem um instrumento assegurado aos interesses para que, sempre que vencidos, possam pedir aos rgos jurisdicionais novo pronunciamento sobre a questo decidida. Amauri Mascaro Nascimento. Curso de direito processual do trabalho, 15. ed. So Paulo: LTr, 1994, p. 281. Com relao a recursos, julgue os itens que se seguem. 83 O prazo para recurso da parte intimada, nos termos da Smula n. 197 do Tribunal Superior do Trabalho, comea a correr no primeiro dia til aps a audincia de julgamento, devendo a sentena ser juntada aos autos no prazo de 48 horas, sob pena de intimao da parte.

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

151

Curso Direito do Trabalho e Processo (TRIBUNAIS) Teoria e Questes CESPE e FCC Turma II PROFESSORA: Dborah Paiva

Gabarito de Processo do Trabalho: 1. 2. 3. 4. B B C B 5. 6. 7. 8. E E D E 9. Certa 10. E 11. E 12. E 13. 14. 15. 16. D C Errada B 17. 18. 19. 20. A A D Certa

Bem, chegamos ao final desta aula. Aguardo vocs para a prxima aula. Bons estudos. Estarei disposio de vocs no frum do curso, para quaisquer dvidas. Um forte abrao a todos, Dborah Paiva professoradeborahpaiva@blogspot.com

Profa.: Dborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

152

Das könnte Ihnen auch gefallen