Sie sind auf Seite 1von 10

A ALTERIDADE COMO MEDIAO IRRECUSVEL UMA LEITURA DE PAUL RICOEUR

Fernanda Henriques Universidade de vora

Em homenagem a Paul Ricoeur, reconhecendo-o como cidado comprometido com o bem comum e com a paz possvel.

Paul Ricoeur , desde o incio da sua vida de intelectual, de filsofo e de professor, um cidado comprometidoi. Comprometido com a paz, com a democracia e com a justia, podendo a sua obra ser lida como a tentativa de fazer valer a palavra contra a violncia, por ressaltar o poder da argumentao e do confronto racional contra qualquer tipo de afirmao unilateral da verdade. Ricoeur assume a sua pertena ao reino da palavra e da argumentao de um modo comovente em Histoire et Vrit, de 1955, quando afirma: A palavra o meu reino e no tenho vergonha disso; (...). Como universitrio, creio na eficcia da palavra que ensina; como professor de histria da filosofia, creio no poder esclarecedor, mesmo para uma poltica, de uma palavra consagrada a elaborar a nossa memria filosfica; como membro da equipa Esprit, creio na eficcia da palavra que retoma, reflexivamente, os temas geradores de uma civilizao em marcha; como ouvinte da pregao crist, creio que a palavra pode mudar o corao (...)ii

Por esta razo, Paul Ricoeur um pensador da via longa, do conflito interpretativo e da promessa, conceitos que representam, cada um sua maneira, formas de reconhecimento e de abertura ao outro, na sua diferena e na sua especificidade prpria. , tambm, por isso, um pensador trgico, por saber que a historicidade inerente vida incompatvel com processos acabados e respostas finais.

No trabalho de leitura interpretativa de Paul Ricoeur que me proponho desenvolver sob o ttulo A alteridade como mediao irrecusvel, procurarei mostrar de que modo a alteridade pode ser uma chave hermenutica para compreender o seu modo de pensar e a sua produo textual, dando corpo afirmao de que embora estejamos condenados ao reino da palavra, enquanto humanos, essa condenao no representa um castigo, mas sim um privilgio - o privilgio de podermos constituir um falar comum.

Definio da questo e da amplitude da anlise

A questo da alteridade, seja sob a forma de dimenso ontolgica, enquanto um dos grandes gneros, maneira de Plato, no quadro da oposio identidade-diferena, seja na sua dimenso tico-antropolgica, no quadro da oposio eu-outro, uma velha questo filosfica, acerca da qual a respectiva literatura to abundante quanto polmica. Por outro lado, o prprio Paul Ricoeur se confronta tematicamente com a questo da alteridade, nomeadamente, em dilogo com Heidegger e Levinasiii.

Nesta perspectiva, propor uma leitura de Paul Ricoeur a partir do papel nele desempenhado pelo tema da alteridade, obriga a clarificar o que est semanticamente em causa no conceito de alteridade que vou apresentar. No pretendo com esta leitura entrar no referido velho debate filosfico da alteridade, nem to-pouco debruar-me sobre a anlise especfica da questo, em si mesma, tal como Paul Ricoeur a constituiiv. Todavia, o contedo semntico do conceito de alteridade com que vou operar, resulta, no s da minha prpria absoro terica do debate filosfico sobre a questo, como tambm do sentido que Ricoeur lhe atribui. Deste modo, salientaria como vectores semnticos fundamentais do conceito de alteridade presentes neste trabalho, a sua estrutura polarizada, por um lado, e, por outro, a sua dimenso de abertura. Ser a alteridade uma estrutura polarizada significa que a sua caracterizao supe a referncia ao seu contrrio, ou seja, supe que a alteridade um termo cuja semntica se alimenta

de uma relao, que, no caso, uma relao antinmica, a saber, a relao entre o mesmo e o outro. A questo da alteridade convoca, por isso, a fora da prpria dinmica da dialctica para o interior do processo de pensar, introduzindo nele uma estrutura inquietante, de confrontos e de determinaes recprocas. O ttulo de uma das obras de Paul Ricoeur particularmente ilustrativo desta dimenso polarizada da alteridade: Soi-mme comme un autre. A propsito do que est em jogo em tal ttulo, Ricoeur faz o seguinte esclarecimento: Soi-mme comme un autre sugere, imediatamente, que a ipseidade do si-mesmo implica a alteridade num grau to ntimo, que uma no se deixa pensar sem a outra, que, de preferncia, uma passa na outra, como se diria em linguagem hegeliana. Ao como queramos ligar a significao forte, no apenas de uma comparao - o si-mesmo como sendo semelhante alteridade-, mas mais de uma implicao: o si-mesmo enquanto ... outro.v Ou seja, o si-mesmo, que representa aqui a identidade mais prpria, s pensvel a partir da alteridade, ou, melhor ainda, s pensvel como alteridade. Isto significa dizer que a identidade e a diferena se constituem como uma dupla inseparvel e indiscernvel. Por seu lado, esta polaridade ou relao recproca que o conceito de alteridade exprime aponta, ao mesmo tempo, para a ideia de abertura, ou, por outras palavras, para uma dinmica de referncias e de integraes. De facto, se pensar a alteridade equivale a querer tornar inteligveis a transformao e a diferena, ento a introduo de tal conceito como questo remete para um processo reflexivo que procura compreender a transitividade, a mudana e, por isso, tem de saber responder emergncia do novo em termos inclusivos e integradores. , pois, com estes dois traos - o da polaridade e o da incluso ou abertura - que me acercarei da obra ricoeuriana, deixando ver como eles trabalham nos seus textos e nos seus temas, de tal modo que se pode pacificamente dizer que o mais prprio pensamento de Paul Ricoeur se enleia com diferentes alteridades textuais, sendo nesse enleamento, atravs de uma abertura interpretativa, que se constitui e afirma como prprio e pessoal; nessa medida, a sua hermenutica pode ser lida como a protagonizao da dialctica entre o si-mesmo e o outro, ou entre a identidade e a diferena.

No quadro desta perspectiva, o presente trabalho interpretativo sobre o pensamento e a obra de Paul Ricoeur procurar evidenciar como que a partir do conceito de alteridade nos podemos acercar da maneira segundo a qual, em Paul Ricoeur, o pensar se realiza e o saber se constitui.

A alteridade ao nvel do pensar A significao epistemolgica do Conflito de Interpretaes

O trao mais peculiar do pensamento hermenutico de Ricoeur , certamente, a ideia de Conflito de Interpretaes, perspectiva que, por isso, faz a sua imagem de marca. No meu entender, a ideia de Conflito de Interpretaes a expresso mais acabada da presena e do papel da alteridade na prtica filosfica ricoeuriana. Tentarei mostr-lo atravs da resposta a trs interrogaes: onde surge, como se desenvolve e que finalidade tem o Conflito de Interpretaes ?

Contexto de emergncia do Conflito de Interpretaes

Integrada no seu projecto filosfico, intitulado Filosofia da Vontade, Ricoeur publica, em 1960, uma das suas obras mais conhecidas: La Symbolique du Malvi. Tal obra enfrentava-se com a questo do mal como escndalo e mistrio inexpugnvel, pela mediao da literatura de raiz religiosa, onde a humanidade foi deixando impressas as marcas da sua dor e da sua perplexidade perante a existncia do mal. Assim, em La Symbolique du Mal, Ricoeur trata a questo do mal atravs do que designa por confisso da culpa da conscincia religiosa, praticando um exerccio hermenutico que aceita como legtimo o sentido proposto por uma discursividade produzida no horizonte religioso e se deixa instruir por ela. Esta obra faz parte de um conjunto, intitulado Finitude et Culpabilit, e que Paul Ricoeur no chegou a completarvii. Deste modo, em vez de compor a continuao de La Symbolique du Mal, desenvolve, em seu lugar, um novo enfrentamento com a questo do mal, recorrendo a uma via oposta - a da hermenutica da suspeita, protagonizada pelo pensamento de Freud - publicando, em 1965, uma obra cujo tema a problemtica da interpretao e que tem como subttulo Essai sur Freudviii. nesta publicao que Ricoeur elabora, de modo sistemtico, a ideia de Conflito de Interpretaes. 4

Assim, no seio de uma das duas questes fulcrais do pensamento filosfico ricoeuriano a questo do mal - que surge a figura epistemolgica do Conflito de Interpretaes, cuja emergncia se d, exactamente, no exerccio de um confronto interpretativo entre posies antagnicas, na medida em que a sua tematizao se faz no horizonte de compreenso da questo do mal atravs de dois percursos reciprocamente excluentes: o da conscincia religiosa e o da psicanlise, vendo esta a religio apenas como mistificao e recalcamento.

Desenvolvimento do Conflito de Interpretaes

O trabalho argumentativo-reflexivo que Paul Ricoeur desenvolve na sua obra sobre Freud, de 1965, um exemplo paradigmtico de como ele concebe o Conflito de Interpretaes em termos de respeito pela posio oposta sua e, portanto, de abertura ao outro, na sua irredutvel diferena. So particularmente reveladoras da sua atitude as consideraes que tece a respeito da psicanlise numa entrevista dada na Universidade de Munique, no semestre de inverno de 1986/1987: A psicanlise encontrei-a como uma espcie de Herausforderung - de desafio. Nessa poca, pensava que me poderia libertar dela em pouco tempo e descobri que era preciso ler tudo. Passei, assim, cinco ou seis anos com a leitura integral da obra de Freud, para re-situar o meu antigo problema da culpabilidade.ix Para a compreenso do que est em jogo na figura epistemolgica do Conflito de Interpretaes, gostaria de ressaltar nesta citao quatro coisas: 1. em primeiro lugar, a ideia de desafio, que pe em relevo que para Ricoeur a posio antagnica sua no um obstculo, nem um inimigo, mas antes um aguilho para pensar de outra maneira. 2. em segundo lugar, o facto de que o outro para levar a srio. Tal como a citao refere, Paul Ricoeur ocupou cerca de seis anos a estudar a obra de Freud. Trata-se, portanto, de uma ateno real ao outro.

3. em terceiro lugar, o reconhecimento que a abertura efectiva a outro modo de pensar transforma o nosso prprio pensamento. assim que interpreto a afirmao de Ricoeur, explicitando que a partir da leitura de Freud re-situou o seu problema inicial da culpabilidade. 4. em quarto e ltimo lugar, aquilo que, falta de outra designao, classifico como vivncia democrtica na leitura dos textos, expresso com que pretendo significar que, seja qual for a amplitude entre a minha posio e a posio do outro, a atitude preconizada pelo Conflito de Interpretaes a de escutar abertamente a posio alheia na sua especificidade e na sua irredutabilidade, sem qualquer laivo de sobranceria ou de superioridade. Em resumo, o Conflito de Interpretaes assenta na ideia de que o choque de posies tericas antagnicas e o conflito de perspectivas dele decorrente fazem ver mais fundo uma problemtica, por a permitirem focar de pontos de vista no s diferentes, mas alternativos, sendo na direco desse ver mais fundo e melhor sobre uma problemtica que ele deve ser exercido. Nesse contexto, a prtica reflexiva decorrente do exerccio efectivo do Conflito de Interpretaes supe dois momentos essenciais: 1. o momento da escuta do outro, correspondendo explorao do antagonismo interpretativo, onde cada hermenutica analisada na sua especificidade prpria e apresentada no seu quadro terico e conclusivo; 2. o momento do exerccio do dilogo possvel, ou momento dialctico, no qual se evidencia, por um lado, o carcter unilateral das hermenuticas rivais em anlise e, por outro, se tenta desenhar uma posio que, no sendo uma sntese superadora, maneira de Hegel, , todavia, uma figura composta, onde se releva que a composio das duas hermenuticas rivais - em que uma se deixa ler atravs da outra ou com a outra - permite uma viso mais completa e profunda do tema ou do problema em questox.

A finalidade hermenutica do Conflito de Interpretaes

O conjunto das obras de Paul Ricoeur resulta do exerccio efectivo desta posio epistemolgica. De facto, os seus textos so construdos no sentido da busca de compreenso dos temas a que esto adstritos, atravs de um processo hermenutico, para o qual so convocadas

posies rivais, quer da histria da filosofia, quer da coetaneidade, e a partir de cujo confronto Ricoeur vai extraindo concluses com as quais tece as suas prprias posies. Para alm da obra sobre Freud, onde se configura substantivamente, de entre os trabalhos ricoeurianos relevaria, como exemplos mais paradigmticos desta prtica epistemolgica, a trilogia Temps et rcitxi e a obra j referida Soi-mme comme un autre. Em Temps et rcit, Paul Ricoeur procura mostrar, por um lado, como a historiografia se compreende melhor a si mesma se se deixar instruir pela narrativa de fico e, reciprocamente, como a narrativa ficcional se enriquece com as categorias da historiografia; por outro, como ambas, a historiografia e a fico, representam uma mediao fundamental no aprofundamento da questo da temporalidade que, tal como o mal, constitui uma fronteira que a racionalidade humana, na sua constitutiva finitude, no consegue transpor, directamente. Em Soi-mme comme un autre, a natureza da identidade da subjectividade humana que est no cerne da anlise e do debate; para pensar esta questo, Paul Ricoeur desenvolve um conjunto de dez estudos em que, paulatinamente, vai confrontando duas hermenuticas rivais: a que releva da tradio de uma filosofia reflexiva, que toma o sujeito como problemtica significativa, e a que decorre da filosofia analtica, de tradio anglo-saxnica, centrada na problemtica da linguagem. A sua finalidade, di-lo ele, ocupar um espao que se encontre equidistante de uma apologia do Cogito e da sua destituioxii. O percurso realizado nesta obra no quer mostrar a supremacia de nenhuma das posies envolvidas no debate, mas to-s pr em evidncia que cada uma delas vai mais longe nas suas interpretaes, se se deixar interpelar pela outra, e que a explorao dialctica do seu conflito interpretativo permite continuar a insistir na compreenso da natureza da subjectividade humana, mesmo que seja para reconhecer que ela est, irremediavelmente, balanceada entre o si-mesmo e a alteridade. Esta posio epistemolgica de Ricoeur, assente na explorao da fecundidade do confronto de perspectivas rivais, j funcionava nos seus trabalhos anteriormente elaborao da prpria ideia de Conflito Interpretativo. O caso mais flagrante dessa prtica corresponde estratgia de diagnstico que desenvolveu na sua primeira grande obra filosfica - Le volontaire et linvolontaire, de 1950.

Esta obra tenta compreender como que o determinismo, subsumido na ideia de involuntrio, e a liberdade, sob a designao de voluntrio, se comportam no interior do sujeito humano, nos processos de tomada de deciso. Isto , procura esclarecer quando cada um diz eu quero, eu decido, o que que nessas expresses reflecte a espontaneidade da liberdade e os constrangimentos inerentes ao facto de sermos seres incarnados e no mera subjectividade atpica. Embora nessa poca e nessa obra Paul Ricoeur estivesse preocupado com os mecanismos internos determinadores da vontade e no com as circunstncias histricas e culturais da aco em geral, como vir a acontecer depois, no quis, contudo, realizar a sua anlise apenas confinado conscincia; quis, igualmente, assumir o corpo. Por isso, a compreenso que desenvolve do acto voluntrio no se restringe aos dados fenomenolgicos advenientes do plano estritamente transcendental, de costas voltadas para o conhecimento emprico sobre o corpo e sobre o psiquismo. Pelo contrrio, Ricoeur convocou para a anlise as posies cientficas relevando daquele tipo de conhecimento e f-las entrar, tambm, na compreenso do fenmeno da vontade, atravs do mtodo do diagnstico, criando um lugar-fronteira onde poderia reunir os elementos informativos, provenientes da fenomenologia pura da conscincia e os que eram oriundos do campo objectivo do tratamento emprico do corpo. O diagnstico representa, assim, a primeira figura da interpretao e o primeiro esboo de um confronto interpretativo. Correspondendo a uma reapropriao reflexiva dos dados das cincias empricas, ele j denuncia a vontade ricoeuriana de explorar o confronto de pontos de vista para compreender mais profundamente as situaes. Numa imagem sugestiva, Mary Schaldenbrand classifica o exerccio filosfico de Paul Ricoeur como uma estratgia metafricaxiii. Interpretando a sua sugesto, poder-se-ia dizer que, assim como a metfora d a ver novos sentidos e novas relaes na realidade, por aproximar entre si campos semnticos divergentes, assim tambm Paul Ricoeur, ao aproximar posies tericas heterogneas, contribui para uma viso mais profunda das questes e das temticas, pondo a descoberto novos caminhos de interpretao possveis para elas. No fundo, o Conflito de Interpretaes, como posio epistemolgica, embora tenha emergido do interior do reconhecimento dos limites da racionalidade, corresponde a uma profunda

vontade e confiana no sentido e nas possibilidades da razo que, quando se entrega, sem reservas, ao debate e argumentao, atinge plataformas fecundas de compreenso da realidade. por esta perspectiva epistemolgica e pelo valor que ela confere ao momento metodolgico do exerccio do pensar e da constituio do saber que a hermenutica de Paul Ricoeur se contrape perspectiva de Heidegger. Ricoeur chama ao seu percurso filosfico via longa em oposio ao que designa como via curta do pensamento heideggeriano, salientando que o seu prprio processo de pensar no quer fechar-se no enclausuramento estritamente filosfico, que considera estril e historicamente deslocado, pretendendo, pelo contrrio, entrar em debate com todo o processo de constituio cultural do saberxiv. No cerne da posio de Paul Ricoeur est a sua convico de que a filosofia no comea a partir de si mesma. O trabalho filosfico s se realiza se a filosofia se abrir ao imenso mundo da no-filosofia, nomeadamente, ao discurso potico, no numa atitude indiscriminadora que misture filosofia e no-filosofia, mas sim no reconhecimento da existncia e do valor prprio de outros tipos discursivos ou de outros jogos de linguagem, com os quais necessrio e fecundo dialogar. O Conflito de Interpretaes, ao mostrar o carcter unilateral de qualquer interpretao, postula, ento, a necessidade epistemolgica do estabelecimento de uma relao entre o prprio e o alheio, na procura do saber, revelando, por isso, que o outro o caminho inevitvel para a construo de uma verdade comum mais enriquecida.

Palavras finais

Gostaria de terminar como comecei, realando a confiana de Ricoeur que tambm a minha no poder e na riqueza da linguagem. Numa entrevista emitida a 3 de Novembro de 1993, pela Radio Televiso Belga, Ricoeur escolhe como smbolo do seu filosofar o quadro de Rembrandt Aristteles contemplando um busto de Homero. Essa escolha ditada por uma srie de razes ligadas a esta minha leitura do pensamento ricoeuriano, a partir da chave hermenutica da alteridade enquanto mediao irrecusvel. Saliento, apenas o aspecto que esteve em anlise e que se prende com a ideia de Ricoeur de que a filosofia s pode exercer-se a partir do no-filosfico, se se quiser, da sua alteridade, que, no fundo, a raiz que alimenta a figura epistemolgica do Conflito de Interpretaes; 9

Deixo a palavra a Paul Ricoeur: (...) haver sempre uma palavra potica, haver sempre uma reflexo filosfica sobre essa palavra potica e um pensamento poltico capaz para os reunir a ambos. Dito de outra maneira: a minha esperana est na linguagem; a esperana de que haja sempre poetas, de que haja sempre pessoas para reflectir sobre eles e de que haja pessoas para querer politicamente que essa palavra, que essa filosofia da poesia, produza uma poltica. que eu diria que a minha aposta tem a figura da esperana.xv

Para compreender, na totalidade do seu sentido, o compromisso de Paul Ricoeur, ver a obra de Franois DOSSE, Paul Ricoeur. Les sens dune vie, Paris, La Dcouverte, 1997. ii Paul Ricoeur, Histoire et Vrit, Paris, Seuil, 1955, 3 edio aumentda, p. 9. iii Cf. Paul RICOEUR, Soi-mme comme un autre, Paris, Seuil, 1990. iv Cf., Franoise DASTUR, etc Greisch v Ibidem, p. 14. vi Paul RICOEUR, La Symbolique du Mal, Paris, Aubier-Montaigne, 1960. vii Nota sobre o projecto da Filosofia da Vontade e sobre este momento preciso. viii Paul RICOEUR, De linterprtation. Essai sur Freud, Paris, Seuil, 1965. ix De la volont lacte. Un entretien de Paul Ricoeur avec Carlos Oliveira, in C. BOULHINDHOMME e R. ROCHLITZ (orgs.) Temps et rcit de Paul Ricoeur en dbat, Paris, Les Editions du Cerf, 1990, p. 19. x exame de conscincia xi Paul RICOEUR, Temps et rcit, xii Paul RICOEUR, Soi-mme comme un autre, op. cit., p. 15. xiii Mary SCHALDENBRAND, Metaphoric imagination: kinship through conflict, in C.E. REAGAN (ed.), Studies in the Philosophy of Paul Ricoeur, Athens-Ohio, Ohio University Press, 21984, pp. 57-81. xiv Pr o texto de Ricoeur. xv Pauk RICOEUR, Lunique et le singulier, Lige, Alice Editions, 1999, p. 72.
i

10

Das könnte Ihnen auch gefallen