Sie sind auf Seite 1von 2

Transporte de Partculas Endocitose e Exocitose Para alm de mecanismos de difuso e transporte de pequenas molculas atravs da membrana, as clulas possuem

m ainda outros recursos que permitem o transporte, para o interior ou para o exterior, de macromolculas, de partculas com maiores dimenses ou mesmo de pequenas clulas. Endocitose O transporte deste tipo de material para o interior da clula por invaginao da membrana plasmtica c ama!se endocitose. "xistem tr#s tipos de endocitose$ a fagocitose, a pinocitose e a endocitose mediada por recetor. %a fagocitose, a membrana plasmtica engloba partculas de grandes dimenses ou mesmo clulas inteiras. & clula emite prolongamentos, denominados pseud'podes, que englobam a partcula, formando uma vescula fagoctica que se destaca da membrana para o interior do citoplasma. &s vesculas assim formadas fundem!se, geralmente, com lisossomas (vesculas que cont#m en)imas digestivas* dando origem a vac+olos digestivos, onde se d a digesto das subst,ncias fagocitadas. & pinocitose constitui um processo semel ante ao qual as subst,ncias que entram na clula so subst,ncias dissolvidas ou fludos, pelo que as vesculas so de menores dimenses. "mbora no essencial, a fagocitose e a pinocitose se-am fen'menos semel antes, a fagocitose ocorre principalmente em clulas fagocticas especiali)adas e envolve a formao de vesculas de grandes dimenses (com um di,metro superior a ./0 nm*, denominadas fagossomas ou vesculas de fagocitose, que cont#m microrganismos ou fragmentos celulares. Por outro lado a pinocitose ocorre, de forma quase contnua, na maioria das clulas eucari'ticas, atravs da formao de pequenas vesculas (com um di,metro inferior a 1/0 nm*, contendo fludos e solutos. & endocitose mediada por recetor um processo de endocitose em que macromolculas entram na clula, ligadas 2 membrana das vesculas de endocitose. & fagocitose constitui o processo de muitos organismos unicelulares, como a amiba, mas tambm pode ser observada em clulas animais, como nos macr'fagos do sistema imunitrio. %este +ltimo caso, constitui um mecanismo de defesa contra bactrias, clulas cancerosas e outras partculas estran as ao organismo. & pinocitose ocorre, por exemplo, no epitlio intestinal. 3 por este processo que os lpidos provenientes da digesto so absorvidos para as clulas do epitlio intestinal e destas para os vasos linfticos.

Transporte de Partculas Endocitose e Exocitose Exocitose & exocitose o processo inverso 2 endocitose, no qual as clulas libertam, para o meio extracelular, subst,ncias arma)enadas em vesculas. %o processo da exocitose as vesculas de secreo fundem!se com a membrana plasmtica, libertando o seu conte+do para o meio extracelular. & exocitose fundamental para a clula se livrar de resduos da digesto intracelular, mas tambm pode fa)er parte do processo digestivo de seres pluricelulares. 4e facto, por este processo que so segregadas, por exemplo, as en)imas digestivas no p,ncreas.

Das könnte Ihnen auch gefallen