Sie sind auf Seite 1von 2

Bianca de Sousa Canalli

RA: 89733

Pedagogia 4 sem. Turma B

Atividade: Topificar as principais ideias do subttulo "Estruturao Temporal" Captulo II do livro texto.

5. ESTRUTURAO TEMPORAL No podemos conceber a ideia de espao sem abordarmos a noo de tempo; O corpo coordena-se, movimenta-se continuamente dentro de um espao determinado, em funo do tempo, em relao a um sistema de referncia; Kephart discute dois tipos de tempo: o esttico e o dinmico (em que vivemos); Piaget afirma que em nossa noo de tempo nos defrontamos com trs situaes: o tempo est ligado memria ou a um processo causal complexo, ou a um movimento bem delimitado. 5.1 A importncia da estruturao temporal A palavra falada exige que se emitam palavras de uma forma ordenada e sucessiva, uma atrs da outra, obedecendo um certo ritmo e dentro de um tempo determinado. Tambm a leitura exige uma percepo temporal; Um indivduo deve ter capacidade para lidar com conceitos de ontem, hoje e amanh; A palavra tempo empregada para indicar os momentos de mudana. 5.2 Etapas da estruturao temporal A estruturao temporal no um conceito inato. Tem que ser construdo e exige esforo, um trabalho mental da criana que ela s conseguir realizar quando tiver um desenvolvimento cognitivo mais avanado: o No incio ela vivencia seu corpo tentando conseguir harmonia entre seus movimentos. Depois passa a tomar conscincia das relaes de tempo. Ento passa a organizar e coordenar as relaes temporais o Pela representao mental dos momentos do tempo e suas relaes, ela atinge uma maior orientao temporal e adquire a capacidade de trabalhar ao nvel simblico. Os principais conceitos que as crianas devem adquirir so: o Simultaneidade (ex: movimentos juntos); o Ordem e sequncia (dispor os acontecimentos numa escala temporal);

o Durao dos intervalos; Tempo subjetivo, tempo objetivo; o Renovao cclica de perodos; Ritmo (o movimento o meio de expresso do ritmo); Ritmo motor; Ritmo visual; O ritmo envolve a noo de ordem, de sucesso, de durao e de alternncia; Outro fator fundamental a aquisio de automatismos elementares; No se pode confundir esta educao rtmica, pois a atividade psicomotora no tem por objetivo fazer a criana adquirir os ritmos, seno favorecer a expresso de sua motricidade natural, cuja caracterstica essencial a ritmicidade. Devem-se introduzir nas manifestaes rtmicas das crianas as estruturas rtmicas. Segundo Le Boulch: a percepo das estruturas rtmicas o suporte de memorizao do sucessivo imediato.

5.3 Dificuldades em estruturao temporal Exemplos: o No percebe espaos de tempo, como os espaos existentes entre as palavras; l mais rpido ou mais devagar; escreve as palavras todas juntas; o Pode apresentar confuso na ordenao e sucesso dos elementos de uma slaba, no se situa antes e depois; o Pode haver problema de falta de padro rtmico constante (ritmo motor, auditivo e visual); o Dificuldade de organizao do tempo; o Uma organizao espao-temporal inadequada; o Dificuldades em representao mental sonora.

Das könnte Ihnen auch gefallen