Sie sind auf Seite 1von 6

GRAMTICA E DISCURSIVIDADE EM PCHEUX: ALGUNS COMENTRIOS 1

Mnica Oliveira SANTOS Universidade Estadual de Campinas Ao ler o texto de Pcheux Materialits Discursives: Lenonc: Enchssement, articulation et d-liaison, sobre o qual se debruam painelistas e debatedores do painel 15 do I SEAD, tive a impresso de que a cada parte do texto, ele abria, no horizontes definidores ou solues definitivas, mas inquietaes, dvidas, desconfianas... Ao ela ler o texto Algumas desta Reflexes impresso sobre e discursividade, os tantos Gramtica e Sintaxe, da painelista Verli F. P. Silveira, imaginei que compartilhou comigo entre elementos que aqui merecem destaque, ela preferiu fixar o olhar no eixo, que eu tambm contemplo como central para o debate. Trata-se das relaes entre a gramtica e a discursividade. Para o debate sobre estas relaes, no pretendo fazer exatamente perguntas, pois j me bastam as inquietaes que o texto provoca. Prefiro levantar comentrios sobre pontos que me tocam mais particularmente: alguns pontos que se destacam no texto de Pcheux e outros que foram enfatizados no texto de Verli Silveira. O primeiro ponto, que quero destacar, diz respeito questo da estrutura gramatical que produz, ou simula produzir, uma linearidade da lngua, atravs (por exemplo) das formas de encaixe e justaposies dos enunciados. Pcheux chama a ateno para estas relaes intra-discursivas que, em sua superfcie, se propem a dar conta de uma pretensa linearidade contnua na ordem da lngua, mas
Este artigo diz respeito ao debate desenvolvido no Painel 15 do I SEAD, referente ao texto de Pcheux, supracitado, e ao texto da painelista Verli Silveira, tambm citado. No menciono o texto da outra painelista do Painel 15 por no t-lo recebido para leitura.
1

que empurram, para baixo do tapete, o exterior, o real, o histrico, o impossvel na ordem do discurso. Como bem retoma Verli Silveira, parece que a gramtica reservou para esse lixo debaixo do tapete, para essas rebarbas, definitivamente aparadas, o lugar do impossvel, das agramaticalidades, daquilo que no d para recobrir e que, por isso, deve estar de fora. A ordem da gramtica precisa livrar-se da desordem do discurso. Entretanto, a ordem da gramtica, livre das suas agramaticalidades, no d conta dos limites e lacunas que quebram a contnua linearidade de sua ordem quase perfeita, e a que ns, analistas do discurso, temos que revirar o lixo em busca do que falta. Em busca do sentido?! Verli pergunta se possvel pensar uma sintaxe discursiva e sugere que sim, desde que se produzam os devidos deslocamentos. Seria isto a subverso da lgica prprio espao da lgica, como apontou Pcheux sobre a escritura de J. L. Borges? Deixa pra l! Prometi no fazer perguntas! O caso que se delineia para ns o percurso entre o lingstico e o discursivo, e desde j, entre a estrutura e o acontecimento nesta ordem do discurso. Como exemplo para enfatizar essa relao, Pcheux chama a ateno para a estrutura do enunciado proverbial, no que diz respeito ao fato de dois enunciados serem encadeados para formar uma seqncia enunciativa lgica. Ele mostra que entre os enunciados: (1) Jean come mas (2) Jean nunca chama o mdico Parece que a ligao possvel pelo vis ideolgico-cultural do provrbio angloamericano: Uma ma por dia, mantm o mdico longe, permitindo uma implicao do tipo: se comemos mas, jamais chamamos o mdico, a partir da qual

podem se construir uma incisa ou uma relativa apositiva, que mergulham a copresena dos dois enunciados dentro do sistema de mudana sinttica. (...) Mas, o ponto importante aqui que do exterior da gramtica, advertncia, intervm aforismos, um saber que etc.) constitui (sob a forma de enunciados de provrbios um tipo de dispositivo de enunciados. (PCHEUX, 1981, p.145). importante salientar que a sintaxe da estrutura enunciativa dos provrbios, em geral, reporta/simula um encademento lgico implicativo do tipo SE... ENTO...: SE comemos mas, ENTO mantemos o mdico longe, ou seja, SE ficamos doentes, ENTO chamamos o mdico, SE comemos mas, ENTO no ficamos doentes, ENTO no chamamos o mdico. Tal encadeamento simula uma implicao lgica que, na verdade, remonta um saber popular, um consenso ideolgico geral a respeito de que para no adoecer preciso se alimentar bem e as frutas esto no topo do que se pretende uma alimentao rica e saudvel, no caso, especialmente a ma (na cultura ocidental, pelo menos). Mas, tal implicao no tem um cunho verdadeiramente lgico, necessrio, e sim est embasada pelo vis ideolgico-cultural que, como de aceitao geral, parece ser lgico. Como a Gramtica busca impor a lgica lngua, contemplando tal relao por si s como suficiente para explicar os processos sintticos e semnticos da lngua, ela deixa de fora as relaes exteriores, histrico-ideolgicas, o que acaba por provocar algumas lacunas quando se faz uma anlise mais crtica desses processos lingstico-gramaticais. diante desse dispositivo que nos deparamos com a relao mal explicada, mal-dita entre a

estrutura e o exterior da gramtica: o efeito de articulao intradiscursiva Para que traz o o inter-discurso olhar acerca manifesto desse como de fonte lngua de (o evidncia enunciadas. aprofundar fato enunciado proverbial), gostaria ainda de pontuar uma outra questo, motivada pela referncia feita, no texto de Verli Silveira, ao par conceitual: transparncia e opacidade . Tais conceitos no aparecem explicitados no referido texto de Pcheux, mas considero pertinente a sua colocao, por Verli, nessa discusso. Ela refere que, sobre a impossibilidade de se construir uma gramtica discursiva, pode-se atribuir o fato de a Gramtica no admitir a opacidade em lugar da literal e necessria transparncia, ou o impossvel no real da lngua. Fazendo a relao entre tais reflexes sobre a opacidade na lngua e o fato lingstico mencionado o enunciado proverbial , gostaria de evidenciar que o provrbio funciona nessa opacidade. Pcheux no referiu isso nesse texto explicitamente, mas um pouco depois analisou um outro enunciado que chamou de opaco, profundamente opaco. Trata-se do enunciado On a gagn analisado no livro O Discurso Estrutura ou Acontecimento, (1983). Por essa via, ele prope que analisar a estrutura enunciativa requer investigar o seu acontecimento. Em relao a On a gagn , ele diz que o acontecimento jornalstico e da mass-media que remete a um contedo scio-poltico ao mesmo tempo perfeitamente transparente (...) e profundamente opaco (PCHEUX, 1983, p.20). Ou seja, a constituio do sentido e do sujeito um inscritos na estrutura da e acontecimento enunciativos processo geral lngua:

transparente. Entretanto, com alguns enunciados, essa transparncia extrapolada, opacizada formalmente na lngua. o caso do enunciado poltico, por ele analisado, que ganha materialidade discursiva e que ele chama de profundamente opaco.

Este o funcionamento que queremos apontar em relao ao enunciado proverbial mencionado. Podemos deslocar as noes de estrutura e acontecimento, bem como de transparncia e opacidade, aplicadas por Pcheux ao enunciado coletivo On a gagn , para o enunciado coletivo proverbial, pois acho que este tipo de enunciado tambm possui uma materialidade discursiva profundamente opaca, semelhante quele, uma vez que chama a ateno para si e por isso j no transparente. So estas as consideraes que quero destacar, enfatizando as relaes entre gramtica e discursividade, entre intra-discurso e inter-discurso, entre estrutura e acontecimento.

Referncias Bibliogrficas:

PCHEUX, M. (1981). Lenonc: Enchssement, articulation et dliaison, In: Materialits Discursives . _____ (1983). O Discurso Estrutura ou Acontecimento . SILVEIRA, V. F. P. Silveira. (2003). Algumas Reflexes sobre discursividade, Gramtica e Sintaxe. No prelo. A sair nos anais do I SEAD. Porto Alegre.

Das könnte Ihnen auch gefallen