Sie sind auf Seite 1von 5

Anlise da adaptao literria do livro Mas no se Matam Cavalos?

para o filme A Noite dos Desesperados Disciplina de Adaptaes Literrias Prof Glauco Madeira de Toledo Letcia Borba de Almeida 4 Termo de Rdio e TV - UNESP

Foram escolhidos para este trabalho o livro Mas no se Matam Cavalos? e sua adaptao para o cinema A Noite dos Desesperados. A histria se passa ao redor dos personagens Robert Syverten e Gloria Beatty. 1. Mas no se Matam Cavalos? Mas no se Matam Cavalos? a narrativa de Robert e Gloria, duas pessoas sem alguma perspectiva de vida que decidem participar de uma maratona de dana, em busca de alguma oportunidade de trabalho em Holywood. um livro bem escrito e impactante, publicado ainda no perodo da Grande Depresso Americana, ou Crise de 29, que demonstra de maneira realista a luta daqueles sem dinheiro ou status pela prpria sobrevivncia, muitas vezes se submetendo a experincias consideradas humilhantes, por um msero valor. Nesta histria somos diretamente apresentados ao seu final, ao julgamento de Robert pelo assassinato de Glria. Com o uso inovador de flashbacks e narrao em primeira pessoa (pelo prprio Robert), somos melhor motivados a entender seus motivos, e mesmo tendo seu clmax antecipado, nada de sua intensidade dramtica perdida. Considerado um Noir Existencialista, Mas no se Matam Cavalos? um livro pequeno, mas carregado de questionamentos profundos, enquanto nos deparamos com diversos casais cansados e desesperados, se arrastando pela pista de dana. Maratonas de danas como esta eram tambm consideradas comum para a poca, tendo o prprio autor, Horace McCoy, trabalhado em uma.

2. A Noite dos Desesperados Lanado em 1969 e dirigido por Sydney Pollack, ambienta-se muito bem neste perodo de crises que foi a Grande Depresso. Com timas atuaes de Jane Fonda, Michael Sarrazin e Gig Young (ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante), o filme consegue nos passar boa parte das impresses tidas com o livro. O filme tambm se utiliza do recurso do flashback, mesmo que em menores dimenses que o livro. J se inicia com uma bela cena da infncia de Robert, na qual se depara com o dilema de seu av, com a possibilidade de poupar seu cavalo do sofrimento. Aparecem tambm no filme alguns indcios do

assassinato, como nas cenas de Robert sendo levado por policiais em um carro, e afirmando, como em uma confisso, que no havia sido daquela forma. 3. Diferenas entre livro e filme Todas as alteraes notadas foram pontuais e no representam grande prejuzo trama. Foram elas: - Trajeto inicial do filme: A forma como se conhecem Robert e Gloria muda bastante na adaptao. No livro, os personagens so apresentados em frente aos estdios da Paramount, onde Robert tentava um emprego sem sucesso. Aps isso se encontram novamente e Gloria o convida a participar de uma maratona de dana da qual lhe falaram, tendo como prmio mil dlares para o casal que aguentasse ficar mais tempo em movimento. Com isso, os dois, sem perspectiva alguma de vida, vo para a pista de dana, localizada em uma praia. No filme, a pista tambm localiza-se em uma praia, mas j o local onde se conhecem. Escolha provavelmente feita para economizar no tempo final de durao do filme, ainda assim finalizado em 120 minutos. Robert est na praia, quando atrado pelo som, e Gloria j fazia sua inscrio, mas com um par inapto, com alguma doena contagiosa. Robert cai, ento, como de paraquedas na situao, sendo escolhido como par de Gloria. - Mudana de personagens secundrios: Alguns personagens secundrios apresentados no filme no existiam originalmente no livro, e foram

desenvolvidos para uma ao mais envolvente durante o filme. O Marinheiro Red Buttons e Alice no foram apresentados no livro, mas so bem desenvolvidos aos modos da poca e ainda nos levam a uma outra situao, existente apenas no filme:

- Em um determinado momento do filme, Robert seduzido por Alice e acaba sendo flagrado pela parceira. Com isso, Gloria fica muito brava e faz com que mudem de pares, danando ela com o par de Alice (e posteriormente com o marinheiro, j que aquele abandona a competio) e ele com Alice. Sentimos nisso tambm uma pontada de cimes em Gloria, romantizando os personagens, coisa que no ocorre de maneira alguma no livro. A situao revertida at o final do livro. - No livro, Gloria e Robert realmente no possuem nenhuma relao que no seja a de amizade. Ambos se encontram com outras pessoas durante o livro e no se importam com isso. - A personagem Sra. Layden fielmente apresentada no filme, porm seu final trgico no mostrado. A personagem morre atingida por uma bala perdida durante uma confuso perto da pista, nada disso foi mostrado.

- Final: No livro, somos apresentados tambm a outros detalhes, como a Liga em Prol da Moralidade, que faz com que a competio no possa continuar. E apenas depois desta notcia, que o casal desista, levando-os ao banco no qual Gloria pede a Robert que faa o sacrifcio e acabe com a vida dela. No filme eles apenas desistem da competio aps a ridcula proposta de casamento proposta a eles para aumentar seu pblico. No filme a morte acontece, mas a competio continua. 4. Semelhanas Apesar de todas as diferenas apresentadas acima, todo o filme se assemelha muito com a imagem formada quando o livro lido, principalmente nas caractersticas da prpria pista e da competio em si. Falas como Hoje voc eletricista e no dia seguinte voc produtor. A nica maneira de chegar num figuro seria pular em cima de um carro em movimento, quando estivesse passando na rua. (Gloria, pg.15) foram fielmente adaptadas, mesmo que no tenham sido faladas no mesmo local. A personagem secundria Ruby, grvida, e seu marido, tambm foram fielmente adaptados. Entre as cenas mais impressionantes est a primeira cena do Derby, a corrida, que dura cronolgicamente 10 minutos e que foi adaptada em uma cena de 8 minutos. Consegue captar muito bem a essncia desesperadora do momento, e ainda consegue transmiti-la de uma forma melhor que a expectativa.

5. Concluso A Noite dos Desesperados foi uma adaptao muito bem feita de um livro muito bom. Apesar das diferenas apontadas, nenhuma provoca grande impacto na narrativa. Ambas as obras retratam muito bem a poca, na qual situaes assim, no imaginadas por ns atualmente eram consideradas comuns para a poca.

6. Bibliografia
http://www.lpm.com.br/artigosnoticias/arquivos/mas_nao_se_matam_estadao_010 707.pdf http://dcvitti.wordpress.com/2012/04/07/a-maratona-de-danca-de-chicago-quedurou-cerca-de-dois-meses-no-ano-de-1930/ Mas no se Matam Cavalos? McCoy, Horace : L&PM, 2007. 132p.

Das könnte Ihnen auch gefallen