Sie sind auf Seite 1von 3

Unipartidarismo e luzes do mesmo saco

Alceu A. Sperana

O desenho de Latuff corresponde argumentao da professora Celina

(Dedicado memria de Snia Beatriz Hirt) **

Os candidatos que vo ao segundo turno das eleies costumam ser os dois lados da mesma moeda. Hoje, a pataca algo entre o neoliberalismo pseudossocialista de Bachelet, a social-democracia xucra de FHC e o social-liberalismo matreiro de Lula. Foram citados trs latino-americanos, mas poderiam ser governantes socialistas europeus e tudo daria no mesmo unipartidarismo pluripartidrio. Um social-neoliberalismo panglossiano cor-de-rosa. Mas, por favor, no diga que PT, PSDB, PMDB, DEM, PSD, PDT etc so farinha do mesmo saco: os iludidos com as aparncias sobem nas tamancas e voc chamado de radical. A radical da hora, alis, a comedida professora Maria Celina DAraujo, do Departamento de Sociologia e Poltica da PUC-Rio. Essa musa do radicalismo afirma que no atacado a poltica econmica do governo Lula-Dilma a mesma dos tucanos, baseada em privatizaes e concesses. Mesmo suavizados pelo bolsismo sugerido pelo FMI e Banco Mundial para anestesiar os pobres, no geral saco e farinha so os mesmos. A professora Celina demonstra que o modelo econmico petista o mesmo dos tucanos na entrevista que pode ser lida no site da Conjuntura Econmica, da FGV.

Holanda Cavalcanti, radical do Imprio: no passado, luzias iguais a saquaremas. Modernamente, o mensalo tucano inspirou o mensalo petista

Mas por ora basta transcrever trs coisinhas que ela disse: 1) No temos discurso de oposio porque quem seria a oposio, os tucanos, so donos da proposta macroestrutural que est no governo. 2) Os tucanos, quando faziam isso, passavam para a sociedade a imagem de que estavam vendendo o Pas. O PT faz isso e passa populao a imagem de que est fazendo um grande servio ao Pas. 3) Tucanos e petistas so complementares no governo federal (...) A questo (nas eleies) quem ser mais competente para vender o mesmo peixe. Porque o peixe o mesmo. Nossos caiaras, no litoral, comem piro de peixe com farinha sempre tirada de um mesmo saco. Se o saco esvaziar, o novo saco ser sempre igual ao anterior. Assim, nas eleies o cidado chamado apenas a referendar uma das duas ou trs variantes da mesma macropoltica econmica. Acio fala em tornar o Bolsa Famlia permanente. D. Marina se enredou em algo entre um PSB sem socialismo e um PTdaM. Mesmo peixe, e j fora dgua desde Collor/Sarney. O muso do radicalismo no Imprio foi Antnio Holanda Cavalcanti de Albuquerque (17971863). Ele disse a d. Pedro II, o imperador: Nada se assemelha mais a um saquarema do que um luzia no poder.

Leia: Cientistas controlam crebro de macaco com luz

Saquaremas eram os conservadores. Luzias, os progressistas. No fundo, uma falsa alternncia, sempre mais do mesmo. Os slogans do marketing eleitoral collorem/sarneyam as coisas tentando simular os mesmos como diferentes ou opostos. E h quem se ilude com essa trucagem, como os animais estudados em uma pesquisa sobre optogentica, publicada em julho na revista Current Biology. Um estmulo externo controlando o comportamento de um primata voluntarioso no seria o objeto do desejo dos marqueteiros? Pois : macacos treinados para olhar em direo a uma tela cumprem a tarefa com maior agilidade quando recebem determinado estmulo por um feixe de luz, conta a CB. como acender a luzinha de uma urna eletrnica e o primata votar em quem o controlador da luzinha quer. Qualquer luz, afinal, j que continuam saquaremasluzias-luzes de um mesmo saco.
alceusperanca@ig.com.br .... O autor escritor

Das könnte Ihnen auch gefallen