Sie sind auf Seite 1von 40

http://diariodebiologia.

com/2009/06/e-verdade-que-a-cola-usada-para-fechar-cirurgias-efeita-de-veneno-de-cobra/

PLSTICOS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1stico

Plstico

O plstico serve de matria prima para a fabricao de diversos produtos, como os potes dessa fotografia.

Em qumica e tecnologia, os plsticos so materiais orgnicos polimricos sintticos, de constituio macrocelular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformvel mediante o emprego de calor e presso, e que serve de matria-prima para a fabricao dos mais variados objetos: vasos, sacola, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos. A matria-prima dos plsticos geralmente o petrleo. Este formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possurem diferentes temperaturas de ebulio, possvel separ-los atravs de um processo conhecido como destilao ou craqueamento. A frao nafta fornecida para as centrais qumicas e petrodoicas, onde passa por uma srie de processos, dando origem aos principais monmeros, como, por exemplo, a creolina. So divididos em dois grupos, de acordo com as suas caractersticas de fuso ou derretimento: termoplsticos e termorrgidos.

Histria

A designao "plstico" origina-se do grego plassein e exprime a caracterstica dos materiais quanto a moldabilidade (mudana de forma fsica). Adota-se este termo para identificar materiais que podem ser moldados por intermdio de alteraes de condies de presso e calor, ou por reaes qumicas. O primeiro acontecimento que levou descoberta dos plsticos foi o desenvolvimento do sistema de vulcanizao, por Charles Goodyear, em 1839, adicionando enxofre borracha bruta. A borracha tornava-se mais resistente ao calor. O segundo passo foi a criao do nitroceluloide, em 1846 por Charles Schonbein, com a adio de cido sulfrico e cido ntrico ao algodo. O nitroceluloide era altamente explosivo e passou a ser utilizado como alternativa plvora. Posteriormente, foi desenvolvido o celuloide com a adio da cnfora. Esse novo produto tornou-se matria-prima na fabricao de filmes fotogrficos, bolas de sinuca, placas dentrias e bolas de pingue-pongue. Em 1909, Leo Baekeland criou a baquelite, primeiro polmero realmente sinttico, podendo ser considerado, portanto, o primeiro plstico. Era resultado da reao entre fenol e formaldedo. Tornou-se til pela sua dureza, resistncia ao calor e eletricidade. Na dcada de 30 foi criado um novo tipo de plstico: o nilon. Aps a Segunda Guerra Mundial foram criados outros, como o dcron, o isopor, o poliestireno, o polietileno e o vinil. Nesse perodo, os plsticos se difundiram no cotidiano das pessoas de tal forma a no ser possvel imaginar o mundo de hoje sem eles.

Classificao
Podem ser subdivididos em termoplsticos e termofixos.

Termofixos so polmeros de cadeia ramificada, para os quais, o "endurecimento" (polimerizao ou cura) consequncia de uma reao qumica irreversvel. Termoplsticos, tem como vantagem sua versatilidade e facilidade de utilizao, desprendendo-se, geralmente, da necessidade de mquinas e equipamentos muito elaborados (e financeiramente dispendiosos).

Dentre os termofixos conhecidos, destaca-se o polister. As resinas polisteres constituem a famlia de polmeros resultantes da condensao de cidos carboxlicos com glicis, sendo classificados como resinas saturadas ou insaturadas, dependendo da cadeia molecular resultante.

Exemplos

Tereftalato de polietileno (PET ou Pete): John Rex Whinfield inventou um novo polmero em 1941 ao condensar etilenoglicol com cido tereftlico. A substncia condensada foi o tereftalato de polietileno (PET ou Pete). PET um termoplstico que pode ser reduzido a fibras (como o dcron) e filmes (como Mylar). o plstico principal das embalagens para alimentos com fecho.

Poliestireno (Isopor): o poliestireno formado por molculas de estireno. Ele capaz de formar um plstico rgido e resistente a impactos para mveis, gabinetes (para monitores de computador eTVs), copos e utenslios. Quando o poliestireno aquecido com ar na mistura, forma o isopor. O isopor leve, moldvel e um excelente isolante. Cloreto de polivinila (PVC): o PVC um termoplstico formado quando o cloreto de vinil (CH2=CH-Cl) sofre polimerizao. Aps a produo, ele fica frgil, ento os fabricantes colocam um lquido plastificante para torn-lo macio e malevel. O PVC muito utilizado para tubulaes e encanamentos, por ser durvel, impossvel de corroer e mais barato do que tubulaes metlicas. Porm, aps muito tempo, o plastificante pode ser eliminado naturalmente, tornando a tubulao frgil e quebradia. Politetrafluoroetileno (Teflon): o teflon foi feito em 1938 pela DuPont. criado pela polimerizao das molculas de tetrafluoroetileno (CF2=CF2). O polmero estvel, resistente a altas temperaturas e a vrias substncias qumicas e possui uma superfcie quase sem atrito. O teflon utilizado na fita de vedao de encanamento, utenslios para a cozinha, canos, revestimentos prova d'gua, filmes e mancais. Cloreto polivinlico (Saran): Dow fabrica resinas Saran, que so sintetizadas pela polimerizao das molculas de cloreto vinlico (CH2=CCl2). O polmero pode ser utilizado para fazer filmes e embalagens impermeveis aos aromas dos alimentos. A embalagem de Saran um plstico famoso para embalar alimentos. Polietileno, LDPE e HDPE: o polmero mais comum dentre os plsticos o polietileno, feito de monmeros de etileno (CH2=CH2). O primeiro polietileno foi produzido em 1934. Atualmente, chamamos esse plstico de polietileno de baixa densidade (LDPE) porque ele flutua em uma mistura de lcool e gua. No LDPE, as fibras de polmero so entrelaadas e organizadas imprecisamente, ento ele macio e flexvel. Foi utilizado pela primeira vez para isolar fios eltricos, mas atualmente, utilizado para filmes, embalagens, garrafas, luvas descartveis e sacos de lixo.

Na dcada de 50, Karl Ziegler polimerizou o etileno na presena de vrios metais. O polmero polietileno resultante era composto principalmente por polmeros lineares. Essa forma linear produzia estruturas mais firmes, densas e organizadas, e chamada atualmente de polietileno de alta densidade (HDPE). O HDPE um plstico mais rgido com ponto de fuso mais alto do que o LDPE, e que encolhe em uma mistura de lcool e gua. O HDPE foi apresentado pela primeira vez em bambols, mas usado hoje principalmente em recipientes.

Polipropileno (PP): em 1953, Karl Ziegler e Giulio Natta, trabalhando independentemente, prepararam o polipropileno a partir de monmeros de propileno (CH2=CHCH3) e receberam o Prmio Nobel de Qumica em 1963. As diversas formas de polipropileno tm seus respectivos pontos de fuso e rigidez. O polipropileno utilizado em acabamentos de carros, embalagens de bateria, garrafas, tubos, filamentos e sacolas.

Usos e aplicaes
Os plsticos possuem diversas aplicaes, por exemplo:

Artes plsticas Artesanato Brinquedos Construo civil Decorao Design Indstria aeroespacial Indstria agrcola Indstria automotiva Indstria farmacutica Indstria txtil Odontologia

Poluio e prejuzos sade


Os oceanos esto poludos por plstico. Estima-se que existam pelo menos 46.000 pedaos de plstico em cada km dos oceanos, que prejudicam e causam a morte de milhes de aves e espcies marinhas, como albatrozes e tartarugas, todos os anos.
[carece de fontes]

Existe uma enorme ilha de plstico no oceano Pacfico chamada Grande Poro de Lixo do Pacfico. Calcula-se que seja maior do que os estados brasileiros So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Gois somados. Estima-se que 10% do plstico produzido no mundo v para os oceanos. O plstico demora at 450 anos para se degradar na natureza. Alguns plsticos podem ser prejudiciais sade humana, como o Bisfenol A. Outros so txicos para o meio ambiente, quando descartados de maneira inadequada.

http://www.abiplast.org.br/index.php?page=conteudo&id=00050&cat=men&sub=00050 Os Plsticos
Os plsticos, que tem seu nome originrio do grego plastikos que significa capaz de ser moldado, so materiais sintticos ou derivados de substncia naturais, geralmente orgnicas, obtidas, atualmente, em sua maioria, a partir dos derivados de petrleo. Os materiais plsticos esto sendo so utilizados em grande escala em diversas reas da indstria e, comum observar que peas inicialmente produzidas com outros materiais, particularmente metal, vidro ou madeira, tm sido substitudos por outras de plsticos. Esta expanso se deve, principalmente, pelas suas principais caractersticas, que so: baixo custo, peso reduzido, elevada resistncia, variao de formas e cores, alm de apresentar, muitas vezes, um desempenho superior ao do material antes utilizado.

Tecnicamente os plsticos so substncias formadas por grandes cadeias de macromolculas que contm em suas estrutura, principalmente, carbono e hidrognio. Os plsticos fazem parte da famlia dos Polmeros, que se constitui de molculas caracterizadas pela repetio mltipla de uma ou mais espcies de tomos ou grupo de tomos, formando macromolculas, estruturadas a partir de unidades menores, os monmeros, que se ligam atravs de reaes qumicas. Os tipos de polmeros mais consumidos atualmente so os polietilenos, polipropilenos, poliestirenos, polisteres e poliuretanos, que, devido sua grande produo e utilizao, so chamados de polmeros commodities. Outras classes de polmeros, como os poliacrilatos, policabornatos e fluorpolmeros, tm tido uso crescente. Vrios outros polmeros so produzidos em menor escala, por terem uma aplicao muito especfica ou devido ao seu custo ainda ser alto e, por isso, so chamados de plsticos de engenharia ou especialidades.
Fonte: Guia de Referncia: embalagens da concepo ao descarte responsvel Instituto de Embalagens Ensino & Pesquisa www.institutodeembalagens.com.br

http://www.reciclaveis.com.br/mercado/plas.html
O plstico No se pode negar a importncia dos plsticos em nosso cotidiano. O plstico responsvel por grandes avanos, e traz uma serie de benefcios indiscutveis na sociedade moderna. Uma industria que gera milhes de empregos e divisas para o nosso pas, e que esta presente em quase todos os setores da economia. Mas no se pode negar os problemas ambientais que as embalagens plsticas tem trazido ao mundo moderno, e nem negar a discusso ambiental em torno do tema. A maioria dos plsticos reciclvel e a sua reciclagem representa alem de uma atividade ecologicamente correta um incremento na economia. Aqui voc encontrara muitas informaes sobre este mercado, que tem crescido em muitos setores. O mercado de reciclagem vem crescendo em alguns setores mais at do que o prprio consumo de resinas plsticas.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/plastico.htm (Esse um trabalho sobre Como funciona o plstico achei chato copiar, mas tem muita coisa boa) http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=177209

O futuro plstico
Desinformao sobre as utilizaes do plstico faz com que o consumidor ignore seu amplo uso. Basta olhar ao redor para constatar a macia presena do plstico no dia-a-dia. Muito alm das famigeradas sacolinhas de supermercado, o uso do material vai de produtos hospitalares, escovas de dente, carros, TV de LCD e os to na moda tablets, entre outros destinos. A desinformao da populao em relao ao seu uso, no entanto, fez com

que o plstico fosse eleito o inimigo do ambiente o que est errado, diz Larcio Gonalves, presidente da ADIRPLAST (Associao Nacional dos Distribuidores de Resinas Plsticas). Paulo Teixeira, superintendente executivo da Abiplast (Associao Brasileira da Indstria do Plstico), argumenta tambm que o plstico no o vilo da natureza e o seu combate indiscriminado pode trazer consequncias nada benficas para a sociedade. Ele reciclvel, assim como o papel. O problema mora em seu descarte e reaproveitamento. Ao tiranizar o plstico, corre-se o risco de reprimir o desenvolvimento tecnolgico, gerando um buraco que poderia afetar toda uma cadeia de produo. Em sua maioria, as crticas sobre o impacto ambiental so em relao ao desperdcio, descarte incorreto e falta de uma poltica adequada de reciclagem de resduos psconsumo, que o pas busca corrigir atravs da Poltica Nacional de Resduos Slidos. E assim o vive-se um paradoxo: De um lado, o vertiginoso crescimento do produto em aplicaes importantes e de alto valor agregado. Do outro, a desinformao que faz com que sejam crescentes as crticas preconceituosas e equivocadas sobre o produto, analisa Miguel Bahiense, diretor executivo da Plastivida entidade que representa institucionalmente a cadeia produtiva do setor. De acordo com Teixeira, da Abiplast, o risco de se promover campanhas nas quais o plstico colocado como inimigo do ambiente desinformar a populao e criar pnico. Tome como exemplo a polmica em torno da utilizao da sacolinha de supermercado. Ela se tornou a vil, pois seu uso mais visvel. Para se ter uma ideia, a mdia tem publicado em mdia 120 matrias por ms sobre a questo das sacolas plsticas, taxando-as, equivocadamente, como as vils do lixo do mundo, guardando apenas a imagem de um produto que polui o ambiente. Nem todos sabem que os plsticos so 100% reciclveis. Muitos acham que as sacolas de papel so mais sustentveis que as de plstico em seu processo produtivo, quando no so, tornando-se exemplos que geram ondas de desinformao e levam a populao escolha errada e ao prejuzo involuntrio, porm, real, ao ambiente, aponta Bahiense. Para contornar essa divulgao errnea na imprensa e na sociedade, ONGs como a Plastivida promovem educao escolar para conscientizar as crianas sobre o correto uso e descarte do material, alm de trabalhar questes tcnicas na mdia para evitar erros crassos, reformular a imagem do produto e ento mostrar populao a amplitude da utilidade do plstico, aliada ao modo correto de utilizao e descarte o que promover realmente aes sustentveis. Todos esses projetos e iniciativas so apoiados pela Adirplast, que considera leviana a deciso do governo do estado de So Paulo, como de outros dirigentes, apenas de abolir o produto, sem que fatores negativos e positivos fossem verdadeiramente levados em considerao. Para Alfredo Schmitt, presidente da Associao Brasileira da Indstria de Embalagens Flexveis (Abief), a educao e preservao ambiental so caminho mais sensato para resolver o problema: Por isso necessrio reforarmos a ideia de um melhor reaproveitamento das embalagens, como as sacolas, que so extremamente teis no dia a dia das pessoas, explica.

A entidade-A Adirplast, que foi fundada h quatro anos, tem como diretrizes o fortalecimento da distribuio, o apoio aos seus associados e a consolidao com petroqumicas. Alm disso, a entidade trabalha para promover a imagem sustentvel do plstico. Atualmente, a Adirplast agrega 16 empresas distribuidoras de resinas plsticas que responderam por cerca de 10% de todo volume de polmeros comercializados no pas. Todas elas so credenciadas pelos fabricantes e ostentam suas bandeiras petroqumicas, o que garante ao cliente final a qualidade do produto. [www.adirplast.org.br].

http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=41737.0 Plsticos biodegradveis

Os plsticos denominados biodegradveis tm propriedades fsicas e qumicas semelhantes s do plstico comum, mas demoram 12 a 18 meses para serem degradados. Isso porque muitos microorganismos, como bactrias e fungos encontrados no solo, liberam algumas enzimas capazes de decompor o plstico biodegradvel, o que impossvel no caso do plstico convencional. O processo de produo do plstico biodegradvel simples: faz-se o cultivo dessa bactria em um reator, fornecendo a ela fontes de carbono e sais minerais. Aps o seu crescimento, interrompendo-se o fornecimento dos sais minerais, mantendo-se constante o suprimento de fontes de carbono. Por causa da ausncia de sais minerais, a bactria no pode mais crescer e o consumo do carbono desviado na forma de grnulos internos, que constituem o plstico biodegradvel ou polister. Depois, ele extrado e empregado na produo de embalagens de xampus e sacos plsticos, entre outros utenslios.
http://carmagazine.uol.com.br/curiosidades/cientista-transforma-plastico-em-oleo-e-gasolina

Cientista transforma plstico em leo e gasolina


Sex, 05 de Agosto de 2011 00:00 Escrito por Jos Antonio Leme

Voc j pensou se pudesse fazer mais e melhor com o plstico da sacolinha do supermercado, do brinquedo velho e da tampinha de garrafa que voc joga fora? E se eu lhe dissesse que possvel fazer leo e gasolina em casa a partir disso, voc gostaria da idia? Ajudar a natureza e ainda economizar, no Japo isso j possvel. Akinori Ito, um cientista japons comeou a se questionar sobre a quantidade de lixo que o Japo produzia e o que fazia com ele, assim como outros pases que despejam o lixo de qualquer maneira. A partir da ele comeou a pensar no que poderia fazer para melhorar o mundo e como faz-lo. Pensando assim ele criou uma mquina que consegue transformar plstico em leo novamente. Esse leo pode ser queimado da maneira que sai da mquina ou refinado para ser transformado em derivados como gasolina, diesel e querosene.

O processo de transformao acontece com o plstico sendo colocado em uma mquina com interior pressurizado, onde ele aquecido, comea a derreter at se tornar lquido. Depois de o lquido ferver, o gs sai atravs de uma tubulao, entra em um reservatrio com gua onde resfriado e se torna leo, ficando separado da gua. A cada quilo de plstico colocado na mquina, cerca de um litro ser conseguido em leo. Esse processo consome o equivalente a 1 kW de energia e segundo Ito, com esse processo possvel reduzir em at 80% a emisso de CO na atmosfera.

Com essa mquina possvel reciclar trs tipos de plsticos: polipropileno (PP), polietileno (PE) e poliestireno (PS). O polipropileno utilizado na fabricao de brinquedos, recipientes para alimentos, autopeas como para-choques, entre outros. O polietileno o plstico encontrado em saquinhos de leite e o poliestireno a base do que chamamos de Isopor.

Os trs tipos de plsticos no liberam materiais txicos e no deixam nenhum tipo de resduo aps a transformao, enquanto o metano, o etano e o propano, que so liberados durante o processo, so filtrados pela mquina e desintegrados na gua e no carbono. "Se ns queimarmos o plstico, ns geramos toxinas e uma grande quantidade de CO. Se ns convertemos em leo, ns diminumos o montante de CO e ao mesmo tempo aumentamos a ateno das pessoas sobre o valor do plstico que seria lixo" . Atualmente, Ito roda o mundo mostrando como funciona sua inveno em pases pobres e a crianas em escolas. Atualmente a empresa criada por Akinori, a Blest Co., fabrica mquinas em quatro tamanhos, que podem transformar desde 1 kg por ciclo, que cabe em cima de uma mesa, at mquinas de 5, 10, 25 e 50 kg por hora. Alm de uma mquina para refino de 20 l ou 50 l e exporta as mquinas para 14 pases.

http://www.conscienciaampla.com.br/2011/07/26/bicicleta-de-plastico-reciclado-ainda-maissustentabilidade/ BICICLETA DE PLSTICO RECICLADO: AINDA MAIS SUSTENTABILIDADE

Todo o mundo sabe que andar de bicicleta, alm de bom para o corpo, timo para o planeta. Se 15% das viagens nos grandes centros urbanos fossem feitas de bicicleta, a poluio sonora e do ar seria reduzida pela metade. Deixando o carro na garagem, voc pode reduzir a emisso de seis toneladas de gs carbnico por dia! Incrvel, no? Com a prtica do exerccio, os ciclistas ainda perdem peso, fortalecem os msculos e evitam problemas de sade, como hipertenso e diabetes. A bicicleta j parece uma alternativa de transporte vivel e necessria em muitos pases, como Japo, Frana e Alemanha. No Brasil, o incentivo ainda pequeno: so apenas 600 quilmetros de ciclovia para mais de 50 milhes de bikes. Mas em cidades menores, este ainda o principal meio de locomoo. Bons exemplos so Paquet, no Rio de Janeiro, e So Simo, em Mato Grosso. Mas o seu passeio pode ficar ainda mais sustentvel. A estudante israelense Dror Peleg criou uma nova bicicleta, utilizando apenas plstico reciclado. Batizado de Frii o

modelo bonito, divertido e mais econmico do que o convencional, feito de metal. Veja s:

http://www.plastivida.org.br/2009/Plasticos_Tipos.aspx TIPOS DE PLSTICOS

Identificao, principais aplicaes e benefcios. Utilizados em quase todos os setores da economia, tais como: construo civil, agrcola, de calados, mveis, alimentos, txtil, lazer, telecomunicaes, eletroeletrnicos, automobilsticos, mdico-hospitalar e distribuio de energia.

Nestes setores, os plsticos esto presentes nos mais diferentes produtos, a exemplo dos geossintticos, que assumem cada vez maior importncia na drenagem, controle de eroso e reforo do solo de aterros sanitrios, tanques industriais, entre outras utilidades. O setor de embalagens para alimentos e bebidas vem se destacando pela utilizao crescente dos plsticos, em funo de suas excelentes caractersticas, entre elas: transparncia, resistncia, leveza e atoxidade. Os plsticos so reunidos em sete grupos ou categorias: 1. PET 2. PEAD 3. PVC 4. PEBD/PELBD 5. PP 6. PS 7. Outros (ABS/SAN, EVA, PA, PC). O smbolo da reciclagem com um nmero ou uma sigla no centro, muitas vezes encontrado no fundo dos produtos, identifica o plstico utilizado.

PET - polietileno tereftalato

Produtos Frascos e garrafas para uso alimentcio/hospitalar, cosmticos, bandejas para microondas, filmes para udio e vdeo, fibras txteis, etc. Benefcios Transparente, inquebrvel, impermevel, leve.

PEAD - polietileno de alta densidade

Produtos Embalagens para detergentes e leos automotivos, sacolas de supermercados, garrafeiras, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domsticas, etc. Benefcios Inquebrvel, resistente a baixas temperaturas, leve, impermevel, rgido e com resistncia qumica.

PVC - policloreto de vinila

Produtos Embalagens para gua mineral, leos comestveis, maioneses, sucos. Perfis para janelas, tubulaes de gua e esgotos, mangueiras, embalagens para remdios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, etc. Benefcios Rgido, transparente, impermevel, resistente temperatura e inquebrvel.

PEBD/PELBD - polietileno de baixa densidade/polietileno linear de baixa densidade

Produtos Sacolas para supermercados e boutiques, filmes para embalar leite e outros alimentos, sacaria industrial, filmes para fraldas descartveis, bolsa para soro medicinal, sacos de lixo, etc. Benefcios Flexvel, leve transparente e impermevel.

PP - polipropileno

Produtos Filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para gua quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeas, fibras para tapetes utilidades domsticas, potes, fraldas e seringas descartveis, etc. Benefcios Conserva o aroma, inquebrvel, transparente, brilhante, rgido e resistente a mudanas de temperatura.

PS - poliestireno

Produtos Potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, aparelhos de barbear descartveis, brinquedos, etc. Benefcios Impermevel, inquebrvel, rgido, transparente, leve e brilhante.

Outros Neste grupo encontram-se, entre outros, os seguintes plsticos: ABS/SAN, EVA, PA e PC.

Produtos Solados, autopeas, chinelos, pneus, acessrios esportivos e nuticos, plsticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomsticos, corpos de computadores, etc. Benefcios flexibilidade, leveza, resistncia abraso, possibilidade de design diferenciado.

http://www.rubberplastic.com.br/site.php?destino=plasticos_ind PLSTICOS INDUSTRIAIS

aractersticas Maior leveza, transparncia e resistncia quebra quando comparado ao vidro. Resistente s intempries e malevel, pode sofrer processo de usinagem e termomoldagem com facilidade. Aplicaes Verstil, permite diversas aplicaes como: displays, porta-objetos, urnas, plpitos, trofus, coberturas, protees de mquinas, divisrias, visores.

NYLON - Nylon 6, Nylon 6.6, Nylon Cast (Fundido), Nyloil Chapas, tarugos, tubos e peas usinadas

Caractersticas Alta resistncia mecnica e ao impacto, baixo coeficiente de atrito, autolubrificante, verstil, ponto de fuso elevado, boa resistncia fadiga, ao desgaste e abraso, isolante termoeltrico, grande absoro de vibraes.

Aplicaes Engrenagens, mancais, buchas, rosca-sem-fim, rodas de carrinhos e paleteiros, sapatas e chavetas de laminao de ao, perfis, guias, estrelas de alimentao, cremalheiras, polias.

POLIPROPILENO Chapas, Tarugos, tubos, coneces e peas usinadas

Caractersticas Boa resistncia qumica, soldvel e moldvel permitindo a fabricao de tanques e conexes, resistente absoro de umidade, tima resistncia dieltrica, alta tenacidade, bom isolamento trmico, boa resistncia abraso. Aplicaes Filtros, niples, vlvulas, flanges, acoplamentos, peas estruturais, tubos e conexes para a indstria qumica, painis de isolamento, revestimento e fabricao de tanques, confeco de cepos para balancins de corte, mesa de corte para indstria, revestimento de silos.

POLIETILENO Chapas, tarugos, tubos, coneces e peas usinadas

Caractersticas Atoxicidade, baixo coeficiente de atrito, permitindo contato e corte de alimentos, boa resistncia abraso, tima resistncia dieltrica, resistncia a intempries, bom isolamento trmico, resistncia a agresses qumicas. Aplicaes Peas e elementos para a indstria alimentcia, revestimento de mesas e placas para corte de alimentos; utenslios para cozinhas industriais, perfis, guias, roletes de lavadoras industriais, produtos mdico-cirrgicos, revestimento e fabricao de tanques e cubas.

POLIACETAL Chapas, tarugos, tubos e peas usinadas.

Caractersticas Baixa absoro de umidade, excepcional estabilidade dimensional, elevada resistncia abraso e agentes qumicos, facilidade de usinagem, grande resistncia variao de temperatura, baixo coeficiente de atrito, resistncia ao impacto, alto mdulo de elasticidade, resistncia trao. Aplicaes Engrenagens, acoplamentos, peas que no admitem porosidades, peas de alta preciso, vedaes, roscas-sem-fim, retentores, conexes, guias de barramento, flanges, roldanas, luvas.

PVC - Rgido, Flexvel, Expandido Chapas, tarugos, tubos, lenis, filmes e peas usinadas

Caractersticas Boa resistncia a agentes qumicos, boa estabilidade dimensional, baixa absoro de umidade, pode ser soldado, colado, moldado e curvado; boa resistncia exposio ao tempo, umidade. Aplicaes Elementos para vedaes, flange, juntas, arruelas, porcas, parafusos.

CELERON - Diversas malhas de tecido de algodo: Grossa, Mdia, Fina e Extrafina Chapas, tarugos, tubos/buchas e peas usinadas.

Pode ser adquirido com aditivos. Caractersticas Empregado em situaes onde as exigncias mecnicas so maiores que as eltricas, alta resistncia ao desgaste, ao cisalhamento e ao choque, baixo coeficiente de atrito, amortece rudos e absorve vibraes. Aplicaes Segmentos, casquilhos, chapas de desgaste, gaxetas, colarinhos, anis, suportes, peas isolantes, dutos, separadores, discos, placas de terminais, tubos protetores para fusveis, raspadeiras, acoplamentos para filtro, raspadores para cilindros, coberturas para superfcies, pinhes, espaadores, calos, martelos.

FENOLITE - Baixa e Alta Tenso Chapas e peas usinadas.

Caractersticas

Duro, denso, termofixo, isolante eltrico, oferece excelentes propriedades fsicas e mecnicas. Aplicaes Placas de deslizamento, cunhas, tampas de caixa de suco, isoladores, conectores, prensa-cabos, chapas isolantes, painis, rguas, rodas, agitadores, lanadeiras, potes de fiao, carretis, fitas de arraste, rodas dentadas, palhetas, discos de frico, porta esfera para rolamentos, rodzios, cilindros, guias para correntes, pistes.

POLIURETANO Chapas, tarugos, tubos/buchas e peas usinadas Em diversas durezas, cores e dimenses

Caractersticas Alta resistncia trao e compresso, elevado coeficiente de elasticidade quando comparado com as borrachas, ideal na produo de peas que exijam grande durabilidade, possibilita a transformao, resistente abraso, elevada resistncia propagao de rasgos, alta flexibilidade a baixas temperaturas. Aplicaes Amortecimento em geral, raspadores de tintas para mquinas de silk screen, molas para ferramentas de corte e repuxo, almofadas para corte, revestimento de rodas para empilhadeiras e carros industriais, revestimentos de cilindros, silos e calhas, revestimento de roletes para elevadores e escadas rolantes.

UHMW Chapas, tarugos e peas usinadas

Caractersticas Excepcional resistncia abraso por desgaste, excelente resistncia ao impacto e um baixo coeficiente de atrito, excelente resistncia qumica, alta durabilidade, auto lubrificante, indicado para uso em peas de deslizamento, soldvel, moldvel e estampvel, baixo peso especfico, aceita aditivos, comprovadamente atxico. Aplicaes Correias transportadoras, trilhas-guia, coberturas para caixa de suco de mquinas de papel, rguas para indstria de papel e celulose, mancais, peas para teares, revestimento de funis para silos, revestimento de caambas de caminho, tiras de desgastes para indstrias.

POLIESTIRENO Chapas Diversas cores

Caractersticas Termoplstico duro e amorfo que se caracteriza por sua clareza brilhante, sua dureza, sua facilidade de processamento, baixo custo, baixa absoro de umidade, altamente resistente a impactos (quando aditivadas), sua colorao excelente, no resiste a solventes e gorduras. Aplicaes Setor de comunicao visual, embalagens, peas tcnicas, termoformagem

POLICARBONATO - Alveolar, Compacto, Metalizado, Refletivo Chapas, tarugos e telhas

Caractersticas Altssima resistncia ao impacto, excelente transparncia, material mais resistente entre todos os materiais transparentes (250 vezes maior comparado ao vidro), possui alta elasticidade, boa estabilidade dimensional, baixa absoro de umidade, resistncia a altas temperaturas. Aplicaes Coberturas curvas ou planas onde se deseja mxima segurana com transmisso de luz natural, divisrias, passarelas, clarabias, proteo de cabines e mquinas, blindagem de veculos e ambientes, viseiras, fachadas e luminosos, escudos de proteo, painis de instrumentos, lanternas e faris, capacetes, recipientes para fornos de microondas, painis e outras peas de veculos.

PETG Chapas

Caractersticas Pode ser parafusado, estampado quente, cortado, facilmente termoformado, ou mesmo dobrado a frio sem lascar, esbranquiar, rachar ou ficar irregular. Normalmente de 15 a 20 vezes mais resistentes do que o acrlico de uso geral, resiste a uma variedade de agentes qumicos e solventes usados comumente. Aplicaes Displays em ponto de vendas, alimentos, caixas e divisrias, mostrurios, sistemas de prateleiras etc.

PTFE Chapas, tarugos, tubos/buchas, peas usinadas e revestimentos

Puro ou aditivado com Grafite, Fibra de Vidro, Bronze, Carbono, Bissulfeto de molibdnio Caractersticas Excelncia em propriedades qumicas, eltricas, mecnicas, trmicas e de antiaderncia, menor coeficiente de atrito dentre todos os outros plsticos, resistncia a agentes corrosivos, quimicamente inerte, atxico, excelente isolador eltrico, resistente temperatura (-200C a 260C), ideal para amortecimento de vibraes. Aplicaes Revestimentos de tanque, corpo de bimbas, pistes, sondas, peas de deslize, conectores, sede de vlvulas, vedaes, chapa de filtro, anis de vedao, assento de vlvulas, selos mecnicos, gaxetas, retentores, mancais, camisas de vlvulas, diafragma, tensor de corrente, guias, cintas tipo cunha, isoladores, parafusos, buchas.

TVE Chapas

Caractersticas Excelente isolante eltrico, alta resistncia trao, flexo, impacto, tima rigidez dieltrica, excelente resistncia superficial, baixos valores de constante dieltrica, tima estabilidade dimensional, alto poder aderente, alta resistncia mecnica, baixa absoro de gua. Aplicaes Em diversos segmentos da indstria eltrica, mecnica e eletro-eletrnica. empregado em mquinas eltricas, rotativas, barras isolantes em cubculos blindados e capacitores variveis para radiodifuso

PVDF Chapas, tarugos, tubos e peas usinadas

Caractersticas Excelente resistncia contra vrios cidos agressivos, solventes e produtos de limpeza; resistente gua quente; boa rigidez e tenacidade; auto-estinguvel; alta resistncia a raios UV; excelente isolante eltrico; boas propriedades de deslize; fcil usinagem; facilmente soldvel. Aplicaes Corpo de bombas, corpo de vlvulas, revestimento de tanques, flanges, rolos e roletes, peas de deslize, chapas de filtro, conectores, isoladores, elementos agitador e misturador, vedaes, tubulaes.

PEEK Chapas, tarugos, tubos e peas usinadas

Caractersticas Tenaz, forte, rgido, excepcional resistncia abraso, excelente estabilidade trmica em operao contnua (a 220C possvel esperar uma vida til de 50.000horas), extremamente boa resistncia radiao, boa resistncia a exposies s intempries,

resistncia termo-mecnica extremamente alta, boa resistncia qumica, boa resistncia hidrlise e a vapor superaquecido, resistente s correntes de fuga, boas propriedades de deslize, fcil usinagem, boa resistncia ao desgaste, pouca absoro de umidade. Aplicaes

Rodas dentadas, rguas de deslize, buchas, pistes de dosagem, soquetes, mancais de atrito, vedao de vlvula esfrica, corpo de bomba, porta wafer, peas de plugues, isolao de fios e cabos a serem usados com elevadas exigncias em equipamentos destinados atividades aeroespaciais, equipamentos militares, usinas termonucleares, poos de petrleo, sistemas de transporte subterrneo.

PEAS USINADAS Possumos um grande know-how em confeco de quaisquer tipos de peas usinadas conforme amostra, desenho e projetos.

COLAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cola

Cola
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Cola escolar.

A cola (tambm chamada de goma ou grude) uma substncia capaz de unir materiais como madeiras, couros, panos, papis, entre outros. Um tipo antigo de cola a chamada goma-arbica, que consiste em um extrato retirado do tronco e ramos da accia, de uso bastante difundido no passado, por ser eficiente e atxica.

Tipos de cola mais comuns

Epxi: Muito verstil. Indicada para uso em metais, plsticos, cermicas, vidros e pedras;

PVA ou Acrlica: Tambm conhecido como cola escolar ou cola branca. solvel em gua e pode ser utilizada em madeiras, papis, tecidos e couros; Silicone: Ideal para vidros e objetos expostos a umidade, como aqurios, caixas d'gua, frigorficos, enfeites natalinos, entre outros; Celulsica: utilizada em vidros, papis, tecidos e cermica; Ltex: Usada em plsticos e borrachas;

Ferramentas
Tesoura Faca Machado Lmina Guilhotina Ferramentas de corte/perfurao Canivete Abridor de garrafas Furadeira Catana Ferramenta de diamante
Ferramentas de fora/impacto Martelo Marreta Utenslios de cozinha Colher Garfo Faca Ferramentas eltricas Ampermetro Voltmetro Multmetro Ferramentas de escritrio

Lpis Borracha Caneta Rgua Papel Grampeador Tesoura Cola Grampo Clipe Compasso Transferidor Outras ferramentas Alicate Chave de fenda

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ep%C3%B3xi

Epxi
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Estrutura qumica do polmero epoxi

Uma resina epxi ou poliepxido um plstico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou "endurecedor". As resinas epxi mais frequentes so produtos de uma reao entre epicloridrina e bisfenol-a. As primeiras tentativas comerciais de preparo da resina atravs da epicloridrina aconteceram em 1927 nos Estados Unidos. O mrito da primeira sntese de uma resina baseada no bisfenol-a foi compartilhado entre o Dr. Pierre Castan da Sua e o norte-americano Dr. S. O. Greenlee em 1936. O trabalho do suio foi licenciado pela empresa qumica CibaGeigy, tambm Sua, que se converteu rapidamente, num ano, numa das 3 maiores fabricantes mundiais de resina epxi, encerrando os negcios nos finais dos anos 90, e transferindo sua marca Vantico que posteriormente foi adquirida pela Huntsman. O trabalho do Dr. Greenlee foi desenvolvido para uma pequena empresa que, posteriormente, foi comprada pela Shell e ento adquirida pela Hexion. Atualmente as resinas epxis so utilizadas por uma infinidade de aplicaes. Revestimento interno de

embalagens de cerveja , refrigerante, ctricos, etc, so base de resina epxi. Placas de circuito impresso, a mainboard do computador, encapsulamentos de componentes eletrnicos, flash drives, pisos industriais, pranchas de surfe, tintas anticorrosivas, pintura em p tambm usam epxi como base. Existem hoje diversas empresas no mundo que se especializaram em formular produtos com caractersticas prprias para cada necessidade do usurio. Um exemplo destas empresas a Silaex Qumica que se especializou em customizar produtos de epxi para o mercado brasileiro, ou a AEPI do Brasil uma empresa situada em So Paulo que frabrca isolantes de fibra de vidro usando Epoxis.
http://www.cosplayers.net/es/tutoriais/19-cosplay/44-tipos-de-cola.html TIPOS DE COLAS

Conhecer os diversos tipos de materiais muito importante para o desenvolvimento de um cosplay. Nesse tutorial vamos conhecer um pouco do universo das colas. Encontramos no mercado uma infinidade de colas multiuso, mas nem sempre elas colam todo tipo de material. Escolher a cola certa para cada tipo de superfcie proporcionar um resultado mais eficiente e duradouro. Cola Branca (PVA Acetato de Polivinil) base de gua, a mais segura e inofensiva das colas. Cola materiais porosos que absorvam gua como papel, madeira, couro, tecido, etc. Possui flexibilidade e transparncia quando seca, mas no resistente gua. Tempo de secagem: 30 minutos a 1 hora Tempo de cura: 18 a 24 horas Cola Amarela (Resina aliftica ou Cola de marceneiro) Lquido de colorao amarelada semelhante cola branca. Difere-se por ser mais resistente ao calor e gua. Tempo de secagem: 30 minutos Tempo de cura: 12 a 18 horas Cola de Contato (Cola de sapateiro) Adesivo base de borracha que permanece flexvel aps a secagem. Pode ser usado em papel, couro, tecido, borracha, metal, vidro e alguns plsticos. Sua aplicao feita em ambas as peas e depois de seca feita a juno das partes. Tempo de secagem: 1 hora Tempo de cura: 5 horas Observao: Possui substncias txicas. No deve ser utilizada em

ambientes fechados. Cola quente Cola em forma de basto aplicada com pistola. Possui secagem rpida e recomendada para materiais porosos. Muito prtica para reparos rpidos, mas deixa um certo volume. Tempo de secagem: 10 a 45 segundos Tempo de cura: 24 horas Cianoacrilatos (Cola instantnea) Cola aquosa de secagem rpida. Reage com a umidade microscpica encontrada em qualquer superfcie. Possui uma liga muito forte e recomendada para uso em materiais como o metal, cermica, vidro, alguns plsticos e borracha. No recomendvel a aplicao em superfcies flexveis por formar uma camada rgida ao secar. Tempo de secagem: alguns segundos Tempo de cura: 1 a 2 dias Observao: Cola quase tudo e muito rpido. Tome cuidado. Em caso de colar os dedos, utilize acetona. Cola ou Selante de Silicone Forma uma liga forte e muito resistente gua e a altas e baixas temperaturas e permanece flexvel aps a secagem. recomendada para o uso em metal, vidro, fibra de vidro, borracha, madeira, tecidos, alguns plsticos e cermica. Tempo de secagem: 4 horas Tempo de cura: 24 horas Adesivo epxi Adesivo composto de dois tubos, um com resina epxi e outro com o catalisador que devem ser bem misturados na hora do uso. muito forte, durvel e resistentes gua. Possui uma textura pegajosa que cola materiais porosos e no-porosos como metal, madeira, vidro, plstico, borracha, etc. Tempo de secagem: 12 horas Tempo de cura: 2 dias Observao: Possui substncias txicas que podem causar irritao nos olhos e pele.

Cola plstica ou Solvente Cola espessa e pegajosa que age no material dissolvendo para unir as partes. resistente e prova dgua podendo ser usada para colar lonas e vinil. Possui cheiro forte e no deve ser utilizada em ambiente fechado. Tempo de secagem: 10 minutos Tempo de cura: 24 horas Observao: Cuidado ao aplicar em alguns plsticos.

Independente das especificaes das colas, sempre faa um teste em uma amostra antes de aplicar na pea definitiva. Algumas colas possuem solventes que reagem com alguns materiais e podem estragar seu trabalho.

*secagem: a etapa da colagem em que o adesivo perde sua umidade para o meio ambiente e para o substrato, concretizando a colagem. *cura: o termo utilizado para a etapa ps-secagem, onde os adesivos consolidam suas capacidades mximas de aderncia e resistncia.
http://gepoxi.blogspot.com/2010/08/curiosidades-sobre-cola-epoxi.html Curiosidades sobre a cola epxi... Uma prova de resistncia, ou somente a inteno de mostrar sua eficcia?

Hoje em nosso blog queremos trazer um pouquinho de histria e de curiosidade tambm...

Em 1982 a agncia FCO Univas veiculava nas estradas de Inglaterra em placas da More O Ferrall uma inusitada campanha de outdoor, destacando o aplique de um carro Ford Cortina, aliviado do motor e outros itens de peso, com o objetivo de mostrar aos motoristas resistncia da cola epxi com um automvel colado no outdoor. A mensagem Tambm serve para colar porcelana, ilustrada pelo veculo em aplique, fortalecia os argumentos de vendas da resina que cola tudo, at o inusitado. A imprensa britnica logo repercutiu a pea de modo que o cliente sentiu-se estimulado a veicular novos cartazes com o tema, configurando de fato uma campanha, hoje mais de 25 anos transcorridos, tida como uma das mais criativas da propaganda mundial para a mdia exterior. No ano seguinte a FCO Univas retomou o aplique, porm explorando outro tema. Desta vez com a mensagem The Suspense Continues, para caracterizar o sentido dbio da palavra que poderia ser interpretada como suspense ou suspenso (pendurado). A imprensa voltou a falar da campanha at ser surpeendida com um novo cartaz de aplique mais inusitado ainda: Desta vez dois carros, um por cima do outro e a mensagem The Tension Mounts, ou seja, A tenso aumenta. No ms seguinte os dois carros desapareceram deixando um buraco na tabuleta e a instigante mensagem: Como conseguimos descol-los? , traduo de How Did we Pull it off ? Quatro motivos ao todo que renderam farta mdia espontnea agncia e ao anunciante. Bem intrigante, no acham... Mas infelizmente o carro no iria agentar tanto tempo suspenso s com cola n, afinal a cola boa mas no faz milagres! claro que o aplique requereu um suporte metlico de ferro, instalado por trs da tabuleta, no perceptvel para os motoristas. Mas o interessante nessa propaganda mostrar o quo diverso pode ser o uso desta cola, que abrange desde pequenos reparos, at o seu uso em auto peas, construo e at mesmo na rea naval. http://www.criandomsn.com/?p=2352

Por que que essas colas super potentes no colam no interior do prprio tubo?. Se uma cola super potente, deveria colar tudo, no verdade?. Mas no bem assim, saiba porque

A supercola um cianoacrilato, lquido de baixa viscosidade e baixo peso molecular sem propriedades adesivas. Com a exposio ao ar polimeriza rapidamente numa alta matriz molecular e adquire propriedades adesivas.

Para alm de ser necessrio o contacto com o ar, o tubo de cola revestido interiormente por um material a que a cola no adere. Adere, no entanto, pele e por isso necessrio muito cuidado na sua utilizao. Ento conclumos que, como ela vem lacrada, (embalada a vcuo), a cola se mantem lquida, mantendo a substncia adesiva longe do contato com o ar , isso porque a umidade da atmosfera que faz a supercola ficar grudenta. s tentar deixar o frasquinho aberto pra voce ver se nao cola por dentro. Obs.: Se voc errar o alvo e grudar os prprios dedos, no se desespere, assim que a cola endurecer, use uma lixa de unha para rasp-la. A gua quente tambm ajuda a amolecer o adesivo.
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=29028.0 A cola foi criada pelos homens pr-histricos A inveno da cola data da era pr-histrica, quando foi criada acidentalmente. Os artistas do passado misturaram ovos, sangue seco e sucos de frutas procurando desenvolver diferentes tintas para pintar as cavernas. Mais tarde, os egpcios aprenderam a fazer colas mais fortes com ossos de animais. Hoje em dia, o famoso lquido feito de substncias sintticas. http://www.brasilescola.com/quimica/compostos-aromaticos.htm

Compostos Aromticos

A cola derivada de compostos aromticos.

Tambm chamados de arenos, os Compostos Aromticos so hidrocarbonetos que possuem um ou mais anis benznicos. Os arenos possuem a polaridade baixa, fazendo que sejam insolveis em gua, mas so solveis em solventes apolares, como o ter e tetracloreto de carbono, etc. Em condies ambientes esses hidrocarbonetos podem se apresentar na fase lquida ou gasosa. Existem em grande quantidade na natureza e so essenciais na indstria de inseticidas, de corantes, como solventes e para fabricar explosivos. preciso tomar cuidado com essa classe de compostos, pois alguns hidrocarbonetos aromticos oferecem riscos sade, e alguns at so considerados cancergenos.

Na indstria, por exemplo, existe o tolueno (metilbenzeno) que muito perigoso. Ele utilizado na produo de colas, popularmente conhecidas como cola de sapateiro, que infelizmente no so usadas s na fabricao de sapatos, so usadas tambm como drogas. A inalao dessas colas pode provocar nuseas, viso distorcida, excitao e, em estgio avanado, podem levar o indivduo depresso, alteraes da fala e da audio e ficar com a coordenao motora debilitada.

Das könnte Ihnen auch gefallen