Sie sind auf Seite 1von 14

Atuao do profissional Bibliotecrio nos Parques Tecnolgicos

Janana Tenrio Lopes Ferreira


Discente. Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas UFAL.

Rafaela Lima de Arajo


Discente. Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas UFAL.

Orientadora: Ms. Nelma Camlo de Arajo

Resumo
Esse artigo pretende, a partir de uma reviso de literatura, analisar dois atores: o profissional bibliotecrio e os parques tecnolgicos brasileiros. A partir dessa anlise travam-se pontos de encontro sobre as atuaes da profisso bibliotecria com as atribuies que os parques podem demandar, tendo como destaque a informao, aqui considerada uma ferramenta primordial que norteia o crescimento das organizaes e auxilia na produo do conhecimento. Dessa forma, conclui-se que os bibliotecrios como profissionais da informao so capazes de trabalhar a informao dentro dos parques para um melhor como gerenciador e disseminador de informaes.

Palavras-chave: Parques Tecnolgicos. Bibliotecrio. Profissional da Informao.

1 Introduo
Dentre as vrias transformaes que tem marcado a sociedade ao longo dos sculos, destaca-se a mudana inerente ao valor e o poder da informao, que vem emergir aps a revoluo industrial no fim do sculo XX, na qual a informao utilizada com tanta expressividade que a sociedade passa a ser chamada de Sociedade da Informao.

Percebendo essa relevncia da informao, o cenrio setor econmico passa a perceb-la como um diferencial que pode ser utilizado de forma estratgica para gerar novos conhecimentos e assim adquirir vantagens competitivas diante do mercado. Conforme Valentim (2007) apud Santos (2009) o papel da informao e do conhecimento em ambientes corporativos primordial, porque todas as atividades por elas desenvolvidas, desde o planejamento at a execuo das aes planejadas, bem como o processo decisrio, possuem como base a informao e o conhecimento. No entanto, importante ressaltar que a informao por si s pode no surtir bons efeitos s instituies, principalmente no que diz respeito a sua quantidade que se no for administrada de forma adequada pode atrapalhar nas decises e em outros processos das organizaes, ficando evidente dessa forma, a necessidade um profissional que atue como mediador das

informaes/conhecimento para as organizaes. Nessa perspectiva, insere-se o profissional da informao, que segundo Le coadic (1996, p. 106):

quem adquire a informao registrada, no importa em que tipo de suporte, organiza, descreve, indexa, armazena, recupera e distribui essa informao, tanto na sua forma original, como em produtos elaborados a partir delas.

Em outras palavras, a partir da atribuio supracitada, o profissional da informao possui os atributos necessrios para atuar de diversas formas no mercado contemporneo. Sendo assim, o presente trabalho prope uma discusso, embasada a partir de reviso de literatura sobre a atuao do profissional da informao, com foco no bibliotecrio, em parques tecnolgicos.

2 Profissional bibliotecrio no Brasil


Em um mbito geral, considerando os aspectos histricos do surgimento dos primeiros registros informacionais e posteriormente das primeiras bibliotecas, percebe-se a figura do bibliotecrio ligada a essa instituio social, Targino (2006) explica que compete biblioteca exercer as funes de conservao e difuso das

colees, sendo dessa forma, o profissional bibliotecrio responsvel desempenhar tais atribuies. Ainda sobre as atribuies do profissional, segundo Dutra e Carvalho (2006) o bibliotecrio executa atividades relacionadas coleta, recuperao e disseminao da informao bem como em atividades

administrativas. De forma tradicional o tal profissional notado como um sistematizador de acervos, que organiza as unidades de informao e seus processos de busca e recuperao atuando tambm como um filtro catalisador de tudo que for relevante sobre determinado assunto para o seu usurio. No Brasil, a Lei 4.084 de 30 de junho de 1962 que dispe sobre a profisso do bibliotecrio e regula seu exerccio, nos artigos 6 e 7 as seguintes atribuies:

Art. 6 - So atribuies dos Bacharis em Biblioteconomia, a organizao, direo e execuo dos servios tcnicos de reparties pblicas federais, estaduais, municipais e autrquicas e empresas particulares concernentes s matrias e atividades seguintes: a) o ensino de Biblioteconomia; b) a fiscalizao de estabelecimentos de ensino de Biblioteconomia reconhecidos, equiparados ou em via de equiparao; c) administrao e direo de bibliotecas; d) a organizao e direo dos servios de documentao; e) a execuo dos servios de classificao e catalogao de manuscritos e de livros raros e preciosos, de mapotecas, de publicaes oficiais e seriadas, de bibliografia e referncia. Art 7 - Os Bacharis em Biblioteconomia tero preferncia, quanto parte relacionada sua especialidade nos servios concernentes a: a) demonstraes prticas e tericas da tcnica biblioteconmica em estabelecimentos federais, estaduais, ou municipais; b) padronizao dos servios tcnicos de biblioteconomia; c) inspeo, sob o ponto de vista de incentivar e orientar os trabalhos de recenseamento, estatstica e cadastro das bibliotecas; d) publicidade sobre material bibliogrfico e atividades da biblioteca; e) planejamento de difuso cultural, na parte que se refere a servios de bibliotecas; f) organizao de congresso, seminrios, concursos e exposies nacionais ou estrangeiras, relativas Biblioteconomia e Documentao ou representao oficial em tais certames. (BRASIL, 1962, on-line).

A Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO) de 2002 categoriza os bibliotecrios como Profissionais da Informao, segundo ela os profissionais: "Trabalham em bibliotecas e centros de documentao e informao na

administrao pblica e nas mais variadas atividades do comrcio, indstria e servios, com predominncia nas reas de educao e pesquisa". relevante destacar que aps a revoluo industrial, a produo cientfica cresce, o mercado editorial evolui, surgem novas tecnologias de informao, o usurio torna-se mais seleto na busca por sua necessidade informacional e a informao torna-se um recurso estratgico no desenvolvimento de diversas reas de atuao humana, a sociedade passa a ser denominada como Sociedade da Informao:
O espao de produo desta sociedade no mais o da fbrica ou do escritrio, mas o conjunto de meios, que , antes de tudo, um conjunto de informaes, mais especificamente, de informaes cientficas, tecnolgicas, comerciais, financeiras e culturais, difundidas de forma rpida e interativa. (ARAJO; DIAS, 2008, p. 113).

Nesse sentido o profissional bibliotecrio se depara com novos desafios, nos quais ele precisa dominar as novas ferramentas informacionais para atender a novas necessidades, nesse momento tambm que comeam a surgir diferentes espaos de atuaes para o profissional.

3 Parques tecnolgicos: breves abordagens


Parque de cincia e parque de pesquisa so tambm outras formas de denominar os parques tecnolgicos, no entanto esta ltima forma a mais comumente utilizada. Os parques tecnolgicos possuem, geralmente, uma ampla dimenso de suas instalaes correspondendo, na maioria das vezes, ao tamanho de uma cidade. Isso acontece para proporcionar aos seus integrantes (pessoal e material) um melhor desenvolvimento das atividades.

Nesse contexto, Solleiro (1993) apud Wolfarth (2004, p. 32) define parque tecnolgico como,

[...] uma rea fsica delimitada, convenientemente urbanizada, destinada s empresas intensivas em tecnologia que se estabelecem prximas s universidades e centros de pesquisa com o objetivo de aproveitarem a capacidade cientfica e tcnica dos pesquisadores e de seus laboratrios.

Em outras palavras o parque tecnolgico visto como um sistema no qual as instituies de pesquisa, universidades e empresas trabalham mutuamente para promover pesquisa e inovao na rea tecnolgica. Para garantir a existncia e sobrevivncia dos parques os mesmos precisam sempre recorrer a sinergia entre seus componentes. Wolfarth (2004, p. 32) atenta que a sinergia [...] deve gerar desenvolvimento econmico com gerao de emprego e renda; devem surgir novas empresas; deve-se gerar valor agregado e benefcios para todos. A sinergia a chama que os parques no devem deixar apagar, pois isso levaria ao fracasso dos prprios. Alm disso, os parques tambm tm que cumprir e realizar os seus respectivos objetivos seja a longo ou mdio prazo. As primeiras notcias de parques tecnolgicos no mundo inteiro datam de 1995, no qual alguns autores acreditam que os parques surgiram por influncia de experincias americanas do Vale do Silcio, na dcada de 50 (WOLFARTH, 2004). Da em diante tem-se a presena de parques espalhados por toda parte, mas na Amrica do Norte, na Coria e na ndia onde tiveram maior destaque, conforme investimentos e outros fatores propulsores. Mudando para o cenrio brasileiro, os parques tecnolgicos tiveram como antecedentes o Livro Verde e o Livro Branco: cincia, tecnologia e inovao, criados pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia. Esses dois livros apontam, num perodo de dez anos, caminhos para o desenvolvimento da Cincia, Tecnologia e Inovao. Assim,

a publicao do Livro Branco da Cincia, Tecnologia e Inovao representa, em primeiro lugar, a expresso dos resultados da Conferncia Nacional de Cincia, Tecnologia e Inovao, realizada em setembro de 2001. Vai, entretanto, alm e reflete longos anos de consistente e continuado apoio do Governo Federal pesquisa e inovao brasileiras e contm uma proposta estratgica de rumos para os prximos dez anos. (BRASIL, 2002, p. 5).

Entre as nove diretrizes estratgicas que compem o Livro Branco a II: Promover a inovao para aumentar a competitividade internacional das empresas, a diretriz que alimenta a insero de parques tecnolgicos no Brasil. Portanto, a informao tecnolgica desempenha um papel importante nisso tudo, pois ela [...] contribui para a mudana e o aperfeioamento de servio, processo ou produto industrial, em todo o sistema produtivo. Agregando conhecimentos necessrios tomada de deciso. (SEBRAE, 2006 apud ROZADOS, 2006, p. 2). Assim, a informao tecnolgica vista como participante de todo o processo de inovao, de todo o processo de desenvolvimento de um produto. As primeiras experincias de parques tecnolgicos no Brasil iniciaram nas dcadas de 80 e 90, quando o Governo iniciou o incentivo com programas para a criao dos mesmos junto s universidades. E as experincias que deram certo ao longo do tempo so conhecidas como:

Fundao Parque Tecnolgico da Paraba (PAQTC-PB), em Campina Grande; Companhia de Desenvolvimento do Plo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC), em Campinas, SP; Parque de Software de Curitiba (CIC Companhia de Desenvolvimento de Curitiba); Parque Alfa Conselho das Entidades Promotoras do Plo Tecnolgico da Grande Florianpolis (CONTEC), em Santa Catarina Parque de Desenvolvimento Tecnolgico (PADETEC), em Fortaleza; Fundao Parque Alta Tecnologia de So Carlos (PARQTECSCAR), em So Carlos, SP. (WOLFARTH, 2004,p. 71).

Em um levantamento realizado pela Associao Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), em 2008, foi detectado

que o Brasil possui cerca de 74 (setenta e quatro) parques tecnolgicos distribudos entre suas regies. Alm disso, foi identificado os estgios em que os parques se encontravam na poca: operao, implantao e projeto. Diante desses trs estgios foi considerado que os parques tinham uma distribuio relativamente equilibrada, porm a grande maioria dos parques encontrava-se em fase de projeto, o que levou a concluir que muitos dos parques iniciaram a partir do ano de 2005 (ANPROTEC, 2008). Foi tambm identificado pela ANPROTEC (2008) que a concentrao de parques tecnolgicos era nas regies Sudeste e Sul, acreditando que a causa disso estava relacionada produo tcnico-cientfica da rea. A regio Nordeste apresentava um ndice grande de parques em fase de operao e as regies Centro-Oeste e Norte em fase de implantao ou projeto. Segue, abaixo, uma tabela com os nomes dos parques tecnolgicos identificados pela ANPROTEC, em 2008. apresentado tambm o local de origem e a fase em que se encontram os mesmos.

Figura 1: Parques Tecnolgicos do Brasil Fonte: ANPROTEC, 2008.

Figura 2: Parques Tecnolgicos do Brasil Fonte: ANPROTEC, 2008.

4 O bibliotecrio e sua atuao em parques tecnolgicos


A partir dos captulos anteriormente trabalhados, abordam-se dois aspectos o dos parques tecnolgicos e o dos profissionais bibliotecrios. Primeiro, os parques tecnolgicos, que so centros onde so promovidas aes de pesquisa e inovao na rea tecnolgica, so espaos nos quais diversas organizaes podem atuar com universidades, empresas e centros de pesquisa, todas elas trabalham juntas com o intuito de promover a inovao. Dessa forma percebe-se a presena da informao de vrias maneiras desde os primeiros planejamentos at a execuo das aes planejadas, elas so de extrema importncia tanto para as tomadas de deciso, quanto para agregar valores aos projetos. Com isso os parques tecnolgicos necessitam, a todo o momento, de informaes puras, informaes especializadas, que contribuam para o

desenvolvimento industrial, pois como afirma Farias et al. (2005, p. 2) o conhecimento um

[...] diferencial para as organizaes que buscam excelncia, e sem ele a utilizao do potencial humano fica precria, inviabilizando todo o processo de gerao de produtos e servios condizentes com as demandas internas e externas. Independentemente do modelo que elas adotam para a criao do conhecimento organizacional, tero de fazer frente a muitos desafios.

Sendo o conhecimento indispensvel e de extrema importncia para toda e qualquer rea das cincias, para os parques ele possui um peso considervel levando em conta que os mesmos trabalham com universidades, empresas e centros de pesquisa. Partindo dessa ideia Cysne ([20--], p. 3) apresenta o seguinte pensamento:

[...] os parques/plos tecnolgicos, como mecanismos de incremento da autonomia e da capacidade tecnolgica nacional, sero menos eficazes se no contarem com um suporte de informao oferecido atravs de redes e sistemas nacionais de informao e de servios de informao especializados.

Nesse sentido agrega-se o segundo aspecto, que a atuao do profissional bibliotecrio nesses ambientes, tal profissional tem a informao como seu objeto de

trabalho, ele o responsvel pela administrao, recuperao e disseminao da informao. Assim, os profissionais podem se inserir de acordo com Faria et al. (2005, p. 31) como ativo e agente criativo, capitalizando sua co mpetncia informacional para as estratgias da organizao em que atua . Dessa forma, fica evidente que o profissional bibliotecrio pode est presente no apenas em bibliotecas ou centros de documentao, mas tambm em instituies que necessitem de uma atuao mais estratgica e especfica como nos parques tecnolgicos.

5 Consideraes finais
O profissional bibliotecrio tinha antes como campo de atuao as bibliotecas, unidades de informaes, entre outras; sempre executando a primordial funo: d suporte informacional aos usurios, ainda hoje existe, mas a nova realidade do profissional foi transformada, enriqueceu, ampliou, com o advento das tecnologias que por sua vez provocou mudanas no modo de buscar, organizar e disponibilizar as informaes. por isso ento que atualmente o bibliotecrio possui outros campos de trabalho como o caso dos parques tecnolgicos. Sendo assim, Tarapanoff, Suaiden e Oliveira (2002, p. 7) traz uma viso de todos os profissionais que lidam com a informao e precisam consequente, estarem preparados e dispostos para tais funes, enquanto profissional e cidado:

A nova sociedade oferece campos de atuao a esses profissionais e a outros que tenham como caracterstica a habilidade de lidar com a informao e o conhecimento, gerando novas informaes e novo conhecimento com valor agregado, bem como trabalhar com o indivduo, animando-o a participar da construo desta sociedade e de exercer a sua cidadania.

Se tratando do profissional presente nos parques tecnolgicos em primeiro momento o prprio deve estar acompanhado de conhecimentos prvios, principalmente, sobre informaes tecnolgicas assim como na rea de inovao. E

num segundo momento estar preparado para os constantes desafios que esses espaos promovem a fim de realizar um timo trabalho, pois

est o profissional da informao, por suas caractersticas como o profundo conhecimento das mais variadas tipologias de fontes de informao, sua capacidade de sntese de informaes, sua capacidade de formular estratgias eficazes de busca de informaes e elaborao de produtos de informao. (Santos, 2009, p. 137).

com base nestas caractersticas, entre vrias outras, que o profissional bibliotecrio torna-se devidamente qualificado para desempenhar funes nos parques tecnolgicos ou em outras organizaes que valorizem o conhecimento e a informao, sendo est ltima uma ferramenta importante para o desenvolvimento das organizaes.

Performance of professional Librarian in Technology Parks


This article aims, from a literature review, analyze two actors: the librarian and technology parks in Brazil. From this analysis, catch up on points against the actions of the library profession with assignments that parks may require, with the highlight information, here considered a primary tool that guides the growth of organizations and assists in the production of knowledge. Thus, it is concluded that librarians and information professionals are able to work the information within the parks as a better manager and disseminator of information. Keywords: Technological Parks. Librarian. Professional Information.

Referncias
ARAJO, Vnia Maria Rodrigues Hermes de. Papel do profissional da Informao em uma sociedade em mudana. Ci. Inf., Braslia, n. 15, v.1, p. 11-3, jan./jun. 1986.

ASSOCIAO NACIONAL DE ENTIDADES PROMOTORAS DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES ANPROTEC. Portflio dos parques tecnolgicos do Brasil. 2008. Disponvel em: <http://www1.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/codel/ciencia_tecnolog ia/portfolio_parque_tecnologicos_brasil.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2013. BRASIL. Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao. Livro Branco. Braslia, 2002. BRASIL. Ministrio do trabalho e emprego. Classificao Brasileira de Ocupaes. 2002. Disponvel em: <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf>. Acesso em: 19 jul. 2013. BRASIL. Lei 4.085, de 30 de junho de 1962. Dispe sobre a Profisso de Bibliotecrio e Regula seu Exerccio. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 2 jul. 1962. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1950-1969/L4084.htm>. Acesso em: 17 jul. 2013. CYSNE, Ftima Portela. O papel dos servios de informao na Transferncia de conhecimento entre Universidade e indstria: uma anlise Nacional. [20--]. Disponvel em: < http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7cC8QRtDw8QJ:www.ies. ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/download/385/306+&cd=6&hl=ptBR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 02 ago. 2013 DUTRA, Tatiana N. Augusto; CARVALHO, Andra Vasconcelos. O profissional da informao e as habilidades exercidas pelo mercado de trabalho emergente. Encontros Bibli: Revista Eletrnica de Biblioteconomia e Cincia da Informao, Florianpolis, n. 22, p. 178-194, jul./ago. 2006. Disponvel em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewFile/451/437>. Acesso em: 17 jul. 2013. FARIA, Sueli et al. Competncias do profissional da informao: uma reflexo a partir da Classificao Brasileira de Ocupaes. Ci. Inf., Braslia, v. 34, n. 2, p. 2633, maio/ago. 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28552.pdf>. Acesso em: 29 jul 2013.

LE COADIC, Yves-Franois. A cincia da informao. Braslia, DF: Briquet de Lemos, 1996. 119 p. NEVES, Jorge Tadeu de Ramos; CARVALHO, Ana Cristina Marques de. Anlise das necessidades e usos de informao em empresas incubadas de biotecnologia de Minas Gerais. Disponvel em: < http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivo/secex/sti/indbrasopodesafios/percieinfor macao/art06Jorge.pdf>. Acesso em: 31 jul 2013. PAIVA, Denise Werneck de; PEREIRA, Fernando do Amaral. Informao e incluso social: algumas aes da Embrapa: Informao tecnolgica. PontodeAcesso, Salvador, v.1, n.1, p. 53-70, jun. 2007. ROZADOS, Helen Beatriz Frota. A informao cientfica e tecnolgica e os servios de informao. Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.16, n.1, p.49-62, jan./jun. 2006. SANTOS, Ester Laodiceia. O profissional da informao em atividades de inteligncia Competitiva. 2009. 153 f. Dissertao (mestrado) - Escola de Cincia da Informao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir; OLIVEIRA, Ceclia Leite. Funes Sociais e Oportunidades para Profissionais da Informao . DataGramaZero, v.3, n.5, p. 1-9, out/02. TARGINO, Maria das Graas. Quem o profissional da informao? In:____. Olhares e fragmentos: cotidiano da biblioteconomia e cincia da informao . Teresina: EDUFPI, 2006. p. 161-178. WOLFARTH, Clio Pedro. Parques tecnolgicos: uma proposta de modelo de gesto a partir do estudo de caso do Plo de Informtica de So Leopoldo. 2004. 221f. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Cincias Econmicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Das könnte Ihnen auch gefallen