Sie sind auf Seite 1von 4

FISCOSoft Impresso

Impresso gerada em 30/10/2013

Publicado em nosso site em 10/10/2013

Destaque de tributos quando da emisso de documentos fiscais Roteiro de procedimentos Roteiro - Nacional/Previdencirio/Trabalhista - 2013/5228 Sumrio I - Introduo II - Conceito de consumidor final II.1 - Teoria Finalista II.2 - Teoria Maximalista II.3 - Teoria Mista III - Aplicabilidade da Lei 12.741/12 IV - Tributos incidentes V - Apurao dos valores VI - As informaes nos documentos fiscais VII - Penalidades I - Introduo A Lei 12.741/12, que alterou o inciso III do art. 6 e o inciso IV do art. 106 do Cdigo de Defesa do Consumidor, entrou em vigor no dia 10 de junho de 2013, determinando que os varejistas e prestadores de servios descriminassem na nota fiscal o valor aproximado correspondente totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais que incidem sobre os produtos e servios. O intuito foi tornar transparente o valor pago em tributos por operao demonstrando aos consumidores o quanto influenciam na formao do preo. fato que a norma veio ao encontro do artigo 150, 5 da Constituio Federal prevendo que "a lei determinar medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e servios." No presente Roteiro, abordaremos as obrigaes impostas por esta lei e pelas normas complementares a ela. II - Conceito de consumidor final A informao do valor aproximado correspondente totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, deve ser oposta nos documentos fiscais ou equivalentes sempre que a venda for destinada a consumidor final.

A lei tributria, por fora do artigo 110 do Cdigo Tributrio Nacional, no pode alterar a definio, o contedo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado, portanto definir o conceito de consumidor final competncia do Cdigo do Consumidor que assim o fez em seu art. 2.
Art. 2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final.

Pargrafo nico. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo. Muito embora artigo 2 do CDC conceitue consumidor final como aquele que utiliza produto ou servio como destinatrio final, o Superior Tribunal de Justia tem admitido, em precedentes julgados nas turmas da Seo de Direito Privado (Terceira e Quarta Turmas), no ser o critrio do destinatrio final econmico o determinante para a caracterizao de relao de consumo ou do conceito de consumidor. A doutrina tambm se dividiu instituindo correntes divergentes para determinar o que seria o "destinatrio final" que adquire ou utiliza o produto ou o servio. So trs as correntes doutrinrias, cada uma com sua prpria teoria: finalista, maximalista e mista.
II.1 - Teoria Finalista

A corrente finalista defende a teoria de que destinatrio final seria apenas aquela pessoa fsica ou jurdica que adquire o produto ou contrata o servio para utilizar para si ou para outrem de forma que satisfaa uma necessidade privada, e que no haja, de maneira alguma, a utilizao deste bem ou servio com a finalidade de produzir, desenvolver atividade comercial ou mesmo profissional.
II.2 - Teoria Maximalista

A corrente maximalista defende a teoria de que destinatrio final seria toda e qualquer pessoa fsica ou jurdica que retira o produto ou o servio do mercado e o utiliza como destinatrio final. Neste caso no importa se a pessoa adquire o produto ou servio para o uso privado ou para o uso profissional, com a finalidade de obter lucro.

FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso
II.3 - Teoria Mista

III - Aplicabilidade da Lei 12.741/12 A apurao aproximada do valor dos tributos incidentes na operao dever ser feita em relao a cada mercadoria ou servio, separadamente, inclusive nas hipteses de regimes jurdicos tributrios diferenciados dos respectivos fabricantes, varejistas e prestadores de servios, quando couber. Alm das informaes obrigatrias no documento fiscal, o contribuinte poder afixar painel em local visvel do estabelecimento, a fim de demonstrar o valor ou percentual, ambos aproximados, dos tributos incidentes sobre todas as mercadorias ou servios postos venda. J para s empresas que prestam servios de natureza financeira, quando dispensadas da emisso de documento fiscal, a informao aproximada do valor dos tributos, ser, necessariamente, divulgada em tabelas afixadas nos respectivos estabelecimentos. Fundamentao legal: art. 1, 1, 2, 3 e 8 da lei 12.741/12. IV - Tributos incidentes Devero constar os seguintes tributos no documento fiscal. - Imposto sobre Operaes Financeiras (IOF): Restringe-se aos produtos financeiros sobre os quais incida diretamente IOF, tal como venda de seguros, assessoria creditcia, mercadolgica, gesto de crdito, seleo de riscos, administrao de contas a pagar e a receber, compra de direitos creditrios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestao de servios. - Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) - Contribuio para o Programa de Integrao Social (PIS/Pasep): Limitar-se- tributao incidente sobre a operao de venda ao consumidor. - Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins): Limitar-se- tributao incidente sobre a operao de venda ao consumidor. - Contribuies de Interveno no Domnio Econmico (Cide): Incidente sobre a importao e a comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados, e lcool etlico combustvel. - Contribuies Previdencirias: Sempre que o pagamento de pessoal constituir item de custo direto do servio ou produto fornecido ao consumidor, deve ser divulgada a contribuio previdenciria dos empregados e dos empregadores incidente, alocada ao servio ou produto. - Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) - Imposto sobre Servios (ISS). - Imposto de Importao: Sero informados os valores

Nesta corrente doutrinria, o destinatrio final seria aquela pessoa que adquire o produto ou o servio para o uso privado, porm, admitindo-se a utilizao em atividade de produo, com a finalidade de desenvolver atividade comercial ou profissional, desde que seja provada a vulnerabilidade desta pessoa fsica ou jurdica que est adquirindo o produto ou contratando o servio. O Superior Tribunal de Justia tem adotado a corrente finalista mista conforme se depreende de noticias divulgadas no seu prprio site - www.stj.gov.br - (atente-se aos grifos):
Muito tem sido discutido, no mbito do STJ, a respeito da amplitude do conceito de consumidor. A ministra do STJ Nancy Andrighi ressalta que "a aplicao do CDC municia o consumidor de mecanismos que conferem equilbrio e transparncia s relaes de consumo, notadamente em face de sua situao Este de vulnerabilidade frente ao ou fornecedor". aspecto (vulnerabilidade

hipossuficincia) deve ser considerado para decidir sobre a abrangncia do conceito de consumidor estabelecido no CDC para as relaes que se do em uma cadeia produtiva. (...) Assim, o consumidor intermedirio, por adquirir produto ou usufruir de servio com o fim de, direta ou indiretamente, dinamizar ou instrumentalizar seu prprio negcio lucrativo, no se enquadra na definio constante no artigo 2 do CDC.

A excepcionalidade de aplicao do CDC ficaria, portanto, restrita a determinados consumidores profissionais, desde que demonstrada, em concreto, a vulnerabilidade tcnica, jurdica ou econmica. Em julgamento do Resp n. 716.877, em 2007, o ministro relator afirmou em seu voto que a noo de destinatrio final no unvoca.
"A doutrina e a jurisprudncia vm ampliando a compreenso da expresso 'destinatrio final' para aqueles que enfrentam o mercado de consumo em condies de vulnerabilidade".

Cite-se como exemplo de vulnerabilidade um caminhoneiro que reclama a proteo do CDC porque o veculo adquirido apresenta defeitos de fabricao. O caminho seria utilizado para prestar servios (negcio com obteno de lucro), todavia sua condio de vulnerabilidade perante a montadora. Preventivamente, convm ao contribuinte adotar a corrente Maximalista. Fundamentao legal: art. 110 do Cdigo Tributrio Nacional; art. 2 Lei n 8.078/90.

FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso referentes ao imposto de importao, PIS/Pasep/Importao e Cofins/Importao, na hiptese de produtos cujos insumos ou componentes sejam oriundos de operaes de comrcio exterior e representem percentual superior a 20% (vinte por cento) do preo de venda. Na hiptese de incidncia do Imposto de Importao, bem como do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI sobre a importao, todos os fornecedores constantes das diversas cadeias produtivas devero fornecer aos adquirentes, em meio magntico, os valores dos 2 (dois) tributos individualizados por item comercializado. Fundamentao legal: art. 1, 5, 6, 7, 10, 11 e e 12 da lei 12.741/12. V - Apurao dos valores Os valores aproximados de tributos, conforme j mencionado, sero apurados sobre cada mercadoria ou servio, separadamente. Sugerimos que o contribuinte arquive a memria de clculo feita pela empresa, j que a legislao no determinou uma frmula exata a ser utilizada, caso tenha que justificar seus nmeros em eventual fiscalizao pelo PROCON. A critrio das empresas vendedoras, os valores aproximados podero ser calculados e fornecidos, semestralmente, por instituio de mbito nacional reconhecidamente idnea, voltada primordialmente apurao e anlise de dados econmicos. Estas instituies divulgam a carga tributria mdia aproximada de todos os produtos e servios, de acordo com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e Nomenclatura Brasileira de Servios (NBS). Para efetuar o clculo deve-se utilizar a tabela de referncia do rgo de sua escolha, aplicando-se ao valor do produto o percentual aproximado e ento se obtm o valor aproximado dos impostos. importante citar no documento fiscal a fonte da informao (tabela utilizada). Fundamentao legal: art. 1, caput e art. 2 da lei 12.741/12. 1.V) Exemplos de clculo para formao do preo de mercadorias: No h na legislao uma frmula de como deva ser calculado o valor aproximado de tributos que compem o preo da mercadoria, depender do critrio adotado pelo contribuinte na composio do seu preo, ainda assim a fim de elucidar a questo elaboramos um exemplo hipottico: Premissas: Custo = 100,00 Margem de lucro =10,00 (10%) Composio do preo com incidncia de ICMS, IPI, PIS e Cofins. 1.1.V) ICMS Utilizando-se a alquota de 18%, teremos (R$): Custo + Margem =110,00 Fator de gross up = 82,00% (1-(alquota ICMS) Fator de gross up = 1- (18%)/100 Fator de gross up = 1 - 0,018 Fator de gross up = 0,82 (82%) Preo final = 110,00 / 0,82 Preo final = 134,15 Valor do ICMS (destaque) = 134,15 x 18% = 24,15 Preo final = 134,15 Valor do ICMS (destaque)= 24,15 Valor do crdito (se permitido): 18,00 Imposto pago = 6,18 1.2.V) IPI Utilizando-se a alquota de 10%, teremos (R$): Preo de venda = 110,00 Valor do IPI (destaque)= 11,00 Valor total da Nota Fiscal = 121,00. Valor do crdito dos insumos (se permitido) = 5,00 Imposto pago = 6,00 1.3.V) PIS e Cofins Utilizando-se a alquota PIS de 0,65% e Cofins de 3%, teremos (R$): Custo 100,00 Margem de lucro 10,00 Custo + Margem 110,00 Fator de gross up 96,35% (1-(alquota PIS+alquota Cofins) Fator gross up = 1 - (0,65% + 3,0%)/100 Fator gross up = 1 - 0,0365 Fator gross up = 0,9635 (96,35%) Preo final = 110,00 (custo + margem de lucro) / 0,9635 (gross up) Preo final = 114,17 Valor do PIS = 0,74 (114,17 x 0,65%) Valor da Cofins = 3,43 (114,17 x 3,0%) 1.4.V) Contribuio Previdenciria (INSS) De acordo com art. 1 12 da Lei n 12.741/2012), "sempre que o pagamento de pessoal constituir item de custo direto do servio ou produto fornecido ao consumidor, deve ser divulgada, ainda, a contribuio previdenciria dos empregados e dos empregadores incidente, alocada ao servio ou produto." Quando a contribuio previdenciria incidir sobre a folha de pagamento, para atender a legislao, possvel a aferio do valor atribuindo o custo de cada um dos trabalhadores envolvidos no processo de fabricao, de venda da mercadoria ou da prestao de servio. Exemplo: a) empregado com salrio de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e que tenha jornada de 160 horas ms = 9% b) contribuio previdenciria do empregador = 20% c) RAT - Risco de Acidente de Trabalho = 3%

FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso d) outras entidades e fundos/terceiros (FPAS 507) = 5,8% Clculo: R$ 2.000,00 X 20% +3% +5,8% = R$ 2.000,00 X 28,8% = R$ 576,00 (contribuio INSS patronal mensal). Clculo: R$ 2.000,00 X 9% = R$ 180,00 (contribuio INSS do empregado mensal). Supondo que sejam necessrios trs empregados para a concluso de um produto a cada meia hora. Assim teremos: Clculo: (R$ 576,00 + R$ 180,00)/160 (horas) = R$ 4,7 por hora Partindo destas premissas, trs empregados teriam um custo de R$ 14,17 por hora e de R$ 7,08 por cada meia hora. *Obs.: a legislao trata da indicao do valor da contribuio previdenciria e no do custo total da hora (salrio + encargos). Fundamentao: art.1, 12 da Lei n 12.741/2012; art.20, art. 22, inciso I e II e art. 28 da Lei n 8.212/1991; art. 201, inciso I e art. 202, art.202-A e art. 214 do Decreto n 3.048/1999; art. 55, art. 63, art. 72, inciso I e II, art. 109 e anexo II da Instruo Normativa RFB n 971/2009; arts. 7, 11 e anexo II da Portaria Interministerial MF/MPS n 15/2013 1.5.V) ISS O imposto ser calculado pela aplicao de alquotas fixas ou variveis, em virtude da natureza do servio. As alquotas variam de 2% a 5% (artigo 156, 3, I da CF c/c artigo 88, do ADCT).Para profissionais liberais e Sociedades Civis de Profisso Regulamentada o imposto fixo, por profissional habilitado e independe da receita auferida. Utilizando-se a alquota de 5%, teremos (R$): Custo + Margem =110,00 Fator de gross up = 95,00% (1-(alquota ISS) Fator de gross up = 1- (5%)/100 Fator de gross up = 1 - 0,005 Fator de gross up = 0,95 (95%) Preo final = 110,00 / 0,95 Preo final = 115,78 Valor do ISS = 115,78 x 5% = 5,79 Preo final = 115,78 1.5.V) Valor aproximado de tributos: Para a mercadoria mencionada no exemplo, a porcentagem de tributos incidentes no preo que dever ser indicada na nota fiscal ser de 23,3% conforme o clculo a seguir: ((24,15-18,00) +(11,00 -5,00)+ 0,74 + 3,43+6,9+ 5,79)/100 = 29% *OBS: Dos dbitos de ICMS e IPI foram subtrados os respectivos crditos para efeito de custo VI - As informaes nos documentos fiscais O Ajuste SINIEF n 07/2013 determinou que se tratando de documento fiscal eletrnico ou cupom fiscal, os valores referentes aos tributos incidentes sobre cada item de mercadoria ou servio e o valor total dos tributos devero ser informados em campo prprio, conforme especificado no Manual de Orientao do Contribuinte, Nota Tcnica ou Ato COTEPE. Nos demais documentos fiscais, devero ser informados logo aps a respectiva descrio e o valor total dos tributos dever ser informado no campo "Informaes Complementares" ou equivalente. A Nota tcnica 2013/003 regulamentou a questo, dispondo sobre a criao de um campo opcional para que o contribuinte possa informar o valor aproximado correspondente a totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidncia influa na formao do respectivo preo de venda, atendendo o disposto na Lei 12.741/12. Fundamentao legal: Ajuste SINIEF n 07/2013 e Nota tcnica 2013/003. VII - Penalidades De inicio, a partir de 10/06/2013 as empresas j estariam obrigadas a discriminar nas notas fiscais o valor dos tributos incidentes na operao, entretanto em 12/06/2013 foi publicada a Medida Provisria - MP n 620/13, prorrogando a aplicao das penalidades impostas pelo Captulo VII do Ttulo I da Lei n 8.078/1990 (Cdigo de Defesa do Consumidor) por doze meses, contado do incio de vigncia desta Lei. Assim, como a Lei 12.741/12 comeou a viger no dia 10/06/2013, contados os doze meses, temos que a obrigatoriedade da discriminao dos tributos na nota fiscal dever ser observada a partir de 08/06/2014.

FISCOSoft On Line

Das könnte Ihnen auch gefallen