Sie sind auf Seite 1von 8

A educao fsica na ou da escola. Uma tentativa de apresentar parmetros de discusso entre as prticas tradicional e nova.

Licenciada em Educao Fsica - Doutora em Educao Docente da Escola de Educao Fsica e Esporte Universidade de So Paulo. Laboratrio de Pedagogia do ovimento do !orpo "umano Ana Cristina Arantes aarantes@usp.br (Brasil)

Resumo Este trabal#o $ uma re%le&o sobre as pr'ticas pedaggicas escolares desenvolvidas atualmente pela Educao Fsica escolar e uma pro(eo do )ue pode vir a ser a partir do pr&imo s$culo* no +rasil. Esta estudo compara as pr'ticas %undamentadas no ensino diretivo tradicional com um novo panorama delineado a partir das propostas scio-construtivistas* interativas emergentes neste %im de s$culo. , Educao Fsica escolar em nosso pas tem sido caracteri-ada* muitas ve-es* por uma pr'tica e&clusivamente motri- com %undamentao ora recreativa e sem ob(etivo ora por uma pr'tica )ue* muitas ve-es* e&clui os alunos por pautar-se no alto rendimento. , pro(eo para a Educao Fsica escolar para o pr&imo mil.nio inclui al$m do desenvolvimento da motricidade* outros aspectos tais como a %ormao de conceitos* viv.ncia cotidiana da cidadania* construo do con#ecimento por trabal#os integrados entre pro%essores e alunos* atividades interdisciplinares* con)uista progressiva da autonomia* caractersticas vinculadas ao conte&to #istrico-social intrnseca da sociedade. Unitermos: Educao Fsica Escolar. Ensino. Abstrac: Physical Education in Brazilian Schools: a comparison of Traditional and New Practices /#is stud0 is a consideration on t#e pedagogic practices presentl0 developed in sc#ools concerning t#e practice o% P#0sical Education and a suggestion o% 1#at it ma0 come to be in t#e ne&t centur0* in +ra-il. /#e stud0 compares t#e traditional practices* based on directive teac#ing 1it# a ne1 panorama* emergent during t#e last 0ears resulting in a socio-constructive and interative approac# to t#e process o% learning. /#e P#0sical Education practiced in bra-ilian sc#ools #as in man0 1a0s been c#aracteri-ed as predominantl0 %ocused in t#e motor domain* eit#er recreational in nature and 1it#out an ob(ective or #aving t#e per%omance as a goal and %avouri-ing onl0 a minorit0. , suggestion %or P#0sical Education practiced in sc#ools in t#e ne&t centur0 includes t#e development o% motricit0 as 1ell as ot#er aspects suc# as t#e %ormation o% intellectual and social values. /#is ma0 be ac#ieved 1it# activities integrating teac#ers and students* interdisciplinar0 pro(ects and ot#er strategies 1#ic# #ave as a common goal t#e development o% a sel%-concious notion o% citi-ens#ip based on intrinsic socio-#istoric conte&t o% t#e societ0. ey !ords: Sc#ool P#0sical Education. /eac#ing. http: !!!.efdeportes.com "evista #i$ital % Buenos Aires % A&o ' % () *' % +etiem,re de *--234

5ntroduo
, nova e vigente concepo de escola preconi-a )ue ela deve ser um ambiente formador do conhecimento e favorecedor da obteno da autonomia por parte do aluno. Para reali-ar tal gigantesca tare%a* durante oito anos de escolaridade obrigatria* cabe a esta instituio de educao %ormal a transmisso* a passagem ou a construo do saber acumulado pela #umanidade 6/7LE8* 29:;<. Sendo ao mesmo tempo parte e todo da sociedade* esta instituio %ormal atrav$s dos seus rituais* concep=es* m$todos e estrat$gias* por um lado* re%lete as caractersticas polticas* econ>micas* culturais e sociais e de outro* se a%irma como um espao destinado ao crescimento intelectual* $tico e pro%issional dos seus alunos 6SE3!E?P* 2994<. Em todos os componentes curriculares* sem )ue se perca a especi%icidade )ue caracteri-a cada um deles* torna-se necess'rio pensar na vida e nas e&peri.ncias pregressas do aluno* nas suas e&pectativas* no seu nvel de maturidade e nas peculiaridades do grupo ao )ual pertence. ?esta perspectiva* cada pro%issional envolvido no processo de escolari-ao buscaria* em primeira inst@ncia* implementar um plano de ensino )ue %avorecesse o auto conhecimento, o

reconhecimento e a histria do espao fsico que ocupamos, bem como as relaes que foram estabelecidas ao longo do tempo. De posse destes dados )ue envolveriam todo pro(eto escolar estaramos* em Altima an'lise* %avorecendo a compreenso dos %atos* con%erindo relev@ncia e signi%icado aos mesmos. Estaramos* desta maneira* concorrendo para )ue o aluno desde a 2a. s$rie do Ensino Fundamental* analisasse* ponderasse e valori-asse a #istria de uma maneira geral* sua prpria #istria* a #istria da sua %amlia* do seu bairro e do seu pas. Esta pr'tica )ue permearia todos os componentes escolares* teria como meta a %ormao dos conceitos* a viv.ncia e a pr'tica ob(etiva e )uotidiana da cidadania.

!aractersticas do aluno da escolaridade inicial e a %ormao da cidadania


/omando-se como re%er.ncia %undamental os estudos de P5,BE/ 629C:<* e re%orando a nossa argumentao utili-ando-nos da obra de F8E58E 629:9<* a%irmamos )ue os alunos da 2a. s$rie do Ensino Fundamental se encontram na passagem do perodo de Dintelig.ncia pr$-operacionalE para o denominado de Dopera=es concretasE. F perodo de intelig.ncia pr$-operacional e o denominado operacional segundo G,DSGF8/" 629:C<* no tocante a idade entre HI-HC anos Dcaracteri-a uma criana )ue no consegue resolver problemas de conservaoJ os (ulgamentos so baseados na percepo e no na lgica D 6p. 2C<. Kuanto ao perodo subse)Lente* o operacional concreto* $ de%inido pelo autor citado no par'gra%o anterior* como uma etapa na )ual a criana D atinge a %ase da reversibilidade* consegue solucionar os problemas de conservao - opera=es lgicas desenvolvidas e aplicadas a problemas concretosE6p. 2C<. F )ue est' envolvido nesta etapa do pensamento $ basicamente a con%irmao* a ampliao dos conceitos aprendidos no perodo anterior 6sensrio motor<* e o incio da aprendi-agem de conceitos relativos M temporalidade 6antigamente* na)uele tempo* ontem #o(e* aman#<* M espacialidade* 6noo de dist@ncia* de posio dos corpos* da posio dos planetas* do sentido de rotao* por e&emplo<* e a introduo de uma terceira DcategoriaE de conceitos )ue se re%ere aos valores abstratos tais como o conceito de democracia* de casamento* de #ierar)uia e de lealdade* dentre outros. Entretanto* esta Altima categoria de conceitos $ por demais di%cil de ser compreendida pelos alunos neste perodo de vida. De modo a o%erecer um ensino signi%icativo* devemos desenvolver os conceitos em %orma de um Dnovelo de l E. Partindo da realidade con#ecida* com a anu.ncia dos alunos* deve-se buscar ampliar* recombinar* recompor* suprimir ou adicionar novos dados tomando-se por base a)uilo )ue o aluno con#ece* )ue tem intimidade. Desta %orma* os conceitos concretos 6gato* cac#orro<* obtidos atrav$s da e&peri.ncia )uotidiana* ao )ue tudo indica* no e&igem estrat$gias muito so%isticadas em termos de evocao ou de proposio da tare%a inclusive a)uelas do domnio motor . Fs outros conceitos pela sua prpria nature-a 6a de ser abstrata<* imp=em ao pro%essor a criao de recursos )ue os tornem mais Dpalat'veisE aos pe)uenos educandos.

Dentre as estrat$gias )ue o pro%essor poderia lanar mo* uma das mais ade)uadas se(a talve- a utili-ao das lin#as e3ou pain$is do tempo onde o educando v. o seu passado* recon#ece o seu ambiente %sico* percebe as rela=es de parentesco e tamb$m pode observar as di%erenas entre a sua #istria* a da pro%essora e a do seus colegas . ?as aulas de Educao Fsica* dentre outras estrat$gias* a utili-ao do (ogo simblico ou D%a- de contaE e do (ogo de imitao to valori-ados pelos alunos especialmente a)ueles cu(a idade varia em torno de C-: anos* l#es con%ere a possibilidade de e&presso espont@nea* de contar* inventar* reconstruir M sua maneira* a vida vivida e observada . Uma ve- e&plorada a capacidade de evocao* o pro%essor 6e seus alunos< ponderariam os pontos levantados* da pertin.ncia 6ou no< dos argumentos e* a partir dos dados o%erecidos por eles* organi-aria os conceitos estruturando-os e %a-endo uma sntese da)uilo )ue %ora %alado* (ogado* vivido. ,ssim procedendo em todas as oportunidades* tanto o pro%essor )uanto os alunos* assumiriam a atitude de investigadores. ,trav$s das atividades propostas* e&perimentadas e analisadas* o aluno pode estabelecer ligao entre a)uilo )ue %ora vivido e sentido podendo c#egar a estabelecer conceitos* suposi=es* relacionando as atividades motoras com os domnios a%etivo* social e cognitivo. F )ue di%erencia esta nova Educao Fsica da)uela praticada anteriormente $ por certo a %iloso%ia socio-construtivista )ue preconi-a a construo do con#ecimento 6nos tr.s domnios< e a con)uista gradual e progressiva da autonomia. Estas metas guiam a estruturao dos ob(etivos* do conteAdo* prop=e as estrat$gias a serem utili-adas e indica crit$rios para a avaliao. , Educao Fsica atual deve desenvolver o aluno de %orma integral e no restringir a sua pr'tica ao ato motor desvinculado da vida* do pensar* do sentir e do conte&to #istrico-social no )ual est' inserido. F )ue estamos propondo* parte do pressuposto )ue o aluno $ um ser )ue pensa* )ue sente* )ue se e&pressa atrav$s de linguagem oral* gra%ada e da linguagem corporal.

F aluno da escolaridade inicial e as pr'ticas motoras orientadas


Kuanto mais novo %or o aluno* maior import@ncia dever' ser con%erida as tare%as motoras. Se M escola cabe a %uno de construir* de apontar camin#os* de desenvolver os domnios cognitivo* a%etivo social e motor* a Educao Fsica* na )ualidade de um componente curricular* deve ser inserida neste processo. , criana de escolaridade elementar muitas ve-es s compreende a)uilo )ue vive* e esta compreenso est' intimamente ligada Ms e&peri.ncias motoras )ue o pro%essor plane(ou e implementou para e com os seus alunos.

Fs elementos da Educao Fsica


De acordo com a Portaria E! nN 2O:3;C a Educao Fsica nos anos iniciais de escolari-ao* deve constituir-se em um con(unto de ginstica, dana, recreao e jogos. !omo encontram-se no perodo de al%abeti-ao motora 6F8E58E* 29:9<* tamb$m denominado fase dos mo"imentos fundamentais# 6B,LL,"UE* 29:4<* ao aluno

das 2as. s$ries de escolari-ao* so indicadas tare%as motoras )ue ten#am como ob(etivo a ampla e&plorao do prprio corpo e do meio %sico )ue o rodeia. Portanto o pro%essor )uando implementar o plano de ensino* no deve dar Ms suas aulas um car'ter rgido ou de algo pronto imut'vel e %ec#ado. Embora o pro%essor deva ter Da prioriD uma lin#a* esta estrutura inicial deve ser permanentemente avaliada e replane(ada segundo os comportamentos e&ibidos pelos alunos. F plano de aula deve considerar as observa=es in%ormais 6durante a e&ecuo das tare%as< e os momentos %ormais de an'lise e de sntese. Fs gestos re%inados )ue e&igem do educando um grande con#ecimento sobre o %uncionamento das partes do seu corpo envolvidas nas tare%as motoras* as se)L.ncias pedaggicas* cu(os passos so previamente estabelecidos e estruturados* os esportes competitivos 6 individuais e ou coletivos<* devem ser implementados em s$ries posteriores. Esta recomendao nos parecer ser algo )ue merea re%le&o. Sob o ponto de vista a%etivo* a possibilidade de vivenciarem atividades muito acima da sua capacidade %sica* motora* a%etiva* social e intelectual* pode gerar no educando das primeiras s$ries do Ensino Fundamental* sentimentos de inade)uao* de incapacidade* de %rustrao por no corresponder Ms e&pectativas dos adultos. Sob o ponto de vista %sico a solicitao dos e&erccios %eita de maneira repetitiva 6re%oro e treinamento< pode lev'-lo a les=es musculares e articulares. Kuando o educando no possui o necess'rio auto-con#ecimento* ainda no incorporou de %orma relativamente segura a noo de tempo* de espao* de dist@ncia* no domina o implemento 6bola* ra)uete<* no coordena a ao corporal com os gestos e&ecutados com o material 6)ue muitos esportes re)uerem<* )uando a aluno $ ainda um ser )ue no possui a noo de e)uipe )ue as atividades coletivas imp=em* pode auto-e&cluir-se das atividades )ue M princpio l#es parecia to interessantes e pra-eirosas. Kuando um programa de Educao Fsica vai de encontro ao nvel da clientela* )uando privilegia os naturalmente mais #'beis dei&a* ao meu ver* de cumprir a importante tare%a de construir o con#ecimento nos domnios motor* a%etivo* social e cognitivo. ,li(a o educando da preconi-ada %ormao integral de todos os educandos.

Par@metros de discusso entre as pr'ticas tradicional e nova


?este item * buscaremos caracteri-ar a abordagem atualmente preconi-ada com a tradicionalmente praticada no )ue se re%ere a tr.s tpicos P estrat$gias e estilos de ensino* atuao do pro%essor* resultados esperados.
LecturasP Educacin Fsica 0 Deportes Q #ttpP33111.e%deportes.com Q ,Ro I Q ?N 4I sigue

,presentados de maneira analtica* intencionam levar o leitor a re%letir sobre as di%erenas entre as pr'ticas de Educao Fsica Escolar (' amplamente con#ecidas com a)uela )ue denominamos de Dnova abordagemE* inspirada nas atuais propostas pedaggicas nacionais.

Estrat$gias e Estilos de ensino

Na no"a aborda$em: aulas em )ue se utili-am %rases do tipo DKuem $ capade .... SE ou di'logos baseados em incita=es* em provoca=es em %orma de desa%io . /ais procedimentos do ao aluno a oportunidade de cada um desenvolver -se e de e&ecutar a seu modo* Dda %orma )ue ac#ar mel#or D ou* mais academicamente* no nvel )ue a sua maturidade permite. ,s atividades embora plane(adas pelo docente so muitas ve-es DvotadasE pelos alunos* adaptadas segundo as suas sugest=es. T respeitada a vontade do aluno e as suas contribui=es au&iliam o crescimento do grupo. F )ue pode e o )ue no pode devem ser ponderados con(untamente ,s regras estabelecidas devero ser cumpridas ou re%ormuladas )uando o grupo 6inclui-se o pro%essor< perceberem )ue elas no %uncionam ou )ue podem ser mais simples ou mais comple&as. , disposio do grupo normalmente $ circular ou semi circular o )ue con%ere posio de igualdade entre todos os envolvidos no processo de ensinar e de aprender. ,s turmas so mistas pois todos devero desenvolver no=es de coletividade* igualdade e de di%erena sem distino ou se&ismo. ,demais at$ os H: anos de idade os alunos apresentam comportamentos motores bastante semel#antes podendo-se propor as mesmas atividades tanto para meninos )uanto para meninas. /odos devero (ogar* praticar as atividades M sua maneira* no se valori-ando modelos por )ue cada um tem uma #istria de vida e $ %ruto das e&peri.ncias passadas. Portanto* no #' DerroE. T permitido apresentar ou #aver comportamentos di%erentes e as compara=es* )ue so )uase )ue inevit'veis* devem ser discutidas e orientadas pelo pro%essor. F poder de decidir geralmente $ distribudo entre todos pro%essor e alunos. F )ue %oi vivido $ signi%icativo. Na aborda$em anti$a: , %rase Dao meu sinalD e outras semel#antes so muito utili-adas* Dagora todos (untos saltem a corda da %orma como mostreiE . ?o est' previsto criar ou %a-er de outro (eito. ,s atividades e as regras so pouco discutidas - muitas ve-es so impostas M revelia da maioria dos alunosJ da comportamentos de evaso* de des@nimo* de descaso de cumprir a tare%a e Dlogo en(oar delaE. F pro%essor se coloca %rente ao bloco de alunos sentados e e&plica o e&erccio sem (usti%icar o por)ue nem antes nem depois da sua e&ecuo. Parece no dar ateno M)uilo )ue os alunos possam perguntar. ?a maioria das ve-es* passa-se da e&plicao puramente terica e3ou t$cnica para a pr'tica sem )ue se pare para re%letir* adaptar ou prosseguir com outro e&erccio. ,s atividades podem no estar ligadas umas Ms outras. ,s turmas so separadas por g.nero. ?ormalmente o pro%essor $ o modelo* ou solicita )ue espel#em-se no aluno mais #'bil. "' a busca a cpia do modelo dito ser o mel#or ou o per%eito. Ualori-a-se portanto a)uele )ue apresentar mel#ores condi=es de e&ecuo. "' certa avaliao por parte do pro%essor* certa no compreenso do por )u. o aluno no consegue reali-ar as tare%as por ele plane(adas. T analisado o rendimento* #avendo certa preocupao com uma uni%ormidade de comportamentos e Dper%ormancesE. F poder est' centrado no pro%essor.

F pro%essor
Na no"a aborda$em: apresenta um comportamento de investigador. !ondu- a classe de maneira %le&vel podendo intervir )uando (ulgar necess'rio ou em momentos cu(a segurana estiver em perigo. E&plora situa=es* possibilidades de ao e de re%le&o con(unta. ,inda )ue ten#a os ob(etivos de%inidos previamente* coloca-os M prova. Pode aceitar novos ob(etivos ou novas %ormas de se %a-er sem* entretanto* perder a meta pretendida. Promove* incentiva a autonomia dos alunos. Supervisiona e pode sugerir )ue o aluno D%aa di%erenteE. U. o aluno como um todo integrado e em contnuo processo de crescimento e de desenvolvimento. otiva* desa%ia* acompan#a e cria um ambiente %sico e emocional de segurana e de trocas de e&peri.ncia e opini=es* leva M %ormao de conceitos no somente motores. Na aborda$em anti$a: !ontrola a classe com disciplina e&plicitamente rgida baseada no pr.mio e castigo Derrou* cai %oraE. uitas ve-es e&clui os )ue no correspondem Ms suas e&pectativas de disciplina ou de rendimento. ,s regras criadas por ele* muitas ve-es no apresentam ra-o ou coeso entre uma e outra. F ambiente muitas ve-es se torna competitivo* individuali-ado* intimidatrio. 5mportal#e o resultado* mormente o resultado de ordem motora* a produo* o rendimento. !ria situa=es Vas ve-es de constrangimento entre os alunos. De%ine previamente os ob(etivos do curso e das aulas 6os )uais no sero alterados anos a %io<. ?o prev. individualidades* inabilidades* a princpio todos so iguais (' )ue possuem idade biolgica igual ou semel#ante. Preocupa-se sobremaneira com a demonstrao e com a sua boa e&plicao e e&ecuo pessoal (' )ue o aluno $ resultante da)uilo )ue l#e %or passado pelo mestre.

8esultados possveis e esperados


Na no"a aborda$em: Desenvolvimento integral e de %orma integral do aluno. , compartimentali-ao dos conteAdos no deve e&istir* a interdisciplirariedade deve ser pensada coletivamente. Embora #a(a especi%icidade de cada componente curricular no se ignora ou descon#ece o conteAdo dos demais. Pode #aver assim certa economia de abordagens de es%oros e uma no superposio de conteAdos al$m de tratarem dos assuntos sem divergir absolutamente gerando por parte do aluno grandes con%us=es conceituais 6de modo a Ddanarem con%orme a mAsicaE tocada pelo pro%essor<. , escola e a Educao Fsica preocupam-se em o%erecer um ensino signi%icativo de modo a %ormar conceitos e o%erecer aplicabilidade 6saber pensar* %a-er* criar* solucionar<. Fb(etiva-se o%erecer e&peri.ncias mAltiplas de atividades motoras inclusive a)uelas )ue eles escol#erem 6capoeira* danas< e )ue so de certa %orma* culturalmente determinadas* por e&emplo* o %utebol no +rasil* o basebol no Wapo. +usca-se* neste o%erecimento* o desenvolvimento pleno* a autonomia do aluno de %orma )ue ele* de posse destes con#ecimentos* escol#a atividades compatveis

com as suas possibilidades e gosto podendo-se e&ercitar permanentemente sem o au&lio do pro%essor )uando sair da escola. Desenvolvem a responsabilidade* o senso crtico* o senso de colaborao e nas s$ries %inais uma competio entre iguais e Dno %ortes contra %racosE !omo o poder $ distribudo* o pro%essor deve ser competente* )uanto ao conteAdo 6compet.ncia t$cnica - Dsaber %a-erE< e )uanto M relao #umana. F seu con#ecimento e a sua sabedoria levam-no a assumir uma autoridade con%erida* emergente. Podero surgir Dtalentos turbulentosE* indisciplinados* entretanto* as suas aulas so pensadas de acordo com os alunos. !omo tem auto-con#ecimento* sabe a import@ncia da sua pessoa e do seu trabal#o* valori-a-o e pode c#amar o aluno M compreenso dos %atos. Fs con%litos podero %a-er parte do processo e devero ser democraticamente administrados* sustentados at$ )ue se c#egue a um resultado de consenso. ,s regras estabelecidas 6adaptadas < em comum acordo devero ser cumpridas e3ou discutidas F aluno $ levado ao auto-con#ecimento e ao recon#ecimento da cidadania. F aluno pode con)uistar %ormas prprias de e&presso sem estar preso a ideais* modelos ou desempen#os. Se bem )ue* para as crianas* a %igura do #eri* o apelo da mdia* a cpia de super #omens* a imitao e a %antasia somados a uma sociedade )ue valori-a o belo e o campeo e&erce %orte in%lu.ncia. ?a abordagem tradicionalP Fs componentes curriculares so implementados sem )ue #a(a um plane(amento %eito de %orma articulada. !abe a Educao Fsica passar e&erccios pr'ticos e cuida-se eminentemente da DparteE motora. F aluno embora se apresente na totalidade* no $ visto desta %orma. F aluno desenvolve-se %isicamente sem muitas ve-es* saber para )ue serve o e&erccio* )ue nveis de envolvimento e&istem na)uele ato 6pr'tica cultural* mAsculos )ue trabal#am etc<. Favorece-se o senso da competitividade. Kuanto ao clima de aula* desenvolve-se sem tumulto por)ue os alunos no tem muita c#ance de mani%estarem-se nem tampouco entrar em contato com o )ue sentem. , depend.ncia $ um %ato* impera a #eteronomia. F poder est' com o outro* )ual se(a* o pro%essor. Pode gerar um clima de certa instabilidade ps)uica ou insegurana ao proceder as tare%as. inistra-se nas s$ries iniciais uma recreao sem ob(etivos ou segue-se a c$lebre orientaoP D%utebol para meninos e corda para as meninasE. ,lguns (ogos* embora assumam %orma lAdica* so altamente seletivos 6Derrou* saiuE* Dc#ocaE* Dvai pro castigoE Dpaga multaE etc.< eliminando os mais lentos* a)ueles )ue pela sua di%iculdade deveriam praticar as atividades com vistas a super'-las Descon#ecem )ue as atividades tem uma ligao #istrica %a-endo parte do acervo cultural do povo. ?as aulas de Educao Fsica* os valores* o domnio social-a%etivo e cognitivo no so priori-ados. ?a maioria das ve-es os movimentos so e&ecutados sem signi%ic@ncia e de %orma mec@nica como aprenderam copiando do pro%essor )ue* por sua ve-* copiou-os do livro ou do seu antigo pro%essor.

!onsidera=es %inais
+uscamos* com este artigo* c#amar a ateno dos atuais e %uturos pro%essores de Educao Fsica a respeito da necessidade urgente de repensar as pr'ticas desenvolvidas por este componente curricular no interior da escola no sentido de ade)u'-lo Ms e&ig.ncias scio-culturais atuais de %ormao integral dos educandos . Para isto* no podemos ignorar as pr'ticas passadas e simplesmente substitu-las por outras sem )ue se reali-e a necess'ria re%le&o a respeito de seus %undamentos %ilos%icos e de suas pretens=es educativas. Esperamos ter colaborado para )ue a discusso a respeito do assunto possa continuar...

Refer%ncias Biblio$r&ficas ,8,?/ES* ,. !. A educao fsica e o processo de alfabetizao nas as. s!ries do o. grau. /ese 6Doutorado<. So PauloP Faculdade de Educao. 299;. XXOp. F8E58E* W. +. "ducao de corpo inteiro# teoria e pr'tica da educao %sica. So Paulo* Scipione. 29:9. 44Op. B,LL,"UE* D. L. $e%elopment mo%ment e&periences for children. ?e1 7orY.P Wo#n Gle0P Sons. 29:4. ;IIp. P5,BE/* W. ' nascimento da intelig(ncia na criana. 8io de WaneiroJ Za#ar. 29C:. X:9p. S[F P,ULF 6ES/,DF< Secretaria da Educao. !oordenadoria de Estudos e ?ormas Pedaggicas. "ducao )sica. Legislao b'sica 6Federal e Estadual<. Frgani-ada e compilada por Leslie . W. Da S. 8ama e Wos$ \lvaro P. dos Santos. So Paulo SE3!E?P. 29:I. p. 2IC2I:. S[F P,ULF 6ES/,DF< *roposta curricular para o ensino de educao fsica +o. grau. So Paulo. SE3!E?P* 2994. IXp. /7LE8* 8. G. *rincpios de currculo e ensino. Porto ,legreP Blobo* 29:;. 229p.

] 5nicio ] Futros artigos em Portugu$s


#ttpP33111.e%deportes.com3 Q FreeFind

Buscar
revista digital Q ,Ro I Q ?^ 4I ' Buenos Aires# setiembre de ())) * +,,-.())) /erechos reser"ados

Das könnte Ihnen auch gefallen