Sie sind auf Seite 1von 14

EDUCAO INFANTIL: O PBLICO E O PRIVADO

191

Gesto da educao infantil em So Lus, Maranho: o pblico e o privado

Management of early childhood education in So Lus, Maranho, Brazil: public and private
Lia Silva Fonteles1 Anzia Arajo Nunes Marques1 Maria Alice Melo2

Resumo
Este estudo, de natureza qualitativa, faz uma comparao entre a gesto de uma escola pblica e outra privada de Educao Infantil da cidade de So Lus, no estado do Maranho. Com o objetivo de analisar as diferenas existentes entre a gesto da Educao Infantil de escolas pblicas e privadas na cidade citada, tomou-se como amostra uma escola de cada esfera administrativa, buscando observar as prticas de gesto realizadas nestas; conhecer as diferenas entre suas realidades; e estabelecer uma comparao crtica entre ambas. Para isso, foi realizada uma discusso acerca do desenvolvimento das concepes de gesto escolar, de acordo com autores como Antonio Carlos Libneo e Benno Sander; um breve apanhado a respeito da relao entre o pblico e o privado na educao brasileira, com base nas ideias de Luiz Fernandes Dourado, trazendo dados de matrculas das escolas pblicas e privadas no Maranho; e um a anlise dos dados obtidos na pesquisa de campo a partir das entrevistas e observaes realizadas. Observou-se que ambas as escolas apresentam princpios de gesto pautados nas concepes democrtico-participativa e tcnico-cientfica, porm em propores diferenciadas, o que denota clara diferena entre as prticas desenvolvidas em cada uma. Palavras-chave: Administrao escolar. Educao infantil. Escola privada. Escola pblica.

Abstract
This is a qualitative study in nature and it brings, a comparison between the management of a public school and a private kindergarten school in the city of So Lus, state of Maranho, Brazil. In order to analyze the differences between the management of early childhood education from public and private schools in the city of So Lus, we sampled one school from each administrative level, seeking to observe management practices carried out on both of them. Aiming to know the differences between their realities and establish a critical comparison between the two
1

Mestrandas, Universidade Federal do Maranho, Programa de Ps-Graduao em Educao. Av. dos Portugueses, s/n., Campus do Bacanga, 65085-550, So Lus, MA, Brasil. Correspondncia para/Correspondence to: L.S. FONTELES. E-mail: <liafonteles@gmail.com>. Professora Doutora, Universidade Federal do Maranho, Programa de Ps-Graduao em Educao. So Lus, MA, Brasil.

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

192

L.S. FONTELES et al.

schools. For that to take place, a discussion was held on the development of conceptions of school administration, according to authors such as Antonio Carlos Libneo and Benno Sander, a brief overview about the relationship between public and private education in Brazil, based on ideas of Luiz Fernandes Dourado, bringing enrollment data from public and private schools in Maranho, and the analysis of data obtained in field research from interviews and observations. It was observed that both schools have management principles guided by the participatory-democratic conceptions and technical-scientific, but in different proportions, which shows a clear difference between the practices developed in each one. Keywords: School administration. Early childhood education. Private school. Public school.

Introduo
No contexto histrico da Educao Infantil, constata-se que at a dcada de 1980 os planos de ao estavam voltados para a educao compensatria, com a integrao de aes educacionais, de sade e nutrio, marcando o cunho assistencialista do atendimento criana no Brasil. A primeira manifestao contra essa educao compensatria foi a edio do Programa Nacional da Educao Pr-Escolar em 1981, pelo Ministrio da Educao (MEC), contudo, foi a Constituio Federal de 1988 que garantiu a insero deste segmento de ensino no sistema pblico brasileiro, passando, ento, a ser de oferta obrigatria, porm de matrcula facultativa. Em 1996, foi colocado como primeira etapa da Educao Bsica, um marco no contexto da Educao Infantil no Pas (Brasil, 1988). Tendo isso em vista, a compreenso da gesto realizada nas escolas de Educao Infantil se mostra como um aspecto de extrema importncia, uma vez que o modo como se estabelece condio sine qua non para a forma como tal segmento se desenvolve na busca de atender demanda da sociedade e oferecer uma educao de qualidade. Entende-se que a gesto da educao um trabalho de organizao do sistema escolar que sofre influncias do contexto histrico e social no qual est inserida. Desta forma, surgem as tendncias e estilos de gesto que orientam a prtica de organizao dos sistemas de ensino e das escolas, de acordo com seu posicionamento frente realidade vivida.

Estas tendncias existem de forma implcita ou explcita em todos os sistemas de ensino e nas escolas, pblicas ou privadas, porm, algumas diferenas so notadas na gesto destas duas esferas administrativas, o que ocasiona uma influncia na prtica educacional realizada. O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenas existentes entre a gesto da Educao Infantil de escolas pblicas e privadas de So Lus (MA). Para o alcance deste objetivo, buscou-se observar as prticas de gesto realizadas em duas escolas de Educao Infantil: uma pblica e outra privada; conhecer as diferenas entre tais realidades; e estabelecer uma comparao crtica entre ambas. Adotou-se, neste estudo, uma abordagem qualitativa que busca a interpretao do fenmeno educativo em suas interaes e prescinde do uso de tcnicas estatsticas, sendo, desse modo, compatvel com estudos de processos microssociais. Esta perspectiva de anlise:
No requer o uso de mtodos e tcnicas estatsticas. O ambiente natural a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador o instrumento-chave. descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado so os focos principais de abordagem (Silva, 2001, p.20).

Desta forma, tomou-se como amostra duas instituies de Educao Infantil em So Lus (MA), uma pblica e outra privada com fins lucrativos, para o desenvolvimento deste trabalho. As instituies foram selecionadas tomando como

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

EDUCAO INFANTIL: O PBLICO E O PRIVADO

193

base a proximidade geogrfica entre elas, o que faz com que contem com servios bsicos semelhantes no que se refere infraestrutura dos bairros. Alm disso, foram escolhidas instituies de pequeno porte, com um nmero de alunos aproximado. Deve-se ressaltar, porm, que a pretenso no fazer uma profunda discusso a respeito das esferas pblica e privada, mas sim discutir as diferenas existentes entre a gesto escolar realizada em cada uma das esferas administrativas, partindo da conceituao bsica destes aspectos, sendo o pblico entendido como o que destinado ao conjunto da populao, o qual mantido por recursos provenientes da Unio, dos Estados e das Prefeituras; e o privado aquele que regido pela lgica do lucro, ou podendo ser privado confessional, filantrpico, comunitrio, os quais no possuem fins lucrativos (Buffa, 2005, p.51). Alm das escolas, a Secretaria de Municipal Educao (SEMED) de So Lus foi campo complementar desta pesquisa, uma vez que a gesto da escola pblica est diretamente vinculada macrogesto desse municpio. Tomando como base os campos citados, essa pesquisa pde ser realizada a partir de levantamentos bibliogrficos e documentais, observao sistemtica das prticas de gesto, da organizao e da estrutura das escolas, bem como da realizao de entrevistas semiestruturadas com diretores, coordenadores e professores. Foram utilizadas como principais referncias tericas as obras de Sander (1983), Mendona (2000), Libneo (2004), Dourado (2006) e Paro (2006).

As teorias que orientam a gesto das escolas e dos sistemas de ensino sofreram algumas modificaes ao longo do tempo em decorrncia do contexto em que se inserem. Desta forma, as escolas tm sido, hoje, pressionadas a se adaptarem ordem econmica, poltica e social na qual esto inseridas, tendo como necessidade a demonstrao de um posicionamento frente a esta realidade. A respeito disso, Libneo (2004, p.45) coloca:
[...] o novo paradigma econmico, os avanos cientficos e tecnolgicos, a reestruturao do sistema de produo e as mudanas no mundo do conhecimento afetam a organizao do trabalho e o perfil dos trabalhadores, repercutindo na qualificao profissional e, por consequncia, nos sistemas de ensino e nas escolas.

Com isso, percebe-se que toda a dinmica das escolas e dos sistemas de ensino tende a se modificar frente realidade vivenciada. Tendo isso em vista, buscou-se compreender as diferentes concepes de gesto da educao que se desenvolveram ao longo do tempo, a fim de que possam ser situadas as tendncias vigentes na contemporaneidade. No sculo XIX, surgiram concepes de educao a partir de anlises e estudos realizados da poca. Para Sander (1983, p.12), neste mesmo sculo (XIX), socilogos liderados por mile Durkheim e Talcott Parsons desenvolveram uma teoria educacional na linha do funcionalismo sociolgico, que influenciaria profundamente a educao liberal da poca. Esta se consolidou na Pedagogia do Consenso, que enfatiza a ordem social, o equilbrio estrutural e a integrao funcional, visando preservao e ao aperfeioamento da democracia liberal (Sander, 1983, p.13). Esta Pedagogia do Consenso vem se opor Pedagogia do Conflito, a qual adota orientaes essencialmente polticas, baseadas nas teorias de Karl Marx e Friedrich Engels, que enfatizam o poder e a busca por mudanas sociais. O estudo do sistema educacional na linha da Pedagogia do Consenso levou ao surgimento

Teorias de gesto escolar Ao analisar o processo de gesto de escolas dentro de um Municpio, deve-se levar em considerao as concepes adotadas tanto em relao macrogesto do municpio quanto microgesto realizada dentro das instituies escolares. Neste sentido, buscou-se discorrer, com o auxlio das teorias discutidas por Sander (1983) e por Libneo (2004), algumas concepes de gesto.

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

194

L.S. FONTELES et al.

de algumas concepes de administrao. Conforme Sander (1983, p.16), possvel conceber trs tipos de administrao na linha do modelo de Getzels e seus associados, so elas: a administrao normativa ou nomottica, a administrao personalista ou ideogrfica e a administrao transacional ou ambivalente. A administrao normativa se caracteriza pela orientao nas normas burocrticas da organizao, sem levar em conta os pensamentos e necessidades individuais de cada funcionrio. O administrador na perspectiva normativa: [...] se preocupa, antes de mais nada, com a adeso dos participantes s expectativas institucionais da organizao, no pressuposto de que a definio e o controle racional dos papis burocrticos conduzir ao alcance eficaz dos objetivos organizacionais (Sander, 1983, p.18). Para este estilo de administrao, o desempenho est voltado para a eficcia na realizao dos objetivos do local. Na administrao personalista, ao contrrio da normativa, as necessidades individuais so bastante enfatizadas e a autonomia de cada participante, valorizada. Para Sander (1983, p.18), o administrador personalista [...] acredita que os proEstilo de Administrao Normativo

cedimentos burocrticos devem responder s necessidades individuais dos participantes. Neste sentido, este tipo de administrao se fundamenta no princpio de que os comportamentos individuais sero relevantes dentro da instituio, independentemente da rgida definio de funes. Por isso, a motivao individual o principal critrio de desempenho dos funcionrios. A perspectiva transacional de administrao vem unir as duas anteriores, se centrando hora nas necessidades individuais dos participantes, hora nas exigncias e normas burocrticas da instituio. De acordo com Sander (1983, p.18), o administrador do estilo transacional age situacionalmente. Para ele o critrio do desempenho administrativo que orienta o administrador transacional a satisfao organizacional que resulta da confluncia entre as expectativas burocrticas e as necessidades individualizadas num conjunto de situaes dadas. Tendo em vista as trs concepes de administrao baseadas na Pedagogia do Consenso, Sander (1983) elaborou um demonstrativo, contendo as caractersticas de cada estilo de administrao, no qual possvel compreender de forma mais clara as convergncias entre tais concepes (Figura 1).

nfase Principal Expectativas institucionais

Critrios Administrativos Eficcia

Transacional

Integrao organizacional

Satisfao

Personalista

Necessidades individuais

Eficincia

Figura 1. Estilos de administrao com suas nfases relativas e seus critrios orientadores Fonte: Sander (1983, p.18).

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

EDUCAO INFANTIL: O PBLICO E O PRIVADO

195

Assim como a Pedagogia do Consenso, a Pedagogia do Conflito tambm colocou sua proposta para uma administrao, pautada nas concepes crticas, ou seja, ao invs de buscar manter o status quo e reproduzir o sistema social como faziam as concepes de administrao explicitadas anteriormente, buscava a transformao social e a libertao. Percebe-se, nessa concepo, que h um posicionamento contrrio ordem social, poltica e econmica vigente, no intuito de no mais reproduzir os ideais do sistema e sim buscar sua modificao. Observando tais concepes, Libneo (2004) tece algumas consideraes neste sentido, porm de forma mais detalhada e partindo de novos critrios de anlise, levando em considerao as mudanas e o desenvolvimento da sociedade atual. Libneo (2004) coloca a existncia de duas concepes atuais de gesto que se diferenciam quanto s finalidades sociais e polticas da educao. So elas: a cientfico-racional e sociocrtica. Porm, alguns estudos recentes sobre gesto e organizao escolar sugerem a ampliao do leque de estilos de gesto, considerando, esquematicamente, quatro concepes: a tcnico-cientfica, a autogestionria, a interpretativa e a democrtico-participativa. Na cientfico-racional, a escola vista como um ambiente burocrtico, hierrquico, onde todos tm funes muito bem estabelecidas, a direo centralizada e o planejamento tem pouca participao das pessoas presentes na instituio. As relaes so neutras e objetivas, estando a estrutura organizacional muito bem definida. A concepo tcnico-cientfica compartilha os princpios desta ltima, estando baseada em regras e procedimentos, buscando a eficincia dos servios realizados. Atualmente, este tipo de gesto visto como a gesto da qualidade total, a qual est amplamente baseada em prticas de administrao empresarial (Libneo, 2004). Libneo (2004, p.121) descreve algumas caractersticas deste ltimo modelo de gesto: [...]

funes e tarefas bem definidas; poder centralizado no diretor, com destaque para as relaes de subordinao; rgido sistema de normas, regras e procedimentos burocrticos de controle das atividades; formas de comunicao verticalizadas; e nfase nas tarefas e no nas interaes pessoais. A concepo sociocrtica vem se opor totalmente s citadas anteriormente. Nela, a escola um local de agregao de pessoas, onde suas interaes so vistas como importantes para o ambiente organizacional. Alm disso, as relaes entre escola e contexto sociocultural e poltico devem ser sempre mantidas nesta concepo, e as tomadas de deciso so feitas coletivamente, com a participao de todos os membros do grupo. Trs concepes j citadas compartilham alguns traos com a sociocrtica: a autogestionria, a interpretativa e a democrtico-participativa. A autogestionria se caracteriza pela recusa do uso da autoridade. As decises devem ser tomadas coletivamente, havendo nfase na participao direta e por igual de todos os membros pertencente instituio. Libneo (2004, p.122) destaca algumas das caractersticas deste modelo:
[...] vnculo das formas de autogesto social com as formas de gesto interna, visando promover a preparao de formas de autogesto no plano poltico; decises coletivas por meio de assembleias e reunies; auto-organizao das pessoas da instituio, atravs de eleies e alternncia de funes; posicionamento contrrio aos sistemas de controle e normas; nfase no poder instituinte e recusa ao poder institudo; e maior nfase nas relaes pessoais que nas tarefas.

A gesto na perspectiva interpretativa considera que as prticas dentro da organizao so construdas a partir das intenes e interaes pessoais, levando em considerao a subjetividade das experincias. Outras caractersticas desta forma de gesto so colocadas por Libneo (2004). Para Libneo (2004, p.123) a escola uma realidade social subjetivamente e socialmente construda, no uma estrutura dada e objetiva, privilegiando mais a ao organizadora e menos o ato de organi-

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

196

L.S. FONTELES et al.

zar. Ainda segundo o autor, essa ao organizadora leva muito em considerao os valores, as interpretaes, as percepes e os significados subjetivos, deixando em segundo plano o carter formal, normativo e estrutural. J a gesto democrtico-participativa 3 baseada na relao entre os membros da instituio e a direo nos processos de tomada de decises. Nesse tipo de gesto, todos devem assumir os objetivos do estabelecimento, buscando coletivamente alcan-los, porm, sem dispensar a necessidade da existncia de funes diferentes. Estas devem existir para que cada um possa assumir sua parte do trabalho aps decises coletivas e, assim, alcanar o pretendido por todos. Libneo (2004, p.124) lista as caractersticas deste estilo de gesto:
- Definio explcita de objetivos sociopolticos e pedaggicos da escola, pela equipe escolar; - Articulao entre a atividade de direo e a iniciativa e participao das pessoas da escola e das que se relacionam com ela; - Alto nvel de qualificao e competncia profissional; - Busca de objetividade no trato das questes da organizao e gesto, mediante coleta de informaes reais, sem prejuzo da considerao dos significados subjetivos e culturais; - Acompanhamento e avaliao sistemticos com finalidade pedaggica: diagnstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientao de rumos e aes, tomada de decises; - nfase tanto nas tarefas quanto nas relaes interpessoais.

p.92), a gesto democrtica surge como um contraponto nfase organizacional e tecnicista, bem como ao reducionismo normativista da busca da eficincia pela racionalizao de processos. Ainda para Mendona (2000), a partir dos anos sessenta houve um processo de modernizao da administrao pblica no Brasil, que atingiu tambm as escolas. No setor educacional, esta modernizao consistiu na aplicao dos princpios tecnicistas, pautando suas prticas na busca da eficincia e racionalidade do trabalho, deixando de lado seu carter social e poltico. Tendo esta situao em vista, comeam a surgir muitas crticas a esse tipo de administrao. Ento, as atividades pedaggicas comeam a ganhar destaque em busca da democratizao da administrao educacional e da transformao social. Surgem, assim, teorias que enaltecem a participao coletiva nos processos de gesto. Aps todo um processo de luta por uma democratizao da educao no Brasil, acredita-se que hoje a maioria das escolas pblicas esteja buscando uma transio para a concepo democrtico-participativa de gesto, uma vez que esta atualmente prevista em leis. Esta linha tem sido citada em polticas nacionais e Leis no Brasil, como a Constituio Federal de 1988, primeiro documento oficial a iniciar a ideia de democracia em relao ao ensino do Pas; a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, de 1996, que trata em seu artigo 14 de princpios da gesto democrtica; e o Plano Nacional de Educao, de 2001 (Brasil, 1988, 1996, 1998). Paro (2006) traz contribuies sobre este estilo de gesto na escola pblica. Segundo ele, para que a gesto seja democrtica necessrio que haja democracia no s nas relaes entre os profissionais e alunos dentro da escola, como tambm na participao da populao, ou seja, da comunidade, nas decises. Porm, destaca a existncia de dificuldades neste caminho, fazendo-se necessrias discusses e aes pblicas a respeito.

No Brasil, esse tipo de gesto comeou a existir no meio educacional no mesmo momento em que surgiram os movimentos sociais amplos em prol da redemocratizao deste Pas, no final do perodo da Ditadura Militar (perodo que data de 1964 a 1985, em que o Brasil foi governado por militares, tendo como principal caracterstica a falta de democracia). De acordo com Mendona (2000,
3

Libneo (2004) alerta sobre a existncia de inmeras formas de entendimento de gesto democrtico-participativa. O presente trabalho apresenta a viso deste autor e de Vitor Paro (2006).

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

EDUCAO INFANTIL: O PBLICO E O PRIVADO

197

Em relao s escolas particulares do Brasil, acredita-se que estas sofreram influncia do momento histrico e poltico vivido em relao democratizao da educao, porm, o carter empresarial incutido neste tipo de instituio, principalmente nas que possuem fins lucrativos, muitas vezes, propicia a realizao de uma gesto mais tecnicista, em que a eficincia e a eficcia so pontos essenciais para o seu funcionamento. Finalmente, se for feito um paralelo entre as concepes atuais e as trazidas por Sander (1983), percebe-se que, com o passar do tempo, devido a mudanas econmicas, sociais e polticas ocorridas no mundo atual, as caractersticas das concepes normativa, personalista e transacional, evoluram e ganharam mais especificidades, dando origem e base s vistas atualmente. Tendo em vista essas perspectivas de gesto, pode-se analisar a forma como esse aspecto vem se desenvolvendo em escolas pblicas e privadas de So Lus (MA) atualmente e, desta forma, fazer uma comparao entre as prticas realizadas. Apesar desse leque de tendncias, para a realizao dessa anlise, sero utilizadas as concepes de Libneo (2004), pelo fato de serem mais amplamente discutidas no contexto atual. Para tanto, ser feita a seguir uma breve contextualizao da relao entre pblico e privado no contexto da educao brasileira, para que se tome tais aspectos como base para a anlise dos dados obtidos com a realizao desta pesquisa.

auxlios pblicos para as privadas, o que faz com que se perca a noo do limite de uma e de outra, pois em uma existem aes privadas e em outra, aes pblicas. Este quadro veio a ocorrer, principalmente, segundo Dourado (2006, p.284), aps a dcada de 30 no Brasil, quando houve uma tendncia de privatizao da esfera pblica, porm, favorecendo prioritariamente os interesses privados e no os pblicos. Desta forma, ele coloca que o processo de interpenetrao entre estas esferas caracterizou-se por um duplo prejuzo da esfera pblica, pois tanto a interveno do Estado na rea econmica quanto do setor privado na esfera pblica favoreceram primordialmente interesses privados e no pblicos. Esta prioridade aos interesses privados resultado da falta de estruturao de um sistema pblico de ensino at os anos 1930. A este respeito, Dourado (2006, p.285) diz que embora tenham surgido formas de educao pblica j no incio de nossa histria, possvel afirmar que a construo de um sistema pblico de ensino uma conquista deste sculo, mais especificamente dos anos 30. A ausncia do pblico no passado revela a presena do privado na educao brasileira desde nossas origens. Aps muitas discusses a esse respeito, apenas em 1988, com a definio da gratuidade do ensino pblico em todos os nveis como dever do Estado pela Constituio Federal, foi que houve uma reafirmao do carter pblico da educao. Desta forma, segundo Dourado (2006, p.289), nos anos 1980 e, principalmente, nos anos 1990, as questes educacionais foram objeto de disputa por trs segmentos: o primeiro, formado pelos defensores do ensino pblico, atravs do Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica; o segundo, formado pela Confederao Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN), defendendo o setor particular; e o terceiro, formado pela Associao Brasileira de Educao Catlica (AEC), pela Associao Brasileira de Escolas Superiores Catlicas (ABESC) e pela Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC), defendendo as escolas comunitrias e catlicas.

O pblico e o privado na educao infantil A questo da educao pblica e privada algo discutido h muitos anos, desde a Grcia antiga, como coloca Habermas em seu livro Mudana Estrutural da Esfera Pblica, porm, a disputa entre o pblico e o privado sofre alteraes substantivas ao longo da histria, em decorrncia da precria delimitao entre as esferas pblica e privada da sociedade e pela interpenetrao ambgua entre essas esferas (Dourado, 2006, p.283). Isso ocorre devido privatizao de aes dentro das escolas pblicas e do fornecimento de

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

198

L.S. FONTELES et al.

Com a aprovao, na dcada de 1990, da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, do Plano Decenal, da proposta do Plano Nacional de Educao e da proposta de reviso constitucional, houve um favorecimento no s das instituies denominadas no lucrativas, quanto das que almejam lucros. Porm, na gesto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (de 1995 a 2002), nesta mesma dcada, houve uma reforma de Estado que se baseou nos preceitos neoliberais, os quais se estruturam na minimizao do papel do Estado no que se refere s polticas pblicas. Isso se efetivou, de acordo com Dourado (2006, p.290), num desmonte do setor pblico, expressando novas tipologias de privatizao deste. Nesse novo contexto, importante lembrar que a ambiguidade entre as esferas ainda persiste, uma vez que possvel observar diversos artifcios do processo de progressiva privatizao do pblico. Para Dourado (2006, p.291): [...] a demarcao entre as fronteiras pblico e privado remete, necessariamente, a uma anlise no somente da relao entre natureza e carter das instituies, mas, tambm, dos processos de gesto, administrao e regulao dos recursos financeiros. Atualmente no Brasil, percebe-se que os aspectos discutidos acima afetaram e afetam sobremaneira a Educao Infantil, uma vez que esta passou muito tempo fora do sistema pblico de ensino, sendo, em 1988, colocada pela Constituio Federal como dever do Estado e, apenas em 1996, atravs da Lei no 9.394/1996, passou a ser etapa inicial da Educao Bsica (Brasil, 1996). Antes disso, as instituies de Educao Infantil existentes eram predominantemente particulares com ou sem fins lucrativos. No municpio de So Lus tem-se, de acordo com o Censo Educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira de 2011, aproximadamente 12.899 crianas estudando em creches e 31.790 em pr-escolas. Dentre estes nmeros, 9.463 estudam em creches particulares, 3.436 em municipais, enquanto 19.795 em pr-escolas particulares e 11.995 estudam em munici-

pais (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2011). Percebe-se, com estes dados, que este municpio ainda sofre influncia da antiga supremacia do privado diante do pblico, uma vez que o nmero de matrculas em creches pblicas quase 3 vezes menor que nas particulares e nas pr-escolas, os quais chega quase metade. O que se percebe atualmente no setor educacional que, com a criao de leis e polticas para a rea, a rede pblica vem crescendo, porm, o atendimento Educao Infantil na cidade de So Lus ainda dominado pelo setor privado e muito ainda deve ser feito para que haja uma quantidade satisfatria de crianas frequentando este segmento de ensino e para que as escolas ofeream um ensino de qualidade. Aps uma melhor compreenso acerca da relao pblico-privado na educao e sua evoluo ao longo do tempo, buscou-se discutir na seo seguinte as diferenas entre a gesto da escola pblica e da privada de Educao Infantil em So Lus, a partir da amostra considerada.

Gesto das escolas de educao infantil em So Lus O atendimento Educao Infantil na cidade de So Lus (MA) ocorre em sistemas pblicos e particulares de ensino. No sistema pblico, a Prefeitura a responsvel pela execuo da Educao Infantil na cidade, portanto, a SEMED possui uma superintendncia prpria para este segmento de ensino. Esta Superintendncia responsvel pela superviso de 78 escolas e 13 anexos, atendendo um total de 15.431 alunos. Para a melhor organizao de suas atividades, as escolas so divididas em quatro grupos, cada um possuindo duas coordenadoras responsveis. A funo geral da SEMED organizar, manter e desenvolver os rgos e instituies oficiais do sistema de ensino, integrando-os s polticas e planos educacionais da Unio e do Estado, isso realizado a partir das aes de cada superintendncia em sua rea especfica (So Lus,

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

EDUCAO INFANTIL: O PBLICO E O PRIVADO

199

2006, p.8). Existem ainda alguns temas prprios da rea de Educao Infantil que so trabalhados e executados em cada escola, sendo supervisionados por coordenadoras da Superintendncia. So eles: creche, brinquedoteca, artes, famlia/escola, ciclo e proposta curricular (So Lus, 2006). No setor privado, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Maranho funciona como o rgo que orienta e atualiza os dirigentes e profissionais das escolas privadas associadas ao sindicato. Alm disso, o Conselho Municipal de Educao tambm exerce influncia neste setor da educao, uma vez que tem a funo de credenciar, autorizar e reconhecer as escolas. Diante disso, observa-se que a Educao Infantil em So Lus (MA) est estruturada sob a orientao de rgos que auxiliam a gesto das escolas, de acordo com sua dependncia administrativa, podendo ser mais atuante, como no caso do setor pblico, e menos atuante, como no setor privado. Sero vistas, a partir desta pesquisa, a realidade da gesto realizada nas escolas deste municpio e a influncia desta nas prticas desenvolvidas, tomando como amostra uma instituio em cada esfera administrativa. Para anlise das prticas de gesto, foram coletados dados relacionados ao perfil das comunidades em que as escolas esto inseridas, ao histrico de cada instituio e a pontos especficos, selecionados previamente, que puderam revelar informaes acerca do tipo de gesto realizada, os quais foram: relao famlia-escola; formao de professores; comunicao entre profissionais, pais e alunos; tomada de decises; estabelecimento de funes; participao da comunidade nos processos decisrios; elaborao e utilizao de documentos que norteiam a prtica educacional; escolha dos profissionais para ocupao de cargos; autonomia dos professores; avaliao institucional. Os dados aqui apresentados foram selecionados de acordo com o foco de discusso deste artigo. Foram utilizados nomes fictcios para fazer referncia s escolas estudadas no intuito de garantir o anonimato destas.

O Jardim de Infncia da Unidade de Ensino Bsico (UEB) Jardim Encantado (pblica) e a Educao Infantil da Escola Construir (privada) so escolas que, atualmente, esto localizadas em bairros prximos, porm atendem a comunidades de segmentos sociais bastante diferenciadas. A primeira, situada no bairro do So Francisco, atende comunidade mais carente da localidade. Este bairro, apesar de ser considerado de classe mdia, fica prximo a uma rea perifrica de So Lus, cuja comunidade a que mais usufrui dos servios desta escola. A ltima atende principalmente comunidade do bairro do Renascena e das adjacncias. Considera-se, assim, que seu pblico-alvo so crianas que so o fruto de famlias com um poder aquisitivo bem maior que as atendidas pela escola citada anteriormente. Alm disso, sabe-se que a gesto realizada nas escolas pblica e privada obedece a princpios diferentes: uma regida pelo poder pblico, atravs de uma secretaria de educao, que depende de repasses financeiros para que possa garantir o constante funcionamento da instituio; os profissionais so concursados e os gestores exercem cargo de confiana, estes no decidem a perspectiva terico-metodolgica a ser seguida, nem a concepo de educao em que acreditam, obedecem a um regimento comum a toda a rede; a outra possui, normalmente, como no caso da escola aqui pesquisada, um proprietrio que investiu na construo de um local para o funcionamento de sua escola e pretende, a partir da prestao de servios educacionais, tanto reaver o dinheiro investido, como obter lucro no decorrer do tempo, portanto, ela instituda e mantida por uma pessoa fsica de direito privado. Seus profissionais so selecionados pela prpria instituio, a qual tambm decide em que deve se pautar e quais as concepes de educao deve seguir. Tendo todas estas diferenciaes em vista, pretende-se deixar claro que a discusso que ser apresentada a respeito da influncia das concepes de gesto, utilizadas nas escolas pesquisadas, para o desempenho destas, leva em

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

200

L.S. FONTELES et al.

considerao que as condies e os princpios de cada uma so bastante diferentes. Porm, elas sero comparadas, uma vez que possuem objetivos comuns: educar, desenvolver habilidades e competncias em alunos da Educao Infantil, alm de estarem submetidas s mesmas diretrizes, tanto nacionais como locais. Durante a realizao desta pesquisa, pde-se perceber, atravs da observao e da realizao de entrevistas, os princpios de gesto utilizados pelas escolas. O Jardim de Infncia da UEB Jardim Encantado possui uma direo aberta, em que a comunicao entre professoras, gestora e coordenadoras se d de forma clara e constante, assim como com os demais profissionais da escola. As decises so tomadas a partir da coletividade, ou seja, h, normalmente, a realizao de reunies para que todos possam dar sua opinio para que alguma deciso referente escola seja tomada. Porm, apesar disso, h muito bem definida a diferenciao de funes, ou seja, cada um tem suas obrigaes em prol de um mesmo objetivo: garantir uma educao de qualidade para os alunos. Contudo, muitas vezes, as concepes de alguns professores so diferentes, causando desentendimentos que so resolvidos a partir da opinio da maioria. Entretanto, isso gera formas diferenciadas de conduo do ensino nas salas de aula, o que faz com que, muitas vezes, no haja um padro seguido. Outras caractersticas da gesto desta escola so: a valorizao da iniciativa dos profissionais; a participao da comunidade em eventos e votaes para escolha de representantes; a importncia dada s relaes dentro do ambiente escolar; a existncia de murais de informaes, para que todos possam ter acesso ao que est acontecendo na escola; e a realizao de avaliaes institucionais, que ocorrem anualmente a partir de formulrios enviados pela Secretaria. Esta avaliao serve como base para que, na semana pedaggica, que so as reunies dirias realizadas durante uma semana no incio de cada ano, com fins de estudo e discusso, sejam discutidos aspectos que no

deram certo e que no foram considerados bons por todos e para que se possa fazer diferente no ano que est iniciando. Outro aspecto interessante a ser discutido a respeito das caractersticas da gesto desta escola a implementao do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), que uma poltica de gesto articulada por iniciativa do Governo Federal, que dispe de metas a serem cumpridas dentro de um prazo determinado, almejando a melhoria da qualidade na educao oferecida. Sabe-se que o estado do Maranho, bem como seus municpios, aderiu a esta poltica, que tem como base uma gesto tcnico-cientfica, ou seja, se baseia na gesto da qualidade total. Porm, na escola municipal pesquisada, no puderam ser observadas atitudes baseadas na busca da racionalidade e da eficincia, conforme prope este Plano. A partir das caractersticas citadas acima, percebe-se que um estilo de gesto predominantemente seguido por esta escola o democrtico-participativo, uma vez que a prtica realizada nela est em consonncia com muitas das caractersticas deste estilo de gesto colocadas por Libneo (2004), as quais j foram citadas no decorrer deste trabalho, como a articulao entre a atividade de direo e a iniciativa e participao das pessoas da escola e das que se relacionam com ela; o acompanhamento e avaliao sistemticos com finalidade pedaggica: diagnstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientao de rumos e aes, tomada de decises; e a nfase tanto nas tarefas quanto nas relaes interpessoais (Libneo, 2004, p.124). Observa-se que a gesto predominantemente democrtico-participativa realizada favorece a elaborao de trabalhos conjuntos e a ao coletiva de todos os profissionais da escola, bem como a participao assdua de pais e comunidade no ambiente escolar. Portanto, considera-se que esta concepo favorece sobremaneira alguns aspectos citados acima, conforme se pode ver: a implementao e o acompanhamento das polticas para a Educao Infantil por parte dos profissionais da escola dependem de uma boa formao inicial e/

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

EDUCAO INFANTIL: O PBLICO E O PRIVADO

201

ou uma constante formao continuada. Esta ltima s funciona a partir do comprometimento de todos com a escola, da participao e do trabalho coletivo. A partir deste trabalho coletivo e participativo, possvel a construo de uma proposta pedaggica pautada nos princpios e valores de todos os profissionais presentes nela, para que, a partir da construo desta, possam seguir em direo aos mesmos objetivos. Pode-se dizer ainda que uma proposta pautada em uma gesto participativa contm princpios que conduzem participao intensa dos pais e da comunidade no ambiente escolar, ou seja, participao de todos os que se relacionam com a escola. Porm, apesar das caractersticas observadas, percebeu-se a existncia de prticas realizadas que no evidenciam uma gesto democrtico-participativa, como o caso da no eleio da diretoria da escola, sendo esta escolhida pelo executivo, ou seja, no sendo eleita pela comunidade escolar, o que pode favorecer o no entrelaamento das relaes de trabalho, dificultando a existncia de uma gesto democrtico-participativa, uma vez que o diretor que no eleito pode no se sentir comprometido com o desenvolvimento daquela instituio e pautar seu trabalho apenas em interesses polticos, cumprindo a necessidade imposta pelo sistema capitalista de manter a ordem vigente, no funcionando como liderana para uma gesto orientada pela concepo sociocrtica (manifestada na forma de gesto democrtico-participativa), que leva ao desenvolvimento de uma educao crtica e interessada na modificao dos arranjos sociais. Nesse sentido, perceptvel a sutil neutralidade por parte da direo, o que nos sugere a existncia, ainda que mnima, de uma concepo cientfico-racional. Na pesquisa realizada na escola Construir pde-se perceber que alguns princpios de gesto esto mais implcitos e que so seguidas linhas diferentes. Algumas caractersticas percebidas atravs da observao e da realizao de entrevistas foram: a ocorrncia de reunies para a tomada de parte das decises, outras so tomadas apenas pela

direo ou coordenao da escola; a existncia de nfase tanto na formao de cada profissional como nas relaes estabelecidas; a existncia de uma constante busca da participao dos pais no ambiente escolar, mas no para a tomada de decises; a avaliao da instituio realizada pelos pais dos alunos atravs de um questionrio, no qual estes expressam algumas opinies a respeito do trabalho realizado; a comunicao entre os profissionais acontece, porm, no de forma eficaz; j a comunicao com os pais bastante eficaz e se d a partir de reunies individuais e peridicas, bilhetes na agenda e cartazes fixados na parede; e a existncia de funes bem estabelecidas. Alm destas, outras caractersticas ainda podem ser destacadas, como a autonomia dos professores para tomarem decises no que se refere sua sala de aula, a existncia de um Projeto Poltico Pedaggico que explicita os objetivos da instituio e a busca de eficincia no trabalho realizado. Tendo todas estas caractersticas em vista, percebe-se que esta escola, apesar de buscar alguns princpios da gesto democrtico-participativa, como a realizao de reunies para a participao coletiva nas tomadas de decises, a nfase tanto nas tarefas quanto nas relaes, a realizao de avaliaes sistemticas com fins de diagnstico, a explicitao dos objetivos pela equipe escolar, a nfase na formao e na competncia profissional de cada um e a existncia de autonomia por parte dos professores, tambm deixa explcita formas mais tcnicas de gesto, deixando transparecer uma gesto que tambm se pauta em princpios tcnico-cientficos. Podemos perceber tais princpios a partir da ocorrncia de determinadas comunicaes verticalizadas, as quais so baseadas em normas e regras estabelecidas por quem se encontra hierarquicamente em uma funo superior; e a partir da ocorrncia de nfase no trabalho baseado na busca da eficincia. Alm disso, observou-se, ainda, a existncia de alguns profissionais com mais autoridade que outros, tomando como base a distribuio hierrquica de funes. Observa-se que esta escola, apesar de buscar realizar uma gesto democrtico-participativa,

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

202

L.S. FONTELES et al.

utiliza claramente princpios tcnico-cientficos, uma vez que , tambm, uma empresa que visa lucros e, portanto, insere-se em um contexto de concorrncia de mercado, o que faz com que precise ser mais eficiente em seus servios e atenda exigncia de seus clientes da maneira mais eficaz possvel.

Consideraes Finais
Ao longo deste estudo, foram analisadas as diferenas existentes entre a gesto de duas escolas de Educao Infantil da cidade de So Lus (MA), uma pblica e outra privada, a fim de que se compreenda as tendncias atuais de gesto presentes nas escolas desse municpio e sua influncia nas prticas educativas desenvolvidas. Considera-se necessrio destacar que, para fins de comparao, ao analisar as diferenas, leva-se em considerao a existncia de diferenciaes bsicas entre as duas escolas, uma vez que o Jardim de Infncia da UEB Jardim Encantado atende crianas provenientes de classes baixas, enquanto a Escola Construir constituda por alunos de classes mdia e alta, que possuem melhores condies para o seu desenvolvimento fsico e intelectual. Desta forma, a comparao se tece baseada no princpio de que, basicamente, estas escolas j so diferentes devido ao contexto socioeconmico e cultural no qual esto inseridas. Alm disso, importante salientar que, pela prpria natureza diferenciada, a relao destas escolas com a sociedade diferente, apesar de adotarem princpios semelhantes nas prticas de gesto, mesmo que com nfases diferenciadas. Observou-se que na escola pblica existe um posicionamento mais crtico frente realidade vivenciada no desenvolvimento da educao; ao passo que na escola privada esse posicionamento quase no perceptvel, mostrando-se mais neutra e desinteressada frente s questes sociais. Essa diferena de posicionamentos acarreta o desenvolvimento de prticas diferenciadas nas escolas pesquisadas.

Observou-se que no Jardim de Infncia da UEB Jardim Encantado grande parte das atividades de gesto realizadas possuem caractersticas de uma gesto democrtico-participativa, a qual uma exigncia para o ensino pblico prevista nas leis supracitadas. Porm, esta tambm sofre influncias de uma concepo tcnico-cientfica, observada na questo da no eleio da diretoria da escola, que afeta sobremaneira a autonomia do diretor no equacionamento de conflitos e o seu posicionamento frente ao contexto vivenciado. J a Escola Construir possui uma gesto com caractersticas pertinentes s duas concepes: a democrtico-participativa e a tcnico-cientfica. Com a primeira, ela busca seguir as tendncias que a educao est aderindo em consonncia com as Leis e Polticas que colocam a necessidade de uma gesto democrtica, como a LDBEN/96, a Constituio Federal de 1988 e demais documentos que regem a educao brasileira, elaborados com base nestes. Por outro lado, a necessidade de regras e procedimentos bem definidos para a busca da eficincia em seus trabalhos uma busca constante para que a instituio possa gerar lucros, o que faz com que sejam utilizados princpios claros da gesto tcnico-cientfica. Por fim, ressalta-se a questo da influncia dos modos de gesto no desenvolvimento das prticas realizadas nas escolas. Percebeu-se, ao longo da pesquisa, que existem muitas diferenas em relao a tais prticas no que se refere formao dos profissionais, participao dos pais na escola na avaliao do trabalho realizado, aspectos essenciais para o desenvolvimento de uma educao com qualidade. Porm, a finalidade deste estudo no foi julgar ou estigmatizar uma ou outra escola, mas sim conhecer como se d a gesto de uma escola pblica e outra particular de So Lus (MA), quais so as variveis que determinam tal gesto e comparar duas realidades dentro de uma mesma cidade, observando a influncia da gesto realizada para o desenvolvimento de suas atividades. Espera-se, neste sentido, que se tenha despertado para existncia de reflexes a respeito das

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

EDUCAO INFANTIL: O PBLICO E O PRIVADO

203

grandes diferenas contextuais entre as esferas pblica e privada na Educao Infantil, e que se tenha contribudo para a percepo da importncia das concepes de gesto para o desenvolvimento das prticas educativas nas escolas, observando a relao de interdependncia que envolve gesto escolar e prtica pedaggica.

da educao: impasses, perspectivas e compromissos. So Paulo: Cortez, 2006. p.281-293. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Informe estatstico relao censo 2011. 2011. Disponvel em: <http://por tal.inep.gov.br/basica- censo- escolarmatricula>. Acesso em: 29 mar. 2012. Libneo, J.C. Organizao e gesto da escola : teoria e prtica. Goinia: Alternativa, 2004. Mendona, E.F. A regra e o jogo : democracia e patrimonialismo na educao brasileira. Campinas: Unicamp, 2000. Paro, V.H. Gesto democrtica da escola pblica. 3.ed. So Paulo: tica, 2006. Sander, B. Consenso e conflito na administrao da educao. Revista Brasileira de Administrao da Educao, v.1, n.1, p.12-34, 1983. So Lus. Secretaria Municipal de Educao. So Lus te quero lendo e escrevendo. So Lus: Prefeitura Municipal de So Lus, 2006. Silva, E.L. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao. 3.ed. Florianpolis: Laboratrio de Ensino a Distncia da UFSC, 2001. Disponvel em: <http:// projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologiada Pesquisa20edicao.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2011. Recebido em 17/4/2012, reapresentado em 11/6/2012 e aceito para publicao em 27/6/2012.

Referncias
Brasil. Constituio da Repblica Federativa do Brasil . Braslia: Senado Federal, 1988. Brasil. Lei no 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial da Unio, 23 dez. 1996. Seo 1, p.27833. Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Referencial curricular nacional para a educao infantil. Braslia: MEC, 1998. Buffa, E. O pblico e o privado como categorias da educao. In: Lombardi, J.C.; Jaconeli, M.R.M.; Silva, T.M.C. O pblico e o privado na histria da educao brasileira: concepes e prticas educativas. Campinas: Autores Associados, 2005. v.1, p. 41-58. Dourado, L.F. O pblico e o privado na agenda educacional brasileira. In: Ferreira, N.S.C.; Aguiar, M.A.S. (Org.). Gesto

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

204

L.S. FONTELES et al.

Revista de Educao PUC-Campinas, Campinas, 17(2):191-203, jul./dez., 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen