Sie sind auf Seite 1von 49

LEI COMPLEMENTAR N 005/ 2001 Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de MARIANA MG.

. O Povo do Municpio de Mariana, por seus representantes legais aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: TTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1o - Esta Lei Complementar institui o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de MARIANA MG., de ambos os seus poderes e de suas Autarquias e Fundaes Pblicas, regidas pelo regime estatutrio, conforme estabelecido na Lei Complementar Municipal n. 001, de 27 de julho de 2001. Art. 2o - Para os efeitos desta lei, servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Art. 3o - Cargo Pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Pargrafo nico - Os cargos pblicos so criados por lei, com denominao prpria e vencimento pago pelos cofres pblicos, para provimento em carter efetivo ou em comisso, e devem ser acessveis a todos os brasileiros. Art. 4o - proibida a prestao de servios gratuitos, salvo os casos previstos em lei. TTULO II DO PROVIMENTO, VACNCIA, REMOO E SUBSTITUIO CAPTULO I DO PROVIMENTO SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 5o - So requisitos bsicos para ingresso no servio pblico municipal: I. II. III. IV. V. VI. A nacionalidade brasileira; O gozo dos direitos polticos; A quitao com as obrigaes militares e eleitorais; O nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; A boa sade fsica e mental; Idade mnima de 18 anos.

.1 - As atribuies dos cargos podem justificar a exigncia de outros requisitos estabelecidos em lei. .2 - s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargos cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras, sendo reservadas para tais pessoas at 10% (dez por cento) das vagas oferecidas no concurso. Art. 6o - O provimento dos cargos pblicos far-se- mediante ato da autoridade competente de cada Poder. Art. 7o - A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse. Art. 8o - So formas de provimento de cargo pblico: I. II. III. IV. V. VI. Nomeao; Readaptao; Reverso; Aproveitamento; Reintegrao; Reconduo. SEO II DA NOMEAO Art. 9o - A nomeao far-se-: I. Em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira . II. Em comisso, inclusive na condio de interino, para cargos de confiana vagos. III. Em funo gratificada, quando se tratar de cargos em comisso que devero ser ocupados por servidor efetivo, a ser estabelecido em lei. Pargrafo nico - O servidor ocupante de cargo em comisso poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que estiver ocupando, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade.

Art. 10 - A nomeao para cargo efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecida a ordem de classificao e o prazo de sua validade. SEO III DA READAPTAO
2

Art. 11 - Readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica oficial. 1. Se considerado incapaz para o servio pblico, o readaptando ser aposentado. 2. A readaptao ser efetivada em cargo de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida e no implicar em aumento ou diminuio de vencimentos.

SEO IV DA REVERSO Art. 12 - Reverso o retorno atividade do servidor aposentado por invalidez quando, por junta mdica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos determinantes da aposentadoria. Art. 13 - A reverso far-se- no mesmo cargo, ou cargo resultante de sua transformao. Pargrafo nico - Encontrando-se provido este cargo, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga. Art. 14 - No poder reverter, o aposentado que j tiver completado setenta anos de idade.

SEO V DO APROVEITAMENTO Art. 15 - O aproveitamento o retorno a cargo pblico, de servidor colocado em disponibilidade. Art. 16 - O aproveitamento direito do servidor em disponibilidade e dever da administrao, que o conduzir quando houver vaga, em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado.

Art. 17 - Ser tornado sem efeito o aproveitamento, e cassada a disponibilidade se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo doena comprovada por junta mdica oficial.

SEO VI DA REINTEGRAO

Art. 18 - Reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. 1- Na hiptese do cargo ter sido extinto, o servidor ficar em disponibilidade, observado o disposto no artigo 38. 2. Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

SEO VII DA RECONDUO Art. 19 - Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrer de: I. II. Inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; Reintegrao do anterior ocupante.

Pargrafo nico - Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor ser aproveitado em outro, observada a correlao de cargos.

CAPTULO II DA VACNCIA Art. 20 A vacncia do cargo pblico decorrer de: I. II. III. IV. V. Exonerao; Readaptao; Aposentadoria; Posse em outro cargo inacumulvel; Falecimento;

Art. 21 A exonerao de cargo efetivo dar-se- a pedido do servidor, ou de ofcio. Art. 22 - A exonerao de ofcio dar-se-: I. Quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; II. Quando, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido. 1. - Em ambos os casos a exonerao de ofcio ser feita mediante processo administrativo, assegurada ampla defesa ao concursado.
4

.2 - Os servidores pblicos que trata o "caput" deste artigo, no amparados pelo artigo 19 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, podero, no interesse da administrao e conforme critrios estabelecidos em regulamento, ser exonerados mediante indenizao de um ms de remunerao por ano de efetivo exerccio no servio pblico municipal. Art. 23- A exonerao de cargo em comisso e as dispensas de funo de confiana, dar-se-o: I. II. A juzo da autoridade competente; A pedido do prprio servidor.

Art. 24 - O afastamento do servidor de funo de direo, chefia e assessoramento dar-se-: I. II. A pedido do prprio servidor; Mediante dispensa nos casos de:

a) cumprimento de prazo exigido para rotatividade na funo; b) por falta de exao no exerccio de suas atribuies, segundo o resultado do processo de avaliao, conforme estabelecido em lei e regulamento; c) afastamento para mandato eletivo. Art. 25- A vaga ocorre na data: I. II. Do falecimento; Da publicao:

a) da lei que cria o cargo; b) do ato que exonera, demite e aposenta. CAPTULO III DA REMOO Art. 26 - Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. CAPTULO IV DA SUBSTITUIO Art. 27 - Os servidores em cargos ou funo de direo ou chefia e os ocupantes de cargo em comisso tero substitutos indicados no regimento interno ou, no

caso de omisso, previamente designados pelo dirigente mximo do rgo ou entidade. .1 - O substituto assumir automtica e cumulativamente, sem prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio de cargo ou funo de direo ou chefia nos afastamentos ou impedimentos legais ou regulamentares do titular. .2 - O substituto far jus gratificao pelo exerccio do cargo comissionado ou funo de direo ou chefia , nos casos dos afastamentos ou impedimentos legais do titular, paga na proporo dos dias de efetiva substituio. TTULO III DO CONCURSO PBLICO, DA POSSE E DO EXERCCIO CAPTULO NICO SEO I DO CONCURSO PBLICO Art. 28 - O concurso pblico ter validade de at dois anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. .1.- As condies de realizao sero fixadas em edital, que ser publicado, de forma resumida, no Dirio Oficial do Estado, e de inteiro teor, em jornal de grande circulao no Municpio. .2 - Na falta de jornal de grande circulao no Municpio, o edital ser afixado em locais de acesso ao pblico. .3 - No se abrir novo concurso para o cargo que ainda tiver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. .4 - Os servidores estabilizados pela Constituio Federal, quando da participao em concurso pblico para fins de efetivao, assim como os ocupantes de cargos na administrao pblica em exerccio na data da publicao do edital de concurso pblico, tero seu tempo de servio prestado administrao municipal contado como ttulo, na forma que dispuser o edital, desde que no supere a 30% do total de pontos atribudos s provas escritas e objetivas.Declarado inconstitucional pelo ACP 040008028989-7 .5 - Compete Secretaria Municipal de Administrao, atravs de comisso designada, estabelecer as diretrizes e exercer a superviso e acompanhamento do concurso no mbito da administrao direta do Poder Executivo de suas Autarquias e Fundaes. .6 - Os concursos no mbito do Poder Legislativo sero organizados e supervisionados pela prpria Cmara Municipal.

7 - O concurso ser de provas ou de provas e ttulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrio do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, e quando indispensvel ao seu custeio, e ressalvada as hipteses de iseno nele expressamente previstas. Art. 29 - O critrio de desempate na classificao dos candidatos aprovados em concurso pblico de provas e ttulos, obedecer sucessivamente: I. II. III. ver; O que obtiver maior nmero de pontos na prova de ttulos, quando houver; O que obtiver maior nmero de pontos na Prova Prtica, quando houver; O que obtiver maior nmero de pontos na Prova Especfica, quando hou-

IV. O que obtiver maior nmero de pontos na Prova de Portugus, quando houver; V. O que for mais idoso. SEO II DA POSSE E DO EXERCCIO Art. 30 - A posse dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no qual devero constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que no podero ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofcio previstos em lei. 1 - A posse ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento. 2 - Em se tratando de servidor que esteja na data da publicao do ato de provimento, em licena prevista nos incisos I, III, e V do artigo 84, ou afastado nas hipteses do incisos I, IV e V, o prazo ser contado do trmino do impedimento. 3 - A posse poder ocorrer por interposta pessoa, mediante procurao especfica passada em cartrio, em caso de impossibilidade justificada da presena pessoal do nomeado ; 4 - S haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao; 5 - No ato da posse, o servidor apresentar declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio e declarao quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica. 6 - Ser tornado sem efeito o ato de provimento se a posse no ocorrer no prazo previsto no 1 deste artigo.

Art. 31 - A posse em cargo pblico depender de prvia inspeo mdica oficial. Pargrafo nico - S poder ser empossado aquele que for julgado apto fsica e mentalmente, para o exerccio do cargo. Art. 32 - Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico ou da funo pblica. 1 - de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor entrar em exerccio, contados da data da posse. .2 - Ser exonerado do cargo ou dispensado da funo o servidor empossado que no entrar em exerccio no prazo previsto no pargrafo anterior. .3 - A autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor, compete dar-lhe exerccio. .4 - O incio do exerccio de funo de confiana coincidir com a data de publicao do ato de designao, salvo quando o servidor estiver em licena ou afastado por qualquer outro motivo legal, hiptese em que recair no primeiro dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a trinta dias da publicao. Art. 33 - O incio, a suspenso, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor. I. Na hiptese de o servidor encontrar-se em licena ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo ser contado a partir do trmino do afastamento. II. facultado ao servidor declinar do prazo estabelecido no caput.

Art. 34 - Os servidores cumpriro jornada de trabalho fixada em razo das atribuies pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a durao mxima do trabalho semanal de quarenta e quatro horas e observados os limites mnimos e mximos de quatro horas e oito horas dirias, respectivamente. .1 - O ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana submetido ao regime de integral dedicao ao servio, podendo ser convocado sempre que houver interesse da administrao. .2 - O disposto neste artigo no se aplica durao de trabalho estabelecida em leis especiais. Art. 35 - Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por perodo de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual a sua aptido e capacidade sero objetos de avaliao para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores:

I. II. III. IV. V.

Produtividade; Assiduidade; Capacidade de iniciativa; Qualidade de trabalho; Responsabilidade.

.1 - A avaliao de desempenho ser, obrigatoriamente, feita no intervalo mximo de 12 (doze) meses, sendo a forma de avaliao regulamentada atravs de ato originrio da autoridade competente. (Redao dada pela LC 018/2004) .2 - O servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. .3 - O servidor em estgio probatrio poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao, e somente poder ser cedido a outro rgo ou entidade para ocupar quaisquer cargos de provimento em comisso, de nveis equivalentes. .4 - Ao servidor em estgio probatrio somente podero ser concedidas as licenas e os afastamentos previsto no art. 84, inciso I e IV. .5 - O estgio probatrio ficar suspenso durante as licenas e os afastamentos previstos no art. 84, incisos I, II, IV, bem assim na hiptese de participao em curso de formao e ser retomado a partir do trmino do impedimento. .6 - Para finalidade da avaliao supramencionada, a chefia imediata do servidor dever comunicar, mensalmente ou de imediato, conforme o caso requerer ao setor de pessoal, qualquer procedimento que no atender aos requisitos enumerados no "caput" deste artigo. TTULO IV DA ESTABILIDADE E DA DISPONIBILIDADE CAPTULO I DA ESTABILIDADE

Art. 36 - O servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo adquirir estabilidade no servio pblico ao completar 3 (trs) anos de efetivo exerccio, aps avaliao de desempenho positiva, conforme determinado no artigo 35. Art. 37 - O servidor estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado, de processo administrativo disciplinar no qual seja assegurada ampla defesa, mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma definida em lei, assegurada ampla defesa, ou em cumprimento Lei Complementar n. 101, Lei de Responsabilidade Fiscal.

Pargrafo nico - O servidor em estgio probatrio s poder ser exonerado mediante inqurito ou formalidades legais de apurao de sua capacidade, em que lhe seja dado amplo direito de defesa. CAPTULO II DA DISPONIBILIDADE Art. 38 - Nos casos de reorganizao ou extino de rgo ou entidade, extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade no rgo ou entidade, o servidor estvel que no for reenquadrado ser colocado em disponibilidade, at a seu aproveitamento na forma do artigo 39. Pargrafo nico - O servidor que no for colocado em disponibilidade poder ser mantido sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Administrao, ou ter exerccio provisrio, em outro rgo ou entidade, at seu adequado aproveitamento. Art. 39 - O retorno atividade de servidor em disponibilidade far-se- mediante aproveitamento em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. .1 - A Secretaria Municipal de Administrao determinar o imediato aproveitamento de servidor em disponibilidade, em vaga que vier a ocorrer nos rgos ou entidades da administrao pblica municipal. .2 - O Presidente da Cmara Municipal determinar o aproveitamento que vier a ocorrer no mbito do Poder Legislativo. .3 - Se julgado apto, o servidor assumir o exerccio do cargo no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de aproveitamento. 4 - Verificada a incapacidade definitiva, mediante laudo expedido por junta mdica oficial, o servidor em disponibilidade ser aposentado, obedecendo a proporcionalidade quanto ao vencimento. .5 - O servidor em disponibilidade poder se aposentar, desde que preencha os requisitos aplicados aposentadoria, ou ser colocado disposio de outro rgo pblico, a seu pedido. Art. 40 - Ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo doena comprovada atravs de junta mdica oficial. TTULO V DOS DIREITOS E VANTAGENS CAPTULO I DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO

10

Art. 41 - Vencimento retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. Pargrafo nico - Nenhum servidor receber, a ttulo de vencimento, importncia inferior ao salrio mnimo. Art. 42 - Remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes, estabelecidas em lei. 1 - A remunerao do servidor investido em funo ou cargo em comisso ser paga na forma prevista nos artigos 72 e 73. 2 - O servidor investido em cargo em comisso de rgo ou entidade diversa de sua lotao receber a remunerao de acordo com o estabelecido no 1 deste artigo. 3 - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel. Art. 43 - Nenhum servidor poder receber, mensalmente, a ttulo de remunerao, importncia superior soma dos valores percebidos como remunerao, em espcie, a qualquer ttulo, pelo Prefeito Municipal. Art. 44 - O servidor perder: I. A remunerao dos dias que faltar ao servio, sem motivo justificado.

II. A parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias no justificadas, sadas antecipadas, salvo na hiptese de compensao de horrio, at o ms subseqente ao da ocorrncia, a ser estabelecida pela chefia imediata. Pargrafo nico - As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio. Art. 45 - Salvo por imposio legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. Pargrafo nico - Mediante autorizao do servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao e com reposio de custos, na forma definida em regulamento. Art. 46 - As reposies e indenizaes sero previamente comunicadas ao servidor e descontadas em parcelas mensais em valores atualizados. .1 - A indenizao ser feita em parcelas cujo valor no exceda 10% da remunerao ou provento.

11

.2 - A reposio ser feita em parcelas cujo valor no exceda 25% da remunerao ou provento. .3 - A reposio ser feita em uma nica parcela quando constatado pagamento indevido no ms anterior ao do processamento da folha. Art. 47 - O servidor em dbito com o errio, que for demitido, exonerado, ou que tiver a sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ou ainda aquele cuja dvida relativa reposio seja superior a cinco vezes o valor da sua remunerao ter o prazo de sessenta dias para quitar o dbito. .1 - A no quitao no prazo previsto implicar na inscrio de seu dbito em dvida ativa. .2 - Os valores percebidos pelo servidor, em razo de deciso liminar de qualquer medida de carter antecipatrio ou sentena, posteriormente cassada ou revista, devero ser repostos no prazo de trinta dias, contados da notificao para faz-lo, sob pena de inscrio em dvida ativa. Art. 48 - O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultantes de deciso judicial. Art. 49 - O servidor pblico enquadrado em cargo de provimento efetivo que vier a ocupar um cargo de provimento em comisso, ou funo gratificada, poder escolher pelo maior vencimento entre os cargos. Exonerado do cargo em comisso, retornar ao cargo e vencimento de provimento efetivo. CAPTULO II DA ESTABILIDADE FINANCEIRA OU APOSTILAMENTO Art. 50 O servidor estvel detentor de cargo em comisso e funo gratificada, ressalvados os direitos adquiridos at esta data, ser regido pelos dispositivos seguintes: I O detentor de cargo de carreira, quando afastado do mesmo para exercer cargo de confiana, ao retornar ao cargo originrio, independente do lapso temporal, voltar a receber o salrio atinente ao cargo para o qual foi concursado, nomeado e empossado. (Redao dada pela LC 017/2004) a) mais de 4 (quatro) anos ininterruptos ou 6(seis) anos intercalados em cargo de confiana - 100% do valor da diferena entre o vencimento do cargo efetivo e do cargo comissionado ; (Suprimido LC 017/2004) b) mais de 2 (dois) anos ininterruptos ou 04 (quatro) anos intercalados em cargo de confiana - 50 % (cinqenta por cento) do valor da diferena entre o vencimento do cargo efetivo e do cargo comissionado. (Suprimido LC 017/2004)

12

Pargrafo nico - A estabilidade financeira de que trata este artigo, facultativa ao servidor, que poder optar por seu prprio vencimento, acrescido das vantagens pessoais que tenha adquirido.

CAPTULO III DAS VANTAGENS SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 51 - Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I. II. III. IV. Indenizaes; Gratificaes; Adicionais; Auxlios.

.1. As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. .2 - As gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados por lei.

Art. 52 - As vantagens previstas no inciso III do artigo anterior no sero computadas nem acumuladas para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. SEO II DAS INDENIZAES Art. 53 - Conceder-se- indenizao de transporte ao servidor que realizar despesas com utilizao de meio prprio de locomoo para execuo de servios externos, por fora das atribuies prprias do cargo, conforme se dispuser em regulamento. SUBSEO I DA AJUDA DE CUSTO Art. 54 - A ajuda de custo destina-se compensao das despesas de instalao do servidor que, no interesse de servio, passa a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, vedado o duplo pagamento de indenizao, a qualquer tempo, no caso de o cnjuge ou companheiro que detenha tambm a condio de servidor municipal vier a ter exerccio na mesma sede. .1 - Correm por conta da administrao as despesas de transporte de servidor e de sua famlia, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais.
13

.2 - famlia do servidor que falecer na nova sede so asseguradas ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do bito. Art. 55 - A ajuda de custo calculada sobre a remunerao do servidor, conforme se dispuser em regulamento, no podendo exceder a importncia correspondente a 3 (trs) meses, exceo do servidor da rea de sade, cuja ajuda de custo ser prestada enquanto for necessrio seu deslocamento. Art. 56 - No ser concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo em virtude de mandato eletivo. Art. 57- Poder ser concedida ajuda de custo quele que, no sendo servidor do municpio, for nomeado para cargo em comisso, com mudana de domiclio, e ainda, ao servidor concursado ou contratado para a rea de sade, que seja imprescindvel ao Municpio, e que, no residindo no mesmo, necessite fazer deslocamentos constantes para o cumprimento de sua jornada de trabalho.

SUBSEO II DAS DIRIAS Art. 58 - As dirias devero ser pagas antecipadamente at o limite presumvel da durao do deslocamento do servidor da sede, devendo ocorrer por dia de afastamento e pelo valor fixado em Decreto do Executivo. .1 - No caso de o deslocamento no atingir o limite, o servidor repor aos cofres municipais as dirias que houver recebido a mais. .2 - A diria integral quando o afastamento se der por mais de doze horas e exigir pousada. .3 - Ocorrendo afastamento por doze horas, devida apenas a parcela da diria relativa a alimentao. Art. 59 - O servidor, que a servio, se afastar da sede em carter eventual ou transitrio, para fora do municpio, far jus a passagens e dirias para cobrir as despesas de pousada, alimentao e locomoo urbana. .1 - A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da cidade. .2 - Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o servidor no far jus a dirias. .3 - Tambm no far jus a dirias o servidor que se deslocar dentro da mesma regio metropolitana, aglomerado urbano ou microrregio, constitudos por muni14

cpios limtrofes e regularmente institudos, salvo se houver pernoite fora da cidade, hipteses em que as dirias pagas sero sempre as fixadas para o afastamento dentro do municpio .4 - O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de 05 (cinco) dias. Art. 60 - Constitui infrao disciplinar grave, punvel na forma de lei, conceder ou receber diria indevidamente. SEO III DAS GRATIFICAES E ADICIONAIS Art. 61 - Alm do vencimento e das vantagens previstas nesta lei, sero deferidos aos servidores as seguintes retribuies, gratificaes e adicionais:

I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII.

Retribuio pelo exerccio de funo de direo, chefia e assessoramento; Gratificao natalina; Adicional por tempo de servio; Adicional pelo exerccio de atividades insalubres, perigosas ou penosas; Adicional pela prestao de servio extraordinrio; Adicional noturno; Salrio famlia; Outros, relativos ao local ou natureza de trabalho.

SUBSEO I DA GRATIFICAO NATALINA Art. 62 - A gratificao natalina correspondente a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano. Pargrafo nico - A frao igual ou superior a 15 (quinze) dias ser considerada como ms integral. Art. 63 - A gratificao ser paga at o dia 20 (vinte) do ms de dezembro de cada ano.

15

.1 - O servidor exonerado perceber sua gratificao natalina, proporcionalmente aos meses de exerccio, calculada sobre a remunerao do ms de exonerao. .2 - A gratificao de natal ser calculada somente sobre o vencimento do servidor, nele no includas vantagens, exceto no caso de cargo em comisso, quando a gratificao ser paga tendo por base o vencimento daquele cargo. .3 - A gratificao natalina ser estendida aos pensionistas e inativos e servidores em contrato temporrio, com base nos proventos que perceberem na data do respectivo pagamento. (Redao dada pela LC 018/2004) .4 - A gratificao natalina no ser considerada para clculo de qualquer vantagem pecuniria. SUBSEO II ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIO DA PROGRESSO POR MERECIMENTO Art. 64 - O adicional devido a razo de 1% (hum por cento) por binio de servio pblico efetivo prestado ao municpio, s autarquias e s fundaes pblicas municipais, contados a partir da data de entrada em vigor desta lei, observado o limite de 5 binios incidentes sobre o vencimento bsico do cargo efetivo, ainda que investido em funo ou cargo de confiana. (Redao dada Lei Complementar 012, de 23/08/2002). 1 - O servidor far jus ao adicional a partir do ms em que completar o binio. 2 - O servidor estvel na data da publicao desta lei, ter computado o seu tempo de servio para fins de clculo e o correto enquadramento de seu vencimento, no nvel e grau correspondente. (Revogado pela Lei Complementar 012, de 23/08/2002).

Art. 65. A progresso por merecimento, razo de 1 % a cada binio e 2% por qinqnio, sobre o vencimento inicial da classe, deve atender ao critrio de merecimento a ser apurado na forma determinada na Lei de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Municpio de Mariana. Pargrafo nico: a lei dispor sobre os adicionais por tempo de servio e merecimento devidos exclusivamente ao pessoal do magistrio. SUBSEO III ADICIONAL DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE, OU ATIVIDADES PENOSAS Art. 66 - Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas, radioativas ou com risco de vi16

da, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo. (Revogado pela LC 018/2004) .1 - O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade dever optar por um eles. .2 - O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminao das condies ou dos riscos que deram causa a sua concesso. Art. 67 - Haver permanente controle da atividade de servidor em operaes ou locais considerados penosos, insalubres ou perigosos. (Revogado pela LC 018/2004) Pargrafo nico - A servidora gestante ou lactante ser afastada, enquanto durar a gestao ou lactao, das operaes e locais previstos neste artigo, exercendo sua jornada de trabalho em local salubre e em servio no penoso e no perigoso. Art. 68 - Na concesso dos adicionais de atividades penosas, de insalubridade e de periculosidade sero observadas as situaes estabelecidas em legislao especfica. (Revogado pela LC 018/2004) 1. O adicional de atividade penosa ser devido aos servidores em exerccio em localidades cujas condies de vida o justifiquem, nos termos, condies e limites fixados em regulamento. 2. Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raio X ou substncias radioativas sero mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiao ionizante no ultrapassem o nvel mximo previsto na legislao especfica. 3 - O municpio envidar esforos para reduo ou eliminao dos fatores de risco inerentes ao trabalho, por meio de normas e adoo de polticas de higiene e segurana.

SUBSEO IV DO ADICIONAL POR SERVIO EXTRAORDINRIO Art. 69- O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) em relao hora normal de trabalho. Art. 70 - Somente ser permitido servio extraordinrio para atender s situaes excepcionais e temporrias, respeitando o limite mximo de 02 (duas) horas por jornada.

SUBSEO V
17

DO ADICIONAL NOTURNO Art. 71 - O servio noturno, prestado entre as 22 (vinte e duas) horas de 1 (um) dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, ter seu valor/hora acrescido de 20% (vinte por cento). Pargrafo nico - Em se tratando de servio extraordinrio, o acrscimo de que trata este artigo incidir sobre a remunerao prevista no artigo 42. SUBSEO VII GRATIFICAO DE FUNO Art. 72 - Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em funo de direo, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comisso devida retribuio pelo seu exerccio. .1 - A retribuio que trata o caput deste artigo, ou parcela da mesma, incorpora-se, conforme disposto no artigo 50, pargrafo nico e alneas, remunerao do servidor ocupante de cargo efetivo e integra o provimento de aposentadoria. .2 - Quando mais de uma funo ou cargo houver sido desempenhado no perodo de um ano, a importncia a ser incorporada ter como base de clculo a funo ou cargo exercido por maior tempo. 3 - Ocorrendo o exerccio de funo ou cargo de nvel mais elevado, por perodo de doze meses, aps uma incorporao anterior, poder haver a atualizao progressiva das parcelas j incorporadas, observado o disposto no pargrafo anterior. Art. 73 - A Lei Municipal que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Municpio de Mariana, estabelece o valor da remunerao dos cargos em comisso e das gratificaes previstas no artigo anterior. CAPTULO III DA CONTRATAO TEMPORRIA DE INTERESSE PBLICO Art. 74. Para atender s necessidades temporrias de excepcional interesse pblico, e garantir a continuidade e ininterrupo das obras e servios pblicos, nos termos do artigo 37, inciso IX da Constituio Federal, o Executivo Municipal poder contratar pessoal por tempo determinado, nas condies e prazos previstos nesta lei. Art. 75. Considera-se necessidade temporria de excepcional interesse pblico para fins de contratao temporria: I - assistncia a situaes de calamidade pblica; II - combate a surtos endmicos e campanhas de sade pblica; III - realizao de recenseamentos ou cadastros tcnicos municipais, para fins de implementar plano de governo;
18

IV - admisso de professores e outros funcionrios regidos pelo Estatuto do Magistrio do Municpio, quando decorrer aumento da demanda de alunos, em caso de substituio, e em caso de no preenchimento das vagas necessrias atravs de concurso pblico; V necessidade de pessoal, em decorrncia de demisso, exonerao, substituio, falecimento e aposentadoria de funcionrios nas unidades de servios ou em virtude de demanda de servios que justifique a contratao, em face da insuficincia do quadro de servidores efetivos; VI - execuo de servios por profissional de notria especializao, inclusive estrangeiro, nas reas de treinamento e pesquisas cientficas e tecnolgicas; VII - atendimento a programas especiais de governo, nas reas de sade, educao, habitao, saneamento e meio-ambiente; VIII para atendimento a convnios com rgos pblicos federais e estadual; IX para atendimento a outras situaes de urgncia definidas em ato normativo do Poder Executivo Municipal. Art. 76. O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos deste captulo, ser feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgao em jornal de grande circulao, exceto nas hipteses dos incisos I, II, IV e VI. Art. 77. O processo de contratao ser iniciado mediante proposta do Secretrio titular da secretaria solicitante, com a devida justificao par apreciao pelo Prefeito Municipal e os contratos devero conter todas as informaes e clusulas necessrias aos contratos de direito pblico em geral. Art. 78. As contrataes sero feitas por tempo determinado, prorrogvel at os seguintes prazos mximos: I - Nas hipteses dos incisos I, II e III do artigo 75, at doze meses; II No caso previsto no inciso VIII, o prazo de durao do convnio; III - nas demais hipteses, at vinte e quatro meses. (Redao dada pela LC 018/2004) 1. Somente podero ocorrer prorrogaes ou recontrataes, mediante justificativa do Prefeito Municipal em casos de extrema urgncia e casos de excepcionalidade, como adequao a programas do governo federal, ouvida a Controladoria do Municpio. 2. As contrataes de que trata este captulo asseguram o recebimento da remunerao pactuada, a percepo do adicional sobre o labor em horrio extraordinrio e gratificao natalina, razo de 1/12 da remunerao por ms trabalhado, no sendo devida qualquer outra parcela remuneratria ou indenizatria, no gerando, em hiptese alguma, vnculo empregatcio . (Redao dada pela LC 018/2004)

Art. 79. As contrataes somente podero ser feitas com observncia da dotao oramentria especfica e mediante prvia justificao do Secretrio Municipal sob cuja superviso se encontrar o rgo ou entidade contratante.
19

Pargrafo nico. Os rgos ou entidades contratantes encaminharo Controladoria Municipal, para controle da aplicao do disposto nesta lei, cpia dos contratos efetivados. Art. 80. A remunerao do pessoal contratado nos termos deste captulo ser fixada, observando-se os padres de vencimentos dos planos de carreira, e, nos casos de profissional de notria especializao ou profissional estrangeiro, os valores do mercado de trabalho. Pargrafo nico - No se aplicam ao pessoal contratado os benefcios e vantagens concedidos por esta lei aos servidores de carreira, salvo direitos adquiridos. Art. 81. Os contratos firmados nos termos deste captulo, extinguem-se: I pelo trmino do prazo contratual; II por iniciativa do contratado; III por iniciativa do Chefe do Poder Executivo Municipal. 1. Nos contratos por tempo determinado ser inserida clusula de alerta de que estaro sempre presentes as possibilidades de modificaes ou resciso unilateral das demais ou de todas as clusulas regulamentares da prestao de servios, a critrio da administrao. 2. A parte que desejar rescindir o contrato antes do prazo, dever dar cincia outra com 30 (trinta) dias de antecedncia, sob pena de multa equivalente ao valor de um ms de remunerao prevista no contrato. Art. 82. O pessoal contratado nos termos deste captulo no poder: I - receber atribuies, funes ou encargos no previstos no respectivo contrato; II - ser nomeado ou designado, ainda que a ttulo precrio ou em substituio, para o exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana. Pargrafo nico. A inobservncia do disposto neste artigo importar na resciso do contrato, sem prejuzo da responsabilidade administrativa das autoridades envolvidas na transgresso. Art. 83. As infraes disciplinares atribudas ao pessoal contratado nos termos deste captulo, sero apuradas mediante sindicncia, concluda no prazo de trinta dias e assegurada ampla defesa. CAPTULO IV DAS LICENAS

20

SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 84 - Conceder-se- ao servidor licena: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. Para tratamento de sade; Para gestante, adotante e paternidade; Por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro; Para servio militar; Para atividade poltica; Por assiduidade/para capacitao; Para tratar de interesses particulares; Para desempenho de mandato classista; Por acidente de trabalho. Por motivo de doena em pessoas da famlia.

.1 - A licena prevista no inciso X ser precedida de exame por mdico ou junta mdica oficial. 2 - O servidor no poder permanecer em licena da mesma espcie por perodo superior a 24 (vinte e quatro) meses, salvo nos casos dos incisos III, IV, V e VIII. .3 - vedado o exerccio de atividade remunerada durante o gozo da licena prevista no inciso X deste artigo. Art. 85- A licena concedida dentro de 60 (sessenta) dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada como prorrogao.

SEO II DA LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE Art. 86 - Ser concedida ao servidor licena para tratamento de sade, a pedido ou de ofcio, com base em percia mdica feita por mdico da prefeitura Municipal, sem prejuzo remunerao que o servidor fizer jus, pelo prazo de 15 (quinze) dias. Art. 87 - Para licena superior a 15 (quinze) dias, a Prefeitura Municipal de Mariana dever encaminhar o funcionrio percia mdica da Previdncia Social. Art. 88 - Aps o 16 dia de afastamento, o funcionrio ter direito ao auxlio - doena pago pelo Instituto Nacional da Previdncia Social, de acordo com as leis especficas da Previdncia Social. Art. 89. O funcionrio em gozo de auxlio doena, insuscetvel de recuperao para sua atividade habitual, dever submeter-se a processo de reabilitao profissional para o exerccio de outra atividade. No cessar o benefcio at que seja
21

dado como habilitado para o desempenho de nova atividade que lhe garante a subsistncia ou, quando considerado no recupervel, for aposentado por invalidez. SEO III DA LICENA PARA GESTANTE, ADOTANTE E DA LICENA PATERNIDADE Art. 90 - Ser concedida licena servidora gestante, por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuzo de sua remunerao, que ser paga integralmente pela Previdncia Social, conforme Lei n 9.876, de 26 de novembro de 1999. .1 - A licena poder ter incio no 1o (primeiro) dia do 9o (nono) ms de gestao, salvo antecipao por prescrio mdica. .2 - No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do parto. .3 - No caso de natimorto, decorridos 30 (trinta) dias do evento, a servidora ser submetida a exame mdico, e se julgada apta, reassumir o exerccio. .4 - No caso de aborto natural, atestado por mdico oficial, a servidora ter direito a 15 (quinze) dias de repouso remunerado pela Previdncia Social. Art. 90A servidora lactante, ao trmino da licena regulamentar e a mediante recomendao do servio mdico municipal, poder ser concedida licena adicional, denominada LICENA AMAMENTAO por mais 60 (sessenta dias), destinada amamentao do filho. 1 - A LICENA AMAMENTAO de que trata este artigo ser custeada pelo Municpio, mantendo a integridade dos vencimentos da servidora beneficiada . (Redao dada pela Lei n 2.146/2007) Art. 91 - Pelo nascimento ou adoo do filho, o servidor ter direito licena paternidade de 05 (cinco) dias consecutivos. Art. 92 - Para amamentar o prprio filho, at a idade de 06 (seis) meses, a servidora lactante ter direito, durante a jornada de trabalho, a 0l (uma) hora de descanso, que poder ser parcelada em perodos de (meia) hora.

SEO IV DA LICENA POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DE CNJUGE OU COMPANHEIRO(A)

22

Art. 93 - Poder ser concedida licena, sem remunerao, ao servidor para acompanhar cnjuge ou companheiro(a), servidor pblico civil ou militar, que for designado(a) para prestar servio fora do Municpio, ou empossado em cargo eletivo estadual ou federal. Pargrafo nico - A licena ser concedida mediante pedido devidamente instrudo e vigorar pelo tempo que durar a designao do cnjuge ou companheiro.

SEO V DA LICENA PARA SERVIO MILITAR Art. 94 - Ao servidor convocado para o servio militar ser concedida licena, na forma e condies prevista na legislao especfica. .1 - Do vencimento do servidor ser descontada a importncia percebida na qualidade de incorporado, salvo se tiver havido opo pelas vantagens do servio militar. .2 - Ao servidor desincorporado ser concedido um prazo de 07 (sete) dias para reassumir o exerccio de suas funes, sem perda de vencimento.

SEO VI DA LICENA PARA ATIVIDADE POLTICA Art. 95 - O servidor ter direito a licena, sem remunerao, durante o perodo que mediar entre a sua escolha, em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura perante a justia eleitoral. 1 - O servidor candidato a cargo pblico na localidade onde desempenha suas funes e onde exera cargo de direo, chefia, assessoramento, ou arrecadao, dele ser afastado, a partir do dia imediatamente posterior ao do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral, at o dcimo dia seguinte ao do pleito. .2 - A partir do registro de sua candidatura e at 10 o (dcimo) dia seguinte ao da eleio o servidor far jus licena, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo perodo de trs meses.

SEO VII DA LICENA-PRMIO POR ASSIDUIDADE / CAPACITAO Art. 96 - Aps cada qinqnio de efetivo exerccio, o servidor poder, no interesse da administrao, afastar-se do exerccio do cargo efetivo, com a respectiva remunerao, por at trs meses, para participar de curso de capacitao profissional.
23

Pargrafo nico - Os perodos de licena de que trata o caput no so acumulveis. Art. 97 - No sero concedidas licena-prmio ao servidor que, no respectivo perodo aquisitivo: I. Sofrer penalidade disciplinar de suspenso;

II. Afastar-se do cargo em virtude de: a) licena por motivo de doena em pessoa da famlia sem remunerao; b) licena para tratar de assuntos e interesses particulares; c) condenao a pena privativa de liberdade em virtude de sentena definitiva; d) afastamento para acompanhar cnjuge ou companheiro. Pargrafo nico - A concesso de licena prmio se dar mediante requerimento do servidor dirigido ao rgo de pessoal, que verificar se os requisitos legais exigidos forem satisfeitos e encaminhar ao chefe imediato do servidor para emisso de parecer quanto convenincia da concesso. Art. 98- O nmero de servidores em licena-prmio no poder ser superior a 1/4 (um quarto) de lotao da respectiva unidade administrativa do rgo ou entidade. SEO VIII DA LICENA PARA TRATAR DE INTERESSES PARTICULARES Art. 99 - A critrio da administrao, poder ser concedida ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que no esteja em estgio probatrio, licena para tratar de assuntos particulares, pelo prazo de at dois anos consecutivos, sem remunerao. .1 - A licena poder ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do servio. .2 - No se conceder nova licena antes de decorridos dois anos do trmino da anterior ou de sua prorrogao. SEO IX DA LICENA PARA DESEMPENHO DE MANDATO CLASSISTA

Art. 100 - assegurado o direito licena ao servidor ou ao empregado pblico investido em mandato eletivo sindical para desempenho da atividade em confederao, associao de classe ou sindicato representativo da categoria.

24

Pargrafo nico A licena de que trata este artigo somente ser concedida a um servidor, dentre os eleitos pela categoria atravs de pleito legtimo, aps anuncia da Administrao, respeitando o que dispe este Estatuto e a Lei Complementar 03/2001. (Redao dada pela LC 027/2005) .1 - Somente podero ser licenciados os servidores eleitos para cargos de direo ou representao nas referidas entidades. (Revogado LC 027/2005) .2 - A licena ter durao idntica do mandato, podendo ser prorrogada no caso de reeleio e por uma nica vez. (Revogado LC 027/2005) .3 - O servidor ocupante de cargo em comisso ou funo gratificada dever desencompatibilizar-se do cargo ou funo quando empossar-se no mandato de que trata este artigo. (Revogado LC 027/2005) SEO X DA LICENA POR ACIDENTE DE TRABALHO Art. 101 - Ser licenciado com remunerao integral, o servidor acidentado em servio, sendo 50% pagos pela Prefeitura Municipal de Mariana, e 50% pela Previdncia Social, de acordo com a legislao especfica. Art. 102 - Configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido. Pargrafo nico - Equipara-se ao acidente em servio o dano decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio de seu cargo. Art. 103 - A prova do acidente ser feita no prazo de 10 (dez) dias, prorrogvel quando as circunstncias o exigirem. SEO XI DA LICENA POR MOTIVO DE DOENA EM PESSOAS DA FAMLIA Art. 104- Poder ser concedida licena ao servidor por motivo de doena do cnjuge ou companheiro(a), dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovao por junta mdica oficial. Pargrafo nico - A licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao do horrio, na forma do disposto no inciso II do artigo 44. SEO XII DA LICENA PARA EXERCCIO DE MANDATO ELETIVO

25

Art. 105 - Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposies: I. Tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficar afastado do cargo; II. Investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; III. Investido no mandato de vereador: a) havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. b) no havendo compatibilidade de horrio, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. CAPTULO IV DAS FRIAS E DO ADICIONAL DE FRIAS Art. 106 - Aps cada perodo de 12 (doze) meses de vigncia do contrato de trabalho, o servidor far jus a 30 (trinta) dias consecutivos de frias, na seguinte proporo: I - 30 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 (cinco) vezes; II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas; III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e trs) faltas; IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas. 1 - O perodo das frias ser computado, para todos os efeitos, como tempo de servio. 2 - O perodo de gozo das frias dever ocorrer nos 12 (doze) meses subseqentes data em que o servidor tiver adquirido o direito. 3 - O servidor lotado no quadro do Magistrio ter seu perodo de gozo de frias definido em funo do calendrio escolar, dentro das disposies contidas em lei especfica. (Redao dada pela LC 018/2004) Art. 106 A - No ser considerada falta ao servio, para os efeitos do Art. anterior, a ausncia do servidor: I - nos casos referidos no art. 114;

26

II - durante o licenciamento compulsrio da servidora por motivo de maternidade ou aborto, observados os requisitos para percepo do salrio-maternidade custeado pela Previdncia Social; III - por motivo de acidente do trabalho ou enfermidade atestada pela Previdncia Social, excetuada a hiptese do art. 106 B; IV - durante a suspenso preventiva para responder a inqurito administrativo ou de priso preventiva, quando for impronunciado ou absolvido; e V - nos dias em que tenha sido decretado ponto facultativo salvo quando o servidor houver sido requisitado para planto de servio essencial. (Redao dada pela LC 018/2004) Art. 106B - No ter direito a frias o servidor que durante o perodo aquisitivo tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxlio-doena por mais de 6 (seis) meses, embora descontnuos. (Redao dada pela LC 018/2004) 1 - A licena sem vencimentos, concedida nos termos do artigo 84 deste Estatuto, a exceo daquela prevista no Inciso II, suspende a contagem do perodo aquisitivo de frias. (Redao dada pela LC 018/2004) Art. 107 - O pagamento da remunerao das frias, acrescido do tero constitucional, ser efetuado at 02 (dois) dias antes do incio do respectivo perodo de gozo. (Redao dada pela LC 018/2004) Pargrafo nico - facultado ao servidor converter 1/3 (um tero) das frias em abono pecunirio, desde que o requeira com pelo menos 60 (sessenta) dias de antecedncia. Art. 108 - O servidor exonerado do cargo efetivo, ou em comisso, perceber indenizao relativa ao perodo das frias a que tiver direito e ao incompleto, na proporo de 1/12 (um doze avos) por ms de efetivo exerccio, ou frao superior a 14 (quatorze) dias, sempre acrescido de 1/3 de acordo com determinao constitucional. Pargrafo nico - A indenizao ser calculada com base na remunerao do ms em que for publicado o ato de exonerao. Art. 109 - O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substncias radioativas gozar 20 (vinte) dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao. Pargrafo nico - O servidor referido neste artigo no far jus ao abono pecunirio de que trata o pargrafo nico do artigo 107.

27

Art. 110 - As frias somente podero ser interrompidas por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral, ou por necessidade de servio, declarada pela autoridade mxima do rgo ou entidade. Pargrafo nico - O restante do perodo interrompido ser gozado em uma s vez, observado o disposto no artigo 106. Art. 111 - O servidor em regime de acumulao lcita, perceber o adicional calculado sobre a remunerao dos cargos, cujo perodo aquisitivo lhe garanta o gozo das frias. CAPTULO V DO AFASTAMENTO PARA ESTUDO NO EXTERIOR Art. 112 - O servidor no poder ausentar-se do Pas para estudo, sem autorizao do Prefeito Municipal ou tratando-se de servidor do Poder Legislativo, do Presidente da Cmara Municipal. 1 - A ausncia no exceder de quatro anos e, findo o estudo, somente decorrido igual perodo, ser permitida nova ausncia. 2 - Ao servidor beneficiado pelo disposto neste artigo, cuja despesa for custeada pelo Tesouro Municipal, no ser concedida exonerao ou licena para tratar de interesse particular, antes de decorrido o perodo igual ao afastamento, ressalvada a hiptese de ressarcimento da despesa havida com seu afastamento. Art. 113 - O afastamento para estudo no exterior obedecer ao disposto em regulamento.

CAPTULO VI DAS CONCESSES Art. 114 - Sem qualquer prejuzo, poder o servidor ausentar-se do servio: I. II. Por 01 (um) dia, para doao de sangue; Por 02 (dois) dias, para se alistar como eleitor;

III. Por 08 (oito) dias consecutivos em razo de: a) casamento; b) falecimento do cnjuge, companheiro(a), pais, madrasta e padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos. SEO I DO HORRIO ESPECIAL PARA SERVIDOR ESTUDANTE
28

Art. 115 - Ser concedido horrio especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. 1 - Para efeito do disposto neste artigo, ser exigida a compensao de horrio no rgo ou entidade que tiver exerccio, respeitada a durao da jornada semanal do trabalho. 2 - Tambm ser concedido horrio especial ao servidor portador de deficincia, quando comprovada a necessidade por junta mdica oficial, independentemente de compensao de horrio. Art. 116 - Ao servidor estudante que mudar de sede no interesse da administrao, assegurada na localidade da nova residncia ou na mais prxima, matrcula em instituio de ensino congnere, em qualquer poca, independente de vaga. Pargrafo nico - O disposto neste artigo estende-se ao cnjuge ou companheiro(a), aos filhos, ou enteados do servidor, que vivam na sua companhia, bem como aos menores sob sua guarda, com autorizao judicial. SEO II DO SISTEMA PREVIDENCIRIO Art. 117 Aos servidores ocupantes de cargos efetivos do Municpio, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo, atravs do recolhimento de contribuio ao Instituto Nacional de Previdncia Social INSS. Art. 118 - O plano de benefcios, visa a dar cobertura aos riscos a que esto sujeitos o servidor e sua famlia, atendendo s seguintes finalidades: I. Garantir meios de subsistncia nos eventos de doena, invalidez, velhice, acidente em servio, inatividade, falecimento, recluso e pobreza; II. Assistncia sade.

Pargrafo nico - Os benefcios sero concedidos nos termos e condies definidos pelas Leis da Previdncia Social, em seus regulamentos e nesta lei. Art. 119 - Os benefcios previdencirios compreendem: I. Quanto ao servidor: ] a) Auxlio - doena; b) aposentadoria por invalidez;

29

c) aposentadoria compulsria; d) aposentadoria por tempo de contribuio; e) auxlio - natalidade; f) salrio - famlia; g) assistncia financeira; h) assistncia reeducativa e readaptao profissional. II. Quanto aos dependentes:

a) penso por morte do servidor; b) auxlio - recluso; c) auxlio - funeral; III. Quanto ao segurado e seus dependentes:

a) assistncia sade; b) servio social e apoio previdencirio.

Art. 120. Os proventos da aposentadoria, por ocasio da sua concesso, sero calculados com base na remunerao do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria e, na forma da lei, correspondero totalidade da remunerao. I Os proventos da aposentadoria por invalidez permanente, sero proporcionais ai tempo de contribuio, exceto de decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas em lei; II Os proventos da aposentadoria compulsria, aos setenta anos de idade, sero proporcionais ao tempo de contribuio; III Os proventos da aposentadoria voluntria, cumprido o tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observaro as seguintes condies: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco anos de contribuio, se homem, e cinqenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. 2. Os proventos da aposentadoria e as penses, por ocasio da sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo
30

em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. 3. vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados os casos de atividades exercidas exclusivamente sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, definidos em lei complementar federal. 4. Ressalvadas as aposentadorias decorrentes de cargos acumulveis permitidos na forma da Constituio federal, vedada a percepo de mais de uma aposentadoria conta do regime de previdncia previsto nesta lei. 5. Os proventos da aposentadoria e as penses sero revistos na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados e pensionistas quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. 6 O regime geral de previdncia social aplica-se a todos os servidores municipais.

Art. 121. O municpio de Mariana dever definir, no prazo mximo de 12 meses a partir da instituio do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, a forma de complementao das aposentadorias referentes aos servidores municipais cuja remunerao ultrapasse o teto mximo do INSS. SEO III DO AUXLIO RECLUSO Art. 122 - famlia do servidor ativo devido o auxlio recluso, que ser concedido pela Previdncia Social, nos termos da legislao pertinente. CAPTULO VII DO DIREITO DE PETIO Art. 123 - assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Pblicos, em defesa de direito ou de interesses legtimos, e a obteno de certides para defesa de direitos e esclarecimentos de situaes de interesse pessoal. Art. 124 - O requerimento ser dirigido ao Secretrio Municipal de Administrao, e encaminhado por intermdio da autoridade a que estiver imediatamente subordinado o requerente.

31

Art. 125 - Cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, no podendo ser renovado. Pargrafo nico - O requerimento e o pedido de reconsiderao de que tratam os artigos anteriores devero ser despachados no prazo de 05 (cinco) dias e decididos dentro de 30 (trinta) dias. Art. 125 - Caber recurso: I. II. Do indeferimento do pedido de reconsiderao. Das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos.

1 - O recurso ser dirigido autoridade imediatamente superior a que estiver expedido o ato ou proferido a deciso, e, em 2 instncia, ao Prefeito Municipal. 2 - O recurso ser encaminhado por intermdio da autoridade a que estiver imediatamente subordinado o requerente. Art. 126 - O prazo para interposio de pedido de reconsiderao ou de recurso de 30 (trinta) dias, a contar da publicao ou da cincia, pelo interessado, da deciso recorrida.

Art. 127 - O recurso poder ser recebido, com efeito suspensivo, a juzo da autoridade competente. Pargrafo nico - Em caso de provimento do pedido de reconsiderao ou do recurso, os efeitos da deciso retroagiro data do ato impugnado. Art. 128 O direito de requerer prescreve: I. em 05 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalhos; II. em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. Pargrafo nico - O prazo de prescrio ser contado da data da publicao do ato impugnado ou da data da cincia, pelo interessado quando o ato no for publicado. Art. 129 - O pedido de reconsiderao e o recurso quando cabveis, interrompem a prescrio. Pargrafo nico - Interrompida a prescrio, o prazo recomear a correr pelo restante, no dias em que cessar a interrupo.

32

Art. 130 - A prescrio de ordem pblica, no podendo ser relevada pela administrao. Art. 131. Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou procurador por ele constitudo. Art. 132. A administrao dever rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade. CAPTULO VIII DA CONTAGEM DO TEMPO DE SERVIO Art. 133- A apurao do tempo de servio ser feito em dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como trezentos e sessenta e cinco dias. Art. 134 - Alm das ausncias do servidor previstas no artigo 84, so considerados como de efetivo exerccio os afastamentos em virtude de: I. Exerccio de cargo em comisso ou equivalente, em rgo ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, Municpios e Distrito Federal; II. Exerccio de cargo ou funo de governo ou administrao, em qualquer parte do municpio, por nomeao do Prefeito Municipal; III. Participao em programa de treinamento regularmente institudo, conforme dispuser em regulamento; IV. Desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoo por merecimento; V. Licena:

a) gestante, adotante e paternidade; c) para tratamento da prpria sade, at o limite de vinte e quatro meses cumulativos ao longo do tempo de servio pblico prestado ao Municpio, em cargo de provimento efetivo, com remunerao pelo INSS; c) para desempenho de mandato classista, exceto para efeito de promoo por merecimento; d) por motivo de acidente em servio ou doena profissional; e) para capacitao conforme dispuser o regulamento; f) por convocao para o servio militar. VI. deslocamento para a nova sede;

33

VII. participao em competio esportiva ou convocao para integrar representao desportiva municipal, estadual e nacional, no pas ou no exterior, conforme disposto em lei especfica. Pargrafo nico - Aprovado o candidato no programa de formao, o tempo destinado ao seu cumprimento ser computado, para todos os efeitos, como de efetivo exerccio no cargo pblico em que venha a ser investido. Art. 135 - Contar-se- para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I. O tempo de contribuio no servio pblico prestado Unio, Estados, demais Municpios e Distrito Federal; II. A licena para tratamento de sade de pessoa da famlia do servidor, com remunerao; III. A licena para atividade poltica;

IV. O tempo de servio em atividade pblica ou privada, vinculada Previdncia Social; V. O tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no servio pblico municipal; VI. O tempo de servio relativo ao tiro de guerra;

VII. O tempo de licena para tratamento da prpria sade, at o limite de vinte e quatro meses cumulativos ao longo do tempo de servio pblico prestado ao Municpio, em cargo de provimento efetivo, observadas as disposies das leis da Previdncia Social;

TTULO VI DA INDENIZAO Art. 136 - Quando da dispensa de detentor de funo pblica, ou seja, aquele cujo o ingresso no tenha ocorrido em virtude de aprovao em concurso pblico, admitido anteriormente data da aprovao desta lei, e no estabilizado pela Constituio Federal de l988, ser-lhe- assegurada indenizao, independente de qual das partes tenha tomado a iniciativa da dispensa, composta das seguintes parcelas: I - Remunerao integral correspondente ao valor do ms da dispensa; II - Frias vencidas e/ou proporcionais a que tenha direito; III - Gratificao natalina proporcional a que tenha direito;

34

IV - Salrio famlia integral referente ao ms da dispensa. TTULO VII DO REGIME DISCIPLINAR CAPTULO I DOS DEVERES Art. 137 - So deveres do servidor: I. II. III. IV. V. exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; ser leal s instituies a que servir; observar as normas legais e regulamentos; cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; atender com presteza:

a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; d) s requisies para a defesa da Fazenda Pblica. VI. levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; VII. VIII. IX. X. XI. XII. zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico; guardar sigilo sobre assuntos da repartio; manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; ser assduo e pontual ao servio; tratar com urbanidade as pessoas; representar contra ilegalidade ou abuso de poder.

Pargrafo nico - A representao de que trata o inciso XII ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada, assegurando-se ao representado o direito de defesa.

CAPTULO II
35

DAS PROIBIES Art. 138 - Ao servidor pblico proibido: I. ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; II. retirar, sem prvia anuncia da autoridade, qualquer documento ou objeto da repartio; III. recusar f a documentos pblicos;

IV. opor resistncia injustificada ao documento e processo ou execuo de servio; V. promover manifestao de apreo no recinto da repartio;

VI. cometer a pessoa estranha repartio fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuies que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; VII. coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico; VIII. manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil; IX. valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; X. participar de gerncia ou administrao de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, quotista ou comanditrio; XI. atuar, como procurador intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e, cnjuge ou companheiro; XII. receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XIII. proceder de forma desidiosa;

XIV. utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares; XV. cometer a outro servidor atribuies estranhas s do cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias;

36

XVI. exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho; XVII. recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.

CAPTULO III DA ACUMULAO Art. 139 - Ressalvados os casos previstos na Constituio da Repblica, vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos. 1 - A proibio de acumular estende-se a cargos, empregos e funes em Autarquias, Fundaes Pblicas, Empresas Pblicas, Sociedades de economia mista da Unio, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municpios. 2 - A acumulao de cargos, ainda que lcita, fica condicionada comprovao da compatibilidade de horrios. Art. 140 - O servidor no poder exercer mais de um cargo em comisso, exceo da interinidade provisria, de que trata o pargrafo nico do artigo 9, nem ser remunerado pela participao em rgo de deliberao coletiva. 1 - O servidor vinculado ao regime desta lei, que acumular licitamente dois cargos de carreira, quando investido em cargos de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos recebendo sua remunerao nos termos dos artigos 42 e 72. 2 - O afastamento previsto neste artigo ocorrer apenas em relao a um dos cargos, se houver compatibilidade de horrios. CAPTULO IV DAS RESPONSABILIDADES Art. 141 - O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Art. 142 - A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. 1 - A indenizao de prejuzo dolosamente causado ao errio somente ser liquidada na forma prevista no artigo 47, na falta de outros bens que assegurar a execuo do dbito pela via judicial. 2 - Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva. 3 - A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida.
37

Art. 143 - A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputados ao servidor nessa qualidade. Art. 144 - A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. Art. 145 - As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. Art. 146 - A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou a sua autoria. CAPTULO V DAS PENALIDADES Art. 147 - So penalidades disciplinares: I. II. III. IV. V. VI. Advertncia; Suspenso Demisso; Aposentadoria ou disponibilidade; Destituio de cargo em comisso; Destituio de funo comissionada.

Art. 148 - Na aplicao das penalidades sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao cometida, os danos que dela provirem para o servio pblico, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais. Pargrafo nico - O ato de imposio da penalidade mencionar sempre o fundamento legal e a causa da sano disciplinar. Art. 149 - A advertncia ser aplicada por escrito, nos casos de violao de proibio constante do artigo 138, incisos I a VII e XVII, e de inobservncia de dever funcional previsto em lei, regulamento ou norma interna, que no justifique imposio de penalidade mais grave. Art. 150 - A suspenso ser aplicada em caso de reincidncia das faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita a penalidade de demisso, no podendo exceder de 90 (noventa) dias. 1 - Ser punido com suspenso de at 15 (quinze) dias o servidor que injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao

2 - Quando houver convenincia para o servio, a penalidade de suspenso poder ser convertida em multa, na base de 50% (cinqenta por cento) do dia de vencimento, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio.
38

Art. 151 - As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados aps o decurso de 3 (trs) e 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. Art. 152 - A demisso ser aplicada nos seguintes casos: I - crime contra a administrao pblica; II - abandono de cargo; Inassiduidade habitual; III- improbidade administrativa; IV - incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio; V - insubordinao grave em servio; VI - ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; VII - aplicao irregular de dinheiro pblico; VIII - revelao de segredo apropriado em razo de cargo; IX - leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio municipal; X corrupo; XI - acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; XI - transgresso do art. 138, incisos IX e XV. Art. 153 - Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a autoridade a que se refere o artigo 152, inciso IV, notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo improrrogvel de 10 (dez) dias, contados da data da cincia e na, hiptese da omisso, adotar procedimento sumrio para sua apurao e regularizao imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolver nas seguintes fases: I. Instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso, a ser composta por dois servidores estveis, e simultaneamente indicar a autoria e materialidade da transgresso objeto da apurao; II. III. Instruo sumria, que compreende acusao, defesa e relatrio; Julgamento.

39

1 - A indicao da autoria de que trata o inciso I dar-se- pelo nome e matrcula do servidor, e a materializao pela descrio dos cargos, empregos ou funes pblicas em situao de acumulao ilegal, dos rgos ou entidades de vinculao, das datas de ingresso, do horrio de trabalho e do correspondente regime jurdico. 2 - A comisso lavrar, at trs dias aps a publicao do ato que a constituiu, termo de acusao em que sero transcritas as informaes de que trata o pargrafo anterior, bem como promover a citao pessoal do servidor acusado, ou por intermdio de sua chefia imediata, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa, assegurando-lhe vista do processo na repartio, observado os dispostos nos artigos 176 e 177. 3 - Apresentada a defesa, a comisso elaborar relatrio conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor, em que resumir as peas principais dos autos, opinar sobre a ilicitude da acumulao em exame, indicar o respectivo dispositivo legal e remeter o processo autoridade instaladora para o julgamento. 4 - No prazo de cinco dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso, aplicando-se, quando for o caso, o disposto no pargrafo nico do artigo 176. 5 - A opo pelo servidor at o ltimo dia do prazo para defesa configurar sua boa - f hiptese em que converter-se- automaticamente em pedido de exonerao do outro cargo. 6 - Caracterizada a acumulao ilegal e provada a m-f, aplicar-se- a pena de demisso, destituio ou cassao de aposentadoria ou disponibilidade em relao aos cargos ou funes pblicas em regime de acumulao ilegal, a hiptese ser comunicada aos rgos ou entidades de vinculao. 7 - O prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumrio no exceder trinta dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por at 15 (quinze) dias, quando as circunstncias o exigirem. 8 - O procedimento sumrio rege-se pelas disposies deste artigo, observando-se no que lhe for aplicvel, subsidiariamente, as disposies dos ttulos V e VI desta lei. Art. 154 - As penalidades disciplinares sero aplicadas: I. pelo Prefeito, pelo Presidente da Cmara e pelo dirigente superior de Autarquia ou Fundao, quando se tratar de demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade de servidor vinculado ao respectivo poder ou entidade;

40

II. pelas autoridades administrativas de hierarquia imediatamente inferior quelas mencionadas no inciso I, quando se tratar de suspenso, superior a 30 (trinta) dias; III. pelo chefe da repartio e outras autoridades na forma dos respectivos regimentos, nos casos de advertncia ou de suspenso de at 30 (trinta) dias; IV. pela autoridade que houver feito a nomeao, quando se tratar de destituio de cargo em comisso. Art. 155 - A ao disciplinar prescrever: I. em 05 (cinco) anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria e destituio de cargo de comisso; II. III. em 02 (dois) anos quanto suspenso; em 180 (cento e oitenta) dias quanto advertncia.

1 - O prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido. 2 - Os prazos de prescrio previstos na lei penal aplicam-se s infraes disciplinares capituladas tambm com crime. 3 - A abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar interrompe a prescrio, at a deciso final proferida por autoridade competente. 4 - Interrompido o curso da prescrio, o prazo recomear a correr a partir do dia em que cessar a interrupo. TTULO VIII DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 156 - A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Art. 157 - As denncias sobre irregularidades sero objeto de apurao, desde que contenham a identificao e o endereo do denunciante, e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade. Pargrafo nico - Quando o fato narrado no configurar evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia ser arquivada por falta de objeto. Art. 158 - Da sindicncia poder resultar:
41

I. II. III.

Arquivamento do processo. Aplicao de advertncia ou suspenso de at 30 (trinta) dias. Instaurao de processo disciplinar.

Pargrafo nico O prazo para concluso da sindicncia no exceder 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual perodo, a critrio da autoridade superior. Art. 159 - Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso, por mais de 30 (trinta) dias, de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso, ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar. CAPTULO II DO AFASTAMENTO PREVENTIVO Art. 160 - Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder determinar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico - O afastamento poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concludo o processo. CAPTULO III DO PROCESSO DISCIPLINAR Art. 161 - O processo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido. Art. 162 - O processo disciplinar ser conduzido por comisso, composta de 03(trs) servidores estveis, designados pela autoridade competente que indicar dentre eles, o seu presidente. 1 - A comisso ter como secretrio servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicao recair em um dos seus membros. 2 - No poder participar de comisso de sindicncia ou inqurito, cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at terceiro grau. Art. 163 - A comisso exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da administrao.

42

Pargrafo nico - As reunies e as audincias das comisses tero carter reservado. Art. 164 - O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: I. II. III. Instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; Inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa e relatrio; Julgamento.

Art. 165 - O prazo para concluso do processo disciplinar no exceder 60 (sessenta) dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem. 1 - Sempre que necessrio, a comisso dedicar tempo integral, aos seus trabalhos, ficando seus membros dispensados do ponto, at a entrega do relatrio final. 2 - As reunies da comisso sero registradas em atas que devero detalhar as deliberaes adotadas. SEO I DO INQURITO Art. 166 - O inqurito administrativo obedecer ao princpio do contraditrio, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilizao dos meios e recursos admitidos em direito. Art. 167 - Os autos da sindicncia integraro o processo disciplinar como pea informativa da instruo. Pargrafo nico - Na hiptese do relatrio da sindicncia concluir qual a infrao est capitulada como ilcito penal, a autoridade competente encaminhar cpia dos autos ao Ministrio Pblico, independente da imediata instaurao do processo disciplinar. Art. 168 - Na fase do inqurito, a comisso promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. Art. 169 - assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo, pessoalmente ou por intermdio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial. 1 - O presidente da Comisso poder denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos.

43

2 - Ser indeferido o pedido de prova pericial, quando a comprovao do fato independer de conhecimento especial de perito. Art. 170 - As testemunhas sero intimadas a depor mediante mandato expedido pelo Presidente da Comisso, devendo a segunda via, com ciente do interessado, ser anexada aos autos. Pargrafo nico - Se a testemunha for servidor pblico, a expedio do mandato ser imediatamente comunicada ao chefe da repartio onde serve, com indicao do dia e hora marcados para a inquirio. Art. 171 - O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo lcito testemunha traz-lo j escrito. 1 - As testemunhas sero inquiridas separadamente. 2 - Na hiptese de depoimentos contraditrios, proceder-se- acareao entre os depoentes. Art. 172 - Concluda a inquirio das testemunhas a comisso promover o interrogatrio do acusado, observados os procedimentos previstos dos artigos 164 e 165. 1 - No caso de mais de um acusado, cada um deles ser ouvido separadamente, e sempre que divergirem em suas declaraes sobre os fatos ou circunstncias, ser promovida a acareao entre eles. 2 - O procurador do acusado poder assistir ao interrogatrio, bem como a inquirio das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-lhe, porm, reinquir-las, por intermdio do Presidente da Comisso. Art. 173 - Quando houver dvidas sobre a sanidade mental do acusado, a comisso propor a autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial, da qual participe pelo menos um mdico psiquiatra. Pargrafo nico - O incidente de sanidade mental ser processado em auto apartado e apenso ao processo principal, aps a expedio do laudo pericial. Art. 174 - Tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a indiciao do servidor, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas. 1 - O indiciado ser citado por mandado expedido pelo Presidente da Comisso para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-lhe vista do processo na repartio. 2 - Havendo dois ou mais indiciados, o prazo comum ser de 20 (vinte) dias. 3 - O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro, para diligncias reputadas indispensveis.
44

4 - No caso de recusa do indiciado em apor o ciente na cpia da citao, o prazo para defesa contar-se- da data declarada em termo prprio, pelo membro da comisso que fez a citao, com a assinatura de 02 (duas) testemunhas. Art. 175 - O indiciado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar o lugar onde poder ser encontrado. Art. 176 - Achado-se o indiciado em lugar incerto e no sabido, ser citado por edital, publicado no Dirio Oficial e/ou em jornal de grande circulao no Municpio para apresentar defesa, ou ainda na Prefeitura e Cmara Municipal. Pargrafo nico - Na hiptese deste artigo, o prazo para defesa ser de 15 (quinze) dias a partir da publicao do edital. Art. 177 - Considerar-se- a revel o indiciado que regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal. 1 - A revelia ser declarada, por termo, nos autos do processo e devolver o prazo para a defesa. 2 - Para defender o indiciado revel, a autoridade instauradora do processo designar um servidor como defensor dativo, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de um mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. Art. 178 - Apreciada a defesa, a comisso elaborar relatrio minucioso, onde resumir as peas principais dos autos e mencionar as provas em que se baseou para formar a sua convico. 1 - O relatrio ser sempre conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor. 2 - Reconhecida a responsabilidade do servidor, a comisso indicar o dispositivo legal ou regulamentar transgredido, bem como circunstncias agravantes ou atenuantes. Art. 179 - O processo disciplinar, com o relatrio da comisso, ser remetido autoridade que determinou a sua instaurao, para julgamento.

SEO II DO JULGAMENTO Art. 180 - No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo a autoridade julgadora proferir a sua deciso.

45

1 - Se a penalidade a ser aplicada exceder a alada da autoridade instauradora do processo, este ser encaminhado autoridade competente, que decidir em igual prazo. 2 - Havendo mais de um indiciado e diversidade de sanes, o julgamento caber autoridade competente para a imposio de pena mais grave. 3 - Se a penalidade prevista for demisso ou cassao de aposentadoria ou disponibilidade, o julgamento final caber s autoridades de que trata o inciso I do artigo 154. 4 - Reconhecida pela comisso a inocncia do servidor, a autoridade instauradora do processo determinar o seu arquivamento, salvo se flagrantemente contrria prova dos autos. Art. 181 - O julgamento acatar o relatrio da comisso, salvo quando contrrio s provas dos autos. Pargrafo nico - Quando o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrand-la ou isentar o servidor de responsabilidade. Art. 182 - Verificada a existncia de vcio insanvel, a autoridade julgadora declarar a nulidade, total ou parcial do processo, e ordenar a constituio de outra comisso para a instaurao de novo processo. 1 - O julgamento fora do prazo legal no implica nulidade do processo. 2 - A autoridade julgadora que der causa a prescrio de que trata o pargrafo 2, artigo 155, ser responsabilizada na forma do captulo IV do ttulo VI. Art. 183 - Extinta a punibilidade pela prescrio, a autoridade julgadora determinar o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor. Art. 184 - Quando a infrao estiver capitulada como crime, o processo disciplinar ser remetido ao Ministrio Pblico para instaurao da ao penal, ficando trasladado na repartio. Art. 185 - O servidor que responder a processo disciplinar s poder ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, aps a concluso do processo e o cumprimento da penalidade, caso aplicada.

SEO III DA REVISO DO PROCESSO Art. 186 - O processo disciplinar poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao de penalidade aplicada.
46

1 - Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da famlia poder requerer a reviso do processo. 2 - No caso de incapacidade mental do servidor, a reviso ser requerida pelo respectivo curador. Art. 187 - No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. Art. 188 - A simples alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso que requer elementos novos, ainda no apreciados no processo originrio. Art. 189 - O requerimento de reviso do processo ser dirigido ao Prefeito Municipal, que, se autorizar a reviso, encaminhar o pedido ao dirigente do rgo ou entidade onde se originou o processo disciplinar. Pargrafo nico - Deferida a petio, a autoridade competente providenciar a constituio de comisso, na forma prevista no artigo 162 desta lei. Art. 190 - A reviso correr em apenso ao processo originrio. Pargrafo nico - Na petio inicial, o requerente pedir dia e hora para a produo de provas e inquirio das testemunhas que arrolar. Art. 191 - A Comisso revisora ter at 60 (sessenta) dias para concluso dos trabalhos, prorrogvel por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem. Art. 192 - Aplicam-se aos trabalhos da comisso revisora, no que couber, as normas e procedimentos prprios da comisso do processo disciplinar. Art. 193 - O julgamento caber autoridade que aplicou a penalidade nos termos do artigo147, desta lei. Pargrafo nico - O prazo para julgamento ser de at 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poder determinar diligncias. Art. 194 - Julgada procedente a reviso, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relao destituio de cargo em comisso, que ser convertida em exonerao. Pargrafo nico - Da reviso do processo no poder resultar agravamento de penalidade. TTULO IX DAS DISPOSIES GERAIS E FINAIS

47

Art. 195 - O dia do servidor pblico ser comemorado em 28 de outubro. Art. 196 - Podero ser institudos, no mbito dos Poderes Executivo e Legislativo, os seguintes incentivos funcionais, alm daqueles j previstos nos respectivos planos de carreira: I. prmios pela apresentao de idias, inventos ou trabalhos que favoream o aumento de produtividade e a reduo dos custos operacionais; II. concesso de medalhas, diplomas de honra ao mrito, condecorao e elogio. Art. 197 - Os prazos previstos nesta lei sero contados em dias corridos, excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia til seguinte, o prazo vencido em dia que no haja expediente. Art. 198 - Por motivo de crena religiosa ou convico filosfica ou poltica, nenhum servidor poder ser privado de quaisquer de seus direitos, sofrer discriminao em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres. Art. 199 - So assegurados ao servidor pblico municipal os direitos de associao profissional e sindical, deles resultando: a) o direito de ser representado pelo sindicato ou associao, inclusive como substituto processual; b) a inamovibilidade do dirigente sindical, at um ano aps o final do mandato, exceto se pedido; c) o desconto em folha, sem nus para a entidade sindical a que for filiado, o valor das mensalidades e contribuies definidas em assemblia geral da categoria; d) a negociao coletiva; e) o ajuizamento, individual ou coletivamente, frente justia estadual, nos termos da Constituio Federal. Art. 200 - Nos casos omissos neste Estatuto sero aplicados subsidiariamente, as disposies da Lei Orgnica Municipal, da Constituio do Estado de Minas Gerais e da Constituio Federal. Art. 201 - Para custeio das despesas decorrentes desta lei, sero utilizados os recursos oramentrios prprios, com a suplementao necessria ou mediante crdito especial, na forma da lei. Art. 202 Ressalvados os direitos adquiridos por fora de leis anteriores, esta Lei Complementar entrar em vigor na data de sua publicao.

48

Art. 203 - Revogam-se as disposies em contrrio, em especial a Lei Municipal n 21, de 10 de outubro de 1975. Mando, portanto, a todos a quem o conhecimento e execuo desta Lei pertencer, que a cumpram e faam cumprir, to inteiramente como nela se contm.

MARIANA, 26 de dezembro de 2001.

CELSO COTA NETO Prefeito Municipal

49

Das könnte Ihnen auch gefallen