Sie sind auf Seite 1von 8

ESTADO DO PIAU PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA FUNDAO CULTURAL MONSENHOR CHAVES CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA PROJETO CULTURAL A.

TITO FILHO EDITAL 2012 A Prefeitura Municipal de Teresina, por intermdio da Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e do Conselho Municipal de Cultura, nos termos da Lei Municipal n 2.194, de 24 de maro de 1993 e alteraes posteriores, tornam pblico o presente Edital para seleo pblica de apoio a projetos culturais no mbito do Municpio de Teresina, no sentido de concorrerem a financiamento do Fundo Municipal de Cultura e considerando que: a) a competncia de aprovao para financiamento e apoio a Projetos Culturais do Conselho Municipal de Cultura; b) o Conselho Municipal de Cultura, no uso de suas atribuies legais define, atravs deste Edital, as regras e normas que regulamentam a concesso de incentivos fiscais de que trata a referida Lei; c) a concesso prevista neste Edital contar com recursos do Fundo Municipal de Cultura. CAPITULO PRIMEIRO - DA DEFINIO DOS PROJETOS Art. 1 Podem concorrer projetos nas reas de msica, teatro, dana, cinema, fotografia e vdeo, literatura, folclore, artesanato, artes plsticas (artes visuais), patrimnio histrico, cultural e natural, de natureza material e imaterial, bem como pesquisas nas reas referidas. Art. 2 So objeto de incentivo, exclusivamente, os projetos culturais que visem exibio, utilizao e circulao pblica dos bens culturais deles resultantes, sendo vetada a concesso de incentivo a obras, produtos, eventos ou outros decorrentes, destinados ou circunscritos, exclusivamente, a ciclos privados ou a colees de particulares. Art. 3 Ficam estabelecidas as seguintes condies de participao: a) podem participar da seleo artistas, produtores, grupos ou companhias, doravante identificados como proponente, com atuao no Municpio de Teresina; b) vedada a participao de membros do Conselho Municipal de Cultura e de servidores da Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves; c) cada proponente pode inscrever somente um projeto, como autor ou co-autor; d) vedada a participao de proponentes que estejam irregulares com as prestaes de contas referentes a incentivos anteriores. Pargrafo nico. Para efeito de inscrio, no caso de grupos ou companhias, deve ser indicado um representante (pessoa fsica), que atuar administrativa e juridicamente em todas as fases do presente Edital. CAPTULO SEGUNDO - DA INSCRIO DOS PROJETOS Art. 4 A inscrio do projeto implica ao autor conhecimento e tcita aceitao das normas e condies estabelecidas neste Edital, em relao s quais no pode alegar desconhecimento. Art. 5 As inscries so gratuitas e recebidas pela Comisso de Gerenciamento e Fiscalizao de Projetos, do Conselho Municipal de Cultura, no perodo de 02 de julho a 03 de

Prefeitura Municipal de Teresina


Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves Conselho Municipal de Cultura Rua Flix Pacheco n 1430, Centro, fone: 3215-7815 64000-000 Teresina - PI.

ESTADO DO PIAU PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA FUNDAO CULTURAL MONSENHOR CHAVES setembro de 2012, exceto aos sbados, domingos e feriados, no horrio das 8:00 s 13:00 horas, rua Flix Pacheco, 1430, Centro, em Teresina, Estado do Piau. Pargrafo nico. A inscrio de cada projeto deve ser feita pelo prprio proponente ou seu representante legal, no sendo aceitas inscries enviadas por Correio, por meios eletrnicos e aps o prazo de encerramento das inscries. Art. 6 Os proponentes devem apresentar, em envelope lacrado, 2 (duas) vias do projeto em formulrio padro, disponvel no mesmo endereo da inscrio e no site www.fcmc.pi.gov.br, e seus anexos. Art. 7 Os proponentes apresentam suas inscries mediante a entrega de: a) ficha de inscrio (Formulrio Padro - Anexo I); b) cpia do documento de identidade; c) cpia do comprovante de endereo no Municpio de Teresina (contas de gua, luz, telefone, IPTU e assemelhados); d) currculo profissional para pessoa fsica, e acervo profissional, para pessoa jurdica (Formulrios Padres Anexos II/A e II/B); e) prova de representao legal, no caso de pessoa jurdica, compreendendo cpias do contrato social ou estatuto, da ata de criao da entidade e da ata de posse da diretoria; f) 2 (duas) cpias do projeto; 1 O conjunto de documentos encaminhados no ser devolvido. 2 A relao oficial de inscritos deve ser divulgada no site da FMCMC www.fcmc.pi.gov.br e no Dirio Oficial do Municpio DOM. CAPTULO TERCEIRO - DOS PROJETOS Art. 8 O projeto, datilografado ou digitado em computador, deve ser entregue em 2 (duas) cpias encadernadas, assim estruturado: a) justificativa, objetivos e estratgia de ao (Formulrio Padro - Anexo V); b) cronograma de produo (Formulrio Padro - Anexo VI); c) oramento (Formulrio Padro - Anexo VII). Art. 9 O projeto deve estar acompanhado dos seguintes materiais especficos, conforme a rea: a) msica, com gravao de CD ou DVD, contendo, no mnimo, cinco msicas com cpias das letras, executadas pelos interessados; b) teatro, com cpia do texto e devida autorizao do autor; c) artes plsticas (artes visuais), com descrio das linguagens e tcnicas a serem utilizadas e, conforme o caso, portflio, prottipo, maquete ou instruo de montagem; d) dana, com portflio e vdeo do trabalho a ser montado; e) patrimnio histrico e cultural, com croqui do planejamento e fotografias; f) cinema e vdeo, com portflio e roteiro do trabalho a ser produzido; g) literatura, com cpia do texto literrio ou cientfico; h) artesanato, com portflio e prottipo; i) folclore, com roteiro ou vdeo; j) fotografia, com portflio constando, no mnimo, cinco fotografias; k) artes circenses; l) pesquisa dos temas acima, inclusive histrica, com cpia de texto ou de reedio.
Prefeitura Municipal de Teresina
Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves Conselho Municipal de Cultura Rua Flix Pacheco n 1430, Centro, fone: 3215-7815 64000-000 Teresina - PI.

ESTADO DO PIAU PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA FUNDAO CULTURAL MONSENHOR CHAVES CAPTULO QUARTO - DA APRECIAO DOS PROJETOS Art. 10. Compete Comisso de Gerenciamento e Fiscalizao de Projetos homologar as inscries dos projetos, observando o cumprimento das exigncias do presente Edital. Art. 11. Os projetos inscritos e os respectivos proponentes sero avaliados em 3 (trs) etapas: a) triagem, coordenada pela Comisso de Gerenciamento e Fiscalizao de Projetos, com o objetivo de verificar se o proponente cumpre as exigncias previstas no presente Edital; b) avaliao da situao fiscal e documental dos proponentes e das instituies representantes; c) avaliao, realizada por conselheiros ou especialistas cadastrados junto ao Conselho Municipal de Cultura. 1 Os especialistas so escolhidos dentre pessoas de reconhecida competncia nas diferentes reas abrangidas por este Edital. 2 Os conselheiros e especialistas tm prazo de trinta dias corridos para apresentao de parecer, atribuindo a cada projeto uma nota final em escala de 0 a 100 (zero a cem), para orientao do Conselho Municipal de Cultura, sem efeito vinculante, observado: a) relevncia social e cultural do projeto; b) clareza, coerncia e alcance dos objetivos; c) coerncia com os objetivos e viabilidade das estratgias de ao; d) compatibilidade do oramento com o conjunto das estratgias; e) adequao do cronograma ao conjunto do projeto. Art. 12. Os membros da Comisso de Gerenciamento e Fiscalizao de Projetos no podem apresentar vnculo familiar at o 3 (terceiro) grau e de trabalho com nenhum proponente. Art. 13. Aps a avaliao os projetos, so distribudos para comisses especficas, por reas, integradas pelos membros do Conselho Municipal de Cultura e aprovadas em sesso plenria. Pargrafo nico. As comisses especficas tm prazo de trinta dias corridos para elaborar a relao preliminar dos projetos aptos ao incentivo, em cada rea, por ordem de prioridade, a partir da anlise dos projetos e pareceres dos avaliadores. Art. 14. A relao final dos projetos aprovados para incentivo nos termos do presente Edital deferida em sesso plenria, podendo o Conselho Municipal de Cultura reunir-se tantas vezes quantas forem necessrias para a concluso dos trabalhos, desde que no ultrapasse o prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da concluso do relatrio das comisses especficas. Pargrafo nico. O Conselho deve privilegiar as reas menos contempladas nos dois ltimos editais, bem como priorizar projetos de proponentes ainda no beneficiados pela Lei A. Tito Filho. CAPTULO QUINTO - DOS CRITRIOS Art. 15. Os projetos inscritos e os respectivos proponentes sero avaliados nas formas do captulo anterior e de acordo com os seguintes critrios, com total mximo de 100 (cem) pontos: a) currculo do proponente 0 a 20 (zero a vinte) pontos; b) qualidade e originalidade do projeto 0 a 40 (zero a quarenta) pontos; c) importncia da realizao do projeto para o contexto artstico do Municpio de Teresina 0 a 20 (zero a vinte) pontos;
Prefeitura Municipal de Teresina
Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves Conselho Municipal de Cultura Rua Flix Pacheco n 1430, Centro, fone: 3215-7815 64000-000 Teresina - PI.

ESTADO DO PIAU PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA FUNDAO CULTURAL MONSENHOR CHAVES d) planejamento das aes estratgicas de consistncia, coerncia e metodologia de acessibilidade ao produto final 0 a 20 (zero a vinte) pontos. Pargrafo nico. A avaliao deve ser levada em conta pelo Conselho Municipal de Cultura, sem efeito vinculante. CAPTULO SEXTO - DOS INCENTIVOS Art. 16. So disponibilizados para fins deste Edital os totais de R$ 1.000.000,00 (um milho de reais). Art. 17. Nenhum projeto pode exceder ao valor mximo de 10% (dez por cento) do valor total, nem ficar aqum do valor mnimo de 1% (um por cento) do valor total. Art. 18. Na planilha de custos de cada projeto deve constar o valor destinado ao lanamento do produto, inclusive com matria publicitria paga, divulgando o apoio institucional, o nome do patrocinador e meno Lei A. Tito Filho. Art. 19. O valor do patrocnio repassado ao proponente em trs parcelas, no mximo, correspondendo ltima parcela s despesas de lanamento e publicidade, exigindo-se, para sua liberao, a comprovao prvia destas despesas. Art. 20. A execuo financeira de cada projeto acompanhada pela Comisso de Gerenciamento e Fiscalizao de Projetos. Art. 21. Fica vedada a complementao de recursos para os projetos aprovados. Art. 22. Incluem-se entre as despesas do projeto aquelas referentes a servios de terceiros, material de consumo prprio da obra e recolhimento de tributos. 1 vedada a incluso de despesas referentes a materiais e assessrios permanentes, alimentao, bebida e despesas de transportes, bem como servios e direitos autorais prprios. 2 Despesas com alimentao e bebidas s sero permitidas no coquetel de lanamento do produto cultural. Art. 23. O Conselho Municipal de Cultura vai oferecer oficina para orientar a preparao e as formalidades da elaborao e execuo do projeto de incentivo cultural. CAPTULO STIMO DAS OBRIGAES DOS PROPONENTES CLASSIFICADOS Art. 24. O proponente classificado deve apresentar, em no mximo 30 (trinta) dias aps a divulgao do resultado no Dirio Oficial do Municpio, os seguintes documentos para a assinatura do termo contratual: I - proponente (pessoa fsica): a) cpia autenticada do documento de identidade; b) cpia autenticada do Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); c) certido negativa de dbitos e tributos e contribuies municipais; d) comprovante de residncia no Municpio de Teresina; e) termo de compromisso para a execuo do projeto classificado (Formulrios Padres Anexos III e IV);
Prefeitura Municipal de Teresina
Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves Conselho Municipal de Cultura Rua Flix Pacheco n 1430, Centro, fone: 3215-7815 64000-000 Teresina - PI.

ESTADO DO PIAU PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA FUNDAO CULTURAL MONSENHOR CHAVES f) dados bancrios para depsito dos recursos; g) comprovante de residncia no Municpio de Teresina; h) autorizao de cesso de direitos autorais, caso o projeto faa uso de obra de terceiros; i) autorizao do uso de imagem de personagens reais e/ou de comunidades imprescindveis realizao do projeto; j) termo de compromisso de incluso das logomarcas dos patrocinadores e realizadores do presente Edital (Formulrio Padro - Anexo III); k) termo de compromisso de divulgao dos produtos culturais (Formulrio Padro - Anexo IV); II - instituio representante (pessoa jurdica com fins lucrativos): a) termo de compromisso para a execuo do projeto classificado; b) dados bancrios da instituio representante para depsito dos recursos; c) cpia autenticada do documento de Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) do representante legal; d) cpia autenticada do documento de Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ); e) certido negativa de dbitos de tributos e contribuies federais, estaduais e municipais; f) termo de compromisso para a execuo do projeto classificado (Formulrios Padres Anexos III e IV); g) dados bancrios para depsito dos recursos; h) comprovante de endereo de sede ou filial no Municpio de Teresina; i) autorizao de cesso de direitos autorais, caso o projeto faa uso de obra de terceiros; j) autorizao do uso de imagem de personagens reais e/ou de comunidades imprescindveis realizao do projeto; k) termo de compromisso de incluso das logomarcas dos patrocinadores e realizadores do presente Edital (Formulrio Padro - Anexo III); l) termo de compromisso de divulgao dos produtos culturais (Formulrio Padro - Anexo IV); III - instituio representante (pessoa jurdica sem fins lucrativos): a) cpia do ato constitutivo da instituio e sua ultima alterao, tambm autenticada, quando for o caso; b) cpia do documento de identidade do representante legal; c) cpia do documento de Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) do representante legal; d) cpia do documento de Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ); e) certido negativa de dbitos de tributos e contribuies federais, estaduais e municipais; f) termo de compromisso para a execuo do projeto classificado (Formulrios Padres Anexos III e IV); g) dados bancrios para depsito dos recursos; h) comprovante de endereo de sede ou filial no Municpio de Teresina; i) autorizao de cesso de direitos autorais, caso o projeto faa uso de obra de terceiros; j) autorizao do uso de imagem de personagens reais e/ou de comunidades imprescindveis realizao do projeto; k) termo de compromisso de incluso das logomarcas dos patrocinadores e realizadores do presente Edital (Formulrio Padro - Anexo III); l) termo de compromisso de divulgao dos produtos culturais (Formulrio Padro - Anexo IV); 1 O proponente classificado ou a instituio representante devem abrir conta corrente no Banco Brasil S/A especfica para o recebimento do montante do projeto, no podendo esta conta
Prefeitura Municipal de Teresina
Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves Conselho Municipal de Cultura Rua Flix Pacheco n 1430, Centro, fone: 3215-7815 64000-000 Teresina - PI.

ESTADO DO PIAU PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA FUNDAO CULTURAL MONSENHOR CHAVES receber qualquer outro incentivo que no tenha origem dos recursos da Lei Municipal n 2.194/93, sob pena de ser cancelado o contrato, alm de demais penalidades legais cabveis. 2 Os proponentes contemplados ou a instituio representante que estiver em situao de pendncia, inadimplncia ou falta de prestaes de contas em contratos ou convnios celebrados junto Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, ou outro rgo pblico municipal no poder firmar termo contratual. CAPTULO OITAVO DAS OBRIGAES DOS PROPONENTES CONTEMPLADOS Art. 25. Os proponentes contemplados obrigam-se a realizar os projetos em at 180 (cento e oitenta) dias a partir da data de recebimento da primeira parcela, sob pena de cancelamento do projeto cultural e devoluo da verba recebida, salvo se o projeto for de natureza sazonal, quando o prazo vai at 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Art. 26. Os projetos que possam ser executados em apresentaes, devem realiz-las, em no mnimo de 10 (dez), a preo popular, respeitando-se a obrigatoriedade de meia entrada, nos Teatros Municipais ou nas Escolas do Municpio de Teresina; nos demais, devem fazer exposio dos seus trabalhos em no mnimo 5 (cinco) Escolas do Municpio de Teresina, tudo por conta do projeto. Art. 27. Eventuais alteraes nos projetos contemplados s podem ser implementadas aps autorizao por escrita do Presidente do Conselho Municipal de Cultura, referendado por este. Art. 28. Os proponentes contemplados devem enviar ao Conselho Municipal de Cultura e a Comisso de Gerenciamento e Fiscalizao de Projetos relatrio semestral e o relatrio final comprovando o desenvolvimento do projeto proposto, que so publicados no site da instituio, visando a dar ampla publicidade ao pblico em geral. Art. 29. No relatrio final, a ser entregue em at 30 (trinta) dias aps o prazo previsto no art. 20, do presente Edital, devem ser apresentadas s comprovaes de realizao do projeto e do produto final: a) descrio e avaliao do projeto, incluindo o perfil do pblico atingido; b) repercusso nos meios de comunicao, incluindo cpias de matrias veiculadas e 5 (cinco) exemplares das peas de divulgao; c) no mnimo 5 (cinco) fotografias, em meio digital, registrando as atividades do projeto e a respectiva autorizao do autor para veiculao no site e publicaes da Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, salvo se for arte conceitual, quando deve ser entregue 1 (uma) filmagem ou seguimento de fotos do processo. Art. 30. Os proponentes contemplados comprometem-se a incluir em todo material oriundo da execuo do projeto e divulgao a logomarca da Prefeitura Municipal de Teresina, da Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e da Lei Municipal n 2.194/93 (Projeto Cultural Prof. A. Tito Filho), que devem ser disponibilizadas no site da FMC www.fcmc.pi.gov.br, alm do texto: O Projeto foi contemplado pela Lei A. Tito Filho. Art. 31. Os proponentes contemplados autorizam a Prefeitura Municipal de Teresina e a Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves a registrar e utilizar institucionalmente sua imagem na mdia impressa, na internet e em outros materiais para divulgao do Projeto Cultural Prof. A. Tito Filho por tempo indeterminado, sem que seja devida nenhuma remunerao a este ttulo.
Prefeitura Municipal de Teresina
Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves Conselho Municipal de Cultura Rua Flix Pacheco n 1430, Centro, fone: 3215-7815 64000-000 Teresina - PI.

ESTADO DO PIAU PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA FUNDAO CULTURAL MONSENHOR CHAVES

CAPTULO NONO DAS PRESTAES DE CONTAS Art. 32. As prestaes de contas so regidas pela Resoluo do Tribunal de Contas do Estado do Piau n 1.804, de 12 de novembro de 2008, devendo constar: a) comprovantes originais ou cpias autenticadas das despesas realizadas, no valor igual ou superior ao do benefcio recebido; b) comprovantes originais ou cpias autentica da comprovao do recebimento dos recursos; c) demonstrativo financeiro da receita e despesa; d) extratos bancrios; e) extratos de aplicaes financeiras; f) quadro demonstrativo de despesas; g) certido negativa de dbitos e tributos e contribuies municipais, no caso de pessoa fsica; h) certido negativa de dbitos e tributos e contribuies federais, estaduais e municipais, no caso de pessoa jurdica; i) comprovante de recolhimento aos cofres municipais do saldo financeiro remanescente, no prazo de 30 (trinta) dias, inclusive saldos de aplicaes financeiras. 1 Os modelos de Demonstrativo Financeiro da Receita e o Quadro Demonstrativo da Despesa a que se refere o item acima, so os padronizados pela Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. 2 Os documentos acima mencionados so obrigatrios para todas as prestaes de contas. 3 O recebimento da segunda e terceira parcela vinculado prestao de contas, respectivamente da primeira e da segunda parcela aps parecer e aprovao pela Comisso e Gerenciamento e Fiscalizao de Projetos e pelo Conselho Municipal de Cultura. 4 O proponente fica obrigado a realizar uma prestao de contas final, em at 30 (trinta) dias aps o prazo previsto no art. 24, do presente Edital, sob pena de ficar impedido de ser contemplado pelos incentivos da Lei Municipal n 2.194/93, por 3 (trs) anos, a partir da data de publicao de Portaria do Presidente da Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves no Dirio Oficial do Municpio, dando publicidade s irregularidades constatadas, aps prvio direito de defesa. CAPTULO DCIMO DA INADIMPLNCIA Art. 33. considerada inadimplncia, entre outros casos: a) a irregular aplicao do recurso; b) no-apresentao da prestao de contas no prazo determinado; c) a irregular execuo do Plano de Trabalho aprovado. Pargrafo nico. A aplicao irregular dos recursos implica restituio pelo benefcio aos cofres pblicos da importncia recebida, devidamente corrigida, sem prejuzo de outras penalidades. CAPTULO DCIMO PRIMEIRO DAS DISPOSIES FINAIS Art. 34. Os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho Municipal de Cultura, em sesso plenria. Art. 35. A participao no presente Edital no impede que os proponentes contemplados obtenham outros recursos junto iniciativa pblica ou privada, utilizando ou no as leis de incentivo
Prefeitura Municipal de Teresina
Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves Conselho Municipal de Cultura Rua Flix Pacheco n 1430, Centro, fone: 3215-7815 64000-000 Teresina - PI.

ESTADO DO PIAU PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA FUNDAO CULTURAL MONSENHOR CHAVES cultura vigente no pas. Quando tal situao ocorrer, o proponente contemplado deve detalhar em seu relatrio final as linhas de financiamento, citando as instituies patrocinadoras e os valores investidos. Art. 36. Alm das penalidades previstas na Lei Federal n 8.666/93, o proponente contemplado e a instituio representante que infringirem as disposies do presente Edital e/ou termo de contrato ficaro automaticamente impossibilitadas de se inscrever, participar ou receber qualquer espcie de auxlio, ajuda de custo ou subvenes sociais da Prefeitura Municipal de Teresina, Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e do Projeto Cultural Prof. A. Tito Filho pelo perodo de 03 (trs) ano, a partir da data de publicao de Portaria da Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves no Dirio Oficial do Municpio, dando publicidade s irregularidades constatadas, aps prvio direito de defesa. Art. 37. O desembolso dos recursos do presente Edital vai se dar conforme a disponibilidade do Fundo Municipal de Cultura. Art. 38. Todos os projetos aprovados por este edital devero obedecer, na sua publicao e material de divulgao, os padres de identidade visual de acordo com o Anexo V. Art. 39. Este Edital entra em vigor na data de sua publicao. Sala das sesses plenrias do Conselho Municipal de Cultura de Teresina, em 29 de junho de 2012.

Nelson Nery Costa Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Teresina

Prefeitura Municipal de Teresina


Fundao Municipal de Cultura Monsenhor Chaves Conselho Municipal de Cultura Rua Flix Pacheco n 1430, Centro, fone: 3215-7815 64000-000 Teresina - PI.

Das könnte Ihnen auch gefallen