Sie sind auf Seite 1von 6

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa O futebol irlands (em irlands Peil ou Caid), tambm chamado de futebol galico, a forma de futebol mais jogada na Irlanda. , junto com o hurling, o esporte mais popular do pas.[1]

Partida de futebol galico. Futebol Galico jogado por times de 15 jogadores em gramado retangular com traves em forma de H localizadas no fim do campo. O objetivo principal marcar gols,conduzindo a bola com chutes e socos. O time com maior pontuao no fim da partida ganha. Jogadores podem avanar no campo com uma combinao de carregar a bola, "soloiar" (fazer uma embaixada e pegar a bola novamente), chutando, e passando a bola com os ps ou mos para os companheiros de time. Futebol Galico um dos quatro jogos Galicos que promove a GAA(Associao Atltica Galica), a maior e mais popular organizao na Irlanda. Ele tem regras rgidas sobre amadorismo e o principal evento do esporte o inter-condade, o All-Ireland Football Final. Acredita-se que o jogo descende do antigo Futebol Irlands, conhecido como caid que remete ao ano de 1537, no entanto o jogo moderno tomou forma em 1887.

ndice
[esconder]

1 Regras o 1.1 Campo o 1.2 Durao o 1.3 Times o 1.4 Posies o 1.5 A bola o 1.6 Faltas o 1.7 Pontos o 1.8 Roubadas de bola o 1.9 Recomeando a partida o 1.10 rbitros

2 Ver tambm 3 Referncias

[editar] Regras

Diagrama de um campo de futebol Galico

[editar] Campo
O gramado retangular, mede 130 metros de comprimento e 90 de largura. Os traves tem forma de H com uma rede na seo inferior. O mesmo passo usado para hurling; o GAA, que organiza ambos os esportes, decidiu estilitar o uso duplo. As linhas so marcadas em distncias de 13m, de 20m e de 45m de cada extremidade-linha. Uns passos mais curtos e os objetivos menores so usados para abaixo-14s [2].

[editar] Durao
Os jogos de futebol galico duram 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos, com a exceo de alguns jogos que podem durar 70 minutos. Empates so decididos em prorrogaes de 20 minutos.

[editar] Times
Os times consistem de 15 jogadores (1 goleiro, 2 corner backs, 1 fullback, 3 half backs, 2 mid fielders, 3 half forwards, 2 corner forwards e 1 full forward) mais at 15 reservas, sendo que at 5 podem ser usados. Cada jogador numerado de 1 a 15, comeando pelo goleiro que possui vestimenta diferente.

[editar] Posies

Goleiro Right Corner Back Right Half Back Midfield Right Half Forward Right Corner Forward Centre Forward Full Back Left Corner Back Left Half Back Midfield Left Half Forward Left Corner Forward

Centre Back

Full Forward

[editar] A bola

A bola, feita pela companhia irlandesa O'Neills, usada em partidas de futebol galico. A bola no formato redondo, feita de couro similar a uma bola de futebol, sendo mais pesada com costuras horizontais similar a uma bola de vlei. Ela pode ser chutada ou esmurrada para o passe.

[editar] Faltas
Abaixo, alguns atos que so considerados como faltas tcnicas ("faltas com a bola"):

Pegar a bola diretamente do cho usando apenas as mos Arremessar a bola Andar quatro passos sem soltar a bola, faz-la quicar ou fazer jogadas individuais. (Jogadas individuais envolvem esmurrar a bola pelo mesmo jogador duas vezes) Petecar a bola duas vezes

Passar a bola sobre a cabea de seu adversrio e ento dar a volta sobre ele e peg-la do outro lado (como se fosse um "chapu" do futebol) Lanar a bola para o gol (a bola pode ser esmurrada para o gol no ar, entretanto) Enquadrar a bola, uma rara regra controversa: se, no momento em que a bola entra na pequena rea, e j h um jogador de ataque dentro dela, ento um lance livre apontado favor da equipe que estava defendendo. Trocar de mo: levar a bola da mo direita para a esquerda ou vice-versa.

[editar] Pontos
Se a bola passa sobre o travesso, um "ponto" marcado e uma bandeira branca erguida por um rbitro (chamado de umpire). Se a bola passa por baixo do travesso, um "gol", que vale trs pontos, marcado, e uma bandeira verde erguida por um umpire. O gol defendido por um goleiro. Pontos so marcados no formato {total de gols}-{total de pontos}. Por exemplo, a partida de 1991 All-Ireland semi-final terminou: Meath 0-15 Roscommon 1-11. Desta forma, Meath venceu por "quinze pontos contra um gol-onze pontos" (1-11 totalizando 14 pontos do Roscommon).

[editar] Roubadas de bola


O nvel de roubadas de bola permitido mais duro do que na associao de futebol, mas menos duro do que no rugby. A regra da roubada de bola tem sido criticada por ser muito vaga. Jogo de corpo e tirar a bola das mos do oponente utilizando a palma da mo aberta permitido, mas as aes seguintes so todas faltosas:

usar as duas mos para roubar a bola empurrar um adversrio acertar um adversrio puxar um adversrio pela camisa bloquear um chute com os ps carrinhos passadas de perna tocar no goleiro quando ele estiver dentro da pequena rea segurar a bola nas mos do adversrio

[editar] Recomeando a partida


Uma partida comea com o rbitro lanando a bola para o alto entre os quatro meio-campos. Aps um atacante ter jogado a bola para fora, o goleiro deve cobrar um "tiro de meta" no cho dentro da pequena rea. Todos os jogadores devem ficar atrs da linha dos vinte metros. Aps um atacante ter marcado um ponto, o goleiro deve cobrar um "tiro de meta" no cho na linha dos vinte metros. Todos os jogadores devem estar atrs da linha dos vinte metros e fora do semi-crculo.

Aps um defensor ter colocalo a bola para fora na linha de fundo, um atacante deve cobrar um "45" no cho sobre a linha dos quarenta e cinco metros do lado em que a bola saiu. Aps um jogador ter colocado a bola pela linha lateral, o outro time deve cobrar um "lateral" no lugar onde a bola saiu. O "lateral" pode ser cobrado com os ps ou com as mos. Aps um jogador ter cometido uma falta, o outro time deve cobrar um tiro livre no lugar onde a falta foi cometida. Pode ser cobrado com os ps ou com as mos. Aps um defensor ter cometido uma falta dentro da grande rea, o outro time deve cobrar um pnalti no cho no centro da linha dos treze metros. Somente o goleiro pode defender os gols. Se muitos jogadores esto disputando a bola e a jogada no for clara sobre quem estava com a posse da bola primeiro, o rbitro pode optar por atirar a bola para o alto entre dois jogadores adversrios.

[editar] rbitros
Uma partida de Futebol Galico acompanhada por oito rbitros

O rbitro central Dois bandeirinhas rbitro lateral/rbitro reserva(somente em jogos internacionais) Quatro "umpires" (dois para cada linha de fundo)

O rbitro central responsvel por comear e parar o jogo; marcar os pontos; marcar faltas e advertir e expulsar jogadores. Bandeirinhas so responsveis por apontar a direo dos laterais para o rbitro central. O quarto rbitro responsvel por supervisionar substituies, e tambm indicar o tempo extra (mostrado para ele pelo rbitro central) e os jogadores substitudos usando um mostrador eletrnico. Os umpires so responsveis por julgar os pontos. Eles indicam para o rbitro central se um chute foi: fora (balanam ambos os braos), uma cobrana de 45m (levantam um brao), um ponto (levantam uma bandeira branca), uma bola enquadrada (cruzam os braos) ou um gol (levantam uma bandeira verde). Todos os rbitros so tambm requisitados para indicar ao rbitro central, jogadas faltosas ou m condutas de jogadores, mas infelizmente essa uma ocorrncia rara. O rbitro central pode anular qualquer deciso de um bandeirinha ou de um umpire. Insatisfao com os rbitros comum no Futebol Galico. rbitros so geralmente criticados por indulgncia e inconsistncia (particularmente por julgar as regras da "enquadrada", expulsar jogadores, e discordncia), no ver faltas, e aumentar o tempo extra no final dos jogos (dizem ser a esperana do time perdedor conseguir um empate). Uma comum (mas falsa) lenda urbana conta sobre um rbitro que foi trancado no porta-malas de um carro aps um jogo Wicklow por jogadores insatisfeitos.

[editar] Ver tambm

All-Ireland Senior Football Championship Hurling

Das könnte Ihnen auch gefallen