Sie sind auf Seite 1von 11

O discurso teolgico no conto O Grande Inquisidor de Dostoivski *

Theological discourse in the The Great Inquisitor of Dostoyevsky El discurso teolgico en el cuento El Gran Inquisidor de Dostoivski
Luana Martins Golin
RESUMO O presente artigo mostra as possibilidades de se relacionar Teologia e Literatura. O conto analisado O Grande Inquisidor, de Dostoivski. O caminho percorrido para a compreenso do conto foi o da Anlise do Discurso. De acordo com esse mtodo, o analista precisa captar o que est alm do texto, ou seja, o discurso expresso no conto precisou ser analisado a partir de um contexto . Palavras-chave: literatura anlise do discurso cristologia liberdade. ABSTRACT The present article shows the possibilities of relating Theology and Literature. The content analyzed is that of The Great Inquisitor, of Dostoyevsky. The path followed to understand the text was that of the Analysis of Discourse. According to this method, the analyst needs to capture what is beyond the text, or, in other words, the text must be analyzed beyond the expressed discourse, taking into consideration the context. Key-words: literature analysis of discourse Christology freedom. RESUMEN El presente artculo muestra las posibilidades de relacionar Teologa y Literatura. El cuento analizado, El Gran Inquisidor, de Dostoivski. El camino recorrido hacia la comprensin del cuento ha sido el del Anlisis del Discurso. De acuerdo con este mtodo, el analista precisa captar lo que est ms all del texto, o sea, fue necesario analizar el discurso expresado en el cuento a partir de un contexto. Palabras clave : literatura anlisis del discurso cristologa libertad.

* O texto uma sntese do relatrio do Projeto de Pesquisa sobre o tema, desenvolvido no Grupo de Pesquisa Discursus Teologia Prtica e Linguagem da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de So Paulo, com financiamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica PIBIC do CNPQ.

Revista Caminhando v. 14, n. 1, p. 65-75, jan. jun. 2009

65

Contando O Grande Inquisidor... No conto, o personagem Ivan, ateu e liberal, narra a histria do Grande Inquisidor a seu irmo Aliocha, monge e muito religioso. Alm desses personagens, temos a figura de Cristo, que aparece como smbolo da liberdade e o Inquisidor, cardeal do Santo Ofcio que simboliza a conscincia dominadora e a autoridade. A histria se passa na poca da Inquisio, na cidade de Sevilha, Espanha, local onde Jesus retorna e opera curas e milagres. Ao perceber o tumulto causado por Cristo, um velho cardeal de noventa anos, o Grande Inquisidor, manda prend-lo nas casas do Santo Ofcio, por heresia. Na priso, Jesus acusado e ameaado pelo Inquisidor:
Amanh mesmo Te hei de julgar e condenar a morrer na fogueira, como o pior dos hereges. E esse mesmo povo que hoje ainda Te beijava os ps, amanh, a um sinal meu, h de se precipitar para trazer lenha Tua fogueira.1

Segundo o Grande Inquisidor, Jesus acusado por ter proporcionado liberdade aos seres humanos que so vistos como miserveis e incapazes de lidar com esta responsabilidade:
Tinha sede [Jesus] de um amor livre, querias que o homem te seguisse livremente, seduzido por Ti. Em vez de se apoiar na antiga lei rigorosa, o homem deveria, doravante, com o corao livre, escolher o que era o bem e o mal, tendo apenas a Tua imagem para se guiar. Mas no pensaste que ele acabaria repelindo a Tua imagem e a Tua verdade, esmagado por esse fardo terrvel que a liberdade de escolher? 2

Para Dostoivski, o Reino de Cristo est alicerado na liberdade. Em contrapartida, o reino do Inquisidor se estabelece por meio do po , do milagre e do poder rejeitados por Cristo no episdio da tentao do deserto (cf. Mt 4. 1-11). Por meio do po rejeitado por Cristo, o Inquisidor atrairia a multido faminta; por meio do milagre dos anjos, o Inquisidor alcanaria a multido desejosa de milagres, e por meio da autoridade e do poder concedida por Satans, o Inquisidor teria domnio sobre as conscincias humanas.

DOSTOIVSKI, Fidor Mikhailovich. O grande inquisidor. In: Os Irmos Karamazovi. (Trad. Rachel de Queiroz e introduo de Otto M. Carpeaux). Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1953, p. 485. Com respeito ortografia da edio. Ibidem, p. 492.

66

Luana Martins GOLIN, O Discurso teolgico no conto O Grande Inquisidor, de Dostoivski

Quem o autor do texto?


No foi como criana que acreditei no Cristo, que confessei sua f. de uma vasta fornalha de dvidas que jorra meu Hosana (Dostoivski)

Fidor Mikhailovich Dostoivski nasceu no dia trinta de outubro de 1821, em Moscou, no meio de uma famlia bastante religiosa. Seu av foi sacerdote e seu pai chegou a cursar um seminrio, mas abandonou a vocao eclesistica para seguir a carreira mdica. Assim como seu pai, Dostoivski sofria de epilepsia. Dostoivski sempre gostou muito de literatura e lia diversos autores russos e ocidentais. Em relao sua formao religiosa, aprendeu a ler em um livro que relatava episdios bblicos, intitulado As cento e quatro histrias do Antigo e do Novo Testamento. Junto com seus irmos, tinha um professor de Histria Sagrada, de quem ouvia com interesse principalmente os assuntos relacionados ao nascimento e a morte de Jesus Cristo. Dostoivski ia sempre missa com seus pais. A relao de Deus com o ser humano, a existncia do mal, da dor e do sofrimento num mundo em que a vontade de um Deus benevolente deveria prevalecer deixava Dostoivski preocupado e pensativo. Nesse sentido, o problema da existncia de Deus atormentou-o a vida inteira; para ele sempre foi emocionalmente impossvel aceitar um mundo que no tivesse relao alguma com qualquer espcie de Deus3. O livro de J, que apresenta o tema do sofrimento humano diante da soberania de Deus, influenciou fortemente Dostoivski e alguns de seus personagens. Esse livro o incomodava de tal maneira que o levou a escrever para sua esposa, Ana Grigorievna:
Estou lendo J e ele me deixa num estado de xtase doloroso; abandono a leitura e comeo a andar pela sala quase gritando. [...] Esse livro, querida Ana, estranho, foi um dos primeiros a me impressionar na vida. Eu ainda era praticamente uma criana 4.

Dostoivski tambm recebeu forte influncia dos Evangelhos em toda a sua obra. A busca por Deus o ideal de seus personagens. Essa busca por Deus foi tambm a busca de Dostoivski.
3

FRANK, Joseph. Dostoivski: as sementes da revolta (1821-1849). So Paulo: Edusp, 1999, p. 75. FRANK. Joseph. Dostoivski: o manto do profeta (1871-1881) . Traduo de Geraldo Gerson de Souza. So Paulo: Edusp, 2007, p. 539. Esta obra compreende o quinto e ltimo volume da biografia de Dostoivski escrita por esse autor, considerado o maior especialista em Dostoivski da atualidade.

Revista Caminhando v. 14, n. 1, p. 65-75, jan. jun. 2009

67

Em 1838, Dostoievski ingressou na Academia de Engenharia Militar de So Petersburgo. Em 1844, abandonou a carreira militar para seguir a carreira literria, pois era disso que gostava e para isso se sentia vocacionado. O objetivo de sua vida, a partir de ento, passou a ser estudar e perscrutar o significado da vida e do ser humano. O homem um enigma. Esse enigma tem de ser decifrado, e se voc levar a vida inteira para faz-lo, no diga que desperdiou seu tempo; eu me ocupo desse enigma porque quero ser um homem5. Dostoivski era contra a escravido apoiada pelo Estado russo. Por esse e por outros motivos comeou a fazer parte de uma sociedade secreta e clandestina que se posicionava contra a escravido vigente em sua poca. A participao nessa associao foi a causa de sua priso, em 1849. Dostoievski ficou exilado por dez anos na Sibria. No exlio, ele lia bastante a Bblia e os ensinamentos do presdio marcaram-no por toda sua vida. Foi na priso, entre os ladres e assassinos, que ele afirma ter encontrado homens de carter profundo e inspirao para alguns de seus escritos posteriores. Ainda na Sibria, em 1855, Dostoivski comeou a trabalhar seu romance intitulado Recordaes da Casa dos Mortos, publicado somente em 1862. Essa obra faz referncia sua priso. Foi entre 1865 e 1871 que Dostoivski escreveu Crime e Castigo, O Jogador, O Idiota e Os demnios, respectivamente. Em 1880, Dostoivski terminou Os Irmos Karamazovi. Dostoivski tinha enfisema pulmonar e comeou a apresentar constantes hemorragias que o levaram morte no dia vinte e oito de janeiro de 1881. A Inquisio espanhola narrada no conto A cidade de Sevilha citada no conto o local escolhido para o retorno terrestre de Cristo. Tal citao remete-nos ao perodo da Inquisio espanhola. Por que Dostoievski teria escolhido esse perodo histrico? possvel estabelecer alguma relao entre este perodo e a narrativa? Na Espanha, espao alvo da narrativa de O Grande Inquisidor, a formao cultural e religiosa era composta de cristos, judeus e muulmanos. A partir do sculo XV, iniciou-se um perodo de intolerncia em relao aos judeus daquele pas, o que culminou na criao de O Tribunal do Santo Ofcio da Inquisio, em 1480. A Inquisio Espanhola prestava contas Coroa e recebeu apoio da Igreja. O alvo primrio dessa inquisio foi a populao judaica da Pennsula Ibrica.

Apud: FRANK, Joseph. Dostoivski: As sementes da Revolta (1821-1849). So Paulo: Edusp, 1999, p. 131.

68

Luana Martins GOLIN, O Discurso teolgico no conto O Grande Inquisidor, de Dostoivski

Andaluzia era um dos centros mais populosos de conversos [ou cristos novos, ou seja, judeus espanhis convertidos ao catolicismo] e a Inquisio comeou seu trabalho em Sevilha [...]. Entre os anos de 1481 a 1488 mais de setecentos conversos foram queimados vivos e mais cinco mil foram presos e penitenciados. [...] Em 1483, Toms de Torquemada foi nomeado inquisidor geral. 6

A partir de 1483, todos os tribunais da Inquisio na Espanha crist tiveram como inquisidor geral Toms de Torquemada. O inquisidor geral, ou grande inquisidor, era a funo correspondente ao presidente da Inquisio na Espanha e sobre ele estava o poder de destituir e condenar. Ao inquisidor cabia a funo de investigador (inquisitor) e juiz, pois era ele quem investigava, julgava e condenava os casos de heresia. No livro Manual dos Inquisidores , encontra-se um relato de como deveria ser o inquisidor, alm de admoestaes contra suas punies:
O inquisidor deve ser honesto no seu trabalho, de uma prudncia extrema, de uma firmeza perseverante, de uma erudio catlica perfeita e cheia de virtudes. Todos os inquisidores devem ser doutores em Teologia, Direito Cannico e Direito Civil. [...] Lembremos que sempre melhor evitar punir os inquisidores, porque, com a punio, a instituio inquisitorial que atingida. Logo ela no ser mais respeitada e temida pela plebe ignara ( populo stulto ).7

Em relao ao inquisidor geral, Toms de Torquemada, pode-se dizer que era extremamente zeloso em relao Inquisio:
Em Os Irmos Karamazovi, no se d ao grande inquisidor qualquer nome pessoal. Pouca dvida pode haver, porm, de que Dostoivski pensou em Torquemada como prottipo. E, na verdade, a descrio que faz do grande inquisidor na certa um retrato to preciso de Torquemada quanto o feito por qualquer historiador ou bigrafo. Certamente no difcil imaginar Torquemada mandando conscientemente Jesus para a estaca a fim de proteger a Inquisio e a Igreja. 8

A Inquisio espanhola mostrou que por detrs de seus interesses poltico, econmico e social, havia uma massa de fiis leigos temerosos, submissos e obedientes.
6 7

NOVINSKY, Anita Waingort. A inquisio , 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1985, p. 31. EYMERICH, Nicolau Frei. Manual dos inquisidores. Traduo de Maria Jos Lopes da Silva, Prefcio de Leonardo Boff. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993, p.185. BAIGENT, Michael; LEIGH, Richard. A inquisio . Rio de Janeiro: Imago, 2001, p. 84.

Revista Caminhando v. 14, n. 1, p. 65-75, jan. jun. 2009

69

A perspectiva cristolgica do conto - O Cristo da liberdade Os personagens em foco do conto O Grande Inquisidor so Jesus Cristo e o velho Inquisidor. No conto, Dostoivski apresenta Jesus Cristo numa perspectiva literria. Nesse caso, a cristologia ou a compreenso teolgica sobre Cristo pensada por meio da literatura e no dogmaticamente. Essa abordagem de Dostoievski revela que possvel pensar a cristologia no apenas no campo da Teologia Sistemtica, mas tambm por meio de outras reas do saber como a arte e a literatura9. No conto, Jesus permanece em silncio durante quase toda a narrativa, na qual aparece como opositor e inimigo do Grande Inquisidor. O Inquisidor ope-se aos valores de Cristo, por isso, representa o anticristo. O Inquisidor aparece como uma figura de respeito e autoridade, diante dele os fiis tremem, entretanto, Cristo apresentado como uma pessoa simples, discreta e amorosa. Cristo concede liberdade ao ser humano, o Inquisidor tenta reprimi-la. Cristo rejeita as tentaes de Satans no deserto, o Inquisidor as aceita como propostas irrecusveis e de grande sabedoria. Cristo demonstra amor pelos seres humanos dando a eles a capacidade de escolher entre o bem e o mal e de serem verdadeiramente livres. J o Inquisidor demonstra um amor humanitrio sem Deus. Jesus reaparece sob a forma humana, igual a sua primeira vinda, sem pompa e sem glria, no perodo da inquisio espanhola (sculo XVI), momento mais inoportuno para se vivenciar a liberdade. O que faz as pessoas o identificarem no so suas palavras, sua autoridade ou imponncia, mas o seu amor, sua misericrdia e compaixo. O Jesus do conto tambm opera milagres, tal como relatado nos Evangelhos. O Cristo apresentado por Dostoivski caracteriza uma cristologia da liberdade. 10 A liberdade para Dostoivski uma marca de Deus, assim como Deus livre, o ser humano feito sua imagem e semelhana tambm o . A posio do Inquisidor acerca da liberdade pode ser entendida nos seguintes termos: o ser humano livre infeliz porque a liberdade, ou a possibilidade de escolher entre o bem e o mal, traz sofrimentos e angstias; em contrapartida, o ser humano sem liberdade seria feliz. O Inquisidor, na companhia de seus colaboradores, julga-se escolhido e capaz de empreender uma nobre misso: acabar com o reino da liberdade concedida por Cristo. Por isso, a utopia do seu reino consiste na criao de
9

10

Sobre a relao entre teologia e literatura ver a obra: MAGALHES, Antnio Carlos de Melo. Deus no espelho das palavras: teologia e literatura em dilogo . So Paulo: Paulinas, 2000. (Coleo literatura e religio). O tema da liberdade em Dostoivski teve por base a obra de BERDIAEFF, Nicolai. O esprito de Dostoivski. Traduo de Otto Schneider. Rio de Janeiro: Panamericana, 1921.

70

Luana Martins GOLIN, O Discurso teolgico no conto O Grande Inquisidor, de Dostoivski

um mundo feliz e bom, sem liberdade, onde todos/as estaro debaixo do seu domnio e controle, ao contrrio do mundo criado por Deus que um mundo repleto de mal e sofrimento. O papel do Inquisidor e de seus colaboradores foi socializar e tornar possvel a religio e a felicidade s massas e s multides. Na perspectiva do Inquisidor, Cristo culpado e cruel, enquanto que ele bondoso e inocente. Cristo pede ao ser humano que sofra em favor Dele; j o Inquisidor capaz de sofrer pelo ser humano. O Grande Inquisidor demonstra um grande amor pela humanidade, a ponto de lutar contra Jesus em prol dela. Porm, para Dostoivski, o amor fora do cristianismo apenas um amor mentiroso e ilusrio, por isso, o amor ateu e anticristo do Inquisidor em nome da humanidade e da felicidade terrena intil. Esta posio de Dostoivski em relao ao amor cristo se refere s palavras ditas por Jesus:
Amars, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as suas foras: este o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este : Amars o teu prximo como a ti mesmo (Mc 12.30-31).

Para Dostoivski, a pessoa deve primeiro amar a Deus para depois amar o prximo, sem o amor a Deus, o amor ao prximo no possvel. a forma e a semelhana divina que se ama no semelhante, por isso, amar o ser humano, se Deus no existe, significa vener-lo como deus, incorrer em idolatria e iludir-se com um pseudoamor. Dostoivski enxergava como uma ameaa qualquer ideia de felicidade universal e de unio entre as pessoas quando Deus excludo desses propsitos. Para ele, um engano pensar numa sociedade justa e igualitria sem a presena do Cristo. Por esse motivo, seu conto contm uma forte crtica ao socialismo ateu. Para Dostoivski, a verdadeira liberdade e igualdade no so possveis seno em Cristo, fora dele, nos caminhos da liberdade arbitrria, tambm chamada de Anticristo, s possvel encontrar a tirania. Aspectos antropolgicos A liberdade algo inerente ao ser humano. Caso ela seja negada, conforme a proposta do Inquisidor, o ser humano deixa de existir. por intermdio da possibilidade de escolher entre o bem e o mal e optar pelas suas prprias escolhas que o ser humano se apresenta como sujeito. Para Dostoivski, o ser humano e precisa ser livre. Faz parte da condio humana desejar e escolher os passos de sua prpria vida. Dostoivski escreve em 1873 a seguinte frase: O que o homem sem desejos, sem liberdade de desejo e de escolha, seno uma pea num

Revista Caminhando v. 14, n. 1, p. 65-75, jan. jun. 2009

71

rgo?11. Uma pea em cima de um rgo um objeto pronto, definido e sem escolhas. Da mesma forma, o ser humano sem liberdade semelhante quela pea, ao viver o que j est escolhido e determinado para ele/a. Na antropologia de Dostoivski, o ser humano se descobre paulatinamente por meio da liberdade, da conscincia, do desejo e no ato de poder escolher o prprio caminho. O fato de Dostoivski compreender o ser humano de maneira inacabada, sem fecho, sem sntese, caracteriza o que Bakhtin vai chamar de polifonia12. Polifonia, como a prpria etimologia nos indica, significa muitas (poli) vozes (fonia), ou seja, a capacidade de Dostoivski em apresentar um rudo de vozes contnuo e interminvel, expressos em suas ideias, por meio de suas palavras e personagens. Para Dostoivski, o ser humano absolutamente polifnico, contraditrio, controverso e sem condies de estabelecer qualquer sntese. Essa impossibilidade revela a incapacidade humana de falar definitivamente. Por isso, ele apresenta o ser humano sempre para alm de uma definio: se um personagem de Dostoivski se olhasse no espelho, ele no veria uma imagem refletida, mas sim uma polifonia despedaada13. O prprio Dostoivski est permeado de contradies. O Inquisidor props uma voz absoluta, pois ele foi capaz de sanar o problema da dvida, da incerteza e fornecer para as pessoas a palavra final. Jesus no fez isso, nem Dostoivski. Consideraes finais O mtodo da Anlise do Discurso nos diz que o discurso proferido no esttico, mas tem relao com a vida. Por isso, por meio da biografia de Dostoivski, pode-se perceber que a religio ortodoxa russa o acompanhou desde criana e influenciou toda a sua obra. As desventuras e sofrimentos de Dostoivski ao longo de sua vida tambm contriburam para os seus escritos e inquietaes. Suas principais ideias e pensamentos surgiram de experincias concretas que ele experimentou ao longo da sua histria. Os temas do sofrimento, da teodiceia, do bem e do mal, da liberdade ou do livre arbtrio que aparecem no conto esto imbricados e relacionados com

11

12

13

SANTOS, Luciano Gomes dos. O cristianismo humanismo? Ensaio a respeito da parbola do Grande Inquisidor de Dostoivski. In: Convergncia - Revista mensal da Conferncia dos Religiosos do Brasil (CRB) Rio de Janeiro, Ano XLI, n. 396, p. 506-512, outubro 2006, p. 512. BAKHTIN, Mikhail. Problemas da potica de Dostoivski. Traduo de Paulo Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1997 e POND, 2003, p.123-142. POND, Luiz Felipe. Crtica e profecia: A filosofia da religio em Dostoivski. So Paulo: Editora 34, 2003, p. 53-55.

72

Luana Martins GOLIN, O Discurso teolgico no conto O Grande Inquisidor, de Dostoivski

a cultura e com a mstica ortodoxa. Sem esta, no possvel compreender o discurso do conto. No que tange ao tema da cristologia, percebemos que possvel seu estudo tanto numa perspectiva teolgica quanto na perspectiva literria. O Jesus histrico e o Cristo da f da teologia ocidental apresentam pontos de convergncia em relao ao Cristo de Dostoivski: ambos falam de liberdade, demonstram misericrdia e compaixo, curam pessoas e recusam os valores do poder e da autoridade. O fato de Dostoivski narrar o retorno de Jesus no perodo da Inquisio sugere uma aproximao com o tema da liberdade, pois foi um perodo histrico inoportuno para se vivenci-la. Em relao s trs tentaes rejeitadas por Cristo e aceitas pelo Inquisidor, pode-se dizer:
1 Tentao: A tentao da transformao das pedras em pes parece ser a busca contnua do ser humano por milagre. A aceitao da primeira tentao: Manda que estas pedras se transformem em pes (Mt 4.3) pode exemplificar uma prtica religiosa que se aproxima da magia. Por meio de uma nica ordem, como num passe de mgica, Jesus teria diante de si uma multido de pes. Entretanto ele resistiu, pois compreendeu que a f no deveria ser utilizada como um meio para se alcanar desejos e vontades prprias. Nesse sentido, Dostoivski nos alerta que a religio no um meio para se alcanar os desejos e os interesses egostas de seus fiis. Atualmente, no contexto brasileiro de uma sociedade pragmtica e utilitria, temos visto uma aproximao do sagrado pela religio com o intuito de se buscar qualquer objeto, substncia, ao ou servio que possa proporcionar prazer e afastar a dor. O ser humano busca a satisfao de seus desejos na religio e esta supre sua carncia 14. 2 Tentao: Se tu s o Filho de Deus, lana-te de aqui abaixo; porque est escrito: Que aos seus anjos dar ordens a teu respeito, e tomar-te-o nas mos, para que nunca tropeces em alguma pedra (Mt 4.6). A rejeio da segunda tentao por parte de Cristo permite afirmar que a confiana em Deus no se fundamenta no milagre. Cristo no precisou ver e sentir o milagre. Jesus no precisou provar por meio do socorro dos anjos que Ele era o Filho de Deus. Portanto, o milagre no meio pelo qual os filhos/as de Deus so reconhecidos.

14

De acordo com a obra de: CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e mercado: uma anlise da organizao, rituais, marketing, eficcia comunicativa de um empreendimento: Igreja Universal do Reino de Deus. 1996, 451f. Tese (Doutorado em Cincias da Religio) Curso de Ps-Graduao em Cincias da Religio, Universidade Metodista de So Paulo, So Bernardo do Campo, 1996.

Revista Caminhando v. 14, n. 1, p. 65-75, jan. jun. 2009

73

3 Tentao: Satans disse a Cristo na terceira tentao: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares (Mt 4.9). A ganncia pelo poder uma das temticas do conto. importante perceber que a aceitao do poder sinnima de aliana com o reino do Inquisidor e com o reino das trevas. Embora, a histria tenha mostrado que possvel unir poder e cristianismo, os Evangelhos nos revelam que essa unio no possvel. Nessa perspectiva, no Reino de Deus no h espao para o orgulho, para a vaidade e para o poder.

No que diz respeito antropologia, a capacidade de escolher entre o reino do Inquisidor ou o reino de Cristo est nas mos do ser humano, essencialmente livre. Dostoivski foi um escritor perturbado por inmeras ideias: a questo de Deus e do demnio, da imortalidade, da liberdade, do mal, do destino humano. Tais questes no eram suprfluas, mas essenciais para ele. Por esse motivo, revela-se como um escritor profundamente cristo e sem a presena da religio no possvel entender sua obra. no Grande Inquisidor que esto contidas, de forma acentuada, as suas ideias religiosas e sua interpretao acerca do cristianismo e da liberdade. Dostoivski parece ser escritor e profeta, pois suas palavras denunciam muitas prticas religiosas da contemporaneidade. Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da potica de Dostoivski . Traduo de Paulo Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1997. BAIGENT, Michael; LEIGH, Richard. A inquisio. Traduo: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Imago, 2001. BERDIAEFF, Nicolai. O esprito de Dostoivski. Traduo de Otto Schneider. Rio de Janeiro: Panamericana, 1921. CAMPOS, Leonildo Silveira. Templo, teatro e mercado: uma anlise da organizao, rituais, marketing e eficcia comunicativa de um empreendimento. Tese de doutorado no Instituto Metodista de Ensino Superior Cincias da Religio, 1996. So Bernardo do Campo, 1996. DOSTOIVSKI, F. M. Os irmos Karamazovi. Traduo de Rachel de Queiroz. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1953. EYMERICH, Nicolau, Frei. Manual dos inquisidores. Traduo de Maria Jos Lopes da Silva; Prefcio de Leonardo Boff. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993. FRANK, Joseph. Dostoivski: as sementes da revolta (1821-1849). Traduo de Vera Pereira. So Paulo: Edusp, 1999. FRANK, Joseph. Dostoivski: o manto do profeta (1871-1881). Traduo de Geraldo Gerson e Souza. So Paulo: Edusp, 2007.

74

Luana Martins GOLIN, O Discurso teolgico no conto O Grande Inquisidor, de Dostoivski

MAGALHES, Antnio Carlos de Melo. Deus no espelho das palavras: teologia e literatura em dilogo. So Paulo: Paulinas, 2000. (Coleo Literatura e Religio). NOVINSKY, Anita Waingort. A inquisio. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1985. (Tudo histria; v. 49). ORLANDI, Eni. Anlise de discurso: princpios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2002. POND, Luiz Felipe Pond. Crtica e profecia: a filosofia da religio em Dostoivski . So Paulo: Editora 34, 2003. SANTOS, Luciano Gomes dos. O cristianismo humanismo? Ensaio a respeito da parbola do Grande Inquisidor de Dostoivski. Convergncia Revista mensal da Conferncia dos Religiosos do Brasil (CRB) Rio de Janeiro, Ano XLI, n 396, p. 506-512, outubro 2006.

Revista Caminhando v. 14, n. 1, p. 65-75, jan. jun. 2009

75

Das könnte Ihnen auch gefallen