Sie sind auf Seite 1von 4

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS

Este o intrito do primeiro Domingo do Advento. Numa nova execuo que nos oferecida pelos Cantori Gregoriani e seu maestro. A reportagem de Fulvio Rampi e publicada no stio Chiesa.it, 30-11-2013. A traduo de AndrLanger.

Fonte: http://bit.ly/1aj10B3

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS

Traduo Ad te levavi Para ti elevo a minha alma, Deus meu, em ti confio. No seja confundido, nem de mim escarneam os inimigos! No sero confundidos os que esperam em ti. Mostra-me os teus caminhos, Senhor, Ensina-me tuas sendas. Para ti elevo a minha alma... * No sero confundidos os que esperam em ti, Senhor. Mostra-me os teus caminhos, Senhor, Ensina-me tuas sendas. No sero confundidos... (Salmo 24, 1-4) Escuta Clique aqui. Guia para a escuta Ad te levavi anima meam: este o incipit do intrito gregoriano do primeiro Domingo do Advento e, portanto, o incipit de todo o Graduale Romanum, o livro litrgico que rene os cantos prprios da missa. O grande A inicial, primeira letra do alfabeto, sinal de Cristo como Alpha no qual tem origem e para o qual converge constantemente a longa meditao que a Igreja organiza, mediante seu canto gregoriano, ao longo de todo o ano litrgico.

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS

O mesmo faz o Antifonal, de uma maneira igualmente no casual, com o responsrio Aspiciens a longe, a pea que inaugura o tempo do Advento para o repertrio musical do Ofcio Divino. Poder-se-ia dizer que o canto gregoriano preocupa-se, desde o princpio, em ressaltar a coragem cristolgica do seu projeto exegtico-musical. O primeiro motivo de interesse a escolha dos textos que compem o proprium desta primeira missa do ano litrgico. Os versculos iniciais do Salmo 24, apesar de algumas variaes significativas, do corpo no apenas ao intrito, mas tambm ao gradual e ao ofertrio da mesma missa. Esta a prova, aqui totalmente evidente, da inteno primeira que est na base do antigo repertrio gregoriano, isto , a capacidade de fazer ressoar o prprio texto em momentos litrgicos diferentes e, mais concretamente, a firme deciso de obter um resultado sonoro fruto de um verdadeiro e prprio percurso da lectio divina. assim que se apresenta, de fato, a sucesso dos trs momentos litrgico-musicais citados. Na abertura da celebrao, a pea procissional no estilo semi-adornado dos intritos desenvolve, de fato, a exegese do texto com figuras pneumticas elementares, ou seja, de poucos sons por slaba, amplificando os valores sobre algumas slabas importantes por exemplo, sobre o acento em -nimam durante o primeiro inciso , mas sempre mantendo-se em uma conduta de frase, no conjunto, fluida. A pea se apresenta, em geral, como uma grande invocao. Este carter se resume destaca especialmente no comeo do segundo inciso textual, ali onde, com impulso com uma linha meldica levada extremidade aguda, a pea destaca com deciso invocao Deus meus, que se converte em nota expressiva que sela toda composio. e e a a

Mas a lectio divina realizada pelo canto gregoriano sobre este texto no para no intrito, mas prossegue e se eleva at uma dimenso contemplativa, sobretudo no gradual Universi, depois da primeira leitura. O mesmo texto do intrito na perspectiva da lectio divina retomado, selecionado e repensado para chegar a ser mais profundamente entendido em cada uma das suas partes. O que quase havia desaparecido mediante um estilo semi-adornado, cristalizado por um estilo que responde a outras exigncias litrgico-musicais. Na missa, depois da primeira leitura, quando todos esto em silncio, sentados e, supostamente, atentos, quando no h como, ao contrrio, acontece no intrito nenhum movimento procissional, quando a liturgia exige uma resposta digna leitura da Palavra de Deus apenas proclamada, aqui que se retoma o texto do intrito, mas preste ateno no desde o comeo, mas extraindo apenas a ltima frase da antfona: Universi que te exspectant non confundentur, Domine.

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS

Se no intrito, por exemplo, a palavra universi recebe uma acentuao mnima e faz parte de um movimento fluido global, no gradual esse colcoado na primeira fila e promovido, inclusive, a incipit da pea. Mas, sobretudo, dilata enormemente seu alcance expressivo, com consumada arte retrica. O incipit do gradual quer meditar, quer perder tempo sobre essa palavra que detm o olhar sobre a universalidade do Advento, anunciado com abundncia de som e com generosas ampliaes de valor, carregados de sentido. Por ltimo, voltando a olhar o esquema meldico global do intrito podemos verificar facilmente como, por outro lado, est indicado na edio vaticana sua clara pertena ao oitavo modo, o tetrardus plagale, segundo a terminologia que deriva do antigo sistema musical grego. Este o ltimo dos oito modos gregorianos, que resumem e marcam as possveis e rgidas estruturas musicais de todo o repertrio mondico litrgico. Este ltimo modo , na mente dos compositores annimos e dos tericos medievais, o smbolo da perfeio, do cumprimento, do tempo definitivo. O oitavo modo , muitas vezes, uma aluso explcita ao oitavo dia, incio da nova criao. No por acaso que tanto os cnticos como o triplo aleluia da viglia da Pscoa tenham esta mesma cor modal. No incio do ano litrgico, o canto gregoriano l em filigrana todo o mistrio de Cristo e dilata a compreenso do tempo do Advento para a memria mais ampla do Adventus Domini, itinerrio iluminado pelo acontecimento pascal, que medita tanto o mistrio do nascimento de Jesus como a espera da sua vinda final. A construo modal deste primeiro intrito sinal deste percurso e entrev, desde o princpio, as infinitas ressonncias. O mestre Rampi e seu coro Fulvio Rampi um especialista em canto gregoriano de fama internacional. Nasceu e vive em Cremona. Ensina canto gregoriano no Conservatrio Musical G. Verdi de Turim. Fundou, em 1986, o coro Cantori Gregoriani, um conjunto profissional de vozes masculinas, do qual diretor estvel. Com este grupo atuou em vrios pases do mundo, gravou para importantes casas discogrficas e efetuou numerosas gravaes radiofnicas e televisivas. Em 2010, formou o Coro Sicardo, com um amplo repertrio de polifonia clssica e contempornea. Entre suas publicaes destaca-se Del canto gregoriano, Rugginenti Editore, Milo, 2006.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/526228-obras-primas-do-canto-gregoriano-ad-televavi

Das könnte Ihnen auch gefallen