Sie sind auf Seite 1von 61

LIP E SEUS BENEFCIOS AO ALCANCE DO PROFISSIONAL DE ESTTICA

Ft. Esp. Flvia M. Pirola


-Docente

Consultora Tcnica BIOSET

convidada das ps graduaes Ft DF Gama Filho, Uniararas, Ibrape, CBES

Colaboradora do livro Modalidades Teraputicas nas Disfunes Estticas com o captulo de Luz Intensa Pulsada (Fbio Borges)
-

Membro aspirante Sociedade Brasileira de Laser

DEFINIO

Conhecida como Luz Intensa Pulsada, Luz Pulsada Varivel ou Luz Pulsada Controlada compreendida pela emisso de flashs de luz de alta intensidade e durao controlada diretamente sobre a pele do paciente, na regio em tratamento, por intermdio de um sistema eletrnico microprocessado especfico para esta finalidade e com comprimento de onda que abrange a faixa de 420 a 1100 nm.
LASER: monocromtico.
(L'esperance, 1966; Dishington et al, 1974; Verhagen, 1966).

FLASHLAMPS

A lmpada de xennio, primeiramente desenvolvida como uma fonte de energia para os raios laser, vem sendo usada terapeuticamente com aplicaes diretas de sua energia nos equipamentos de IPL, sob a forma de flashlamps circuitos eltricos que promovem um repentino estouro num fusvel, gerando uma luz brilhante.
(Dishington et al, 1974)

Da mesma forma que os lasers, os flashlamps de IPL comearam a ser usados com propsitos mdicos nos anos 1960 e, na ltima metade da mesma dcada, surgiram dados em uma publicao sobre tratamentos nos olhos e em problemas na pele.
(L'esperance, 1966; Verhagen, 1966).

Cor

- Comprimento de Onda
(nm)

Violeta

380 450

Azul
Verde Amarelo Laranja Vermelho

450 495
495 570 570 590 590 620 620 - 750

CARACTERSTICAS DA LIP

Policromaticidade:
Efeito de radiao luminosa que mistura duas ou mais cores, como a luz branca do sol ou a emitida por uma lmpada comum. Esse espectro luminoso em geral possui uma faixa de 320nm a 1200nm.

A principal diferena entre a radiao da LIP e da radiao a LASER que esta ltima possui somente uma cor: monocromtica. Nos equipamentos de IPL, a seleo do comprimento de onda apropriado para cada aplicao teraputica realizada por meio de filtros pticos seletivos.
(Anderson et al, 1983).

Incoerncia:
Diferente do LASER, a energia do equipamento de IPL emitida em todas as direes. O direcionamento do feixe luminoso IPL realizado por meio de refletores espelhados especiais colocados atrs da lmpada de xennio. No colimado: A luz da IPL possui divergncia angular muito grande, no havendo um ponto focalizado como se fosse uma lmpada comum.

CLASSIFICAO DE FITZPATRICK

Absoro:
A luz absorvida por componentes fotorreceptivos do tecido alvo, denominados cromforos (cromo = cor / phoro = portador), que convertem a energia luminosa em calor atravs da absoro (Halliday et al, 2006). Os cromforos so (Goldman, 1998; Ross, 2006; Goldberg aet al, 2006): Melanina: capta radiao UV(340 a 1000nm); luz verde (532nm) e radiao IV (800 a 1200nm). Hemoglobina: capta radiao UVA (300nm), luz azul (450nm), luz verde (520 a 540nm) e luz amarela (570 a 580nm). Colgeno: capta luz visvel (380 a 780nm) e radiao IV (800 a 1200nm). gua: capta radiao IV (acima de 1200nm).

FUNCIONAMENTO DA IPL

Quando acionado o disparo no equipamento de IPL, a energia eltrica, previamente armazenada pelo equipamento, liberada em frao de segundos com intensidade (J/cm) e tempo de durao (ms) previamente programados.
Essa energia transmitida diretamente para a lmpada, a qual transforma a energia eltrica acumulada em energia luminosa calor.

INTERAO LUZ - TECIDO

Fototrmico: a energia luminosa absorvida e transformada em calor, provocando coagulao do tecido-alvo. Fotoqumico: ativaes de reaes qumicas. Fototermlise Seletiva: a combinao do comprimento de onda com a durao do pulso luminoso emitido prover a energia necessria para lesar somente o tecido-alvo, com o mnimo de leso das regies adjacentes.

(Osrio & Torezan, 2002; Badin & Moraes, 1998, Hee et al, 2006; Raulin, 1997; Anderson, 1983; Goldman, 1998; Dierickx et al, 1995; Dover et al, 1999; Ross,2006)

MECANISMO DE AO

A LIP atua por desnaturao de molculas atravs do aumento de temperatura na regio. As molculas agem como antenas absorvendo diferentes comprimentos de onda. Escolhendo o comprimento de onda ideal para cada indicao, a fluncia e durao do pulso suficientes para lesar a estrutura-alvo mas sem lesar tecido so, obtm-se a resposta desejada minimizando os efeitos colaterais.

(Osrio & Torezan, 2002; Badin & Moraes, 1998; Hee et al, 2006; Raulin, 1997; Anderson, 1983; Goldman, 1998; Dierickx et al, 1995; Dover et al, 1999; Ross,2006)

MECANISMO DE AO

Fonte de luz estrutura alvo calor nas clulas microleso localizada desnaturao por efeito trmico dano trmico ao tecido circundante. Elementos bsicos da fototermlise seletiva:

1- Comprimento de onda que alcance e seja preferencialmente absorvido pelo alvo. 2- Tempo de exposio menor ou igual ao necessrio para que as estruturas alvo se resfriem. 3- Fluncia suficiente para alcanar a temperatura para danificar o alvo.

A maioria dos comprimentos de onda (300 a 1200nm) tem afinidade com a melanina, ocorrendo um pico mximo de absoro em torno de 532nm. Peles mais escuras (Classificao de Fitzpatrick), h mais absoro de luz. Quanto maior for a quantidade de melanina, maior a chance de sequelas desagradveis: queimaduras, manchas hipocrmicas ou hipercrmicas. Precaues: emprego de solues simples como aplicao de compressas de gelo previamente aplicao ou mesmo o prprio sistema de refrigerao do aplicador (caso o equipamento disponibilize), para que haja dissipao de calor nas primeiras camadas da pele.
(Pirola & Giusti in Borges, 2010; Osrio & Torezan, 2002)

ESTRIAS

A IPL indicada para o tratamento de estrias, por causa das caractersticas semelhantes de respostas ao rejuvenescimento tecidual.
Proporciona resultados benficos, como melhora da elasticidade, textura e colorao das estrias, principalmente naquelas que se apresentam em estado inicial de surgimento, como na fase avermelhada.

Porm, apresenta, tambm, resultados satisfatrios em estrias brancas.


Os resultados so potencializados quando, aps aplicaes com IPL, ministra-se tretinona ou cido gliclico, de uso tpico.

ESTRIAS

Avaliao pr-tratamento: excluir mulheres em perodo de amamentao, que apresentem sinais de cushing ou histrico de ingesto de corticoide prxima avaliao e/ou pr-tratamento. Orientar, aps a aplicao do IPL, o uso de protetor ou bloqueador solar, mnimo de 15 FPS, e evitar a exposio solar durante o perodo de aplicao. Poder ocorrer uma pigmentao inflamatria, aps a aplicao da luz, que desaparecer aps algumas semanas, podendo ser resolvida tambm com o uso tpico de hidrocortisona prescrita pelo mdico.
(Prez et al, 2002; Requena & Sanches, 1997; Pribanich et al, 1994).

POIQUILODERMIA DE CIVATTE, FOTORREJUVENESCIMENTO, TELANGECTASIAS

O tratamento do fotoenvelhecimento com a IPL baseado na absoro seletiva da luz pela hemoglobina e colgeno, promovendo o reparo drmico e subsequente sntese de colgeno, fenmeno pelo qual promover o rejuvenescimento da pele. *Sem efeito lifting / 3 a 4 dias aps.
(Weiss et al, 2002)

DISCROMIAS, HEMANGIOMAS E MELANOSES

Nos casos de melanoses, ocorre lise de melanossomas por ao do calor e a melanina fragmentada em pequenas partculas, e as clulas que contm melanina (melancitos e ceratincitos) so danificadas, apresentando respostas a luz como:
Acinzamento: disperso da melanina. Escurecimento: agregao da melanina. Eritema ao redor da leso: inflamao do local. Clareamento: tardiamente. Podem formar uma crosta fina na superfcie que se despregam em torno de 10 a 12 dias aps a aplicao, no devendo ser extrada.

FOTOEPILAO

Pelo:
Matria semiviva Influncia direta de hormnios Crescimento vascularizao folculo

Fases do pelo * (Sadick et al, 2004;


Sampaio & Rivitti, 2007)

Observao: os vasos sanguneos so fundamentais para o crescimento do pelo; so eles que levam nutrientes at a papila drmica permitindo a reproduo celular, que tambm sero um dos alvos da luz para destruir o folculo piloso.
Finalmente, para que se obtenha um resultado satisfatrio em epilao eficaz e duradora, faz-se necessrio a destruio das partes essenciais na reproduo do pelo, como bulge, papila drmica e vasos sanguneos.

FASES DO PELO

FASE ANGENA
-

Fase de crescimento da matriz, com rpida proliferao de clulas.


Nvel do subcutneo / pelo angeno arrancado gelatina em volta. A durao dessa fase varivel entre as diferentes regies do corpo. Essa fase o alvo temporal do tratamento por IPL, pois com a rpida diviso celular ocorre o maior pico de produo e concentrao de melanina.

FASE CATGENA
-

Fase de transio entre a angena e a telgena, caracterizada pela atrofia do folculo que regride a um tero de suas dimenses anteriores.
Interrompe-se a melanognese na matriz e a proliferao celular diminui at cessar. A extremidade do pelo assume forma de clava, constituindo o pelo em clava. A durao dessa fase de cerca de 3 semanas.

FASE TELGENA
-

Fase na qual o pelo se desprende e o folculo entra em repouso, tornando-se quiescente e reduzindose metade de seu tamanho normal.
H uma desvinculao completa entre a papila drmica e o pelo em eliminao. Essa fase dura 3 a 4 meses.

DEPILAO DEFINITIVA?

Folculos pilossebceos no esto sincronizados na mesma fase.


importante a distino entre reduo permanente e depilao definitiva, uma vez que aps o tratamento completo no h eliminao total, mas substituio de pelos grossos por pelos finos e claros. O pelo no destrudo retorna com dimetro, nmero e qualidade modificados.
(Pirola & Giusti in Borges, 2010)

IPL atinje at os pelos de maior implantao em torno e 4 mm a 7 mm. A destruio do pelo se faz por coagulao dependente de parmetros apropriados: fluncia (dose), comprimento da onda, durao de pulso = 60 C destruio do folculo.

Quando esse fenmeno no atingido, os pelos se enfraquecem, porm, crescem novamente e de modo mais lento.
(Sadick etal, 2004; Sampaio & Rivitti, 2007; Sadick et al, 2000)

CORES DE PELOS

Vale ressaltar que pelos mais grossos e mais escuros absorvem mais energia, proporcionando um resultado mais rpido, enquanto os mais finos e/ou mais claros requerem maior nmero de aplicaes.
Nenhum equipamento de luz eficaz na epilao de pelos brancos, uma vez que o folculo no dispe de boa irrigao e desprovido de melanina, no havendo possibilidade do processo de fototermlise seletiva.
(Pirola & Giusti in Borges, 2010)

FLUNCIA (J/CM)

Quanto maior a fluncia, melhor a eficcia da depilao; porm, vale ressaltar que a eficcia depende da interao da destruio do folculo sem leso de estruturas adjacentes = EPIDERME.
OBS: programas prontos**** Resfriamento da epiderme: as chances de queimaduras.

ACNE

Comprimentos de onda visveis de 400 a 570nm porfirinas endgenas oxidao da Propionibacterium acnes.
Luz verde: porfirina torna-se quimicamente ativa e libera oxignio bactria, que anaerbica, e a destri. Luz vermelha: cessa todo o processo inflamatrio e, desse modo, h a finalizao da reao qumica e destruio total da Propionibacterium acnes.
(Rojanamatin & Choawawanich, 2006).

400 nm

600 nm

Poro bloqueado Inflamao folculo P.Acne Porfirinas

Glndula sebacea

MEDIDAS DE SEGURANA

Conhecer os riscos envolvidos na utilizao.


Conhecer os parmetros do equipamento. Treinamento adequado e pela familiarizao do usurio com as indicaes e com o uso de seus dispositivos/aplicadores.

Proteo dos olhos.


Proteo de reas ntegras ao redor de uma leso pigmentar, por exemplo.

PREPARO PARA A APLICAO

Classificao de: Fitzpatrick, espessura e cor do pelo ou da leso pigmentada.


Anamnese completa com ateno s precaues e contraindicaes. Termo de consentimento.

Depilao: o pelo cortado com lmina de barbear, previamente sesso (pode ser de 2 a 3 dias antes) ou raspado imediatamente antes = varivel com o equipamento utilizado.
Durante tratamento epilatrio: usar somente lmina. CERA ****?

CUIDADOS PS

Compressas geladas ou cosmticos calmantes (mscaras).


Pomadas **** Utilizar bloqueador solar ou um FPS. Evitar ao mximo exposio solar.

Terapias combinadas: cidos de baixa concentrao. O uso de maquilagem deve ser evitado em caso de formao de crostas ou descamao. Evitar deixar cair gua muito quente no local no mesmo dia da aplicao. Respeitar os intervalos mnimos entre as sesses para que no haja fotossensibilidade. Usar roupas confortveis e leves no dia da aplicao.

CONTRAINDICAES

Isotretinona (roacutan).
Medicamentos via oral e tpica base de corticoides, anticoagulantes h mais de 3 meses.

cido acetilsaliclico, medicamentos anti-inflamatrios no hormonais.


Medicamentos fotossensibilizantes fortes. Pacientes bronzeados e em exposio contnua aos raios UV h pelo menos quatro semanas antes do tratamento.

Pelos brancos.
Dermatoses desencadeadas ou agravadas pela luz.

Pacientes com histrico de queloides.

Lactantes e gestantes (contraindicao relativa).


Distrbios hormonais.

Pigmentao irregular.
Diabetes descontrolada. Sinais de infeco e inflamao de pele, doenas inflamatrias, imunodeficincia.

Sensibilidade radiao da luz.


Neoplasias e metstases.

COMPLICAES E INTERCORRNCIAS

Ligeira ardncia
Hiperemia

Prurido
Bolhas Crostas Discromias Cicatrizes hipertrficas

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

VERHAGEN, A. R. Light tests and pathogenetic wavelengths in chronic polymorphous light dermatosis. Dermatologica. 1966;133(4):302-12. L'ESPERANCE, F. A. Jr. Clinical comparison of xenon-arc and laser photocoagulation of retinal lesions. Archives of Ophthalmology. 1966 Jan;75(1):61-7. FDA Docket K950493. August 7 1995. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Fsica V1. Editora LTC. 7. ed. So Paulo: 2006 GORDON, J.P.; ZIEGLER, H.J.; TOWNES, C.H. The MASER: New type of amplifier, frequency standard and spectrometer. Physiol Rev 99: 1264-1274, 1995 in BADIN, A. Z. D.; MORAES, L. M.; ROBERTS III, T.L. Rejuvenescimento Facial a Laser. Editora Revinter. Rio de Janeiro: 1998 Anderson RR, Parrish RR. Selective photothermolysis: Precise microsurgery by selective absorption of pulsed radiation. Science 1983;220:524527. Goldman MP. Treatment of benign vascular lesions with the PhotoDerm VL high-intensity pused light source. Adv Dermatol 1998;13:503521. DIERICKX, C. C.; CASPARIAN, J. K.; Venugopalan V, Farinelli WA, Anderson RR. Thermal relaxation of port-wine stains vessels probes in vivo: The need for 110-millisecond laser puse treatment. J Invest Dermatol 1995;105:709714.

DOVER, J.S.; SADICK, N. S.; GOLDMAN M.P. The role of lasers and light sources in the treatment of leg veins. Dermatol Surg 1999;25:328336. BADIN, A. Z. D.; MORAES, L. M.; ROBERTS III, T.L. Rejuvenescimento Facial a Laser. Editora Revinter. Rio de Janeiro: 1998 OSRIO, N.; TOREZAN, L. A. R. Laser em Dermatologia - Conceitos Bsicos e Aplicaes. Editora Roca. So Paulo: 2002. ROSS, E. V. Laser versus intense pulsed light: competing technologies in dermatology. Lasers Surg Med 2006;38:261-72. HEE L. J.; HUH, C. H.; YOON, H. J.; CHO, K. H.; CHUNG, J. H. Photo-epilation results of axillary hair in dark-skinned patients by intense pulsed light: comparison between different wavelength and pulse width. Dermatol Surg 2006;32:234-40. BOECHAT, A. A. P. et al. Bend loss in large core multimode optical fiber beam delivery system. Appl Opt 30: 321-7, 1991

RAULIN, C.; GREVE, B.; et al. Laser und IPL - Technologie in der Dermatologie und A sthetischen Medizin. 1st edition. New York: Schattauer Stuttgart; 2001.
RAULIN, C.; SCHROETER, C. Treatment possibilities with an intense, pulsed light source (PhotoDerm1 VL). Hautarzt 1997;48:886893.

GOLDBERG, D. J; et al. Laser em Dermatologia. Editora Santos. So Paulo: 2007


GOLDBERG, D. J.; ROHRER, T. E.; DOVER, J. S.; et al. Laser e Luz V1. Editora: Elsevier. So Paulo: 2006

PREZ, E. H.; CHARRIER, E. C.; IBIETT, E. V. Intense Pulsed Light in the Treatmente of Stiae Distensae. Dermatol and Surg, 2002, December 28:12.

REQUENA, L.; SNCHES YUS, E. Striae distensae. Dermatopathol Pract Concept, 1997; 3:197202.
PRIBANICH, S.; SIMPSON, F. G.; HELD, B. et al. Lowdose tretinoin does not improve striae distensa: a double-blind, placebo-controlled study. Cutis, 1994; 54:1214.

WEISS, R. A.; WEISS, M. A.; BEASLEY, K. L. Rejuvenation of Photoaged skin: 5 years results with intense pulsed light of the face, neck, and chest. Dermatol Surg, 2002; 28:1115-1119.
ANDERSON, K. L.; LEAVITT, M.; NISAR, N. Photo Rejuvenation utilizing a krypton light source: a clinical and histological study. Advanced Dermatology, 1994.

Goldberg DJ. New collagen formation after dermal remodeling with an intense pulsed light source. J. Cutan Laser Ther 2000; 2: 59-61
Bitter PH. Noninvasive Rejuvenation of Photodamaged Skin Using Serial, Full Face, intense Pulsed Light Treatments. Dematol. Surg. 2000. Sep; 26/9) : 8 35-42; discussion 843. HEDELUND, L, DUE, E, BJERRING, P, CHRISTIAN, W, HAEDERSDAL, M. Skin rejuvenation using Intense Pulsed Light. Arch Dermatol, v. 142, Aug 2006. CARRUTHERS J, CARRUTHERS A . The effect of full-face broadband light treatments alone and in combination with bilateral crows feet botulinum toxin type A chemodenervation Dermatol Surg. 2004;30:355-366 WEISS, R.; GOLDMAN, M.; WEISS, M. Treatment of poikilodermia of Civatte with an intense pulsed light source. Dermatol Surg 2000; 26:8238.

OBRIGADA!!!!

fla.pirola@hotmail.com

Das könnte Ihnen auch gefallen