Sie sind auf Seite 1von 14

O cognitivismo um humanismo

O COGNITIVISMO UM HUMANISMO Cognitivism is a Humanism


Gustavo Arja Castaon1

Resumo
O Cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatvel com a defendida pela tradio humanista ocidental e o movimento da Psicologia Humanista norte-americana. O humanismo postula um ser humano com qualidades nicas no universo conhecido, que possui, portanto, necessariamente, algo natural e universal que o caracteriza, ou seja, uma natureza humana. No caso da Psicologia Humanista, acrescentase a este princpio bsico o da crena num ser humano livre e auto-orientado. Implcita ou explicitamente, o Cognitivismo defende que o ser humano : consciente, ativo, movido por causas e razes, orientado a metas, um processador de informao, tem seus processos cognitivos governados por regras, possui um inconsciente cognitivo, constri as regras que coordenam sua cognio, possui tendncias inatas, reage a significados atribudos, tem emoes que atuam por meio da cognio, epistemicamente motivado e constitudo de mente e corpo que interagem e se influenciam mutuamente. Com a revoluo cognitiva e o surgimento de uma abordagem que defende tal modelo de objeto para a Psicologia e testa suas hipteses sobre ele pelo mtodo experimental, o ainda nascente movimento humanista foi progressivamente perdendo fora e razo de ser. O esprito reducionista, determinista e desumanizante, que segundo os humanistas era disseminado na Psicologia pelo Behaviorismo e pela Psicanlise, encontrava ento um opositor muito mais poderoso, o Cognitivismo, que se ocupou de grande parte dos temas de investigao reivindicados pela Psicologia Humanista. Palavras-chave: Cognitivismo; Psicologia humanista; Antropologia filosfica; Humanismo.

Graduado em Psicologia pela UERJ e em Filosofia pela UFRJ. Mestre em Psicologia Social pela UERJ e Doutor em Psicologia pela UFRJ. Atualmente ministra cursos nas graduaes em Psicologia das universidades Estcio de S e Catlica de Petrpolis, e cursa o Mestrado em Lgica e Metafsica da UFRJ. Endereo para contato: UCP - Faculdade de Psicologia - Rua Baro do Amazonas, 124, Centro-Petrpolis-RJ - CEP 25685-070. e-mail: gustavocastanon@hotmail.com.

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

51

Gustavo Arja Castaon

Abstract
Cognitivism defends a human being image fully compatible with the one of the humanist western tradition and of the movement of the North American Humanistic Psychology. The Humanism postulates a human being with unique qualities in the known universe, therefore necessarily possessing something natural and universal that characterizes it, in other words, a human nature. In the case of the Humanistic Psychology, it is increased to this basic principle of the faith on a free and self-oriented human being. Implicitly or explicitly, Cognitivism defends that the human being is: conscious, active, moved by causes and reasons, oriented to goals, a information processor, rule-governed in their cognitive processes, a owner of a cognitive unconscious, constructor of rules that coordinate its cognition, a owner of innate tendencies, a attributed meanings reactor, has emotions that act through cognition, epistemically motivated and constituted of mind and body that interact and are mutually influenced. With the cognitive revolution and the appearance of an approach that defends such object model for Psychology and tests their hypotheses on him through the experimental method, the still recent-born humanist movement went progressively losing his meaning and strength. The reductionist, determinist and dehumanizing spirit that, according to the humanists, was disseminated by Behaviorism and Psychoanalysis in Psychology, had found a much more powerful opponent, the Cognitivism, which was in charge of great part of the investigation themes demanded by Humanistic Psychology. Keywords: Cognitivism; Humanistic psychology; Philosophical anthropology; Humanism.

O ttulo deste artigo parafraseia o da famosa conferncia de Jean-Paul Sartre (1973), O Existencialismo um humanismo, na qual este filsofo procura defender contra cristos e marxistas tese de que o existencialismo deve ser classificado como um humanismo. Nesta obra, Sartre nos oferece sua influente definio de humanismo como a doutrina que atribui ao homem um lugar nico e caracterstico em relao aos outros seres do universo. Visto desta forma, Sartre pode justificar seu existencialismo ateu como humanista, uma vez que esta doutrina filosfica sustenta que o ser humano o nico ser no universo no qual a existncia precederia a essncia. Esta definio sartreana do sentido geral do termo humanismo tambm aceita por Pedro Dalle Nogare (1983), em obra na qual tenta responder que denominador comum poderamos encontrar entre tantas doutrinas opostas entre si que reivindicaram no sculo XX o ttulo de humanismo. Este artigo procura apresentar evidncias de que o Cognitivismo, abordagem contempornea da Psicologia Moderna, pode reivindicar o ttulo de humanismo, tanto no sentido conferido por Sartre ao termo, quanto pelo sentido mais estrito dado a este pela Psicologia Humanista norteamericana. Contra esta pretenso, pesa sobre o Cognitivismo a acusao que demonstrarei equivocada de que ele seria somente uma forma determinista disfarada de computacionalismo. Mais do que isso, oferecerei evidncias que sustentem a tese de que por materializar muitas das maiores

esperanas do movimento humanista, o Cognitivismo acabou por ser a maior causa de seu esvaziamento.

O que o Humanismo exige da Psicologia?


Na psicologia moderna, o conceito de humanismo ganhou contornos mais precisos, estabelecidos pelo movimento que atribuiu a si este ttulo. A Psicologia Humanista, surgida nos Estados Unidos do ps-guerra, surgiu como um levante contra a imagem de ser humano que estava sendo difundida pela psicologia por meio do Behaviorismo e da Psicanlise. Contra o Behaviorismo, pesava a acusao de difundir uma imagem de ser humano meramente reativo, semelhante uma coisa passiva perdida, sem responsabilidade por seu prprio comportamento (DeCarvalho, 1990, p. 33). Assim, o Behaviorismo veria o homem como um conjunto de respostas a estmulos, ou seja, uma coleo de hbitos independentes. Frick (1973), por exemplo, era um dos que acusava o Behaviorismo de haver buscado criar uma viso limitada do homem como mquina. A oposio do Humanismo ao Behaviorismo pode ser sintetizada em quatro pontos. Primeiro, no concordam com a pesquisa com animais como acesso a uma compreenso adequada do ser humano. Como disse Bugental (1963), o ser humano no um rato branco maior, assim uma Psicologia baseada em dados

52

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

O cognitivismo um humanismo

animais excluiria aquilo que deveria ser o objeto primeiro da Psicologia: os processos e experincias distintamente humanos. Segundo, os humanistas exigem que os temas de pesquisa da Psicologia no sejam escolhidos por sua adequao ao mtodo experimental, e sim por sua importncia para o ser humano e relevncia para o conhecimento psicolgico. Terceiro, opem concepo reativa e mecanicista behaviorista do ser humano uma concepo proativa da natureza humana: os humanistas argumentam que a motivao humana intencional e automotivada. Por ltimo, afirmam que ainda que fosse possvel ao Behaviorismo realizar um catlogo completo dos comportamentos humanos possveis, isto no ofereceria uma descrio adequada da natureza humana, pois o ser humano um todo nico e indivisvel. J contra a Psicanlise pesavam as mesmas acusaes de determinismo e reducionismo, somadas s de dogmatismo e patologizao da condio humana. As idias de Freud sobre o ser humano seriam pessimistas, fatalistas e excessivamente centradas no lado negro do ser humano. Como diz DeCarvalho (1990), os humanistas argumentavam que para Freud nada alm de destruio, incesto e assassinato poderia se seguir se uma natureza bsica humana encontrasse expresso completa (p. 34), para ele, segundo Freud a pessoa permaneceria para sempre fixada em emoes originadas de traumas da infncia. O homem no seria nada alm de um produto de poderosas pulses de fundo biolgico, que se manifestariam de acordo com a histria do passado de cada um. Como dizia Maslow, a Psicanlise somente estudava indivduos perturbados: neurticos e psicticos: o estudo de espcimes aleijados, enfezados, imaturos e patolgicos s pode produzir uma Psicologia mutilada e uma filosofia frustrada (1963, p. 234). A Psicologia deveria, portanto, se voltar para o estudo das qualidades e caractersticas positivas do Homem, como a alegria, o altrusmo, a fruio esttica, a satisfao ou o xtase. Enfim, psiclogos deveriam estudar o homem sadio, no somente a psicopatologia. Contra o Behaviorismo e a Psicanlise, a Psicologia Humanista defendia uma viso de ser humano baseada nos seguintes pressupostos, enunciados pelo histrico artigo de James Bugental (1963), Humanistic Psychology: A New Breakthrough: a) uma pessoa mais que a soma de suas partes, b) ns somos afetados por nossas re-

laes com outras pessoas, c) o ser humano consciente, d) o ser humano possui livre-arbtrio, e) o ser humano tem intencionalidade. Assim que publicado, este artigo foi adotado como declarao da primeira associao deste movimento, a American Association for Humanistic Psychology (AAHP), o que indica sua representatividade. Abraham Maslow (1968), consensualmente considerado o fundador do movimento humanista, ofereceu outra definio muito esclarecedora do que seria a essncia de uma psicologia humanista:
1 - Cada um de ns tem uma natureza interna essencial, biologicamente alicerada, a qual , em certa medida, natural, intrnseca, dada e, num certo sentido limitado, invarivel ou, pelo menos, invariante. 2 - A natureza interna de cada pessoa , em parte, singularmente sua e, em parte, universal na espcie. 3 - possvel estudar cientificamente essa natureza interna e descobrir a sua constituio (no inventar, mas descobrir). (p. 27)

Assim, de acordo com esta definio, toda teoria que afirme que o ser humano no tem uma natureza humana, biologicamente alicerada, no pode ser considerada humanista, mas da mesma forma, qualquer teoria que afirme que esta natureza determina completamente o que o ser humano, desconsiderando o carter nico e irrepetvel de cada indivduo, tambm no poderia ser caracterizada como tal. importante chamar a ateno para o fato de que o segundo postulado de Maslow defende implicitamente que o ser humano no um ser absolutamente condicionado pelos fatores biolgicos, psicolgicos e sociais que influenciam sua constituio. J o primeiro, garante um domnio de investigao no qual em tese poderiam ser estabelecidas leis naturais. Mas como conciliar num corpo de teorias cientficas os efeitos resultantes do segundo postulado sobre o comportamento com as leis implcitas no primeiro e terceiro? Como conciliar liberdade e criatividade com leis naturais? Para os humanistas, a Psicologia contempornea se desenvolve na esteira de um velho conflito filosfico, o conflito apontado por Gordon Allport (1975) entre as tradies lockeana e leibniziana no pensamento psicolgico e por Joseph Rychlak (1975) para quem somente o termo leibniziana substitudo pelo termo kantiana.

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

53

Gustavo Arja Castaon

Como defende Allport, para a tradio lockeana, o Homem considerado um ser passivo, um receptculo de impresses sensoriais que ir constituir seu intelecto. Esta a teoria da white paper de Locke, que faz seu o axioma aristotlico de que nada h no intelecto que antes no tenha passado pelos sentidos. Assim o ser humano seria um ser passivo atuando e se constituindo de acordo com os estmulos recebidos, sendo por eles, portanto, governado. Leibniz iria ironicamente, no combate aberto imagem lockeana de ser humano, acrescentar a esta sentena as palavras a no ser o prprio intelecto. Ou seja, no mnimo, antes daquilo que passou pelos sentidos, est na mente a prpria capacidade de assimilar e relacionar o material que fornecido por estes, capacidade essa que no pode ser dada por eles. Leibniz qualifica o ser humano como livre, ativo e orientado propositivamente. O ser humano um foco de atividade do universo, e no um mero objeto sofrendo a influncia pura e simples das leis fsicas. Assim, o humanismo rompe com a tradio mecanicista e cerra fileiras com a tradio leibniziana da Psicologia (e de universo) considerando o ser humano como consciente, auto-orientado e criativo, em suma, possuidor de livre-arbtrio. Mais recentemente, o maior nome da Psicologia Humanista contempornea, Joseph Rychlak (1988), em obra que pretende refundar a Psicologia Humanista, acrescentou aos pontos programticos acima mais alguns, sendo o principal deles sua reivindicao de que no campo da teoria explicativa, as causas formais e finais devem ser readmitidas em seu pleno direito. Ou seja, para Rychlak, o conceito de agency, ou do sujeito proativo e orientado a metas, central e sem ele nenhuma Psicologia digna do nome pode ser construda. Assim, como afirma Rychlak (1975) em seu clssico artigo Psychological Science As a Humanist Views It, o humanismo uma descrio terica do comportamento em termos de causas formais e causas finais, mais do que em termos de causas materiais e causas eficientes, como no Behaviorismo e na Psicologia Fisiolgica. Portanto, para sustentar a tese deste artigo de que o Cognitivismo uma abordagem que contempla as principais reivindicaes da Psicologia Humanista, tero que ser oferecidas evidncias de que ele considera que o ser humano: a) tem propriedades nicas no universo; b) possui uma

natureza humana biologicamente alicerada; c) possui um montante de liberdade; d) consciente; e) orientado a metas; f) no pode ter seu estudo meramente substitudo pelo estudo de animais e, finalmente; g) precisa gerar uma Psicologia cientfica que investigue suas qualidades nicas e positivas. Para oferecer essas evidncias, ser apresentado um curto inventrio de como o Cognitivismo define o ser humano.

A imagem cognitivista de ser humano


Ampliando a definio oferecida por Antnio Gomes Penna (1984), dividirei esta exposio em treze tpicos que caracterizam o modelo antropolgico adotado pelo Cognitivismo (Castaon, 2006), conforme posies defendidas por seus autores mais significativos, como George Miller, Jerome Bruner, Roger Sperry, Noam Chomsky, Jean Piaget, Jerry Fodor, Urlic Neisser e Aaron Beck. a) O ser humano dotado de conscincia - contra o Behaviorismo, o resgate do conceito de conscincia como um fenmeno real, condicionado, mas no redutvel ao biolgico (Miller, 1985; Bruner, 1997; Sperry, 1993) uma das caractersticas centrais da imagem de homem promovida pelo Cognitivismo. Cabe aqui acrescentar, no entanto, que por conscincia no se entende um epifenmeno descartvel, que uma vez excludo em nada alteraria as seqncias de comportamento a serem efetuadas por um organismo, conforme concebiam filsofos behavioristas e positivistas que ousavam abordar esta questo. No Cognitivismo, a conscincia no o fantasma na mquina de Gilbert Ryle (1949), ela a dona da mquina. Nomes como Neisser (1967) e Sperry (1993) consideram a conscincia uma propriedade emergente da atividade cerebral, que, no entanto, possui propriedades que no se reduzem s propriedades desta atividade. Isso leva ao interacionismo caracterstico da posio mente-corpo do Cognitivismo, que veremos frente. De resto, cabe aqui por ltimo lembrar o argumento de Penna (1984, p. 45) em favor da relevncia da conscincia como fenmeno biolgico, em contra dos pouco verossmeis argumentos de Ryle e dos behavioristas. Neste, lembra ele que a tese behaviorista da irrelevncia da conscincia no se compatibiliza com o fato de sua preservao ao longo do processo evolutivo, j que segundo a teoria da evoluo a vida tende a des-

54

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

O cognitivismo um humanismo

cartar as formaes emergentes inteis e desnecessrias. Se a conscincia fosse um simples epifenmeno, seu destino j teria sido o desaparecimento. Nesse ponto, preciso escolher: ou o Behaviorismo ou o Evolucionismo. b) O ser humano ativo a proatividade, o agency (poderamos dizer, um certo montante de livre-arbtrio), caracterstica distintiva da imagem de homem oferecida pelo Cognitivismo. O ser humano no uma bola de bilhar reativa num universo mesa-de-bilhar newtoniano-mecanicista. Ele um foco de atividade do universo. Busca ativamente metas, constri ativamente suas estruturas cognitivas, atribui ativamente significado. o papel ativo e construtivo da conscincia que impede que o Cognitivismo seja interpretado como uma teoria mediacional como a IA forte. Portanto, sem dvida, podemos alinhar o Cognitivismo do lado da tradio leibniziana da Psicologia ou ainda kantiana contra a tradio lockeana. Piaget (1973) representante paradigmtico desta posio, com sua Psicologia do desenvolvimento calcada nos conceitos de organismo ativo e atividade do sujeito sobre o mundo construindo suas estruturas cognitivas. Para Piaget, o sujeito psicolgico um objeto que difere fundamentalmente dos corpos e das foras cegas que constituem os objetos das cincias fsicas. c) O ser humano movido por causas e razes - o cognitivismo reconhece duas ordens de causalidade para o comportamento humano: as causas eficientes e as causas finais. A primeira se d em virtude da natureza fsico-qumica constitutiva do ser humano que movida por leis estritas de causalidade, governada pelo mundo natural. A segunda se daria em virtude das propriedades emergentes da organizao e atividade cerebral, a conscincia e a atividade dela resultante, (Sperry, 1993). Penna (1984) expe como este tipo de compromisso representa mais um afastamento radical da tradio positivista, uma vez que explicaes centradas em razes so derivadas do conceito de escolha, e este, indissocivel do conceito de liberdade, que por usa vez inconcilivel com o determinismo laplaceano que caracteriza a viso de mundo positivista. No entanto, o Cognitivismo s considera que podemos estudar cientificamente causas finais quando estas j se encontram definidas em termos de causas formas, na forma de hierarquia de metas. Ou seja, podemos estudar a razo x como causa do comportamento y, mas nunca investigar as causas

da razo x. Assim, o formato das leis sobre metas seria quando o sujeito a possui a meta x, nas condies y, o comportamento ser w, e nunca poderia versar sobre como necessariamente chegamos a possuir a meta x. d) O ser humano orientado a metas O carter agente do ser humano pode ser representado cognitivamente pelo conceito de metas, e dessa maneira abordado conceitualmente por meio da linguagem da ciberntica e do conceito de feedback. idia central do Cognitivismo que o comportamento humano no pode ser adequadamente descrito, previsto ou compreendido em termos de estmulo-resposta e, portanto, presses ambientais. Todo o comportamento humano prospectivo e visa atingir metas por planos e estratgias de ao consciente. Como estabeleceram Miller, Galanter e Pribram (1960), podemos definir um plano de maneira rigorosa como um processo hierrquico de seqncias de operaes a serem executadas por um organismo, da mesma forma como um programa para um computador. Se a isto acrescentarmos um modelo TOTE (test-operate-test-exit), estamos diante de um modelo ciberntico de autoregulao orientada a metas, ou feedback. Num modelo de feedback negativo, que o tipo que estamos avaliando, parte do output volta como input de forma a permitir a uma mquina ciberntica (como um mssil) calcular a margem de erro entre a meta estabelecida (um alvo) e a atual posio da mquina (no caso posio no espao), o que permite ao sistema ajustar seu comportamento (output) em relao meta. e) O ser humano um processador de informao - a metfora computacional, a viso do ser humano como um organismo ativo que processa informao, primeiro a recebendo, depois a decodificando, a transformando, a armazenando, a recuperando e, por fim, a utilizando. importante enfatizar novamente que o Cognitivismo (no as Cincias Cognitivas) sempre considerou a metfora computacional somente uma metfora, til por oferecer linguagem e aparatos conceituais novos para a abordagem eficiente dos fenmenos cognitivos. O ser humano mais do que um processador de informaes (Neisser, 1967; Gardner, 1996; Sperry, 1993), porque tem uma conscincia que atribui significados a estas informaes e decide cursos de aes, mas certo que ele tambm um processador de informaes, e o , quase todo o tempo.

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

55

Gustavo Arja Castaon

f) O ser humano tem seus processos cognitivos governados por regras - este processamento no aleatrio, ele obedece a etapas processuais e a estruturas, ou seja, a regras estavelmente definidas. certo que algumas destas regras podem mudar (o programa, a estratgia), mas outras so muito bsicas, so o sistema operacional de nossa mente, inatas ou ao menos inata a tendncia a desenvolv-las. Os maiores expoentes desta posio no Cognitivismo, posio compartilhada em uma medida ou outra por todos os tericos desta abordagem, so Chomsky (1971) e Fodor (1975). g) O ser humano possui um inconsciente cognitivo o ser humano processa informao e possui regras e estruturas para isso, que no feito conscientemente a maior parte do tempo. Majoritariamente, o processamento de informao se d de forma inconsciente, assim como so inconscientes a maior parte das regras e estruturas que governam este. Penna (1984) caracteriza o inconsciente cognitivo como um conjunto de estruturas e processos inacessveis ou s muito dificilmente acessveis nossa conscincia, e lembra que este conceito derivado da filosofia de Leibniz. Chomsky & Piaget esto entre os cognitivistas que abordaram explicitamente o problema, que hoje ganhou renovado interesse. Exemplos de processos e estruturas inconscientes so: a estrutura profunda da gramtica transformacional de Chomsky, a linguagem do pensamento de Fodor, os estgios de desenvolvimento cognitivo de Piaget, as habilidades presentes na memria implcita e as atribuies perceptivas. A grande questo em aberto sobre o inconsciente cognitivo em relao a sua acessibilidade ou inacessibilidade absoluta. No comeo da revoluo cognitiva a balana pendia para os que defendiam, como Chomsky (1981, 1987), a tese da inacessibilidade. Mas atualmente a tendncia predominante a de consider-los ora subconscientes, ora regras e estruturas que podem ser representadas conscientemente. Aaron Beck, representante mximo da abordagem cognitivista da psicoterapia, defensor da segunda tese. Ele declara sobre a relao entre os conceitos de pensamento automtico e inconsciente cognitivo:
Os conceitos pensamentos automticos e inconsciente cognitivo possuem muitos aspectos comuns. Embora a observao clnica te-

nha revelado que os pensamentos automticos so com freqncia muito facilmente admitidos percepo consciente, a situao terica da noo de automatismo sugere que esse processamento cognitivo talvez seja melhor denominado de pr-consciente (Beck & Alford, 2000, p.27).

Portanto, existe atualmente a tendncia no cognitivismo da diviso entre inconsciente cognitivo, que seriam as regras e estruturas no apercebidas de processamento, organizao e armazenamento de informaes, e subconsciente cognitivo, que seriam os processos automticos de processamento de informao e atribuio de significado, no executados ou controlados pelo foco de ateno da conscincia (como um sentimento desagradvel por um lugar ou o comportamento de dirigir um carro). h) O ser humano constri as regras que coordenam sua cognio no mnimo, o Cognitivismo acredita que a maior parte das regras, processos ou estruturas que coordenam o processamento de informao humano a cognio so construdas pelo sujeito em um processo de contnua interao com o mundo. Esta posio ns conhecemos hoje com o nome de construtivismo. Tem sua origem na Psicologia experimental com a obra revolucionria de Jean Piaget, que demonstrou como as formas de raciocnio humanas aparentemente mais naturais so na verdade construdas ao longo do desenvolvimento nas suas interaes com o mundo. No entanto, o construtivismo caracterstico da tradio cognitivista se faz acompanhar igualmente de uma tradio inatista, exigindo uma sntese superior entre estas duas posies que, no entanto, no parece mais problemtica. Desde que Chomsky e Piaget promoveram o histrico encontro de Royaumont, em 1975 envolvendo alm deles nomes como Brbel Inhelder, Hilary Putnam, Jerry Fodor, Gregory Baetson & Seymour Papert, entre outros (Piatelli-Palmarini, 1987) vrios esforos de sntese entre as duas posies anti-empiristas foram articuladas. Com o tempo, a boa e velha cincia moderna tm oferecido suas prprias solues, demonstrando que algumas estruturas e habilidades muito bsicas precisam ser consideradas inatas, evidentemente, sem a eliminao da necessidade de se postular processos de construo de estruturas (para um extenso inventrio das evidncias atuais em suporte do inatismo) (Pinker, 2004).

56

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

O cognitivismo um humanismo

i) O ser humano possui tendncias inatas para desenvolver certas estruturas conforme abordado, igualmente representativa da tradio cognitivista a crena de que certas estruturas muito bsicas da cognio, assim como certos processos tambm muito bsicos, so inatos, ou no mnimo, que a tendncia a desenvolv-los inata . Tpico representante desta tradio Chomsky (1971). As pesquisas contemporneas em Psicologia do Desenvolvimento sobre as aptides de recm-nascidos do ampla sustentao ao inatismo, assim como a prpria observao da natureza. A imensa maioria dos animais apresenta ao nascer grande repertrio instintivo de comportamentos altamente complexos, adquiridos em longo processo de evoluo de sua espcie. No surpresa constatar que o ser humano tenha no mnimo algumas estruturas e regras de processamento pr-programadas, como um bios. Surpresa seria o contrrio. No entanto, ambas as posies no so contraditrias. Primeiro, podemos considerar que existam estruturas e regras cuja potencialidade para se desenvolver inata, mas cujo ato de seu desenvolvimento construtivo. Tambm, poderamos considerar que poucas e bsicas regras e estruturas so inatas, a partir das quais muitas e complexas estruturas e regras so construdas. j) O ser humano reage a significados atribudos como observou Penna (1984), esta tese do movimento cognitivista herdada de George Mead. Este defendia que seres humanos no reagem a estmulos fsicos, mas sim aos significados atribudos a estes estmulos. Em ltima anlise, poderia se encontrar a raiz deste pensamento na filosofia estica. famosa a mxima de Epicteto, segundo a qual o que comove o homem no so as coisas mesmas, mas sim suas opinies sobre elas. Na Psicologia, entra pelas mos de influente artigo de Sperry (1977). Diga-se de passagem, Bruner (1997) em suas ltimas obras, reclama que o significado atribudo, e no o processamento de informao, deveria ser o verdadeiro objeto de estudo de uma Psicologia Cognitivista. Nos ltimos anos, a questo do significado atribudo como o verdadeiro determinante do comportamento ganhou destaque renovado no Cognitivismo com a emergncia da extremamente bem-sucedida Terapia Cognitiva, capitaneada por Aaron Beck e que faz dessa idia uma pedra angular de sua teoria psicoteraputica.

k) O ser humano tem emoes que atuam por meio de cognies o estudo cognitivo sistemtico da motivao e emoo ainda um captulo em aberto do Cognitivismo e talvez o grande ponto fraco da abordagem, em virtude do no estabelecimento de um adequado sistema de referncia para abordar a questo. A abordagem do processamento de informao tende a ser inadequada porque o sistema cognitivo, por uma convenincia metodolgica, considerado isoladamente das influncias emocionais e motivacionais (Fodor, 1991). No entanto, o problema da motivao e emoo no deixou de receber contribuies originais desta abordagem, que inclusive tem se mostrado extremamente frteis no principal campo aplicado da Psicologia: a Psicoterapia. A posio cannica desta abordagem em relao ao problema das emoes a de Jerry Fodor (1975), que transforma o conceito vago de desejo (ou os correlatos de vontade, impulso, instinto, pulso, etc.) numa representao deste (quero comida) que interagindo com representaes de outras crenas (tem comida na geladeira) causa uma meta (apanhar comida na geladeira). A representao de uma meta, como toda representao, computvel e determina funcionalmente o comportamento do sistema. Caracteristicamente, as melhores contribuies neste campo vm sendo dadas imagem geral cognitivista de Ser Humano por dois campos da Psicologia que foram recentemente invadidos pela abordagem Cognitivista: A Psicologia Clnica e a Psicologia Social. No campo da Psicologia Clnica, a teoria cognitiva da personalidade (Beck & Alford, 2000) postula que as emoes so mais conseqncias do que causas das cognies, logo, crenas disfuncionais geram emoes disfuncionais, mas o inverso tambm verdadeiro. Ainda, no so os fatos (ou informaes) que nos provocam emoes, mas nossas interpretaes sobre eles. Da mesma forma, o Cognitivismo no v nas motivaes de origem fisiolgica (fome, sede, sexo, sono) poder para determinar diretamente o comportamento dos sujeitos: como quaisquer outros estmulos, eles so informaes sobre as quais atribuiremos significados, e a estes que reagiremos, no aos estmulos. Esta no uma idia difcil de compreender: apesar da fome, o preso poltico continua sua greve de fome, pois ele v nela uma arma poltica; apesar do desejo, o monge se comporta de maneira celibatria, pois interpreta o desejo sexual como uma tentao que o afastar do

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

57

Gustavo Arja Castaon

crescimento espiritual, no como um prazeroso processo biolgico; j o libertino, come, bebe, dorme e faz sexo no porque no consiga controlar seus instintos, mas porque acredita que no consegue ou que no quer. Ambas as formulaes partem do pressuposto de que a emoo e o desejo so subordinadas razo. l) O Ser Humano tambm epistemicamente motivado estas idias sobre as relaes entre motivao e cognio afirmam que parte de nossa motivao meramente cognitiva, ou seja, voltada para a obteno de conhecimento mais apurado do universo. E isso no se daria mediatamente, em virtude de um instinto de sobrevivncia e, portanto, de vontade de poder, mas diretamente, como uma vontade de sentido. Apesar das inspiraes fenomenolgicas, gestaltistas e existencialistas desta idia, pode-se dizer que ela vem desde o thaumtzein grego, ou seja, a tese de que o maravilhamento diante do real era a motivao bsica da atividade filosfica. Como aponta Krger (1986), foi a Psicologia Social Cognitiva que forneceu modelos testveis destas teses, com a Teoria da Atribuio de Fritz Heider e a Teoria da Dissonncia Cognitiva de Leon Festinger. Poderamos dizer que estas teorias apresentam vises do Ser Humano sucessivamente como cientista ingnuo e como caador de consistncia. A viso do Ser Humano como caador de consistncia focaliza a questo de como as pessoas explicam seus comportamentos e os das outras pessoas, ou seja, quais as relaes causais que elas atribuem ao mundo social, na tentativa de torn-lo prognosticvel. J segundo a teoria da dissonncia cognitiva (Festinger, 1975), o Ser Humano se v motivado quando percebe discrepncias entre suas cognies. Quando ocorrem implicaes contraditrias entre duas crenas importantes para uma pessoa, gera-se uma ansiedade que desemboca em presses no sentido da reduo dessa dissonncia. Essa reduo se daria necessariamente pelo abandono de uma das crenas, de ambas, ou pela introduo de uma nova. Assim, estes so dois exemplos de teorias cognitivistas (a primeira de inspirao gestaltista) que ilustram a idia bsica do Cognitivismo de que a obteno de conhecimento ela prpria uma motivao bsica do ser humano. Tendo abordado estas doze caractersticas da imagem de homem oferecida pelo Cognitivismo, s nos resta abordar uma outra.

A Psicologia Cognitiva e o Problema Mente-corpo


evidente que o cognitivismo promove uma distino clara entre dois domnios de anlise do ser humano, o fsico e o mental. Foi Neisser (1967) o primeiro psiclogo cognitivo que assumiu plenamente as conseqncias da conquista filosfica de Hilary Putnam (1961) e percebeu a natureza da utilidade da metfora computacional para a Psicologia Cognitiva. Muito embora ele j a considerasse inadequada de muitos modos (1967, p. 6), ele havia percebido que o grande servio prestado por ela era demonstrar que, mesmo numa mquina lgica no-biolgica como o computador, existem dois nveis de anlise bem diversos: o do hardware e o do software. Isso legitimava a diviso entre um domnio de anlise fsico-cerebral e outro psicolgico-mental no ser humano. O Psiclogo no est interessado em como os dados so registrados no HD, e sim em entender como funcionam os programas, as cognies. por isso que para Neisser a preocupao dos neurocientistas em como e onde a memria est armazenada intil para o psiclogo: Ele quer entender sua utilizao, no sua encarnao (p. 6). Isso seria o mesmo para ele que querer que o Economista que procura entender o fluxo monetrio de capitais na economia se dedique ao estudo de se as moedas fsicas efetivamente utilizadas em certa transao foram de ouro, prata, cobre, ferro, papel ou ainda cheques. Essa posio de Neisser fruto do decisivo ataque de Hilary Putnam (1961), desenvolvido anos depois por Jerry Fodor (1968), ao reducionismo do behaviorismo lingstico e do materialismo eliminativo (e a tese da identidade estado mental estado cerebral). Este ataque e os novos argumentos propositivos destes filsofos fundaram uma corrente da Filosofia contempornea decisiva para a Revoluo Cognitiva: o Funcionalismo. A idia central do Funcionalismo que os estados mentais so estados funcionais de uma mquina ou de um crebro, no estados cerebrais como queria a teoria da identidade, que como afirma Putnam, no passa de materialismo ingnuo e simplrio. Estes estados funcionais so realizados por estados cerebrais, mas poderiam s-lo por outro hardware (outro crebro no caso) de maneira correlata ao que acontece quando voc instala o mesmo programa em duas mquinas diferentes com o mesmo sistema operacional e o coloca para rodar.

58

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

O cognitivismo um humanismo

Pode-se estar falando de um 486 de um lado e um Pentium 4 do outro, mas se ambas as mquinas esto rodando num Windows 98 e ambos esto executando um programa Word 97 para abrir o mesmo arquivo, ambos os hardwares, que so diferentes, esto no mesmo estado funcional. Este o conceito de Putnam (1961) de realizabilidade mltipla (de realizvel). Conseqentemente, a forma fsica de uma mquina ou de um crebro irrelevante para a determinao do papel funcional que ele realiza. O que Putnam prope que nossos estados mentais esto para os estados neurofisiolgicos da mesma forma que os estados lgicos de uma mquina esto para os estados fsicos dessa mquina. Assim, podemos reduzir esta idia clebre frmula: A mente est para o crebro como o software para o hardware. A idia de fato irresistivelmente simples, uma vez que conheamos mesmo que superficialmente o funcionamento de um computador. Ns podemos com rigor determinar como funciona o Word for Windows, sem ter qualquer idia de como isso est instalado e rodando em nosso hardware. necessrio lembrar que o Cognitivismo aceita esta tese, mas no se limita a ela. Bruner (1997) lembra que, infelizmente, a metfora computacional no significa a reabilitao cientfica dos estados intencionais da conscincia e de suas qualidades subjetivas. Acreditar, desejar, compreender um significado passaram a ser as entidades que no deveriam ser aceitas na cincia cognitiva nascente. Isso no entanto vingou na Neurocincia e na Inteligncia Artificial, porm, como vemos, no no Cognitivismo. Entendido isso, cabe inserir nossa pergunta: at que ponto legtima a afirmao de que a posio da Psicologia Cognitiva para o problema mente-corpo representa um novo dualismo? Estamos aqui diante de um dualismo metodolgico, mas ser que isso equivale a um dualismo ontolgico, a posio cartesiana de duas substncias diversas e independentes, a res extensa e a res cogitans? Segundo a maioria dos Cognitivistas no. Eles continuam aderidos a um monismo geral, que considera s haver uma realidade natural, e que o universo feito de uma nica substncia. Esta a posio do prprio Neisser: Da minha parte, eu no tenho dvidas que o comportamento humano e a conscincia dependem inteiramente da atividade do crebro, em interao com outros sistemas fsicos (1967, p. 5). Porm, como vimos tam-

bm de Neisser, o Cognitivismo no reducionista: no h como reduzir o nvel abstrato de anlise das regras e estruturas cognitivas ao nvel concreto da organizao e atividade cerebral. Obviamente as operaes lgicas de um programa podem ser descritas independentemente do hardware especfico onde elas esto ou sero instaladas. Assim, estados mentais podem e devem ser descritos de forma completamente distinta dos estados fsicos do crebro. No entanto, como lembram Eysenck & Keane (1994), tambm crena generalizada da Psicologia Cognitiva o princpio do isomorfismo entre mente e crebro, ou seja, que ambos tm uma organizao semelhante em suas estruturas. Isso faz com que a investigao do crebro e de seu funcionamento normal e alterado (drogas, leses) seja significativo para a investigao psicolgica, pois a primeira produz pistas importantes para a segunda (no entanto o inverso tem sido muito mais verdadeiro nos ltimos cinqenta anos). Mas tambm significativo que quando algum postula que a atividade cerebral semelhante atividade mental, est assumindo paralelamente que ambas no so a mesma coisa. Portanto, todo isomorfismo um dualismo, porm, no necessariamente ontolgico. Bernard Baars (1986) explicou bem o problema em que est envolvida a Psicologia Cognitiva. Por trezentos anos desde Descartes, o problema mente-corpo vem sendo discutido em termos da substncia fundamental da realidade: a realidade material, mental ou dividida em ambas as substncias? Depois do dualismo de substncias cartesiano, duas outras posies bsicas foram estabelecidas na Filosofia, ambas monistas: o monismo pan-psquico e o monismo materialista. Para o primeiro, a nica substncia do universo o Esprito, e tudo mental. Para a segunda, a nica substncia do universo a matria, e s existe o mundo fsico. A Folk Psychology, o senso-comum, dualista. Acredita-se em geral que possumos duas espcies de realidade, a conscincia ou a mente e o corpo ou o crebro. Para o Behaviorismo Lingustico, no h dubiedade possvel na atitude cientfica: a mente uma iluso, s o mundo fsico real. A conscincia como iniciadora de aes, ou seja, como entidade que tem eficcia causal, um incmodo fantasma na mquina que no tem explicao, portanto, no pode existir! Esta doutrina

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

59

Gustavo Arja Castaon

no considera, claro, que tal posio to metafsica quanto a cartesiana ou a monadologia leibniziana, e como tal, no em absoluto cientfica, alm de ser inverossmil. Com a Psicologia Cognitiva, no entanto, o problema se agrava. Geralmente, como afirma Baars (1986), psiclogos cognitivos tendem a defender que a realidade em ltima anlise fsica (monismo materialista), e que a experincia subjetiva simplesmente uma diferente perspectiva do mundo fsico. O dualismo aqui poderia se dizer simplesmente metodolgico, mas o que se demonstra a completa independncia entre dois diferentes nveis de anlise, pois, como vimos, a informao no , em nenhuma hiptese, algo fsico. Isso faz desta primeira posio cognitivista acerca do problema mente-corpo uma posio muito frgil teoricamente e pouco sustentvel metafisicamente. Mas nem todos os cognitivistas se sentem na obrigao de descartar de sada o dualismo cartesiano. Noam Chomsky (1971) defende explicitamente que a tese cartesiana do dualismo perfeitamente racional e no pode ser descartada por princpio. Ele traa um interessante paralelo entre a tese cartesiana da substncia mental e a tese newtoniana da gravidade. Lembra que os mesmos motivos que levavam os materialistas mecanicistas a atacar a teoria da gravidade os levavam a atacar a substncia mental. Era inobservvel diretamente, e muito pior, agia sobre os corpos de forma inobservvel e distncia, algo inconcebvel para os moldes da mecnica newtoniana. A fora de ao distncia, a idia de um princpio de atrao como propriedade inata dos corpsculos ltimos da matria, simplesmente no se encaixava no arcabouo geral da cincia, porm, ao contrrio das teses cartesianas sobre a conscincia, tinha esmagador poder preditivo, e, portanto, acabou sendo aceita. Se o fsico e o mental so heterogneos, ou eles so independentes ou interdependentes. Isso tem que nos levar a um posicionamento de tipo paralelista ou interacionista. O gestaltismo defendia a primeira tese, conhecida como paralelismo psicofsico, que nunca alcanou posio de destaque na Neurocincia e na Psicologia por possuir muitos pontos fracos e ser muito vaga, pouco explicativa e nada materialista (requisito de respeitabilidade cientfica para o Positivismo). Mas o Cognitivismo, passada a posio desarticulada inicial, evoluiu para a tese dualista envergonhada do

interacionismo. O principal motivo para isso que um funcionalismo do tipo advogado por Putnam (1961) (no por Fodor), apesar de ter demonstrado a irredutibilidade do mental ao fsico, ainda no um modelo adequado para as propriedades intencionais da conscincia (Searle, 2000), sem o qual qualquer filosofia da mente insuficiente. Entre as teorias interacionistas mais influentes, temos a elaborada pelo filsofo precursor do cognitivismo, Karl Popper, em conjunto com o neurologista John Eccles (1977). Afirma Popper (1975), em passagem esclarecedora de sua verdadeira posio:
Podemos conjecturar que a Conscincia, por sua vez, produzida por estados fsicos; contudo, ela os controla em considervel extenso. Assim como um sistema legal ou social produzido por ns e, todavia, nos controla, no sendo em qualquer sentido razovel idntico ou paralelo a ns, mas interage conosco, assim tambm os estados de conscincia (a mente) controlam o corpo e interagem com ele (p. 230).

O problema principal com o interacionismo tem sido a recusa em afirmar o que a mente (Bunge, 1980), o que de fato reconhecido pelo prprio Popper (1975, p. 230), que, no entanto, acredita que o interacionismo uma resposta quase trivial ao problema de Descartes, e lida bem com nossa crena comum e aparentemente bvia de que h um certo dar e tomar entre o corpo, que modifica a mente, e a mente, que modifica o corpo. Existe, defende Popper, retroalimentao, interao entre a atividade mental e outras funes do organismo. Esta outra passagem perfeitamente esclarecedora de que, no entanto, seu dualismo no (diga-se de passagem incoerentemente) um dualismo ontolgico, e que portanto, plenamente representativo do tipo de posio defendida pelo Cognitivismo: como Descartes, proponho a adoo de um ponto de vista dualista, embora, sem dvida, no recomende falar de dois tipos de substncias interatuantes. Mas penso ser til e legtimo distinguir dois tipos de estados (ou eventos) interatuantes, os fsico-qumicos e os mentais (1975, p. 231). Roger Sperry (1993), psiclogo neurocognitivo vencedor do prmio Nobel, seguindo explicitamente a posio de Popper, procurou levar o interacionismo caracterstico do Cognitivismo um

60

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

O cognitivismo um humanismo

passo frente, procurando dizer o que a mente , e por que poderamos falar de dualismo sem falar de dualismo ontolgico (ou de substncias). Partindo do pressuposto holista de que o todo mais que a soma de suas partes, ou seja, de que os todos apresentam propriedades irredutveis s propriedades das partes que o constituem, Sperry apresenta a conscincia humana como uma propriedade emergente da atividade cerebral, que, portanto, adquire propriedades distintas daquela. Neste sistema interacionista, o caminho da causao entre o todo (a mente) e as suas partes constituintes (os neurnios) bidirecional. No entanto ele claro em afirmar que acredita que este novo mentalismo no um novo tipo de dualismo ontolgico. muito difcil concluir at que ponto teorias interacionistas como as de Popper & Eccles e Sperry representam uma posio clara do Cognitivismo sobre o problema mente-corpo, como a behaviorista monista certamente era (embora inverossmil). John Searle (1992) o filsofo da mente que com mais clareza restabeleceu o conceito de conscincia na filosofia contempornea. Em sua obra The Rediscovery of Mind, ele elabora a agenda de questes a serem investigadas e resolvidas pela Cincia Cognitiva e Filosofia da Mente sobre o problema da conscincia, oferecendo inclusive solues para vrias delas. Atualmente, a influncia de sua obra comea a renovar algumas posies do Cognitivismo (Castaon, 2006b), mas ainda assim, diante de todas as dificuldades que vimos sobre a relao do Cognitivismo com o problema mente-corpo, podemos concluir que dois mil e quinhentos anos de Filosofia, cento e vinte cinco de Psicologia e cinqenta de Cincia Cognitiva no fizeram muito pelo esclarecimento deste que um dos maiores problemas da Filosofia e mistrios para todo ser humano.

portanto o Cognitivismo um Humanismo?


Rychlak (1988) julga que no. Acredita ele que o grande mrito do Cognitivismo foi reintrodu-zir o campo das causas formais na explicao psicolgica cientfica, mas que ele falhou como humanis-mo por no aceitar, da mesma forma como toda a Psicologia de matriz lockeana, as causas finais como legtimas fontes de explicao cientfi-

ca. Uma vez que Rychlak (1988) identifica o Cognitivismo com a teoria mediacional que o antecedeu e com algumas teses da inteligncia artificial, sua concluso que esta abordagem adere mesma matriz conceitual lockeana do Behaviorismo. As teorias mediacionais falham em oferecer um genuno resgate da causa final no domnio da explicao psicolgica por trs motivos. Primeiro, porque os mediadores (sinais, codificadores, regras, modelos) so inputs e, portanto, foram causados eficientemente no organismo; sendo assim (segundo), metas genuinamente produzidas pelo prprio organismo de forma independente da causao ambiental e gentica no existem (a liberdade um mito); ento (terceiro), isto resulta num meio exclusivamente demonstrativo de descrever o curso dos comportamentos. Para Rychlak, portanto, o Cognitivismo um Behaviorismo mediacional. Rychlak (1988) acredita que o Cognitivismo afirma equivocadamente ter resolvido o problema do comportamento humano orientado a metas, ou seja, proativo, e com isso solucionada a questo teleolgica em Psicologia. Voltamos aqui famosa obra de Miller, Galanter e Pribram (1960), um dos marcos fundadores do Cognitivismo: Plans and the Structure of Behavior. Para estes autores, podemos definir um plano de maneira rigorosa como um processo hierrquico de seqncias de operaes a serem executadas por um organismo, da mesma forma como um programa para um computador. Este ns conhecemos hoje como TOTE (test-operate-test-exit), um modelo ciberntico de auto-regulao orientada a metas, ou feedback. A diferena aqui para Rychlak que temos um modelo formal para dar conta do fenmeno da intencionalidade do comportamento, no uma legtima aceitao da causa final. Temos causas formais e eficientes dando conta de uma formulao aceitvel de parte dos aspectos proativos do comportamento. Para os autores cognitivistas citados, inteno uma parte incompleta de um plano cuja execuo j tenha comeado. Rychlak questiona esta viso da atividade finalista humana, pois acredita que esta deveria dar conta no da hierarquia de um plano de ao, mas da prpria definio dessa hierarquia e desse plano. Caso remetssemos a questo a planos e hierarquias maiores, estaramos sempre somente transferindo o problema da legtima causalidade final para trs, at termos que nos deparar com as metas e finalidades

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

61

Gustavo Arja Castaon

irredutveis (por exemplo, o plano de ir faculdade faz parte de uma meta mais elevada de terminar o doutorado, que faz parte de um plano mais extenso de formao profissional, que faz parte de uma meta mais bsica de investigar profundamente certos problemas, que por sua vez precisa ser explicada sempre por uma hierarquia superior de metas). Se um organismo est somente executando planos, ento em qual sentido podemos falar de explicao teleolgica? S podemos falar de teleologia quando formulamos estes planos, comparamos planos diferentes e os escolhemos. A execuo, assim como a execuo de um programa, pode ser pensada em termos de feedback e causao eficiente, mas esta no a questo para Rychlak (1988). No teramos aqui qualquer revoluo em relao imagem mecanicista de homem herdada do Behaviorismo. O comportamento continua a ser visto como explicado em termos de causa eficiente (impulsos neuronais) guiada pela causa formal do padro do plano do programa (meta cognitiva). Mas onde est a verdadeira questo da proatividade, que a escolha de planos e a deciso de executar o plano? Na imagem de homem do Cognitivismo como a v Rychlak, em lugar nenhum. Mas no legtima a conceituao feita por Rychlak do Cognitivismo como uma mera teoria mediacional, para isso, teramos que identificlo totalmente com somente uma de suas correntes, o computacionalismo, que advoga a tese da IA forte e est hoje praticamente extinto (Searle, 1992). Quando o Cognitivismo trata metas e propsitos como causas formais, em sua forma de crenas sobre a ordem hierrquica de aes a serem efetuadas para a consecuo de uma meta, o faz no negando a ordem de causalidade final, mas negando que tal tipo de causalidade possa ser abordada de uma forma cientfica com conseqncias preditivas. De fato, nisso que fracassa a Logical Learning Theory de Rychlak (1994). Se verdade que raciocinamos dialeticamente e criativamente, tambm verdade que neste campo nenhuma predio comportamental pode ser feita, e sem predio, no h cincia moderna. Assim, a obra de Rychlak no oferece soluo para este problema, pois o aborda tentando agregar a causalidade finalista explicao psicolgica, submetendo hipteses sobre esta a experimentos. O problema que podemos colocar em teste estes planos uma vez construdos, mas no seu momento de criao

e escolha. Assim, podemos investigar a causalidade final do comportamento humano somente depois que est constituda enquanto causa formal, enquanto meta e hierarquia de metas. Isto no significa a negao da existncia de uma fonte legtima de causalidade final. Significa a constatao de que tal tipo de explicao no compatvel com a abordagem nomottica da cincia moderna. A explicao cientfica nomottica s suporta causas materiais, eficientes e formais, e isto por uma razo muito simples: s suposies a respeito destes tipos de causas so falsificveis.

Concluso
Como vimos, o Cognitivismo compatvel com os principais pr-requisitos programticos estabelecidos pelo movimento humanista. Em primeiro lugar, garante ao ser humano lugar nico entre os seres no universo, quando reserva ao ser humano capacidades cognitivas nicas entre os animais. Em segundo lugar, defende o conceito de natureza humana sustentando empiricamente o conceito de que todos os seres humanos possuem tendncias inatas a desenvolver certas estruturas cognitivas, que seriam universais. Em terceiro, defende o conceito de proatividade, o agency, segundo o qual o ser humano constri ativamente suas metas e estratgias, capaz de desenvolver estruturas secundrias originais e atribui ativamente significado a todo e qualquer estmulo. Em outras palavras, mesmo condicionado por limitantes universais presentes em sua natureza, o ser humano capaz muitas vezes de transcend-las em funo do pensamento criativo e da atribuio de significado. Em quarto lugar, vimos que o conceito de conscincia central para o Cognitivismo, que rejeita a postura irrealista do Behaviorismo sobre esta e irracionalista da Psicanlise sobre ela. Para o cognitivismo, a conscincia o fenmeno mais bsico e real da vida psicolgica, propriedade emergente da atividade cerebral que passa em certa medida mesmo a comand-la. Uma das funes centrais da conscincia o quinto ponto de concordncia com o movimento humanista, a tese cognitivista de que o comportamento orientado a metas, que so escolhidas e criadas ativamente pela conscincia em interao com as demandas somticas. Tambm encontramos concordncia em

62

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

O cognitivismo um humanismo

relao rejeio cognitivista ao estudo dos processos cognitivos por meio do comportamento animal. Para o Cognitivismo, a cognio humana tem propriedades nicas e qualitativamente (e no s quantitativa-mente) distintas em relao s propriedades cognitivas dos mamferos superiores, e, portanto, s podemos testar hipteses sobre ela mediante experimentos com sujeitos humanos. Por fim, chegamos principal utopia dos grandes nomes do movimento humanista, como Joseph Rychlak e Abraham Maslow: a constituio de uma legtima Psicologia (com o estudo de seres humanos e problemas humanos) cientfica (por meio do mtodo experimental). nesse ponto que o Cognitivismo alcanou seus maiores sucessos, e em meu julgamento, acabou por drenar toda a energia transformadora que a Psicologia apresentou na dcada de sessenta, quando nasciam juntos os dois movimentos. A Psicologia Humanista jamais conseguiu resolver seus dilemas metodolgicos e epistemolgicos, no conseguindo realizar a promessa de se tornar um programa estruturado a aplicar o mtodo cientfico investigao de problemas legitimamente humanos. Por sua vez, o Cognitivismo, que a princpio pareceu aos leigos e ao pblico externo dar sinais de adeso ao determinismo sofisticado, mas radical do computacionalismo, sobreviveu derrocada deste nas cincias cognitivas e se constituiu na mais bemsucedida abordagem da Psicologia Moderna. Hoje, o cognitivismo e correntes integradas a este como a Psicologia Positiva e a Psicologia Evolucionista, em conjunto com as neurocincias e por meio do mtodo cientfico, se ocupam, alm dos processos cognitivos bsicos, de grande parte da temtica exigida pelos humanistas para uma Psicologia legitimamente humana, como felicidade, humor, altrusmo, responsabilidade, o morrer, a criatividade, o sentimento esttico, sonhos, empatia, metas, meditao e estados alterados da conscincia. Por conta de tudo isso perfeitamente legtimo afirmar que o Cognitivismo um Humanismo.

Beck, A. & Alford, B. (2000). O poder integrador da Terapia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed. Bruner, J. (1997). Atos de significao. Porto Alegre: Artes Mdicas. Bugental, J. (1963). Humanistic psychology: A new breakthrough. American Psychologist, 18, 563-567. Bunge, M. (1980). Epistemologia. So Paulo: EDUSP. Castaon, G. (2006). O cognitivismo e o desafio da psicologia cientfica. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Castaon, G. (2006b). John Searle e o cognitivismo. Cincias & Cognio , 3 (8) 96-109. R e c uperado em 24 ago. 2006: www.cienciasecognicao.org. Chomsky, N. (1971). Linguagem e pensamento. Petrpolis: Vozes. Chomsky, N. (1981). Regras e representaes. Rio de Janeiro: Zahar. Chomsky, N. (1987). A propsito das estruturas cognitivas e do seu desenvolvimento: Uma resposta a Piaget. In: Piatelli-Palmarini, M. (Org.) Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem (pp. 63-84). Lisboa: Edies 70. DeCarvalho, R. (1990). A history of the third force in psychology. Journal of Humanistic Psychology, 30, p. 22-44. Eysenck, M. & Keane, M. (1994). Psicologia cognitiva: Um manual introdutrio. Porto Alegre: Artmed. Festinger, L. (1975). Teoria da dissonncia cognitiva. Rio de Janeiro: Zahar. Fodor, J. A. (1968). Psychological explanation: An introduction to the philosophy of psychology. New York: Random House. Fodor, J. A. (1975). The language of thought. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. Fodor, J. A. (1991). Methodological solipsism considered as a research strategy in cognitive psychology. In: Boyd, R. & Gasper, P. (Orgs.).

Referncias
Allport, G. (1975). Desenvolvimento da personalidade. So Paulo: Pedaggica Universitria. Baars, B. J. (1986). The cognitive revolution in psychology. New York: Guilford.

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

63

Gustavo Arja Castaon

The philosophy of science (pp. 651-669). Cambridge, Massachusetts: MIT Press. Frick, W. (1973). Psicologia humanstica. Buenos Aires: Guadalupe. Gardner, H. (1996). A nova cincia da mente (Caon, C., trad.). So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo. Krger, H. (1986). Introduo psicologia social. So Paulo: Pedaggica e Universitria Maslow, A. (1963). Motivacion y personalidad (Gar, J., trad.). Barcelona: Sagitrio. Maslow, A. (1968). Introduo psicologia do ser (lvaro Cabral, trad.). Rio de Janeiro: Eldorado. Miller, G., Galanter, E. & Pribram, K. (1960). Plans and the structure of behavior. New York: Holt, Rinehart & Winston. Miller, G. (1985). The constitutive problem of psychology. In: Koch, S. & Leary, D. (orgs). A century of psychology as science (pp. 4046). New York: McGraw-Hill. Neisser, U. (1967). Cognitive psychology. New York: Appleton-Century-Crofts. Nogare, P.D. (1983). Humanismos e anti-humanismos. Petrpolis: Vozes. Penna, A. G. (1984). Introduo psicologia cognitiva. So Paulo: Pedaggica e Universitria. Piaget, J. (1973). Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense. Piatelli-Palmarini, M. (Org.) (1987). Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem. Lisboa: Edies 70. Pinker, S. (2004). Tbula Rasa: A negao contempornea da natureza humana. So Paulo: Companhia das Letras.

Popper, K. (1975). Conhecimento objetivo. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo. Popper, K. & Eccles, J. (1977). O Eu e seu crebro. Braslia: Editora da UnB. Putnam, H. (1961). Minds and machines. In: S. Hook (org). Dimensions of mind (pp. 221-231). New York: Collier. Rychlak, J. (1975). Psychological science as a humanist views it. Nebraska Symposium on Motivation, 23, 205-279. Rychlak, J. (1988). The psychology of rigorous humanism. New York: New York University Press. Rychlak, J. (1994). Logical learning theory: A human teleology and its empirical support. Nebraska: University of Nebraska Press. Ryle, G. (1949). The concept of mind. London: Hutchinson. Sartre, Jean-Paul. (1973). O Existencialismo um humanismo. (Coleo Os Pensadores, Vol. 45). So Paulo: Abril Cultural. Searle, J. (1992). The rediscovery of the mind. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. Searle, J. (2000). Mente, linguagem e sociedade: Filosofia no mundo real (Rangel, F., trad.). Rio de Janeiro: Rocco. Sperry, R. (1977). Bridging science and values: A unifying view of mind and brain. American Psychologist, 32 (4) 237-245. Sperry, R. (1993). The impact and promise of the cognitive revolution. American Psychologist, 48(8) 878885.
Recebido em/received in: 05/09/2006 Aprovado em/approved in: 14/10/2006

64

Psicol. Argum., Curitiba, v. 25, n. 48 p. 51-64, jan./mar. 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen