Sie sind auf Seite 1von 18

Autovistoria

Preveno

agora Lei

Autovistoria: preveno agora Lei


Agosto/2013
1

Autovistoria: preveno agora Lei

Um importante instrumento de defesa da sociedade passou a vigorar, em maro de 2013, com a publicao de duas novas leis uma municipal e outra estadual que determinam a autovistoria preventiva para verificar condies de conservao e estabilidade em prdios residenciais e comerciais no Rio de Janeiro. A Lei Municipal Complementar 126 estipula que, a cada cinco anos, os responsveis por todos os imveis da capital contratem profissionais para a elaborao de laudo tcnico, para indicar as condies de conservao e apontar se h necessidade de reparos. J a Lei Estadual 6.400/13 prev vistorias a cada cinco anos para imveis com mais de 25 anos; e a cada dez anos, para prdios com menos de 25 anos de construo. Todas as edificaes de trs ou mais pavimentos e as que tiverem 1.000m de rea construda ou mais so obrigadas a passar pela vistoria. Sero alvos de verificao as condies da estrutura e subsolo, as instalaes eltricas, hidrulicas, sanitrias, de gs e de preveno de fogo e escape.

As criaes dessas leis tm sido defendidas h anos pelo CREA-RJ, j que tanto a lei estadual quanto a municipal determinam que as vistorias sejam realizadas por profissionais ou empresas capacitados tecnicamente e legalmente habilitados pelos Conselhos Profissionais. Somente os profissionais, com acervo tcnico inquestionvel, podero elaborar os laudos tcnicos atestando o estado de conservao e segurana das edificaes. Assim, ao lanar essa Cartilha, o CREA-RJ consolida as informaes acerca da autovitoria e comemora o resultado da luta que travou para concretizar a sua existncia. Mas, alm disso, o Conselho entende que cumpre o papel de divulgar para toda a sociedade a importncia de fazer valer essa obrigao legal que traz mais segurana e tranquilidade para os cidados.

Eng. Agrnomo Agostinho Guerreiro Presidente do CREA-RJ

O conjunto de esforos e aes acumuladas, seja pela atuao da natureza, seja pela do homem, gera a necessidade de verificao e manuteno permanente.

Introduo
uma edificao resultado de estudo tcnico, projeto, emprego de materais, tecnologia e trabalho humano. Como qualquer equipamento, um prdio residencial, comercial, industrial, hospitalar, institucional ou de uso misto, um organismo vivo que sofre aes do tempo, de intempries, de fenmenos fsicos e qumicos ao longo de toda a sua existncia. os elementos que compem a estrutura, o revestimento, as instalaes, a sobrecarga de utilizao dos espaos ou o peso prprio de suas peas so exemplos de componentes deste organismo que so instveis e evoluem com o tempo. Por outro lado, a prpria utilizao do equipamento edificado pelos habitantes ou transeuntes gera desgaste dos seus componentes ao longo de seu ciclo de vida. o conjunto de esforos e aes acumuladas, seja pela atuao da natureza, seja pela do homem, gera a necessidade de verificao e manuteno permanente. Alm disso, a produo e a utilizao cotidiana de uma edificao est sujeita a normas, leis e regras sociais que determinam no s o bem-estar e o convvio adequado dos transeuntes, mas, principalmente, a segurana na sua circulao. Como qualquer equipamento ou ser vivo, uma edificao requer cuidados permanentes cuja responsabilidade recai obrigatoriamente sobre seu proprietrio ou gestor. Outro aspecto que, independentemente de ser de natureza privada ou pblica, o elemento construdo tem papel social no conjunto da cidade e exerce inuncia direta em seu entorno, na rua, na vizinhana, no bairro e at na cidade. Desta forma, a aprovao de uma legislao que protegesse os cidados de acidentes iminentes, decorrentes de m conservao ou mal uso de uma edificao, se fazia urgente e necessria. A Lei Municipal Complementar 126 e a Lei Estadual 6.400/13 so avanos sociais fundamentais e a presena do CREA-RJ nessas reformas, como instituio fiscalizadora do exerccio profissional, demonstra que somente profissionais legalmente habilitados estaro atuando nesses importantes reparos realizados nas cidades.
5

A autovistoria
uma inspeo tcnica realizada por profissional legalmente habilitado, com uma frequncia de tempo determinada, que tem por objetivo verificar as condies de conservao, estabilidade e segurana das edificaes e detectar problemas nas suas condies que necessitem de obras de reparo. Ano aps ano, o CREA-RJ presenciou acidentes constantes, decorrentes da m conservao das fachadas das edificaes ou das obras de alteraes feitas em suas dependncias realizadas sem a participao de responsveis tcnicos. Sem poder de embargar ou intervir nesses imveis, j que sua atribuio legal a fiscalizao do exerccio profissional, o Conselho, junto com outras entidades, passou a pressionar o Poder Pblico para que fossem criados mecanismos legais de defesa dos cidados, a partir das vistorias regulares realizadas por profissionais legalmente habilitados e capacitados tecnicamente. Em 2013, finalmente, os esforos comearam a dar resultados: foram aprovadas duas leis no Rio de Janeiro, uma em mbito estadual e outra municipal (esta j regulamentada), que determinam a obrigatoriedade da autovistoria nas edificaes de uso multifamiliar. O CREA-RJ comemora essa vitria para os cidados do Rio de Janeiro. Mas ainda trabalha, junto ao Senado Federal, para a aprovao da Lei Federal da autovistoria.

Cuidado com os leigos


Com o consequente aumento na demanda por laudos tcnicos que atestem os nveis de segurana estrutural e eltrico, principalmente, das edificaes, possvel que leigos ou profissionais inabilitados, ou ainda sem experincia, sejam procurados ou possam se apresentar para executar servios que dependem de profundo conhecimento tcnico. A sociedade tem que estar atenta e previdente, contratando profissionais registrados e denunciando o exerccio ilegal da profisso. Ser formado e registrado, embora d direito ao profissional, no garante a qualidade e segurana da obra, porque ele deve ter a devida qualificao tcnica.

77

Lei Municipal Complementar 126


A realizao da autovistoria peridica obrigatria em todos os imveis da cidade, cinco anos aps o habite-se. Esto isentas as edificaes residenciais unifamiliares e bifamiliares, com at dois pavimentos e rea construda inferior a 1000m e aquelas situadas em reas de Especial Interesse. Conhea na tabela ao lado, os responsveis e as aes e responsabilidades constantes na Lei.

Principais Responsveis, Aes e Responsabilidades

Agente
Responsvel pelo Imvel

Descrio
Condomnio, proprietrio ou o ocupante do imvel, a qualquer ttulo.

Responsabilidades
a) Contratar vistoria tcnica b) Enviar comunicado Secretaria Municipal de Urbanismo - SMU c) Executar as Obras de reparo quando necessrio d) Contratar nova vistoria para elaborar novo laudo e) Dar conhecimento do teor do laudo aos condminos e arquiv-lo por 20 anos f) Renovar o comunicado SMU no prazo mximo de 5 anos do ltimo comunicado a) Fazer vistoria e elaborar laudo b) Recolher a ART ou RRT c) Elaborar projeto e acompanhar a obra d) Possibilidade de comunicar o resultado do laudo a) fiscalizar o exerccio da profisso b) Aplicar as sanes decorrentes do exerccio profissional irregular ou ilegal, na forma da legislao especfica; c) Disponibilizar cadastro de profissionais para consulta da populao d) Propor iniciativas para aperfeioamento e qualificao dos profissionais e) Elaborar campanhas educativas a) Fiscalizar a atuao do sndico ou administrador no que concerne ao cumprimento da Lei Complementar 126/2013 e seu decreto regulamentador. b) Comunicar previamente ao responsvel pelo prdio qualquer obra que pretenda executar. c) no iniciar obra sem acompanhamento de um profissional habilitado

Profissional Responsvel

Profissional legalmente habilitado, com registro no Conselho de fiscalizao Profissional competente.

Conselhos

CREA / CAU

Condminos

Proprietrios, locatrios e ocupantes a qualquer ttulo

Acervo Tcnico: Diferencial da Qualidade


A Lei Municipal Complementar 126 que regulamenta a autovistoria nas edificaes do municpio do Rio de Janeiro j uma realidade. Agora ser preciso contratar profissionais legalmente habilitados para verificar as condies de conservao, estabilidade e segurana das edificaes. Mas fique atento! H centenas de profissionais com pouca experincia, que h anos no exercem mais a profisso ou que no tm atribuio tcnica. E somente o CREA-RJ pode oferecer um DIFERENCIAL que comprova a atuao da empresa ou engenheiro contatados: a CERTIDO DE ACERVO TCNICO, um documento, emitido pelo Conselho a pedido do profissional, que resume sua carreira e suas realizaes. Ali, so informados o tempo de experincia de cada profissional e os servios por ele realizados ao longo da carreira.
10

Porque manuteno estrutural assunto de engenheiro civil com essa capacidade! Porque manuteno de rede eltrica assunto de engenheiro eletricista com essa capacidade! Porque manuteno de elevadores assunto de engenheiro mecnico com essa capacidade!

Lei Estadual 6.400/13


Pela Lei Estadual 6.400/13 fica instituda, no Estado do Rio de Janeiro, a obrigatoriedade de realizao de autovistoria, pelos condomnios ou proprietrios dos prdios residenciais, comerciais, e pelos governos do Estado e dos municpios, nos prdios pblicos, incluindo estruturas, subsolos, fachadas, esquadrias, empenas, marquises e telhados, e em suas instalaes eltricas, hidrulicas, sanitrias, eletromecnicas, de gs e de preveno a fogo e escape e obras de conteno de encostas, por profissionais ou empresas habilitadas junto ao respectivo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro - CREA-RJ ou pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro - CAU/RJ. Em edificaes com menos de 25 (vinte e cinco) anos de vida til, a contar do habite-se, devem ser realizadas de 10 (dez) em 10 (dez) anos. Em edificaes com mais de 25 (vinte e cinco) anos de vida til, de 5 (cinco) em 5 (cinco) anos.
* Esta Lei ainda aguarda regulamentao.

1 11

Anotao de Responsabilidade Tcnica: Instrumento de Valorizao Profissional

12

ART
Instituda por lei, a ART - Anotao de Responsabilidade Tcnica o instrumento que o Sistema Confea/Crea tem para registrar as realizaes profissionais e que distingue a carreira e o sucesso individual, valorizando o exerccio profissional. ela que permite caracterizar os limites da responsabilidade e da participao tcnica em cada obra ou servio, conferindo a prova documental da execuo dos empreendimentos e uma preciosa ferramenta de vantagem competitiva, muito mais que a prpria obrigao legal. O CREA-RJ existe para proteger a sociedade. Fiscalizando o exerccio profissional, o Conselho impede que pessoas sem qualificao exeram atividades que so exclusivamente de competncia dos profissionais do Sistema. Ao registrar a Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) cada vez que efetuar uma obra ou projeto, o profissional contribui para essa proteo.

Nova legislao nacional exige maior rigor aos Creas


Atendendo ao que determina a Resoluo 1047, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a partir de 28 de julho o CREA-RJ estar, por intermdio de sua fiscalizao, autuando diretamente o exerccio ilegal da profisso, sem a necessidade da preliminar notificao, de acordo com artigo 9 da resoluo: Compete ao agente fiscal a lavratura do auto de infrao, indicando a capitulao da infrao e da penalidade. Com este tipo de ao, evita-se a ao de leigos no exerccio profissional.

Rigor
O CREA-RJ ser rigoroso em relao ao exerccio ilegal da profisso e tambm com os que estejam exorbitando de suas atribuies, tanto com os profissionais do Sistema Confea/CREA quanto com os que no possuem registro no Conselho, encampando aes que envolvam pessoas sem a habilitao necessria para exercer servios de engenharia. Comumente, em casos de omisses em convenes e regimentos internos de condomnios, a realizao

13

14

Indcios de ocorrncia de obras. Fique atento!


Comumente, em casos de omisses em convenes e regimentos internos de condomnios, a realizao de atividades em unidades privativas no so de conhecimento da coletividade, e ficam fora do controle do gestor predial. necessrio, portanto, que seja estabelecido um sistema de comunicao e verificao de atividades tcnicas passveis de causar danos ao condomnio. Deve-se observar e treinar porteiros, vigias, faxineiros, zeladores e empregados domsticos para identificar sinais de realizao de obras, reformas, acrscimos ou demolies.

Fique ligado nessa movimentao:


Presena de caamba de entulho em frente ou
nas imediaes do condomnio

Fluxo de operrios no interior do condomnio Pancadas e rudos de perfurao e corte de


materiais

Cheiro de solventes presentes em tintas Cheiro de inseticidas Fluxo de materiais de construo e acabamento,
caminhes de entrega etc.

15

Inspetorias e Postos de Relacionamento


SEDE CREA-RJ
Rua Buenos Aires, 40 - Centro - CEP 20070-022 |Tel: (21) 2179-2000 | Central de Relacionamento: (21) 2179-2007 | www.crea-rj.org.br | crea-rj@crea-rj.org.br

Expediente
PRESIDENTE Engenheiro Agrnomo AGOSTINHO GUERREIRO DIRETORIA (mandato 2013) 1 Vice-Presidente Engenheiro Eletricista e de Segurana do Trabalho LUIZ ANTONIO COSENZA 2 Vice-Presidente Engenheiro Mecnico e de Segurana do Trabalho JAQUES SHERIQUE 1a Diretora-Administrativa Engenheira Civil e de Segurana do Trabalho MARLISE DE MATOSINHOS VASCONCELLOS 2 Diretor-Administrativo Tcnico em Geologia MARCIO CISNALDO DE SOUZA 3 Diretor-Administrativo Tcnico em Edificaes DAVI GONALVES MARTINS 1 Diretor-Financeiro Engenheiro Agrnomo JOO SEBASTIO DE PAULA ARAJO 2 Diretor-Financeiro Engenheiro Mecnico JAIR JOS DA SILVA 3a Diretora-Financeira Eng. de Op. Constr. Civil, de Seg. do Trabalho e Tcnica em Edificaes TENEUZA MARIA CAVALCANTI FERREIRA
Publicao do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro | Redao, Projeto Grfico, Edio e Organizao: Assessoria de Marketing e Comunicao do CREA-RJ | Agosto/2013

Regional Metropolitana Barra da Tijuca Telefax: (21) 2494-7397 / 2494-9023 | barradatijuca@crea-rj.or.br Campo GrandeTel: (21) 2413-9992 | campogrande@crea-rj.org.br Duque de Caxias Tel: (21) 2671-9352 | caxias@crea-rj. org.br Ilha do Governador Tel: (21) 3393-4398 | ilha@crea-rj.org.br Nova Iguau Telefax: (21) 2669-3166 | novaiguacu@crea-rj.org.br | Posto de Relacionamento de Itagua Tel: (21) 2688-0917 | itaguai@crea-rj.org.br Posto de Relacionamento de So Joo de Meriti Tel: (21) 3668-1085 | saojoaodemeriti@crea-rj.org.br Regional Norte Campos dos Goytacazes Tel: (22) 2733-1474 | campos@ crea-rj.org.br Itaocara Tel: (22) 3861-3090 | itaocara@crea-rj.org.br Itaperuna Tel: (22) 3824-3387| itaperuna@crea-rj.org.br Inspetoria de Santo Antonio de Pdua Telefax: (22) 3851-0546 | santoantoniodepadua@crea-rj.org.br Regional Sul Angra dos Reis Telefax: (24) 3365-2135 |angra@crea-rj.org.br
Barra do Pira Telefax: (24) 2442-0234 | barradopirai@crea-rj.org.br Paraty Tel: (24) 3371-2261 | paraty@crea-rj.org.br Resende Telefax:(24) 3354-6233 | resende@crea-rj.org.br Valena Telefax: (24) 2453-3164 | valenca@crea-rj.org.br Volta Redonda Tel: (24) 3342-4570 - Fax: 3342-9820 | voltaredonda@crea-rj.org.br Posto de Relacionamento na Eletronuclear Tel: (24) 3362-1439 | enuclear@crea-rj-org.br Posto de Relacionamento de Pinheiral Tel: (24) 3356-6223 | pinheiral@ crea-rj.org.br

Regional Leste Araruama Telefax:(22) 2665-4511 | araruama@crea-rj.org.br Armao dos Bzios Tel: (22) 2623-3032 | buzios@crea-rj.org.br Cabo Frio Telefax:(22) 2645-6524 | cabofrio@crea-rj.org.br | Maca Telefax:(22) 2762-9550 / 2772-4758 | macae@crea-rj.org.br Rio das Ostras Telefax: (22) 2771-2166 | riodasostras@crea-rj.org.br Posto de Relacionamento de So Pedro da Aldeia Tel: (22) 2627-6607 | saopedro@crea-rj.org.br
rai@crea-rj.org.br Mag Tel: (21) 2633-2563 | mage@crea-rj.org.br Maric Tel: (21) 2637-1931 | marica@crea-rj.org.br Niteri Tel: (21) 2711-1317 | niteroi@crea-rj. org.br So Gonalo Telefax: (21) 2602-5801 | saogoncalo@crea-rj.org.br Posto de Relacionamento de Piratininga Tel: (21) 2619-1578 | piratininga@crea-rj.org.br

Regional Leste Metropolitana Itabora Tel: (21) 2635-2987 | itabo-

Regional Serrana Cantagalo Tel:(22) 2555-5442 | cantagalo@crea-rj.org. br Miguel Pereira Tel:(24) 2484-5035 | miguelpereira@crea-rj.org.br Nova Friburgo Telefax: (22) 2522-4890 | friburgo@crea-rj.org.br Petrpolis Telefax: (24) 22422815 | petropolis@crea-rj.org.br Terespolis Telefax: 2742-7179 | teresopolis@ crea-rj.org.br Trs Rios Telefax:(24) 2255-1557 | tresrios@crea-rj.org.br
16

Rua Buenos Aires, 40 - Centro - RJ - 20070-022 Central de Relacionamento: (21) 2179-2007 www.crea-rj.org.br

Das könnte Ihnen auch gefallen