Sie sind auf Seite 1von 16

MSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LNGUA INGLESA NA ESCOLA PBLICA.

lio WOYCIECHOWSKI

Resumo

O presente artigo relata o projeto desenvolvido dentro das atividades do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), que est voltado aos professores da educao bsica do Estado do Paran. Apresentamos o material didtico-pedaggico usado, um pen drive, direcionado aos professores de Lngua Inglesa, que sugere diferentes atividades com msica. Tais atividades foram trabalhadas durante a implementao do projeto na escola, no ano de 2009. Justificamos, atravs de embasamento terico, os motivos que nos levaram produo do mesmo. Ressaltamos a carncia de materiais que despertem o interesse do aluno pela Lngua Inglesa. Propusemos atividades visando motiv-los, facilitar a aquisio de vocabulrio, listening, writing, reading, speaking e conhecimento de outras culturas.

Palavras chave MSICA LNGUA INGLESA PROJETO MOTIVAO CULTURA

Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG),


professor PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paran) e docente da disciplina de Lngua Inglesa da Rede Pblica de Ensino do Estado do Paran.

Abstract

This article reports the project developed within the activities of the PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional). This project is directed to basic education teachers in the State of Paran. We presented the teaching-learning material that was used, a pen drive, directed to English teachers, which suggests various activities with songs. These activities were used during the implementation of the project at school, in the year 2009. We justify, through theoretical basis, the reasons that led us to its production. We emphasized the lack of materials that attract the interest of the students in learning English. We proposed activities aiming to motivate students, facilitate the acquisition of vocabulary, listening, writing, reading, speaking and the knowledge of other cultures.

Key words MUSIC ENGLISH LANGUAGE PROJECT MOTIVATION CULTURE .

Introduo Um dos maiores desafios no ensino de Lngua Inglesa despertar nos alunos o interesse pelo aprendizado da lngua, sempre vista como distante da sua realidade. As crenas neste princpio nos levou a criar este projeto de ensino de ingls atravs de msicas, dentro das atividades do PDE, para facilitar o trabalho de professores dentro de sala de aula, criando materiais e sugerindo atividades para serem utilizadas em Escolas Pblicas, dando sentido a aprendizagem, mediante a aplicao de conhecimentos tericos a situaes pedaggicas concretas.

1. O PDE O PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) um programa de formao continuada do Governo do Estado do Paran que estabelece um dilogo e interao entre professores da Educao Superior e da Educao Bsica, atravs de atividades terico-prticas orientadas, tendo como resultado a produo de conhecimentos e mudanas qualitativas na prtica escolar da Escola Pblica paranaense.

1.1 Atividades terico-prticas orientadas As atividades terico-prticas permitem aos professores integrantes do programa reverem e aprofundarem conceitos e teorias que estudaram na graduao, alm de promover a aquisio de novos conceitos.

2. GTR (Grupo de trabalho em rede) Os GTR (Grupos de Trabalho em Rede) constituem-se numa atividade do PDE e caracterizam-se pela interao a distncia entre o professor PDE e os demais professores da rede pblica estadual, buscando efetivar o processo de Formao Continuada j em curso, promovido pela SEED/PDE. (Portal dia a dia educao)

2.1.O que dizem as DCEs (Diretrizes curriculares do Estado do Paran)? A abordagem Comunicativa tem fundamentado o ensino de LE na rede pblica estadual desde a dcada de 80. Ao apresentar uma concepo de lngua discursiva com diferentes tipos de textos, e prticas sociais de uso da lngua, a abordagem Comunicativa ao incorporar o uso da gramtica apresenta aspectos positivos.
Cabe salientar que mesmo havendo avanos na viso de cultura como prtica social, vertente mais crtica da Abordagem Comunicativa, no sentido de que ao olhar o outro, o sujeito aluno se olha tambm, permanece ainda a idia de que para comunicar-se adequadamente na lngua estrangeira, deve-se olhar o mundo como estrangeiro. (DCE, 2006, p. 7)

Depreende-se que os idiomas ensinados na escola no so neutros, mas marcados por questes polticas e ideolgicas. As DCEs so referenciadas na pedagogia crtica, que valoriza a escola como espao social, crtico e democrtico para a transformao da realidade.
Ancorada nos pressupostos da pedagogia crtica, entende-se que a escolarizao tem o compromisso de prover aos alunos meios necessrios para que no apenas assimilem o saber enquanto resultado, mas apreendam o processo de sua produo, bem como as tendncias de sua transformao. Deste modo, a escola tem o papel de informar, mostrar, desnudar, ensinar regras, no apenas para que sejam seguidas, mas principalmente para que possam ser modificadas. (DCE, 2006, p. 8)

Prope-se transformar a aula de LE num espao em que o aluno reconhea a diversidade lingustica e cultural. Compreenda que os significados so construdos social e historicamente e, que so passveis de transformao.

2.2 Projeto - Msica: Uma Proposta para o Ensino de Lngua Inglesa na Escola Pblica. 2.2.1 Objetivos do projeto Os principais objetivos desse projeto so: despertar no aluno o interesse pela Lngua Inglesa atravs de atividades de interpretao, reading, speaking, listening e writing, por meio de msicas e, fazer com que ele se socialize, cante em ingls e se motive para aprender a Lngua Inglesa e outras culturas.

2.2.2 Justificativa A aprendizagem de Lngua Inglesa vista como desnecessria pelos alunos, pois, em muitos casos, o aluno termina o Ensino Mdio sem habilidades para usar a lngua em situaes reais. Isso ocorre porque as atividades geralmente apresentam-se descontextualizadas, so cansativas, fragmentadas e repetitivas, fazendo com que o aluno que vem para a 5 srie motivado, v se desmotivando e chegue ao Ensino Mdio sem a mnima vontade de estudar Ingls, pois sabe que vai ter que aprender os mesmos contedos, com os mesmos exerccios que viu nos anos anteriores.

O ensino atravs de atividades com msica permite contextualizar e dar sentido aprendizagem, pois o aluno perceber que a msica que est estudando na escola a mesma que ele ouve no rdio ou na televiso, que a Lngua Inglesa no mais uma matria sem sentido. Oportuniza a discusso de temas polmicos como: violncia, preconceito, paz, guerras, racismo, doenas, sexo. Permite o estudo, o contato e a unio entre culturas diferentes. Cria um ambiente agradvel e descontrado, facilitando a aprendizagem, principalmente para os alunos mais tmidos. Enfim, desperta o gosto pela Lngua Inglesa.

2.2.3 Fundamentao terica O presente trabalho se fundamenta em Vygotsky (apud Thomas,1993, p.61), pois segundo o autor, as atividades bsicas do individuo so resultado das atividades praticadas de acordo com os hbitos sociais da cultura em que o indivduo se desenvolve. E em sua teoria da Zona de Desenvolvimento Prximo, Vygotsky (1978, p.86) diz que o aluno consegue aprender com a assistncia e orientao de um adulto, num ambiente autntico e com afinidade entre os integrantes. No caso do aprendizado de lnguas o aprendizado ideal ocorre em ambientes da lngua e da cultura estrangeira, quando o aluno est exposto a um nvel de interao com a outra cultura. As Diretrizes Curriculares do Estado do Paran do nfase ao uso de textos autnticos que tem a ver com a realidade e interesse dos alunos, levando-se em considerao no apenas a natureza lingustica, mas fins educativos atravs da discusso de assuntos polmicos, possibilitando ao aluno ampliar o seu conhecimento de assuntos especficos e de mundo e ainda refletir sobre a realidade socioeconmica, poltica e cultural de seu pas e o papel de seus habitantes enquanto cidados. De acordo com as (DCEs, 2006, p. 62 e 63) a escola tem o papel de acionar as potencialidades dos alunos, levando em conta os seus conhecimentos prvios, superando a viso de ensino como meio para se atingir fins comunicativos, mas como meio de engajar-se discursivamente e perceber

as possibilidades de construo de significados em relao ao mundo no qual vivem. Segundo Lima (2004), devemos usar msicas em ingls, primeiramente visando diversidade cultural, mostrando as diferenas entre as

naes/culturas, tomando cuidado para no reforar preconceitos. Alm dos objetivos culturais, as msicas no ensino de ingls podem ser usadas tambm para ensinar: listening, vocabulrio, tpicos gramaticais, leitura, expresso oral, produo de texto e ortografia.
O uso de objetivos culturais proporcionar uma imerso do estudante em diferentes culturas e, ao mesmo tempo, poder ser associado a objetivos didtico-pedaggicos secundrios, direcionados s competncias como listening, speaking, reading, and writing, na mesma atividade com canes. (Lima, 2004, p. 22)

Medina (2003) afirma que h evidncias de que a msica facilita a memorizao de vocabulrio de uma forma no intencional, facilita a escrita e um meio vivel de aquisio de uma segunda lngua tanto para crianas quanto para adultos. Cullen (1999) sugere uma preparao prvia e motivao dos alunos, para que sejam capazes de discutir os aspectos culturais presentes nas msicas. Nunes (2006) tambm cita as inmeras vantagens do uso de msica para o ensino de LE. Conforme a autora, a msica exerce magia nas pessoas, pode trazer lembranas, sentimentos, serve para relaxar, brincar, levar para outros lugares, distrair, aproximar pessoas e ensinar pronncia, gramtica e compreenso oral. Murphey (1994) um entusiasta do uso de msica para o aprendizado de LE, pois ela favorece a memorizao, causa um estado de relaxamento, repetitiva, mas sem perder a motivao, serve como pretexto para discutir cultura, religio, patriotismo, faz parte da vida dos estudantes. Em seu livro Music and song, apresenta uma grande variedade de materiais e idias para professores de todos os nveis, inclusive aqueles que nunca usaram msicas em suas aulas.

Segundo Krashen (1987) o estado emocional age como um filtro que pode ser ajustado para impedir ou ajudar a aquisio de uma lngua. Emoes negativas, como ansiedade, desmotivao, falta de confiana agem como um filtro impedindo a aquisio da mesma. A msica ajuda a criar um ambiente agradvel, que evoca emoes positivas, baixando o filtro afetivo e facilitando a aquisio de uma lngua. Don Campbell (1997) afirma que a msica pode melhorar nossas vidas, aumentar nossa conscincia espacial e inteligncia, melhorar a concentrao e habilidades de comunicao, facilitar a aquisio de lnguas, criatividade, leitura, escrita, memorizao, clculos matemticos e outras habilidades acadmicas. Para Chris Brewer (1995) a msica ajuda na aprendizagem porque estabelece um estado positivo, cria um ambiente adequado, constri um senso de antecipao, energiza as atividades de aprendizagem, muda as ondas cerebrais, facilita a concentrao, aumenta a ateno, melhora a memorizao, facilita a aprendizagem multi-sensorial, diminui a tenso, solta a imaginao, une grupos, inspira, adiciona um elemento de diverso.

2.2.4 Implementao na escola Visando todos os problemas das Escolas Pblicas e atravs de conversas com outros professores no GTR constatamos que a maioria no utiliza msicas em sala de aula por no saber como. E quando utiliza, geralmente, apenas como relaxamento ou fundo musical para outras atividades. Por isso, criamos este projeto que foi executado e acompanhado com alunos da 3 srie do Ensino Mdio, perodo noturno, em uma escola Estadual da cidade de Ponta Grossa. Durante os encontros de orientao sanamos dvidas e preparamos as atividades que seriam aplicadas posteriormente. Atravs do GTR, trocamos experincias e recebemos sugestes que nos ajudaram a estruturar o trabalho. Iniciamos a implementao com a utilizao de um questionrio com 6 perguntas para a obteno de dados sobre preferncia musical, expectativas

em relao ao projeto de ensino de ingls atravs de msicas e para conhecer os gostos musicais dos alunos. 22 alunos responderam. As perguntas foram objetivas e subjetivas. A primeira questionava se os alunos gostavam de ouvir msica e todos disseram que sim. Na segunda perguntamos se eles ouviam msicas em ingls regularmente e a resposta afirmativa foi unnime entre eles. Perguntamos tambm qual a quantidade de msicas em ingls e portugus que ouviam diariamente e apesar de ouvirem mais msicas em portugus ouvem msicas em ingls tambm, quase na mesma proporo. Quando perguntamos a opinio deles sobre o aprendizado de ingls atravs de msicas a maioria deu uma resposta afirmativa, apenas 2 alunos deram respostas negativas. Algumas das respostas foram: o ensino de ingls atravs de msicas facilita a compreenso, torna as aulas mais interessantes, possibilita o estudo da cultura, facilita a aprendizagem da pronuncia correta, um material de fcil acesso. As respostas negativas foram: as letras das msicas so muito difceis para o meu nvel de ingls e as bandas e msicas que gosto no so apropriadas para o estudo. A quinta pergunta foi sobre o estilo musical que eles preferem. Conclumos que o ritmo musical preferido pelos alunos pesquisados o pop, seguido pelo rock, dance, funk, gospel e heavy metal, tambm foram citados o rap, hip hop e reggae. As meninas preferem cantores e cantoras pop que cantam msicas romnticas e os meninos preferem bandas de rock, heavy metal, hip hop e rap. Perguntamos com quais cantores gostariam de trabalhar nas aulas de ingls. As preferencias foram em primeiro lugar Lady Gaga, seguidos de Mariah Carey, Iron maiden, Led Zepellin, Black Sabath Nirvana, Pearl Jam, Cristina Aguilera entre outros. Conclumos com esse questionrio que a maioria dos alunos favorvel utilizao de msicas em sala. Conclumos tambm que a maioria gosta e tem acesso regular a msicas em ingls em casa atravs de CD players, computadores, rdios e, na escola, na rua, no transporte atravs de celulares, aparelhos de mp3, Ipod. A msica faz parte da vida do adolescente e eles tm facilidade para lidar com novas tecnologias.

No primeiro dia de aula apresentamos o projeto aos alunos, dissemos o que espervamos deles e como seriam avaliados. A apresentao foi muito interessante, pois criou muita expectativa nos alunos, que a partir deste dia vieram mais motivados para as aulas de ingls. Iniciamos com um trabalho sobre ritmos musicais dos Estados Unidos, no qual os alunos foram divididos em grupos, escolheram um ritmo musical, pesquisaram sobre ele e apresentaram posteriormente para os colegas, com a utilizao de cartazes, vdeo clipes, TV multimdia e outros recursos. Na sequncia foram introduzidas diversas atividades com msica durante um bimestre, iniciando com atividades ldicas e aumentando a dificuldade gradualmente. Foram utilizadas atividades de listening, Writing, vocabulrio, palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, ordenao de sentenas em frases, atividades de gramtica, interpretao de texto, discusses sobre vrios assuntos, etc.

2.2.5. Avaliao De acordo com as Diretrizes Curriculares do Estado do Paran a avaliao deve ser um processo contnuo, integrado s atividades dirias e, cumulativo, no qual estaro envolvidos no s a aprendizagem e reteno de contedos como tambm procedimentos e atitudes, possibilitando ao aluno elaborar e vivenciar seu prprio conhecimento, enquanto agente participante no processo de transformao histrico social, vinculando o saber de maneira orgnica ao fazer tcnico-poltico, tornando-se imprescindvel da prpria construo do saber, enquanto instrumento que possibilita diagnostic-la em sua dimenso terico-prtica. Sendo assim, como avaliao do projeto foi utilizado o mtodo da observao diria feita pelo professor, onde foi levado em considerao o interesse dos alunos pelas atividades, seu desempenho nas atividades individuais e em grupos. Aps a realizao de cada atividade fizemos uma anlise oral, onde os alunos puderam comentar sobre os pontos positivos e negativos de cada lio. No final do bimestre, propusemos aos alunos que fizessem apresentaes em grupos, de atividades relacionadas com msica.

As equipes cantaram msicas em ingls, tocaram instrumentos, declamaram, apresentaram sobre os aspectos lingusticos das msicas, danaram, fizeram caricaturas dos Beatles e outros cantores, etc. Percebemos muitas mudanas no comportamento dos alunos que passaram a se interessar mais pelas aulas de ingls. Essa evoluo foi lenta e gradual. O comportamento dos alunos em sala de aula melhorou, passaram a faltar menos, principalmente quando tinham que apresentar alguma atividade.

2.2.6 Material Didtico-pedaggico Produzimos um pen drive com msicas em ingls e formas de trabalhlas envolvendo as quatro habilidades comunicativas. Optamos por este material porque todas as escolas do Estado do Paran possuem em suas salas uma TV MULTIMDIA. um recurso novo, de fcil aplicabilidade, mas que vem sendo utilizado de maneira restrita at o momento. O pen drive tem vrias pastas com sugestes de atividades com msicas, direcionadas aos professores. - histria da msica; - teorias sobre a utilizao da msica no ensino de lnguas; - efeitos da msica no crebro; - planos de aula; - atividades de gramtica, interpretao, reading, listening, writing, speaking; - msicas temticas; - vdeo clipes; - indicao de sites; - atividades ldicas.

3. Propostas para o uso de msicas Apresentamos aqui algumas sugestes que criamos a partir de leituras e embasamento terico citado anteriormente.

Espaos em branco - Tirar algumas palavras da letra e deixar espaos em branco. Pedir para os alunos completarem ouvindo a msica.

Tiras de papel - Recortar cada verso da letra da msica e pedir para os alunos ordenarem ouvindo a mesma. Relaxation - msica como fundo musical, quando os alunos esto entrando na sala, no intervalo, durante as atividades; Palavras cruzadas - Selecionar palavras que os alunos conhecem ou foram trabalhadas previamente. Escrever definies das palavras em ingls. Os alunos tm que completar os espaos em branco com as palavras.

Tempo verbal - Colocar os verbos no infinitivo entre parnteses. Os alunos tm que conjug-los e completar os espaos em branco na letra da msica.

Karaok - Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Dar a cada grupo uma msica fcil de cantar. Dar a aula inteira para trabalharem nela e tirarem dvidas. Na aula seguinte os alunos tero que cantar, acompanhados do aparelho de karaok.

Imagination - Ouvir a msica com os olhos fechados. Expressar o que imaginaram ou sentiram durante a apresentao da msica; Ordenao da letra - Reescrever as frases numa ordem diferente, seguida de parnteses. Os alunos tero que numerar de acordo com a ordem na qual as frases so cantadas;

Traduo - Escrever a letra da msica em ingls, seguida de parnteses. Traduzir os versos fora de ordem e pedir para relacionarem;

Apresentao de vocabulrio - Cada grupo de alunos pesquisar e explicar para a classe algumas palavras da letra da msica, sublinhadas pelo professor e entregue anteriormente.

Estrofes misturadas - Colocar as estrofes fora de ordem e pedir para os alunos colocarem em ordem ouvindo a msica.

Cartes com palavras - Escrever palavras da letra da msica em cartes, embaralh-los e pedir para que cada aluno escolha alguns e apresente para os colegas na aula seguinte o significado e exemplos daquelas palavras.

Dramatizao - Pedir para que os alunos dramatizem em grupos a letra da msica ou parte dela. Traduo literal - Traduzir a letra da msica ou parte dela e apresentar para os colegas. Apresentao - Verificar alunos que cantam e tocam instrumentos para que se apresentem para os colegas. Comparao - Apresentar duas msicas que falem do mesmo tema e tenham vocabulrio parecido. Temas polmicos - Levar msicas que falem de doenas, violncia, problemas sociais, guerras, etc. e organizar debates. Verso - Levar msicas em ingls que tenham verses em portugus e comparar a original com as verses. Trilhas sonoras - Passar clipes com trilhas sonoras de filmes e trabalhar textos sobre os filmes. Correo de palavras erradas - Escrever palavras erradas ou palavras extras na letra da msica e pedir para os alunos identificarem ouvindo a msica.

Separao de palavras - Escrever as frases sem espaos entre as palavras e pedir para os alunos separarem corretamente. Gramtica - Pedir para os alunos encontrarem na letra verbos, preposies, advrbios, pronomes, etc. Interpretao de texto - Elaborar questes para responderem de acordo com a letra da msica.

Consideraes finais O PDE uma iniciativa inovadora que est apresentando muitos resultados positivos, pois oportuniza a qualificao de milhares de professores

da educao bsica, proporcionando um grande avano na qualidade da educao oferecida aos estudantes das Escolas Pblicas do Paran. Percebemos o grande interesse de professores e alunos por materiais relacionados com o uso de msica para o ensino de Lngua Estrangeira e que a maioria deles favorvel sua utilizao como estratgia para o ensino de lnguas. Atravs de sugestes de professores percebemos que muito importante a escolha das msicas que sero utilizadas. Devemos levar em conta as caractersticas de cada turma e os objetivos da aula. Dar preferncia s msicas que contm valores morais, mas que sejam do interesse dos alunos para evitar a desmotivao. Muitas vezes, os gostos musicais dos professores no combinam com as preferncias dos alunos. Tambm no devemos utilizar msicas que esto nas paradas atualmente, mas cairo no esquecimento daqui a seis meses. O ideal utilizarmos clssicos da msica porque podero ser utilizados por muito tempo e sempre despertando o interesse dos alunos. Atravs de pesquisas, leituras e experincias em sala de aula, percebemos a falta de material e atividades prticas sobre o assunto. H vrios estudos sobre o tema, mas muito distantes da realidade Paranaense. Os professores necessitam de materiais e atividades que possam ser aplicadas em salas de aula superlotadas e com escassez de recursos. Esperamos que este trabalho tenha colaborado para isso. Quando se prope aos alunos atividades com msica, inclusive extraclasse e oferece subsdios, percebe-se um grande interesse e possvel extrair muito conhecimento. Acreditamos que alcanamos os objetivos propostos pelo projeto, pois conseguimos aprimorar nos alunos a conscincia em se estudar Lngua Inglesa fazendo com que se comprometessem com as aulas. Percebemos que possvel aprender ingls atravs de msicas e tornar as aulas mais interessantes. A aceitao das atividades foi excelente e as quatro habilidades lingusticas foram desenvolvidas com sucesso. Alm do contedo gramatical, interpretao e leitura, foi possvel explorarmos aspectos histricos, polticos, sociais, culturais, religiosos,

geogrficos. Possibilitou a abordagem de temas transversais, como a violncia, cidadania, juventude, drogas, direitos e deveres, contribuindo para o crescimento cultural e social do aluno enquanto cidado. Atravs das reflexes e discusses os alunos perceberam que tambm existem graves problemas polticos e sociais em outros pases. Conclumos que possvel trabalhar qualquer assunto em Lngua Inglesa, com bons resultados, atravs da utilizao de uma msica, um vdeo para iniciar, ou mesmo finalizar o trabalho.

Referncias bibliogrficas

BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1999. BREWER, C. Music and learning: Seven ways to use music in the classroom. Tequesta, FL: LifeSounds, 1995. CAMPBELL, D. G. The Mozart effect. New York: Avon Press, 1997. ________. 100 ways to improve teaching using your voice and music: Pathways to accelerate learning. Tucson, AZ: Zaphyr Press, 1992. CULLEN, B. & SATO, K. Practical techniques for teaching culture in the EFL classroom. Nagoia, Japo. The internet TESL journal. Vol. VI n12, dezembro de 2000. DIA A DIA EDUCAO. www.diadiaeducacao.pr.gov.br FERREIRA, M. Como usar a msica na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2001. FOUCAULT, M. A ordem do discurso, So Paulo: Loyola, 1996. KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. Prentice-hall International, 1987. LEFFA, V. Aspectos polticos da formao do professor de lnguas estrangeiras. In: LEFFA, V. (ed.), O professor de lnguas estrangeiras: construindo a profisso. Pelotas: EDUCAT, 2006. P. 353 - 376.

LIMA, L. R. O uso de canes no ensino de Ingls como lngua estrangeira; a questo cultural. 1 ed. Salvador: EDUFBa, 2004, v. 1, p 173 192. MEDINA, C. A. Msica popular e comunicao: um ensaio sociolgico. Petrpolis: Vozes, 1973. MURRAY, T. R. Comparing Theories of Child Development, Third Edition. Belmont, California: Wadsworth Publishing Company, 1993 __________. The effect of Music on second language vocabulary aquisition. ESL trrough music. California, U.S., 2003. p. 1-7. MURPHEY, T. Music & song. Oxford University Press, 1994. NUNES, L. M. Apresentao em congresso. Congresso de Educao. Dionsio Cerqueira, 2006. ORLANDI, E. Anlise de discursos: princpios e procedimentos, So Paulo: Martins Fontes, 2005. PARAN, Diretrizes Curriculares do Estado do Paran: Lngua estrangeira Moderna. Secretaria de Estado da Educao do Paran. Educao BsicaCuritiba: SEED, 2006. PFTZENREUTER, P. A. Experincias musicais. Revista do Professor. Porto Alegre, v. 15, n. 59, jul/set 1999. VYGOTSKY L. S. Mind in Society - The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge MA: Harvard University Press. 1978 ___________.Pensamento e linguagem. So Paulo. Martins Fontes, 2 ed.,1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen