Sie sind auf Seite 1von 5

Tudo progride. As plantas, os animais, o homem e, no menos lgico, o Esprito.

Lanando um olhar ao passado mais remoto e acompanhando-o at o presente sculo, impossvel negar o progresso dos habitantes do globo, mesmo quando s vezes parece estacionar, ou at mesmo regredir. colocado na essncia de todos os homens o germe que nos impulsiona ao progresso. Podemos abranger esse progresso em duas frentes: intelectual e moral. O progresso intelectual se d com o avano da tecnologia, arquitetura, engenharia, medicina, enfim, tudo o que diz respeito ao progresso material que no tem ligao com a essncia do ser humano. A moral, por sua vez, o que lida com questes mais elevadas, tais como o amor ao prximo, caridade, respeito, etc. Qualidades que so mais sublimes e possibilitam aos homens a viverem verdadeiramente como irmos. Nunca o homem (ou a humanidade) regride. Por mais que s vezes isso parea contraditrio. No mximo se mantm no seu estado at que um dia continue a sua marcha. Quando Deus, de sua Glria, v que algo precisa de um "empurrozinho" tanto no que diz respeito ao intelecto quanto a moral, envia transformaes fsicas e/ou morais para que o homem seja capaz de refazer conceitos, tornando assim, atravs do trabalho, a marcha do progresso constante. O intelecto e a moral, apesar de pedras angulares no progresso, no marcham juntas. Muitos povos, s vezes muito avanados intelectualmente, parecem mais brutais, mais ligados matria, abusam de povos menos avanados. Pobres so eles, pois por no saberem lidar com tal avano, sero julgados conforme as obras que praticaram. Porm, como a marcha sempre para frente e para cima, o prprio avano intelectual far alcanar virtudes inerentes ao Esprito, discernindo cada vez mais o bem e o mal e, atravs do livre-arbtrio, entender como deve proceder para continuar nessa marcha rumo perfeio. Acreditar que no evolumos mais, acreditar que somos perfeitos. O que um absurdo.

LEI DO PROGRESSO A MARCHA DO PROGRESSO, CIVILIZAO. O progresso, para ser legtimo, no pode prescindir da elevao moral dos homens que se haure do Evangelho sempre atual. As conquistas da inteligncia, embora valiosas, sem a santificao dos sentimentos conduzem ao desvairos e a destruio. Para serem autnticas, as aquisies humanas devem alicerar-se nos valores ticos, sem os quais o conhecimento se converte em vapor txico que culmina por aniquilar quem o detm. (08). "(...) A humanidade progride por meio dos indivduos que, pouco a pouco se melhoram e se instruem. Quando estes preponderam pelo nmero, tomam dianteira e arrastam os outros. De tempos em tempos surgem no seio dela, homens de gnio que lhe do impulso; vem depois, como instrumento de Deus, os que tm autoridade e, nalguns anos, fazem-na adiantar-se de muitos sculos. (...)" (01).

A marcha do progresso ascensional, quer intelectual, quer moralmente falando. Porm, o fato de uma nao progredir cientificamente mais do que outra , no significa que seja moralmente mais adiantada. Civilizar quer dizer progredir, mas um "(...) progresso incompleto.(...)"(02) Para se chegar a um estado de civilizao completa , de humanidade moralmente evoluda, muitas conquistas devero ser realizadas , tanto no campo moral quanto no intelectual. H diferenas entre civilizao ,civilizao completa ou evoluda e povos esclarecidos. Quando um povo sai do estado selvagem ou de barbrie e, por fora do progresso adquire novos conhecimentos, inicia-se o processo de civilizao; mas esta civilizao ainda incompleta porque incompleto o seu progresso. "(...) A civilizao, como todas as coisas, apresenta gradaes diversas. Uma civilizao incompleta um estado transitrio, que gera males especiais, desconhecidos do homem no estado primitivo. Nem por isso, entretanto, constitui menos um progresso natural necessrio, que traz consigo o remdio para o mal que causa. medida que a civilizao se aperfeioa, faz cessar alguns dos males que gerou males que desaparecero todos com o progresso moral. De duas naes que tenham chegado ao pice da escala social, somente pode considerar-se a mais civilizada, na legtima acepo do termo, aquela onde exista menos egosmo, menos cobia e menos orgulho; onde os hbitos sejam mais intelectuais e morais do que materiais; onde a inteligncia se puder desenvolver com maior liberdade; onde haja mais bondade, boa f, benevolncia e generosidade recprocas; onde menos enraizados se mostram os preconceitos de casta e de nascimento, isso porque tais preconceitos so incompatveis com o verdadeiro amor ao prximo; (...) enfim, onde todo homem de boa vontade esteja certo de no lhe faltar o necessrio. (03)

Na pergunta 793 de "O Livro dos Espritos, os Espritos superiores esclarecem perfeitamente a respeito das diferenas assinaladas acima; uma civilizao completa, "(...) reconhece-la-eis pelo desenvolvimento moral. Crede que estais muito adiantados porque tendes feito grandes descobertas e obtido maravilhosas invenes; porque vos alojais e vestis melhor do que os selvagens. Todavia, no tereis verdadeiramente o direito de dizer-vos civilizados, seno quando de vossa sociedade houverdes banido os vcios que a desonram e quando viverdes como irmos, praticando a caridade crist. At ento, sereis apenas povos esclarecidos, que ho percorrido a primeira fase da civilizao. (...) (03) (...) No que diz respeito evoluo dos cdigos da justia humana, a Hamurabi se deve o mais antigo conjunto de leis conhecidas pela humanidade. (...) no qual se tem uma viso de equidade avanada para a poca em que predominava o poder sobre o direito, a supremacia do vencedor sobre o vencido.

Posteriormente, as civilizaes, pela necessidade de estabelecerem cdigos destinados a regerem seus membros, ora subordinados a diretrizes religiosas, ora aos impositivos ticos sobre que colocavam suas bases, formaram seus estatutos de justia e ordem, nem sempre felizes. (...) (06) ...) Dos primeiros moralistas da escola ingnua, aos grandes legisladores, ressaltam as figuras de Moiss, instrumento do Declogo , a Jesus , excelso paradigma do amor , que consubstanciaram as necessidades humanas, ao mesmo tempo facultando os meios liberativos para o ser que marcha na direo da imortalidade. (...) Do Direito Romano aos modernos tratados , as frmulas jurdicas evoluem , apresentando dispositivos e artigos cada vez mais concordes com o esprito de justia do que com as ambies do comportamento individual e grupal. (...)"(07) "(...) A civilizao criou necessidades novas para o homem , necessidades relativas a posio social que ele ocupa. Tem-se ento que regular por meio de leis humanas, os direitos e deveres dessa posio. (...)"(04) Quanto menos evoluda for a sociedade , mais duras so as sua leis. Uma sociedade depravada certamente precisa de leis severas. Infelizmente essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito , de que lhe secar a fonte. S a educao poder reformar os homens ,que ento , no precisaro mais de leis to rigorosas."(05)

INFLUNCIA DO ESPIRITISMO NO PROGRESSO A primeira revelao personificada em Moiss, como a segunda em Jesus, foram produtos de um ensino individual, tornando-se forosamente localizadas, isto , apareceram num s ponto, em torno do qual a ideia se propagou pouco a pouco; mas, foram precisos muitos sculos para que atingissem as extremidades do mundo, sem mesmo o invadirem inteiramente. A terceira tem isto de particular: no estando personificada em um s indivduo, surgiu simultaneamente em milhares de pontos diferentes, que se tornaram centros ou focos de irradiao. Multiplicando-se esses centros, seus raios se renem pouco a pouco, como os crculos formados por uma

multido de pedras lanadas na gua de tal sorte que, em dado tempo, acabaro por cobrir toda a superfcie do globo (...) (1). Esta circunstncia (...) ,lhe d fo ra excepcional e irresistvel poder de ao.(...). Ainda mais : se a ferirem num s indivduo , no podero feri-la nos Espritos , que so a fonte donde ela se promana. Ora , como os Espritos esto em toda parte e existiro sempre , se , por um acaso impossvel , conseguissem sufoc-la em todo o globo , ela reapareceria pouco tempo depois , porque repousa sobre um fato da natureza e no se podem suprimir as leis da Natureza. Eis a o de que se devem persuadir aqueles que sonham com o aniquilamento do Espiritismo".(2)

"Quanto ao futuro do Espiritismo , os Espritos , como se sabe , so unnimes em afirmar o seu triunfo prximo a despeito dos obstculos que lhe criem. Fcil lhes esta previso , primeiramente , porque a sua propagao obra pessoal deles : Concorrendo para o movimento , ou dirigindo-o , eles naturalmente sabem o que se deve fazer; em segundo lugar , basta-lhes entrever um perodo de curta durao: vem , nesse Perodo , ao longo do caminho , os poderosos auxiliares que Deus lhe suscita e que no tardaro a manifestar-se.(...)"(7)

"(...) A doutrina de Moiss , incompleta , ficou circunscrita ao povo judeu; a de Jesus , mais completa , se espalhou por toda a terra , mediante o Cristianismo , mas no converteu a todos ; o Espiritismo . ainda mais completo , com razes em todas as crenas , converter a Humanidade".(6)

O progresso da Humanidade , sem dvida lento , muito lento mesmo , mas constante e ininterrupto. Ainda quando parea estar regredindo , o que ocorre em certos perodos transitrios , esse recuo no seno prenncio de nova etapa de ascenso. O que conduz sempre para a frente so as novas idias , as quais , via de regra , so trazidas a terra por missionrios incumbidos de lhe ativarem a marcha. Acontece entretanto que a "Natureza no d saltos", e qualquer princpio mais avanado , que fuja aos padres culturais estabelecidos , s ao cabo de vrias geraes logra ser aceito e assimilado pelos que seguem na retaguarda. Essa resistncia as concepes modernas , sejam elas polticas , sociais ou religiosas , parece um mal , mas em verdade um bem , porque funciona como um processo de seleo natural , fazendo que as destitudas de real valor desapaream e caiam no olvido , para s vingarem aquelas que devam contribuir ,efetivamente ,para o aperfeioamento das instituies. O Espiritismo um desses movimentos e se destina no apenas a abrir um campo diferente de pesquisas a cincia , mas principalmente a marcar uma nova era na Histria da Humanidade, pela profunda revoluo que provoca em seus pensamentos e em seus ideais, impulsionando-a para a sublimao espiritual , pela vivncia do Evangelho. Talvez nos perguntem: se assim , se o Espiritismo est fadado a exercer grande influncia no adiantamento dos povos , porque os Espritos no desencadeiam uma onda de manifestaes ostensivas , patentes , de modo que todos , at mesmo os materialistas e os ateus , sejam forados a crer neles e nas informaes acerca do que nos espera do outro lado da vida? (...)"(8)

"(...) Desejareis milagres ; mas , Deus os espalha a mancheias diante dos vossos passos e , no entanto , ainda h homens que o negam. Conseguiu , porventura , o prprio Cristo convencer os seus contemporneos , mediante os prodgios que operou? No conheceis presentemente alguns que negam os fatos mais patentes , ocorridos as suas vistas? No h os que dizem que no acreditariam mesmo que vissem? No , no por meio de prodgios que Deus quer encaminhar os homens. Em sua bondade , Ele lhes deixa o mrito de se convencerem pela razo".(5)

Das könnte Ihnen auch gefallen