Sie sind auf Seite 1von 95

a) 1. a) b) c) .

a) O centro de gravidade de um corpo qualquer : um determinado ponto do corpo onde sempre atua a resultante das foras aerodinmicas um determinado ponto do corpo onde atua a fora peso um determinado ponto do corpo onde sempre atua a fora de sustentao O momento de uma fora ou torque ! em relao a um ponto " a soma entre a intensidade desta fora e a distncia entre a sua lin#a de ao e o ponto! medida sobre a reta perpendicular que une o ponto $ lin#a de ao da fora. o produto entre a intensidade desta fora e a distncia entre a sua lin#a de ao e o ponto! medida sobre a reta perpendicular que une o ponto $ lin#a de ao da fora. O intervalo de tempo de atuao de uma fora que provoca uma tend%ncia de movimento girat&rio em um determinado ponto. (#ama)se de aerof&lio : a forma geomtrica bidimensional * perfil ) de seo da asa tomada na direo paralela ao ei+o longitudinal b)

c)

o dobro do comprimento entre a ponta da asa e a rai. da asa tomando ao longo do ei+o transversal da aeronave. / distncia! em lin#a reta! de uma ponta a outra da asa! medida paralelamente ao ei+o transversal da aeronave. / distncia entre o bordo de ataque e o bordo de fuga! tomada paralelamente ao ei+o longitudinal do avio Os c#amados: bordos de ataque e de fuga da asa so: os bordos das pontas da asa no lado esquerdo e direito! tomando)se como refer%ncia o ei+o longitudinal da aeronave as superf1cies superior e inferior da asa! respectivamente! tomando)se como refer%ncia o plano #ori.ontal da aeronave. Os bordos dianteiro e traseiro da asa! em relao ao ei+o transversal da aeronave! respectivamente. (#ama)se corda : a distncia entre o bordo de ataque e o bordo de fuga da asa! medida ao longo de uma lin#a paralela ao plano longitudinal da aeronave! em qualquer seo da asa. a distncia entre o bordo de ataque e

0. a)

b)

b)

c)

c)

2. a)

'. a)

b)

Simulado ANAC +1000 Questes

b)

c)

da aeronave. a forma geomtrica bidimensional * perfil ) de uma seo da asa tomada na direo perpendicular ao ei+o longitudinal da aeronave. a forma geomtrica tridimensional * parte da asa ) gerada $ partir de um corte ao longo da seo tomada na direo paralela ao ei+o longitudinal da aeronave. -nvergadura da asa :

c) 4.

o bordo de fuga da asa! medida ao longo de uma lin#a paralela ao plano longitudinal da aeronave! somente na seo da rai. da asa. as alternativas / e 3 esto corretas. (#ama)se de corda mdia aerodinmica de uma determinada asa: sempre a corda de uma asa retangular de mesma 5rea da asa em que se quer calcular a corda mdia aerodinmica.

a) ,.

b)

c)

a corda de uma asa retangular de mesmas caracter1sticas aerodinmicas da asa em que se dese6a calcular a corda mdia aerodinmica. a corda de uma asa trape.oidal de mesmas caracter1sticas aerodinmicas da asa em que se dese6a calcular a corda mdia aerodinmica. /ssinale a alternativa incorreta: o e+tradorso da asa a sua superf1cie e+terna superior. O intradorso da asa a sua superf1cie e+terna inferior. as afirmativas / e 3 esto incorretas. 9egundo a teoria de 3ernoulli! verdade que: em um escoamento de um fluido qualquer! despre.ando)se os efeitos de compressibilidade e viscosidade! a soma entre as energias potencial e cintica em qualquer ponto do escoamento uma constante. em um escoamento de fluido qualquer! despre.ando)se os efeitos de compressibilidade e viscosidade! a presso e a velocidade relacionam)se de maneira que! a variao de uma grande.a fa. variar a outra grande.a! de tal maneira que um aumento da velocidade causar5 uma diminuio da presso! enquanto que uma diminuio da velocidade causar5 um aumento de presso. as alternativas / e 3 esto corretas.

atuaro no intra dorso e e+tradorso da asa! causando um desequil1brio de foras na direo vertical! cu6a resultante a fora de sustentao. c) as alternativas / e 3 se completam. 11. >ara o avio voar necess5rio que ten#a uma fora de sustentao positiva! ou se6a! de mesma direo e de sentido contr5rio $ fora peso. >ara que isto acontea! necess5rio que: a) b) c) a presso no intradorso da asa se6a menor que no e+tradorso. a presso no e+tradorso da asa se6a maior que no intradorso. a presso no e+tradorso da asa se6a menor que no intradorso.

7. a) b) c) 8. a)

1 . ?embrando que o modelo matem5tico adotado para o estudo da dinmica de v<o do avio consiste de um sistema de tr%s ei+os ortogonais no espao tridimensional! c#amados de: ei+os longitudinal! transversal e vertical! respectivamente! podemos afirmar que: a) b) c) o leme de direo respons5vel por fa.er girar o avio em torno do seu ei+o vertical. o profundor ou leme de profundidade o respons5vel por fa.er o avio girar em torno do seu ei+o transversal. as alternativas / e 3 esto corretas.

b)

1'. /inda com relao ao modelo matem5tico na questo 1 ! podemos afirmar: a) b) c) o profundor respons5vel por fa.er girar o avio em relao ao seu ei+o longitudinal. os ailerons so respons5veis por fa.er girar o avio em relao ao seu ei+o longitudinal. o leme de direo o respons5vel por fa.er girar o avio em relao ao seu ei+o transversal.

c)

1:. ;ual das afirmativas abai+o mel#or e+plica o fen<meno da gerao da fora de sustentao na asa de um avio" a) a interao entre o perfil da asa do avio e o escoamento de ar provoca varia=es nas energias potencial e cintica do flu+o de ar e! consequentemente! na sua velocidade e presso! de tal maneira que press=es relativas diferentes atuaro no intradorso e e+tradorso da asa! causando um desequil1brio de foras na direo vertical! cu6a resultante a fora de sustentao. a interao entre geometria do perfil da asa do avio! sua posio relativa ao escoamento de ar * ngulo de ataque ) e o escoamento de ar provoca varia=es nas energias potencial e cintica do flu+o de ar e! consequentemente ! na sua velocidade de presso! de tal maneira que press=es relativas diferentes

1,. (onsiderando)se o avio! inicialmente! em v<o reto e nivelado e com e com velocidade constante! quando se dese6a atingir um n1vel de v<o mais elevado! sem aumentar ou diminuir a sua velocidade em relao ao vento! durante a subida! deve)se: a) b) c) aumentar o ngulo de ataque somente. aumentar a pot%ncia do motor somente a pot%ncia do motor e o ngulo de ataque.

b)

10. (onsiderando)se o avio! inicialmente! em v<o reto e nivelado e com e com

77

velocidade constante! quando se dese6a atingir um n1vel de v<o mais bai+o! sem aumentar ou diminuir a sua velocidade em relao ao vento! durante a descida! deve)se: a) b) c) manter o mesmo ngulo de ataque do v<o reto e nivelado. diminuir o ngulo de ataque do v<o reto e nivelado e diminuir a pot%ncia do motor. diminuir o ngulo d ataque somente.

a) b) c) d)

mudar de cor e furar a pea met5lica atravessar entre os gros da estrutura do metal quando submetemos ao ataque de 5cidos e+istir um diferencial eletromagntico gerando o c5todo e al&do ser um processo espontneo de transformao qu1mica do metal

:. ;ual a diferena entre corroso por ataque qu1mico direto e por ataque eletroqu1mico" a) b) c) d) um eltrico outro no em um e+iste a presena de 5cidos no outro no no eletroqu1mico o agente corrosivo age na presena do condutor eltrico no qu1mico o agente corrosivo respons5vel direto pela transformao do metal

12. O que centro de presso " a) o ponto de aplicao da fora resultante aerodinmica. b) o ponto de aplicao da fora de sustentao componente da fora resultante aerodinmica. c) as alternativas / e 3 esto corretas. 14. -m que situao o avio alcana a m5+ima efici%ncia aerodinmica" a) b) c) quando ele possui maior coeficiente de arrasto e menor coeficiente de sustentao quando ele possui maior coeficiente de arrasto e maior coeficiente de sustentao. quando ele possui maior relao * coeficiente de sustentao ) @ * coeficiente de arrasto ).

1. (omo se identifica a corroso em peas de alum1nio" a) b) c) d) os produtos so de cor branca e #5 um aumento do volume formao de bol#as abai+o da superf1cie formao de flaAes aplicando a soluo de alodine e verificando se muda para um tom dourado ou esverdeado . Ba remoo mecnica dos produtos da corroso em peas de alum1nio: a) b) c) d) deve)se usar sempre o 5cido cr<mico no se deve usar materiais abrasivos como ao no se deve usar scotc# brit usar li+adeira mecnica necessariamente com produtos de fibra para toda a corroso intergranular

17. ;ual a principal funo do flap e do slat! respectivamente " a) permitir que o avio voe com um ngulo de ataque inferior e coeficiente de sustentao m5+imo maior em relao aos valores alcanados sem o flap! e permitir que o avio voe com um coeficiente de sustentao m5+imo maior e com um ngulo de ataque maior ao da condio sem o slat! evitando o estol. permitir que o avio voe com um ngulo de ataque maior e coeficiente de sustentao m5+imo maior em relao aos valores alcanados sem o flap! e permitir que o avio voe com um coeficiente de sustentao m5+imo maior e com um ngulo de ataque menor ao da condio sem o slat! evitando o estol. permitir que o avio voe com um ngulo de ataque inferior e coeficiente de sustentao m5+imo menor em relao aos valores alcanados sem o flap! e permitir que o avio voe com um coeficiente de sustentao m5+imo menor e com um ngulo de ataque maior ao da condio sem o slat! evitando o estol.

b)

'. /s tarefas de manuteno mais importantes para preveno da corroso so: a) b) c) d) limpe.a por 5cido cr<mico e lavagem di5ria nas 5reas mais propensas passar uma camada de alum1nio puro usando os processos de alodini.ao e anodi.ao no caso dos metais limpe.a adequada e inspeo das 5reas mais afetadas remoo cont1nua dos produtos da corroso atravs de processos mecnicos

c)

,. (omo e onde ocorre a corroso microbiol&gica"

18. / corroso caracteri.a)se por:

77

a) b) c)

d)

como efeito de de6etos de animais e na presena de um elemento de liga como conseqC%ncia da presena de bactrias e germes nas regi=es do toillet e galleD devido a presena de microorganismos na 5gua que penetra indevidamente em tanques de combust1vel devido as impure.as das sobras de alimentos que possuem microorganismos que atacam as regi=es da galleD

d)

a lavagem a seco procura obter mais bril#o

8. ;ue cuidados devem ser tomados quando for usar o E-F * metil etil Aetona ) na limpe.a da cabide de pilotos " a) b) c) d) usar o 5cido cr<mico como inibidor e controlar a temperatura da reao vedar as entradas de ar e o tubo de pitot no usar em peas de alum1nio anodi.adas e nem e+tintores de p& qu1mico ventilar a 5rea e desligar todos os equipamentos eltricos

0. O que a diferena de potencial eletroqu1mico" a) b) c) d) nome dado ao meio corrosivo nos casos de corroso eletroqu1mica resist%ncia $ corroso e+istente entre o anodo e o c5todo bai+o coeficiente de potencial eltrico que estabelece o processo de corroso diferencial energtico entre materiais met5licos capa. de estabelecer uma corrente quando e+iste um meio condutor

':. O que a anodi.ao em peas de alum1nio" a) processo de proteo contra a corroso criando uma camada superficial de proteo atravs do princ1pio da pil#a de corroso processo de aplicao de alodine com o ob6etivo de criar uma camada de proteo contra a corroso proteo superficial de c5dmio dada por imerso da pea proteo contra a corroso lanando um spraD de inibidores sobre a pea a ser tratada a cromagem por

b) c)

2. ;ual o papel das tintas na preveno da corroso" a) b) c) d) estabelecer um eletr&lito an&dico para proteo do metal atacar os meios corrosivos evitando que se inicie o processo de corroso permitir a visuali.ao da corroso estabelecer uma barreira f1sica entre o metal e o meio

d)

'1. (omo feita galvanoplastia " a) b)

4. (aso se6a necess5rio substituir um rebite de alum1nio na fuselagem de um avio que usa c#apas de alclad por um rebite de ao! qual procedimento e+tra deve ser adotado para evitar a corroso" a) b) c) d) instalar selante entre o rebite e as c#apas aplicar a soluo de alodine em todo o rebite anodi.ar a pea ap&s a instalao do rebite submeter a pea a tratamento trmico e galvanoplastia ap&s a rebitagem

c) d)

submetendo a pea quente a um ban#o de cromo transformando a pea em um anodo e a pea de cromo em um c5todo mergul#ando a pea em uma soluo com cromo! onde a pea um c5todo e o anodo uma pea de cromo passando uma corrente sobre a pea a ser tratada em um ambiente com a presena de cromo l1quido

' . O gro do metal : a) b) c) a menor diviso de uma part1cula do metal a estrutura que o metal adquire no processo e fuso quando passa da recristali.ao a estrutura de agrupamento dos cristais no resfriamento ap&s a fuso o composto d liga met5lica

7. ;ual a diferena entre lavagem a seco e o polimento" a) b) c) so a=es de limpe.a iguais so a=es de limpe.a que no usa 5gua o polimento um processo abrasivo o outro no

d)

''. /s propriedades dos metais de fragilidade e ductilidade so definidas como: a) a resist%ncia ao dobramento e a resist%ncia ao corte ou ao risco

77

b)

c)

d)

a capacidade para retornar ao seu taman#o original ap&s cessar o esforo e a capacidade de ser esticado sem quebrar a capacidade do metal de ser martelado ou limado sem que trinque ou quebre e a resist%ncia ao corte ou ao risco a capacidade do metal de ser fle+ionado sem estil#aar e a capacidade de ser esticado sem quebrar

bai+a resist%ncia a este processo da liga '7. -m uma pea de alum1nio com especificao : , G! o que significa a letra" a) b) c) d) a presena de elemento de liga identificao do tratamento de dure.a dado ao material o tratamento trmico em uma atmosfera de #idrog%nio o tipo de impure.a controlada

',. / propriedade de elasticidade de um metal submetido a um esforo aplica) se at o limite: a) b) c) d) de ruptura de tensionamento de dure.a de escoamento

'8. Hantagens do uso do titnio em componentes de aeronaves: a) b) c) d) no magneti.5vel e de bai+o ponto de fuso resist%ncia $ corroso inferior ao alum1nio e densidade superior ao do ao bai+o coeficiente de e+panso e boa resist%ncia a corroso bai+o ponto de fuso e de resist%ncia $ corroso superior ao do ao ino+id5vel

'0. O esforo de cisal#amento a que submetido uma pea refere)se: a) a condio de resist%ncia do material sob a ao de duas foras paralelas muito pr&+imas de sentidos opostos como um corte a condio de resist%ncia do material sob a ao de foras de esgotamento a condio de resist%ncia do material sob a ao de foras que tendem a separar a pea a condio de resist%ncia do material sob a ao de foras que tendem a dobrar a pea! criando uma curvatura

b) c) d)

,:. ;ual o uso dado ao ao cromo molibd%nio em estruturas de aeronaves" a) b) c) d) dutos de e+austo beros de motores e estruturas de trelias c#apas da fuselagem pisos de cabina

'2. O que se pode di.er de uma pea de alum1nio / 00" a) b) c) d) que uma liga cladeada que uma liga fundida que de alum1nio puro fundido que de alum1nio puro for6ado

,1. Buma pea de titnio ( 11: o que significa o nImero 11: " a) b) c) d) tenso em >.9.J. nImero de impure.as controladas presso em >.9.J. teor de carbono na liga

'4. / definio e o ob6etivo do cladeamento em peas de liga de alum1nio so os seguintes: a) b) o+idar a liga para que esta acelere seu processo de apassivao garantindo a resist%ncia a corroso passar uma camada de alum1nio puro para estabelecer uma nova liga na superf1cie da pea que mais resistente a corroso passar ma camada de cromato de alum1nio para garantir a e+ist%ncia do processo de apassivao obtendo como resultado um aumento da resist%ncia a corroso superior a liga original instalao de uma camada superficial de alum1nio puro sobre a liga criando uma barreira para a corroso devido a

, . ;ual o uso do material inconel nas aeronaves " a) b) c) d) nas estruturas do trem de pouso nas esferas e roletes dos mancais de rolamentos no duto de e+austo dos motores nos tirantes da estrutura da asa

,'. O bron.e uma liga de: a) b) c) d) alum1nio! estan#o e ferro .inco e cobre ferro e carbono estan#o e cobre

c)

d)

,,. Kma vantagem e uma desvantagem do magnsio:

77

a) b) c) d)

leve.a e a e+ist%ncia abundante na nature.a resist%ncia mecnica e facilidade para entrar em combusto leve.a e facilidade para entrar em combusto e+ist%ncia abundante na nature.a e de alta resist%ncia a corroso

b) c) d)

verificar se o combust1vel estar com a densidade correta verificar se o combust1vel esta mais ou menos octante verificar se a quantidade de #idro carbonetos esto na proporo e+ata

,0. ;ue caracter1sticas podemos afirmar que possui o ao 9/- 1: : " a) b) c) d) no pode ser endurecido por tratamento trmico pode ser endurecido por tratamento trmico possui alta resist%ncia $ corroso possui bai+a resist%ncia $ corroso

01. ;ual o procedimento de um mecnico ao se verificar que no filtro de combust1vel a e+ist%ncia de 5gua. a) trocar o filtro de combust1vel b) trocar todo o combust1vel c) o sistema dever5 ser drenado! e verificar as causas. d) deve retirar uma mostra do combust1vel para posterior analise em laborat&rio 0 . ;ue o mecnico deve fa.er freqCentemente para evitar o acumulo de impure.as e 5gua no sistema de combust1vel a) Lrocar os filtros b) ?avar os tanques sempre que poss1vel c) Herificar se o filtro ainda esto prestando d) Os filtros devero ser limpos e drenados 0'. ;ue poder5 indicar a mudana de cor na gasolina de aviao a) Jndica que a gasolina esta vel#a b) Jndica que a gasolina esta muito octante c) Jndica que a gasolina esta fora de especificao d) Jndica que a gasolina esta contaminada com outro produto. 0,. / mudana de cor na gasolina de aviao poder5 ser causada p<rM a) (ontaminao p<r outro produto! ou perda da qualidade do combust1vel b) ><r reao qu1mica c) ><r causa do preservativo usado em mangueira novas. d) Lodas as alternativas anteriores esto certas. 00. O engen#eiro (elso da Bordeste ?in#as /rea! em salvador! inspecionando as 5reas da compan#ia! verificou que a marcao na tubulao que identifica o tipo e o grau do combust1vel estava ileg1vel. Ordenou para que o mecnica -lmans fi.esse as devidas corre=es. (omo deve ser feita essa identificao. a) -screver com qualquer tinta o nome combust1vel

,2. / conformao mecnica por trabal#o $ quente feita: a) b) c) d) na temperatura de fuso de um dos elementos de liga em con6unto com a fundio com molde mergul#ado em um tanque de salmoura acima da temperatura de recristali.ao ou cr1tica e abai+o da de fuso

,4. / laminao um processo de conformao mecnica usado para produ.ir: a) b) c) d) tubos perfis em L c#apas peas fundidas

,7. Km dos critrios para a substituio de materiais em aeronaves : a) b) c) d) manter a resist%ncia da estrutura original manter o tratamento trmico original manter a cor original manter o mesmo ponto de fuso

,8. ;uais os processos mais usados para o tratamento trmico de ligas de alum1nio" a) b) c) d) t%mpera e solubili.ao normali.ao e reco.imento reco.imento e revenido precipitao $ quente e solubili.ao

0:. ;ual dos itens abai+o indica uma precauo de segurana que o mecnico deve tomar quando for verificar o combust1vel de uma acft a) drenar se o combust1vel impure.as ou 5gua contm

77

b)

>intar uma fai+a de ': cm de largura pr&+imo a cone+o em cada e+tremidade da mangueira e circundado o tubo. c) O grau e o nome do produto dever5 ser escrito longitudinalmente ! e em letras de .0 cm e a cor dever5 contrastar com a cor da mangueira. d) 3 e ( se completam 02. ;uais os locais que poderemos encontrar a identificao do tipo e grau do combust1vel . a) /sa do avio M cone+o da mangueira b) Bas tubula=es pr&+imas as cone+=es das mangueiras ou no carro forte. c) / e 3 esto corretas d) Bo local de mel#or visuali.ao 04. /s aeronaves com turbina a g5s !so pro6etadas para operar com um tipo de combust1vel destilado:. ;ual dos abai+o s pode ser usado em uma aeronave com turbina a g5s. a) Nasolina pura b) ;uerosene de grau de combust1vel * O-L)/). c) Eetanol d) Nasolina misturada com metanol 07. / funo dos inibidores nos combust1veis de 6ato : a) Pedu.ir a corroso e o+idao b) Pedu.ir o poder de congelamento c) Pedu.ir o grau de en+ofre d) Jnibir a ao dos #idro carbonetos contido no combust1vel 08. /o reali.ar uma manuteno em um avio com turbina ! o mecnico notou a seguinte marcao em uma tubulao!* O-L)/).Jdentifique entre as alternativas abai+o o combust1vel transportado p<r essa tubulao. a) ;uerosene de grau de combust1vel para turbina b) Eistura de gasolina e frao de querosene c) Nasolina para aviao d) &leo #idr5ulico 2:. ;uais os tipos de combust1vel usado nos motores a turbina. a) ;uerosene de grau de combust1vel para turbina *O-L)/ ou O>)0) b) Nasolina misturada com frao de querosene * O>), ou O-L),) c) *O-L)/)1) usada para operao em clima muito frio d) Lodas as alternativas esto corretas.

21. /o abastecer uma aeronave que estava regulada para operar com o combust1vel O>)0! o mecnico abasteceu com o combust1vel O>),.O que poder5 acontecer com a aeronave. a) Bo poder5 voar ! porqu% o combust1vel no o ideal b) Qanificar5 o motor ! pois a densidade do combust1vel diferente da regulada para motor. c) >oder5 voar tanto com o O>)0 quanto com o O>), ! entretanto poder5 requerer uma regulagem devido a gravidade especifica do combust1vel) d) Ler5 que retirar todo o combust1vel ! pois o motor no funcionar5 com esse tipo de mistura. 2 . (aracter1stica do combust1vel de 6ato em relao a partida em tempo frio. a) alta volatilidade b) 3ai+a volatilidade c) Edia volatilidade d) 9implesmente vol5til 2'. >ara redu.ir a possibilidade de calo do vapor e reduo causada pelas perda p<r evaporao . ;ual dos itens abai+o o indicado no combust1vel. a) /lta volatilidade b) 3ai+a volatilidade c) Edia volatilidade d) Bo importa a volatilidade 2,. Ba contaminao do sistema de &leo combust1vel ! um dos meios mais comum de contaminante so as part1culas estran#as ! como p<r e+.: a ferrugem! areia! compostos de alum1nio! magnsio! lato e borrac#a . Qe que forma poder5 se apresentar a ferrugem no combust1vel. a) b) c) d) vermel#a ou preta vermel#a ou amarela vermel#a ou a.ulada preta ou a.ulada

20. Qas forma de contaminao p<r ferrugem que encontradas noa combust1veis qual delas a magntica. a) b) c) d) Rorma vermel#a Rorma preta Rorma a.ulada Rorma amarelada

22. (omo se apresenta no combust1vel o contaminante do tipo areia.

77

a) Ba forma cristalina! granular ou semel#ante ao vidro b) Ba forma de p& ! pasta branca ou cin.a. c) Ba forma de part1culas ! ou p& de cor dourada d) -m pedaos ra.oavelmente grandes e irregulares 24. /o analisar)mos um combust1vel verificamos que a sua viscosidade encontrava)se muito pega6oso ou gelatinoso! diante deste fato podemos suspeitar que a) O combust1vel esta contaminado p<r alum1nio e@ou magnsio em contato com 5gua. b) O combust1vel esta contaminado p<r areia e 5gua. c) O combust1vel esta contaminado p<r part1culas de borrac#a. d) Bo devemos suspeitar de nada 27. Ba gasolina de aviao quantos! porcentos de combust1vel de 6ato poder5 ser acrescentado. a) b) c) d) :.0S :.:0S 1S :.::1S

d) Bo ocasionar5 nada de importante 4 . ;ual a caracter1stica mais importante nos combust1veis de alta volatilidade" a) b) c) d) /lta viscosidade e tornar as partidas em v<o mais f5ceis e seguras Racilitar a partida em tempo frio e tornar as partidas em v<o mais f5ceis e seguras Racilitar a partida em tempo frio e redu.ir as perdas de combust1vel p<r evaporao Pedu.ir a possibilidade do calo do vapor e bai+a viscosidade

4'. ;ual a caracter1stica mais importante nos combust1veis de bai+a volatilidade" a) b) c) d) 3ai+a viscosidade e redu.ir as perdas de combust1vel p<r evaporao Racilitar a partida em tempo frio e redu.ir a possibilidade do calo de vapor Pedu.ir possibilidade do calo de vapor e redu.ir perdas de combust1vel p<r evaporao Pedu.ir as perdas de combust1vel p<r evaporao e tornar as partidas em v<o mais f5ceis e seguras

28. Onde vivem e se desenvolvem as v5rias formas de microorganismos encontrados nos combust1vel para 6ato. a) Bas interfaces das 5guas b) Qentro das molculas dos #idrocarbonetos c) 9o encontrados no /P e+istente dentro do tanque d) Ba interface do /P com a parede do tanque 4:. (omo podemos controlar a multiplicao dos microorganismos *fungos) encontrados nos combust1veis. a) Pemovendo a 5gua b) ?avando o tanque freqCentemente c) Petirando a su6eira depositada no fundo do tanque d) (olocando uma grande quantidade de #idrocarboneto no tanque para conter o seu crescimento. 41. ;ue tipo de avaria os diversos tipos de sedimentos poder5 ocasiona aos filtros @separadores. a) Km mau funcionamento dos filtros b) / deteriori.ao do filtro c) O aumento da efici%ncia na filtragem

4,. ;ual a presso de c#ecagem de clulas suspeitas de va.amento" a) b) c) d) 1!0 a !: >9J 10 a : >9J : a 01 >9J :! 0 a :!0 >9J

40. (omo se locali.a uma pane de va.amento das partes internas do sistema de combust1vel" a) b) c) d) /travs do amper1metro do sistema de in6eo de combust1vel >elo n1vel indicador de combust1vel do painel >elo indicador de presso e operao de v5lvulas seletoras /travs do tubo de piteau

42. / finalidade da bomba mecnica : a) b) c) d) /6udar as outras bombas para que a presso no aumente Rornecer combust1vel na presso adequada durante o tempo de operao do motor Kma bomba que fica como au+iliar em caso de defeito Lransferir combust1vel do tanque para a asa

44. >ara que serve as v5lvulas seletoras no sistema de combust1vel"

77

a) b) c) d)

9erve para cortar o combust1vel no abastecimento na #ora do v<o 9erve para cortar o flu+o e selecionar os tanques de combust1vel 9erve para aumentar o flu+o de combust1vel no carburador 9erve para in6etar combust1vel no carburador

7,. / bomba mecnica de combust1vel normalmente instalada: a) b) c) d) Ba carnagem do motor Bo motor Ba seo de acess&rios de motor Bo sistema de lubrificao

47. ;uais so os tipos indicadores de combust1vel das grandes aeronaves" a) b) c) d) Hisor de vidro e eletr<nico Hisor de vidro e mecnico -ltricos e eletr<nicos -letr<nicos e mecnicos

70. / v5lvula de alimentao cru.ada *(ross Reed) em v<o normal estar5 sempre na posio" a) b) c) d) Ba posio #ori.ontal Ba posio vertical Ba posio aberta Ba posio fec#ada

48. (omo medida de precauo as bombas au+iliares *de recalque) so sempre ligadas durante: a) b) c) d) / decolagem >ouso e decolagem H<o em cru.eiro O abstecimento

72. Os selos de vedao entre a ventoin#a e a seo de fora evitam o va.amento de: a) b) c) d) (ombust1vel ou vapores Tleo e combust1vel Hapores ou &leo Ugua ou fluido

7:. >orque o medidor do tipo eletr<nico mais preciso na medio do n1vel de combust1vel" a) b) c) d) >orque o n1vel medido em gal=es O sistema mais avanado >elo fato de medir em peso o combust1vel em ve. de galo >orque o n1vel medido pela b&ia

74. / bomba manual freqCentemente usada em avi=es: a) b) c) d) Qe grande porte! sempre locali.ada na cauda Qe mdio porte! sempre locali.ada pr&+imo a v5lvula de alerta inferior -m avi=es leves! geralmente locali.ado pr&+imo a um componente do sistema de combust1vel -m qualquer tipo de avio locali.ada nos mas diversos locais bomba

71. Qe que forma so operadas as v5lvulas seletoras a) b) c) d) >elo flu+o de combust1vel Eanualmente ou eletricamente 9omente de forma eltrica ><r um boto na cabina de comando

77. / principal finalidade da mecnica de combust1vel : a) b)

7 . / bomba de au+iliar tambm usada: c) a) >ara transferir o combust1vel. >ara alimentar para escova durante a partida do motor! e! como na unidade emerg%ncia /limentar combust1vel ao carburador >ara dar a partida do motor! transferir o combust1vel de um tanque para outro >ara cortar o motor d)

Rornecer o combust1vel na presso adequada para o motor Rornecer ma lubrificao no sistema do motor Eanter a relao apropriada entre a presso do combust1vel e o motor -+ceder a lubrificao e abastecimento de combust1vel em todo o sistema

b) c) d)

78. / bomba acionada eletricamente que serve para transferir! alimentar em emerg%ncia e escovar durante a partida do motor c#ama)se" a) b) c) d) 3omba >rincipal 3omba /u+iliar 3omba Eanual 3omba de (ombust1vel

7'. / bomba manual freqCentemente usada em avi=es: a) b) c) d) ?eves >esados /crobacia >rivado

8:. ;uais os medidores de flu+o de combust1vel! usados em aeronaves multimotoras! consiste de:

77

a) b) c) d)

Qois transmissores! um indicador Km transmissor! um indicador Eotor! dois indicadores Lransmissor! motor

82. Jnstrumento do flu+ometro *RK?? R?OV) normalmente usada em aeronaves multimotores mede: a) b) c) d) Pa.o do flu+o de combust1vel ;uantidade de combust1vel (ombust1vel consumido do tanque direito (ombust1vel no consumido

81. ;ual a ta+a das transmiss=es de flu+o de massa usados nos motores $ turbina" a) b) c) d) 0: a 0:: llb@#ora '0: a 1::: llb@#ora 0:: a 0:: llb@#ora 0:: a :: llb@#ora

84. ;ue procedimento deve ser adotado no caso de va.amento em um tanque" a) b) O tanque dever5 ser drenado e neutrali.ar o combust1vel O combust1vel deve ser drenado de acordo com as instru=es locais e as recomenda=es do fabricante Qeve)se 6ogar 5gua dentro do tanque e depois drenada Qeve)se drenar o tanque e depois mandar para o fabricante

8 . (omo identificada cada lin#a de combust1vel" a) b) c) d) ><r meio de uma cinta colorida de codificao em cada e+tremidade ><r meio de lin#as de combust1vel! feitas de tubos met5licos conectados ><r meio de clulas integrais de combust1vel ><r meio de clulas do tipo cmara de borrac#a

c) d)

87. ;uais os tr%s tipos b5sicos de tanques de combust1vel e+istente" a) b) c) d) Qe c#apa de metal soldada! de alum1nio! clula de borrac#a Jntegral! cobre! fibra (lula de borrac#a! (#apa de metal soldada! Jntegral >l5stico! vinil! c#umbo

8'. / onde so instalados os filtros de combust1vel" a) b) c) d) 9o instalados na entrada dos tanques principal 9o instalados na sa1da dos tanques e! freqCentemente! nos bocais de abastecimento 9o instalados nas manetes do tanque e de sa1da. 9o instalados nas asas a onde tem os tanques principais de combust1vel

88. ;uando deve ser e+aminada cuidadosamente as tubula=es! braadeiras! 6untas! suportes! -L(. a) b) c) d) Ba #omologao Qiariamente Qe em dois anos Bo per1odo de inspeo a

8,. 9edimento que pode ser visto e separado do combust1vel! ou que pode ser filtrado! um sedimento grosseiro. /partir de que taman#o as part1culas podem ser consideradas sedimentos grosseiros" a) b) c) d) : microns e maiores ,: microns e maiores 1: microns e maiores 40 microns e maiores

1::.(omo podemos detectar contaminao do combust1vel" a) b) c) d)

80. /p&s o reabastecimento de uma aeronave! quanto tempo devemos aguardar para que #a6a um ra.o5vel assentamento da 5gua e dos sedimentos finos no tanque" a) b) c) d) ': minutos 0 minutos e ': segundos O m1nimo de 1: minutos O m5+imo de tempo poss1vel

/travs de testes com octanagem! podemos verificar se o combust1vel esta contaminado /travs da agul#a do liquid<metro /travs de testes visual! corantes! p& qu1mico e filtros /travs de testes com octano! podemos verificar se o combust1vel esta contaminado

1:1.;ual o controle de contaminao! que se deve Ler ao abastecer uma aeronave" a) b) /nalisar o combust1vel do carro tanque antes de abastecer a aeronave /nalisar o combust1vel depois do abastecimento da aeronave

77

c)

d)

Eanter tampado o bico de abastecimento do carro tanque! durante todo o tempo que no estiver sendo utili.ado /s respostas / e ( esto corretas

1:4./s clulas integrais dos tanques de combust1vel so constitu1das: a) b) c) d) Qentro da estrutura da asa do avio - fa. parte da estrutura da aeronave - parte da clula suporta o combust1vel Qentro de uma asa mol#ada

1: .;uais so os componentes b5sicos de um sistema de combust1vel" a) b) c) Lanque! mangueira! fu.il etc. (arburador! v5lvulas! indicadores e tanque Lanques! lin#as! v5lvulas! bombas! unidades de filtragem! indicadores! sinais de advert%ncia e escorva 9inais de advert%ncia! bombas! 6unta! e fu.il

1:7.;ual o cuidado que devemos Ler antes da soldagem de um tanque de ao" a) b) c) d) (olocar o+ig%nio Qever5 ser ventilado p<r 7 #oras 9oldar com solda amarela Bo se deve soldar

d)

1:'.;ual o tipo mais simples de sistema de combust1vel" a) b) c) d) /limentao eltrica /limentao manual /limentao p<r gravidade Ben#uma das alternativas

1:8./s caracter1sticas do combust1vel para turbinas tem menos perigo de fogo no caso de um derramamento. -ntretanto vapori.ado ou pulveri.ado ela: a) b) c) d) -ntra em congelamento Bo e+plode -la se inflama rapidamente Bo entra em combusto

1:,.>ara que serve os indicadores de quantidade de combust1vel" a) b) c) d) >ara operador saber o remanescente de combust1vel nos tanques durante todo o v<o >ara operador em solo saber quanto ir5 gastar na etapa do v<o >ara operador saber o flu+o de combust1vel >ara o piloto voar mais tranqCilo

11:.Bo abastecimento #ouve um grande derramamento de querosene o que o mecnico deve fa.er" a) b) c) d) Oogar gasolina para lavar (olocar agentes de limpe.a Bo necess5rio fa.er nada /plicar um emulsificador lavar com grande volume de 5gua

1:0.Os avi=es atuais podero estar equipados com um ou mais tipos de tanques. ;uais so eles" a) b) c) d) 9im! Lanque de borrac#a e Lanque integral Bo! clula do tipo cmara e clula do tipo lin#a 9im! clula do tipo borrac#a e clula do tipo lin#a Lodas alternativas esto corretas

111.O tipo de aerof&lio mais utili.ado em #elic&pteros Wo simtrico. -ntre eles! qual o mais utili.ado" a) b) c) d) B/(/ X :01 ': *:0 de simtrico! 1 de ra.o de fine.a a ':S da corda mdia) B/(/ X 1 ::': *1 de simtrico! :: de ra.o de fine.a a ':S da corda mdia) (/B/ X ::1 ': *:: de simtrico! 1 de ra.o de fine.a a ':S da corda mdia) B/(/ X ::1 *:: de simtrico! 1 de ra.o de fine.a a ':S da corda mdia)

1:2./ clula de combust1vel do tipo cmara de borrac#a! uma clula no" a) b) c) d) /uto vedante p<r esta ra.o a clula feita ligeiramente /uto vedante na qual assentada para suportar o peso de combust1vel nela contida /uto vedante ela depende inteiramente da estrutura da cavidade /uto vedante que usada para redu.ir o peso

11 .Loda /(RL possui ' ei+os em torno dos quais e+ecuta seus movimentos O ponto de cru.amento destes ei+os o centro: a) b) c) d) Qe presso >referencial Qe gravidade /erodinmico

77

11'.-m um aerof&lio de perfil assimtrico a velocidade do flu+o de ar ser5 maior no: a) b) c) d) -+tradorso Jntradorso 3ordo de fuga 3ordo de ataque

b) c) d)

/ngulo de estola /ngulo de ataque positivo /ngulo de ataque negativo

1 :.;uando o aerof&lio atinge o angulo de ataque critico! temos as seguintes condi=es: a) b) c) d) (l m5+imo e (d m1nimo (l m1nimo e (d m5+imo (l m5+imo e (d m5+imo (l m1nimo e (d m1nimo

11,.Qevido ao efeito da dissimetria de sustentao! a p5 que recua tem o seu ngulo de ataque: a) b) c) d) Qiminu1do /umentado /6ustado para o nulo /6ustado para o critico

1 1.Buma p5 com perfil simtrico! a fora de sustentao surge quando: a) b) c) d) 1 O vento relativo .ero O angulo de ataque nulo O vento relativo forma um angulo com a corda do perfil / velocidade do vento relativo maior que .ero .Bum perfil assimtrico o aumento do angulo de ataque desloca o centro de presso para: Rrente Lr5s (ima O lado

110.Km autom&vel trafega a 7: Fm@#. 9e o vento soprar no sentido contr5rio a : Fm@#! qual ser5 a velocidade do autom&vel em relao ao ar" a) b) c) d) 2: Fm@# 1:: Fm@# 7: Fm@# 7 !, Fm@#

112.O teorema de 3ernoulli aplicado na construo de: a) b) c) d) Lubo de >itot Lubo de Henturi Heloc1metro /ltimetro deve)se!

a) b) c) d)

1 '.>ara qualquer medida linear as p5s do rotor so divididas em: a) b) c) d) -sta=es Pegi=es Zonas 9ec=es

114./ fora de sustentao principalmente a: a) b) c) d)

Qiferena de presso est5tica entre o e+tradorso e o Jntradorso das p5s Eovimento do ar nas p5s! tornando o #elic&ptero mais leve que o ar Qiferena entre a presso dinmica e est5tica em torno das p5s Jmpacto do ar contra as p5s

1 ,.Bum aerof&lio com perfil assimtrico obteremos sustentao nula com um angulo de ataque de: a) b) c) d) Zero graus ,0 graus 2: graus 8: graus

117./ resultante aerodinmica imaginariamente dividida em duas foras c#amadas sustentao e arrasto. Y correto afirmar que: a) b) c) d) / sustentao a componente vertical da resultante aerodinmica / trao a resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento / sustentao no pode Ler valores negativos O arrasto pode ser positivo! negativo ou nulo

1 0./ resist%ncia no avano indu.ida produ.ida pelo: a) b) c) d) /vano do perfil /trito com o ar Rormato do perfil Lurbil#onamento na ponta da p5

1 2./ resist%ncia parasita depende de: a) b) c) d) Qensidade do ar e velocidade Qensidade do ar e 5rea plana equivalente Qensidade do ar! 5rea plana equivalente e velocidade Lodas as anteriores

118.(oeficiente de sustentao *(l ) torna) se m5+imo no: a) /ngulo de sustentao nulo

77

1 4.O ponto de intercesso da resultante aerodinmica *P/) com a corda de um aerof&lio perfil simtrico recebe o nome de: a) b) c) d) (N X centro de gravidade (> X centro de presso (E/ X corda mdia aerodinmica /ngulo de ataque

c) d)

registor condensador

1'0./ inspeo qualitativa que e feita atravs da imantao do material e denominada a) b) c) d) magnaflu+ ima corrente eltrica indu.ido

1 7.Bos #elic&pteros o que fa. surgir a componente #ori.ontal * trao ) : a) b) c) d) / atuao do coletivo O aumento da P>E do motor Os movimentos da manete acelerao / inclinao do rotor principal

1'2./lum1nio reciclado somente dever5 ser utili.ado na fabricao de peas que sofrero solicitao de a) b) c) d) prim5rias de alta resist%ncia para grande esforos secund5rias

1 8./s condi=es meteorol&gicas ideais para um m5+imo rendimento de aerof&lio so: a) b) c) d) /r frio e Imido /r frio e seco /r quente e seco /r quente e Imido

1'4.>ara se cortar materiais e metais duros! geralmente! utili.amos M a) tal#adeira b) serrote c) serra d) alicate 1'7.>ossui a largura da ponta maior que da #aste! uma caracter1stica da c#ave de fenda a) b) c) d) estrela boca comum #elien

1':.Kma manuteno! quanto ao tipo ! pode ser preventiva ou: a) efetiva b) corretiva c) superficial d) nen#uma das alternativas acima 1'1.recuo da #lice e a diferena entre o passo geomtrico e o passo: a) b) c) d) corretivo retardado efetivo antecipado

1'8./ porca que possui uma parte de fibra ou nDlon e a : a) b) c) d) frenante auto frenante presso auto travante

1' .-m um #elic&ptero! a dissimetria de sustentao ocorre quando a) b) c) d) o #elic&ptero desloca)se verticalmente o #elic&ptero desloca)se para bai+o o #elic&ptero desloca)se inclinado o #elic&ptero desloca)se #ori.ontalmente

1,:.Lipo de gasolina mais e usada na aviao atualmente : a) b) c) d) 11:@11 10:@1': 1::@1': 1:1@1':

1''.Eaterial mau condutor e o que possui uma a) b) c) d) alta resist%ncia bai+a resist%ncia media resist%ncia nen#uma das respostas

1,1.Kso de gasolina com menor 1ndice de octanas do que o previsto ! provoca: a) b) c) d) maior pot%ncia! com detonao menor pot%ncia! com detonao bai+a pot%ncia! com detonao menor pot%ncia! sem detonao possibilidade de possibilidade de possibilidade de possibilidade de

1',.Bos circuitos em sries! o elemento que oferece oposio a passagem da corrente o a) b) capacitor diodo

77

1, .Bo sistema de combust1vel ! geralmente as bombas au+iliares so de acionamento a) b) c) d) #idr5ulico manual eltrico gravitacional

1,8./ fora atuante nas #lices em movimento! que tende a levar as pontas das p5s a frente e a fora: a) b) c) d) fle+o de empu+o trao recuo todas as alternativas esto corretas

1,'./s aeronaves de grande porte! atualmente! utili.am o sistema de reabastecimento. a) b) c) d) por gravidade #idr5ulico bombeamento manual presso

10:.>ara um teste do governador de sobre velocidade! necess5rio que a #lice este6a com uma rotao de: a) b) c) d) 0:S 1::S 4:S 40S

1,,.Kma das condi=es para a proliferao de fungos no combust1vel a presena principalmente de a) barro b) 5gua c) ferrugem d) nen#uma das alternativas 1,0./ funo b5sica de uma #lice : a) b) c) d) fec#a os contrapesos e bai+a a v5lvula piloto converter fora de trao em pot%ncia de motor converter a pot%ncia do motor em fora de trao nen#uma das alternativas

101.-m uma #lice! o balanceamento est5tico fino deve ser feito numa balanceadora do tipo a) b) c) d) rgua p%ndulo tringulo balana

10 ./ parte da #lice! que sofre mais esforo! : a) b) c) d) na ponta no meio no centro em toda #lice

1,2.;uando a manete da #lice esta a frente! comprimida uma mola e+istente no governador da #lice que: a) b) c) d) abrir os contrapesos e aumenta a v5lvula piloto bai+a os contrapesos e abre a v5lvula piloto fec#a os contrapesos e bai+a a v5lvula piloto todas as alternativas esto corretas

10'.Os danpers de um rotor articulado servem para amortecer os movimentos de a) b) c) d) avano recuo avano e recuo trao

10,./s prote=es dos bordos der ataque das p5s do rotor de cauda so confeccionados em: a) b) c) d) cobre bron.e ao ino+id5vel ao carbono

1,4.Ba construo de uma p5 de #lice! esta deve ser a6ustada no ngulo de: a) b) c) d) avano recuo incid%ncia nen#uma das alternativas oca so

100./ condio de estol! que limita a velocidade da #lice do #elic&ptero a frente! denominada de: a) b) c) d) paleta p5 rotor todas as alternativas

1,7./s #lices de alma confeccionadas em: a) b) c) d) ligas de alum1nio e cobre ligas de ao e cobre ligas de .inco e cobre ligas de alum1nio e ao

102./ finalidade do rotor de cauda nos #elic&pteros : a) contrariar o torque

77

b) c) d)

retrair o torque redu.ir o avano inverter o torque

12,.Qe acordo com a distribuio do motor! a pea que comanda as v5lvulas no tempo e+ato : a) b) c) d) balancim molas de segmentos tuc#os ei+o de ressaltos

104.Bos #elic&pteros os pedais so respons5veis p%los comandos do rotor: a) b) c) d) freios principal! variando o ngulo das p5s de cauda! variando o ngulo das p5s pelo principal e de cauda variando o ngulo das p5s

120.Qeslocamento do pisto do >E3 para o >E/ denominar)se : a) b) c) d) distncia curso dimetro comprimento

107.-m um #elic&ptero ! a sustentao e a trao so obtidas atravs da*o): a) b) c) d) rotor de cauda rotor principal p5 damper

122.-m um motor convencional! a utili.ao de um &leo com bai+a viscosidade pode provocar: a) b) c) d) temperatura do &leo bai+a temperatura da 5gua fria temperatura do &leo normal temperatura do &leo alta

108.>erfil das p5s do rotor principal! mais usado nos #elic&pteros! o M a) b) c) d) assimtrico variado recuado simtrico

124.-m um sistema de lubrificao ! a principal finalidade da v5lvula de repercusso ou reteno : a) b) evitar que o &leo saia do motor! com este parado evitar que o &leo penetre no motor! com este parado evitar que o &leo esquente e saia do motor evitar que o &leo fique fino

12:./ unidade de pot%ncia de um motor areo : a) b) c) d) cavalo G> (avalo vapor Lodas as alternativas

c) d)

121.-m um motor convencional! a pea que fi+a o pisto a biela denomina)se: a) b) c) d) pino de pisto biela anel de segmento mancal

127.;uando a aeronave no tem tanque de &leo !o arma.enamento do lubrificante do tipoM a) b) c) d) tambor carcaa c5rter reservat&rio

12 ./ folga e+istente entre o pisto e o cilindro e vedada! por meio de: a) b) c) d) retentor mancal ei+o de manivelas anis de segmentos

128.Bo motor trmico a pisto! a bomba usada no sistema de lubrificao do tipo: a) b) c) d) #idr5ulica presso combusto engrenagem

12'.Qentro de um cilindro de um motor convencional! a gasolina formadora da mistura combust1vel encontra)se no estado: a) b) c) d) liquido vapor gasoso solido

14:.-m um motor convencional! o s&dio met5lico utili.ado para refrigerao das v5lvulas de escapamento a) b) certo errado

77

141.Bos sistemas de combust1vel de in6eo direta! os bicos in6etores geralmente so instalados: a) b) c) d) pr&+imo a entrada de admisso na sa1da de escapamento na entrada de admisso nen#uma das alternativas a) b)

uma emerg%ncia! porm com poss1veis perda de efici%ncia do motor denominado de alternado. certo errado

148.Bos sistemas de combust1vel ! as tubula=es so identificadas por fitas adesivas de cor: a) b) c) d) vermel#a vermel#a e preta a.ul laran6a

14 ./ formao de gelo no carburador pode interferir na performance do motor causando um: a) b) c) d) aumento da P>E diminuio da P>E a P>E varia nen#uma das alternativas

14'.Bo sistema de super alimentao do tipo turbo compressor! a ventoin#a e acionada pelo: a) b) c) d) ar de impacto g5s comprimido g5s de escapamento todas alternativas esto corretas

17:.Ba partida de um motor convencional! quando o man<metro de &leo no indica presso !o procedimento correto ser5 : a) b) c) d) completar o &leo com o funcionando parar o motor imediatamente trocar o man<metro nen#uma das alternativas motor

14,.-m um sistema de ignio! a pea respons5vel pela seqC%ncia de queima no interior do cilindro o : a) b) c) d) alternador velas bobina distribuidor

171.Lempo m5+imo aceit5vel ! durante uma partida! sem que a presso do &leo suba ! de : a) b) c) d) : 9eg 2: 9eg ': 9eg 1::: #ora

140.-m um sistema de ignio de um motor convencional! quando a c#ave de ignio estiver na posio 3OLG esto em funcionamento : a) b) c) d) ambos os magnetos primeiro um depois o outro ficam alternando o tempo todo nen#uma das alternativas

17 .-m um sistema de limal#a! normalmente! as part1culas de ao so isoladas por meio de : a) b) c) d) ims indu.idos corrente todas as alternativas

142.Lempo de vida Itil de uma vela usada em motores convencionais! geralmente ! fica entre a) b) c) d) '0: e 7:: #s 7:: e 2:: #s 4:: e 0:: #s 7:: e 7:: #s

17'.Eotor turbo 6ato! que oferece menor resist%ncia ao avano ! usa compressor do tipo: a) b) c) d) centrifugo a+ial e centrifugo a+ial nen#uma das alternativas

144.-m uma vela de dois eletrodos massas! se algum deles estiver encostado no eletrodo central ! a vela: a) b) c) d) aumenta a centel#a diminui a centel#a no funciona / e 3 esto certas

17,.-m aeronave com motores a 6ato! as fases operacionais dos motores ocorrem simutniamente. (onsequentemente no e+iste ponto morto. a) b) certo errado

170.Kma turbina constitu1da basicamente de estator e rotor. a) certo

147.-m um motor convencional! o tipo de combust1vel que pode ser usado em

77

b)

errado

172.-m um motor a reao ! quando as paletas da turbina trabal#am sob altas temperaturas! continuamente! podem sofrer uma degenerao denominada de elastoplastica. a) b) certo errado

b) c) d)

base sinttica base semi sinttica base vegetal

18,.Bos motores a reao! o tipo de sistema de lubrificao mais utili.ado a recirculao a) b) certo errado

174.-m uma cmara de combusto de um motor a reao ! o ar usado para a combusto representa! do total admitido pelo motor ! um total de a) b) c) d) :S 0S 10 S ': S cmaras de

180.Bos sistemas de lubrificao !o recurso a ser utili.ado para garantir a lubrificao do motor !quando o filtro ficar obstru1do! o uso de uma v5lvula de bD p5ss a) b) errado certo

177./ refrigerao das combusto feita por a) b) c) d)

182.-m um sistema de combust1vel !o flu+om%tro e um instrumento utili.ado para medir o consumo #or5rio a) b) errado certo

ar aproveitado da combusto arcondicionado da aeronave ar no aproveitado na combusto todas alternativas esto corretas

178./ Inica pea m&vel e+istente no motor turbo6ato a) b) c) d) e+tator rotor e e+tator rotor centrifugo

184.-m um motor a reao !geralmente a seo pneum5tica do R(K alimentada com ar sangrado do compressor a) b) certo errado

18:.Os modernos turbo Glices de pequeno porte tem o acionamento das #lices feito por turbinas livres a) b) certo errado

187./s grandes vantagens do arranque pneum5tico ! usado em um motor a reao ! sobre os outros tipos de arranque !so de simplicidade e de pouco peso a) b) certo errado

181.Os tubos de descargas dos motores a reao so desen#ados para converter a) b) c) d) presso em fora mecnica presso em energia gases todas as alternativas esto corretas

188./ energia calorifica! liberada pelo sistema de ignio medida em 6oule a) b) certo errado

18 .Bo motor turbo #lice tem !no acoplamento motor) #lice! tem uma a) b) c) d) cai+a de turbinas cai+a redutora de presso cai+a redutora de velocidade cai+a redutora de escapamento

::.>ara encurtar a distncia na corrida do pouso dos avi=es a 6ato ! alem dos freios das rodas! utili.amos reverso dos gases de escapamento a) b) errado certo

:1.-scapamento dos motores a reao feito de a) b) c) d) cobre c#umbo titnio ao resistente ao calor

18'.Bos motores a reao !os sistemas de lubrificao utili.am na sua maioria ! &leo de a) base mineral

77

: .Bos turbo)#lices !para proteo contra a ingesto usa)se o processo de separao inrcia a) b) errado certo

11.Os parafusos su6eitos a temperatura superiores a 1 2 graus celcius devero utili.ar porcas de a) b) c) d) cobre alum1nio ao titnio

:'.Qurante um ensaio de um motor a reao !deve)se observar! atentamente B1 - B atravs de a) b) c) d) consumo taqu1metro parqu1metro torqu1metro

1 .>ossuir cinco! seis! ou sete posi=es diferentes! facilitando o uso em diversos servios! uma propriedade do alicate: a) b) c) d) de bico gasista universal de freno

:,.Trgo central do 9J>/-P : a) b) c) d) Q/( 9-P/( (-BJ>/ (J>/-P

1'.O Laman#o da c#ave de grifo e dado pelo comprimento total da: a) b) c) d) c#ave fec#ada da ponta ate o cabo da c#ave aberta / e 3 esto corretas

:0.>ara um material se6a endurecido por trabal#o a frio ! necess5rio que o mesmo se6a dIctil a) b) certo errado

1,.O cobre! a prata! e o alum1nio so e+emplos de a) b) c) d) condutor fios cabos isolantes

:2./o composto! basicamente de : a) b) c) d) ferro e .inco ferro e carbono ferro e titnio ferro e cobre

:4.>rocesso mais avanado para a verificao de rac#aduras internas nos materiais aeron5uticos ultra s<nico a) b) certo errado

10.Km dos mtodos utili.ado para a obteno de eletricidade a) b) c) d) a e+austo ingesto frico elasticidade

:7.Kma caracter1stica da fiao usada nas aeronaves ! que geralmente o retorno feita pela estrutura a) b) errado certo

12.-m um 5tomo! as part1culas carregadas negativamente so a) b) c) d) pr&tons ions eltrons todas as alternativas

:8.Qispositivo eltrico que deve ser substitu1do !ap&s Ler atuado : a) b) c) d) cabo condensador fus1vel interruptor

14./ unidade de medida resist%ncia eltrica e o a) o#m b) volt c) amper d) [o#t 17.Bum motor eltrico uma rotao completa do indu.ido e c#amada de ciclo a) b) certo errado

1:./ capacidade das baterias utili.adas em aeronave medida em: a) b) c) d) volt [o#t amper @ #ora o#m

77

18.Os geradores de corrente cont1nua so con#ecidos como d1namos a) b) errado certo :./parel#o medidor eletromotri. a) b) c) d) amper1metro volt1metro capacimetro #om1metro 1.>ara a mel#or e mais r5pida formao da mistura combust1vel necess5rio que a gasolina ten#a: a) b) c) d) alta octanagem alta volatilidade bai+a octanagem bai+a volatilidade .Bos sistemas de alimentao por presso! geralmente a bomba principal acionada a) b) c) d) pelo ar de impacto pelo ar de escapamento pelo motor do avio nen#uma das alternativas './ verificao da contaminao pela 5gua ! no sistema de combust1vel !deve ser feita a) b) c) d) mensal semanal quin.enal diariamente ,.9istema de travamento do trem de pouso mecnico! e o destravamento pneum5tico a) b) errado certo 0.O ?imite da presso diferencial de uma cabina pressuri.ada depende do: a) b) c) d) resist%ncia das asas resist%ncia das 6anelas resist%ncia estrutural do avio resist%ncia estrutural do motor 2.O (omponente respons5vel pela presso de funcionamento do sistema de ar condicionado a) b) c) d) v5lvula bD pass v5lvula uni direcional v5lvula de corte v5lvula reguladora de fora a) b) c) d)

4./s tubula=es de ar condicionados e ventilao so identificados pela cores: laran6a e amarela a.ul e preta vermel#a e preta a.ul e vermel#a 7./ presso diferencial considerada positiva quando a presso a) b) c) d) interna e+cede a e+terna e+terna e+cede a interna interna e e+terna so iguais nen#uma das alternativas 8.Os meios de transfer%ncia de calor ! normalmente so radiao e conduo a) b) errado certo

':.Hentilador da unidade de refrigerao acionado pelo compressor a) b) certo errado

'1./tualmente os dois tipos de sistema de ar condicionado ! usado na aviao ciclo de ar e ciclo de vapor a) b) errado certo

' .(omponente respons5vel pela suco da 5gua do separador no sistema de ar condicionado o ventilador a) certo b) errado ''.O mau funcionamento do sistema de pressuri.ao e avaria da fuselagem ! so causas de uma despressuri.ao a) b) c) d) detonante e+pansiva e+plosiva lenta

',.>ara a operao de um regulador de presso da cabina! as tr%s fai+as considerada so despressuri.ada! isob5rica e diferencial a) b) certo errado

'0./ ra.o ideal de variao de altitude da cabina de a) b) c) :: a 0:: ps por minuto ':: a 0:: ps por minuto 2:: a 7:: ps por minuto

77

d)

7:: a 8:: ps por minuto a) b) certo errado

'2./ pressuri.ao ideal se da quando a altitude da cabina atingida ! simultaneamente com o n1vel de v<o a) b) errado certo

,0.O comburente mais comum o+ig%nio e ar a) b) certo errado

'4./ cor de um cilindro de bai+a presso de o+ig%nio a) b) c) d) a.ul vermel#o verde preta

,2.-m aviao !o sistema detetor de fogo! geralmente do tipo: a) b) c) d) magntico eltrico mecnico pneum5tico

'7.>ara efeito de estudo !os tipos de o+ig%nio so liquido e gasoso a) b) certo errado dos

,4./s 6anelas da cabina de comando so dotadas de sistema antigelo que funcionam atravs de : a) b) c) d) /r quente /r frio /r gelado /r morno

'8./s mascaras de o+ig%nio tripulantes comportam microfone a) b) certo errado

,:.Km sistema de o+ig%nio ! poder5 ter presso inferior: a) 0: psi b) 10: psi c) 1:: psi d) :: psi ,1.Os vapores de tricloroetilico! eventualmente retido em qualquer componente do sistema de o+ig%nio! pode atuar nos tripulantes e passageiros como um: a) b) c) d) anti alrgico anestsico refrescante calmante

,7.Os avi=es equipados com motores a reao! geralmente utili.am sistema antigelo alimentado com ar quente proveniente da sangria dos motores a) b) errado certo

,8.Kma tubulao marcada com fita adesiva ! na cor cin.a pertence ao sistema: a) b) c) d) de ar #idr5ulico de gelo pneum5tico

, ./ntes de serem instalados! os tubos de o+ig%nio devem ser limpos com gasolina branca sem c#umbo a) b) certo errado

0:.Bas aeronaves os componentes que so geralmente aquecidos eletricamente para evitar formao de gelo so para brisa a) b) errado certo

01./ in6eo de 5gua X metanol no motor feita durante o: a) b) c) d) decolagem pouso v<o ta+iamento

,'.(omo au+ilio a iluminao local ! para testes ou ! inspe=es do sistema de o+ig%nio! deve)se usar somente lu.es fluorescente a) b) certo errado

,,.-m um inc%ndio produ.ido por corrente eltrica! a primeira provid%ncia deve desligar a fonte de corrente

0 ./ finalidade do formato redondo na maioria dos botes salva)vidas dificultar a navegao a) b) certo errado

77

0'.Kma >articularidade dos coletes salva)vidas poder ser usado de qualquer lado a) b) certo errado

a) b)

certo errado

2'.O gerador #idr5ulico fornece presso menor que uma bomba mecnica convencional a) b) errado certo

0,.Os flu1dos #idr5ulicos resistentes ao fogo so de origem: a) b) c) d) semi sinttica vegetal mineral sinttica

2,.-m um sistema #idr5ulico a funo do acumulador arma.enar &leo sob presso e amortecer as oscila=es a) b) certo errado

00.Kma das maiores diferena entre um liquido e um g5s o l1quido pouco compressivo a) b) certo errado

20./s lin#as #idr5ulicas de bai+a presso geralmente utili.am tubula=es fabricadas em: a) b) c) d) cobre .inco alum1nio ao

02./s fun=es do flu1do #idr5ulico so lubrificar e transmitir fora a) b) certo errado

04./ viscosidade de um l1quido a resist%ncia do liquido ao flu+o a) b) certo errado

22.-m uma mangueira a alma serve para: a) b) c) d) diminuir a resist%ncia manter a resist%ncia oscilar o flu+o aumentar a resist%ncia

07.Os &leos #idr5ulicos devem possuir um elevado grau de estabilidade a) b) errado certo

24.Ba instalao de uma cone+o com rosca c<nica ! um cuidado deve ser importante. Jdentifique)o: a) no e+ceder o valor do aperto recomendado apertar o m5+imo para no folgar

08.Ba #idrodinmica a energia utili.ada para a transmisso de pot%ncia a : a) b) certo errado

b)

27./ fonte principal de energia ! nos sistemas #idr5ulicos ! o : a) b) c) d) bomba de gasolina motor gerador bomba #idr5ulica

2:./ bomba a pisto de flu+o : a) b) c) d) oscilante intermitente constante fraco ser

21./s bombas manuais podem divididas em grupos de ao: a) b) c) d) simples e tripla simples e dupla s& simples nen#uma das alternativas

28.-m um sistema #idr5ulica o filtro cuno esta instalado na lin#a de retorno das bombas a) b) certo errado

4:.>ara se evitar a contaminao do sistema ! utili.am)se a) b) c) d) telas filtros limpe.a do sistema 3 e ( esto corretas

2 ./s bomba #idr5ulicas so tambm c#amadas de motores quando transformam energia #idr5ulica em mecnica

77

41./o ser notado um va.amento em torno da #aste de um cilindro ! deve) se em principio tentar reapreciar as porcas de fi+ao da 6unta retentora a) b) certo errado

48.Bo trem de pouso fi+o ! as pernas principais ! geralmente so equipadas com carenagm de formato aerodinmico para redu.ir: a) b) c) d) sustentao resist%ncia ao avano arraste todas alternativas esto corretas

4 .Km dos cuidados que devemos Ler ao se instalar um retentor evitar usar ferramentas a) b) errado certo

7:.O trem de pouso que consiste de duas pernas principais locali.adas a frente do centro de gravidade do avio c#ama)se: a) b) c) d) convencional trequil#a bequil#a escamoteavel

4'.-m caso de avaria do elemento filtrante ! do tipo micronico este. a) b) c) d) deve ser limpo deve ser substitu1do por outro limpo deve ser substitu1do por outro novo nen#uma das alternativas

71./s press=es dos pneus devem ser c#ecadas a) b) c) d) mensal quin.enal diariamente a cada v<o

4,.;uando uma bomba atinge o seu L3O! deve ser substitu1da e submetida a uma over#aul * reviso geral ) a) b) certo errado

7 ./ centrali.ao da roda do nari. obtida com a presso a) b) c) d) da atmosfera do motor do ar condicionado #idr5ulica

40.Os anis de vedao usados no pisto de um cilindro #idr5ulico !so classificados como vedadores: a) b) c) d) aerodinmicos sustentadores desli.ante dinmicos

7'./ unidade que tem como principal finalidade aliviar a carga da bomba #idr5ulica c#ama)se : a) b) c) d) alternador de presso alimentador de presso regulador de presso v5lvula de presso

42.(ritrio para a utili.ao dos vedadores dever5 ser sempre de acordo com cada manual de manuteno de cada aeronave. a) b) errado certo

44.3ai+o n1vel de &leo no reservat&rio de ar na lin#a de suprimento de uma bomba #idr5ulica ocasionam gripagem da bomba a) b) errado certo

7,.Qe acordo com os princ1pios fisiol&gicos da 9.J.>./.-.P! os fatores que contribuem para ocorr%ncia de acidente aeron5utico dentre outras so materiais. a) certo b) errado 70.O rendimento de uma #lice basicamente a relao entre o passo efetivo e te&rico a) b) errado certo

47.O tipo de freio de roda mais usado atualmente o : a) b) c) d) de disco mIltiplos de disco triplos de discos simples nen#uma das alternativas

72.-m uma #lice ! o momento centrifugo de toro atua tanto! gira p5s no sentido do passo nulo. a) b) certo errado

77

74.9egundo a lei de o#m! a resist%ncia inversamente proporcional a: a) b) c) d) corrente pot%ncia temperatura taman#o do fio

a) b) c) d)

valor de evaporao da gasolina valor antidetonante da gasolina tem que ser o maior poss1vel todas as alternativas esto erradas

82./s aeronaves que utili.am motores a reao ! geralmente utili.am o combust1vel a) b) c) d) 5lcool querosene gasolina disel de

77.>ara medir diferena de potencial usa) se a) b) c) d) volt1metro amper1metro omimetro todas as alternativas

84.Os sistemas de alimentao gasolina mais utili.ada : a) b) c) d) por diferena de altitude por diferena de presso por gravidade por temperatura

78.-nsaio que s& pode ser usado em materiais ferro magnticos a) b) flu+<metro magnaflu+

8:.Lanto no ensaio destrutivo como no no destrutivo ! utili.a)se uma amostra do material a ser testado * avaliado) que na pr5tica con#ecido como: a) b) c) d) material de teste corpo de prova corpo de e+peri%ncia material de e+peri%ncia

87./s tubula=es do sistema de combust1vel so confeccionadas de a) b) c) d) alum1nio ao cobre bron.e

81.O ngulo que o mordente da c#ave de boca forma com o cabo de : a) b) c) d) :\ ': \ 10 \ 0\

88.-m um sistema de #lices! os ngulos de ataque e de incid%ncia so iguais quando: a) b) c) d) o avio esta voando e com o motor em toda pot%ncia o avio esta parado e com o motor girando o avio esta em v<o de cru.eiro o avio esta em estol

8 .>ara apertar parafuso com preciso de regulagem ! a c#ave utili.ada ser5: a) b) c) paqu1metro torqu1metro flu+<metro

'::.O ngulo reverso acionado atravs da manete: a) b) c) d) da #lice dos pedais do profundor de pot%ncia

8'./p&s a regulagem !os terminais dos esticadores devem apresentar visivelmente mais de a) b) c) d) um filete dois filetes filetes paralelos tr%s filetes

':1.-m um sistema de #lices ! toda a v%s que a presso de &leo aumenta no interior do cilindro do motor! tem)se a) b) c) d) uma diminuio nos ngulos das p5s um aumento nos ngulo das p5s igualao nos ngulos das p5s nen#uma das alternativas embandeiramento como finalidade

8,./ classificao dos combust1vel feita conforme a sua . a) b) c) origem forma taman#o

': .O sistema de autom5tico tem principal: a)

80.O 1ndice de octana de uma gasolina \

proporcionar a drenagem do &leo do servo mecnico do motor em estol

77

b) c) d)

proporcionar a drenagem do &leo do servo #idr5ulico do motor em passo reverso proporcionar a drenagem do ar do servo mecnico do motor em pane proporcionar a drenagem do &leo do servo mecnico do motor em pane

c) d)

branca vermel#a

'1:.-m um motor convencional ! o tempo de uso entre duas revis=es consecutivas denomina)se: a) b) c) d) elasticidade tenso rusticidade toro

':'.>ara a fabricao dos rotores de #elic&pteros ! foi confeccionado o perfil : a) b) c) d) assimtrico simtrico misto avanado de

'11.-m um motor de quatro tempo a fase de ignio antecede a de : a) b) c) d) escape combusto detonao tempo motor

':,./ finalidade do sistema sincronismo da #lice : a) b) redu.ir vibra=es indese65veis redu.ir ru1dos indese65veis

'1 .Bos motores convencionais !atualmente ! o tipo de cilindro mais utili.ados o : a) b) c) d) G ] J ^

':0.O plano de rotao do rotor principal variado atravs do acionamento : a) b) c) d) do motor ciclo da turbina da #lice

':2.Qurante um v<o pairado de um #elic&ptero: a) b) c) d) / sustentao e a trao agem para a direita a sustentao e a trao agem para a esquerda a sustentao e a trao agem para cima a sustentao e trao agem para tr5s

'1'.-m um motor convencional ! o anel de segmento con#ecido como raspador ! tem a funo de : a) b) c) d) dei+ar com bastante &leo eliminar o e+cesso de &leo eliminar todo o &leo nen#uma das alternativas

'1,.-m um motor radial ! o con6unto de cilindros denominado : a) b) c) d) radial em H estrela em lin#a

':4.-m um #elic&ptero !o rotor principal sendo um con6unto rotativo apresenta a particularidade de reagir aos comandos a 8:\. -ste fen<meno con#ecido como efeito a) b) girosc&pio microsc&pio

'10.-m um motor convencional a pea respons5vel pela e+pulso dos gases queimados . a) b) c) d) a camisa a biela o ei+o o pisto

':7.Bos v<os dos #elic&pteros em deslocamento para frente a dissimetria de sustentao acontece: a) b) c) primeiro em um motor depois no outro em nen#um dos motores em ambos os motores simultaneamente

'12./ principal finalidade do sistema de lubrificao : a) b) c) d) redu.ir o atrito redu.ir a lubrificao redu.ir a temperatura aumentar a velocidade

':8./ regulagem de tra6et&ria da p5! convencionou)se usar como refer%ncia a p5 de cor : a) b) amarela a.ul

'14.-m alguns tanques de &leo ! de motores convencionais ! so

77

instalados hooper)tank finalidade de: a) b) c) d) amornar o &leo lentamente aquecer o &leo rapidamente aquecer o &leo lentamente no aquecer o &leo

com

a) b) c) d)

acoplamento indireto acoplamento 6usto acoplamento no sentido oposto acoplamento direto

'17.-m um motor a reao ! a in6eo do metanol permite: a) b) c) d) a recuperao da trao em dias frios a recuperao da temperatura em dias frios a recuperao da trao em dias quentes todas as alternativas esto corretas

' 0.-m um sistema de ignio de um motor convencional! a pea respons5vel pela seqC%ncia de queima : a) b) c) d) carburador distribuidor rotor vela

' 2.Bos motores convencionais! o tempo de vida das velas determinada! normalmente ! em funo dos *as) a) b) c) d) motores carburadores partidas combust1veis

'18.-m um motor a reao ! ap&s a partida! o acionamento do compressor feito atravs de: a) b) c) d) um compressor um arranque uma turbina v5lvula

' 4.Os beros do motores convencionais ! geralmente ! so confeccionados em liga de: a) b) c) d) ao X cromo X n1quel cobre X .inco X n1quel c#umbo X n1quel X ao prata X ao ) n1quel

' :./ centel#a de ignio de um motor a 6ato ! deve Ler qualidade diferente da de um motor a pisto ! sendo uma delas: a) b) c) d) bai+a energia energia continua elevada energia todas as alternativas esto erradas

' 7.;uando um motor convencional estiver parado !o man<metro de admisso dever5 marcar a presso: a) b) c) d) um dois .ero quatro

' 1.Os motores a reao ! geralmente ! succionam ob6etos estran#os! na pratica este ato denominado : a) b) c) ' transpirao aspirao e+pirao .-m um motor a reao ! tipo pulso6ato ! geralmente! a queima da mistura : e+terna interna

' 8.O instrumento que o mecnico verifica a rotao do ei+o de manivela o : a) b) c) paqu1metro torqu1metro taqu1metro

a) b)

'':.Kma mistura combust1vel identificada por 11@1 formada de : a) b) c) d) 1 Ag de ar e Ag de combust1vel 11 Ag de ar e 0::g de combust1vel 1: Ag de ar e 1 Ag de combust1vel 11 Ag de ar e 1 Ag de combust1vel

' '.Lanto a reviso geral quanto a inspeo da seo quente ! so e+emplos de manuteno: a) b) c) d) corretiva atenciosa preventiva destrutiva

''1.Bos motores convencionais ! geralmente! os bicos in6etores so instalados : a) b) c) d) quase pr&+imo a entrada de admisso bem pr&+imo a entrada de ar pr&+imo a entrada de admisso depois da entrada de admisso

' ,.-m motores convencionais ! atualmente! o sistema de superalimentao mais utili.ado do tipo:

77

'' .;uando o motor estiver funcionando em marc#a lenta! o ar que entra no carburador suficiente para dosar a mistura. >ara o funcionamento normal ! o ar completado pelo *a): a) b) c) d) suco dos pist=es! atravs dos tubos de admisso e+ploso dos pist=es! atravs dos tubos de escapamento suco dos anis! atravs das bielas suco dos pist=es atravs do ei+o de comando

''8./s c#apas met5licas usadas para aumentar o contato entre os cilindros e o ar so denominados : a) b) c) d) defletores guias ventoin#as ventiladores

',:.-m um sistema de carburao! a finalidade do con6unto b&ia estilete : a) b) adicionar o n1vel de gasolina constante dentro da cuba manter o n1vel de gasolina bai+o dentro da cuba manter o n1vel de gasolina constante dentro da cuba manter o n1vel de gasolina bai+o dentro da cuba

'''.>ara se cortar um motor ! a maneira mais correta atravs da : a) b) c) d) bomba de combust1vel manete de mistura parte eltrica parte #idr5ulica

c) d)

',1./ bomba de acelerao r5pida usada em: a) b) c) d) teste de v<o teste de angar teste de pista teste de solo

'',./6uste das rotao de marc#a lenta ! feita : a) b) c) d) na manete de pot%ncia no manc#e na borboleta * gigle de marc#a lenta ) nen#uma das alternativas esta correta

', .-m um carburador ! a regio de maior suco ou descarga fica locali.ada no: a) b) c) d) diafragma filtro tanque tubo de presso

''0.-m um motor convencional de 1, cilindros ! a decolagem do manivela de: a) b) c) d) '2: \ 1 :\ 8:\ 17: \

','.>ara combater a formao de gelo! os fabricantes de carburadores utili.am o *a): a) admisso de ar b) suco de mais combust1vel c) admisso de ar quente d) 3 e ( esto corretas ',,.Bos radares para se obter)se osciladores de freqC%ncia muito alta usamos v5lvula AlDtron a) b) certo errado

''2.9e um motor estiver funcionando ! e a bateria sair do circuito ! o motor : a) b) c) d) funciona normalmente no funciona funciona parcialmente funciona normalmente e parcialmente

''4.-m um motor a rao ! a relao entre a presso de ar de entrada e a de sa1da ! denominada de : a) b) c) d) ta+a de compresso ta+a de escapamento ta+a de admisso nen#uma das alternativas

',0.Os microfones pedem ser: a) b) dinmico @ cristal @ carvo magntico @ dinmico @ carvo

''7.Bas bron.inas e ei+o de manivelas! o tipo de lubrificao mais utili.ada : a) b) c) d) compresso escapamento admisso presso

',2.>ara se obter um cristal do tipo > usa)se cil1cio a) b) certo errado

',4.9e os capacitores eletroliticos da fonte de alimentao de um r5dio receptor

77

estiverem abertos falante: a) b) c) d)

teremos no

alto

c#iado sil%ncio som normal nen#uma das alternativas

'00.Buma transmisso em RE a separao da freqC%ncia portadora entre emissora da mesma regio no pode ser inferior a: a) b) c) d) :.::: ciclos ::.::: ciclos 1::.::: ciclos :. :: ciclos

',7.Km receptor que recebe um sinal sem interfer%ncia apesar da fai+a estar superlotada tem boa : a) b) c) d) antena bom transmissor sensibilidade todas as alternativas esto corretas

'02.O funcionamento do microfone dinmico baseia)se no princ1pio magntico a) b) certo errado

',8.Kma fonte de alimentao consiste de circuitos retificadores e circuitos de filtros a) b) certo errado

'04.O volt1metro e um instrumento que tem por finalidade medir a) b) c) voltagem amperagem tenso

'0:.-m uma transmisso em /E tem)se a velocidade de variao da amplitude proporcional a freqC%ncia de PR :. a) b) certo errado esta

'07.Bo alto falante tipo im permanente a bobina : a) b) fi+ada ao cone e rigidamente centrali.ada ao im rigidamente fi+ada ao im tem

'01.Qi.)se que um transmissor sintoni.ado quando: a) b) c) d)

'08.Bo semi condutor do tipo B maioria de eltrons a) b) certo errado

sua freqC%ncia coincide com algum som sua freqC%ncia coincide com o de outra aeronave sua freqC%ncia coincide com a da mensagem nen#uma das alternativa esta correta

'2:./ funo do microfone e transformar ondas sonoras em impulso eltricos a) b) certo errado

'0 .Qurante a polari.ao direta de uma 6uno >B: a) b) c) d) a resist%ncia da 6uno diminui a resist%ncia da 6uno permanece constante a resist%ncia da 6uno oscila a resist%ncia da 6uno aumenta

'21.O resistor cu6a a resist%ncia varia com a temperatura a denominado a) b) c) d) condensador diodo termistor todas as alternativas esto corretas

'0'.O funcionamento do microfone de carvo esta baseado na variao de corrente por variao de presso a) b) certo errado

'2 .>ara redu.ir Xse o comprimento eltrico de uma antena podemos colocar em srie com o mesmo indutor a) b) certo errado

'0,.Os circuitos osciladores servem: a) b) para gerar freqC%ncia de Q( para uma freqC%ncia dese6ada para gerar freqC%ncia de /( para uma freqC%ncia dese6ada

'2'.O valor de um capacitor depende da 5rea das placas! distncia das placas a) b) certo errado

'2,.Os sistemas b5sico de ar envolve estagio b5sico como compresso @

77

transfer%ncia de calor @ e+panso acompan#ada por e+trao de trabal#o a) b) certo errado

c) d)

ar dos reservat&rios de emerg%ncia ar de sangria dos motores

'4 .Os tipos de sistemas de o+ig%nio utili.ado em avi=es so c#amados de sistema de flu+o cont1nuo e sistema de o+ig%nio demanda a) b) certo errado

'20.9o de dois tipos os sistema de o+ig%nio: a) b) c) d) bai+a e alta temperatura bai+a e alta calibragem bai+a e alta octanagem bai+a e alta presso

'4'.>ara efeito de estudo temos dois tipos de o+ig%nio: a) b) c) d) l1quido #ospitalar l1quido e #ospitalar gasoso

'22./s situa=es devemos usar o sistema de o+ig%nio da aeronave em caso de fal#a do sistema de pressuri.ao! fumaa a bordo ou gases venenosos a) b) certo errado

'4,./ umidade relativa do ar ideal para o corpo #umano : a) b) c) d) 0: a 7: S 70 a 1:: S 0: a 1:: S 8: a 1:: S

'24.>resso absoluta! igual a presso atmosfrica mais a presso indicada no man<metro a) b) certo errado

'27.>ara manter um bom controle de presso e ventilao apropriada! o flu+o de admisso deve ter uma margem acima do va.amento considerado normal e+istente a) b) certo errado

'40.9ob que temperatura o gelo se funde: a) b) c) d) \ c ou ':\ R :\ c ou ' \ R 1\ c ou ' \ R :\ c ou ' \ R

'28./ composio da atmosfera da terra compreende principalmente de: a) b) c) d) 1 S de B @ 47 S de O @ 1S outros gases 1 S de B @ 47 S de O @ 1 S outros gases 47 S de B @ 1S de O @ 1 S outros gases : S de B @ 47 S de O @ 1 S outros gases de de de de

'42.;uando o o+ig%nio entra em contato com gra+a ou &leo em qual quer quantidade pode combinar)se de modo a produ.ir inc%ndio a) b) certo errado

'44.Qos comburentes abai+o citados o mais comum o: a) b) o+ig%nio do ar g5s carb<nico

'4:./ v5lvula de descarga e controlada por um dispositivo con#ecido na pr5tica como: a) b) c) d) controlador de presso da v5lvula controlador de presso das cabina controlador de presso do motor controlador de presso do fluido #idr5ulico

'47.Km sistema que remove o gelo 65 formado c#amado anti X icing a) b) certo errado

'48.;uando a temperatura de um s&lido @ l1quido ou g5s elevada ou bai+ada a energia que ocasiona a troca de temperatura : a) b) c) d) calor quente calor morno alta temperatura bai+a temperatura

'41./ fonte de ar nos avi=es a 6ato obtida por meio de: a) b) ar queimado dos escapamentos ar da atmosfera

77

'7:.Os meios p%los quais o calor transferido c#ama)se de convico @ radiao @ conduo a) b) certo errado

c) d)

mdia viscosidade sem viscosidade

'78./ in6eo do l1quido 5gua metanol na entrada de ar do compressor causa aumento de trao porque a: a) b) c) d) temperatura do ar diminui temperatura do ar oscila temperatura aumenta no tem temperatura

'71.-m um avio pressuri.ado o m1nimo de suprimento de ar para cada pessoa por minuto deve ser: a) b) c) d) : lpq 10 lpq 1: lpq ':lpq

'8:./s partes principais de um motor turbo6ato so: entrada de ar! cmara de combusto e escapamento. a) b) certo errado

'7 .O ciclo do motor a 6ato tambm c#amado de braDton a) b) certo errado

'81.Qefine)se como pot%ncia a relao entre : a) b) c) d) trabal#o @ fora trabal#o @ tempo tempo @ fora nen#uma das alternativas

'7'./ trao realmente desenvolvida por um motor turbo6ato c#ama)se efetiva a) b) certo errado

'7,.O motor que no tem partes moveis no interior e onde a compresso e obtida pela presso de impacto do ar c#ama)se: a) b) c) d) turbina motor foguete compressor

'8 .(onsiderando)se um balo de borrac#a inflado com ar! ao abrir)mos a boca do mesmo ele: a) b) c) se movera em sentido contr5rio ao flu+o de escape de ar se movera no mesmo sentido ao flu+o de escape de ar no se movera em sentido algum

'70.Eomento e sin<nimo de torque a) b) certo errado

'8'./ queima de combust1vel na cmara de combusto dos motores a 6ato teoricamente reali.ada em: a) b) c) d) temperatura fria temperatura morna temperatura quente temperatura constante

'72./ instabilidade aerodinmica no motor provocada pela ma distribuio das press=es do ar em torno das paletas do compressor a) b) certo errado

'8,.O aumento da presso atmosfrica produ. maior trao no motor turbo6ato por causa de : a) b) c) d) aumento da densidade do combust1vel aumento da densidade do ar aumento da densidade do &leo diminuio da densidade do ar e do combust1vel

'74./ velocidade no interior da cmara de combusto em relao ao compressor : a) b) c) d) menor a6ust5vel maior todas as alternativas esto erradas

'80.;uando o ar sai do compressor sua temperatura : a) b) c) d) menor da que entrou a mesma da que entrou maior de que quando entrou no tem presso

'77.O &leo para efeito de lubrificao deve Ler como fator principal: a) b) bai+a viscosidade alta viscosidade

'82./ centel#a de um motor a 6ato deve Ler uma srie de qualidades

77

diferentes da do motor a pisto ! sendo uma delas: a) bai+a energia b) mdia energia c) elevada energia d) energia constante '84.Km corpo em movimento tende a manter tra6et&ria retil1nea e velocidade uniforme ! isso propriedade de inrcia a) b) certo errado

a) b)

certo errado

,:,.Ba instalao de uma cone+o com rosca c<nica! um cuidado deve ser importante identifique)o abai+o: a) b) c) d) e+ceder o valor do aperto apertar sem torquimtro no e+ceder o valor do recomendado apertar o m5+imo poss1vel

aperto

,:0.-m uma mangueira ! a alma serve para: a) b) c) d) desli.ar o fluido suavemente dar mais presso ficar mais fle+1vel aumentar a resist%ncia

'87.;uando a inflamao no ocorre dentro do per1odo especificado na partida temos : a) b) c) d) partida a frio partida morna partida quente / e 3 esto corretas

,:2.-m um sistema #idr5ulico! o filtro cano esta instalado na lin#a de : a) b) c) d) retornos das bombas presso das bombas reservat&rio abastecimento

'88.Bos modernos motores a 6ato so usados in6etores do tipo: a) b) c) d) prim5rio piloto secund5rio piloto piloto secund5rio e prim5rio

,:4.>ara se evitar a contaminao do sistema! utili.a)se: a) b) c) d) telas micro telas filtros espon6as

,::.-m um motor a reao que tem um compressor centrifugo! o dispositivo respons5vel pela diminuio da velocidade do flu+o de ar na sa1da do compressor o: a) b) c) d) rotor difusor e+tator difusor e e+tator

,:7./ fonte principal de energia ! nos sistemas #idr5ulicos : a) b) c) d) bomba de emerg%ncia bomba de combust1vel bomba #idr5ulica / e 3 esto corretas

,:1.Bos motores a reao equipado com cone de descarga m&vel quando os mesmos estiverem na posio recol#ido a velocidade dos gases de escapamento ser5: a) b) c) d) menor maior indiferente igual

,:8./o ser notado um va.amento entorno da #aste de um cilindro !deve)se em principio: tentar reapreciar a pouco de fi+ao da 6unta retentora a) b) certo errado

,: ./s lin#as #idr5ulicas de bai+a presso ! geralmente ! utili.am tubula=es fabricada de ao dural @ alum1nio @ ao ino+id5vel a) b) certo errado

,1:.Ba instalao de um fus1vel #idr5ulica no sistema! um dos cuidados importante verificar o *a): a) b) c) d) flu+o presso do flu+o sistema sentido do flu+o

,:'.-m um sistema #idr5ulico a finalidade do acumulador : arma.enar &leo sob presso e amortecer as oscila=es.

,11.Os elementos necess5rios a combusto so: combust1vel @ o+ig%nio @ temperatura

77

a) b)

certo errado

,1 .O fogo apaga)se normalmente quando a percentagem de o+ig%nio fica abai+o: a) b) c) d) 1: S 10 S 0S :S

, :.>ara a operao de um regulador de presso da cabina ! as tr%s fai+as consideradas so : a) b) c) d) pressuri.adas @ isob5rica e diferencial despressuri.adas @ isob5rica e igual despressuri.adas @ isob5rica e potencial despressuri.adas @ isob5rica e diferencial

,1'.-m avi=es ! os inc%ndios so mais comuns durante o abastecimento e a: a) b) c) d) limpe.a dos tanques partidas dos motores nos pousos nas decolagem

, 1./ responsabilidade de remoo de uma aeronave acidentada do: a) b) c) d) , Q/( >ropriet5rio J/( 9-P/( .Bo ensaio c#arppD! a energia necess5ria para romper um material con#ecida como : tenacidade. certo errado

,1,.O sistema de degelo e antigelo de um aeronave funciona atravs de: ar quente e resist%ncia eltrica. a) b) certo errado

a) b)

,10.O controle do sentido ou da ra.o de flu+o do fluido! no sistema ! de feito atravs de: v5lvula lanadeira a) b) certo errado

, './ corroso! muito con#ecida na aviao ! a : que ocorre pela reao diferencial a) b) certo errado

,12.O componente respons5vel pela suco da 5gua do separador ! no sistema de ar condicionado! o : ventilador @ coletor a) b) certo errado

, ,./o con6unto de pernas torcidas em forma #elicoidal ! dar)se o nome de: a) b) c) d) fio cabo lin#a condutor

,14./ v5lvula de corte do sistema de ar condicionado con#ecida! na pratica! como : bleed X air ou s#unt X off valve. a) b) certo errado

, 0.Lodo material que oferece pouca oposio a passagem de eltrons c#amado de: a) b) c) d) condutor lin#a cabo / e ( esto corretas

,17./r do compressor! antes de entrar na cabina! passa pelo sistema: a) b) c) d) de resfriamento vai direto de aquecimento de resfriamento depois para o de aquecimento

, 2.O eletr&lito de uma bateria n1quel c5dmio constitu1da de uma soluo aquosa de a) b) c) d) &+ido de pot5ssio a 10 S &+ido de pot5ssio a 0 S &+ido de pot5ssio a 1: S &+ido de pot5ssio a 0 S altas utili.ar

,18.O mau funcionamento do sistema de controle de pressuri.ao e avaria na fuselagem! so causas de uma despressuri.ao: a) b) c) lenta normal r5pida

, 4.-m circuitos e+postos temperaturas deve)se conectores /B de classe: a) b) V F

77

c) d)

P ]

, 7.O ngulo de trabal#o de uma c#ave de estria! que possui 1 pontos de agarramento ! de: a) b) c) d) 10\ :\ 0\ ':\

a) b) c) d)

distribuidor cilindro carburador diafragma

,'2.Bos sistemas de alimentao por presso! geralmente! a bomba principal e acionada: a) b) c) >elo piloto >ela manete >elo motor do avio

, 8./ ferramenta usada para unir c#apas a serem rebitadas tem o nome de: a) b) c) grampo cleco grampo rocama grampo universal

,'4.-+cesso de gasolina fornecida pelo carburador ! causando a parado do motor con#ecida como: a) b) c) afogamento enc#arcamento entupimento

,':./s engrenagens que tem como caracter1stica a transmisso de movimento entre ei+os paralelos ! e que se cru.am! so as do tipo: a) b) cil1ndricas #elicoidais cil1ndricas c<nicas

,'7.(omunicar um acidente aeron5utico ocorrido com uma aeronave! a uma organi.ao do ministrio da aeron5utica ! e da responsabilidade do: a) b) c) d) fabricante operador da aeronave mecnico tripulante formada

,'1.Km dos fatores que afeta a resist%ncia de um fio o : a) b) c) d) espessura taman#o tipo de material temperatura

,'8.?ato uma liga basicamente por cobre e: a) b) c) d) prata alum1nio bron.e .inco

,' ./o se aplicar uma tenso de ::volts em um ferro de solda! cu6a resist%ncia de ,:: #om.! a intensidade da corrente que fluir5 ser5 de: a) b) c) d) :!2 / :!0 / 1: / :!1 /

,,:.>onto que representa o esforo m5+imo que o material desenvolver5 ! antes de realmente partir)se c#ama)se limite de: a) b) c) d) ruptura envel#ecimento natural e+tress fora

,''.O material que repele! suavemente ! as lin#as de fora de um corpo magntico classificado como : a) b) c) d) magntico eletromagntico diamagntico nen#uma das alternativas

,',.Os combust1veis querosene e o destilado de frao ! usados em motores a reao! so denominados! respectivamente de: a) b) c) d) O>1 e O>' @ O>0 e O>2 >O1 e >O, @ >O, e >O0 O>1 e O>' @ O>, e O>0 O> e O>1 @ O>' e O> ,

,,1./ temperatura um tratamento trmico aplicado nos metais e que na pratica con#ecido como: envel#ecimento natural a) b) certo errado

,, ./ c#ave de emerg%ncia mais usada pelo mecnico de avio a : a) b) c) autom5tica a6ustavl sincroni.ada

,'0.O controle da mistura ar gasolina de um motor a e+ploso feito pelo:

77

,,'.-m uma c#ave estriada ! se a e+tremidade menor mede 1@ da pol! logicamente! a e+tremidade maior medir5: a) b) c) d) 1:@12 da pol. 8@12 da pol. 0@12 da pol. 4@12 da pol.

,01./ mistura de gasolina na proporo 1 @1 : a) b) c) d) normal rica pobre fraca

,,,.O sentido de aperto de um parafuso de rosca esquerda : a) b) c) anti X #or5rio #or5rio qualquer #or5rio

,0 ./s curvas agudas nas mangueiras ! provocam: a) b) c) d) aumento da resist%ncia reduo da resist%ncia sem resist%ncia resist%ncia normal

,,0.Lodo material que oferece uma alta resist%ncia ao flu+o de da corrente eltrica c#amado de: a) b) c) d) amperagem isolante condutor resist%ncia

,0'./ designao dos tubos feita em relao ao seu: a) b) c) dimetro interno dimetro da parede dimetro e+terno

,,2.Km e+emplo de fonte de eletricidade ! por reao qu1mica o: a) b) c) d) pil#a Imida pil#a mol#ada pil#a seca pil#a ressecada

,0,.;uando o sistema #idr5ulica atravessar 5reas de altas temperaturas ! deve)se usar tubos de: ao ino+id5vel estabili.ado a) b) certo errado

,00.Os reservat&rios ! geralmente! so instalados nos pontos mais: a) b) c) d) bai+o do sistema no meio do sistema alto do sistema em qualquer altura

,,4.-m um circuito totalmente paralelo! quanto maior a tenso da fonte maior ser5: a) b) c) d) corrente amperagem voltagem srie

,02.O mel#or formato dos reservat&rios ! sob o ponto de vista #idr5ulico ! o: a) b) c) cil1ndrico #ori.ontal cil1ndrico vertical cil1ndrico inclinado

,,7.>ode)se definir pot%ncia como sendo o produto da: a) b) c) d) tenso pela amperagem tenso pela corrente tenso pela voltagem tenso pela espessura do fio

,04./ pea ! geralmente de madeira! que serve para imobili.ar as rodas do avio no solo ! con#ecida como: a) b) c) d) freio escora cao nen#uma das alternativas

,,8./o ser colocado um nIcleo de ao em uma bobina ! quando esta for alimentada ! tem)se um: a) b) c) eletroim im impedncia medir

,07.(onsidera)se como inspeo de rotina no reservat&rio ! o *a) : a) b) reposio do fluido verificao do n1vel de fluido

,0:.O instrumento capas de intensidade de corrente o: a) b) c) d) volt1metro #om1metro amper1metro [at1metro

,08.B1vel de &leo de um reservat&rio deve ser verificado! atravs do *a):

77

a) b) c) d)

espel#o painel visor marcador

,24.;uando a presso do sistema atinge um valor pr determinado ! o regulador de presso descarrega o fluido para a lin#a de: a) b) c) d) sangria segurana descarga retorno

,2:.O esforo m5+imo de freagem a ser aplicado ! sob quaisquer condi=es ! sem o perigo de arrastamento das rodas ! garantido pela: a) b) c) ma+aret dobragem esticamento

,27.O sistema pneum5tico b5sico composto de compressor! reservat&rio e um : a) b) c) d) ponto de trabal#o ponto morto ponto bai+o ponto de descanso

,21.Bo sistema de freios independentes ! as freagens em emerg%ncia so ! geralmente! feitas pelo *a): a) b) c) d) manete manc#e do co)piloto cilindro do pedal do co)piloto cilindro mestre do pedal do co)piloto

,28./ v5lvula de isolamento do sistema pneum5tico! feita e quando acionada! isolar5 a *s): a) b) c) d) garrafa do sistema secund5rio garrafa do sistema principal garrafa do sistema de inc%ndio garrafa do sistema de ar condicionado

,2 .Bos sistemas de freios ! tipo disco mIltiplos ! os discos fi+os so instalados nos *a): batentes prim5rios @ suporte dos freios @ sapatas de e+panso @ carcaas do cilindro a) b) certo errado

,4:./ freagem das rodas! pelo sistema de emerg%ncia ! feita atravs : a) b) c) d) da v5lvula seletora dos pedais do manc#e sistema #idr5ulico

,2'.O que fa. o amortecedor &leo) pneum5tico distender)se ! ap&s o curso de compresso ! o *a): a) b) c) ar comprimido na cmara inferior ar comprimido na cmara superior ar da cmara de combusto

,41./s fontes de ar para um sistema de pressuri.ao e ar condicionado! em aeronaves! podem ser os : a) b) c) d) alternador compressores sistema #idr5ulico nen#uma das alternativas

,2,.Os pequenos orif1cios nos costados dos pneus ! denomina)se: a) b) c) d) furos recauc#utagem eventos banda de rodagem

,4 .Os trocadores de calor do sistema de ciclo de ar bootstraf so refrigerados com: a) b) c) d) ar do escapamento ar do arcondicionado ar de impacto ar do compressor

,20./ unidade que transforma energia de presso ! em fora mecnica ! o *a): a) b) c) d) curso do cilindro cilindro de acionamento anel do cilindro fluido #idr5ulico

,22.Bos sistemas anti)s#immD! a presso que os acumuladores fornecem aos cilindros diferenciais : a) b) c) d) alta sem presso bai+a normal

,4'.Bo sistema de refrigerao ! tipo bootstraf! a funo do compressor da unidade de turbina : comprimir o ar para uma 9egunda refrigerao. a) b) certo errado

,4,.Ba #ip&tese de fal#a do controle diferencial ! para evitar e+cessiva presso na cabina incorporada uma v5lvula de:

77

a) b) c) d)

retorno unidirecional segurana bloqueio

a) b)

certo errado

,7'.O abastecimento de 5gua para a galleD feito: a) b) c) d) por bomba por gravidade por centrifuga presso

,40.Bo sistema de o+ig%nio de flu+o cont1nuo ! o o+ig%nio flui: atravs da m5scara durante a inalao e a e+alao. a) b) certo errado

,42./ tubulao do man<metro da cabina! do sistema de o+ig%nio geralmente feita: a) b) c) d) alum1nio ao cobre bron.e

,7,.-m um avio! para se usar um tipo de fluido #idr5ulico! deve)se observar a: plaqueta indicativa. a) b) certo errado

,70./ resist%ncia ao flu+o ! pr&pria dos fluidos ! c#ama)se: a) b) c) d) umidade grossura viscosidade velocidade

,44./ garrafa manual de o+ig%nio no sistema tem um man<metro graduado ! geralmente ! de .ero a: a) b) c) d) ':.::: psi ::: psi 1::: psi '::: psi

,72.O aumento de volume de uma substncia! atravs de seu aquecimento! con#ecido como: e+panso trmica. a) b) certo errado

,47./o reguladores utili.ados no sistema de o+ig%nio de flu+o cont1nuo so do tipo: autom5tico e a6ustavel manualmente a) b) certo errado

,74.;uando forem misturados dois fluidos diferentes estes: a) b) c) d) estaro mais detonante estaro mais resistente estaro inutili.ado estaro mais vol5teis

,48./ prova de va.amento de presso do sistema de o+ig%nio deve ser feita com a aplicao de soluo: aquosa de sabo suave e neutro a) b) certo errado

,77.(om os fluidos #idr5ulicos de base mineral! deve)se ser utili.ados 6untas de origem: a) b) c) d) orgnica sinttica mineral vegetal

,7:./ combusto de gases ! geralmente instantnea c#amada de :e+ploso a) b) certo errado

,71.O tempo de validade do e+tintor de espuma de : a) b) c) d) 2 meses 1: meses 1 meses , meses

,78.Rluidos #idr5ulicos que vem sendo largamente utili.ado por apresentar uma ao corrosiva menor o de base: a) b) c) d) vegetal orgnico mineral vegetal

,7 .O sistema antigelo das aeronaves ! geralmente ! alimentado por: resist%ncia eltrica.

,8:./ maioria das bombas #idr5ulicas funcionam com um regime de presso que varia entre:

77

a) b) c) d)

0:: a 1 0: psi 4:: a 10:: psi 7:: a ::: psi 2:: a '::: psi

,87./o se aplicar uma tenso de :: volts em um ferro eltrico de soldar! cu6a resist%ncia e de ,:: o#ms! a intensidade da corrente que fluir5 ser5 de : a) b) c) d) :!0 amper :!2 amper :!4 amper :! amper

,81./ responsabilidade de remoo de uma aeronave acidentada e! normalmente! do: a) b) c) d) Q/( Rabricante >ropriet5rio J/(

,8 .Bo ensaio c#arppD ! a energia necess5ria para romper um material e con#ecida como : a) b) c) d) Lrao Qure.a Rlu%ncia Lenacidade muito con#ecida na

,88.O material que repele! suavemente ! as lin#as de fora de um corpo magntico ! classificado como: dia magntico a) b) certo errado

0::.-m um inc%ndio com gasolina ! a 5gua pode ser usada como agente de e+tino ! desde que se6a sob a forma de: a) b) c) d) 6ato direto presso neblina nen#uma das alternativa

,8'./ corroso! aviao : a) b) c) d)

Nalvanica Nenerali.ada ;ue ocorre por ao galvanica ;ue ocorre por ao diferencial

,8,.O eletr&lito de uma bateria de n1quel) cadmio! constitu1da de uma soluo aquosa de: a) b) c) d) o+ido de pot5ssio a 1:S o+ido de pot5ssio a ':S #idr&+ido de pot5ssio a 1:S #idr&+ido de pot5ssio a ',S a altas utili.ar

0:1.O ar! para alimentar o sistema de degelo do bordo de ataque ! conseguido atravs de sangria do *a) a) b) c) d) primeiro estagio do compressor terceiro estagio do compressor segundo estagio do compressor decimo terceiro estagio do compressor

0: ./ cada ciclo ! uma bomba manual #idr5ulica de ao dupla transfere: a) b) c) d) duas por=es tr%s por=es quatro por=es cinco por=es

,80.-m circuito e+posto temperaturas deve)se conectores /B! de classeM a) b) c) d) A r t +

0:'.O controle do sentido de operao! nos mecanismos #idr5ulicos! feito pela v5lvula : seletora a) b) certo errado

,82.O angulo de trabal#o de uma c#ave estriada! que possua 1 pontos de agarramento ! de : a) b) c) d) ':\ ,0\ 2:\ 8:\

0:,./ finalidade da v5lvula de seqC%ncia possibilitar !a sincr<nia operacional entre as unidades atuadoras. a) b) certo errado

,84./ ferramenta usada para unir c#apas a serem rebitadas tem o nome de: a) b) c) d) Eorsa Nrampo gleco /licate a6ust5veis /licate de presso

0:0./s v5lvulas seletoras podem ser classificadas em dois grupos! de acordo com sua caracter1sticas. -las podem ser: a) de uma via ou tr%s vias

77

b) c) d)

de quatro vias ou oito vias de duas vias ou quatro vias de 1: vias ou cinco vias

a) b) c) d)

' :: psi @ 7:: psi 10:: psi @ 1::: psi '':: psi @ 1::: psi '1:: psi @ 11:: psi

0:2.Qurante a distenso do trem de pouso! a direo do flu1do! da lin#a de subida para a lin#a de descida ! feita pela v5lvula : a) b) c) d) Qe retorno de sa1da de escape de contorno

01,.Ba aviao moderna ! o sistema de controle de pressuri.ao ! quando atuando em normal ! e composto por um sub)sistema de controle: eletropneum5tico a) b) certo errado

0:4./s v5lvulas amortecedoras de reteno so as: que interrompem o flu+o! sem causar c#oque #idr5ulico a) b) certo errado

010.O uso do o+ig%nio de emerg%ncia deve der constante ! em aviao sem os sistemas de pressuri.ao ! que voam acima de: a) b) c) d) :::: ps ,:::: ps 1::::ps 10::: ps

0:7.O controle direcional do flu1do! no sistema #idr5ulico! e feito p<r v5lvulas: seletoras. a) b) certo errado

012.O suprimento de ar para o sistema de condicionamento ! nos avi=es a 6ato! e obtido atreves de: a) b) c) d) sangria dos motores pot%ncia dos motores suco do ar compressor de alta

0:8.-m um sistema que utili.a acumulador tipo diafragma! se a v5lvula de ar for afrou+ada e sair &leo! pode)se afirmar que: o diafragma apresenta va.amento. a) b) certo errado

014./ v5lvula de descarga e controlada por um dispositivo con#ecido na pratica como controlador de presso da cabide. a) b) certo errado

01:.Os tubos r1gidos de ao ino+id5vel so aplicados em 5reas de: a) b) c) d) bai+a presso e bai+a temperatura alta presso e bai+a temperatura alta presso e alta temperatura bai+a presso e alta temperatura

017./ estrutura das aeronave 6amais resiste a uma presso diferencial: a) b) c) d) positiva neutra negativa nula

011.Bos sistemas #idr5ulicos! a pea que permite o desligamento de mangueira! sem perda de flu1do! : cone+o autovedante. a) b) certo errado

018.Km avio com sistema de despressuri.ao ! mas voando com o mesmo desativado ! alivia a presso pelo: a) b) c) d) v5lvula de sangria v5lvula de escape v5lvula de segurana v5lvula uni direcional

01 .Bo abastecimento de uma aeronave! ao procedimentos de encostar o bico da mangueira no bocal do tanque e aterrar a aeronave tem a finalidade evitar: o inc%ndio provocado por centel#amento. a) b) certo errado

0 :.Os dois principais tipos de ar condicionado! usado atualmente na aviao! so: ciclo de ar e ciclo de vapor. a) b) certo errado

01'./ v5lvula de garrafa de ar do sistema de freio ! redu. a presso de:

77

0 1./r para ar! ar para l1quidos ! e l1quidos para l1quidos ! so tr%s tipos comuns de: trocadores de calor. a) b) 0 certo errado .Km sistema de o+ig%nio ! para funcionar normal! deve Ler uma presso ! de no m1nimo: : psi ': psi 1:: psi ,: psi

0 8./s escalas indicadas direcionais so: a) b) c) d) divididas em 7:\ divididas em 17:\ divididas em 8:\ divididas em '2:\

dos

giros

0':.O termo freqC%ncia refere)se ao: nImero de ciclo atingido em um determinado tempo. a) b) certo errado

a) b) c) d)

0 '.O o+ig%nio ! ao combinar)se com outro elemento pode: despender calor mesmo sendo combust1vel. a) b) certo errado

0'1./ finalidade das #astes bimet5lica colocadas nos instrumentos das aeronaves para compensar as varia=es de: a) b) c) d) temperatura e+terna temperatura interna temperatura ambiente temperatura do motor

0 ,.Boa sistemas de ar condicionados e pressuri.ao ! os atuadores das v5lvulas de controle so classificadas como: a) b) c) d) lineares de presso lineares de fora lineares de torque nen#uma das alternativas

0' .-m relao a altitude a presso atmosfrica : a) b) c) d) a mesma inversamente menor inversamente superior inversamente varia inversamente

0''.O tubo de boudon usado em " 0 0.Ba aviao ! a sa1da do sistema de e+tino de inc%ndio locali.ada! geralmente ! no: a) b) c) d) compartimento de bagagem no compartimento do radar na cabide do piloto no compartimento do motor a) b) c) d) man<metros de gasolina e de &leo instrumento de navegao e de v<o somente em instrumento de navegao man<metro de admisso

0 2.Km sistema que remove o gelo 65 formado c#amado de anti icing. a) b) certo errado

0',.O veloc1metro da ao piloto a indicao da velocidade: a) b) c) d) *vi) em relao ao ar ambiente *vi) em relao ao ar de admisso do motor *vi) em relao ao ar atmosfrico *vi) em relao ao ar de escapamento

0 4.O giro direcional pode ser inclu1do no grupo de instrumentos de: a) b) c) d) v<o decolagem pouso navegao

0'0.>ara se indu.ir uma voltagem atravs de uma solen&ide necess5rio : a) b) uma alta tenso do campo que corta a bobina uma variao do campo que corta a bobina uma variao na quantidade de fios que corta a bobina uma corrente m1nima cortando a bobina

0 7.Bo veloc1metro a presso canali.ada para o interior da cai+as : a) b) c) d) est5tica centrifuga de admisso de impacto

c) d)

0'2./ presso de impacto transmitida pelo tubo de pitot a @ ao: alt1metro @ veloc1metro @ indicador de subida.

77

a) b)

certo errado

b) c) d)

ar de impacto ar comprimido da cmara superior ar comprimido da cmara inferior

0'4.O indicador de variao de subida e descida *climb) se baseia na utili.ao de: presso dinmica a) b) certo errado

0,0.Bos sistemas anti)s#immD! a presso que os acumuladores fornecem aos cilindros direcionais : a) b) c) d) mdia bai+a alta normal

0'7.O tubo de boudon utili.ado para medir a) b) c) d) temperaturas dilatao presso contrao

0,2.Ba investigao de um acidente aeron5utico ! um procedimento que o mecnico pode e deve Ler! como fator de contribuio efetiva : a) b) c) d) recol#er os destroos remover os feridos observar a posio dos comandos nen#uma das alternativas

0'8.(om a finalidade de possibilitar a eliminao de 5gua nas lin#as de presso est5tica e dinmica usam)se: a) b) c) d) v5lvulas de escape drenos soleniodes v5lvulas uni direcionais um giro

0,4.Y desaconsel#avel o uso de porcas auto)frenantes ! de fibra de nDlon! em locais onde a temperatura atin6a mais de: a) 1 :\ c b) 1':\ c c) 7:\ c d) 1 2\ c 0,7.?igando)se duas baterias em srie! obten)se: a) b) c) d) um aumento da voltagem uma reduo na voltagem uma reduo na amperagem um aumento na amperagem

0,:.O ei+o de rotao de direcional conservado : a) b) c) d) na #ori.ontal na asa do avio no motor na vertical

0,1./ presso atmosfrica atua : a) b) c) d) em todos os sentidos no sentido em que o avio for no sentido oposto que o avio estiver no sentido da bIssola

0,8.Ba aviao os dois tipo de alicates de bico mais usados so: a) b) c) d) curvo e inclinado inclinado e reto curvo e reto nen#uma das alternativas

0, .O mel#or formato dos reservat&rios ! do ponto de vista #idr5ulico : cil1ndrico vertical. a) b) certo errado

00:./s porcas que podem e devem ser apertadas com a mo ! so as do tipo: a) b) c) d) comum trava borboleta rosca inversa

0,'.Bos sistemas de freio do tipo disco mIltiplos! os discos fi+os so instalados nos: suportes dos freios ou carcaa dos freios. a) b) certo errado

001.O arame utili.ado nas frenagens de dispositivos de segurana de: a) b) c) d) cobre de :.:1: da pol. cobre de :.: : da pol. bron.e de :.: : da pol. ao de :.: : da pol.

0,,.O que fa. o amortecedor &leo pneum5tico distender)se ap&s o curso de compresso: a) ar comprimido combusto da cmara de

00 .-m um im! o sentido das lin#a magnticas e+ternas :

77

a) b) c) d)

norte parra o sul sul para o norte leste para o oeste oeste para o leste a

021.Bo sistema de dupla presso ! a lin#a secund5ria tem presso cont1nua fornecida atravs: a) b) c) d) v5lvula direcional v5lvula de escape v5lvula bD X pass v5lvula de alta presso

00'.Ksando)se o eletromagnetismo! corrente ! basicamente: a) b) c) d) continua alternada vari5vel bai+a

02 ./ntes de uma bomba ser instalada ! deve ser lavada com: a) b) c) d) querosene 5lcool flu1do #idr5ulico do sistema gasolina do tanque

00,.O numero de ciclo reali.ado nun determinado tempo con#ecido como: freqC%ncia. a) b) certo errado

02'.>ara remover o flu1do ! de qualquer parte do con6unto de freio ! deve)se usar : a) b) c) d) tetracloreto de s&dio tetracloreto de carbono tetracloreto de s&dio e carbono nen#uma das alternativas

000.Quas placas met5lica separadas por um isolante ! e+emplo de um: a) b) c) d) transformador capacitor diodo resist%ncia

002.Ba temperatura de volati.ao do combust1vel tem)se a: formao de vapores. a) b) certo errado tem!

02,.>ara uma limpe.a completa! o filtro tipo (OBO deve ser removido e lavado com: a) b) c) d) 5lcool querosene gasolina 5gua

004./s gasolinas 1:: e 110 respectivamente as cores: a) b) c) d) verde e amarela a.ul e branca verde e violeta vermel#a e violeta

020.Bo sistema #idr5ulico! a v5lvula de segurana entra em funcionamento quando: #ouver e+cesso de presso! por e+panso trmica. a) b) certo errado

007./s bombas principais de combust1vel fornecem um: a) b) c) d) elevado flu+o bai+o flu+o flu+o normal sem flu+o

022./ finalidade da pressuri.ao dos reservat&rios : proporcionar uma alimentao positiva dos reservat&rios as bombas. a) b) certo errado

008./s lin#as su6eitas a vibrao usam tubos r1gidos de: a) b) c) d) cobre alum1nio ao bron.e

024.O tipo de freio que atua somente num sentido de rotao da roda : o servo singelo. a) b) certo errado

02:./ finalidade das cone+=es usadas nos sistemas #idr5ulicos : de unir mangueiras a unidade de sistemas. a) b) certo errado

027./s partes b5sicas do amortecedor #idr5ulico pneum5tico simples so: a) b) c) pisto bomba #idr5ulica cilindro pisto e cilindro

77

d)

bomba #idr5ulica e pisto

b)

errado

028./s partes que comp=e o trem de pouso so: tesoura roda e pneu. a) b) certo errado

042./ v5lvula seletora de duas vias! empregada com cilindros de acionamento de: a) b) c) d) dois orif1cios um orif1cio tr%s orif1cios sem orif1cio

04:.Bo sistema de trem de pouso triciclo! a perna de fora au+iliar instalada : a) b) c) d) na cauda do avio no nari. do avio na asa do avio no trem de pouso

044./tualmente! os acumuladores mais usados so os de pist=es! que apresentam como maior problema a sua: a) b) c) d) vedao interna totalmente vedada vedao e+terna nen#uma das alternativa

041./ v5lvula unidirecional de restrio ! quando instalada na lin#a de alimentao do mecanismo de acionamento do flape ! Ra. com que seu movimento se6a: a) b) c) d) lento no recol#imento decida lento no recol#imento decida r5pido no recol#imento decida r5pido no recol#imento decida e lento da e r5pido na e lento na

047.Km motor de aviao uma m5quina denominada de: a) b) c) d) e+ploso transformao de energia calorifica de um combust1vel! em energia mecnica transformao de energia de um combust1vel em energia calor1fica transformao de energia potencial em quimica

e r5pido na

04 .-m relao a presso m5+ima do sistema #idr5ulico! os reguladores so a6ustados! geralmente para atuarem com um percentual de: a) b) c) d) 10 S ': S :S 0: S

048./ qualidade principal de um motor para aviao : a) b) c) d) segurana leve.a robuste. economia

04'./ principal finalidade do regulador de presso : a) b) c) d) poupar a bomba principal manter a presso constante nen#uma das alternativas manter a presso bai+a

07:.O motor mais indicado para aviao o que possui: a) b) c) d) grande massa@pot%ncia grande pot%ncia@massa pequena pot%ncia@massa nen#uma das mencionadas

04,.>ara permitir o flu+o livre num sentido e interrompe)lo ! totalmente! no sentido oposto ! emprega)se a v5lvula de " a) b) c) d) Peteno 9eqC%ncia 9egurana Qerivao

071.Km (H * cavalo vapor ) igual a: a) b) c) d) 140 Fgm@9eg. 42 Fgm@9eg. 7: Fgm@9eg. 40 Fgm@9eg.

07 ./ pot%ncia de um motor eltrico pode ser medido em: a) b) c) d) Fgm (H * cavalo vapor ) >9J ?ibras

040.Bo sistema de dupla presso! para cada bomba acionada pelo moto do avio! e+iste uma v5lvula de corte! que esta na lin#a de: suco da bomba. a) certo

07'.;uando uma fora atua num corpo a uma certa distncia dum ponto de

77

apoio do corpo! di.)se que sobre o corpo atua: a) b) c) d) momento de pot%ncia torque _` L_R+Q inrcia velocidade

c) d)

uma fase duas fases

081.Qefine)se o curso de um pisto como sendo: a) b) c) d) dobro da distncia entre os pontos mortos a distncia entre os pontos mortos a distncia entre o ponto morto bai+o e a parte mais alta da cmara dimetro do cilindro

07,./ unidade pot%ncia mais em uso na tcnica G>! esta vale: a) b) c) d) 40 Fgm@9eg. 42 Fgm@9eg. 1 (H (H

08 .O ciclo do motor alternativo $ e+ploso tambm c#amado de ciclo a) b) c) d) Qiesel a presso constante misto volume constante

070.-ntre as duas unidades de pot%ncia G> e (H! a maior G>. a) b) certo errado

072.O con6unto de transformao peri&dica que sofre a massa gasosa no interior dos cilindros a fim de transformar a energia calor1fica em mecnica! c#ama)se: a) b) c) d) curso tempo ciclo fase

08'.Bo motor de dois tempos! o ciclo de admisso! compresso! e+panso e descarga se processa em: a) b) c) d) quatro giros de ei+o de manivelas quatro cursos uma volta completa do ei+o de manivelas duas voltas completas do ei+o de manivelas

074.O ciclo de funcionamento dos motores te&ricos! con#ecido p<r ciclo de: a) b) c) d) Be[ton Otto Qiesel -instein pontos mortos as

08,./ seqC%ncia dos tempos para um motor de quatro tempos a seguinte: a) b) c) d) admisso! compresso! ignio e escapamento compresso! admisso! motor e escapamento admisso! compresso! escapamento e motor admisso! compresso! motor e escapamento

077.Qenomina)se posi=es: a) b) c) d)

onde o pisto para e+tremas atingidas pelo pisto em seu movimento e+tremas atingidas pelo pisto em curso descendente que o pisto atinge quando o motor para

080.(iclo de motor trmico a dois tempos : a) b) c) d) quatro tempos '2:\ de rotao do ei+o de manivelas uma volta do ei+o de manivelas o con6unto dos tempos de admisso! compresso! e+panso e escape

078./ distncia entre os dois pontos mortos! con#ecida p<r: a) b) c) d) altura cilindrada folga curso

082.O tempo produtivo de um motor trmico ocorre na fase de: a) b) c) d) admisso compresso e+panso escapamento

08:.;uando o pisto vai de >E3 para >E/! se reali.a: a) b) um ciclo um curso

084./s transforma=es que a mistura combust1vel e os gases queimados sofrem no interior de um cilindro quando o pisto fa. um curso! c#ama) se:

77

d) a) b) c) d) cilindrada tempo fase ciclo

anis

2:0./ pea de motor trmico convencional onde a carga combust1vel introdu.ida! comprimida e queimada! c#ama)se: a) b) c) d) pisto c5rter cilindro carburador

087./s transforma=es que ocorre no interior dos cilindros! no se considerando o curso do pisto! c#ama)se: a) b) c) d) ciclo tempo fase cilindrada

2:2./ cabea dos cilindros de motores radiais e de alguns outros tipos refrigerados a ar! so: a) b) c) d) de forma plana feitas de ao fi+adas ao corpo p<r antag<nico)trmico usinadas no pr&prio corpo

088.Lempo de motor o con6unto das fases que efetuam durante um curso. a) b) certo errado

processo

2::.Qurante a fase de compresso! os cilindros e+ercem atravs de seus prisioneiros ou parafusos retentores! grande esforo no c5rter. a) b) certo errado

2:4./ camisa dos cilindros levemente c<nica! quando o motor esta frio. -sta conicidade : a) b) c) d) 6unto $ cmara de combusto situada no meio do curso pr&+imo ao ponto morto bai+o situada muito pr&+imo ao ponto morto

2:1.O tempo produtivo para o motor de quatro tempos o de: a) b) c) d) admisso escapamento motor ignio

2:7.O volume interno do cilindro com o pisto no ponto morto alto de compresso c#ama)se: a) b) c) d) cilindrada volume parcial ta+a de compresso cmara de combusto

2: .9o &rgos fundamentais de um motor trmico alternativo: a) b) c) d) c5rter! %mbolo! vela de ignio! tubos de admisso e escape! cilindro cilindro! %mbolo! c5rter! biela! carburador %mbolo! c5rter! biela! ei+o de manivelas! cilindro c5rter! biela! ei+o de manivelas! cilindro! pisto! v5lvulas e carburador

2:8.;ual nome dado $ medida diametral dos cilindros" a) b) c) d) alesagem claro do pisto cilindrada curso

2:'.-+ternamente nos cilindros refrigerados a ar! e+istem superf1cies met5licas c#amadas: a) b) c) d) pal#etas de refrigerao al#etas de refrigerao anis de segmentos bielas

21:./ parte interna do cilindro onde a carga combust1vel comprimida e queimada! c#ama)se: a) b) c) d) pisto camisa cilindro cmara de combusto

2:,.-+ternamente poss1vel identificar)se o lado de descarga de um cilindro refrigerado a ar! p<r causa de: a) b) c) colorao especial al#etas canaletas

211./ parte interna dos cilindros onde a carga combust1vel queimada! c#ama)se: a) b) c) d) cilindrada curso tempo cmara de combusto

77

21 ./s cabeas dos cilindros para os motores $ e+ploso so! geralmente: a) b) c) d) conve+as retil1neas plana semi ) esfricas

b) c) d)

defletor al#eta mancal

2 :.Os gases queimados so e+pulsos do interior do cilindro p<r meio de: a) b) c) d) biela c5rter bomba pisto

21'./ conformao da cmara de combusto mais usada na aviao do tipo: a) b) c) d) c<nica plana semi)esfrica quadrada

2 1./s principais fun=es do pisto so: a) b) admitir e comprimir a mistura combust1vel transmitir a fora e+pansiva dos gases ao ei+o de manivelas e+pulsar os gases queimados todas as acima ./s nervuras dos pist=es e+ecutam a sua funo! porque permitem: aumentar o contato entre pisto e &leo aumentar o contato entre o pisto e o ar diminuir a massa dos pist=es endurecer o pisto

21,./ conformao interna da cmara de combusto mais usada nos motores areos a: a) b) c) d) plana semi)esfrica c<nica esfrica

c) d) 2 a) b) c) d)

210./ cmara de combusto con#ecida p<r semi)esfrica ou #emi)esfrica! tem sobre as demais! as vantagens de: a) b) c) d) apresentar combusto uniforme com pouca turbul%ncia no causar detonao no causar pr)ignio no acumular carvo

2 '.;uando o pisto se desloca do ponto alto para o ponto morto bai+o! durante o tempo de admisso! ocorre no interior do cilindro: a) b) c) d) aumento de presso diminuio de volume diminuio de presso aumento de temperatura

212.O movimento do pisto no interior do cilindro! con#ecido p<r: a) b) c) d) alternativo el1tico circular linear alternativo

2 ,.Os pist=es usados nos motores areos so feitos de ligas de alum1nio! porque esta liga : a) b) c) d) leve boa condutora de calor e leve econ<mica muito resistente

214.O regime operacional do motor em que o pisto tem maior velocidade linear em: a) b) c) d) decolagem marc#a lenta cru.eiro todos os regimes anteriores

2 0./ pea que serve para prender o pisto $ biela! c#ama)se: a) b) c) d) pino de biela ei+o de manivelas bron.ina pino de pisto

217.;uando o pisto fa. um curso! ocorre no motor de ciclo a quatro tempos: a) b) c) d) uma fase um ciclo um tempo dois tempos

2 2./ fora e+pansiva dos gases transmitida pelo pisto ao ei+o de manivelas p<r meio de: a) b) c) d) anel de segmento pino de pisto biela #aste

218./ pea respons5vel pela admisso de carga combust1vel para o cilindro : a) pisto

77

2 4./ssinalar a seqC%ncia de disposio correta das peas: a) b) c) d) pisto! biela e ei+o de manivelas pisto! ei+o de manivelas e bielas biela! pisto e ei+o de manivelas ei+o de manivelas! pisto e biela

a) b) c) d)

amortecedores torcionais biela contrapesos pisto

2'0.Os mancais usados nos motores! t%m a finalidade de: a) b) redu. o atrito entre as peas que trabal#am 6untas manter a presso do &leo entre as peas manter o atrito do &leo entre as peas que trabal#am 6untas manter o filme do &leo entre as peas

2 7.O sistema de bielas mestra e bielas articuladas! usado nos motores do tipo: a) b) c) d) cilindros em lin#a cilindros invertidos cilindros opostos radial

c) d)

2 8.Bo motor radial! o con6unto de cilindros cu6os pist=es so acoplados $ mesma biela mestre! toma o nome de: a) b) c) d) cilindro ciclo estrela cilindrada

2'2./ folga e+istente entre o pisto e o cilindro vedada p<r meio de: a) b) c) d) bielas anis de segmento anis de borrac#a vedantes especiais

2':.Loda ve. que o pisto vai de um ponto morto ao outro! o ei+o de manivelas e+ecuta: a) b) c) d) uma volta duas voltas meia volta depende do tipo do motor

2'4.Os tipos de anis ou molas de segmentos instalados nos pist=es so anis de: a) b) c) d) compresso e lubrificao e+panso e de lubrificao e+panso e de compresso vedao e de filtrao

2'7.9e os anis de segmento de um motor estiverem gastos! o motor ter5: a) b) c) d) perda de pot%ncia aumento de ta+a de compresso pouco consumo de &leo diminuio de ta+a de compresso

2'1./ parte do ei+o de manivelas ligando o moente ao mun#o * suporte principal ) con#ecido como: a) b) c) d) ei+o manivela brao do rolamento brao da manivela

2'8.Os anis de segmento! 6unto $ cabea dos pist=es! servem para: a) b) c) d) garantir a compresso nos cilindros no permitir a passagem de &leo lubrificar as paredes do cilindro refrigerar os cilindros

2' .Biturao um processo dado nos mun#=es do ei+o de manivelas para: a) b) c) d) locali.ar rac#aduras locali.ar corroso reco.imento endurecimento

2,:./ parte dos cilindros onde os anis de segmento se apoiam! c#ama)se: a) b) c) d) cabea cmara camisa saia

2''.O balanceamento de ei+o de manivelas para conseguir pequena ou nen#uma vibrao! quando o motor estiver trabal#ando! c#ama)se: a) b) c) d) potencial dinmico est5tico equilibrante

2,1.Os anis de segmento do tipo compresso! so instalados nas canaletas superiores dos pist=es. a) b) certo errado

2',./s vibra=es que o ei+o de manivelas produ.! causadas p<r massas e+c%ntricas! so amortecidas p<r:

77

2, .Os anis de segmento do compresso tem a funo de: a) b) c) d)

tipo

2,7./s v5lvulas de admisso e de escapamento de um motor te&rico so fec#adas por meio de: a) b) c) d) molas ei+o tuc#o balancim

controlar a folga dos pist=es garantir a compresso dos cilindros prender as bielas centrar os pist=es nos cilindros

2,'.Bos motores areos! de um modo geral! o primeiro anel de segmento do pisto! se diferencia dos demais! por: a) b) c) d) ser de ao carbono ser esmeril#ado ser cortado Ler contatos bem vivos

2,8.;uando o rodete abandona a parte mais alta do lobo do ei+o de resaltos! a v5lvula: a) b) c) d) continua aberta pela ao dos gases fec#ada por ao do pisto fec#ada por ao da mola continua aberta at que a centel#a salte

2,,.;ual a finalidade dos furos nos rasgos dos %mbolos em que trabal#am as molas do &leo" a) b) c) d) para diminuir o peso para descarregar o &leo raspado para o interior do %mbolo para lubrificar a camisa do cilindro para igualar a presso interna entre cilindro e pisto

20:.Os balancins! quando em funcionamento! sofrem esforos oriundos de: a) b) c) d) contrao vibrao toro fle+o

2,0.Os anis de segmento so geralmente feitos de: a) b) c) d) ao ,1': ferro fundido liga de ao liga de alum1nio

201./s guias das v5lvulas de admisso e de escapamento instalados num cilindro so feitas de: a) b) c) d) materiais diferentes ao alum1nio material do pr&prio cilindro

2,2.Os anis de segmento devem Ler na unio uma folga: a) b) c) d) grande pequena qualquer despre.1vel

20 .O prato ou disco de resaltos! so encontrados nos motores do tipo: a) b) c) d) radial em lin#a em H cilindros opostos

2,4.Bo mecanismo de comando das v5lvulas de um motor de aviao! interv%m os &rgos fundamentais! entre outros: a) b) c) balancins! rodetes! tuc#os! compressores! cilindros! guias de v5lvulas ei+o de comando! tuc#os e rodetes! varetas! protetores! balancins! v5lvulas! gro de regulagem do claro sistema de reduo de prato de resaltos! carburador! tubos de admisso e escape! balancins! sedes e contra)sedes de v5lvulas! ei+o de manivelas v5lvulas e suas guias! tuc#os! varetas e seus protetores! tubos de admisso como prolongamento do sistema de combust1vel! alm de lubrificao.

20'.Bo mecanismo de comando de v5lvulas de um motor radial! e+istem as seguintes peas: a) b) c) d) prato de resaltos balancim! varetas e protetores rodetes e tuc#os todas alternativas esto corretas

20,.Qurante o tempo de compresso! as v5lvulas tomam a seguinte posio: a) b) c) d) ambas abertas admisso aberta ambas fec#adas escapamento aberto

d)

200./mbas as v5lvulas do cilindro de motor $ e+ploso esto no c#amado:

77

a) b) c) d)

alo6amento de v5lvulas tempo escape cru.amento de v5lvulas atraso de v5lvulas

a) b) c) d)

afasta)se do ponto alto apro+ima)se do ponto morto bai+o apro+ima)se do ponto morto alto est5 no ponto morto alto

202.9&dio met5lico utili.ado para: a) b) c) d) refrigerao do &leo anti)detonante da gasolina refrigerao de v5lvulas evitar a corroso nas peas em liga de alum1nio

22'.-m um motor real! quando o pisto est5 no ponto morto alto! no fim do ciclo: a) b) c) d) a v5lvula de admisso est5 fec#ada a v5lvula de escapamento est5 aberta ambas as v5lvulas esto abertas a abertura das v5lvulas alternada

204./s modifica=es feitas nas aberturas e fec#amentos das v5lvulas de admisso foram: a) b) c) d) avano na abertura da v5lvula admisso atraso na abertura da v5lvula admisso atraso no fec#amento da v5lvula escapamento avano no fec#amento da v5lvula escapamento de de de de

22,.O avano de ignio de um motor areo tomado em relao ao: a) b) c) ponto morto alto ponto morto bai+o ambos

220.O ngulo da face da v5lvula de admisso! que permite uma maior admisso! de: a) b) c) d) ,0\ ':\ 2:\ 0\

207./s velas de ignio so geralmente instaladas: a) b) c) d) na cabea dos cilindros dentro do pisto no pisto no corpo do cilindro

222.Bos motores areos! geralmente as v5lvulas t%m dimens=es! peso e forma deferentes. / v5lvula tem forma: a) b) c) d) admisso e escapamento X tulipa admisso e escapamento X cogumelo admisso ) cogumelo e escapamento X tulipa admisso X tulipa e escapamento X cogumelo

208.Bo fim da compresso! antes do pisto atingir o ponto morto alto! salta centel#as eltricas na velaM a isto c#ama)se: a) b) c) d) avano de combusto avano de ignio atraso de ignio atraso de combusto

224.O claro ou folga das v5lvulas! a6ustado quando as v5lvulas esto: a) b) c) d) fec#adas em fase de compresso abertas em fase de admisso admisso abertas escapamento fec#adas

22:.Km motor com a centel#a saltando quando o pisto afasta)se do ponto morto alto! dito ter: a) b) c) d) atraso de ignio ignio nula avano de ignio ignio falsa

227./s v5lvulas so impedidas de ca1rem dos cilindros! devido: a) b) c) d) fora da gravidade inrcia molas molas! discos e frenos

221.O calor que a v5lvula de admisso e a de escapamento absorvem durante o funcionamento! dissipado atravs de: a) b) c) d) g5s de escapamento molas mistura combust1vel guias e al#etas

228.;uando as duas v5lvulas dos cilindros esto abertas! di.)se que #5: a) b) c) d) avano de ignio cru.amento de v5lvulas atraso de v5lvulas avano de v5lvulas

22 .-m um motor real! a v5lvula de admisso abre quando o pisto:

77

24:.Km motor tem avano de abertura admisso de 14\ e atraso fec#amento de :\. O cru.amento v5lvulas ocorre quando o ei+o manivelas descreve um ngulo de: a) b) c) d) :\ ':\ 14\ '4\

de no de de

244.Qenomina)se ta+a de compresso de um motor trmico a relao entre o volume: a) b) c) d) total de cilindro e a cilindrada total do motor e o volume da cmara do c5rter e o volume do motor total do cilindro e o volume da cmara de combusto

241.Bum motor trmico cu6o avano de admisso de 1:\! a v5lvula de admisso: a) b) c) d) abre 1:\ antes do ponto morto bai+o fec#a 1:\ antes do ponto morto alto abre 1:\ antes do ponto morto alto fec#a 1:\ ap&s o ponto morto bai+o

247.O volume interno do cilindro e+istente entre os dois pontos! c#ama)se: a) b) c) d) cilindro curso cmara cilindrada

24 .Bum motor trmico cu6o avano de escapamento de 0:\! a v5lvula de escapamento: a) b) c) d) abre 0:\ antes do ponto morto alto fec#a 0:\ ap&s o ponto morto alto abre 0:\ antes do ponto morto bai+o fec#a 0:\ ap&s o ponto morto alto

248.;uando a cmara de combusto tem seu volume redu.ido! a ta+a de compresso do cilindro: a) b) c) d) permanece a mesma aumenta diminui $s ve.es diminui

24'.Bum motor trmico cu6o atraso de admisso de 0:\! a v5lvula de admisso: a) b) c) d) abre 0:\ antes do ponto morto bai+o abre 0:\ ap&s o ponto morto bai+o abre 0:\ ap&s o ponto morto alto fec#a 0:\ ap&s o ponto morto alto

27:./ ta+a de compresso de um motor pode ser aumentada se for: a) b) c) d) diminu1da a cilindrada aumentada a cmara de combusto mudada a ordem de inflamao dos cilindros diminu1da a cmara de combusto for

24,.Bum motor trmico cu6o atraso de escapamento de :\! a v5lvula de escapamento: a) b) c) d) fec#a fec#a abre abre :\ ap&s o ponto morto alto :\ ap&s o ponto morto bai+o :\ ap&s o ponto morto alto :\ ap&s o ponto morto bai+o

271.9e a ta+a de compresso diminu1da ocorre no motor: a) b) c) d) detonao diminuio de pot%ncia aumento de pot%ncia pr ) ignio

240.Km ciclo de motor quatro tempos feito em: a) b) c) d) 4 :\ '2:\ 17:\ 8:\

27 .(omo denominamos a queima da mistura que se d5 6unto com a combusto normal" a) b) c) d) atraso de inflamao detonao pr ) ignio e+ploso

27'.Bo causar5 pr X ignio: 242.Bum motor alternativo necess5rio que: a) b) c) d) o dimetro descrito pelo mun#o se6a igual ao curso o raio do pisto se6a igual a duas ve.es o curso do mesmo o comprimento da biela se6a igual a a do raio do mun#o o volume total do cilindro se6a igual $ altura m5+ima do mesmo a) b) c) d) dep&sito de carvo * carbono ) severo superaquecimento demasiado aquecimento do eletrodo de vela alta octanagem

27,./ formao de carvo na cmara de combusto dos cilindros e nos pist=es! causadora de:

77

a) b) c) d)

diminuio da ta+a de compresso detonao e avano de ignio aumento da ta+a de compresso e do avano de ignio aumento da ta+a de compresso e detonao

b) c) d)

a pot%ncia desenvolvida no ei+o de manivelas do motor o nImero de passageiros que o avio capa. de transportar a presso operacional do ciclo de funcionamento do motor

270.O sistema de distribuio mecnica vai: a) b) c) d) do ei+o de manivelas at o ei+o da #lice do magneto at $s velas do ei+o de comando at os balancins do brao de manivelas at os acess&rios

281.>ot%ncia efetiva : a) b) c) d) pot%ncia obtida pela trao da #lice a pot%ncia em estado latente do combust1vel a pot%ncia obtida sobre os %mbolos a pot%ncia dispon1vel sobre o ei+o de manivelas do motor

272.O movimento inicial do motor feito com au+1lio de: a) b) c) d) baterias de solo magnetos arranques bateria do avio

28 .-stando o motor em rotao constante! torque da #lice ser5: a) b) c) d) maior que o torque do motor igual e de sentido contr5rio ao torque do motor menor que o torque do motor igual e de mesmo sentido que o torque do motor

274./ fim de evitar a transmisso de vibra=es do motor para a estrutura do avio! entre o bero e o avio: a) b) c) d) no #5 nada e+istem co+im de borrac#a amortecedor #idr5ulico molas #elicoidais

28'.>odemos operar um motor demoradamente e sem receio de danos: a) b) c) d) at os limites nominais de pot%ncia e P>E at um tempo de 1: minutos ap&s a decolagem nos regimes de decolagem at 1 :: G> e 4:: P>E

277.9e no teste de estanqueidade! #5 indicao de presso abai+o do valor normal durante a fase de compresso! indicao de prov5vel va.amento: a) b) c) d) entre sede e v5lvula na vela de ignio nos anis de segmento em todos itens acima

28,./ ra.o de compresso de motor $ e+ploso : a) b) c) d) a ra.o de gasolina para ar na cmara de combusto a relao de rotao entre o movimento de ei+o de manivela e o prato de comando de v5lvulas a relao entre o volume total de cilindro e o da cmara de combusto a ra.o entre a cilindrada e o volume da cmara de combusto

278.Lempo compresso com 1ndices de presso abai+o do normal uma indicao de: a) b) c) d) prov5vel perda de presso pelas sedes de v5lvulas ou anis de segmento ou ambos sistema de ignio mal regulado ou mesmo defeituoso em um de seus &rgos compressor do sistema de ignio gerando bai+as cargas sistema de alimentao com defeito em alguns de seus &rgo controladores do suprimento do combust1vel para o motor

280.;ual dos dois motores tem maior cilindrada" a) b) EOLOP / * curso 0 @ dimetro interno 0 @ nImeros de cilindros 7 ) EOLOP 3 * curso , @ dimetro interno 0 @ nImeros de cilindros 7 ) motor!

282.Kma reviso geral num normalmente determina: a) b) c)

28:.>ara o operador do motor! interessa: a) a m5+ima P>E operacional do motor para tempo ilimitado

completa desmontagem do motor somente substituio dos acess&rios reviso dos sistemas de gasolina! &leo e ignio

77

d)

desmontagem de todas unidades fora do c5rter

4:,./ estrutura do avio que se op=e a tend%ncia de bai+ar e levantar o nari. : a) b) c) d) a superf1cie vertical da empenagem a superf1cie #ori.ontal da empenagem a superf1cie principal de controle s superf1cie secund5ria de controle

284.O aparel#o de magnaflu+ usado para locali.ar rac#aduras em: a) b) c) d) aos e suas ligas aos e ligas de alum1nio ligas de ao e bron.e alum1nio e suas ligas do

4:0.9o con#ecidos como dispositivos #ipersustentadores: a) b) c) d) os ailerons os compensadores os spoilers os flapes

287.;uem d5 perfil caracter1stico aerof&lio $ asa so: a) b) c) d) o e+tradorso as nervuras os montantes as cavernas

4:2.Os slats so acionados e estendidos: a) automaticamente pela diminuio da velocidade automaticamente pelo aumento da presso manualmente no momento da decolagem manualmente no momento do pouso

288./s longarinas so elementos estruturais que suportam principalmente esforos de: a) b) c) d) fle+o trao compresso ci.al#amento

b) c) d)

4:4.Os flaps so acionados para permitir: a) uma decolagem mais lenta em pistas longas a modificao do ngulo de incid%ncia a modificao do coeficiente de sustentao a diminuio do coeficiente de sustentao

4::.Os principais elementos estruturais da asa so: a) b) c) d) as nervuras os montantes as longarinas os tirantes

b) c) d)

4:7.;ual a funo do slat ou slot " 4:1.Os elementos estruturais que do apoio as asas em certos tipos de avi=es so: a) b) c) d) os montantes os suportes os tirantes as nervuras a) b) c) d) permitir grande visibilidade a frente aumentar o turbil#onamento no intradorso retardar o turbil#onamento no e+tradorso adiantar o turbil#onamento no e+tradorso

4: .;uanto a fi+ao das asas $ fuselagem! os avi=es se classificam em: a) b) c) d) monocoque e semi)monocoque cantilever e semi)cantilever monoplano ou multiplano asa alta! mdia! bai+a ou parasol

4:8.Os batentes servem para limitar os movimentos das superf1cies de comando dentro de certo limite especificado pelo: a) b) c) d) Q./.(. O./.(.J. fabricante aeroclube ou propriet5rio

4:'.;uanto o formato aerodinmico da fuselagem dado p<r cavernas! classificamos esta aeronave como sendo de: a) b) c) d) estrutura tubular estrutura semi)monocoque estrutura monocoque estrutura cantilever

41:.;ual a funo do trem de pouso ou flutuadores em um avio" a) b) c) d) apoiar e permitir manobras no solo ou 5gua *ta+i) frear o avio amortecer os impactos no pouso todas as respostas esto corretas

77

411.;uanto a mobilidade! classificamos o trem de pouso em: a) b) c) d) #idroplano e terrestre fi+o! retr5til e esacmotavel triciclo! sando[ e convencional retr5til! fi+o e de lminas

b) c) d)

grande durabilidade alta compacidade todas as respostas corretas

acima

esto

418./ maquina que transforma energia trmica em energia mecnica con#ecida p<r: a) b) c) d) motor trmico motor de e+ploso motor eltrico motor rotativo

41 .Os avi=es modernos so equipados com amortecedores do tipo: a) b) c) d) sando[ lmina #idr5ulico e pneum5tico nen#uma das alternativas

4 :.O per1odo de #oras determinadas para a reviso geral do motor feita: a) b) c) d) pelo aeroclube pela Rora /rea pelo fabricante do avio pelo fabricante do motor

41'.Os motores trmicos so classificados em: a) b) c) d) geradores motores de combusto e+terna motores de combusto interna respostas * b ) e * c ) esto corretas

41,.9o caracter1sticas de um motor areo: a) b) c) d) bai+o custo e robuste. bai+a economia e f5cil manuteno bai+a efici%ncia trmica e leve.a aus%ncia de vibra=es cr1ticas

4 1.O nImero de #oras que estabelece o per1odo de reviso geral do motor c#ama)se: a) b) c) d) 4 durao tempo limite durabilidade limitao .Os motores areos possuem: bai+o consumo #or5rio e alto consumo espec1fico alto consumo areo e alto consumo espec1fico alto consumo #or5rio e bai+o consumo espec1fico bai+o consumo #or5rio e bai+o consumo espec1fico

410./ condio de que um motor deva trabal#ar perfeitamente sob as mais variadas condi=es atmosfricas! constitue a caracter1stica: a) b) c) d) de durabilidade de segurana e funcionamento de efici%ncia trmica de alto rendimento

a) b) c) d)

412.Os motores trmicos tem: a) b) c) d) bai+a efici%ncia trmica e muitas perdas alta efici%ncia trmica e muitas perdas bai+a efici%ncia trmica e poucas perdas alta efici%ncia trmica e poucas perdas

4 '.O motor trmico transforma toda energia calor1fica em energia mecnica: a) b) c) d) certo errado densidade depende do combust1vel

414.O limite de bom funcionamento de um motor de combusto interna constitue a caracter1stica de: a) b) c) d) segurana de funcionamento durabilidade efici%ncia trmica compacidade

4 ,.O alum1nio um metal que tem largo uso na aviao devido suas ligas serem: a) b) c) d) leves leves e resistentes resistentes baratas

417.Qe um motor de combusto interna para utili.ao em aeronaves dese6amos: a) bai+a relao a massa X pot%ncia

4 0./ reviso de um componente! como p<r e+emplo um magnto! consta de diversas fases! como se6a: a) b) desmontagem! montagem e teste desmontagem! inspeo e teste

77

c) d)

desmontagem! inspeo! montagem e teste inspeo e teste

d)

de e+panso

4''.Leoricamente a ignio se d5 aos: a) b) c) d) 8:\ do movimento circular do ei+o manivela 4:\ do movimento circular do ei+o manivela '2:\ do movimento circular do ei+o manivela 17:\ do movimento circular do ei+o manivela de de de de

4 2./pesar dos motores radiais terem uma grande 5rea frontal! so largamente usados na aviao porque t%m: a) b) c) d) pequena resist%ncia ao avano pequena massa X pot%ncia elevada massa X pot%ncia muita resist%ncia ao avano

4 4.Os pontos onde a velocidade linear dos pist=es nula so denominados de: a) b) c) d) pontos de inverso superior e inferior pontos de ignio alto e bai+o pontos mortos alto e bai+o ponto de admisso e escapamento

4',.Km ciclo completo de funcionamento de um motor de combusto interna a quatro tempos se d5 a cada: a) b) c) 17:\ do movimento manivela '2:\ do movimento manivela 4 :\ do movimento manivela 0,:\ do movimento manivela circular do ei+o de circular do ei+o de circular do ei+o de circular do ei+o de

4 7.Qenominamos de cilindrada: d) a) b) c) d) o volume interno do cilindro o volume interno do cilindro entre os dois pontos mortos o espao e+istente entre os dois pontos mortos a relao entre o volume do cilindro e da cmara de combusto

4'0.Km ciclo completo de funcionamento de um motor de combusto interna a dois tempos se d5 a cada: a) b) c) d) 17:\ do movimento manivela '2:\ do movimento manivela 4 :\ do movimento manivela 0,:\ do movimento manivela circular do ei+o de circular do ei+o de circular do ei+o de circular do ei+o de

4 8.O pisto e+ecuta um curso para cada: a) b) c) d) meia volta do ei+o de manivela uma volta do ei+o de manivela um quarto de volta do ei+o de manivela duas voltas do ei+o de manivela

4':.Os fatos que acontecem dentro do cilindro de um motor de combusto interna! determinamos de: a) b) c) d) ciclo fases tempo nen#uma das alternativas

4'2.La+a de compresso a relao entre os volumes: a) b) c) d) do cilindro e da cmara de combusto da cmara de combusto e da cilindrada da cmara de combusto e do cilindro da cilindrada e da cmara de combusto

4'1./o con6unto de fases que ocorrem durante o funcionamento de um motor de combusto interna! constitue o: a) b) c) d) cilindrada tempo ciclo nen#uma das alternativas

4'4.9e6am dois motores: /) 2cm. de diam. , cm. Qe curso e , cilindro X 3) 0cm. de diam. ' cm. de curso e 2 cilindros. ;ue motor tem maior cilindrada e qual " a) b) c) d) motor / '0'., cm' motor 3. ,0 .' cm.' motor /. ,0 .' cm.' motor 3. 0, .' cm.'

4' .Leoricamente! entre : e 8:\ do movimento circular do ei+o de manivelas de um motor de combusto interna a quatro tempos ocorre a fase: a) b) c) de compresso de admisso de ignio

4'7./ ignio! combusto e e+panso em um motor de combusto interna a , tempos! ciclo te&rico ocorrem no: a) b) tempo ' tempo

77

c) d)

1 tempo , tempo

4'8.Bo ciclo real! em um motor de combusto interna a , tempos! a ignio ocorre: a) b) c) d) no fim de ' tempo antes do in1cio do , tempo pouco depois do in1cio do ' tempo durante o ' tempo no fim do tempo antes do in1cio do ' tempo

a) b) c) d)

biela anel pisto mancal

4,0./ fora e+pansiva dos gases transmitida pelo pisto ao ei+o de manivelas ou virabrequim atravs: a) b) c) d) dos mun#=es da biela dos anis dos mancais

4,:.Bo ciclo te&rico de um motor de combusto interna a , tempos! a v5lvula de escapamento abre: a) e+atamente ao atingir 4:\ o movimento circular do ei+o de manivela b) antes de atingir 4:\ o movimento circular do ei+o de manivela ap&s atingir 4:\ o movimento circular do ei+o de manivela 4,1.Bo ciclo real de um motor de combusto interna a quatro temos a v5lvula de admisso abre: a) b) c) d) e+atamente quando o movimento circular do virabrequim atingir '2:\ alguns graus ap&s! do movimento circular do virabrequim atingir '2:\ alguns graus antes! do movimento circular do virabrequim atingir '2:\ alguns graus ap&s! do movimento circular do virabrequim atingir 17:\

4,2./ parte do motor que suporta e alo6a os diferentes &rgos! partes m&veis e fi+as do motor : a) b) c) d) o cilindro o ei+o de manivelas ou virabrequim o c5rter a biela

4,4.Os equipamentos que tem por finalidade abrir e fec#ar as aberturas de admisso e escapamento so: a) b) c) d) as v5lvulas os pist=es as 6anelas os cilindros

4,7.;uem assegura o fec#amento das v5lvulas em um motor de combusto interna so: a) b) c) d) os balancins as #astes de v5lvulas as molas o ei+o comando de v5lvulas

4, .Bo ciclo real de um motor de combusto interna a quatro tempos! o cru.amento de v5lvulas consiste: a) b) c) d) v5lvula de admisso e escapamento abertas simultaneamente v5lvula de admisso e escapamento fec#adas v5lvula de admisso fec#ando e de escapamento abrindo v5lvula de admisso e escapamento abrindo simultaneamente

4,8.;uem assegura a abertura das v5lvulas em um motor de combusto interna so: a) b) c) d) os balancins as #astes e respectivos tuc#os os ressaltos no ei+o comando de v5lvulas todas as respostas esto corretas

4,'.>ara assegurar uma completa queima da mistura no interior do ciclo avanamos: a) b) c) d) o ponto de ignio aberta a v5lvula de admisso o fec#amento da v5lvula de admisso todas as alternativas

40:.-m um motor de combusto interna de , tempos o ei+o do comando de v5lvulas abre: a) b) c) d) o mesmo nImero de voltas que o ei+o de manivelas a metade do nImero de voltas que o ei+o de manivelas o dobro do nImero de voltas que o ei+o de manivelas todas as respostas esto corretas

4,,.;ual o nome da pea cil1ndrica! ora fec#ada na parte superior e aberta na parte inferior que se desloca do cilindro"

401.O cilindro comp=em)se de: a) cabea e saia

77

b) c) d)

cabea e corpo al#etas e corpo corpo e saia

b) c) d)

brao suporte nen#uma das alternativas

40 .O cilindro apresenta internamente um cilindro de ao c#amado: a) b) c) d) anel moente camisa nen#uma das alternativas

42:./s v5lvulas que possuem a #aste oca do tipo: a) b) c) d) cogumelo tulipa ambas nen#uma das alternativas

40'./ saia da camisa penetra no c5rter para: a) b) c) d) mel#orar o arrefecimento ser lubrificada no precisa de anis nen#uma das alternativas

421.O aumento da temperatura do &leo acarretar5 no mesmo: a) b) c) d) aumento da viscosidade diminuio da viscosidade mel#or rendimento menor fluide.

40,.Bos motores areos a cmara de combusto tem a forma: a) b) c) d) semi X esfrica el1ptica reta nen#uma das alternativas

42 .O primeiro instrumento que deve ser observado ap&s a partida do motor o: a) b) c) d) man<metro de presso de admisso term<metro de &leo man<metro de &leo term<metro da cabea do cilindro

400.>ara facilitar o resfriamento da cmara a cabea do cilindra feita de: a) b) c) d) ao bron.e cobre nen#uma das alternativas ficam

42'.O dispositivo que tem como finalidade reter as impure.as que o &leo possa conter o@a: a) b) c) d) v5lvula reguladora v5lvula bD X pass coletor filtro

402.Os anis de segmento locali.ados no *a) : a) b) c) d) cabea saia pino nen#uma das alternativas

42,./ resist%ncia que um determinado &leo oferece ao flu+o ou ao escoamento c#amamos de: a) b) c) d) ponto de fulgor viscosidade ponto de ader%ncia o+idao

404./ folga e+istente entre o pisto e a camisa do cilindro vedada p%los: a) b) c) d) anis lubrificantes anis raspadores anis compressores nen#uma das alternativas

420./p&s o &leo Ler circulado pelo motor onde reali.ou a lubrificao a sua viscosidade: a) b) c) d) permanece constante aumentou diminuiu c#egou a .ero

407./ fim de redu.ir o atrito entre a biela e o moente do ei+o de manivelas! instalado na biela um mancal anti X frico c#amado: a) b) c) d) mun#o manivela bron.inas nen#uma das alternativas

422.(aso ocorra um entupimento no filtro do sistema de lubrificao do motor: a) b) c) d) a v5lvula bD X pass abre #aver5 restrio no flu1do a bomba sofrer5 danos o mesmo sofrer5 danos

408./ parte do ei+o onde trabal#am os casquil#os c#ama)se: a) moente

424.O tipo de bomba usada no sistema de lubrificao de um motor a e+ploso :

77

a) b) c) d)

engrenagem pal#eta centr1fuga pisto

c) d)

vapori.ao a e+panso isob5rica

440.>ara evitar e+cesso de lubrificante no interior do cilindro usado: a) b) c) d) um anel de lubrificao um &leo de alta viscosidade um ou mais anis de compresso um &leo de alto ponto de fulgor

427.Km dos fatores mais atuantes na viscosidade de um &leo a: a) b) c) d) presso vapori.ao densidade temperatura

442.>elo man<metro do sistema de &leo lubrificante tomamos con#ecimento: a) b) c) d) do n1vel do &leo lubrificante no c5rter da presso do &leo no sistema de lubrificao da temperatura do &leo lubrificante as respostas */) e *() esto corretas

428./ superf1cie da camisa dos cilindros onde desli.am os anis de segmento lubrificado por: a) b) c) d) salpique presso imerso e presso imerso

444.O n1vel de &leo lubrificante no c5rter bai+a devido: a) b) c) d) perdas e va.amentos no sistema queima nos cilindros vapori.ao no c5rter todas as respostas esto corretas usados so de

44:./p&s o &leo Ler circulado pelo motor! onde absorveu calor! o mesmo necessita ser resfriado a fim de: a) b) c) d) diminuir a presso no interior do motor diminuir a usa viscosidade facilitar a passagem pela v5lvula bD) pass aumentar a sua viscosidade

447.Os combust1veis origem: a) b) c) d)

441.Ksamos o detergente como aditivo em um &leo lubrificante: a) b) c) d) para evitar a sua o+idao para dissolver as impure.as s&lidas para evitar a formao de espuma todas as respostas esto corretas

animal vegetal mineral nen#uma das alternativas

448.Km motor que recebesse uma mistura de #eptana e ar! no daria pot%ncia! porque a #eptana tem: a) b) c) d) bai+o poder calorifico alto poder anti)detonante bai+o poder anti)detonante alta densidade

44 .(omparando com o &leo V 7:! o &leo V 1:: tem uma viscosidade: a) b) c) d) maior igual menor nen#uma das alternativas

47:.Ba indicao do nImero de performance de uma gasolina 110@1,0! tem)se: a) b) c) d) 110 para mistura rica e 1,0 para pobre de 110 a 1,0 para qualquer mistura de 110 a 1,0 para mistura pobre 110 para mistura pobre e 1,0 para mistura rica

44'./s principais propriedades de um &leo lubrificante so: a) b) c) d) viscosidade! umidade! solubilidade ponto de fulgor! ponto de combusto! ponto de ebulio viscosidade! ponto de fulgor! ponto de congelamento ponto de congelamento! ponto de radiao! ponto de solidificao

471.Kma gasolina de alta volatilidade um combust1vel que causa grande: a) b) c) d) facilidade de partida do motor dificuldade de partida do motor aquecimento detonao

44,.-m condi=es normais o maior fator de consumo de &leo em um motor convencional : a) b) o atrito entre as peas m&veis a queima nos cilindros

47 .O produto usado para aumentar o poder anti)detonante o:

77

a) b) c) d)

ben.eno #eptana c#umbo tetra)etila isso)octana

b) c) d)

pist=es pal#etas diafragma

48:./s bombas de gasolina usadas nos sistemas de combust1vel do motor a pisto tem: a) b) c) d) alta capacidade e bai+a presso alta capacidade e alta presso bai+a capacidade e alta presso bai+a capacidade e bai+a presso

47'./ capacidade que um combust1vel possui de suportar press=es e temperaturas elevadas sem se inflamar espontaneamente! c#ama)se: a) b) c) d) poder anti)detonante poder calor1fico nImero de #eptana 1ndice de isso)octana

481./ v5lvula reguladora de presso do sistema de combust1vel do tipo presso! est5 situada na: a) b) c) d) sa1da do tanque entrada do tanque bomba entrada do carburador

47,.O tampo de vapor que ocorre nas tubula=es de gasolina! causa: a) b) c) d) parada de motor detonao pr)ignio retrocesso

48 .Qurante o pernoite deve)se! para evitar formao de 5gua nos tanque: a) b) c) d) manter o tanque va.io drena)se o combust1vel manter o tanque c#eio nen#uma das alternativas

470./ gasolina que tem 1ndice de octanas 7: um combust1vel que tem na sua formao: a) b) c) d) 7:S de iso)octana e :S de #eptana :S de iso)octana e 7:S de #eptana 7:S de iso)octana e :S de c#umbo tetraet1lico mil#ares de #idrocarbonetos

48'./ bomba au+iliar de gasolina tem acionamento: a) b) c) d) eltrico pelo ei+o do motor por presso nen#uma das alternativas

472./ bomba au+iliar de gasolina usada s& na partida! porque tem vida curta: a) b) certo errado

48,./ bomba au+iliar! no sistema de alimentao por presso! est5 locali.ada no *a): a) b) c) d) na bomba principal no tanque na cauda nen#uma das alternativas

474.Ba escala indicadora de poderes anti) detonantes! a iso)octana tem valor: a) b) c) d) 1:: 1::: : vari5vel

480.O in6etor de partida ou primer tem por funo fornecer gasolina para o motor independente do carburador. a) b) certo errado

477.Ba partida do motor a bomba au+iliar fornece gasolina ao carburador atravs da: a) b) c) d) v5lvula bD)pass da bomba mecnica bomba mecnica tubulao especial para carburador v5lvula dreno

482.Os filtros utili.ados no sistema de induo! so do tipo: a) b) c) d) seco Imido seco ou a combinao tela e &leo tela

478.Bo sistema de combust1vel a bomba usada a do tipo: a) engrenagem

77

484.Bos motores super alimentados a presso da mistura combust1vel ou presso de carga indicada a presso: a) b) c) d) do escapamento de admisso dos cilindros de e+panso dos gases do &leo lubrificante

c) d)

g5s de escapamento ar

7:0./ orientao da mistura combust1vel para a ventoin#a feita por meio de: a) b) c) d) grel#a pist=es diafragma rotor

487.O tipo de compressor usado na super alimentao o: a) b) c) d) a+ial centrifugo centr1peto de pist=es

7:2.O super alimentador usado com a finalidade de: a) b) iguali.ar a pot%ncia em todas as altitudes manter a presso de admisso igual ou superior $ presso atmosfrica garantir a distribuio de mistura combust1vel manter presso de admisso em todas as altitudes

488.Qepois que a mistura combust1vel dei+a o compressor ou a ventoin#a! vai para: a) b) c) d) o difusor o coletor os cilindros o carburador

c) d)

7:4.Km motor supre alimentado! quando parado! tem sua indicao de presso de admisso: a) b) menor do que a presso atmosfrica local maior do que a presso atmosfrica local igual $ presso atmosfrica local a presso de admisso no tem a ver com a presso atmosfrica

7::./ finalidade do difusor no con6unto de super alimentao! com refer%ncia a mistura combust1vel : a) b) c) d) aumentar sua velocidade diminuir sua velocidade aumentar sua presso diminuir sua presso resfriar e sua

c) d)

7:1./ ventoin#a gira em relao ao ei+o de manivelas com: a) b) c) d) a mesma velocidade menor velocidade variao de ra.=es maior velocidade

7:7.O man<metro de presso dos motores super alimentados est5 locali.ado: a) b) c) d) no c5rter no difusor no coletor nen#uma das alternativas

7:8.O turbo compressor acionado por: 7: .;uando a mistura combust1vel dei+a a ventoin#a! a mesma possui! em relao a entrada: a) b) c) d) menor presso e temperatura menor velocidade e maior presso maior temperatura e presso menor temperatura e maior presso super a) b) c) d) quando aumentamos o nImero de cilindros aprimorando a construo e elevando a ta+a de compresso usando)se mais combust1vel aumentando a rotao do motor a) b) c) d) ei+o do motor ventoin#a gases de escapamento ar aquecido

71:./ efici%ncia ou rendimento de um motor de combusto interna aumentada:

7:'./ ventoin#a dos motores alimentados acionada por: a) b) c) d) ei+o de manivelas turbina &leo / e 3 esto corretas

7:,./s ventoin#as acionadas por turbina so movidas por: a) b) &leo #idr5ulico &leo lubrificante

711.(om o aumento de altitude a pot%ncia: a) b) c) dispon1vel no se altera dispon1vel diminui necess5ria diminui

77

d)

dispon1vel aumenta

b) c) d)

71 .-m uma aeronave o sistema eltrico e o sistema de ignio so: a) b) c) d) independente integrados e dependentes no tem diferena todas as respostas esto corretas

aumentar tenso indu.ida no prim5rio e evitar centel#as nos cabos proteger os contatos dos platinados! diminuir a tenso indu.ida no prim5rio assegurar uma centel#a nas velas sempre com a mesma intensidade

71'.O motor de partida do avio precisa de , H. para funcionar. 9e a bateria estiver estragada podemos resolver fa.endo uma ponte com duas baterias de 1 H.! que devero estar ligadas em: a) b) c) d) srie paralelo srie X paralelo nen#uma das alternativas

718.Qispositivo integrante do sistema de ignio constitu1do por um eletrodo central! eletrodos de massa e isolante : a) b) c) d) o magnetos a cablagem a vela o distribuidor

7 :.-m uma vela! quando o eletrodo central encostar em um dos eletrodos de massa! a mesma: a) b) c) d) no funciona funcionar5 com metade do rendimento funcionar5 s& em bai+as rota=es funcionar5 normalmente do

71,./s partes principais de um magnetos so: a) b) c) d) im! bobina! bateria e distribuidor im! bateria! condensador e velas im! bobina! platinado e condensador im! platinado! bateria e distribuidor

7 1./ blindagem nas cablagens sistema de ignio so para: a)

710.O sistema de ignio em um avio basicamente constitu1do de: a) b) c) d) gerador! bobinas! distribuidor! cablagem! c#ave de ignio e velas magnetos! distribuidor! cablagem! c#ave de ignio! unidade de partida e velas magnetos! bateria! gerador! distribuidor! cablagem! bobinas e velas magnetos! distribuidor! acumulador! c#ave de ignio! bobinas e velas

b) c) d) 7 a) b) c) d)

proteger mecanicamente o revestimento isolante dos cabos evitar interfer%ncia no sistema de comunica=es evitar o centel#amento do cabo para partes met5licas pr&+imas todas as respostas esto corretas .9istema de ignio usado na aviao do tipo duplo! pois : mais seguro d5 mais pot%ncia menos su6eito a pane todas as respostas esto corretas

712.;uem determina a seqC%ncia da ordem de ignio o: a) regulador de voltagem b) magnetos e as bobinas c) platinado d) distribuidor 714.O sistema de ignio de um motor tem por finalidade: a) b) c) d) gerar energia eltrica de elevada tenso ou voltagem distribuir a energia e comandar a centel#a no momento certo respostas * / ) e * 3 ) esto corretas respostas * / ) e * 3 ) esto erradas

7 '.>rincipio de funcionamento dos magnetos usados no sistema de ignio! baseado em: a) b) c) d) induo eletro)capacitiva induo eletromagntica eletricidade est5tica eletromecnica

7 ,./ centel#a que salta na vela acontece quando os platinados: a) b) c) d) abrem abrem ou fec#am fec#am ficam fec#ados

717.O condensador do sistema de ignio tem por funo: a) proteger os contatos dos platinados! aumentar tenso indu.ida no prim5rio

7 0./ velocidade m1nima necess5ria para o funcionamento de um magnetos! em geral! em torno de:

77

a) b) c) d)

1: P>E 1:: P>E 1::: P>E 7:: P>E

7''.;uando o ar passa com grande velocidade no venturi! ocorre na garganta do mesmo: a) b) c) d) aumento de presso est5tica diminuio de presso dinmica aumento da temperatura nen#uma das alternativas

7 2./ vela dissipa rapidamente o calor absorvido! do tipo: a) b) c) d) fria quente fresca normal

7',./umento ou diminuio do flu+o de ar que o motor admite atravs do carburador! regulado por meio de: a) b) c) d) borboleta gigleur agul#a diafragma

7 4./ a6ustagem do magnetos ao motor! para que os platinados abram quando o pisto atin6a a posio do avano de ignio c#ama)se: a) b) c) d) frenagem rodagem calagem abertura

7'0.Gavendo condi=es favor5veis 5 formao de gelo no carburador! deve)se preferir mistura: a) b) c) d) pobre rica muito rica normal

7 7./ durabilidade dos pontos de contato de um platinado depende: a) b) c) d) da resist%ncia da bobina da voltagem do condensador da capacidade do ressalto da capacidade do condensador a mistura

7'2.Qurante o funcionamento do motor a regio mais fria do carburador na: a) b) c) d) entrada de ar sa1da de ar cuba garganta de venturi

7 8.>ara a decolagem recomenda : a) b) c) d) rica pobre quimicamente correta um pouco pobre

7'4.Km motor ao receber do carburador uma mistura '!0:1 deve: a) b) c) d) vibra para oscila consome muito

7':.Buma acelerao r5pida se no #ouver um fornecimento adicional de gasolina! a mistura fornecida pelo carburador no instante da acelerao! ser5: a) b) c) d) rica e+cessivamente pobre pobre muito rica

7'7.Bo regime de marc#a lenta a mistura fornecida pelo carburador pobre! para economia de combust1vel: a) b) c) d) certo errado depende do motor depende do carburador

7'1.Qurante a marc#a lenta a borboleta do carburador fica: a) b) c) d) toda aberta parcialmente aberta toda fec#ada 40S aberta

7'8.;uando o motor para por e+cesso de gasolina di.)se que #5: a) b) c) d) empobrecimento afogamento enriquecimento travamento

7' .>ulveri.ador ou vapori.ador de um carburador de n1vel constante! fica colocado: a) b) c) d) dentro da cauda na garganta do venturi na entrada do venturi no cilindro

7,:./ maior quantidade de calor que um pisto absorve! removida diretamente por meio de: a) mistura calor1fica

77

b) c) d)

&leo ar 5gua

c) d)

co[ flap nen#uma das alternativas

7,1./ quantidade de flu+o de ar que passa entre a carenagem e o motor pode ser controlada pelo *a) : a) b) c) d) mistura combust1vel &leo lubrificante co[l flap nen#uma das alternativas

7,7./ defici%ncia da refrigerao pode ocasionar defici%ncia na lubrificao! tendo em vista que nesta situao o &leo fica mais viscoso. a) b) certo errado

7,8./ pea do motor que mais sofre com a detonao e a pr X ignio o: a) b) c) d) cilindro camisa do cilindro pino do pisto nen#uma das alternativas

7, .(om a refrigerao do motor diminui) se as possibilidades do mesmo apresentar: a) b) c) d) detonao e pr ) ignio pr ) ignio e combusto carburao e detonao detonao e vapori.ao

70:.O arrefecimento do motor tem por funo retirar calor do: a) b) c) d) radiador cilindro defletor al#eta

7,'./s al#etas e+ternas de um cilindro tem por funo: a) b) c) d) canali.ar o ar no motor reforar o cilindro aumentar a 5rea de contato do cilindro com o ar proteger o cilindro contra impacto

701.Pendimento da #lice a relao entre a pot%ncia tratora e a pot%ncia que o motor entrega $ #lice. a) b) certo errado

7,,./ detonao uma queima anormal da mistura combust1vel em que a combusto ocorre: a) b) c) d) por centel#a eltrica fraca por auto X inflamao devido a mistura estar rica devido a centel#a forte

70 ./s #lices t%m seus bordos de ataque protegidos por: a) b) c) d) madeira arame metal borrac#a

7,0./ queima antecipada da mistura combust1vel sem centel#a eltrica causada por pontos quentes na cmara! c#ama)se: a) b) c) d) combusto detonao pr X ignio pr X combusto

70'.>r&+imo ao cubo a #lice recebe o nome de: a) b) c) d) ei+o entroce rai. nen#uma das alternativas

7,2./o se cortar a ignio de um motor o mesmo continuou a funcionar muito embora as velas no recebessem corrente eltrica! este fato devido: a) b) c) d) mistura pobre motor frio pr X ignio detonao

70,./s p5s das #lices de madeiras so enverni.adas para proteg%)las o que no entanto determina a diminuio de sua velocidade. a) b) certo errado

7,4.Bos cilindros encontramos c#apas met5licas que au+iliam a refrigerao! cu6os nomes so: a) b) al#etas defletores

700.Qeve)se usar #lices met5licas em motores com pot%ncia superior a: a) b) c) d) ': G> 8: G> ':: G> 1:' G>

77

702.Os furos e+istentes nas pontas das p5s de madeira servem para: a) b) c) d) diminuir o peso da p5 diminuir a fora centr1fuga drenar a umidade depositada diminuir o turbil#onamento

72,.Qe acordo com o passo da #lice se for: a) b) c) d) pequeno! temos pequeno avano! grande velocidade! menos pot%ncia pequeno! temos pequeno avano! bai+a velocidade! maior pot%ncia grande! temos grande avano! bai+a velocidade e pot%ncia vari5vel grande! temos pequeno avano! grande velocidade! maior pot%ncia

704./ distncia que o avio percorre durante uma volta completa da #lice em v<o! c#ama)se: a) b) c) d) passo geomtrico passo efetivo distoro passo real

720./ trao de uma #lice pode ser aumentada por: a) b) aumento da massa de ar deslocada pela #lice diminuio da velocidade de deslocamento da massa de ar diminuio da massa de ar deslocada pela #lice aumento da velocidade de deslocamento da massa de ar

707./s p5s das #lices so torcidas: c) a) b) c) d) da rai. para a ponta da ponta para a rai. depende da #lice s& a de madeira d)

708.(om um ngulo de incid%ncia maior nas p5s da #lice! o avio percorrer5 menor distncia! com maior pot%ncia. a) b) certo errado

722./ parte da #lice pr&+ima do cubo mais robusta para suportar esforos por foras centr1fugas e de trao: a) b) certo errado

72:./s #lices de passo vari5vel so con#ecidas como #lices de velocidade constante. a) b) certo errado

724./ diferena entre a pot%ncia indicada e a pot%ncia de um motor vale: a) pot%ncia te&rica b) trao c) pot%ncia de arrasto d) pot%ncia massa 727./ relao ou ra.o entre pot%ncia efetiva e pot%ncia indicada de um motor c#ama)se: a) b) c) d) ciclo tempo rendimento trmico rendimento mecnico

721.Km avio bi X motor que tiver um motor parado! sua #lice no sendo embandeirada: a) b) c) d) ficar5 parada girar5 como um cata)vento nada sofre nen#uma das alternativas

72 .>ara au+iliar a diminuir a velocidade do avio ap&s o pouso! podemos utili.ar! se for o caso! a #lice em: a) b) c) d) passo bandeira passo m5+ima passo reverso passo efetivo

728./ pot%ncia indicada a pot%ncia que os gases possuem durante a fase de e+panso. -la dispon1vel: a) b) c) d) sobre o pisto no ei+o da biela no ei+o das manivelas em todas as peas citadas

72'./s distncias de qualquer parte da p5 de uma #lice at a lin#a central do cubo! constitui: a) b) c) d) a estao da p5 o ngulo da p5 o passo efetivo da p5 o passo geomtrico da p5

74:.9e a pot%ncia de atrito de um motor aumentar! seu consumo espec1fico: a) b) c) d) diminui no se altera oscila aumenta

77

741./ pot%ncia que os gases queimados em e+panso possuem! con#ecida por pot%ncia: a) b) c) d) te&rica efetiva de atrito indicada

747./ pot%ncia que o avio necessita para reali.ar todas as fases de seu v<o a: a) b) c) d) dispon1vel efetiva indicada requerida

74 .Os fatores operacionais que alteram a pot%ncia do moto so: a) b) c) d) P>E! temperatura de admisso e mistura (urso! cilindrada e ta+a de compresso P>E! mistura e presso de admisso (ilindrada! P>E e tempo

748./ trao da #lice de passo vari5vel maior do que a de passo fi+o! porque seu ngulo na decolagem menor do que a de passo fi+o. a) b) certo errado

77:./ funo do compressor no motor $ reao a de fornecer: a) b) c) d) combust1vel ar e combust1vel ar gases

74'./ pot%ncia efetiva de um motor sofre influ%ncia da unidade! assim a mesma: a) b) c) d) aumenta quando a unidade aumenta diminui quando a unidade aumenta diminui quando a unidade diminui no se altera quando a unidade diminui

771.-m um motor $ reao as fases ocorrem: a) b) c) d) de modo cont1nuo intermitente de ao e reao nen#uma das alternativas

74,./ unidade atua na pot%ncia porque afeta: a) b) c) d) a densidade do ar o teor de 5gua na gasolina a densidade da gasolina todas as alternativas

77 ./ partida do motor $ reao dada por um motor de arranque que move: a) b) c) d) turbina cmara de compresso compressor compressor e turbina

740./ altitude cr1tica de um motor a altitude: a) b) c) d) na qual o motor fal#a na qual o carburador afoga o motor m5+ima que pode ser atingida com o acelerador todo aberto m5+ima que pode ser atingida com uma combinao de pot%ncia e P>E com a borboleta toda aberta

77'.Qurante o v<o o ar admitido por meio de: a) b) c) d) compressor presso de impacto compressor e presso de impacto turbina

742./ pot%ncia dispon1vel no ei+o da #lice do motor a: a) b) c) d) indicada tratora efetiva de atrito

77,.Qei+ando o compressor o ar vai para: a) b) c) d) turbina cmara de combusto bocal nen#uma das alternativas

744.;uando os manuais e especifica=es falam da pot%ncia do motor referem)se $ pot%ncia: a) b) c) d) tratora efetiva de atrito indicada

770./ queima da mistura combust1vel na cmara de combusto! durante a partida do motor reali.ada por: a) b) c) d) espontaneamente centel#a eltrica calor alta presso

77

772.Os gases queimados quando saem da cmara de combusto vo para: a) b) c) d) compressor in6etor escapamento nen#uma das alternativas

b) c) d)

durante a queima da carga combust1vel no fim da carga combust1vel quando os gases queimados saem do motor

774./ trao que propulsiona o avio com motor $ reao puro devido $ velocidade dos gases na sa1da do bocal propulsor. a) b) c) certo errado depende do tipo do motor

78,.O motor $ reao que precisa estar se deslocando para poder iniciar o funcionamento o: a) b) c) d) pulso6ato turbo#lice estatoreator turbofan

777./ fora propulsiva produ.ida por um motor turbo#lice parte produ.ida p%los gases na sa1da e parte pela #lice! na proporo de: a) b) c) d) #lices :S e gases 1::S #lices :S e gases 7:S gases 1:S e #lices 8:S gases :S e #lices 7:S

780./ capacidade que um motor $ reao tem de absorver ob6etos abandonados em sua vi.in#ana! c#ama)se: a) b) c) d) indigesto ingesto presso trao

782./ velocidade de um avio ou foguete relacionada com a velocidade do som recebe o nome de: a) b) c) d) ra.o de compresso nImero de Eac# nImero de PeDnolds trao

778./ p5s de um motor turbofan so em relao $ #lice do turbo#lice: a) b) c) d) iguais maiores menores nen#uma das alternativas

78:.O ar que o motor turbofan pu+a entregue: a) b) c) d) totalmente ao compressor $ cmara parte do compressor $ turbina

784./ forma de tomada de ar mais eficiente para v<os subs<nicos a do tipo: a) b) c) d) venturi entrelada boca de sino pitot

781.Bo motor turbofan quem aumenta a trao : a) b) c) d) a turbina o ar das p5s desviado do compressor o ar que vai ao compressor a velocidade dos gases

787.>ara evitar ingesto na turbina algumas delas t%m o sistema: a) b) c) d) eltrico formador de redemoin#os ou vorte+ boca de sino nen#uma das alternativas

78 .O motor pulso6ato tem esta nome porque a queima do combust1vel no seu interior : a) b) c) d) cont1nua internamente retardada lenta instaladas na parte motor pulso6ato so queima da carga

788.Ba turbina >L 2 usada nos 3andeirantes! evita)se a ingesto usando)se aberto o: a) b) c) d) separador inercial atuador eltrico passo bandeira sa1da de ar

78'./s v5lvulas dianteira do abertas: a) no in1cio da combust1vel

8::.Bos motores $ reao modernos de bai+a trao! usa)se mais! os compressores: a) b) c) a+ial centr1fugo a+ial X centr1fugo

77

d)

nen#uma das alternativas

8:7./ cmara do motor $ reao com maior facilidade de remoo a: a) b) c) d) anular caneca canular nen#uma das alternativas

8:1.O flu+o de ar paralelo ao ei+o que liga a turbina ao compressor! caracter1stica do compressor: a) b) c) d) a+ial X centr1fugo centr1fugo a+ial nen#uma das alternativas

8:8.Bos motores turbo#lices! a #lice acionada por meio de: a) b) c) d) compressor difusor turbina gases quentes

8: ./ sangria do compressor a+ial adotada com a finalidade de aliviar o mesmo! em certas condi=es operacionais! a fim de evitar)se: a) b) c) d) estol aumento de velocidade compresso difuso

81:./ parte do con6unto da descarga respons5vel pela produo da trao : a) b) c) d) tubo bocal propulsor turbina nen#uma das alternativas

8:'./ cmara de combusto dos motores $ reao entregue: a) b) c) d) a mistura ar e combust1vel ar e combust1vel combust1vel e &leo ar e gases queimados

811.Os gases de escapamento saem do motor $ reao em relao $ velocidade do ar que entra no mesmo: a) b) c) d) igual maior menor inferior

8:,.Os gases queimados precisam ser resfriados porque: a) b) c) d) o material da cmara no suporta temperaturas elevadas com a temperatura elevada #5 perda de trao no motor o material da turbina no suporta temperaturas elevadas com o resfriamento dos gases da cmara obtm)se maior efici%ncia da queima dos gases

81 ./ P>E do con6unto compressor X turbina controlada pelo sistema de: a) b) c) d) ignio combust1vel admisso lubrificao dos

8:0.>ara a refrigerao queimados usa)se: a) b) c) d) ar 5gua &leo combust1vel

81'./ pulveri.ao na cmara motores $ reali.ada por: a) b) c) d) queimador governador acelerados nen#uma das alternativas

8:2./ mistura do combust1vel com o ar e a sua queima reali.ada: a) no difusor da cmara b) no queimador c) na camisa d) no compressor 8:4.Os motores 5 reao de compressor centr1fugo usam cmaras tipo: a) b) c) d) anular caneca canular a+ial

81,.9em in6eo de 5gua a trao do motor turbo6ato diminui quando a temperatura do ar for de: a) b) c) d) ':\ (. ,:\ (. '0\ (. 0\ (.

810./ in6eo de 5gua ou metanol na entrada do compressor causa: a) b) aumento da temperatura do ar admitido aumento da presso do ar admitido

77

c) d)

diminuio da temperatura do ar admitido aumento do flu+o de combust1vel

8 '.Qurante o processo de ventilao o motor $ reao acionado pelo arranque com: a) b) c) d) a ignio desligada a ignio ligada o combust1vel cortado ignio e combust1vel cortados

812.O sistema de in6eo na cmara de combusto dos motores $ reao usado geralmente nos motores: a) b) c) d) turbo#lice turbo6ato turbofan estatoreator

8 ,.O man<metro do &leo lubrificante um instrumento que mede presso: a) b) c) d) absoluta relativa absoluta ou relativa baromtrica

814.Bo sistema de in6eo na cmara! o l1quido refrigerante in6etado atravs de: a) b) c) d) queimador in6etor compressor pulveri.ador

8 0.Os man<metros de presso absoluta so geralmente graduados em >9J. a) b) certo errado presso de

817.Bo motor $ 6ato poss1vel os sistemas de partida e de ignio funcionando independentes um do outro a) b) c) d) certo errado s& em cru.eiro na decolagem

8 2.O man<metro de admisso do tipo: a) b) c) d)

presso absoluta presso relativa presso atmosfrica nen#uma das alternativas

818.O gelo que se forma na entrada de ar do motor $ reao causa: 8 4.Os man<metros de &leo so do tipo: a) b) c) d) aumento da P>E diminuio da P>E diminuio da temperatura nen#uma das alternativas a) b) c) d) presso relativa presso absoluta presso atmosfrica nen#uma das alternativas

8 :./s #lices dos motores turbo#lices so degelados por meio do sistema anti X gelo: a) b) c) d) eltrico pneum5tico #idr5ulico l1quido

8 7.Bos man<metros de presso absoluta as varia=es so medidas por uma *um): a) b) c) d) c5psula aner&ide tubo de 3ourdon c5psula calibrada nen#uma das alternativas

8 1./ formao de cristais de gelo no combust1vel dos motores $ reao ocorre principalmente quando o mesmo passa: a) b) c) d) 8 a) b) c) d) na bomba no filtro no transmissor no R(K ./ ventilao do motor $ reao um procedimento adotado para: eliminar o ar acumulado na c2amara eliminar o combust1vel acumulado nas cmaras esfriar o motor aquecer o motor de partida

8 8.Bos term<metros de presso de vapor usamos: a) b) c) d) c5psula aner&ide v5cuo tubo de 3ourdon nen#uma das alternativas

8':.O turbo de 3ourdon para medir bai+a presso feito de: a) b) c) d) ao platina ferro bron.e fosforoso

77

8'1.O tubo de 3ourdon para medir alta presso feito de: a) b) c) d) ao platina ferro bron.e fosforoso a

a) b) c) d)

dinmica decimal est5tica est5tica e dinmica

8,:.O veloc1metro trabal#a com presso: a) b) c) d) dinmica decimal est5tica est5tica e dinmica

8' .O term<metro que mede temperatura do &leo do tipo: a) b) c) d) eltrico termocouple termal presso de vapor

8,1.9e o furo dianteiro do tubo de pitot estiver entupido! o alt1metro e o veloc1metro no tero indicao. a) b) certo errado

8''.O contagiro ou tac<metro mede as rota=es por minuto do *a): a) b) c) d) ei+o da #lice ei+o de manivelas do motor pino do pisto nen#uma das alternativas

8, .>ara eliminar a 5gua no tubo de pitot e+iste um: a) b) c) d) dreno ar de impacto tubo nen#uma das alternativas

8',.O primeiro instrumento que indica fal#a do motor o: a) b) c) d) medidor de pot%ncia contagiros man<metro de &leo term<metro do v5cuo

8,'.O aquecimento do tubo de pitot feito por meio de: a) b) c) d) vapor db 5gua tubo de 3ourdon resist%ncia eltrica nen#uma das alternativas

8'0.O tac<metro mecnico tambm con#ecido por: a) b) c) d) tacomecnico contra X peso tac<metro centr1fugo nen#uma das alternativas

8,,./ pea fundamental do alt1metro a *o): a) b) c) d) indicao tubo de 3ourdon c5psula aner&ide nen#uma das alternativas

8'2.O tac<metro eltrico possui um volt1metro indicador de P>E que mede a voltagem do: a) b) c) d) gerador motor de partida ei+o da #lice nen#uma das alternativas

8,0.O veloc1metro mede a velocidade do avio em relao a *ao): a) b) c) d) solo velocidade da #lice rotao do ei+o do motor ar atmosfrico

8'4.O tubo de pitot fornece presso: a) b) c) d) est5tica dinmica atmosfrica est5tica e dinmica

8,2./ propriedade dos instrumentos giroc&picos que no permite a mudana de sua posio em seu ei+o! c#ama)seM a) b) c) d) endurance precesso firme.a nen#uma das alternativas

8'7.O alt1metro trabal#a com presso: a) b) c) d) dinmica decimal est5tica est5tica e dinmica

8'8.O indicador de subida e descida trabal#a com presso:

8,4.O rotor do instrumento girosc&pico imp=e uma resist%ncia $ fora que atua no sentido de fa.er que ele gire em torno do ei+o #ori.ontal! portanto

77

permitindo que este s& ven#a a girar em torno do ei+o vertical. -sta propriedade! c#ama)se: a) endurance b) precesso c) firme.a d) nen#uma das alternativas 8,7.O princ1pio de funcionamento do giro direcional o da: a) b) c) d) precesso rigide. firme.a nen#uma das alternativas

b)

errado

800.O per1odo estabelecido para revis=es do motor so recomendadas pelo: a) b) c) d) aeroclube fabricante do avio fabricante do motor nen#uma das alternativas

802.Qurante a inspeo! constatou)se que o cabo massa da c#ave de ignio est5 partido! assim: a) o motor no pode ser posto a funcionar no poss1vel regular)se a marc#a lenta do motor no se pode parar o motor pela ignio o motor trabal#a acelerado para

8,8.Kma curva $ direita feita compensadamente far5 com que o inclin<metro * bolin#a ) permanea: a) b) c) d) $ direita $ esquerda no centro nen#uma das alternativas

b) c) d)

804.O per1odo recomend5vel substituio das velas de: a) b) c) d) ,:: #oras 1:: #oras :1: #oras 1::: #oras

80:.>ara a inspeo de peas no ferrosas! a fim de se verificar se as mesmas esto rac#adas! usa)se o processo de ensaio no destrutivo: a) b) c) d) ultrasom raio ^ l1quidos penetrantes todos os citados

807.9e uma bola de borrac#a ou be+iga c#eia de ar for furada! a sa1da do ar fa. a mesma mover)se seguindo o princ1pio de: a) b) c) d) ao reao inrcia ao e reao

801.>ara inspeo de cmara de combusto sem ser necess5rio desmontar o cilindro! usa)se o aparel#o c#amado: a) b) c) d) borosc&pio calibre anem<metro paqu1metro

808.9e a bola ou be+iga da pergunta anterior fosse colocada no v5cuo! no #averia movimento da mesma: a) b) c) d) certo errado verticalmente #ori.ontalmente

80 .>ara a verificao das dimens=es de ei+os! pinos! mancais e buc#as! usa) se: a) b) c) d) micr<metro calibrador telesc&pio deflect<metro borosc&pio

82:./ funo do compressor no motor $ reao a de fornecer ao mesmo: a) b) c) d) combust1vel ar combust1vel ar gases

80'./ manuteno preventiva tem por finalidade a recuperao de um equipamento ou de uma pea que fal#ou em seu funcionamento. a) b) certo errado

821.O compressor de um motor $ reao acionado ap&s a partida! por meio de: a) b) c) d) motor eltrico outro compressor turbina pisto

80,./ inspeo visual aquela feita somente a ol#o nu: a) certo

77

82 .O motor $ 6ato um motor em que as fases operacionais ocorrem simultaneamenteM desse modo no #5 tempo motor: a) b) c) d) certo errado no compressor na cmara

a) b) c) d)

cmara de combusto compressor arranque outra turbina

841./ velocidade dos gases queimados diminui na turbina! porm aumentada: a) b) c) d) no tubo de descarga no bocal propulsor no compressor na turbina

82'./ partida do motor dada por meio de um arranque que move: a) b) c) d) turbina cmara de compresso compressor compressor e turbina

82,./ unidade respons5vel pela admisso de ar para o motor $ 6ato : a) b) c) d) turbina compressor arranque cmara de combusto

84 ./ Lrao que propulsiona o avio aparece nos motores $ 6ato puro devido $ velocidade de sa1da dos gases. a) b) c) d) certo na cmara errado no compressor

820.Qurante o v<o! o ar admitido por meio de: a) b) c) d) compressor presso de impacto compressor e presso de impacto turbina

84'./ssinalar os motores que no podem funcionar fora da atmosfera: a) b) c) d) turbo 6ato e foguete foguete e turbofan turbo#lice e foguete turbo#lice e turbofan

822.Qei+ando o compressor! o ar vai para: a) b) c) d) turbina descarga cmara de combusto outro compressor

84,.O turbo#lice um motor cu6a fora propulsora obtida e+clusivamente pelos gases de escapamento: a) certo b) errado c) em decolagem d) em cru.eiro 840.Bos motores turbo6ato de compressor duplo! o ar passa primeiro: a) b) c) d) no compressor de alta no compressor de bai+a na cmara na turbina

824./ queima da mistura combust1vel na cmara de combusto ! durante a partida do motor! reali.ada: a) espontaneamente b) por centel#a c) por calor da cmara d) por alta presso 827.Os gases queimados! quando saem da cmara de combusto vo para: a) b) c) d) compressor descarga turbina radiador

842.-m um motor turbo6ato de compressor duplo! o acionamento dos compressores feito por: a) b) c) d) um ei+o ei+os conc%ntricos dois ei+os tr%s ei+os

828.Qepois da turbina os gases vo para: a) b) c) d) compressor cmara tubo de descarga regulador 844./ fora propulsiva produ.ida por um motor turbo#lice parte pela ao da #lice e parte pelos gases! na proporo de: a) b) c) #lice :S e gases 1::S #lice :S e gases 7:S gases 1:S e #lice 8:S

84:./ turbina movida por meio dos gases queimados e movimenta:

77

d)

gases 7:S e #lice ,:S

847.Bo motor turbo#lice! a #lice tem em relao ao compressor! velocidade: a) b) c) d) menor maior igual dupla

a) b) c) d)

cont1nua intermitente retarda lenta

872./s v5lvulas instaladas na parte dianteira do motor pulso6ato so abertas: a) no in1cio da queima da carga combust1vel durante a queima da carga combust1vel no fim da queima da carga combust1vel quando os gases queimados saem do motor

848./s p5s de um motor turbofan so em relao $ #lice de turbo#lice! com velocidade: a) b) c) d) maiores menores iguais dupla

b) c) d)

87:./s p5s de um turbofan giram em relao $ #lice de turbo#lice! com velocidade: a) b) c) d) igual maior menor tripla

874.O motor pulso6ato pode comear a funcionar quando estiver est5tico! desde que l#e se6a entregue: a) ar e combust1vel b) ar comprimido c) ar comprimido e combust1vel d) combust1vel 877.Qurante o funcionamento do motor pulso6ato! a queima da carga combust1vel feita por meio de: a) b) c) d) velas queimadores auto combusto centel#a

871./ quantidade de ar que as p5s de um motor turbofan pu+a maior do que a pu+ada pelo compressor do motor turbo6ato. a) b) c) d) certo errado em decolagem em cru.eiro

878.O motor $ reao que necessita estar se deslocando para poder iniciar o funcionamento o: a) b) c) d) pulso6ato turbo#lice estatoreator turbofan

87 .O ar que o motor turbofan pu+a entregue: a) b) c) d) totalmente ao compressor $ cmara parte ao compressor $ turbina

87'.Bo motor turbofan quem aumenta a trao : a) b) c) d) $ turbina o ar das p5s desviado ao compressor o ar que vai ao compressor a velocidade dos gases queimados

88:.O foguete no precisa de ar para queimar o seu combust1vel por que carrega o+ig%nio ou capa. de atravs de uma reao qu1mica produ.i)lo: a) b) c) d) certo errado depende da altitude depende do tipo de foguete

87,.O tipo de turbofan mais encontrado na aviao o de ventoin#a: a) b) c) d) na turbina na frente lateral vertical

881./ unidade de medida da corrente eltrica : a) b) c) d) volt flu+o ampre [att

870.O motor pulso6ato tem este nome porque a queima do combust1vel no seu interior :

88 .9e um guindaste eleva uma carga de ''::: lb! $ altura de 1: ps! no tempo de 1 minuto! di.)se que este

77

guindaste desenvolve a pot%ncia de: a) b) c) d) 1 G> 1: G> ''::: G> :!1 G>

d)

centr1fuga

888.-m v<o! a trao que o motor desenvolve con#ecida! por trao: a) b) c) d) dinmica est5tica flu1da l1quida

88'./ unidade de pot%ncia G> eqCivale a: a) b) c) d) 00: lb 00: lb ps 00: lb ps@min 00: lb ps@s

1:::. Km corpo preso por um cordo girado. 9e o cordo for solto o con6unto corpo cordo desloca)se devido a fora: a) b) c) d) centr1peta de inrcia centr1fuga de atrito

88,.Km ob6eto feito de n1quel! pesando uma grama! necessita de :!1:8 calorias gramas para que sua temperatura aumente de 1c(. / quantidade de calor :!1:8 con#ecida por: a) b) c) d) calor de combusto calor espec1fico temperatura espec1fica densidade

1::1. / capacidade que um motor $ reao tem de absorver ob6etos abandonados em sua vi.in#ana! c#ama)se: a) b) c) d) indigesto ingesto presso trao

880.Km motor $ reao desenvolve a trao de l:.::: lb! consumindo 0::: lb por #ora de combust1velM o seu consumo espec1fico ser5: a) b) c) d) :!0 lb@#r.lb lb@#r.lb 1 lb@#r.lb :!0 lb

1:: . ;uando se multiplica 1 [att + 1: segundos! obtm)se: a) b) c) d) 1: [att 1: 6oule 1 [att 1 6oule

882.Km motor com consumo espec1fico de :!0 Jb.@#r.lb! desenvolve uma trao de 7.::: lbM seu consumo #or5rio ser5 de: a) b) c) d) ,.::: lb .::: lb 7.::: lb ,.::: lb

1::'. ;uando na partida de um motor $ reao a P>E no atinge o seu limite m1nimo! di.)se que a partida : a) b) c) d) fraca abortada quente fria

884.;uando a velocidade rotacional de um motor ultrapassa o limite m5+imo de P>E di.)se que o motor: a) b) c) d) acelerou desacelerou normali.ou disparou

1::,. ;uanto se multiplica a massa de um corpo pela velocidade que o mesmo desenvolve! obtm)se: a) b) c) d) quantidade de velocidade presso trao quantidade de movimento fora por

887.;uando um avio com motor $ reao estiver freiado! a trao que o desenvolve nesta situao con#ecida por trao: a) b) c) l1quida est5tica dinmica

1::0. O produto de uma distncia c#ama)se: a) b) c) d) torque presso acelerao velocidade

77

1::2. Km avio que voa a velocidade de :!7 Eac#! tem velocidade em relao ao som: a) b) c) d) inferior superior igual muito superior

a) b) c) d)

7::1 7:1 1:1: 1::1

1:1,. O consumo espec1fico de um motor aumenta quando a ta+a de compresso do seu compressor: a) b) c) d) aumenta diminui duplica oscila

1::4. / velocidade de um avio superior $ velocidade do som! vale Eac#: a) b) c) d) :!' 1 )

1:10. Os tipos de compressores mais usados nos motores $ reao so: a) b) c) d) Poot e a+ial /+ial de pisto (entr1fugo e a+ial e+centr1fugo do o

1::7. ;uando um foguete est5 com velocidade seis ve.es $ do som! di.)se que tem velocidade: a) b) c) d) s<nica supers<nica #ipers<nica trans<nica

1:12. / principal vantagem compressor a+ial sobre compressor centr1fugo : a) b) c) d) maior ta+a frontal maior ta+a de compresso menor ta+a de compresso maior arrasto

1::8. / unidade de medida para fora eletro motri. *f.e.m.) : a) b) c) d) volt o#m ampdre [att

1:1:. / velocidade de um m&vel *avio ou foguete) relacionada com a velocidade do som! recebe o nome de: a) b) c) d) ra.o da compresso nImero de Eac# nImero de PeDnolds trao

1:14. (omparando)se as tra=es de dois motores com compressores! um centr1fugo e outro a+ial! de mesmas caracter1sticas! o motor de compressor a+ial teria empu+o em relao ao outro: a) b) c) d) menor igual duplo maior

1:11. -m um recipiente indeform5vel! pode)se colocar uma massa de ar que depende de: a) b) c) d) sua presso sua viscosidade seu calor espec1fico sua porosidade

1:17. O compressor centr1fugo tem sobre o compressor a+ial a vantagem de: a) b) c) d) maior facilidade de fabricao menor 5rea frontal maior custo menor consumo espec1fico

1:1 . / finalidade do compressor nos motores a 6ato : a) b) entregar ar comprimido $ turbina fornecer $ cmara a mistura ar combust1vel c) fornecer $ cmara ar comprimido d) acionar a turbina 1:1'. / ta+a de compresso de um compressor cu6a presso de admisso se6a de 7 pol. de mercIrio e a presso na sa1da do mesmo 7: pol. de mercIrio :

1:18. /s principais peas que comp=em o con6unto do compressor centr1fugo so: a) b) c) d) estator e difusor rotor e estator ventoin#a e difusor difusor e rotor

1: :. / funo da ventoin#a no con6unto do compressor centr1fugo : a) b) aumenta a velocidade do ar diminui a energia cintica do ar

77

c) d)

transforma a velocidade do ar em presso suprir o combust1vel $ cmara

d)

divergente

1: 7. /s ventoin#as e carenadas so aquelas que apresentam: a) b) c) d) maior menor fuga do ar menor folga entre c5rter e ventoin#a menor rendimento a+iais so

1: 1. / ventoin#a do con6unto compressor centr1fugo acionada por meio de: a) b) c) d) 1: a) b) c) d) turbina compressor au+iliar cmara gases . / velocidade do ar transformada em presso no ou na: cmara coletor difusor entrada do compressor

1: 8. Os compressores constru1dos com: a) b) c) d) um est5gio v5rios est5gios com um rotor tr%s est5gios

1:':. /s partes que constituem o con6unto do compressor a+ial so: a) b) c) d) rotor e bomba rotor e estator difusor e bomba ventoin#a e rotor

1: '. / compresso do ar por meio do con6unto do compressor centr1fugo conseguida transformando)se energia: a) b) c) d) calorifica em mecnica cintica em calor1fica mecnica em eltrica cintica em energia de presso

1:'1. /s p5s do rotor giram! durante o funcionamento do motor! entre as: a) b) c) d) pal#etas do rotor pal#etas do difusor turbinas pal#etas do estator

1: ,. Bos compressores centr1fugos uma parte da compresso e conseguida tambm na: a) b) c) d) ventoin#a tubulao na entrada na cmara

1:' . Km est5gio de compresso do compressor a+ial formada por: a) b) c) d) uma carreira de p5s do rotor uma carreira de pal#etas do estator uma carreira de p5s do rotor e uma do estator duas carreiras de p5s do rotor

1: 0. / limitao de velocidade tangencial ou perifrica para os compressores centr1fugos por causa da: a) b) c) d) 1: presso do ar temperatura do ar resist%ncia do material da ventoin#a resist%ncia do material do difusor 2. / efici%ncia de um compressor funo da folga entre ventoin#a e c5rter! que deve ser a m1nima poss1vel para se evitar: aquecimento do ar fugas de presso atrito alto interfer%ncia entre o difusor e a ventoin#a

1:''. / ta+a de compresso elevada dos compressores a+iais! conseguida com: a) b) c) d) duas carreiras de p5s do rotor e estator diversas carreiras de p5s do rotor muitas carreiras de pal#etas do estator muitas carreiras de p5s do rotor e do estator

a) b) c) d)

1:',. Ba entrada do compressor a+ial e+istem aletas diretoras com a funo de: a) b) c) aumentar a ta+a d compresso orientar o ar para o segundo est5gio de compresso orientar a ar para o primeiro est5gio de compresso diminuir o flu+o de ar

1: 4. /s pal#etas da ventoin#a formam uma passagem especial que : a) b) c) paralela convergente convergente divergente

d)

77

1:'0. /s aletas diretoras dos compressores a+iais so! em alguns motores! m&veis. O ngulo de posio das mesmas varia automaticamente conforme: a) b) c) d) a ta+a de compresso o flu+o do ar a temperatura da cmara a presso dos gases queimados

d)

aumentar a velocidade de ar para $s cmaras

1:, . / elevada efici%ncia dos compressores a+iais est5 baseada no flu+o uniforme de ar que o atravessa e na: a) b) c) d) alta ta+a de compresso por est5gio bai+a ta+a de compresso por est5gio variao de velocidade do ar no seu interior temperatura uniforme do ar

1:'2. /s pal#etas do compressor a+ial t%m comprimentos diferentes por causa de: a) b) c) d) diminuio de presso do ar aumento de volume do ar diminuio do volume de ar temperatura do ar

1:,'. >ara se conseguir ta+as de compresso alta nos compressores a+iais! no se usa muitos est5gios porque ocorreria: a) b) c) d) estol do compressor um elevado aumento de temperatura do ar aumento de volume diminuio de temperatura

1:'4. / velocidade do ar que atravessa um compressor a+ial praticamente: a) b) c) d) constante vari5vel dupla tripla

1:,,. / sangria do compressor a+ial e adotada com a finalidade de aliviar o mesmo! em certas condi=es operacionais! a fim de evitar)se: a) b) c) d) estol aumento de velocidade compresso difuso

1:'7. Bo compressor a+ial o aumento de presso obtido no: a) b) c) d) estator rotor rotor e no estator e+austor

1:'8. /lm da funo difusora! as pal#otas do estator servem tambm para: a) b) c) d) aumentar o desvio de direo do ar corrigir o desvio do ar das pal#etas do rotor aumentar a velocidade do ar redu.ir o flu+o do ar

1:,0. O compressor duplo comp=em)se de dois compressores! o primeiro de: a) b) c) d) alta presso e o segundo de bai+a presso bai+a presso e o segundo tambm alta presso e o segundo tambm bai+a presso e o segundo de alta presso

1:,:. / correo do flu+o de ar que sai das p5s! tem por finalidade fa.er com que o ar c#egue $s p5s do est5gio seguinte: a) b) c) d) com maior presso com menor presso em ngulo correto em ngulo maior do que no est5gio anterior

1:,2. Os componentes que comp=em o compressor a+ial t%m: a) b) c) d) acionamentos independentes o mesmo acionamento velocidades iguais mesmas dimens=es

1:,4. /s pal#etas do compressor de alta presso do con6unto do compressor a+ial duplo! em relao $s do compressor de bai+a presso! so: a) b) c) d) maiores menores iguais bem maiores

1:,1. / Iltima carreira de pal#etas do estator serve para: a) b) c) diminuir a presso do ar corrigir o desvio de direo do flu+o de ar turbil#onar o ar

77

1:,7. Bos motores com compressor a+ial duplo! o motor de arranque! na partida! gira: a) b) c) d) o compressor de bai+a presso o compressor de alta presso ambos qualquer um dos acimas

c) d)

1::S 7:S

1:00. O tipo de motor que tem as maiores temperaturas nos gases de escapamento : a) b) c) d) Lurbo ) 6ato Lurbo ) #lice Lurbo X ventoin#a Lodas as alternativas

1:,8. /s pal#otes dos compressores a+iais so constru1das tendo uma toro da rai. para a ponta! a fim de corrigir o: a) b) c) d) ngulo de sa1da do ar da p5 flu+o de ar ngulo de ataque da ar na p5 diferena de temperatura

1:02. Os motores com queima posterior tem temperatura elevad1ssima na descarga! por que queima combust1vel! nesta seo do motor! que se mistura com o ar: a) b) c) d) e+terno admitido que no passou na cmara de refrigerao de cmara vindo do reverso

1:0:. ;uando o flu+o de ar no compressor sofre uma queda de uniformidade! di.)se que #5 no mesmo: a) b) c) d) estol aumento de presso difuso ingesto

1:04. / parte do con6unto de descarga respons5vel pela produo : a) b) c) d) tubo bocal propulsor bocal retrovisor turbina

1:01. Bum motor em que #a6a formao de gelo na entrada de ar! pode ocorrer: a) b) c) d) estol difuso ingesto aumento de velocidade

1:07. Os gases do escapamento sem do motor com a mesma velocidade que entram. a) certo b) errado c) v5lida para os turbo X #lice d) nen#uma das alternativas 1:08. O bocal propulsor de um motor turbo ) 6ato tem a forma: a) b) c) d) divergente plana convergente / e 3 esto corretas

1:0 . ;uando um compressor estola! pode ocorrer com o motor: a) b) c) d) aumento de P>E vibrao diminuio de temperatura facilidade de acelerao

1:2:. ;uanto a velocidade dos gases de escapamento atingem a velocidade do som di.)se que o mesmo est5 bloqueado. >ara se poder aumentar a trao do motor necess5rio: a) b) c) d) diminuir a temperatura dos gases diminuir a sa1da dos gases aumentar a temperatura dos gases nen#uma das alternativas

1:0'. / sangria do compressor duplo normalmente reali.ada: a) b) c) d) no compressor de bai+a no compressor de alta entre os dois compressores na admisso

1:21. / maior fonte de ru1do em um motor a reao : a) b) c) d) gases de escapamento ar de admisso compressor / e 3 esto corretas

1:0,. Bos motores turbo ) #lice a percentagem de trao que a #lice desenvolve em relao a trao total desenvolvida pelo con6unto motor ) #lice de: a) b) :S 0:S

77

1:2 . Os supressores de ru1do usado nos motores a 6ato so usados para produ.ir: a) b) c) d) sa1da r5pida dos gases r5pida mistura dos gases quentes dificuldade na mistura dos gases quentes com ar nen#uma das alternativas

a) b) c) d)

ignio combust1vel ambos nen#uma das alternativas

1:4:. / designao dos combust1veis para motores a 6ato normalmente feito por letras e nImeros como: a) b) c) d) O> 1 > O> O

1:2'. O sistema de reverso! atualmente usado nos tubo ) 6ato o de lanamento dos gases de escapamento para a atmosfera: a) b) c) d) diretamente em ngulo de 8:\ em ngulo de ,0\ em ngulo de 17:\

1:41. /ssinalar as caracter1sticas principais de um combust1vel para motor a 6ato: a) b) c) d) alto poder calor1fico corros1vel bom poder lubrificante / e 3 esto corretas

1:2,. / P>E do con6unto compressor turbina controlada pelo sistema de: a) b) c) d) ignio combust1vel admisso lubrificao

1:4 . O combust1vel para motores a 6ato fabricado no 3rasil atualmente : a) b) c) d) O> 1 O> O> ' O> ,

1:20. / parada de um motor a 6ato conseguida por meio de sistema de : a) b) c) d) ignio admisso lubrificao combust1vel

1:4'. O poder calorifico de um combust1vel medido em: a) b) c) d) 3LK 3LK @ ?J3P/ 3LK @ N/?eO 3LK @ ?J3P/ OK 3LK @ N/?eO

1:22. / parada do motor feita pelo corte do combust1vel por meio de : a) b) c) d) acelerador desacelerador v5lvula especial acelerador e v5lvula especial

1:4,. O produto e+istente no combust1vel que respons5vel pelas suas qualidades corrosivas : a) b) c) d) #idrog%nio (arbono -n+ofre O+ig%nio

1:24. / v5lvula de corte e acelerador tem comando: a) b) c) d) separados Inico depende do tipo do motor todos os motores

1:27. Bos motores turbo ) #lice! o comando de passo da #lice feita por meio de comando independente do acelerador. a) b) certo errado

1:40. / 5gua e+istente no combust1vel pode pre6udicar o funcionamento do motor devido a mesma! sob certas condi=es prop1cias! vir a formar gelo no : a) b) c) d) filtro pulveri.ador queimador transmissor

1:28. >ara o motor no #5 restri=es quanto ao uso do combust1vel! entretanto! as limita=es de utili.ao dos mesmos so ditadas p%los componentes do sistema de:

1:42. / utili.ao de um combust1vel com elevado 1ndice de volatilidade no aconsel#5vel em vista de : a) b) c) perda pela ventilao dos tanques dificuldade de combusto perturbao no flu+o nas tubula=es

77

d)

/ e ( esto corretas

c) d)

engrenagens pist=es e engrenagem

1:44. / maior ou menor resist%ncia que um combust1vel possui para formar vapores medida por um 1ndice c#amado: a) b) c) d) nImero de 9aDbolt nImero de Peid poder calorifico 3 e ( esto corretas

1:7,. Bas bombas do tipo pisto o flu+o de combust1vel vari5vel por meio da variao de a) dimetro dos pist=es b) curso dos pist=es c) folga entre os pist=es e os cilindros d) viscosidade do combust1vel 1:70. /s bobas do tipo engrenagem tem o seu flu+o regul5vel por meio de variao de: a) b) c) d) dimetro das engrenagem dimetro das sedes das engrenagens v5lvula reguladora curso das engrenagens

1:47. 9e o combust1vel tiver como nImero de Peid o valor de 0 >9J o mesmo passar5 ao estado de vapor na temperatura de ,:\( para uma presso atmosfrica de: a) b) c) d) 1 >9J ,: >9J , >9J ,, >9J

1:72. O flu+o de combust1vel entregue pela unidade controladora aos queimadores varia conforme: a) b) c) d) presso atmosfrica P>E / e 3 esto corretas /titude do avio

1:48. >ara redu.ir as perdas de combust1vel que podem ocorrer por vapori.ao nos tanques! so adotados procedimentos tais como : a) b) c) d) pressuri.ao dos tanques com o+ig%nio pressuri.ao dos tanques com g5s inerte 3 e Q esto corretas isolamento trmico dos tanques

1:74. Bo sistema de controle do combust1vel do tipo controle de presso a sa1da da bomba controlada por meio de: a) b) c) d) v5lvulas / e ( esto corretas governador v5lvula bD ) pass

1:7:. /s bombas de combust1vel que alimentam a bomba principal so instaladas dentro dos tanques de combust1vel : a) b) certo errado

1:71. O flu+<metro um instrumento que tem por finalidade medir: a) b) c) d) consumo #or5rio consumo acumulado ambos / e 3 esto corretas

1:77. Qurante a acelerao do motor equipado com sistema de combust1vel com controle de presso! a unidade respons5vel pela correo do flu+o de combust1vel : a) b) c) d) acelerador governador v5lvula de controle da presso baromtrica queimador

1:7 . Os detectores de congelamento de combust1vel esto locali.ados na ou no : a) b) c) d) bomba tanque filtro R(K

1:78. /s varia=es da presso atmosfrica! que alteram a massa do ar so composta por meio da ao da: a) b) c) d) v5lvula de controle da presso baromtrica governador acelerador nen#uma das alternativas

1:7'. /s bombas principais do sistema de combust1vel so geralmente do tipo: a) b) paletas pist=es

1:8:. Bas acelera=es r5pidas no se tem um r5pido aumento do combust1vel entregue aos queimadores por causa da atuao de:

77

a) b) c) d)

governador controle de acelerao v5lvula de controle de presso baromtrica acelerador

se sempre p%los dois orif1cios in6etores: a) b) c) d) certo errado in6etor selecionador v5lvula seletora

1:81. / velocidade rotacional do con6unto compressor turbina! no pode ultrapassar os limites e P>E m5+ima! devido a ao de: a) b) c) d) acelerador governador controle de acelerao queimador

1:87. / seleo de fornecimento de combust1vel por um orif1cio ou por ambos feita por meio de uma v5lvula con#ecida pelo nome de: a) b) c) d) v5lvula seletora v5lvula governadora v5lvula de pressuri.ao in6etor selecionador

1:8 . / operao do governador reali.ado por meio do aumento de presso do combust1vel que sai: a) b) c) d) da bomba da v5lvula de controle de presso baromtrica do rotor da bomba do flu+ometro

1:88. O ar sangrado do compressor entregue ao queimador! tem por finalidade : a) b) c) d) evitar a formao de bol#as no combust1vel evitar dep&sito de carvo no queimador au+iliar a sa1da do combust1vel aliviar o compressor

1:8'. / atomi.ao do combust1vel na cmara reali.ado por: a) b) c) d) queimador governador acelerador todas as alternativas

11::. / pot%ncia que um motor a turbina desenvolve depende da densidade do ar admitido a) b) certo errado

1:8,. / energia de presso do flu+o de combust1vel no queimador transformada em energia cintica na: a) b) c) d) cmara de redemoin#o cmara sa1da do queimador turbina

11:1. / trao de um motor a turbina diminui quando a: a) b) c) d) temperatura diminui temperatura aumenta a presso aumenta / e 3 esto corretas

1:80. Os tipos de queimadores usados nos motores a 6ato so: a) b) c) d) simples comple+os duplo simples ou duplo

11: . / recuperao da perda de trao causada pela diminuio da densidade do ar pode ser conseguida por : a) b) c) aumento da temperatura do ar admitido diminuio da temperatura do ar admitido diminuio da temperatura do combust1vel 3 e ( esto corretas

1:82. O queimador do tipo simples foi abandonado porque o mesmo no atendia as e+ig%ncias de combust1vel do motor nos regimes de: a) b) c) d) alta P>E alta e bai+a P>E bai+a P>E / e ( esto corretas

d)

11:'. 9em a in6eo de 5gua a trao do motor turbo)6ato diminui quando a temperatura do ar for de : a) b) c) d) ': \ ( ,: \ ( '0\ ( 0\(

1:84. Bo queimador do tipo duplo a sa1da do combust1vel para queima fa.)

77

11:,. Bo caso de motor com in6eo de 5gua ! a pot%ncia comea a diminuir quando a temperatura do ar e+terna for de : a) b) c) d) 0( 0R '7 ( '7 R

a) b) c) d)

Lurbo ) #lice Lurbo ) 6ato /mbos / e ( esto corretas

111 . Bo sistema de in6eo na cmara ! o liquido refrigerante in6etado atravs de : a) b) c) d) ;ueimador Jn6etor (ompressor >ulveri.ador au+iliar

11:0. O motor a 6ato que sofre quedas de trao com a menor temperatura do ar e+terno o a) b) c) d) Lurbo ) Glice Lurbo ) Oato /mbos Ben#uma das alternativas

111'. O l1quido refrigerante do sistema de in6eo na cmara resfria : a) b) c) d) / mistura ar@ combust1vel O ar admitido O ar da .ona de combust1vel O combust1vel pulveri.ado

11:2. / in6eo de metanol permite apenas evitar)se a queda de pot%ncia do motor: a) b) c) d) (erto -rrado 9omente para os turbo ) #lice Ben#uma das alternativas

111,. O calor que o &leo lubrificante nos motores a reao absorve maior do que no caso dos motores a pisto: a) b) (erto -rrado

11:4. / in6eo de 5gua ou metanol feita somente na entrada do compressor: a) (erto b) -rrado 11:7. / in6eo de 5gua ou metanol na entrada do compressor causa : a) b) c) d) /umento da temperatura do ar admitido /umento da presso do ar admitido Qiminuio da temperatura do ar admitido /umento do flu+o de combust1vel

1110. O &leo lubrificante nos motores turbo) #lice tem alm da funo de lubrificao ! as seguintes fun=es: a) b) c) d) ( e Q esto corretas Pefrigerao das cmaras Hariar o passo da #lice -mbandeirar a #lice

1112. O &leo usado na lubrificao dos motores turbo) 6ato de : a) b) c) d) 3ai+a viscosidade /lta viscosidade Hiscosidade vari5vel / e 3 esto corretas

11:8. 9e em ve. de 5gua for usado metanol! Gaver5 aumento da temperatura na: a) b) c) d) (ompressor Lurbina Quto de admisso -m todos acima

1114. O &leo lubrificante nos motores turbo ) 6ato de bai+a viscosidade por que este tipo de motor: a) b) c) d) no tem peas com movimento alternativo tem peas com movimento linear tem muitas peas com movimento linear 3 e ( esto corretas

111:. / unidade reguladora de metanol recebe sinais que a fa.em operar! estes so: a) b) c) d) >resso do &leo lubrificante >resso atmosfrica 3 e Q esto corretas >resso do taqu1metro

1117. / utili.ao de &leo lubrificante com bai+a viscosidade facilita: a) b) c) d) partida em tempo quente refrigerao do motor partida em tempo frio troca de &leo

1111. O sistema de in6eo na cmara de combusto usado geralmente nos motores:

77

1118. >ara os motores turbo ) #lice! o &leo usado geralmente de viscosidade: a) b) c) d) bai+a mais alta do que dos turbo ) 6ato mais bai+a do que dos turbo ) 6ato vari5vel

a) b) c) d)

limal#a de bron.e limal#a de ao &leo su6o &leo com bai+a viscosidade

11 4. / v5lvula de contorno * bD X pass ) e+istente no filtro de presso de &leo! funciona no caso de: a) b) c) d) entupimento funcionamento deficiente das bombas o &leo estar frio ser usado &leo de bai+a viscosidade

11 :. Os tipos de sistemas de lubrificao usado nos motores a 6ato so: a) b) c) d) imerso recirculao consumidor misto

11 7. Os rolamentos dos motores a reao so lubrificados por meio de: a) b) c) d) imerso presso 6ato atravs de furo calibrado nvoa

11 1. ;uanto ao modo de arrefecimento do &leo lubrificante! o sistema de lubrificao classificado em: a) b) c) d) 11 decantador Imido decantador mol#ado decantador seco e decantador mol#ado pressuri.ado . O processo de verificao de qualidade de &leo no tanque geralmente uma vareta onde esto graduadas as quantidades de &leo a serem repostas para completar o tanque: certo errado

11 8. O orif1cio calibrado! por onde o &leo lanado nos rolamentos! tem por funo: a) b) c) d) distribuio uniforme do &leo limitao de flu+o regulagem de viscosidade / e 3 esto corretas

11':. Os rolamentos do motor que recebem maior quantidade de &leo so: a) b) c) d) os do compressor de alta os do compressor de bai+a os da turbina os da cmara

a) b)

11 '. /s bombas usadas no sistema de lubrificao do tipo: a) b) c) d) pisto centrifugo pal#etas engrenagens

11'1. Os radiadores de &leo dos motores turbo X 6ato so resfriados por: a) b) c) d) 5gua ar &leo combust1vel

11 ,. Bos sistemas de lubrificao dos motores a 6ato a bomba de presso tem relao a de recuperao: a) b) c) d) a mesma capacidade menor capacidade maior capacidade / e 3 esto corretas

11' . O sistema de lubrificao do tipo consumidor no pode ser usado em motores de curto funcionamento: a) b) certo errado

11 0. /s fun=es da v5lvula de al1vio so: a) b) c) d) evitar aumento e+cessivo da presso compensar as varia=es de viscosidade do &leo aliviar a presso no radiador / e 3 esto corretas

11''. Qurante a partida de um motor turbo X 6ato a unidade que se move : a) b) c) d) compressor somente turbina somente compressor e turbina cmara

11 2. O e+ame dos bu6=es magnticos permite saber se o motor tem:

77

11',. Bo motor a 6ato poss1vel os sistemas de partida e ignio funcionarem independentes um do outro: a) b) certo errado

a) b)

certo errado

11, . Km motor de partida que lana o ar diretamente nas p5s do compressor seria classificado como sendo do tipo: a) b) c) d) eltrico #idr5ulico pneum5tico mecnico

11'0. O controle do sistema de partida permite: a) b) c) d) girar apenas o motor fa.er o reaquecimento em v<o / e 3 esto corretas cortar o flu+o de combust1vel

11'2. >ara o acionamento inicial do con6unto compressor X turbina usa)se arranques de diversos tipos como: a) b) c) d) mecnico eltrico pneum5tico /! 3 e ( esto corretas

11,'. ;ualquer que se6a o tipo de arranque assim que o compressor comea a girar o arranque desacoplado: a) b) certo errado

11'4. Os arranques eltricos alimentados com corrente continua so sempre de bai+a voltagem: a) b) certo errado

11,,. / ignio dos motores a 6ato t%m uma regulagem de ignio! isto ! a centel#a s& ocorre para uma determinada posio do ei+o do compressor: a) b) c) d) certo errado somente no turbo X 6ato somente no turbo X #lice

11'7. Os arranques eltricos no so ligados ao circuito de corrente continua do avio ou do solo! #5 um limitador de corrente que : a) b) c) d) condensador transistor reles resist%ncias e reles

11,0. / 5rea da centel#a nas velas dos motores turbo X 6ato ou turbo X #lice! em relao a dos motores a pisto! : a) b) c) d) menor igual maior regul5vel

11'8. O acoplamento do motor de arranque com o ei+o do compressor e turbina no feito diretamente! entre eles #5 um: a) b) c) d) condensador redutor de velocidade ampliador de velocidade dis6untor

11,2. O isolante na e+tremidade das velas que vai dentro da cmara tem um material semi X condutor para facilitar o salto da centel#a pois forma um camin#o de: a) b) c) alta resist%ncia bai+a resist%ncia bai+a condutncia

11,:. /s grandes vantagens do arranque pneum5tico sobre os outros so: a) b) c) d) pouco peso muito peso simplicidade / e ( esto corretas

11,4. / unidade usada na alimentao da vela : a) b) c) acionada diretamente pelo motor acionada por motor au+iliar est5tica

11,7. Bo sistema de ignio dos avi=es a 6ato a disposio normal : a) b) c) d) uma cai+a alimentando duas velas duas cai+as alimentando uma vela uma cai+a alimentando uma vela duas cai+as alimentando cada uma a sua vela

11,1. / fonte au+iliar de pot%ncia que alguns avi=es possuem mais con#ecidas por />K dispensa o uso de au+1lio de solo para a partida do motor:

77

11,8. / cai+a de ignio mais em uso na aviao a reao de descarga: a) b) c) d) indutiva resistiva eletrost5tica capacitiva

1102. O gelo depositado nas #lices dos avi=es turbo X #lice causam: a) b) c) d) balanceamento da #lice diminuio de temperatura do ar admitido desbalanceamento da #lice aumento de trao

110:. / energia eltrica continua! antes de ser entregue ao condensador das cai+as de ignio! : a) b) c) d) transformada pulsada retificada amplificada

1104. O sistema para evitar as a=es pre6udiciais do gelo nos motores : a) b) c) d) degelo anti X gelo pneum5tico anti X gelo trmico degelo com 5lcool

1101. / freqC%ncia de centel#amento da vela causada por: a) b) c) d) condensador vibrador retificador resist%ncia

1107. /s partes dos motores turbo X 6ato onde #5 maior possibilidade de formao de gelo so: a) b) c) d) montantes aletas guias do compressor / e 3 esto corretas turbina

110 . O sistema de ignio de ' 6oule satisfa. a operao normal do motor! porm! para a operao de emerg%ncia necess5rio um sistema de maior energia com: a) b) c) d) 2 6oule 2 [att 1 6oule ': 6oule

1108. >ara degelar as aletas e montantes usa)se passar em seus interiores: a) b) c) d) ar quente da turbina ar e+terno combust1vel quente ar quente sangrado do compressor

110'. Kma partida em que a temperatura da turbina ultrapasse o limite m5+imo permiss1vel c#ama)se partida: a) b) c) d) quente abortada falsa reportada

112:. ;uando o sistema anti X gelo posto em funcionamento a trao do motor diminui devido: a) b) c) d) resfriamento do ar pelo gelo resfriamento do compressor aquecimento do ar admitido / e 3 esto corretas

110,. 9e a inflamao da carga combust1vel no ocorrer dentro do per1odo de tempo recomend5vel a partida dita ser: a) b) c) d) quente abortada falsa reportada

1121. /s #lices dos motores turbo X #lice so degeladas por meio do sistema anti X gelo: a) b) c) d) eltrico pneum5tico #idr5ulico a l1quido

1100. O gelo que se forma na entrada de ar do motor causa: a) b) c) d) aumento de P>E diminuio de P>E diminuio de temperatura do g5s de escapamento diminuio da temperatura do ar admitido

112 . Os sistemas de degelo eltrico fornecem energia eltrica! em per1odos de tempos! aos diversos componentes que se dese6a degelar! assim quando a temperatura e+terna for muito bai+a usa)se o ciclo: a) b) c) d) r5pido lento qualquer um nen#uma das alternativas

77

112'. / formao de cristais de gelo no combust1vel ocorre principalmente quando o mesmo passa: a) b) c) d) na bomba no filtro no transmissor no R(K

a) b) c) d)

ar ar @ combust1vel combust1vel nen#uma das alternativas

114 . Bos motores turbo X #lice! para a variao de pot%ncia! necess5rio controlar)se: a) b) c) d) admisso de ar passo de #lice somente passo de #lice e ar passo de #lice e combust1vel

112,. / formao de gelo na entrada do motor mais f5cil de acontecer nos motores equipados com compressor: a) b) a+ial centr1fugo

114'. / parada dos motores a 6ato feita por corte: a) b) c) d) da ignio da admisso de ar de combust1vel do arranque

1120. Lodas as foras que aparecem nas partes constituintes do motor atuam no mesmo sentido: a) b) certo errado

1122. /s foras que aparecem nas partes internas dos motores a 6ato so devido a variao de: a) b) c) d) presso tempo movimento quantidade de movimento

114,. / trao de um motor turbo X 6ato medida por diferencial de presso compara as press=es: a) b) c) d) dos gases e do ar de admisso do ar de admisso e do ar e+terno do combust1vel e do ar admitido do combust1vel e dos gases de escapamento

1124. / quantidade de movimento no interior dos motores a 6ato aparecem devido a variao de: a) b) c) d) presso velocidade 3 e Q esto corretas massa

1140. >ara os motores turbo X #lice a trao medida por meio de um taqu1metro: a) b) certo errado

1127. / trao proveniente somente do compressor atua no sentido da descarga: a) b) certo errado

1142. Bos motores turbo X #lice a #lice gira com maior velocidade do que o compressor: a) b) certo errado

1128. / fora de trao que aparece na turbina e no bocal propulsor atuam no sentido da descarga: a) b) certo errado

1144. O taqu1metro usado nos motores turbo X #lice medem o torque reao: a) b) c) d) da #lice dos satlites do con6unto redutor da engrenagem e+terna do ei+o do compressor

114:. (om o queimador posterior a trao no bocal propulsor : a) b) c) d) aumentada diminu1da inalterada a6ustavel

1147. / outra funo do sistema medidor de torque no turbo X #lice alm da de medir o torque do motor : a) b) c) d) permitir saber as P>E do motor ( e Q esto corretas comandar o embandeiramento autom5tico da #lice comandar a in6eo de 5gua

1141. O aumento ou diminuio de trao reali.ado pelo operador pelo controle da admisso de:

77

1148. O taqu1metro mede em um motor com compressor duplo a velocidade do compressor de: a) b) c) d) alta presso bai+a presso ambos nen#uma das alternativas

a) b)

certo errado

1174. Os componentes do sistema de &leo e combust1vel que ficam 6unto ao motor esto locali.ados pr&+imo: a) b) c) d) a cmara a turbina ao compressor a descarga

117:. Os motores turbo X 6ato que no so controlados pela P>E! o taqu1metro tem por funo controlar o e+cesso de velocidade de P>E de partida: a) b) certo errado

1177. / ventilao da regio entre o motor e as carenagens feita por meio de ar: a) b) c) d) admitido pelo motor sangrado do compressor de refrigerao da cmara usado na refrigerao

1171. >ara se medir a temperatura dos gases de escapamento adota)se term<metros do tipo: a) b) c) d) l1quido gases eltrico par termo X eltrico

1178. Os drenos das diversas bombas acionadas pelo motor tem comunicao com os tanques: a) b) certo errado

117 . / medio da temperatura dos gases de escapamento feita: a) b) c) d) na entrada da turbina na sa1da do compressor na sa1da da turbina na sa1da da cmara

118:. Os alarmes falsos que ocorrem no sistema detetor de fogo so causados por: a) b) c) d) umidade vapor ar / e 3 esto corretas

117'. >ara a medio da temperatura dos gases de escapamento usa)se somente um par termo X eltrico: a) b) certo errado

1181. Os detetores funcionam na base de variao de: a) b) c) d) resist%ncia trmica voltagem e impedncia temperatura presso

117,. /s press=es e temperatura do &leo so transmitidas ao instrumento medidor: a) b) c) d) #idraulicamente pneumaticamente eletricamente mecanicamente

118 . /ssim que o sistema de e+tino do fogo posto a funcionar o alarme na cabina para: a) b) certo errado

1170. O medidor de va.o ou flu+<metro do combust1vel consumido pelo motor mede o flu+o no circuito de: a) b) c) d) alta presso bai+a presso media presso regul5vel

118'. Lo logo cesse! pode)se dar nova partida no motor pois no #5 mais perigo de ocorrer fogo: a) b) certo errado

1172. / temperatura do ar admitido normalmente medida por uma aparel#agem cu6o elemento sens1vel a variao de presso esta locali.ado na entrada do compressor:

118,. Os produtos qu1micos usados para e+tino dos inc%ndios so: a) b) c) d) freon ( e Q esto corretas metil X bromido compostos de freon

77

d) 1180. /s garrafas que contm o produto e+tintor ficam locali.adas 6unto do motor! isto ! nas suas carenagens: a) b) certo errado

com a ignio e o combust1vel cortados

1 :'. ;ual o instrumento mais usado para medir uma viscosidade" a) b) c) d) >ascal Qestilador 9aD 3olt / e 3 esto corretas

1182. O sistema de deteco do superaquecimento so instalados: a) b) c) d) na turbina no compressor na descarga na entrada de ar

1 :,. ;ual flu1do #idr5ulico mais usado na aviao comercial" a) b) c) d) vegetal mineral sAD drol sinttico

1184. Os motores a turbina devem ser testados antes de cada v<o: a) b) certo errado

1 :0. ;ual o componente que integra o reservat&rio #idr5ulico" a) b) c) d) visor bocal de enc#imento lin#a de retorno /! 3 e ( esto corretas

1187. /s .onas perigosas pr&+imo ao avio quando o motor estiver sendo girado : a) b) c) d) na frente atr5s na frente e atr5s nem na frente nem atr5s

1 :2. ;ue tipo de bomba #idr5ulica mais usada nos motores a reao" a) b) c) d) rotor pal#eta pisto engrenagem / funo de um acumulador :

1188. / 5rea pr&+ima ao avio cu6o o motor ser5 posto a funcionar deve ser limpa e livre de equipamentos: a) b) c) d) certo errado v5lido s& para turbo X #lice v5lido s& para turbo

1 :4. a) b) c) d)

1 ::. O e+ame da entrada de ar do motor para verificao de que no #5 qualquer ferramenta ou ob6eto esquecido para evitar: a) b) c) d) e+austo perigo de perder a ferramenta a ferramenta poder5 amassar o avio ingesto

au+iliar o reservat&rio proteger o sistema #idr5ulico amortecer as oscila=es surgidas no sistema suprir presso nas lin#as do con6unto de freio

1 :7. abastecimento do acumulador feito com: a) b) c) d) ar comprimido o+ig%nio nitrog%nio #idrog%nio

1 :1. / ventilao do motor um procedimento adotado para: a) b) c) d) eliminar o ar acumulado nas cmaras eliminar o combust1vel acumulado nas cmaras esfriar o motor aquecer o motor na partida

1 :8. ;ual a funo dos cilindros atuadores" a) b) c) transformar energia transformar fora mecnica em energia transformar energia! forma presso #idr5ulica em fora mecnica transformar fora mecnica

1 : . Qurante o processo de ventilao o motor acionado pelo arranque com: a) b) c) a ignio desligada a ignio ligada o combust1vel cortado

d)

1 1:. ;ual a principal funo da v5lvula seletora"

77

a) b) c) d)

direcionar o flu+o para au+iliar o reservat&rio controlar a direo do movimento de uma unidade atuadora manter a presso do sistema #idr5ulico do trem de pouso /!3 e ( esto corretas

1 17. ;ual a unidade que protege o sistema #idr5ulico" a) b) c) d) v5lvula reguladora v5lvula de al1vio v5lvula restritor v5lvula seletora

1 11. ;ual a unidade que limpa o flu1do #idr5ulico e protege contra part1culas estran#as" a) b) c) d) reservat&rio v5lvula relife filtros acumuladores

1 18. Knidade que o reservat&rio tem contra su6eiras e part1culas estran#as: a) b) c) d) 1 a) b) c) d) 1 a) b) reservat&rio filtros de alta presso filtros de retorno filtros do sistema de proteo da bomba #idr5ulica :. ?ibras polegada quadrado :

1 1 . ;ual o componente b5sico de um sistema #idr5ulico" a) b) c) d) bombas #idr5ulicas filtros reservat&rios atuadores ?in#as de alta presso:

FPR >9J ?39R >9J/ 1. /s bombas #idr5ulicas usada na aviao so: bomba do tipo engrenagem! bomba do tipo rotor! bomba do tipo v5cuo! bomba do tipo vapor bomba do tipo engrenagem! bomba do tipo rotor! bomba do tipo pal#eta! bomba do tipo pisto bomba do tipo presso! bomba do tipo pal#eta! bomba do tipo rotor bomba do tipo v5cuo! bomba do tipo mecnica! bomba do tipo pisto . (omo identificar uma lin#a #idr5ulica na sua cor: vermel#o e a.ul amarelo! a.ul e verde amarelo e a.ul a.ul e verde '. ;uais so os dispositivos elementares para sua regulagem de presso" uma v5lvula de retorno! um regulador e um medidor de flu1do um v5lvula baD pass! um regulador e um medidor de presso uma v5lvula de al1vio! um regulador e um medidor de presso uma v5lvula de al1vio! um regulador de fluido e um medidor de presso ,. Kma v5lvula de al1vio usada para limitar a quantidade de: fluido ar e fluido presso

1 1'. a) b) c) d)

1::: psi ::: psi 0:: a 0:: psi '::: psi

1 1,. Rluido #idr5ulico 5 base de mineral: c) a) b) c) d) EJ? X G X 42,, EJ? X G X 02:2 9F@>PO? / e 3 esto corretas / funo da v5lvula unidirecional a) b) c) d) 1 d) 1 1 10. : a) b) c) d)

manter flu+o constante direcionar flu+o para unidade direcionar flu+o para ambos os lados segurar a presso para sistema dese6ado

1 12. ;ual a presso nominal do sistema #idr5ulico! usado na aviao comercial" a) b) c) d) 17:: psi :: psi 0::: psi '::: psi

a) b) c) d)

1 14. ;uando o avio est5 no solo com motores parado! qual tipo de bomba #idr5ulica que se pode usar" a) b) c) d) bomba mecnica bomba rotor bomba eltrica bomba pal#eta

1 a) b) c)

77

d) 1 a) b) c) d) 1 a) b) c) d) 1

presso! fluido e ar 0. ;uando os freios pneum5ticos de emerg%ncia so acionados o ar: sobe a media presso fica com bai+a presso no tem presso sobe a alta presso 2. O r5dio na aeronave possui fun=es de: comunicao somente de comunicao comunicao e navegao somente navegao 4. >odemos dividir as freqC%ncias de r5dio na gama eletromagntica em ordem crescente como: GR! KGR! ?R HGR! 9GR! KGR ?R! ER! HGR GR! HGR! KGR 7. Km sistema de comunicao deve conter os seguintes elementos: transmissor! receptor! antena! microfone e fonte transceptor! antena! microfone! fonte e cablagem receptor! cablagem! antena! microfone e fonte transceptor! fonte! cablagem e antena 8. /ssinale a alternativa verdadeira:

a) b) c) d)

HOP! /QR! HOPL/( Jnrcial! HOP! J?9 Ronte! microfone! r5dio X alt1metro / e 3 esto corretas 9obre o /QR:

1 ' . a) b) c) d)

o indicador r5dio magntico fornece a indicao do rumo para a estao sua fai+a operacional aeron5utica de 1:: a 140: E#. a sua estao de terra c#ama)se /QR nen#uma das alternativas

1 ''. ;uanto $ plataforma de construo! os /QR podem ser: a) b) c) d) limbo fi+o! (Q! PEJ limbo fi+o autom5tico! limbo m&vel! limbo est5vel limbo fi+o! limbo m&vel manual! limbo m&vel autom5tico limbo est5vel! limbo inst5vel! limbo constante 9o caracter1sticas do /QR@BQ3:

a) b) c) d) 1 a) b) c) d) 1 a) b) c) d)

1 ',. a) b) c) d)

podemos sintoni.ar a estao atravs da modulao do HGR o sintoni.armos uma estao! #aver5 defle+o do ponteiro em sua direo e sinal de morse no 5udio no e+iste sinal de 5udio quando uma estao sintoni.ada nen#uma das alternativas /ssinale a alternativa verdadeira:

1 '0. a) b) c) d)

o HGR ideal para comunicao a longa distncia na superf1cie da terra o KGR a freqC%ncia mais utili.ada em comunicao aeron5utica o GR no pode ser utili.ado para comunicao a curta distncia o GR pr&prio para comunicao a longa distncia! pois no sofre rebatimento na ionosfera /ssinale a alternativa falsa:

no sistema de navegao por /QR@BQ3 temos a e+ist%ncia de radiais o HOP opera na fai+a de freqC%ncia do KGR o J?9 est5 associado a uma estao de HOP o /QR mais seguro que o HOP! pois no sofre influ%ncia do relevo e das condi=es atmosfricas

1 ':. a) b) c) d)

1 '2. (omp=e o sistema de pouso por instrumento: a) b) c) d) N9! ??Z e E3 N9! ?O(! QE?O(! radar ) alt1metro! E3 E3! ??Z e QE-

o transmissor converte a energia eltrica em ondas de r5dio a antena irradia e recebe energia eletromagntica para a transformao de corrente cont1nua em alternada utili.amos inversores o 993 e a amplitude modulada operam na gama de freqC%ncia muito alta

1 '4. Rornece indicao do ei+o da pista: a) b) c) d) glide slope fei+es bali.adores r5dio X farol locali.ador

1 '1. 9o equipamentos de radio ) navegao:

77

1 '7. Rornece indicao de rampa de planeio: a) b) c) d) marcador interno marcador e+terno glide slope ??Z Os fei+es bali.adores:

1 ,0. >odemos afirmar sobre a bateria do -?L: a) b) c) d) pode ser de n1quel X c5dmio e no necessita de troca deve ser trocada semanalmente pro6etada para garantir funcionamento do equipamento por no m1nimo ,7 #oras serve apenas como precauo! pois o equipamento uma ve. acionado utili.a as baterias da aeronave / sigla -?L significa:

1 '8. a)

b) c) d)

so em nImero de dois! onde o interno acende lmpada branca e o e+terno acende lmpada a.ul no painel o JE emite no 5udio um tom grave e intermitente o marcador e+terno acende no painel uma lmpada mbar o marcador mdio emite 5udio de pontos e traos e acende no painel uma lmpada mbar

1 ,2. a) b) c) d)

equipamento de locali.ao terrestre transmissor de emerg%ncia local equipamento terrestre de locali.ao transmissor X locali.ador de emerg%ncia

1 ,:. -quipamento que fornece a distncia da aeronave $ estao: a) b) c) d) marAer beacon locali.ador QEJ?9

1 ,4. ;uais os tipos de antena encontradas nas aeronaves capa.es de captar um BQ3: a) b) c) d) starfle+ e multifle+ parab&lica e centr1fuga scope e de varredura direcional e no direcional / navegao inrcial sistema:

1 ,1. -quipamento transceptor capa. de plotar e identificar uma aeronave em tela de radar: a) b) c) d) r5dio X alt1metro radar meteorol&gico transponder radar prim5rio

1 ,7. a) b) c) d)

empregado em aeronaves de grande porte aut<nomo! por isso precisa de repetidora necessita de estao de terra / e 3 esto corretas

1 , . O radar secund5rio constitui)se de dois equipamentos b5sicos: a) b) c) d) transponder e radar prim5rio interrogador e modulador interrogador e locali.ador nen#uma das alternativas 9o tipos de transponder:

1 ,8. Jndica a altitude da aeronave em relao ao solo: a) b) c) d) radar secund5rio r5dio X alt1metro QEPadar X meteorol&gico ;uando o -?L acionado:

1 ,'. a) b) c) d)

1 0:. a) b) c) d)

modo / e (: funo altimetria e identificao respectivamente modo ( e /: ambos funo altimetria apenas modo / e Q: ambos funo altimetria nen#uma das alternativas radar X meteorol&gico:

1 ,,. a) b) c) d)

transmite sinal sonoro e indicao de locali.ao radar ao servio de busca e salvamento seu sinal est5 modulado na freqC%ncia de emerg%ncia 1 1!0 E#. pode ser desacionado por interruptor no painel da aeronave todas as alternativas

identifica aeronaves na atmosfera no necessita de uma estao de terra indica a altitude verdadeira da aeronave fornece indicao de distncia $ cabeceira da pista

1 01. ;ual a vantagem do v<o em grande altitude para uma aeronave" a) b) c) porque mais econ<mico porque o v<o mais calmo e sem turbul%ncia o v<o mais r5pido com um consumo menor

77

d)

todas alternativas esto corretas

a) b) c)

1 0 . aquecimento do ar das cabinas feito por aquecedor a combusto! feito por: a) b) c) d) o mesmo combust1vel da acft 5lcool gasolina querosene

d)

a cabina de passageiros e compartimento de bagagem pressuri.ados duas v5lvulas! em mdia! de flu+o de sa1da de ar controlam a pressuri.ao um controlador eletr<nico efetua o a6uste autom5tico na pressuri.ao todas as alternativas

1 0'. Buma acft no pressuri.ada ou em configurao no pressuri.ada! como obtida a ventilao" a) b) c) d) entradas de ar na frente da acft! em bai+o ou acima da acft super alimentadores ar sangrado dos motores todas alternativas esto erradas

1 08. /s v5lvulas de corte de flu+o de ar * v5lvulas de pressuri.ao ) funcionam: a) b) c) d) fec#am)se completamente para pressuri.ar a cabina. Pecebe sinais do controlador eletr<nico com a finalidade de manter a presso quanto no modo autom5tico / alternativa 3 esta errada Lodas alternativas esto corretas

1 0,. ;uais os sistemas utili.ados nas acft para o resfriamento de ar" a) b) c) d) ciclo de ar ciclo de vapor / e 3 esto corretas nen#uma das alternativas

1 2:. Buma acft pressuri.ada o ar bombeado para a fuselagem. (onsiderando a acft a :.::: ps e a cabina a 2.::: ps! o volume de ar que esta saindo pelas v5lvulas " a) b) c) d) nen#uma maior igual menor

1 00. ;ual a finalidade do suprimento de o+ig%nio nas acfts pressuri.adas " a) b) c) d) para emerg%ncia! em caso de despressuri.ao da cabina em elevada altitude para utili.ao normal em todo v<o para ser utili.ado quando a temperatura estiver muito bai+a nen#uma das alternativas

1 21. ;ual o modo de controle da pressuri.ao utili.ado em v<o de cru.eiro" a) b) c) d) manual manual e autom5tico autom5tico nen#uma das alternativas

1 02. >orque a necessidade da pressuri.ao nas /BHf9 que voam em grandes altitudes" a) b) c) d) manter uma presso suficiente para o bem estar dos passageiros para que o avio no sofra deforma=es devido a presso e+terna para manter a cabina aquecida nen#uma das alternativas

1 2 . (onsiderando)se que presso do ar ao n1vel do mar em mdia 1,!4 psi! uma acft voando a 0.::: ps e com a cabina a 7.::: ps a presso da cabina : a) b) c) d) maior que a e+terna menor que a e+terna vari5vel a depender da temperatura igual a e+terna

1 04. Bum sistema de pressuri.ao de cabina! como conseguimos a alimentao de presso da cabina" a) b) c) d) ar de impacto ar de escape dos motores ou turbinas tubo alimentadores e ar sangrados da turbina nen#uma das alternativas

1 2'. -m uma fal#a de supercarregadores! as v5lvulas de controle de flu+o de ar * out flo[ valve )" a) b) c) d) fec#am)se totalmente permanecem abertas para controle fec#am)se lentamente permanecem est5ticas

1 07. -m um sistema t1pico de pressuri.ao temos:

1 2,. -m uma fuselagem pressuri.ada! como so c#amadas as v5lvulas de segurana do sistema de pressuri.ao"

77

a) b) c) d)

v5lvulas de corte v5lvulas de al1vio de presso negativo v5lvulas de al1vio positivo 3 e ( esto corretas

1 41. (omo o gelo acumulado em uma /(RL afeta sua performace e efici%ncia " a) b) c) d) /umentando o arrasto e a sustentao /umentando o arrasto e diminuindo a sustentao /umentando o arrasto! redu.indo a sustentao dificultando a leitura dos instrumentos e causa vibra=es destrutivas. Ben#uma das alternativas

1 20. Bas acft pressuri.adas o sistemas de pressuri.ao e ar condicionado trabal#am em con6unto a fim de proporcionar pressuri.ao da cabina! gerando um ambiente seguro e confort5vel. a) b) certo errado

1 4 . Kma das desvantagens do sistema de degelo pneum5tico " a) b) c) d) >erturbao do flu+o de ar sobre a asa e empenagem. /umento do consumo de combust1vel >erda de pot%ncia em v<o Ben#uma das alternativas

1 22. Bo sistema de aquecimento podem ser utili.ados: a) b) c) d) aquecedores eltrico e a combusto dosagem de ar aquecido no ar refrigerado ap&s a m5quina de ciclo ambas esto corretas a letra / esta errada

1 4'. /p&s o degelo dos bordos de ataque o ar do sistema vai para " a) b) c) d) /tmosfera. Lurbina de alta / e 3 esto corretas Ben#uma das alternativas

1 24. (omo pro6etado o sistema de condicionamento de ar em uma acft pressuri.ada" a) b) c) d) aquecimento e resfriamento aquecimento e ventilao resfriamento! aquecimento e ventilao nen#uma das alternativas

1 4,. Bo sistema anti ) gelo usando gases da e+austo! quando o boto est5 desligado *ORR)! as v5lvulas da fonte de aquecimento e+terna e as v5lvulas de anti ) gelo da empenagem esto " a) b) c) d) Rec#adas. /bertas 9emi X abertas Lodas as alternativas

1 27. (omo se d5 o controle de pressuri.ao em uma configurao de cabina pressuri.ada" a) b) c) d) controlador eltrico e v5lvula de flu+o de ar supercarregador! controlador e v5lvula de flu+o v5lvula de flu+o de ar alt1metro

1 40. Qe onde provm o ar aquecido para o anti X gelo nas aeronaves " a) b) c) d) 9angria do motor /quecedor $ g5s de e+austo /quecedores $ combusto Lodas as alternativas.

1 28. Bas /BHf9 qual o meio mais utili.ado para fornecer o+ig%nio aos passageiros em caso de emerg%ncia " a) b) c) conversor de O em estado s&lido o+ig%nio gasoso sob alta presso nen#uma das alternativas

1 42. Os meios mais usados para evitar ou controlar formao de gelo so " a) b) c) d) /quecimento das superf1cie de ar quenteM elementos eltricos /quecimento das superf1cie de ar quente! elementos eltricos! por cmaras infl5veis * 3oots )! 5lcool. 3oots! 5lcool Ulcool pulveri.ado

1 4:. ;ual a vantagem que o sistema de o+ig%nio com gerador qu1mico *conversor) leva perante do sistema sob alta presso " a) b) c) d) elimina alta presso em recipientes para arma.enagem elimina! peso no necessita tubula=es e v5lvulas para controle no e+iste diferena! portanto no #5 vantagens / e 3 esto corretas

1 44. /s polainas so fi+adas ao bordo de ataque da asa e superf1cies da empenagem com " a) b) c) d) >regos! parafusos e epo+i (ola especial! tiras de metal e parafusos ou uma combinao de ambos. (ola pl5stica! pedaos de borrac#a e couro Ben#uma das alternativas

77

1 47. ;uais os componentes do sistema de degelo " a) b) c) d) 3omba de ar! v5lvula de segurana 9eparador de &leo! v5lvula de suco! v5lvula descarregadora! bomba de ar (ontrole eletr<nico! v5lvula seletora! bomba de ar Ben#uma das alternativas.

c) d)

3omba v5cuo. 3omba pisto

1 72. ;uais os tipos de v5lvulas utili.adas na seqC%ncia de inflao e controle do sistema de degelo" a) b) c) d) H5lvulas solen&ides e v5lvula distribuidoras. H5lvulas direcional e v5lvula segurana H5lvulas alivio e flu+o H5lvulas solen&ide! flu+o e segurana

1 48. O sistema de degelo no carburador reali.ado atravs do sistema : a) b) c) d) -ltrico e trmico Ulcool e trmico. >neum5tico -ltrico e pneum5tico O tubo de pitot possui um sistema anti X gelo:

1 74. ;uais os mtodos de controle utili.ado para a eliminao e preveno contra o gelo " a) b) c) d) >neum5tico! trmico! eltrico! 5lcool. >neum5tico! trmico! ar quente Ulcool! ar frio! trmico! ventilao ar quente >neum5tico! ventilao ar quente! sistema vapor

1 7:. a) b) c) d)

Lubulao de ar quente derivado da turbina /quecido a ar quente do sistema de escape /quecido a resist%ncia eltrica com funcionamento ininterrupto antes da decolagem -ltrico com funcionamento controlado atravs de um #om1metro.

1 77. Km sistema de aquecimento eltrico do p5ra brisas inclui: a) >5ra brisas auto transformadores e rel%s de controle de aquecimento! interruptor de mola de controle de aquecimento! lu.es de indicao! unidades de controle do p5ra brisas! elementos sensores de temperatura * termistores ) laminados no painel. Knidade de controle e amplificadores ?u.es de indicao e dispositivo de unidade de controle Jnterruptor de aquecimento! barra coletora! atuadores

1 71. -m uma aeronave! o sistema de descongelamento das 6anelas! direciona o ar aquecido * o do sistema de aquecimento da cabina )! para o para X brisas do piloto e co)piloto por meio de uma srie de tubos e sa1das. a) b) (erto -rrado

b) c) d)

1 7 . ;uais dos meios abai+o controla a formao de gelo em aeronaves " a) b) c) d) Q1o+ido de carbono! en+ofre Ulcool pulveri.ado! aquecimento das superf1cies usando ar quente. O+ig%nio! 5lcool pulveri.ado Ben#uma das alternativas

1 78. O sistema de aquecimento do p5ra brisas recebe energia das barras de: a) b) c) d) 1 : Holts 110 Holts. 10: Holts 11' Holts

1 7'. ;uais os mtodos de controle abai+o utili.ado para combater a formao de gelo no tubo de pitot" a) b) c) d) >neum5tico -ltrico e trmico -ltrico. Lrmico e 5lcool

1 8:. / v5lvula de controle da velocidade usada para dar partida! parar e controlar a velocidade de operao do limpador de p5ra brisas. a) b) (erto. -rrado

1 7,. ;ue tipo de material utili.ado para construo das polainas degeladoras. a) b) c) d) 3orrac#a macia e fle+1vel ou tecido emborrac#ado. Leflon! borrac#a macia e fle+1vel Lecido emborrac#ado! tecido sinttico >l5stico ! teflon e neoprine

1 81. / proteo de c#uva e gelo evita a formao do gelo nos cinco painis e+ternos dos 9?/L9 de bordo de ataque em cada asa. Ba antena de HGR! entrada de ar dos motores. >ainis de servio de 5gua! mastros de drenagem de 5gua! tomadas est5ticas e tubos de pitot. a) b) (erto. -rrado

1 70. ;ual o tipo de bomba utili.ada para inflar os tubos de gelos na estrutura do avio" a) b) 3omba deslocamento positivo 3omba pal#eta

1 8 . Os tubos de pitot! as tomadas est5ticas! os sensores de ngulo de ataque e o sensor de temperatura total * L/L ) esto protegidos da formao de gelo por elementos aquecedores eltricos nas sondas e sensores.

77

a)

(erto.

b)

-rrado

1- 3 6- / 11- ( 16- ( 21- / 26- Q 31- ( 36- 3 41- / 46- Q 51- ( 56- 3 61- ( 66- / 71- / 76- 3 81- 3 86- / 91- ( 96- / 101106111116121126131136141146151156161166171176181186191196201206211216221226231236241246251256261-

Q Q Q 3 ( ( ( Q 3 ( 3 / / Q / 3 / / 3 3 Q 3 ( ( 3 Q 3 3 3 3 / / 3

2- 3 7- 3 12- ( 17- ( 22- 3 27- / 32- ( 37- Q 42- ( 47- ( 52- Q 57- 3 62- / 67- / 72- 3 77- 3 82- / 87- ( 92- / 97- 3 102107112117122127132137142147152157162167172177182187192197202207212217222227232237242247252257262-

( / ( / / 3 Q ( ( ( / ( Q 3 3 ( / 3 ( / 3 / 3 / ( ( 3 ( / / / / /

3- / 8- ( 13- 3 18- / 23- ( 28- ( 33- Q 38- 3 43- Q 48- / 53- Q 58- / 63- 3 68- / 73- ( 78- ( 83- / 88- / 93- 3 98- ( 103108113118123128133138143148153158163168173178183188193198203208213218223228233238243248253258263-

( 3 / 3 / Q / ( Q Q ( 3 ( ( ( / ( ( 3 / 3 3 ( / Q / ( / / 3 / 3 3

4- 3 9- ( 14- ( 19- Q 24- ( 29- Q 34- Q 39- ( 44- ( 49- Q 54- Q 59- / 64- / 69- / 74- Q 79- 3 84- ( 89- 3 94- / 99- Q 104109114119124129134139144149154159164169174179184189194199204209214219224229234239244249254259264-

/ ( 3 3 Q 3 ( Q 3 / ( Q Q Q Q / / ( / / ( ( / 3 3 3 / / / ( Q / /

5- ( 10- 3 15- 3 20- Q 25- Q 30- / 35- / 40- 3 45- / 50- / 55- Q 60- / 65- / 70- / 75- ( 80- ( 85- Q 90- 3 95- / 100105110115120125130135140145150155160165170175180185190195200205210215220225230235240245250255260265-

( / Q 3 ( Q 3 / ( ( ( 3 3 3 / / 3 / / 3 3 / ( ( 3 ( / 3 ( / 3 / ( (

77

266271276281286291296301306311316321326331336341346351356361366371376381386391396401406411416421426431436441446451456461466471476481486491496501506511516521526531536541-

Q / 3 ( / ( ( / ( 3 / 3 ( ( / Q / ( / ( / Q / ( / 3 ( 3 3 / / 3 ( Q ( / ( 3 3 Q ( 3 ( ( / ( / ( Q / / / / ( / /

267272277282287292297302307312317322327332337342347352357362367372377382387392397402407412417422427432437442447452457462467472477482487492497502507512517522527532537542-

/ 3 3 Q / 3 3 Q / ( 3 3 / / / Q / Q ( / / / / / ( / / / ( ( / / 3 3 / 3 / 3 ( / Q ( 3 / ( Q 3 / / / / ( Q Q / /

268273278283288293298303308313318323328333338343348353358363368373378383388393398403408413418423428433438443448453458463468473478483488493498503508513518523528533538543-

Q ( / ( / / / 3 ( 3 ( ( ( 3 Q ( ( / / / / ( / / 3 Q ( / ( 3 ( / Q ( 3 3 3 / 3 3 / / / 3 3 Q / / / ( ( / / 3 ( /

269274279284289294299304309314319324329334339344349354359364369374379384389394399404409414419424429434439444449454459464469474479484489494499504509514519524529534539544-

/ / 3 / 3 / 3 / Q ( ( Q ( ( / / / 3 / / / ( 3 ( ( 3 / ( / / ( 3 / 3 Q / / / ( ( 3 ( / / ( Q / / / / / ( Q ( 3 (

270275280285290295300305310315320325330335340345350355360365370375380385390395400405410415420425430435440445450455460465470475480485490495500505510515520525530535540545-

3 Q / 3 3 3 Q 3 ( Q ( 3 Q Q ( / / ( / / 3 3 / / / ( 3 Q Q / Q / / ( / 3 ( ( / 3 / / / ( 3 / ( ( ( ( / Q / 3 Q 3

77

546551556561566571576581586591596601606611616621626631636641646651656661666671676681686691696701706711716721726731736741746751756761766771776781786791796801806811816821-

( 3 / ( / 3 3 Q ( 3 ( ( ( Q Q Q ( Q 3 / 3 ( ( Q Q ( / 3 ( 3 / 3 / 3 / ( 3 ( / ( ( 3 3 3 / 3 3 / 3 ( ( Q 3 3 Q Q

547552557562567572577582587592597602607612617622627632637642647652657662667672677682687692697702707712717722727732737742747752757762767772777782787792797802807812817822-

Q / ( ( / ( / 3 3 Q ( ( / Q / / / Q / 3 3 / / ( / ( Q 3 3 3 / 3 ( ( 3 Q ( 3 ( / / ( ( ( / / Q ( / ( 3 ( ( / ( Q

548553558563568573578583588593598603608613618623628633638643648653658663668673678683688693698703708713718723728733738743748753758763768773778783788793798803808813818823-

/ 3 / 3 ( / 3 3 3 ( ( 3 Q ( ( ( Q 3 / / / Q / ( Q ( Q Q Q / 3 ( ( Q Q 3 3 ( 3 / ( Q ( Q Q ( ( / / / 3 Q ( / / /

549554559564569574579584589594599604609614619624629634639644649654659664669674679684689694699704709714719724729734739744749754759764769774779784789794799804809814819824-

( / ( 3 / Q 3 3 Q Q / 3 / 3 / 3 ( ( / 3 ( ( 3 / 3 / 3 3 / ( / 3 ( ( / 3 / ( Q ( Q / / 3 / ( ( / ( 3 / ( ( ( ( 3

550555560565570575580585590595600605610615620625630635640645650655660665670675680685690695700705710715720725730735740745750755760765770775780785790795800805810815820825-

( 3 / / 3 / 3 / 3 ( / ( Q / Q Q ( / ( Q Q ( / / Q / Q / / / ( Q Q 3 Q ( 3 3 ( 3 3 Q / ( Q / Q Q / / 3 / 3 3 / /

77

826831836841846851856861866871876881886891896901906911916921926931936941946951956961966971976981986991996100110061011101610211026103110361041104610511056106110661071107610811086109110961101-

/ 3 Q ( ( / ( 3 / Q ( / Q 3 3 ( 3 3 3 3 / / / 3 Q / ( ( ( 3 3 / Q ( Q 3 / / 3 / 3 Q ( 3 / / ( / ( Q Q ( ( 3 ( 3

827832837842847852857862867872877882887892897902907912917922927932937942947952957962967972977982987992997100210071012101710221027103210371042104710521057106210671072107710821087109210971102-

( 3 3 / 3 ( 3 ( ( ( 3 Q / 3 ( / / 3 Q 3 / Q Q / 3 / 3 / 3 / ( ( ( 3 Q 3 ( ( Q ( Q ( / 3 3 3 3 3 ( / Q ( 3 ( 3 3

828833838843848853858863868873878883888893898903908913918923928933938943948953958963968973978983988993998100310081013101810231028103310381043104810531058106310681073107810831088109310981103-

Q Q 3 ( 3 ( / / Q 3 Q ( ( Q 3 3 ( Q / Q / 3 ( ( 3 3 Q Q ( Q / 3 3 Q 3 3 ( Q / Q 3 Q ( / 3 ( 3 ( 3 Q ( Q ( / ( Q

829834839844849854859864869874879884889894899904909914919924929934939944949954959964969974979984989994999100410091014101910241029103410391044104910541059106410691074107910841089109410991104-

/ / 3 3 Q 3 3 3 / / / 3 ( ( / ( ( Q 3 3 ( ( ( Q ( 3 3 3 ( 3 3 3 ( 3 Q Q / 3 ( / 3 ( 3 / ( Q ( 3 3 3 ( 3 / / 3 (

8308358408458508558608658708758808858908959009059109159209259309359409459509559609659709759809859909951000100510101015102010251030103510401045105010551060106510701075108010851090109511001105-

( / 3 ( 3 ( / Q Q Q ( 3 ( 3 ( / 3 ( / 3 Q ( Q Q Q ( ( ( 3 3 3 3 / / ( / 3 ( / ( 3 3 ( Q / / ( Q ( / / ( 3 Q / /

77

110611111116112111261131113611411146115111561161116611711176118111861191119612011206121112161221122612311236124112461251125612611266127112761281128612911296130113061311131613211326133113361341134613511356136113661371-

3 / / / 3 Q Q / 3 / ( / / ( 3 Q 3 3 ( 3 ( ( Q 3 ( / / ( Q Q / ( ( ( 3 / / /

110711121117112211271132113711421147115211571162116711721177118211871192119712021207121212171222122712321237124212471252125712621267127212771282128712921297130213071312131713221327133213371342134713521357136213671372-

3 / / / / 3 / ( ( ( ( 3 ( Q ( ( ( 3 3 3 ( / ( ( Q / Q Q Q / ( / ( / 3 3 / /

110811131118112311281133113811431148115311581163116811731178118311881193119812031208121312181223122812331238124312481253125812631268127312781283128812931298130313081313131813231328133313381343134813531358136313681373-

( ( ( Q ( ( Q 3 Q / ( 3 3 ( 3 3 Q 3 ( ( ( Q 3 ( / ( ( Q / / Q / 3 / Q ( /

110911141119112411291134113911441149115411591164116911741179118411891194119912041209121412191224122912341239124412491254125912641269127412791284128912941299130413091314131913241329133413391344134913541359136413691374-

3 3 3 3 Q / 3 3 Q 3 Q / / / / ( 3 3 / ( ( 3 ( ( ( 3 Q / 3 ( 3 Q / / 3 / 3

111011151120112511301135114011451150115511601165117011751180118511901195120012051210121512201225123012351240124512501255126012651270127512801285129012951300130513101315132013251330133513401345135013551360136513701375-

( / 3 Q ( ( Q ( 3 3 ( 3 / 3 / / Q 3 Q Q 3 3 3 Q Q ( ( ( Q / Q / Q Q Q ( /

77

Das könnte Ihnen auch gefallen