Sie sind auf Seite 1von 16

1

A PROFICINCIA EM LEITURA E ESCRITA: OS DADOS OFICIAIS E OS DADOS REAIS


Raimunda Dias DUARTE Campus Universitrio de Abaetetuba/UFPA rayduart@ufpa.br
O ensino-aprendizagem de lngua portuguesa tem sido ponto de avaliao nos ltimos anos, visto que, os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional orientam que o aluno precisa desenvolver pleno domnio da leitura e da escrita. Procurando investigar como est se desenvolvendo o ensino-aprendizagem dessas prticas nas sries iniciais de escolas pblicas de municpios do Baixo-Tocantins e que contribuies as cincias da linguagem podem trazer para a formao dos professores que atuam nesse perodo da escolarizao, foi criado o projeto de pesquisa O papel da lingustica na formao do professor das sries iniciais: leitura e escrita, da Faculdade de Cincias da Lnguagem/Abaetetuba, sob a coordenao da autora deste trabalho. O projeto foi desenvolvido no perodo der 2009 a 2011. O objetivo deste trabalho apresentar alguns resultados da pesquisa, buscando fazer uma reflexo sobre o seu objeto de investigao. Pretende-se relacionar o que apontam os indicadores oficiais no que diz respeito proficincia em leitura e escrita nas sries iniciais com o que efetivamente acontece em escolas do Baixo-Tocantins, buscando relacionar a formao inicial do professor com sua prtica pedaggica. Os pressupostos terico-metodolgicos que orientam o trabalho so os estudos que focalizam a linguagem como um processo discursivo. Para isso, faz-se uma anlise de documentos oficiais, confrontando-os com os dados coletados por meio de observao em classes de sries iniciais e entrevista com professores de escolas pblicas. Os dados revelam que a realidade de escolas do Baixo-Tocantins contrariam o que apontam os indicadores oficiais sobre a proficincia em lngua portuguesa nas sries iniciais. Os dados mostram, tambm, que a formao inicial dos professores que atuam nessa fase da escolarizao dificulta a articulao do saber com o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita como prticas discursivas. Palavras-chave: Sries iniciais. Leitura e escrita. Prticas discursivas.

CONSIDERAES INICIAIS Nos ltimos anos, o Ministrio da Educao tem feito avaliaes sistemticas da proficincia em lngua portuguesa e matemtica nas escolas brasileiras, tanto no que diz respeito ao ensino fundamental quanto ao ensino mdio Os documentos oficiais preconizam que o aluno precisa concluir a 4a. srie com pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo2. Embora seja muito difcil ao aluno sair dessa fase da escolarizao com pleno domnio das prticas de leitura e escrita, ele pode desenvolver efetivamente (e no apenas
1

1 2

Hoje, 5 ano. Neste trabalho, no ser tratado da proficincia em clculo

numericamente3) habilidades e competncias de compreenso, interpretao e produo de textos autnticos. Tencionando fazer uma articulao entre o que preconizam os documentos oficiais e o que efetivamente acontece na sala da aula, DUARTE (2009) coordenou o projeto de pesquisa O papel da lingustica na formao do professor das sries iniciais: leitura e escrita, no perodo de 2009 a 2011, no Campus Universitrio do Baixo-Tocantins, a fim de investigar como o ensinoaprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo em escolas da regio. Os dados da pesquisa foram produzidos por meio de observao em trs classes de sries iniciais e de entrevista com 20 professoras que atuam nessa fase da escolarizao. Neste trabalho, a autora apresenta alguns resultados da pesquisa, buscando comparar os indicadores oficiais com a realidade sobre o ensinoaprendizagem da leitura e da escrita em escolas de Abaetetuba, Moju e IgarapMiri e tentando, ao mesmo tempo, fazer uma articulao entre a formao inicial dos professores com sua prtica pedaggica. O trabalho tem como referencial terico-metodolgico os estudos de SMOLKA (2003) E Bakhtin (1988), que consideram a linguagem como atividade discursiva. Na primeira parte do trabalho, so feitas algumas reflexes sobre leitura e escrita sob os pontos de vista tradicional e discursivo. Depois, so apresentados alguns indicadores oficiais sobre a proficincia em leitura e escrita nas escolas brasileiras, com foco em trs escolas do Baixo-Tocantins/Par. Por ltimo, so apresentados os dados da pesquisa, comparando-os com os dados oficiais e procurando relacionar a formao inicial do professor com sua prtica docente.

1. ALGUMAS CONSIDERAES SOBRE LEITURA E ESCRITA

A tradio gramatical considera a leitura e a escrita apenas como formas de decodificao e de reproduo de palavras e frases soltas. Infelizmente, essa concepo de leitura e de escrita que reproduzida em
3

Como sugerem os indicadores oficiais

muitas escolas. Ensinar a criana a ler e escrever, dentro dessa orientao, significa ensin-la a reproduzir formas mecnicas, fragmentrias, contraditrias, como se as crianas interagissem dessa maneira. o que mostra Smolka (2003, p. 112), abaixo:
a escola tem ensinado as crianas a escrever, mas no a dizer, e sim, repetir palavras e frases; tem ensinado as crianas a ler um sentido unvoco e literal das palavras e dos textos e tem banido (reprovado) aquelas que no conseguem aprender o que elas ensinam, culpando-as pela incapacidade de entendimento e compreenso.

Em contraste com a concepo tradicional de ensino, existe a que considera a leitura e a escrita como atividades discursivas. Essa concepo de ensino que sugerida nos documentos oficiais, pois, segundo os Parmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997, p. 22) produzir linguagem significa produzir discursos. Significa dizer, portanto, que a linguagem se realiza dentro de uma situao concreta de interao social, em que se diz algo a algum, de uma forma especfica, dentro de um contexto histrico, com uma inteno comunicativa. Fora do contexto da sala de aula, a linguagem se processa como atividade discursiva. As crianas interagem por meio de textos autnticos, argumentam, questionam, persuadem, sempre dentro de uma situao efetiva de produo, com um objetivo comunicativo, em um contexto especfico, levando em considerao o outro. Smolka (2003, P. 61) confirma isso quando defende que a leitura e a escrita se processam no jogo das representaes sociais, das trocas simblicas, dos interesses circunstanciais e polticos; permeada pelos usos, pelas funes e pelas experincias sociais de linguagem e de interao verbal, cujo papel do outro tem grande relevncia e significado. Neste sentido, o processo de aquisio e desenvolvimento da leitura e da escrita dentro da sala de aula precisa desenvolver-se numa sucesso de momentos discursivos. O ensino-aprendizagem da leitura e da escrita sob o ponto de vista discursivo deve levar em considerao a dimenso ideolgica, scio-histrica e dialgica da linguagem (Bakhtin, 1988). Deve considerar, portanto, o fenmeno social da interao verbal, sempre buscando relacion-la s condies concretas da vida.

Desse modo, preciso que a concepo de leitura e de escrita como atividades discursivas seja levada sala de aula, pois dessa forma, o professor encontrar condies para deixar de ser o mero repetidor de contedos iguaizinhos ano aps ano (Antunes 2003, p. 26), completamente distantes da lngua que, efetivamente, se usa nas situaes concretas de interao.

2. OS DADOS OFICIAIS

Em 2005, o Ministrio da Educao (MEC) criou metas bienais de qualidade no ensino, preocupado com o ndice de proficincia em leitura, escrita e clculo das escolas brasileiras (tanto no ensino fundamental quanto no ensino mdio) que era muito negativo. Os indicadores de desempenho em lngua portuguesa da 4. srie do ensino fundamental se concentravam nos estgios crtico e muito crtico4. A falta de habilidades/competncias de leitura e escrita apontava para um problema de propores nacionais, agravado ao longo dos anos. Diante disso, com o objetivo de criar um indicador estatstico que possibilitasse no apenas diagnosticar a situao educacional, mas tambm, estabelecer metas que apontassem para a qualidade de ensino, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP) criou o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB), por meio do qual avaliada, de dois em dois anos, a proficincia em leitura, escrita e clculo das escolas brasileiras. A inteno que, por meio dos indicadores, sejam criadas polticas pblicas para a melhoria da qualidade da educao em todas as esferas educacionais. Pelas informaes veiculadas no portal do INEP, o IDEB sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educao: aprovao e mdia de desempenho dos estudantes em lngua portuguesa e matemtica.5 Ento, todo o clculo do indicador feito tendo como referncia os dados relativos ao que o INEP chama de taxa de rendimento escolar (aprovao), coletada no Censo Escolar, e mdias de desempenho alcanadas na Prova
4 5

Fonte: SAEB/INEP/MEC 2003

http://portalideb.inep.gov.br/o-que-e-o-ideb

Brasil, relativas aos IDEBs de escolas e municpios, e no Sistema de Avaliao da Educao Bsica (SAEB), referente aos IDEBs dos Estados e do Pas. A escala de referncia para a avaliao vai de 0 a 10. At o ano 2022, a meta do Brasil alcanar a mdia 6.0, correspondente qualidade do ensino em pases desenvolvidos. A seguir, so descritos os resultados das mdias de desempenho em lngua portuguesa das escolas brasileiras e, em particular, das escolas do Estado do Par, com foco em Abaetetuba, Igarap-Miri e Moju, municpios do BaixoTocantins englobados pelo Campus Universitrio de Abaetetuba, onde foi desenvolvida a pe pesquisa:

IDEB ANOS INICIAIS

IDEB
4,8 4,6 4,4 4,2 4,0 3,8 3,6 3,4 3,2 3,0

4,6
4,2

3,8

2005

2007
Anos Iniciais

2009

Fonte: INEP/MEC/2010

De acordo com os dados do censo, foram atingidas todas as metas estabelecidas para as escolas brasileiras, referentes aos anos de 2007 e 2009. O grfico mostra a progresso estatstica referente aos anos iniciais, foco deste trabalho. As metas projetadas foram alcanadas, e at superadas, inclusive j atingindo as metas estabelecidas para 2011, conforme se v no grfico abaixo:

Anos Iniciais
5 4,8 4,6 4,4 4,2 4 3,8 3,6 3,4 3,2 3 2,8 2,6 2,4

IDEB

Metas

Resultados alcanados

2005

2007

2009

2011

Fonte: INEP/MEC/2010

Deixando um pouco de lado as mdias nacionais e analisando as metas estabelecidas especificamente para o Estado do Par, com foco em Abaetetuba, Igarap-Miri e Moju, os dados oficiais tambm parecem muito positivos, conforme se v abaixo:

Resultado: Estado do Par 4 srie / 5 ano Ideb Observado 2005 2007 2009 2007 2009 Metas Projetadas 2011 2013 2015 2017 2019 2021

2.8

2.8

3.7

2.8

3.2

3.6

3.8

4.1

4.4

4.7

5.1

Fonte: INEP/MEC - 2010.

4 srie / 5 ano Abaetetuba Ideb Observado 2


Municpio

Metas Projetadas 2 2 2 2 2 2 2 2

2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021

ABAETE TUBA 2 .8 3.1 3.6 2.8 3.2 3.6 3 .8 4.1 4.4 4.7 5.1

Fonte: INEP/MEC - 2010.

4 srie / 5 ano Igarap-Miri

Ideb Observado 2
Municpio

Metas Projetadas 2 2 2 2 2 2 2 2

2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021

IGARAP -MIRI

2.3

2.5

3.2

2.4

3.0

3.5

3.8

4.1

4.4

4.7

5.0

Fonte: INEP/MEC -2010

4 srie / 5 ano Moju Ideb Observado 2


Municpio

Metas Projetadas 2 2 2 2 2 2 2 2

2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021

MOJU

2.1

2.6

3.4

2.3

2.9

3.4

3.7

3.9

4.2

4.6

4.9

Fonte: INEP/MEC -2010.

De acordo com os dados oficiais mostrados nas tabelas acima, em 2009, o Estado do Par cresceu 0.5 pontos acima da meta estabelecida. Abaetetuba ultrapassou a projeo para 2009 em 0.4, Igarap-Miri, em 0.2 e Moju em 0.5. Esses dados parecem bastante animadores porque sugerem que o Brasil est avanando no sentido, inclusive, de superar as metas estabelecidas para 2021. Os indicadores parecem mostrar que a criana brasileira est finalmente se tornando proficiente em leitura, escrita e clculo, principalmente se esses resultados forem comparados com os dados que motivaram o MEC a criar, em 2005, metas bienais de qualidade de ensino para as escolas brasileiras. Diante de todos os dados oficiais apresentados, surge a questo: esse crescimento dos ndices reflete realmente a realidade das crianas

brasileiras? As crianas esto, efetivamente, se tornando proficientes 6 em leitura e escrita na mesma proporo em que os ndices oficiais parecem apontar? As crianas esto saindo da 4. srie com domnio da leitura e da escrita e esto aplicando os conhecimentos adquiridos na escola de forma proficiente em diferentes situaes sociais? Os alunos esto se apropriando da leitura e da escrita como prticas discursivas?

3. OS DADOS DA PESQUISA Conforme j foi visto acima, os indicadores de proficincia em leitura e escrita apontam para um resultado que parece ser muito positivo. Contudo, ao fazer um trabalho de pesquisa em escolas municipais de Abaetetuba, IgarapMiri e Moju, Duarte (2009) tem percebido que a realidade diferente daquela apontada pelos ndices oficiais: ainda no houve avano significativo, considerando-se que um nmero considervel de alunos que j esto cursando a 4. srie ainda no conseguem, sequer, compreender um texto (produzir, nem pensar!). Muitos alunos que cursam a 2a. e a 3a. sries7 tm muita dificuldade at de decodificar palavras. Como compreender esse contraste entre o que mostram os dados oficiais e o que revelam as pesquisas in loco em escolas do Baixo-Tocantins? Conforme o que j foi explicado acima, os clculos do IDEB das escolas municipais tm como uma das referncias o rendimento escolar, que mensurado por meio das aprovaes escolares. Ento, quanto maior for o nmero de aprovaes nas escolas municipais, maior ser a possibilidade de aumentar o IDEB. Essa referncia , no mnimo, duvidosa, pois a aprovao no garante ao aluno, efetivamente, um rendimento escolar satisfatrio, se considerar-se que o rendimento precisa estar vinculado ao que os documentos oficiais preconizam quando exigem que o aluno precisa ter domnio da leitura e da escrita como atividades discursivas. O aluno pode ser aprovado todos os anos sem, de fato, tornar-se
6

Tornar-se proficiente em leitura e escrita implica saber compreender, interpretar e produzir um texto.

saber usar a linguagem em diferentes situaes de interao social. , portanto, fazer da leitura e da escrita prticas sociais da linguagem.
7

Hoje, 3. E 4. Anos, respectivamente

proficiente em leitura e escrita. Pelos dados analisados, parece ser isso o que vem acontecendo em escolas do Baixo-Tocantins. Para que o rendimento escolar sirva como referncia para o IDEB, precisa estar vinculado ao ensinoaprendizagem da linguagem como atividade discursiva. Esse fator deve levar em considerao no apenas o que o aluno aprende, mas tambm o que o professor ensina, conforme se ver a seguir.

3.1. O QUE ENSINADO NA ESCOLA Por meio da pesquisa, foi diagnosticado que a lngua que se est ensinando nas sries iniciais em escolas pblicas de Abaetetuba, Igarap-Miri e Moju dificilmente tornar os alunos efetivamente proficientes em leitura e escrita, como exigem os PCN. A lngua que se ensina ainda privilegia to somente as nomenclaturas gramaticais, a metalinguagem, as inumerveis definies mecnicas, o ensino isolado e descontextualizado de letras e palavras sem nenhum critrio cientfico, sem nenhum embasamento terico-metodolgico em estudos do texto e do discurso. Pelas observaes feitas em Moju, em uma classe de 3. ano, em aulas de leitura e escrita so usados textos apenas como pretexto para o estudo mecnico da linguagem. Em atividades de leitura, os alunos decoram palavras e frases soltas e em atividades de produo de texto observou-se atividade como recortar textos em diferentes tiras e depois mont-lo como se fosse um quebra-cabea. Em uma escola do municpio de Igarap-Miri, as atividades de leitura e escrita no so diferentes. Observe-se uma das atividades coletadas8 em classe de 1. ano:

Os dados foram coletados pela aluna Rosa Maria Pantoja Miranda, em 2010, vinculada ao projeto de pesquisa de Duarte (2009)

10

Observe-se agora duas atividades de leitura e escrita classe de 2 ano de uma escola de Abaetetuba9: Atividade 1

em uma

Dados coletados pela aluna Josimara

11

Atividade 2:

Por meio dessas atividades, pode-se perceber que h uma concepo equivocada de leitura e escrita. A leitura vista apenas como forma de decodificao, de memorizao mecnica. A escrita consiste na reproduo de letras, de slabas, de palavras soltas. Esse tipo de atividade no garante ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competncias de leitura e escrita como atividades discursivas. Logo, nesse contexto, a aprovao do aluno no final do ano no um critrio seguro para medir a proficincia em leitura e escrita Antunes (2007:122) defende que nos conformamos com aulas que no priorizam a produo, a leitura e a anlise de textos lidos e escritos;. Quando fazemos isso
perdemos a capacidade de perceber que s se aprende a ler lendo, analisando o que se l, tirando concluses, levantando hipteses etc.; s se aprende a escrever, escrevendo, revisando, escrevendo de novo, cortando palavras, substituindo ou

12

acrescentando outras; fazendo e refazendo, enfim (ANTUNES, 2007, p. 122).

importante que se faa uma reflexo sobre o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita nas sries iniciais para que se compreenda que tipo de saberes os alunos precisam desenvolver a fim de que se tornem sujeitos crticos e reflexivos, capazes de compreender, interpretar e produzir um autntico10. texto

3.2.

A FORMAO DOCENTE

O que se observa na realidade escolar sob anlise que no se est apenas diante de questes de aprendizagem. H de se refletir tambm em concepes de ensino, haja vista que existe um eixo indissolvel chamado ensino-aprendizagem. desvinculada do ensino. Para investigar qual a formao inicial das professoras que atuam nas sries iniciais nos trs municpios do Baixo-Tocantins sob estudo, no projeto de pesquisa de Duarte (2009) foram feitas entrevistas com 20 professoras e, tambm, foram analisados desenhos curriculares de cursos de graduao que formam professores para o magistrio da educao infantil ao 5. ano. Por meio das entrevistas foi possvel perceber que na formao inicial dessas docentes no havia nenhuma atividade curricular que pudesse instrumentaliz-las para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita como atividades discursivas. As informaes prestadas pelas docentes se confirmam quando so analisados desenhos curriculares de cursos de formao de professores de duas universidades pblicas que tm campus na regio do BaixoTocantins. Nessas universidades, apenas de 2% a 4% das atividades curriculares tm alguma relao com o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Isso representa, em termos numricos, quando muito, uma ou duas atividades curriculares. Diante disso, levanta-se a seguinte questo: Como o professor das sries iniciais poder trabalhar o ensino-aprendizagem de lngua portuguesa de forma proficiente sem ter em sua formao inicial conhecimentos terico-prticos
10

Portanto,

no

se

deve

avaliar

aprendizagem

Texto produzido em situao de uso efetivo da linguagem.

13

da rea da Lingustica, cujo objeto de estudo a prpria linguagem? Se os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN) defendem que o aluno precisa concluir a 4 srie com domnio da leitura, da escrita e do clculo, isso coloca necessariamente um novo papel para o professor das sries iniciais: o de professor de Lngua Portuguesa (PCNs, 1997). No se trata de, nessa fase do aprendizado, delegar a tarefa do ensino-aprendizagem de lngua portuguesa aos professores de Letras ou de concentrar o ensino-aprendizagem apenas e to somente na leitura, na escrita e no clculo, como muitos equivocadamente interpretam ou para defender determinados pontos de vista ou para criticar a orientao oficial. Trata-se, antes, de se repensar sobre que saberes so importantes aos professores que atuam nas sries iniciais para que, efetivamente, possam ensinar o seu aluno a desenvolver, de forma competente, habilidades de leitura e escrita. O professor das sries iniciais precisa repensar sobre o ensino da leitura e da escrita considerando no s o conhecimento didtico acumulado, mas tambm contribuies de outras reas (PCN, 1996). nesse contexto que entram as muitas contribuies da lingustica, como grande rea, e de suas subreas, como a sociolingustica, a lingustica textual, a anlise do discurso, a fontica e a fonologia, a didatizao de gneros textuais, entre outras. Simes (2006:62) defende que
muitas das dificuldades atribudas, no processo de ensinoaprendizagem do vernculo, heterogeneidade e falta de prontido (biolgica ou psicolgica) do alunado nada mais so do que resultantes de aes pedaggicas imprprias e, muitas vezes, decorrentes de uma carncia tcnico-terica docente no que se refere ao domnio da estrutura e funcionamento da lngua materna. No que o docente esteja descomprometido com o processo, mas, por falha na sua formao, no se tenha habituado pesquisa e reflexo sobre os temas que, no curso de sua prtica, venham a apresentar-se como problemticos, carecendo, assim, de maior esclarecimento e de novos recursos tticos para explanao didtica (SIMES, 2006:62).

Deve-se entender que a apropriao da leitura e da escrita pelo aluno um processo altamente complexo, por isso exige do professor competncia tcnico-terico-pedaggica especfica, a fim de que questes relacionadas a

14

essas prticas de uso da lngua sejam tratadas adequadamente. Os conhecimentos da rea de estudos da linguagem, que esto voltados para a reflexo, o uso e a prtica da linguagem, certamente podero trazer relevantes contribuies para a prtica dos professores que atuam nas sries iniciais. J na sua formao inicial, o professor precisa ter uma base slida para tratar funcionalmente da leitura e da escrita.

ALGUMAS CONSIDERAES PARA REFLEXO

Avaliar a proficincia em leitura e escrita implica muito mais do que computar nmeros, resultados, indicadores. Implica, principalmente, avaliar que concepo de linguagem subjaz ao ensino-aprendizagem de lngua portuguesa na escola; implica entender o que se espera do aluno quando se preconiza que ele seja proficiente em leitura e escrita e que conhecimentos se exige do professor para que este possibilite ao aluno o domnio da leitura e da escrita como prticas discursivas. Por meio da investigao, foi possvel perceber que, embora os dados oficiais apontem que a proficincia em leitura e escrita tem tido avanos, a realidade de escolas do Baixo-Tocantins desdizem esse suposto progresso, pois, de fato, os alunos possuem um baixssimo desempenho em atividades de compreenso, interpretao e produo de textos sob uma concepo discursiva da leitura e da escrita. Percebe-se que a formao inicial do professor se reflete na sua prtica pedaggica, pois o saber determina a forma como esse educador lida com os fenmenos da linguagem na hora de trabalhar com a leitura e a escrita. Por meio da pesquisa, percebeu-se que na formao inicial dos professores que atuam nas sries iniciais no h atividades curriculares suficientes que possam subsidiar o ensino-aprendizagem da lngua portuguesa sob o ponto de vista discursivo. E se eles prprios no lidam adequadamente com a linguagem, dificilmente possibilitaro aos seus alunos o uso proficiente da leitura e da escrita. No se pretende, com isso, dizer que o professor no esteja comprometido com o processo de ensino-aprendizagem; mas, conforme se

15

detectou por meio da pesquisa, que h uma lacuna na formao inicial desse educador que dificulta muito o trabalho produtivo com a leitura e a escrita, para que o aluno aprenda a posicionar-se do forma crtica e reflexiva nas interaes sociais e para que faa sentido para ele todo o conhecimento que apre(e)nde na escola. Sabe-se, contudo, que o processo de ensino-aprendizagem proficiente da leitura e da escrita no se limita s questes levantadas neste trabalho. Est relacionado, sobretudo, a questes de ordem poltica, econmico-social, as quais fogem do domnio da escola, da sala de aula e, principalmente, do professor.

REFERNCIAS ANTUNES, Irand. Muito alm da gramtica: por um ensino de lngua sem pedras no caminho. So Paulo: Parbola, 2007 BAKHTIN, Mikhail. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1988 BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Lngua Portuguesa. Braslia, 1997. BRASIL. Ministrio da Educao. INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Ansio Teixeira. 2010. http://portalideb.inep.gov.br/. Acesso em 04/06/2011 BRASIL. Ministrio da Educao. INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Ansio Teixeira. 2010. http://portalideb.inep.gov.br/o-que-e-o-ideb. Acesso em 04/06/2011 DUARTE, Raimunda Dias. O papel da lingstica na formao do professor das sries iniciais: leitura e escrita. Projeto de Pesquisa/2009-2011 Faculdade de Cincias da Linguagem/Abaetetuba/UFPA. Projeto cadastrado na Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao (PROPESP) da UFPA sob o nmero 23073-035133/2010-67

16

SIMES, Darclia. Consideraes sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave. So Paulo: Parbola, 2006 SMOLKA, Ana Luza Bustamante. A criana na fase inicial da escrita. So Paulo: Cortez, 2003

Das könnte Ihnen auch gefallen