Sie sind auf Seite 1von 23

Alerj

www.alerj.rj.gov.br Internet

02/03/2013

1/1

Alerj
www.alerj.rj.gov.br Internet

11/03/2013

1/1

M1 notcias

Internet

11/03/13

http://m1noticias.com.br/m1/php/view.php?not=11651
Programa RIO em foco discute medidas para evitar tragdias aps chuvas
O tema do programa Rio em Foco, que ser transmitido pela TV Alerj (canal 12 da Net) nesta segunda-feira (11/03), o perigo das chuvas e a criao de projetos para diminuir riscos e evitar tragdias. Para discutir o assunto, a secretria-geral do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Geiza Rocha, conversa com Flavio Erthal, presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM) e com o consultor Fabio Amaral.

Precisamos de polticas pblicas para reas de risco, habitao e ocupao dos espaos urbanos, uma coisa est
ligada na outra. necessrio ter polticas comuns para evitar escorregamentos, afirma Erthal. Ele ressalta, ainda, que a integrao entre os entes federais, estaduais e municipais no ps acidente o principal desafio. O programa debate ainda solues para transformar informaes tcnicas e mapeamentos, como o que o DRM est fazendo sobre as reas de risco iminente nos municpios, possam servir como ferramentas de preveno e no de remediao de desastres. Segundo o DRM, mais de 47 mil pessoas moram em reas de risco no estado. S a cidade do Rio tem em mdia 30 chuvas por ano. A TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instrues do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sbado (16/03), s 17h, e domingo, (17/03), s 20h.

Rio Capital da Energia

Internet

15/03/2013

http://www.riocapitaldaenergia.rj.gov.br/site/conteudo/Parceiro29Noticia.aspx?C=5Z0HyZxEkI4% 3d Biodiesel de leo de cozinha pode ser o combustvel oficial da Copa

O Rio de Janeiro recebeu o primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) de uma srie de 40 que devero ser instalados nas cidades sede e centros de treinamento da Copa de 2014 para promover o uso de biodiesel produzido com leo de cozinha usado. No Rio em Foco dessa segunda-feira (18/03) Vincius Puhl, um dos coordenadores do projeto, e Edson Freitas, presidente da Associao Brasileira da Cadeia de Sustentabilidade Ambiental do Pet (Abrepet) e do Polo Industrial de Sustentabilidade do Rio de Janeiro, falam sobre a importncia de conscientizar a populao para o estrago que o leo de cozinha provoca no meio ambiente e de ensin-la a dar o correto destino a ele. A base maior desse projeto est na escola porque a gente faz algo no s de imediato, mas tambm para o futuro, j que estamos agregando valor a um resduo que tem um potencial poluente muito grande, ressalta Edson Freitas. No Brasil, que detm a maior reserva de gua doce do mundo, 1,5 bilho de litros de leo de cozinha so descartados por ano, poluindo rios, lagoas e oceanos, segundo dados da Casa Civil da Presidncia da Repblica. A TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instrues do linkwww.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sbado, s 17h e domingo, s 20h. O programa est disponvel tambm para ser assistido no portal do Rio em Foco (www.rioemfoco.rj.gov.br).

Justia

Internet

18/03/2013

http://al-rj.justica.inf.br/noticia/2013/3/programa-rio-foco-recebe-secretarios-gustavo-tutuca-juliobueno
PROGRAMA RIO EM FOCO RECEBE SECRETRIOS GUSTAVO TUTUCA E JULIO BUENO O papel da inovao no desenvolvimento do estado ser tema do programa Rio em Foco, que vai ar, no prximo dia 1 de abril, s 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net). Para falar sobre o assunto, a secretriageral do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Geiza Rocha, recebeu no estdio, nesta segunda-feira (18/03), os secretrios de Estado de Cincia e Tecnologia, Gustavo Tutuca, e de Desenvolvimento Econmico, Energia, Indstria e Servios, Julio Bueno. Durante a gravao do programa, Tutuca defendeu que o estado seja o articulador do processo de inovao tecnolgica.

De um lado, a universidade produzindo conhecimento; do outro, as empresas precisando inovar e o estado entrando para formar essa hlice tripla, fomentando o processo e articulando isso, justificou. Tutuca salientou ainda a importncia da unio entre universidades e empresrios. Precisamos quebrar a barreira que existe entre empresariado e as instituies de ensino superior. Junto com o aporte de recursos do Governo federal e o entendimento dos empresrios de que precisam investir em inovao, tenho certeza que uma parceria como essas vai gerar muitos resultados, apostou.
Estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostram que, apesar do estado do Rio agregar renomados institutos de pesquisa em diversas reas do conhecimento, h obstculos que precisam ser superados. O secretrio Julio Bueno acredita que apoiar o financiamento para as empresas investirem no processo de inovao fundamental para alavancar o processo. As universidades tm que vir junto. Mas, defendo que as empresas tm que liderar. Para mim, essa a grande questo, disse Bueno. Tutuca lembrou que a Firjan tem um setor especializado em levar ao empresariado conhecimento sobre como buscar financiamento. A iniciativa da Rede de Tecnologia e Inovao do Rio (Redetec) vai criar um portal de inovao para coordenar as aes de desenvolvimento tecnolgico no estado, onde os vrios atores do sistema estadual de inovao podem participar e trocar informaes. Segundo Tutuca, esse portal j foi assimilado pela secretaria. Estamos em conversa com a Redetec para buscar esse financiamento e alimentar o dinamismo necessrio para manter esse portal atualizado e, a partir disso, criar um sistema fluminense de parques tecnolgicos, disse. O Rio em Foco volta a ser apresentado nos dias 6 de abril, s 17h, e 7 de abril, s 20h. O programa pode ser assistido tambm no portal do Rio em Foco (www.rioemfoco.rj.gov.br). (Texto de Vanessa Schumacker)

Alerj
www.alerj.rj.gov.br Internet

18/03/2013

1/1

Gustavo Tutuca

Internet

18/03/2013

http://www.gustavotutuca.com.br/site/noticiasdetalhes.asp?cod=214

Secretrio participa de Debate sobre Inovao Tcnolgica na Tv Alerj


Vencer a burocracia, qualificar a mo de obra e aproximar o empresariado das universidades so alguns dos desafios que o Estado do Rio precisa superar para avanar no campo da inovao tecnolgica. Essa foi a avaliao feita pelo secretrio de Estado e Cincia e Tecnologia, Gustavo Tutuca, durante a gravao do Rio em Foco, programa da TV Alerj que ir ao ar no prximo dia 01/04, s 22h, pelo canal 12 da Net. O tema do programa, apresentado pela a secretria-geral do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Geiza Rocha, foi o papel da inovao no desenvolvimento do estado. Tambm participou da entrevista o secretrio de Estado de Desenvolvimento Econmico, Julio Bueno. A inovao fundamental para a produtividade da empresa. E importante que o estado seja o articulador desse processo, disse o secretrio. Tutuca lembrou que muitas das vezes o empresrio tem receio de lhe dar com as universidades, temendo que o espao s v abordar conceitos tericos, o que um equvoco. Ele argumentou que o Centro Universitrio Estadual da Zona Oeste (Uezo) um exemplo clssico de que a parceria entre universidade, indstria e estado pode dar certo. A Uezo fornece mo de obra para as indstrias instalada na Zona Oeste do Rio com muita eficincia, auxiliando ainda no desenvolvimento de novos produtos e novas solues, frisou. O secretrio ressaltou que as universidades esto produzindo conhecimento, e, por outro lado, as empresas precisam inovar. Para ele, cabe ao estado auxiliar esse processo. Mas precisamos de solues para vencer a burocracia. Muitas das pessoas que esto nesses centros de pesquisas so ps-graduados, ou seja, profissionais que tem tempo curto para o trabalho. So obstculos que precisamos superar. Esto surgimento muitos parques tecnolgicos, mas temos que ver a forma mais correta de como isso vai girar para produzir, para melhor a inovao no estado, sinalizou. Tutuca disse ainda que necessrio que esses parques tecnolgicos estejam alinhados para que no haja sobreposio de iniciativas. A proposta da Rede de Tecnologia e Inovao do Rio de Janeiro (Redetec) de criar um portal j foi assimilada pela secretaria gente. Estamos buscando financiamento para criar um sistema fluminense de parques tecnolgicos. Isso ser importante para a interao, evitando que as aes se repitam, finalizou, ressaltando que a formao de mo de obra fundamental para atender a demanda das indstrias que hoje vm se instalando no estado.

Justia

Internet

25/03/2013

http://al-rj.justica.inf.br/noticia/2013/3/programa-rio-foco-debate-investimentos-logistica-estado

PROGRAMA RIO EM FOCO DEBATE INVESTIMENTOS EM LOGSTICA NO ESTADO O programa Rio em Foco desta segunda-feira (25/03), que vai ao ar, s 22h, na TV Alerj (Canal 12 da NET), vai discutir os investimentos que precisam ser feitos em infraestrutura e logstica e o impacto desses empreendimentos na economia fluminense. Para conversar sobre os assuntos, a secretria-geral do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Geiza Rocha, recebe o subsecretrio de Estado de Transportes, Delmo Pinho, e o subsecretrio de Urbanismo Regional Metropolitano, Vicente Loureiro. O economista Cristiano Prado tambm participa do programa, em entrevista pr-gravada.

Loureiro comenta que o Complexo Petroqumico, o Comperj, e investimentos em Itagua j fazem parte de uma mudana importante para aes de logstica na Regio Metropolitana, melhorando, por exemplo, a infraestrutura em transporte. E completa: Um Arco Metropolitano entre a (Rodovia Presidente) Dutra e a Rodovia Washington Luiz poderia trazer economia para o estado, diminuindo a distncia e possveis gastos em combustvel. J Delmo Pinho enfatiza que esto ocorrendo importantes investimentos em logstica no Rio, tais como a duplicao da BR-101 Norte, na Rodovia do Contorno, entre Niteri e So Gonalo. Para o estado continuar recebendo investimentos, precisa se aprimorar, conclui. O programa pode ser acompanhado atravs da seguinte pgina na internet: www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instrues do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises aos sbados, s 17h, e domingos, s 20h. (Fabiane Ventura)

Rio Capital da Energia

Internet

27/03/2013

http://riocapitaldaenergia.com.br/site/Conteudo/Noticia.aspx?C=kfgN1xT5jA I%3D

Rio em Foco rene secretrios de estado para debater inovao

O programa Rio em Foco da prxima segunda-feira (01/04) rene os secretrios estaduais de Desenvolvimento Econmico, Julio Bueno, e de Cincia e Tecnologia, Gustavo Tutuca, para discutir a importncia de investir e estimular a Inovao para o desenvolvimento do estado. O programa apresentou ainda iniciativas como a da criao de um parque tecnolgico direcionado ao setor metal mecnico, na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. "O estado recebe hoje diversas iniciativas de centros de pesquisas, de inovao das empresas, de parques tecnolgicos, mas isto est muito solto. Ento a probabilidade de ocorrer sobreposies muito grande. A Secretaria de Cincia e Tecnologia j assimilou a importncia de criar um portal para informar o que est ocorrendo agora e vai criar um sistema fluminense de parques tecnolgicos para que as iniciativas no se sobreponham", analisou Tutuca. Para Bueno, o motivo de grandes empresas como a Nissan investirem no Rio est relacionado s polticas industriais que incentivam a criao de parques tecnolgicos e a existncia de mercado. " o mercado que impulsiona a inovao. O desenvolvimento econmico de qualquer espao geogrfico depende do aumento da produtividade, que, por sua vez, depende da inovao e tecnologia que esse espao geogrfico pode oferecer", afirma. Tambm foram debatidos os gargalos para incentivo inovao, alvo de um programa recentemente anunciado pela presidenta Dilma Rousseff, o Inova Brasil, que vai oferecer R$ 33 bilhes para que empresas faam inovao tecnolgica. Segundo estudo do BID divulgado recentemente sobre o Sistema Estadual de Inovao, um dos desafios urgentes est em disseminar a cultura da inovao nas universidades e nas empresas, estimulando a relao entre ambos. "As empresas tem que liderar o processo de inovao. Como conseguimos criar financiamento para que o empresrio possa inovar o desafio", defende Bueno. O programa vai ao ar s 22h e a TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instrues do linkwww.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sbado, s 17h e domingo, s 20h.

JusBrasil

Internet

26/04/2013

http://al-rj.jusbrasil.com.br/noticias/100481222/rio-em-foco-discute-producao-de-alimentosorganicos

RIO EM FOCO DISCUTE PRODUO DE ALIMENTOS ORGNICOS

A produo da agricultura orgnica e as dificuldades de logstica enfrentadas pelo pequeno produtor sero discutidos durante o programa Rio em Foco desta segunda-feira (29/04), que vai ao ar s 22h na TV Alerj (Canal 12 da Net). Para conversar sobre os temas, a secretria-geral do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado, Geiza Rocha, recebe o produtor rural Dick Tompson e a coordenadora do Centro de Inteligncia de Orgnicos da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sylvia Waschner. Segundo Tompson, a garantia do consumidor em saber se est ou no consumindo um alimento orgnico s existe com o aumento da fiscalizao na produo do mesmo. J Wachsner ressalta a importncia deste tipo de produto para a sade. Os alimentos orgnicos demoram mais para ser colhidos, mas garantem a sade da famlia, enfatiza. O Rio em Foco volta a ser apresentado no dia 4 de maio, s 17h , e 5 de maio, s 20h. A partir do dia 30 de abril, o programa pode ser assistido tambm no portal do Rio em Foco (www.rioemfoco.rj.gov.br). A TV Alerj tambm pode ser sintonizada seguindo as instrues do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do.

Alerj
www.alerj.rj.gov.br Internet

26/04/2013

1/1

M1 notcias

Internet

29/04/2013

http://m1noticias.com.br/m1/php/view.php?not=12128

Rio em foco discute produo de alimentos orgnicos

A produo da agricultura orgnica e as dificuldades de logstica enfrentadas pelo pequeno produtor sero discutidos durante o programa Rio em Foco desta segunda-feira (29/04), que vai ao ar s 22h na TV Alerj (Canal 12 da Net). Para conversar sobre os temas, a secretria-geral do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado, Geiza Rocha, recebe o produtor rural Dick Tompson e a coordenadora do Centro de Inteligncia de Orgnicos da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sylvia Waschner. Segundo Tompson, a garantia do consumidor em saber se est ou no consumindo um alimento orgnico s existe com o aumento da fiscalizao na produo do mesmo. J Wachsner ressalta a importncia deste tipo de produto para a sade. Os alimentos orgnicos demoram mais para ser colhidos, mas garantem a sade da famlia, enfatiza. O Rio em Foco volta a ser apresentado no dia 4 de maio, s 17h , e 5 de maio, s 20h. A partir do dia 30 de abril, o programa pode ser assistido tambm no portal do Rio em Foco (www.rioemfoco.rj.gov.br). A TV Alerj tambm pode ser sintonizada seguindo as instrues do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do.

Organicsnet

Internet

29/04/2013

1/2

http://www.organicsnet.com.br/2013/05/cio-no-rio-em-foco/

CI Orgnicos no Rio em Foco

Assista o programa Rio em Foco exibido no dia 29/04/13 na TV Alerj, que debateu sobre a preocupao da sociedade contempornea em ter uma alimentao saudvel, caracterstica que aumenta a produo de alimentos orgnicos. Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligncia em Orgnicos e o produtor rural Dick Thompsom elucidaram as diversas dvidas sobre o segmento e enfatizaram a importncia da fiscalizao para que tenhamos uma alimentao saudvel. Clique nas imagens abaixo e assista:

Organicsnet

Internet

29/04/13

2/2

http://www.organicsnet.com.br/2013/05/cio-no-rio-em-foco/

Rio Capital da Energia

Internet

06/06/2013

http://www.riocapitaldaenergia.rj.gov.br/site/conteudo/Parceiro29Noticia.aspx?C=JN6c3tAhcq8% 3d Milhares de empregos mudam a vida dos habitantes da regio do Comperj


A primeira unidade de refino do Complexo Petroqumico do Rio de Janeiro s deve ser inaugurada em abril de 2015, mas para chegar l, foram gerados 12 mil empregos para as obras e a expectativa que surjam milhares de outras oportunidades para quem vive na regio leste do estado. O surgimento do Comperj obrigou os governos a fazer importantes investimento que h muito eram exigidos na regio. Esses investimentos vo desde coleta e tratamento de esgoto construo de barragem para abastecimento de gua e compensaes ambientais. No Rio em Foco que vai ao ar na segunda-feira, dia 10 de junho, o subsecretrio executivo da Secretaria do Ambiente, Luiz Firmino, e o prefeito de Itabora Helil Cardozo, que preside o Consrcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense Conleste, falam sobre os altos investimentos, os problemas e propostas de solues ambientais e o que vai mudar na vida dos mais de dois milhes de habitantes daquela regio. "Em termos ambientais o Comperj est equacionado, mas precisamos resolver o enrome passivo que ele est causando em Itabora e nas cidades do entorno", defende Helil. O programa Rio em Foco exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, s segundas, 22h, com reprise aos sbados, s 17h e domingos s 20h. A partir desta tera-feira, 11/6, o programa estar disponvel tambm no portal

www.rioemfoco.rj.gov.br. Clique aqui tambm para acessar a TV Alerj.

Rio Capital da Energia

Internet

05/09/2013

http://www.riocapitaldaenergia.rj.gov.br/site/conteudo/Parceiro29Noticia.aspx?C=H7QI2X0W3lU %3d Microgerao pode ser o futuro da energia no pas

Fonte: Frum Alerj Foto: Ruano Carneiro Nesta segunda-feira (16/09), o programa Rio em Foco, que vai ao ar s 22h, debate os desafios da microgerao de energia e mostra algumas iniciativas do Rio e de outros estados. Resoluo da Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel) editada no ano passado abriu a possibilidade de os consumidores produzirem sua prpria energia e devolver o excedente para a rede. As experincias com a chamada microgerao de energia, ainda so pequenas (130 pedidos de conexo rede em todo o Pas), mas a cada dia ganham mais fora no Pas. "Estamos fazendo um mapa do potencial de microgerao nas cidades do Rio de Janeiro e de Niteri e tentando atrair empresas para o estado que produzam painis fotovoltaicos, como forma de baratear os custos de instalao de tornar o Rio exportador de servios neste setor. Outra vertente a capacitao de mo de obra, que estamos fazendo em parceria com a Faetec", detalhou a coordenadora do Rio Capital da Energia, Paula Martins, que debateu o tema no estudio com a engenheira da Light, Priscila Ferreira. O programa Rio em Foco exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, e tem reprises no sbado s 17h e

www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj tambm pode pode ser sintonizada seguindo as instrues do linkwww.tvalerj.tv/sintonia.do.
domingos s 20h. O programa fica disponvel tambm no portal

ABENAV

Internet

24/09/2013

1/2

http://abenav.org.br/web/biblioteca/videos/programa-rio-em-foco-tv-alerj/

Programa Rio em Foco TV Alerj

ABENAV

Internet

24/09/2013

2/2

http://abenav.org.br/web/biblioteca/videos/programa-rio-em-foco-tv-alerj/

Maca News

Internet

18/11/2013

http://www.macaenews.com.br/ver_not.php?id=103418&ed=Sa%FAde&cat=Not%EDcias

Programa Rio em Foco discute qualidade da alimentao nas escolas


A qualidade da alimentao dos alunos das escolas estaduais e privadas do Rio de Janeiro ser o tema debatido no programa Rio em Foco que vai ao ar s 22h desta segunda-feira (18/11), na TV Alerj (canal 12 da NET). Os entrevistados vo discutir os avanos a partir da Lei federal 11.947/09, que obriga as escolas pblicas a adquirir 30% das verduras e legumes da alimentao escolar junto aos produtores rurais familiares. "Em 2013, 482 das 1.310 escolas da rede estadual compraram de pequenos produtores. Queremos dobrar este nmero no ano que vem", informa a coordenadora de Alimentao Escolar da Secretaria de Estado de Educao (Seeduc), Daniela Mello Duarte. Segundo ela, o principal gargalo a logstica de entrega do alimento nas escolas. "Muitas escolas no possuem meios de armazenar estes itens e eles tm que ser entregues mais vezes por semana", explica. Para a empresria Maria Beatriz Costa, do Planeta Orgnico, a lei representa um avano e, em todos os fruns internacionais de que ela participa, seu contedo surpreende os interlocutores. "Temos certamente uma demanda reprimida e nosso papel sensibilizar o poder pblico para resolver o problema. A lei fantstica, mas temos que implement-la", afirma a empresria. Durante o programa os entrevistados vo falar sobre a importncia da famlia na mudana de hbitos alimentares, a oportunidade que isso representa para os pequenos produtores e a importncia de comear, desde a primeira infncia, a educao alimentar. "Uma refeio inadequada se torna um perigo. Hoje, pases da Europa j encaram a obesidade infantil como questo de sade pblica e nos Estados Unidos o tema j visto como calamidade, afirma Maria Beatriz. O programa Rio em Foco t em reprises aos sbados, s 17h, e aos domingos, s 20h. A partir da tera-feira, dia 19, tambm possvel assisti-lo no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj tambm pode ser sintonizada seguindo as instrues do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.

Rio Capital da Energia

Internet

22/11/2013

http://www.riocapitaldaenergia.rj.gov.br/site/conteudo/Parceiro29Noticia.aspx?C=xfQze986FM8 %3d Rio em Foco debate impactos dos incentivos indstria do plstico

Fonte: Frum Alerj Segunda economia do Pas e stimo lugar na indstria de transformao de plsticos, o Estado do Rio de Janeiro lanou um pacote de incentivos para ampliar a sua participao e atrair novos negcios que adensem a cadeia petroqumica e de plstico no estado. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira, 25/11, s 22h na TV Alerj (canal 12 da NET), a superintendente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econmico, Solange Graa, e o presidente do Sindicato da Indstria de Material Plstico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), Jos da Rocha, falam sobre as aes e avaliam o impacto desta poltica. "Nosso foco que o Rio comece a fornecer para o prprio Estado, para as indstrias nas reas de cosmticos, alimentos, bebidas e at mesmo automobilstica", explica Graa. De acordo com Jos da Rocha o estudo que subsidiou esta iniciativa mapeou toda a cadeia e lanou o olhar s micro e pequenas empresas, que so 45% das 450 indstrias do plastico instaladas no estado. Outro fator importante, segundo o presidente do sindicato, foi o olhar sobre a reciclagem. H a um mercado muito importante e que no pode ser deixado de fora, ressalta. Alm da viso da cadeia como um todo, o pacote reconhece a importncia das parcerias para que a poltica d resultados. A parceria entre o governo estadual, Simperj, Sebrae, AGERio, Codin, segundo Solange, est sendo muito importante."Hoje o pas tem um problema de mo-de-obra. Ns queremos e fazemos questo de avanar essa formao da mo-de-obra, e com o apoio dos nossos parceiros, temos certeza de que vamos conseguir". O Senai, por exemplo, deve abrir uma escola de formao em Duque de Caxias. A questo no apenas produzir mais, produzir mais e melhor. J estamos com os estudos concludos e s falta acertar alguns detalhes para a instalao da nossa escola. Vai ser uma Escola do Senai de transformao de plstico, a ser instalada em Duque Caxias, alm das unidades mveis que percorrero o estado", anunciou Rocha. O programa Rio em Foco tem reprises aos sbados, s 17h e aos domingos, s 20h. A partir da tera-feira,

portal. A TV Alerj tambm pode pode ser sintonizada seguindo asinstrues do link . Assista a chamada do programa.
dia 19, tambm possvel assisti-lo no

PROMAD

Internet

22/11/2013

http://noticias.promad.adv.br/alerj/186659/rio-em-foco-debate-impactos-dos-incentivos-192-ind218-stria-do-pl-193-stico RIO EM FOCO DEBATE IMPACTOS DOS INCENTIVOS INDSTRIA DO PLSTICO


Segunda economia do pas e stimo lugar na indstria de transformao de plsticos, o estado do Rio lanou um pacote de incentivos para ampliar a sua participao e atrair novos negcios que concentrem a cadeia petroqumica e de plstico no territrio fluminense. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (25/11), s 22h, na TV Alerj (canal 12 da Net), a superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econmico, Solange Graa, e o presidente do Sindicato da Indstria de Material Plstico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), Jos da Rocha, falam sobre as aes e avaliam o impacto desta poltica. "Nosso foco que o Rio comece a fornecer para o prprio estado, para as indstrias nas reas de cosmticos, alimentos, bebidas e at mesmo automobilsticas", explicou Graa. De acordo com Jos da Rocha, o estudo que subsidiou esta iniciativa mapeou toda a cadeia e lanou o olhar s micro e pequenas empresas, que so 45% das 450 indstrias do plstico instaladas no estado. Outro fator importante, segundo o presidente do sindicato, foi a questo da reciclagem. Existe a um mercado muito importante e que no pode ser deixado de fora, ressaltou Rocha. O programa Rio em Foco tem reprises aos sbados, s 17h, e aos domingos, s 20h. A partir da tera-feira (26/11), tambm ser possvel assisti-lo no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj tambm pode ser sintonizada seguindo as instrues do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.

Das könnte Ihnen auch gefallen