Sie sind auf Seite 1von 6

Movimento Circular Uniforme Um movimento circular uniforme (MCU) pode ser associado, com boa aproximao, ao movimento de um planeta

ao redor do Sol, num referencial fixo no Sol, ou ao movimento da Lua ao redor da Terra, num referencial fixo na Terra. Um movimento circular uniforme pode ser associado tambm s partculas que formam as rodas e engrenagens dos dispositivos mecnicos. A palavra uniforme, neste contexto, se refere invarincia do mdulo da velocidade linear da partcula que se desloca numa trajetria circular. De qualquer modo, embora o mdulo do vetor velocidade linear possa ser constante, a sua direo varia continuamente, existindo uma acelerao (centrpeta) e, portanto, uma fora resultante no nula sobre a partcula.

Definio do MCU Uma partcula est em movimento circular uniforme num dado referencial quando se movimenta sobre uma circunferncia com velocidade linear de mdulo constante. O vetor velocidade linear sempre tangente trajetria e varia continuamente porque sua direo varia (Fig.34). Para dois instantes genricos t1 e t2, os mdulos das velocidades v(t1) e v(t2) so iguais, mas os vetores velocidade linear v (t1) e v(t2) so diferentes. Perodo e Freqncia O tempo levado pela partcula para percorrer uma vez a sua trajetria o perodo (T) do movimento. O nmero de voltas dadas pela partcula na unidade de tempo a freqncia (f) do movimento. Assim:
f= 1 T

A unidade de freqncia chamada hertz e simbolizada por Hz: 1 Hz = 1 / s.

Exemplo
Para termos uma idia mais concreta da veracidade da expresso acima, consideremos uma partcula em MCU (num dado referencial) que leva 4s para percorrer exatamente uma vez a circunferncia que constitui a sua trajetria.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

O perodo do movimento justamente 4s. Por outro lado, como a partcula percorre uma volta em 4s, em um segundo ela percorre de volta. Portanto, a freqncia do movimento da partcula, no referencial considerado, vale 1/(4s).

Velocidade Linear e Velocidade Angular


O mdulo da velocidade linear da partcula, no referencial em que ela descreve um MCU, definido como a distncia percorrida sobre a trajetria dividida pelo intervalo de tempo levado para percorr-la. Assim, tomando como intervalo de tempo o perodo, podemos escrever, para o mdulo da velocidade linear: v= 2R T

O vetor velocidade linear sempre tangente trajetria da partcula (Fig.35).

Se, em vez de considerar a distncia percorrida pela partcula sobre sua trajetria, consideramos o ngulo descrito pela linha que une a partcula ao centro da trajetria, podemos definir a velocidade angular. O mdulo dessa velocidade angular dado pelo cociente do ngulo descrito (em radianos) pelo intervalo de tempo correspondente. Assim: = 2 T

ou, lembrando que f = 1 / T:

= 2 f
A direo da velocidade angular perpendicular ao plano da trajetria e o sentido dado pela regra da mo direita: com os dedos da mo direita colocados ao longo da trajetria descrita pela partcula e na mesma direo do movimento, o polegar aponta o sentido da velocidade angular (Fig.35). Comparando a expresso do mdulo da velocidade linear com a expresso do mdulo da velocidade angular, podemos escrever:

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

v = R

Acelerao Centrpeta
Pela primeira lei de Newton, se nula a fora resultante sobre uma partcula, ela est parada ou em movimento retilneo uniforme num referencial inercial. Como o vetor v(t2) diferente do vetor v(t1), ou seja, como v diferente de zero, existe uma fora resultante no nula sobre a partcula em MCU. Em outras palavras, existe uma acelerao. Por outro lado, como o mdulo do vetor velocidade linear constante, o vetor acelerao no pode ter componente na direo do vetor velocidade linear. Ento, o vetor acelerao da partcula, em qualquer instante de tempo, aponta para o centro da sua trajetria (Fig.36).

Esta acelerao chamada acelerao centrpeta e tem mdulo dado por:


ac = v2 R

ou, lembrando que v = R: ac = 2R Como dissemos acima, o vetor acelerao centrpeta, em qualquer instante de tempo, aponta para o centro da sua trajetria. Para verificar esse resultado vamos considerar o seguinte procedimento geomtrico. Desenhamos uma circunferncia com raio de 10 cm e, sobre ela, assinalamos dois pontos, A e B, relativamente prximos um do outro (Fig.37). Em cada um desses pontos, desenhamos uma flecha de 3 cm de comprimento para representar as respectivas velocidades lineares, vA e vB, de uma partcula em MCU. Agora, transportamos a flecha que representa vB paralelamente a si mesma, de modo que sua origem coincida com a origem da flecha que representa vA e representamos o vetor v = vB - vA.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

O vetor acelerao centrpeta tem a mesma direo e o mesmo sentido que o vetor v e ambos devem apontar para o centro da trajetria circular da partcula em MCU. Na Fig.37 podemos ver que existe um desvio aprecivel. Repetindo o procedimento descrito acima para pontos A e B cada vez mais prximos um do outro, podemos ver que o desvio fica cada vez menor. No limite em que os pontos A e B esto to prximos um do outro que se confundem, o desvio nulo, ou seja, a acelerao centrpeta aponta para o centro da circunferncia. O procedimento acima informa tambm que a definio rigorosa da acelerao centrpeta envolve um processo de limite.

Fora Centrpeta
A fora sobre a partcula (de massa m) em MCU chamada fora centrpeta. Pela segunda lei de Newton, essa fora tem mdulo dado por: Fc = ou: Fc = m2R mv 2 R

Exemplo
Vamos considerar um modelo no qual uma nave espacial descreve uma rbita circular de raio R ao redor da Terra, num referencial fixo na Terra (Fig.38), para discutir o fenmeno da imponderabilidade.

Como a rbita circular, a fora gravitacional da Terra sobre a nave, isto , a fora peso da nave, a fora centrpeta. Assim, podemos escrever:
mv 2 GmM = R R2 em que m a massa da nave, M, a massa da Terra e G, a constante universal da gravitao. O raio da rbita fica:

R=

GM v2

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

O raio da rbita depende de G, uma constante universal, de M, a massa da Terra, e de v, o mdulo da velocidade linear orbital da nave. O raio da rbita no depende da massa da nave. Se existe um astronauta dentro da nave, com a mesma velocidade linear orbital da nave, ele tem uma rbita com o mesmo raio da rbita da nave. Ento, o astronauta permanece em repouso num referencial fixo na nave e parece flutuar dentro da nave. Este fenmeno o que se chama de imponderabilidade. Devemos observar que esse fenmeno no implica falta de gravidade ou falta de peso. Muito pelo contrrio, justamente o peso do astronauta e o peso da nave que fazem o papel de foras centrpetas para garantir que as respectivas rbitas sejam circulares.

Exerccio 1
Num dado referencial, um disco gira ao redor do um eixo fixo que passa pelo seu centro com velocidade angular constante. Um ponto da borda do disco tem velocidade linear de mdulo 50 cm/s. Um ponto a 20 cm da borda tem velocidade linear de mdulo 10 m/s. Calcule o mdulo da velocidade angular do disco.

Exerccio 2
Um ciclista, pedalando sua bicicleta, faz com que ela se desloque com uma velocidade de mdulo v = 5,2 m/s num referencial fixo na estrada (Fig.39). Os pneus tm raios externos de 26 cm e as rodas dentadas A e B tm raios de 4 cm e 8 cm, respectivamente. Tomando um referencial fixo no ciclista, calcule (a) o mdulo da velocidade linear dos pontos das bordas externas dos pneus e (b) o mdulo da velocidade angular da roda dentada B.

Exerccio 3
Um automvel com massa de 750 kg percorre uma curva circular plana e horizontal com um raio de 50 m. O coeficiente de atrito esttico entre os pneus e a pista vale = 0,8. Calcule (a) o mdulo mximo da fora de atrito e (b) o valor mximo do mdulo da velocidade do automvel para que ele faa a curva sem derrapar.

Exerccio 4
Um motociclista realiza manobras num globo da morte de 5m de dimetro. A massa do conjunto motociclista + moto de 160 kg. Calcule o valor mnimo que deve

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

ter o mdulo da velocidade linear da moto, num referencial fixo no globo, para que ela esteja em contato com o globo mesmo passando pela sua parte superior.

Exerccio 5
Satlite geoestacionrio aquele que se encontra sempre na linha vertical traada de um ponto fixo da superfcie da Terra (geralmente no equador). Calcule a altura da rbita de um satlite desse tipo.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Das könnte Ihnen auch gefallen