Sie sind auf Seite 1von 3

Av. Csar Hilal, 700 - 1 andar - Bento Ferreira - Vitria - ES CEP 29050-662 Tel.

: (27) 3334-9900 FAX: (27) 3324-3644

CEEI

REGISTRO E FISCALIZAO DAS ATIVIDADES RELATIVAS A ELEVADORES, ESCADAS ROLANTES E EQUIPAMENTOS DE ELEVAO E TRANSPORTES.

NF- 03/97 MAR/97

I OBJETIVO Esta norma tem como objetivo fixar critrios e parmetros para o registro no Crea-ES das atividades de projeto, fabricao, instalao, inspeo e manuteno de elevadores, escadas rolantes e equipamentos de elevao e transporte. II - FUNDAMENTOS JURDICOS E TCNICOS A CMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DO Crea-ES, no uso das atribuies que lhe confere o Artigo n 46, letra e, da Lei n 5.194/66 e, considerando: 1. A Lei n 6.496 de 07/12/77, instrumento legal de regularizao profissional complementar, que instituiu a Anotao de Responsabilidade Tcnica na prestao de servios de Engenharia estabelecida nos artigos 1 e 3; 2. A Lei n 8.078 de 11/09/90, instrumento legal de mbito geral, que instituiu o Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor, em seus artigos 2, 3, 12, 39, 50, 55 e 66; 3. A Resoluo n 336 de 27/10/89 do CONFEA, que dispe sobre o registro de pessoas jurdicas nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; 4. A Resoluo n 307 de 28/02/86 do CONFEA, que dispe sobre a Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART e d outras providncias; 5. A Resoluo n 322 de 22/05/87 do CONFEA, que altera a redao da Resoluo n 307 de 28/02/86, artigo 10 e seus pargrafos; 6. Que o exerccio desta atividade da competncia dos profissionais da rea da Engenharia Mecnica; 7. Os riscos oriundos de Elevadores, Escadas Rolantes e Equipamentos de Elevao e Transportes projetados, fabricados, montados ou inspecionados, sem os conhecimentos tcnicos necessrios e sem seguir normas de segurana; 8. Que o Crea-ES tem como finalidade a defesa da sociedade procurando assegurar o uso adequado do conhecimento e da tecnologia; 9. Que os CREAs so depositrios do Acervo Tcnico dos profissionais da Engenharia; 10. Procedimento Normativo Nacional 01/94 da CNCEEI (Coordenadoria Nacional das Cmaras Especializadas de Engenharia lndustrial).

11. O especificado no Artigo 12, inciso 1, da Resoluo 218 de 29 de junho de 1973, do CONFEA: ... equipamentos mecnicos e eletromecnicos, '', como sendo da competncia dos profissionais da modalidade MECNICA. Resolve, adotar os parmetros e procedimentos constantes da seo III desta Norma de Fiscalizao, como base para o exerccio da fiscalizao na rea de competncia dos CREAs nas atividades profissionais mencionadas na Seo I. III PARMETROS E PROCEDIMENTOS BSICOS PARA A FISCALIZACO: Em razo do exposto na Seo II, ficam estabelecidos os seguintes parmetros e procedimentos para o exerccio da fiscalizao: 1. Esto obrigados ao registro no Crea-ES as empresas e profissionais autnomos que prestam servios de Projeto, Fabricao, lnstalao, Montagem, lnspeo, Manuteno e Assistncia Tcnica de Equipamentos de Elevao e Transporte devendo ser executados por pessoa jurdica ou fisica, registrada no CREA, sob a responsabilidade tcnica dos profissionais a saber: A - PROJETOS E INSPEO - Engenheiros Mecnicos ou lndustriais Modalidade Mecnica ( Art. 12 da Res. 218/73 do CONFEA) - Engenheiros Mecnicos-Eletricistas (Art. 32 do Dec. 23.569/33) B - FABRICAO, INSTALACO OU MONTAGEM - Engenheiros Mecnicos ou Industriais Modalidade Mecnica ( Art. 12 da Res. 218/73 do CONFEA) - Engenheiros Mecnicos-Eletricistas (Art. 32 do Dec. 23.569/33) - Engenheiros Operacionais e Tecnlogos na rea Mecnica (Art. 22 e 23 respectivamente da Res. 218/73 do CONFEA) C - MANUTENO E ASSISTNCIA TCNICA - Engenheiros Operacionais e Tecnlogos na rea Mecnica (Arts. 22 e 23 da Resol. 218/73 do CONFEA). - Tcnicos de 2 Grau da rea Mecnica. a) O servio de fiscalizao dever solicitar do Responsvel Tcnico (RT) ou da Empresa conservadora, que fornea o calendrio de inspees dos equipamentos de elevao e transporte. b) Um profissional de nvel superior poder ser responsvel por inspees de at 200 (duzentas) unidades por ano, no mximo. c) Um profissional de nvel superior ou mdio poder ser responsvel por manutenes e assistncia tcnica de at 400 (quatrocentas) unidades por ano, no mximo. d) Dever ser recolhida uma ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica) referente aos servios mencionados no item 1 a qual dever ser precedida por contrato celebrado anualmente, devendo ser afixada cpia desta ART na portaria do edifcio. e) Dever ser feita no mnimo uma inspeo anual em cada Equipamento de Elevao e Transporte. f) Casos especiais, omissos ou a critrio da Assessoria Tcnica sero enviados CEEI para apreciao e julgamento. IV - INFORMACES COMPLEMENTARES 1. DEFINIES 1. 1 - PROJETOS E CLCULOS - Atividade Tcnica que envolve clculos ou dimensionamentos, plantas, desenhos, pareceres, relatrios, anlises, normas e especificaes, formuladas atravs de princpios tcnicos e cientficos.

1.2 INSPEO - Ato tcnico de averiguar, vistoriar, descrever e classificar as condies operacionais de uma instalao, equipamentos ou obra de engenharia atravs de princpios normativos e cientficos. 1.3 - FABRICAO E MONTAGEM - Atividades Tcnicas, segundo projeto, que envolve a escolha de materiais e componentes e acessrios adequados., sendo feitos posteriormente os devidos testes para avaliar o funcionamento dos equipamentos. 1.4 - MANUTENO - Atividade Tcnica que envolve acompanhamento e soluo de problemas que afetam a operao, funcionamento e durabilidade de uma instalao, equipamento ou obra de engenharia, com a substituio ou reparo de componentes, mdulos ou partes, observando princpios normativos e cientficos. 2. ABREVIATURAS: 2.1 CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia 2.2 - Crea-ES - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Esp. Santo 2.3 - CEEI - Cmara Especializada de Engenharia Industrial V APROVAO E REVISES A presente Norma foi aprovada na 186 Sesso da Cmara Especializada de Engenharia lndustrial C.E.E.I. do Crea-ES realizada em 05/05/97.

Eng. Mec. VIRGINIO AUGUSTO NASCIMENTO Coordenador da CEEI Geloga LEILA ISSA VILACA Conselheira Secretria da CEEI Eng. Metal. FERNANDO CESAR OLIVEIRA Conselheiro da CEEI Eng. de Alim. MARIA AUGUSTA BINDA Conselheira da CEEI Eng. Mec. CLIMRIO SOLIMES Conselheiro da CEEI Eng. Mec. EDSON BAPTISTA Conselheiro da CEEI Eng. Eletr. HENRIQUE GERMANO ZIMMER Conselheiro Representante do Plenrio na CEEI

Das könnte Ihnen auch gefallen