Sie sind auf Seite 1von 4

Ficha n 7

Andr Rocha n4 / 12A

1 Enumera alguns processos de cognio social.

A cognio social uma forma de conhecimento e de relao com o mundo social. Assim, h quatro processos de cognio social: as impresses, as expectativas, as atitudes e as representaes sociais.
2 Define impresses.

Uma impresso consiste no processo de integrao de uma pessoa numa categoria a partir dos dados que obtemos num primeiro contacto ou das informaes que nos so fornecidas por outros.
3 Qual a relao entre impresso e categorizao.

A categorizao que provm da formao de impresses facilita e orienta o nosso comportamento, fazendo mesmo com que criemos determinadas expectativas em relao pessoa, que encaixam na sua categoria.
4 Explica como se formam as impresses.

Para criarmos uma impresso acerca de outra pessoa, no necessitamos, em geral, de muita informao. A informao pode obter-se de forma directa, atravs da interaco, observando o comportamento verbal e no verbal, e de forma indirecta, como, por exemplo, atravs do ouvir dizer. Contudo, frequentemente, basta -nos percepcionar pequenos indcios do seu comportamento para rapidamente nos sentirmos em condies de podermos fazer juzos acerca de uma srie de atributos que, supostamente, caracterizam essa pessoa. O facto de no termos observado realmente qualquer desses atributos em nada abala a nossa convico. E, apesar de uma pessoa poder relevar caractersticas diferentes, ou mesmo contraditrias, no hesitamos em criar dela uma impresso unificada.
5 Porque que as primeiras impresses so to importantes.

As primeiras impresses so extremamente determinantes para o desenrolar de uma relao pessoal, do mesmo modo que permitem a emisso de juzos de valor muitas vezes precipitados. Por outro lado, as primeiras impresses so essencialmente influenciadas pela primeira informao que obtemos da pessoa. Embora possa parecer estranho, as primeiras impresses tm um carcter bastante persuasivo e tendem a manter-se inabalveis durante muito tempo. Assim, uma das caractersticas das primeiras impresses a sua persistncia.

6 O que entendes por expectativas?

o modo de categorizar as pessoas atravs dos indcios e das informaes, prevendo o seu comportamento e as suas atitudes. As expectativas tambm so mtuas, ou seja a outra pessoa com quem interagimos tambm desenvolve expectativas em relao a ns.
7 Na formao das expectativas esto envolvidas a induo e a deduo. Explica.

Na formao das expectativas atravs do qual catalogamos as pessoas consoante as suas caractersticas essenciais esto envolvidos os processos de induo e deduo. Pela induo passamos da percepo das caractersticas para a categorizao delas e pela deduo conseguimos encontrar novas caractersticas para a pessoa, tendo em conta a sua categoria social. pela deduo que formamos expectativas acerca de outrem que so marcadas pelos valores, atitudes, crenas, histria pessoal e contexto social. 8 De que forma se relacionam as expectativas com o estatuto e o papel? Estatuto e papel so dois conceitos complementares e dependentes das expectativas sociais criadas para determinada categoria social ou profissional. Em funo do estatuto de determinada pessoa, habitualmente decorrente da sua profisso, esta espera que os outros tenham determinados comportamentos e atitudes para consigo (os seus direitos). Da mesma forma, os outros esperam que ela tenha determinados comportamentos e atitudes, isto , desempenhe um papel (os seus deveres).
9 Explica o processo de auto-realizao das profecias.

O processo de auto-realizao das profecias caracteriza-se pela realizao das expectativas que se tm acerca de um determinado assunto ou pessoa. Assim, as consequncias advm do processo de profecia, portanto as expectativas acabam por influenciar em grande escala o comportamento das partes envolvidas.
10 Define atitude.

Uma atitude uma tendncia para responder a um objecto social situao, pessoa, grupo, acontecimento de modo favorvel ou desfavorvel. A atitude no , portanto, um comportamento, mas uma predisposio, uma tendncia relativamente estvel para uma pessoa se comportar de determinada maneira. uma tomada de posio intencional de um indivduo face a um objecto social.

11 Identifica as trs componentes das atitudes.

As trs componentes das atitudes so: a componente cognitiva, a componente afectiva e a componente comportamental.

12 De que forma as atitudes se relacionam com o comportamento?

As atitudes no so directamente observveis: inferem-se dos comportamentos. Tambm possvel, a partir de um comportamento, inferir a atitude que esteve na sua origem. De igual modo, se conhecermos a atitude de uma pessoa face a uma situao ou acontecimento, podemos prever o seu comportamento. Portanto, as atitudes so o suporte intencional de grande parte dos nossos comportamentos.

13 Explica como se formam e como mudam as atitudes.

As atitudes no nascem connosco, formam-se e aprendem-se no processo de socializao, no meio social onde estamos inseridos. So vrios os agentes sociais responsveis pela formao das atitudes: os pais e a famlia, a escola, o grupo de pares e os meios de comunicao. Os parentes mais prximos exercem um papel fundamental na formao das primeiras atitudes nas crianas. So modelos que estas imitam e com as quais se procuram identificar. A educao escolar desempenha um papel central na formao das atitudes. Na adolescncia, tem particular relevo o grupo de pares, isto , os indivduos com idade aproximada com que os jovens contactam mais frequentemente. Actualmente, os meios de comunicao tm grande importncia na formao de novas atitudes ou no reforo das que j existem: a publicidade, as telenovelas, os filmes, so meios poderosos pela influncia que exercem sobre o modo como se encara o que acontece no mundo, as relaes interpessoais, os gostos e as preferncias, a ocupao dos tempos livres, o trabalho, etc. atravs da observao, identificao e imitao dos modelos (pais, professores, pares, figuras dos meios de comunicao social, etc.) que se aprendem, que se formam as atitudes. Esta aprendizagem ocorre ao longo da vida, mas tem particular prevalncia na infncia e na adolescncia. Tal no significa que depois destas idades as atitudes no possam mudar. H contudo, uma tendncia para a estabilidade das atitudes. Mas apesar da relativa estabilidade das atitudes, estas podem mudar ao longo da vida. Acontecimentos extraordinrios, impressionantes, podem resultar em modificaes nas nossas atitudes. As experincias vividas por ns podem conduzir alterao das atitudes.

14 Em que consiste a dissonncia cognitiva?

A dissonncia cognitiva um sentimento desagradvel que pode ocorrer quando uma pessoa sustenta duas atitudes que se opem, quando esto presentes duas cognies que no se adequam ou duas componentes de atitude que se contradizem. Por exemplo, a pessoa que defende o cumprimento das obrigaes fiscais, mas que se esquiva ao pagamento dos impostos, tende a passar situaes angustiantes e inconsistentes.

15 Define representao social

A representao social o conjunto das crenas, das convices resultantes da interaco social e que so partilhadas pelos indivduos de uma determinada sociedade. Corresponde, no fundo, ao conhecimento do senso comum
16 Descreve os processos que esto na base da formao das representaes sociais.

Os dois processos so a objectivao e a ancoragem. A objectivao um processo de simplificao da realidade em que alguns aspectos so valorizados e outros rejeitados. A ancoragem corresponde assimilao das novas representaes que so integradas nas que o indivduo j possui.
17 Quais so as principais funes das representaes sociais? As principais funes das representaes sociais so a funo de saber, a funo de orientao, a funo identitria e a funo de justificao.

Das könnte Ihnen auch gefallen