Sie sind auf Seite 1von 3

Prof.

Rafa - Qumica Propriedades Coligativas Lista de exerccios


01. Os frascos de ter, se no forem bem fechados, ficam vazios em pouco tempo, por que: I.Se forma um composto muito estvel entre as molculas de ter e o oxignio do ar, favorecendo assim a vaporizao. II.A presso de vapor do ter alta. III.O ter forma uma mistura azeotrpica com o ar, o que favorece sua vaporizao. Est(o) correta(s): a) I apenas. b) II apenas. c) I e III apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III.

02. Devido sua altitude, a presso atmosfrica no topo do Pico da Bandeira menor do que 1 atm. Entretanto, ao nvel do mar pode ser considerada igual a 1 atm. Em um recipiente aberto: a) A gua entra em ebulio a 100 C, tanto no topo do Pico da Bandeira como ao nvel do mar. b) A temperatura de ebulio da gua maior do que 100 C no Pico da Bandeira. c) A temperatura de ebulio da gua menor do que 100 C no Pico da Bandeira. d) A temperatura de ebulio da gua maior do que 100 C ao Nvel do Mar. e) A temperatura de ebulio da gua menor do que 100 C ao Nvel do Mar.

03. A dissoluo de um slido inico em certa quantidade de gua faz com que, em relao gua pura e nas mesmas condies de temperatura e presso, a soluo apresente: I. Presso osmtica menor. II. Presso de vapor menor. III. Temperatura de incio de fuso menor. IV. Temperatura de incio de ebulio menor. V. Densidade maior. Das afirmaes acima esto certas, apenas: a) I, II e V. b) II, III e IV. c) II, III e V. d) I, II, III e V. e) I, II, IV e V.

04. A presena de um soluto no-voltil dissolvido em um solvente lquido altera o comportamento deste lquido na sua presso de vapor que (x), no seu ponto de ebulio que (y) e no seu ponto de solidificao que (z). Respectivamente, podemos substituir x, y e z por: a) aumenta, diminui e aumenta. b) diminui, aumenta e diminui. c) aumenta, aumenta e diminui. d) diminui, diminui e aumenta. e) diminui, aumenta e aumenta.

05. (UFMS) Numa aula de qumica sobre solues, o professor fala especificamente sobre solues aquosas, cujos solutos so no-volteis. Considerando tais solues aquosas, em relao gua pura, a uma dada temperatura, correto afirmar que (01) a presso de vapor da soluo aumenta. (02) o ponto de ebulio da soluo decresce. (04) o ponto de congelamento da soluo diminui. (08) a presso osmtica da soluo aumenta. (16) a presso de vapor da soluo depender da natureza do soluto dissolvido. (32) a presso de vapor da soluo depender da quantidade de partculas de soluto dissolvida.

06. (UFMS) A respeito do comportamento das solues, correto afirmar que (01) o ponto de ebulio de uma soluo maior do que do solvente puro correspondente, considerando que o soluto no voltil. (02) o ponto de congelamento de uma soluo maior que do solvente puro correspondente. (04) a diminuio do ponto de congelamento e o aumento do ponto de ebulio de uma soluo dependem somente da natureza do soluto. (08) um protozorio, animal unicelular constitudo por um envoltrio com as caractersticas de uma membrana semipermevel, que normalmente vive no oceano, ao ser transferido para um ambiente de gua doce, entra em colapso e explode. (16) 500 mL de uma soluo aquosa 1M de CaCl2 entrar em ebulio mesma temperatura que 500 mL de soluo aquosa 1M de glicose, considerando-se as mesmas condies para as duas solues.

07. (UFU) A respeito das propriedades das solues, considere as afirmativas abaixo. I. A gua do mar ferve a uma temperatura mais baixa que a gua pura, ambas ao nvel do mar. II. A gua do mar congela a uma temperatura mais baixa que a gua pura, ambas ao nvel do mar. III. Uma soluo aquosa de sacarose ferve a uma temperatura mais alta que a gua pura, ambas ao nvel do mar.

IV. Uma soluo aquosa de sacarose congela a uma temperatura mais alta que a gua pura, ambas ao nvel do mar. Dentre essas afirmaes: a) Todas so incorretas. b) I e IV so corretas. c) I correta e III incorreta. d) II e III so corretas.

08. (PUC-MG) Tendo em vista o momento em que um lquido se encontra em equilbrio com seu vapor, leia atentamente as afirmativas abaixo: I. A evaporao e a condensao ocorrem com a mesma velocidade. II. No h transferncia de molculas entre o lquido e o vapor. III. A presso de vapor do sistema se mantm constante. IV. A concentrao do vapor depende do tempo. Das afirmativas acima, so corretas: a) I e III. b) II e IV. c) II E III. d) I e II. e) III e IV.

09. (UFRN) Em locais de inverno rigoroso, costuma-se adicionar uma certa quantidade de etilenoglicol gua dos radiadores de automveis. O uso de uma soluo, em vez de gua, como lquido de refrigerao deve-se ao fato de a soluo apresentar: a) menor calor de fuso. b) menor ponto de congelamento. c) maior ponto de congelamento. d) maior calor de fuso.

10. (VUNESP) A crioscopia uma tcnica utilizada para determinar a massa molar de um soluto atravs da diminuio da temperatura de solidificao de um lquido, provocada pela adio de um soluto no voltil. Por exemplo, a temperatura de solidificao da gua pura 0C (presso de 1 atm), mas ao se resfriar uma soluo aquosa 10% de cloreto de sdio, a solidificao ocorrer a 2C. A adio de soluto no voltil a um lquido provoca a) nenhuma alterao na presso de vapor desse lquido. b) o aumento da presso de vapor desse lquido. c) o aumento da temperatura de solidificao desse lquido. d) a diminuio da temperatura de ebulio desse lquido. e) a diminuio da presso de vapor desse lquido.

Das könnte Ihnen auch gefallen