Sie sind auf Seite 1von 3

Prof.

Rafa - Qumica Cintica Qumica


Lista de exerccios
01. (UFU) Uma reao qumica de grande importncia a fotossntese, com a qual, a partir de CO 2 e H2O, obtm-se a glicose:

Leia o enunciado acima e considere as afirmativas apresentadas a seguir. I. A presso no influi nesta reao. II. Na ausncia de luz a velocidade da reao quase nula. III. Com o aumento de temperatura maior ser a velocidade da reao. IV. A velocidade da reao ser maior quando a concentrao, em quantidade de matria de CO2 aumentar. Qual alternativa abaixo apresenta resposta correta? a) Somente I e III. b)Todas esto corretas. c) Somente II, III e IV. d)Somente III. 02. (UFMS) Com relao cintica qumica, assinale a alternativa correta. a) A elevao de temperatura aumenta a velocidade das reaes qumicas porque aumenta o nmero de colises por segundo entre as molculas. b) A freqncia de colises efetivas entre reagentes diminui com o aumento de temperatura. c) Alumnio em raspas pode ser "queimado" mais facilmente do que alumnio em p. d) Catalisadores no participam das etapas de uma reao qumica. e) A etapa determinante de uma reao qumica a mais rpida. 03. (UEPG) A respeito dos fatores que influenciam a cintica de reaes qumicas, assinale o que for correto. 01. A energia de ativao de uma reao independente da ao de um catalisador. 02. A velocidade da reao aumenta com o aumento da superfcie de contato entre os reagentes. 04. A velocidade da reao aumenta com o aumento da temperatura, devido maior frequncia de colises efetivas entre as molculas dos reagentes. 08. Toda coliso com orientao adequada produz uma reao qumica. 04. (UniRio) Yves Chauvin, ganhador do prmio Nobel de qumica de 2005 contribuiu intensamente para a rea da catlise. (...) Entre os processos por ele estudados esto o de produo de olefinas e a

catlise homognea, que permitiu a realizao de reaes bastante seletivas e a substituio de catalisadores prejudiciais ao meio ambiente. Cincia Hoje, 2005.

Os catalisadores so substncias que: a) diminuem a velocidade da reao, ao aumentarem a energia de ativao do sistema. b) aceleram a velocidade da reao qumica, ao reagirem com os reagentes da reao. c) diminuem a velocidade da reao qumica, ao anularem a energia de ativao da reao. d) esto sempre no mesmo estado fsico das substncias participantes da reao. e) aceleram a velocidade da reao qumica, ao diminuir a energia de ativao do sistema. 05. (UFAL) A sabedoria popular diz que o fogo de palha queima rpido. Quando se compara a queima de um tronco de rvore com a da palha derivada de um vegetal nota-se a veracidade desse dito popular. O aumento da velocidade de reao de combusto da palha quando comparada combusto do tronco deve-se: a) formao de produtos diferentes de reao. b) diferente composio da celulose nas clulas vegetais. c) ao maior contedo de gua na palha. d) presena de substncias volteis na palha. e) maior superfcie de contato entre os reagentes (celulose e oxignio).

06. (UFC) As reaes qumicas metablicas so fortemente dependentes da temperatura do meio. Como consequncia, os animais de sangue frio possuem metabolismo retardado, fazendo com que os mesmos se movimentem muito mais lentamente em climas frios. Isso os torna mais expostos aos predadores em regies temperadas do que em regies tropicais. Assinale a alternativa que justifica corretamente esse fenmeno. a) Um aumento na temperatura aumenta a energia de ativao das reaes metablicas, aumentando suas velocidades. b) Um aumento na temperatura aumenta a energia cintica mdia das molculas reagentes, aumentando as velocidades das reaes metablicas. c) Em temperaturas elevadas, as molculas se movem mais lentamente, aumentando a frequncia dos choques e a velocidade das reaes metablicas. d) Em baixas temperaturas, ocorre o aumento da energia de ativao das reaes metablicas, aumentando suas velocidades. e) A frequncia de choques entre as molculas reagentes independe da temperatura do meio, e a velocidade da reao independe da energia de ativao. 07. (PUC-MG) A velocidade das reaes uma grandeza que apresenta uma grande importncia prtica. Certas vezes, tentamos agir sobre ela para aument-la (acelerao da produo na indstria, cozimentos dos alimentos numa panela de presso, revelao instantnea das fotografias etc); outras vezes, para diminu-la (diminuio da corroso, conservao dos alimentos pelo frio etc).

Assinale a afirmativa INCORRETA: a) Um complexo ativado uma estrutura intermediria entre os reagentes e os produtos, com ligaes intermedirias entre as dos reagentes e as dos produtos. b) A energia de ativao a energia mnima necessria para a formao do complexo ativado. Seu abaixamento determina o aumento da velocidade da reao. c) Um catalisador uma substncia que aumenta a velocidade de uma reao, permanecendo inalterado qualitativa e quantitativamente no final da reao. d) A ao do catalisador aumentar a energia de ativao, possibilitando um novo caminho para a reao. 08. (UECE)Dada a reao: X Y + Z. A variao na concentrao de X, em funo do tempo, :

A velocidade mdia da reao, no intervalo de 2 a 5 minutos, : a) 0,3 mol/L min b) 0,1 mol/L min c) 0,5 mol/L min d) 1,0 mol/L min 09. (FAAP)Num dado meio onde ocorre a reao N2O5 N2O4+ 1/2 O2, observou-se a seguinte variao na concentrao de N2O5 em funo do tempo.

Calcule a velocidade mdia da reao no intervalo de tempo de 3 a 5 min.

10. (UFU) Para a reao em fase gasosa, representada pela equao 2 HBr + NO2 H2O + NO + Br2, H = 19,6 kcal proposto um mecanismo em duas etapas. Etapa 1: HBr + NO2 HOBr + NO (lenta) Etapa 2: HBr + HOBr H2O + Br2 (rpida) A lei de velocidade desta reao : a) v = k [HBr] [NO2] b) v = k [HBr] [HOBr] c) v = k [HBr]2 [NO2] [HOBr] d) v = k [HBr]2 [NO2] [HOBr]2 [NO] e) v = k [HBr] [NO2]
2

Gabarito 01 C; 02 A; 03 06; 04 E; 05 E; 06 B; 07 D; 08 B; 09 - Vm= 0,01 mol/L min; 10 E;

Das könnte Ihnen auch gefallen