Sie sind auf Seite 1von 3

1 FASE EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Ambiental Prof.

: Wander Garcia Data: 01/10/2008 Aula: 2 TEMAS TRATADOS EM SALA 1. Inqurito Civil Legitimidade: somente o MP, para investigar possveis leses a interesses difusos, coletivos e at individuais homogneos. - Investigativo d elementos para ingressar com ao civil pblica. - Arquivamento, acordo denominado TAC (termo de ajustamento de conduta). O TAC pode ser celebrado pelo MP ou rgo pblico, e esses rgos so autnomos. - Cabimento: apenas o MP pode instaurar o Inqurito Civil, esse inqurito dispensvel para o ingresso de uma ao civil pblica. 1.1 TAC - Poder ser tomado pelo MP e pelos rgos pblicos. O rgo pblico pode celebrar um Tac sem a participao do MP. - O TAC um ttulo executivo extrajudicial. Se no cumprido, autoriza a execuo de obrigao de no fazer. 2. Efeitos do Tombamento a) o proprietrio deve conservar a coisa (manter suas caractersticas); - Se o proprietrio no tiver recursos, o Poder pblico est autorizado pela lei a arcar com os custos de conservao. b) O proprietrio no poder fazer qualquer alterao/modificao no bem tombado, salvo autorizao especial. c) os vizinhos no podem atrapalhar a visibilidade da coisa tombada. d) o poder pblico fica com direito de preferncia na aquisio da coisa, se no for obedecido o direito de preferncia a lei fala que a venda nula. e) Segundo o STJ o proprietrio do bem tombado tem direito de ser indenizado caso sofra restrio especial que o prejudique economicamente. Interveno na propriedade: - desapropriao; - confisco; - servido administrativa; - requisio de bens ou servios (ocorre em situaes transitrias de iminente perigo pblico); - limitao administrativa: uma imposio geral e gratuita (no cabe indenizao) que delimita nossos direitos. A partir disso o STJ proferiu: no caso de tombamento (individual, pessoas em especial), caber indenizao se houver prejuzo ao proprietrio. O proprietrio tem direito de ser indenizado se sofrer restrio especial que o prejudique economicamente. 3. Competncia em matria ambiental 3.1 - competncia administrativa/material Competncia de executar a lei. - Fiscalizao: poder de polcia/polcia administrativa => comum da Unio, Estados, DF e Municpios. Art. 23, CF. - Licenciamento ambiental; - Tombamento (administrativo) - Vigilncia 3.2 competncia legislativa/ - Competncia concorrente da Unio, Estados e DF. (art. 24, CF) - Unio: edita normas gerais - Estados e DF: a) se houver lei federal sobre o assunto, Estados e DF podem suplementar; b) no h lei federal sobre o assunto, Estados e DF exercem competncia legislativa plena; - municpios:
-1

1 FASE EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Ambiental Prof.: Wander Garcia Data: 01/10/2008 Aula: 2 4. Natureza jurdica do bem ambiental Direito material: bem de uso comum do povo (art. 225, caput, CF). Direito processual: bem difuso (pertence a todos). 4.1 Dano ambiental: - difuso; - coletivo; - individual homogneo; - individual. 5. Princpios do direito Ambiental - Princpio do desenvolvimento Sustentvel: Impe compatibilizao entre o desenvolvimento Econmico e o meio ambiente. Impe harmonizao entre o desenvolvimento econmico e social e a proteo ao meio ambiente. - Princpio do Poluidor Pagador: possui dois comandos: repressivo/quem poluir tem que reparar. Preventivo/impe a internalizao das externalidades negativas (arca com os custos do consumo do meio ambiente). Os dois princpios abaixo, impem a tomada de medidas prvias para proteger o meio ambiente. - Princpio da Preveno tomada de medidas prvias para evitar ou mitigar um impacto ambiental. Intervm quando h certeza de impacto ambiental - Principio da Precauo - Precauo no h certeza cientfica de que haver impacto ambiental. O Brasil adota tambm o princpio da precauo, pois na dvida prevalece o meio ambiente e no o empreendedor.

LEGISLAO SOBRE OS TEMAS Constituio Federal Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: I - zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico; II - cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia; III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; IV - impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural; V - proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia; VI - proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; VII - preservar as florestas, a fauna e a flora; VIII - fomentar a produo agropecuria e organizar o abastecimento alimentar; IX - promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico; X - combater as causas da pobreza e os fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos; XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios; XII - estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana do trnsito. Pargrafo nico. Leis complementares fixaro normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 53, de 2006) Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I - direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico; II - oramento; III - juntas comerciais;
-2

1 FASE EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Ambiental Prof.: Wander Garcia Data: 01/10/2008 Aula: 2 IV - custas dos servios forenses; V - produo e consumo; VI - florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio; VII - proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; IX - educao, cultura, ensino e desporto; X - criao, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas; XI - procedimentos em matria processual; XII - previdncia social, proteo e defesa da sade; XIII - assistncia jurdica e Defensoria pblica; XIV - proteo e integrao social das pessoas portadoras de deficincia; XV - proteo infncia e juventude; XVI - organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis. QUESTES SOBRE OS TEMAS 1. (OAB/CESPE 2007.3) Assinale a opo correta em relao ao dano ambiental. a) Sendo o meio ambiente um bem difuso, o dano ambiental tambm tem natureza exclusivamente difusa, razo pela qual vedado ao indivduo vtima direta de um dano reivindicar indenizao a si prprio. b) Quanto extenso, o dano ambiental pode ser patrimonial, quando disser respeito perda material do bem ambiental, ou extrapatrimonial, quando ofender valores imateriais, reduzindo o bem-estar do indivduo ou da coletividade ou atingindo o valor intrnseco do bem. c) Dada a irreversibilidade do dano ambiental, a nica forma de reparao contra esse tipo de dano, na via judicial, a indenizao pecuniria, a qual dever resultar em recursos para a minimizao dos impactos na rea afetada pela atividade lesiva. d) A responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente de natureza objetiva, sendo imprescindveis, para sua caracterizao, o elemento culpa e a comprovao do indiscutvel carter lesivo da atividade desenvolvida pelo agente. 2. (OAB/CESPE 2007.3.PR) Quanto aos meios processuais para a defesa ambiental, assinale a opo correta. a) Cabe exclusivamente ao Conselho Superior do Ministrio Pblico e ao Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos a propositura de ao civil pblica por danos causados ao meio ambiente provenientes de empresa pblica, fundao, sociedade de economia mista ou associao. b) De acordo com a CF, qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao meio ambiente ou ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. c) O inqurito civil um instrumento indispensvel para o exerccio da ao civil pblica em defesa do meio ambiente, pois ele que d suporte preparao dessa ao perante o Judicirio. d) O Ministrio Pblico, ainda que no encontre elementos que indiquem a autoria do possvel dano ambiental ou o mnimo de prova para propor a ao judicial, no pode promover o arquivamento do inqurito civil ou dos documentos em seu poder.

GABARITO 1. B; 2. B;

-3

Das könnte Ihnen auch gefallen