Sie sind auf Seite 1von 5

Curso Completo de Raciocnio Lgico 2013

Professor Paulo Henrique

Mdulo I Questes Lgicas


Nesse 1 mdulo, s tenho um pedido a fazer a vocs: parem para raciocinar! Abaixo, vocs vero algumas formas que o edital poder trazer sobre esses assuntos: 1. Estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios; deduzir novas informaes das relaes fornecidas e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Compreenso e elaborao da lgica das situaes por meio de: raciocnio verbal, raciocnio matemtico, raciocnio sequencial, orientao espacial e temporal, formao de conceitos, discriminao de elementos. Compreenso do processo lgico que, a partir de um conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas. 2. Avaliao da habilidade do candidato em entender a estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictcios; deduzir novas informaes das relaes fornecidas, e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. 3. Reconhecimento de sequncias e padres. 4. Raciocnio sequencial. Anlise, interpretao e utilizao de dados apresentados em grficos e tabelas. 5. Lgica e Raciocnio Lgico: problemas envolvendo lgica e raciocnio lgico. Resoluo de situaes-problema. Problemas envolvendo raciocnio. Problemas de lgica e raciocnio. Sim, precisamos raciocinar. E no me venham com essa de que Raciocnio Lgico muito difcil, ou que essas questes eu no consigo resolver! Que nada! O negcio arregaar as mangas e s parar quando conseguir resolver as questes. No desistam!!! Lutem contra o Ser Mau. A cada desnimo de vocs, ele d aquela gargalhada ttrica dentro do calabouo onde vive. NO DEIXE ISSO ACONTECER!!! Em alguns momentos, vou falar de determinados tipos de questes e passar alguns bizus aqui e na prpria aula. Vocs vero algumas possibilidades de sadas para resolverem outras questes. Vamos comear???

Questes Finais
Aqui o resto, a rebarba, a turma da laranja, a hora do pobre (quem andou no PV sabe do que estou falando...). Vamos ver algumas questes que no se enquadram diretamente nos assuntos abordados anteriormente, porm no deixam de serem questes lgicas.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

01. (FCC/2013) Rafael participou de um bolo com seus colegas de trabalho em que precisava tentar adivinhar o vencedor das trs partidas que o time de sua cidade realizaria em um torneio. Os palpites de Rafael foram os seguintes:

Neste torneio, em cada partida, o vencedor ganhava 3 pontos e o perdedor no ganhava ponto. Em caso de empate, cada equipe marcava 1 ponto. Ao final dos trs jogos, a equipe do Kanela Fina marcou 4 pontos e Rafael errou todos os seus palpites. Apenas com essas informaes, pode-se concluir que, necessariamente, a equipe Kanela Fina (A) empatou com o Arranka Toko. (B) foi derrotada pelo Arranka Toko. (C) venceu o Xinelinho. (D) foi derrotada pelo Xinelinho. (E) empatou com o Espanta Sapo.

02. (FGV/2013) Sendo a e b nmeros naturais no nulos, considere as operaes ! e " definidas a seguir: a ! b = a + b + 1 e a " b = a x (b +1) , onde + e x so as operaes usuais de adio e multiplicao de nmeros naturais, respectivamente. Se a, b e c so naturais no nulos quaisquer, analise as afirmativas a seguir: I. 2 ! 1 = 2 " 1 II. a " b = b " a III. a " (b ! c) = (a " b) ! (a " c) Assinale: (A) se apenas a afirmativa I for verdadeira. (B) se apenas a afirmativa II for verdadeira. (C) se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras. (D) se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras. (E) se todas as afirmativas forem verdadeiras.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

03. (Vunesp/2013) Minha me tem sete filhos. Um deles sou eu. Cada um desses filhos tem dois filhos, exceto eu, que tenho trs filhos. Levando em conta apenas as pessoas relatadas, pode-se afirmar que o nmero de primos que o filho mais velho do meu irmo mais novo tem igual a (A) 10. (B) 11. (C) 12. (D) 13. (E) 14.

04. (FCC/013) Em relao a uma famlia em que todos os filhos so de uma mesma unio entre pai e me, sabe-se que a me de Maria irm do meu irmo gmeo. Sendo assim, o av materno de Maria meu (A) tio. (B) irmo. (C) primo. (D) filho. (E) pai.

05. (Esaf/2008) No ltimo ms, cinco vendedores de uma grande loja realizaram as seguintes vendas de pares de calados: Paulo vendeu 71, Ricardo 76, Jorge 80, Eduardo 82 e Srgio 91. Ana diretora de vendas e precisa calcular a venda mdia de pares de calados realizada por estes cinco vendedores. Para este clculo, a empresa disponibiliza um software que calcula automaticamente a mdia de uma srie de valores medida que os valores vo sendo digitados. Ana observou que, aps digitar o valor de cada uma das vendas realizadas pelos vendedores, a mdia calculada pelo software era um nmero inteiro. Desse modo, o valor da ltima venda digitada por Ana foi a realizada por: (A) Srgio (B) Jorge (C) Paulo (D) Eduardo (E) Ricardo

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

06. (Cesgranrio/2008) Considere uma pergunta e duas informaes as quais assumiremos como verdadeiras: Pergunta: Entre Ana, Beatriz e Camila, quem a mais velha? Informao 1: Beatriz mais velha do que Camila. Informao 2: Camila mais nova do que Ana. Conclui-se, ento, que (A) a primeira informao, sozinha, suficiente para que se responda corretamente pergunta, e a segunda, insuficiente. (B) a segunda informao, sozinha, suficiente para que se responda corretamente pergunta, e a primeira, insuficiente. (C) as duas informaes, em conjunto, so suficientes para que se responda corretamente pergunta, e cada uma delas, sozinha, insuficiente. (D) as duas informaes, em conjunto, so insuficientes para que se responda corretamente pergunta. (E) cada uma das informaes, sozinha, suficiente para que se responda corretamente pergunta.

07. (FGV/2012) Em uma antiga fazenda foi encontrada uma caixa com 15 moedas de aparncia idntica. As moedas eram dobres portugueses do sculo XVIII como o que se v abaixo.

Junto com as moedas havia um bilhete do antigo fazendeiro dizendo que uma dessas moedas falsa, pois todas as moedas verdadeiras tm mesmo peso e a falsa tem peso um pouco menor. Utilizando uma balana de dois pratos e sem depender da sorte, o nmero mnimo de pesagens que permite identificar, com certeza, a moeda falsa : (A) 3. (B) 5. (C) 6.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(D) 7. (E) 9.

08. (FCC/2013) Em uma malha quadriculada de 16 pontos como a da figura, o nmero mximo de linhas que podem ser desenhadas simultaneamente sem que nenhuma casa seja fechada igual a

(A) 16. (B) 17. (C) 18. (D) 19. (E) 20.

Beijo no papai e na mame, PH ph@euvoupassar.com.br

Gabarito: Questes Finais 1. C 5. B 2. A 6. D 3. D 7. A 4. E 8. D

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Das könnte Ihnen auch gefallen