Sie sind auf Seite 1von 4

Sade Digestiva e Bem-Estar

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Antiinflamatrios e seus efeitos nocivos no estmago

Os processos inflamatrios so, sem dvida, problemas bastante comuns em nosso dia a dia. Inadvertidamente, consumir antiinflamatrios sem prescrio mdica comum no somente no caso de doenas especficas, como artrite reumatide ou osteoartrite, mas tambm em muitos outros em que esto presentes fenmenos dolorosos em geral, incluindo dores de cabea, gripes, contuses e clicas menstruais.

Em todo mundo, medicamentos aintiinflamatrios no hormonais ( AINHs) e o cido acetilsaliclico (AAS) so consumidos e por no ter acompanhamento mdico, boa parte dos usurios destes e de outros antiinflamatrios apresentam algum tipo de sintoma gstrico, como dor de estmago, azia, nuseas e vmitos, sintomas estes que frequentemente levam interrupo do tratamento.

O que os AINHs e os AAS podem causar de mal no aparelho digestivo?


O uso destes medicamentos podem proporcionar o aparecimento de sintomas de queimao gstrica, azia, dor e desconforto abdominal, alm de complicaes como gastrite, lcera e hemorragias digestivas.

As aes lesivas dos AINHs e dos AAS atinge outros rgos?

Infelizmente, as aes lesivas dos antiinflamatrios sobre o trato gastrointestinal no se limitam apenas ao estmago e ao duodeno, mas incluem tambm o esfago, todo intestino delgado e clon. Alm disto, o seu uso indiscriminado est associado a problemas renais e cardacos.

O uso de antiinflamatrios aumenta a chance de complicaes de doenas?


Sim. as lceras ppticas tm sua incidncia significativamente aumentada com o uso de AINHs, corticides( antiinflamatrios hormonais) e AAS. As complicaes ocorrem de maneira silenciosa, sendo frequente o aparecimento de hemorragia e perfurao do rgo como primeiro sinal. O risco de possveis complicaes maior se a pessoa tiver mais de 60 anos de idade ou se j possuir uma histria pregressa de gastrite ou lcera.

Fatores de risco para LCERAS induzidas por AINHs :


Idade maior que 60 anos Histria prvia de gastrite, lcera e hemorragia Co-tratamento com corticides Uso de altas doses de AINHs Associao de AINHs Co-tratamento com anticoagulantes Sexo feminino Tabagismo Infeco por " helicobacter pylori "

Quais os antiinflamatrios no hormonais mais comuns?


Alguns exemplos: cido acetilsaliclico, diclofenaco, nimesulida, meloxicam, piroxicam, indometacina, ibuprofeno, celecoxibe. Antiinfamatrios como o celecoxibe e o lumiracoxib so menos agressivos, porm tambm podem causar complicaes renais , cardacas e gastrointestinais.

Por que os AINHs agridem o aparelho digestivo?

Pois o uso prolongado de antiinflamatrios interfere na capacidade do estmago de proteger-se contra os seus cidos. O estmago possui trs defesas contra os sucos digestivos: o muco, que reveste a parede gstrica e a protege contar o cido; o bicarbonato, que neutraliza o cido do estmago; e a circulao sangunea gstrica, que ajuda na renovao e reparao celular. Os AINHs interferem nestes mecanismos de proteo e, com as defesas do estmago baixas, os sucos gstricos podem ferir e lesar de maneira superficial ou profunda a mucosa do rgo, desencadeando sintomas e doenas. Estudos epidemiolgicos sugerem que 15 a 40% dos pacientes que utilizam AINHs apresentam algum tipo de sintoma digestivo, sendo que 10% destes pacientes so obrigados a interromper o tratamento devido a severidade dos sintomas. Alm disto, de todos os usurios crnicos de AINHs, 10 a 30% podero vir a desenvolver lcera pptica, predominantemente lcera gstrica. Existe ainda uma grande preocupao quanto ao uso de AAS em baixa dosagem para a preveno de fenmenos tromboemblicos cardivasculares e seu impacto sobre o trato gastrointestinal. Segundo estudos apresentados no ltimo Congresso Europeu de Gastrenterologia-UEGW de Londres em 2009, estima-se que a incidncia de lceras com sangramento em usurios crnicos de AAS para a preveno de eventos cardiovasculares seja de 1,2 por 100 pacientes-ano.

Existe alguma proteo contra os efeitos gastrointestinais lesivos dos AINHs e AAS ?
Atualmente contamos com opes de medicamentos capazes de diminuir a acidez gstrica e proteger o esfago, estmago e duodeno de tais agresses. Naqueles pacientes que necessitam de uso prolongado ou crnico dos antiinflamatrios faz-se necessria a adequada avaliao dos fatores de risco para gastrite, doena ulcerosa pptica e suas complicaes. Vale lembrar: antiinflamatrios usados de forma incorreta podem ser prejudiciais sade. Como em qualquer outra situao, antes de tomar qualquer

medicamento, consulte sempre o mdico para obter o melhor tratamento e orientao para o seu caso.
Postado por Dra. Terry Rocha de Medeiros - Sade Digestiva e Bem-Estar s 15:32 Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: antiinflamatrios e lcera, leses gastrointestinais induzidas por antiinflamatrios

2 comentrios:
1. Annimo20 de abril de 2010 19:40 minha me tem 72 anos e vive tomando anti-inflamatrio e remdio para dores por conta.Concluso: no ano passado teve uma ulcera no estmago com hemorragia sria. Obrigada pelo alerta! Vou ler para ela. Marise Tenrio Responder 2. Annimo9 de fevereiro de 2013 17:46 Seria o caso de usar bicarbonato de sdio, para reduzir a acidez e ajudar a proteger o estomago...?

Das könnte Ihnen auch gefallen