Sie sind auf Seite 1von 5

Faculdade Pitgoras - Campus Vale do Ao

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Fsica Mecnica Trabalho 2 bimestre

Trabalho realizado como requisito parcial para aprovao na disciplina Arquitetura, ministrada pelo(a) professor(a) Ivonice Pimetna ao 3o perodo do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitgoras - Campus Vale do Ao

Turma: 03EGC01N3

Aluno: Ezequias Baptista Ribeiro

Ipatinga - MG, 02 de novembro de 2013

1. DEFINIO
Concreto armado um material da construo civil que se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura aps1850. Diferencia-se do concreto devido ao fato de receber uma armadura metlica responsvel por resistir aos esforos de trao, enquanto que o concreto em si resiste compresso. Concreto simples uma mistura compacta de:

agregados grados: pedras britadas, seixos rolados(Pedra encontradas em arei), etc. agregados midos: areia, pedregulhos. aglomerantes: cimento, cal no pode ser usado no concreto armado porque acaba corroendo o ferro responsvel por suportar as foras de trao, podendo comprometer a estrutura com o passar do tempo. gua aditivos: aceleradores, retardadores, fibras,corantes, etc.

Em sntese, concreto armado, o concreto simples com uma armao, uma estruturo de ao.

2. HISTORIA
Em 1824, o escocs JOSEF ASPDIN desenvolveu um cimento bem semelhante ao atual, dando-lhe o nome de Portland, nome de uma cidade do litoral sul da Inglaterra, onde existem rochedos com a mesma cor cinza esverdeado do cimento descoberto. Em 1845, JOHNSON produziu um cimento do mesmo tipo que o moderno portland. Apesar de descoberto o aglomerante ideal, nenhum desenvolvimento notvel se verificou em estruturas de concreto, devido principalmente a fraca resistncia do material aos esforos de trao. Somente em meados do sculo XIX, quando surgiu a idia de se adicionar ao concreto um material de elevada resistncia trao, que progressos relevantes se fizeram sentir. Nascia assim um material composto: cimento armado, e posteriormente, concreto armado.

3. VANTAGENS E DESVANTAGENS Das vantagens do concreto armado, esto listadas . . .


a) Economia - o concreto se revela mais barato que a estrutura metlica, exceto em casos de vos muitos grandes. Em muitos casos os agregados podem ser obtidos no prprio local da obra. No exige mo de obra especializada. b) Durabilidade - a resistncia do concreto aumenta com o tempo. c) Adaptao a qualquer tipo de frma (Maleabilidade) d) Manuteno e conservao praticamente nulas. e) Resistncia ao fogo. f) Impermeabilidade. h) Resistncia ao desgaste mecnico (choques, vibraes). i) Facilidade de execuo (fcil emprego e manuseio).

Das desvantagens so listadas algumas a seguir Entretanto, apesar de tantas vantagens, o concreto armado apresenta tambm a) Grande peso-prprio 2500 kg / m3 (pode ser reduzido com utilizao de agregados leves) b) Reforma e demolies difceis ou at impossveis. c) Baixo grau de proteo trmica. d) Demora de utilizao (o prazo pode ser reduzido com a utilizao de aditivos).

3.COMPOSIO 3.1 Cimento


Item essencial na sua composio,o cimento portland, tal como hoje mundialmente conhecido, foi descoberto na Inglaterra por volta do ano de 1824, e a produo industrial foi iniciada aps o ano de 1850. O cimento portland um p fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ao da gua.. O cimento composto de clnquer e de adies, sendo o clnquer o principal componente, presente em todos os tipos de cimento (Figura 7). O clnquer tem como matrias-primas bsicas o calcrio e a argila. A propriedade bsica do clnquer que ele um ligante hidrulico, que endurece em contato com a gua.

3.2 Agregados
Midos ou grados tambm conhecidos como britas, seu tamanho dado pelo numero que segue Exemplo: -brita 0 . . . . . . . . . . . . . ......................... . . 4,8 - 9,5 mm - brita 1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9,5 - 19 mm - brita 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19 - 25 mm - brita 3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 - 50 mm - brita 4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50 - 76 mm - brita 5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76 - 100 mm 3.2 agua

Nesse caso de concreto, argamassa ou semelhantes, indispensvel o uso de agua potvel, pois agua do mar, ou uma outra agua impura, pode danificar a resistncia do concreto ou argamassa.

3.3 aditivos Usados pra melhorar a qualidade do concreto - acrscimo de resistncia - aumento da durabilidade - melhora na impermeabilidade - melhora na trabalhabilidade - possibilidade de retirada de frmas em curto prazo - diminuio do calor de hidratao - retardamento ou acelerao da pega - diminuio da retrao - aditivos plastificantes e superplastificantes - aditivos incorporadores de ar - e diversas outras aplicaes que podem ser verificadas nos manuais tcnicos dos

4. Estruturas de concreto armado 4.1 Principais elementos


1) Laje As lajes so os elementos planos que se destinam a receber a maior parte das aes aplicadas numa construo, como de pessoas, mveis, pisos, paredes, e os mais variados tipos de carga que podem existir em funo da finalidade arquitetnica do espao fsico que a laje faz parte. As aes so comumente perpendiculares ao plano da laje, As aes so geralmente transmitidas para as vigas de apoio nas bordas da laje, mas eventualmente tambm podem ser transmitidas diretamente aos pilares 2) Vigas Estruturas de concreto amado horizontal, tem como funo principal dividir o peso da lage. As vigas so classificadas como barras e so normalmente retas e horizontais, destinadas a receber aes das lajes, de outras vigas, de paredes de alvenaria, e eventualmente de pilares, etc. A funo das vigas basicamente vencer vos e transmitir as aes nelas atuantes para os apoios, geralmente os pilares, a dimenso desta, eh diretamente proporcional ao comprimento do vo que ela tem que passar. 3) Tubulo Os blocos de fundao ou tubulo so utilizados para receber as aes dos pilares e transmit-las ao solo, diretamente ou atravs de estacas ou tubules (Figura 47).

4) Sapata Tem a mesma funo do tubulo. Porem tem dimenses e resistncia menos ao do tubulo

4.2 Resistncia
Portanto, a Resistncia Caracterstica do Concreto Compresso (fck) um dos dados utilizados no clculo estrutural. Sua unidade de medida o MPa (Mega Pascal), sendo: Pascal: Presso exercida por uma fora de 1 newton, uniformemente distribuda sobre uma superfcie plana de 1 metro quadrado de rea, perpendicular direo da fora. Mega Pascal (MPa) = 1 milho de Pascal = 10,1972 Kgf/cm. Por exemplo: O Fck 30 MPa tem uma resistncia compresso de 305,916 Kgf/cm. O valor desta resistncia (fck) um dado importante e ser necessrio em diversas etapas da obra, como por exemplo: Para cotar os preos do concreto junto ao mercado, pois o valor do metro cbico de concreto varia conforme a resistncia (fck), o slump, o uso de adies, etc.

5.Bibliografia
Wikipedia-a enciclopdia livre <http://pt.wikipedia.org/wiki/Concreto_armado >publicado em 17 de out
de 2013 ESTRUTURAS DE CONCRETO CONCRETO ARMADO <http://www.narbal.ecv.ufsc.br/Concreto_ENS_EPS/Introducao.pdf>publicado em setembro de 2013 Entre outros

Das könnte Ihnen auch gefallen