Sie sind auf Seite 1von 5

EW Tambm conhecida como y Wa. Assim como Iemanj e Oxum, tambm uma divindade feminina das uas e, !

!s ve"es, associada ! fecundidade. # $eve$enciada como a dona do mundo e dona dos ho$i"ontes. Em a% umas %endas a&a$ece como a es&osa de Oxuma$' e &e$tencendo a e%a a faixa b$anca do a$co()$is, em out$as como es&osa de Oba%uai' ou Omu%u. E* a divindade do $io +e*a. ,a -ahia cu%tuada somente em t$'s casas anti as, devido ! com&%exidade de seu $itua%. As e$a./es mais novas n0o ca&ta$am conhecimentos necess$ios &a$a a $ea%i"a.0o do seu $itua%, da) se ve$, constantemente, a% um di"e$ 1ue fe" uma ob$i a.0o &a$a E*, 1uando na $ea%idade o 1ue foi feito o 1ue se fa" no$ma%mente &a$a Oxum ou Ians0. O desconhecimento come.a com as coisas mais sim&%es como a $ou&a 1ue veste, as a$mas e ins) nias 1ue se u$a e os c2nticos e dan.as, isso 1uando n0o di"em 1ue E* a mesma coisa 1ue Oxum, Ians0 e Iemanj. O$ix 1ue &$ote e as vi$ ens e tudo 1ue inex&%o$ve%. E* tem o &ode$ da vid'ncia, 3$a. 4o cu est$e%ado $ainha dos cosmos. E%a est o %u a$ onde o homem n0o a%can.a. 3eu s)mbo%o o a$&0o, &ode tambm ca$$e a$ um of dou$ado, uma es&in a$da ou uma se$&ente de meta%. 5s ve"es, E* conside$ada a metade mu%he$ de Oxuma$', a faixa b$anca do a$co()$is. E%a $e&$esentada tambm &e%o $aio do so%, &e%a neve. As &a%mei$as com fo%has em %e1ue tambm simbo%i"am E* ( ex6tica, be%a, 7nica e m7%ti&%a.
1

Na verdade ela mantm fundamentos em comum com Oxumar, inclusive danam juntos, mas no se sabe ao certo se seria a poro feminina, sua esposa ou filha. Quando cultuada na nao Keto, !" dana, ilu, hamunha e a#uer, Na cultura jje, onde suas danas so impressionantes, prefere o bravun e o sat$ e dana acompanhada de Oxumare, Omolu e Nan. Nas festas de Olubaj, !" no pode ser es%uecida, deve receber seus sacrif&cios, e no ban%uete no pode faltar uma de suas comidas favoritas' banana(da(terra frita em a)eite.

8A9A8TE9:3TI8A3 8o$ ;io de 8ontas E$vas 3)mbo%o >ontos da ,atu$e"a ;%o$es Ess'ncias >ed$as Aeta% 3a7de >%aneta 4ia da 3emana E%emento 8haB$a 3auda.0o -ebida Animais 8omidas ,ume$o 4ata 8omemo$ativa 3inc$etismo Incom&atibi%id ades 8a$mim ( A$$o"inho, ba$onesa <a% a =, o%f0o. A$&0o ?inha do @o$i"onte. <9ecebe ofe$endas em $ios e %a os=. f%o$es b$ancas e ve$me%has ( ( Ou$o, &$ata e cob$e &$ob%emas $es&i$at6$ios e intestinais ( 3bado ua ( @ih6 <9i$$6= 8ham&anhe 3abi -anana intei$a feita em a"eite de dend' com fa$ofa do mesmo a"eite *milho com coco, batata doce, canji%uinha+ ( CD de de"emb$o ,ossa 3enho$a das ,eves Ea%inha, A$anha, Teia(de(a$anha

AT9I-FIGHE3 ?im&a o ambiente, t$a" ha$monia, a%e $ia e be%e"a ?E,4A3 4E EW


3

>o$1ue E* ,0o Aceita Ea%inha E*, ce$ta ve" indo &a$a o $io %ava$ $ou&a, ao acaba$, estendeu(a &a$a seca$. ,esse es&a.o veio a a%inha e ciscou, com os &s, toda sujei$a 1ue se encont$ava no %oca%, &a$a cima da $ou&a %avada, tendo E* 1ue to$na$ a %ava$. En$aivecida, ama%di.oou a a%inha, di"endo 1ue da1ue%e dia em diante have$ia de fica$ com os &s es&a%mados e 1ue nem e%a nem seus fi%hos have$iam de com'(%a, da), du$ante os $ituais de E*, a%inha n0o &assa$ nem &e%a &o$ta. E* ( O$ix dos ho$i"ontes e fontesI 8onta(se uma %enda, 1ue E* e$a es&osa de Omu%u, e e$a est$i%, n0o &odendo concede$ um fi%ho ao seu $ande amado, sof$endo muito &o$ isso. Em uma be%a ta$de, a dona dos ho$i"ontes, estava(se a de%eita$ as ma$ ens de um $io, juntamente com suas se$vi.ais 1ue %avavam v$ios a%s <&anos b$ancos=. 4e $e&ente, su$ e de dent$o da f%o$esta a fi u$a de uma &essoa, 1ue co$$ia muito e muito assustado. ( 8omo ousas inte$$om&e$ o de%eite da mu%he$ de Omu%u, 1uem voc' J inda ou E*, sob$e a i$$eve$'ncia do $a&a". ( E* I n0o e$a minha inten.0o inte$$om&e$ t0o sa $ado ato, ohI es&osa de Oba%uai'I >o$m IB7 <a mo$te=, &e$se ue(me a v$ios dias e &$eciso esca&a$ de%a, &ois tenho ainda um $ande destino a se ui$. >e.o sua ajuda E*, &e.o 1ue me escondas &a$a 1ue IB7 n0o me &e ue JI ( Eostei de voc' e vou ajud(%o, esconda(se sob$e os a%s 1ue minhas se$vi.ais est0o a %ava$, e eu des&ista$ei IB7 de seu caminho. E assim foi feito, o jovem $a&a" &Ks a se esconde$ sob$e os &anos b$ancos. A% uns minutos se &assa$am, e eis 1ue a&a$ece IB7. A mo$te I ( 8omo ousas adent$a$ aos dom)nios de minha mo$ada, 1uem s tu J >e$ unta E* com a$ de indi nada.
4

( 3ou IB7, e ent$o onde as &essoas menos es&e$am, ent$o e ca$$e o comi o, de"enas, centenas e at mi%ha$es de &essoas I >o$m hoje estou a &$ocu$a$ um jovem $a&a", 1ue esta a me esca&a$ a dias, voc' o viu &assa$ &o$ a1ui J >e$ untou IB7 &a$a E*. ( Eu o vi sim IB7, e%e foi na1ue%a di$e.0o. ( E* a&ontava &a$a um di$e.0o tota%mente o&osta ao das suas a%de0s, 1ue estavam a esconde$ o jovem $a&a". IB7 a $adeceu e se uiu &e%o caminho indicado. 3endo assim, o $a&a" &ode se desfa"e$ de seu esconde$ijo e a $adeceu E*. ( E*, a $ade.o sua ajuda, te$ei tem&o a o$a, de &$osse ui$ meu caminho. 3ou um $ande adivinho, e em sina% de minha $atid0o, a &a$ti$ de hoje &$esenteio(%he com o dom da adivinha.0o. E*, a $adeceu o &$esente dado &e%o $a&a", 1ue j havia se vi$ado &a$a i$ embo$a, 1uando $eto$nou e fa%ou a E*. ( 3im eu sei, voc' n0o &ode te$ fi%hos, &ois %he dou isso tambm, a &a$ti$ de hoje &ode$ te$ fi%hos e a%e $a$ ao seu ma$ido. Ent0o E*, a $adeceu novamente muito contente e &e$ untou ao jovem $a&a". ( Lua% seu nome J E o $a&a" $es&ondeu... ( Aeu nome Ifa

Das könnte Ihnen auch gefallen