Sie sind auf Seite 1von 61

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAJO

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO


Experimento logo aprendo!

Professores responsveis

Maria Jos Ramalho Maria da Conceio Gomes Macedo Fernandes

julho de 2012

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

NDICE

Introduo . Metas do projeto Objetivos do projeto Objetivos especficos .. Atitudes cientficas ... Descrio geral do projeto Contextualizao Intervenientes Calendarizao . Recursos ... Avaliao Normas de segurana . Smbolos e rtulos de produtos .. Planificao de atividades . Grelha de observao da experincia Grelha de registo de atividades por estabelecimento de ensino. Bibliografia Anexos: Fichas com experincias .. Guio para elaborao de um relatrio cientfico

3 5 6 7 8 10 11 11 11 12 13 14 15 16 28 29 30 31 59

SIGLAS
PFEEC Programa de Formao em Ensino Experimental das Cincias PE Projeto Educativo CEB Ciclo do Ensino Bsico AEVA Agrupamento de Escolas Vieira do Minho

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 2

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

INTRODUO
O programa de Formao em Ensino Experimental das Cincias (PFEEC) para professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico foi iniciado em 2006, pelo Ministrio da Educao, tendo sido desenvolvido entre 2006 e 2010 (Despacho n. 2143/2007, de 9 de Fevereiro e Despacho n. 701/2009, de 9 de Janeiro), com um plano de formao contnua a nvel nacional, com a produo de um basto conjunto de documentos especificamente para esse efeito. Este programa preconizava o reconhecimento do Ensino Experimental nos primeiros anos de escolaridade, fornecendo-lhes

competncias essenciais para o exerccio pleno de uma cidadania informada e aumentar os nveis de literacia cientfica dos alunos. Simultaneamente promoveu um aprofundamento de conceitos e conhecimentos cientficos por todos os docentes que estiveram envolvidos e tiveram a oportunidade de conhecer novas abordagens e metodologias especficas do Ensino Experimental. Ao formar melhor os professores pretendeu-se, em ltima instncia, contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos. Pessoalmente sentimos que ao frequentar esta formao ficamos com uma maior capacidade de desenvolver as Cincias Experimentais no 1 ciclo, pois apreendemos um basto conjunto de conhecimentos, enriquecidos pelo facto de ser uma formao muito prtica em contexto de sala de aula. A palavra cincia vem da palavra latina scientia, que significa conhecimento. A cincia uma poltica porque, segundo o cientista Latour, fonte de poder, ou seja, ela tem a capacidade de convencer, interessar e mobilizar os seus intervenientes. Este autor nas suas obras e nos seus artigos expande a ligao das cincias com o resto da cultura e da sociedade. Ao longo dos sculos, atravs da cincia e dos seus intervenientes, muitos dos hbitos da Humanidade foram alterados e acontecimentos provocados, afetando inevitavelmente a vida das pessoas. J com Arquimedes, 287-212 a.C., as descobertas cientficas originavam momentos de euforia, dando origem, nesse caso especfico famosssima expresso Eureka, Eureka (descobri, descobri!), com a descoberta do meio de determinar a massa volmica dos corpos, tomando a gua como termo de comparao, inventou diversos instrumentos desde a roldana e a alavanca, dedicandose com especial fervor mecnica.
Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo Pgina 3

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

A inveno da impressa, de Gutenberg, no sculo XV, deu incio ao longo processo de comunicao e transmisso de conhecimentos e informao, que nos permite estar presentemente a refletir sobre o papel da cincia na nossa vida. Os mares e oceanos foram navegados e explorados devendo s imensas invenes cientficas muitas das descobertas alcanadas. As pesquisas sobre o Universo iniciaram-se com as invenes de Galileu Galilei, no sculo XVI, fundador da mecnica moderna e da fsica experimental, e depois com as investigaes de Newton, no sculo XVII, cujos esforos no campo quer da matemtica, que nas cincias foram sublimes. A inveno do telefone e posteriores meios de comunicao revolucionaram a vida quotidiana do ser humano. Serve esta introduo para aferir da importncia da cincia, uma vez que o conhecimento, ou conjunto de conhecimentos, e no uma fonte de julgamentos de valores subjetivos. A cincia uma das maiores atividades humanas. a contemplao da natureza, ou seja de tudo que nos rodeia e da qual fazemos parte.

O propsito da Educao em Cincia, enquanto componente da experincia educativa global de todos os jovens, prepar-los para uma vida satisfatria e completa no mundo do sculo XXI. Mais especificamente, o currculo de Cincias deve: Estimular o entusiasmo e interesse pela cincia de modo a que os jovens se sintam confiantes e competentes para se envolverem com matrias cientficas e tcnicas. Ajudar os jovens a adquirir uma compreenso vasta e geral das ideias importantes e das bases explicativas das cincia e dos procedimentos do inqurito cientfico, que tm maior impacto no nosso ambiente e na nossa cultura em geral. Possibilitar o aprofundamento de conhecimento quando necessrio, quer por interesse pessoal dos alunos, quer por motivao de percurso profissional.
(in http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=4 (28 de junho de 2012, 12:36)

Pretendemos ento, dar um novo alento promoo das Cincias Experimentais no 1 ciclo, considerando que ser uma rea de grande motivao para os nossos alunos. Por este motivo batizamos o nosso projeto com o subttulo de Experimento logo aprendo!.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 4

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

METAS DO PROJETO

De acordo com as orientaes emanadas pelo Ministrio da Educao aquando do incio do PFEEC, e articulando-as com os problemas identificados no PE de Agrupamento, pelo qual todos nos regemos, pretendemos com este trabalho contribuir para a resoluo das evidncias destacadas. Os problemas evidncias destacados no PE do agrupamento so: a) Deficiente nvel de relaes interpessoais, com demonstrao de

indisciplina/atitudes incorretas, bem como pouca sensibilidade em relao s questes de ordem cvica, humanstica e ambiental; b) Elevada taxa de insucesso aliado falta de objetivos de vida escolar (querer ser e querer progredir); c) Baixo nvel de expectativas dos alunos e dos pais em relao Escola; d) Falta de mtodos de estudo e de trabalho, escassez de hbitos de leitura e insuficiente domnio de formas de comunicao oral e escrita; e) Falta de acompanhamento por parte dos Pais e Encarregados de Educao; f) Carncia de hbitos de higiene e de vida saudvel; g) Abandono escolar precoce.

Com este projeto pretende-se primordialmente criar novos hbitos de estudo e motivao no conjunto dos alunos, nomeadamente atravs da: - Criao de mtodos de trabalho rigorosos e cooperativos; - Explicao cientfica de fenmenos naturais (como dissoluo, flutuao, combusto e propriedades dos materiais, etc.); - Recolha, organizao e representao de dados das experincias realizadas; - Recorrer disciplina de rea de Projeto como forma de envolver todos os alunos do pr-escolar e do 1 ciclo; - Utilizao dos recursos multimdia disponveis nas escolas para desenvolver maior investigao, nomeadamente os quadros interativos; - Diversificao de atividades de acordo com os vrios contedos programticos.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 5

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

OBJETIVOS DO PROJETO
Segundo o Ministrio da Educao a constituio do PFEEC teve como principais objetivos: 1. Aprofundar a compreenso dos professores do 1 CEB sobre a relevncia de uma adequada Educao em Cincias para todos, de modo a mobiliz-los para uma interveno inovadora no ensino das Cincias nas suas escolas. 2. Promover a (re)construo de conhecimento didtico de contedo, com nfase no ensino das Cincias de base experimental nos primeiros anos de escolaridade, tendo em considerao a investigao em Didticas das Cincias, bem como as atuais Orientaes Curriculares para o Ensino Bsico das Cincias Fsicas e Naturais. 3. Promover a explorao de situaes didticas para o ensino das Cincias de base experimental no 1 CEB, atravs do aprofundamento e/ou reconstruo de conhecimento cientfico e curricular.
(In http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=93, 02-07-2012)

Com a implementao do projeto pretende-se contribuir para a prossecuo dos seguintes objetivos gerais do PE do Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo (AEVA): - Desenvolver uma cultura de escola e de cidadania; - Desenvolver no aluno o gosto pelo trabalho individual e coletivo, de forma a promover o sucesso escolar e prevenir o abandono escolar; - Incentivar a utilizao de prticas educativas inovadoras; - Incentivar o alargamento de horizontes, nomeadamente no que respeita ao conhecimento das realidades no apenas local, como nacional e internacional; - Promover o desenvolvimento das capacidades relacionadas com a inteligncia divergente, como a imaginao e a criatividade; - Apetrechar a escola com meios adequados, otimizando espaos adequados s necessidades dos alunos; - Motivar os professores, pessoal no docente, pais e encarregados de educao, promovendo o seu empenho; - Reforar os laos de solidariedade entre toda a comunidade educativa, atravs de atividades que mobilizem os saberes de uns, reforando os saberes dos outros, unidos num projeto comum em que a grande referncia seja a Escola como um todo.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 6

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Objetivos especficos
Estabelecemos igualmente alguns objetivos especficos do projeto, que so os seguintes: - Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre a temtica das cincias, articulando com os contedos programticos do currculo do 1 ciclo; - Fomentar o gosto pelas cincias nos alunos em geral; - Diversificar estratgias de atuao em contexto de sala de aula, como forma de motivao geral dos alunos; - Impulsionar a experimentao e observao de fenmenos do quotidiano, facilmente explicveis com termos cientficos; - Desenvolver o trabalho colaborativo; - Desenvolver a compreenso de conceitos; - Promover o uso de vocabulrio de forma natural e quotidiana pelos alunos, de acordo com as experincias realizadas; - Desenvolver o pensamento crtico, dedutivo e criativo dos alunos; - Sistematizar o mtodo experimental/metodologia cientfica no 1 ciclo; - Fomentar a observao e descrio; - Desenvolver o esprito cientfico dos alunos e o gosto pela investigao; - Contribuir para que o ensino experimental se incorpore na rotina quotidiana; - Contribuir para que os alunos cresam como cidados participativos na sociedade atual. Antes de qualquer objetivo pessoal e especfico este documento dever servir para melhorar e diversificar o trabalho junto dos alunos, sempre considerando a envolvncia do professor e a sua capacidade de os mobilizar para a temtica das Cincias. A implementao deste programa pretende valorizar uma articulao pedaggica curricular entre ciclos de ensino, no seguimento das recomendaes evidenciadas nas orientaes curriculares e pedaggicas do Ministrio da Educao e dos diversos documentos oficiais, sendo igualmente uma das prioridades educativas deste

Agrupamento de Escolas (AEVA).

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 7

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

ATITUDES CIENTFICAS

Simultaneamente devero ser desenvolvidas vrias atitudes cientficas, que so transversais a outras reas do saber, contribuindo no seu todo para o desenvolvimento emocional dos discentes. Estas atitudes facilitam a aquisio de hbitos de estudo, promovendo a autonomia e o sentido de responsabilidade. Atravs das atividades de cincias podero ser promovidas oportunidades para desenvolver atitudes e qualidades pessoais dos alunos, essenciais enquanto cidados. - Curiosidade, atravs das experincias a generalidade das crianas desenvolve o esprito de curiosidade, pois vai seguir todo um conjunto de etapas necessrias para concretizao da desejada experincia. importante aproveitar esta curiosidade pelo desconhecido para a aprendizagem. Neste sentido, o docente tem a tarefa de estimular os alunos para alimentar essa curiosidade, quando colocam as suas questes que devero ser consideradas, e aps as experincias validadas. Nas atividades de cincias de extrema relevncia o questionamento, sendo uma das mais importantes atitudes cientficas que deve estar presente na aprendizagem da cincia. - Respeito pela evidncia, que se verifica pela capacidade que as crianas revelam na identificao das evidncias em consonncias com as suas prprias ideias. Para fomentar esta atitude essencial que sejam capazes de descrever e explicar o que observam, para que compreendam que as suas ideias s podero ser validadas atravs da existncia de evidncias consistentes. - Esprito de abertura, de extrema importncia que os alunos aceitem novas ideias, sendo uma das condies basilares para a evoluo do conhecimento cientfico, pois essa abertura permite que novas explicaes cientficas reformulem outras. - Reflexo crtica, sendo necessrio ouvir as ideias e opinies dos outros, valorizando o que os outros sugerem, pois devem perceber que ideias diferentes das suas podero ser teis e muito importantes. Outro aspeto a realar a necessidade de os alunos entenderem a possibilidade de mudar de ideias e opinies quando surgirem outras que melhor se ajustam s evidncias verificadas entretanto.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 8

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

- Perseverana, sendo indispensvel uma motivao sistemtica dos alunos, levando-os a perceber que a capacidade de persistir essencial para alcanar os objetivos determinados e verificar se as hipteses estavam corretas. Neste sentido, funo primordial incentivar os alunos em todas as etapas e tarefas, evidenciando os aspetos positivos e reforando os elogios nos esforos efetuados. - Esprito de cooperao, nas atividades de experimentao primordial a existncia de um esprito de partilha, ajuda e colaborao, dinamizando-se atividades que promovam o dilogo e a troca de ideias e opinies.

Para desenvolver estas atitudes primordial ter conscincia do modo como se organiza a turma para ensinar cincia, devendo as atividades serem organizadas pelo professor, considerando a interveno dos alunos como fundamental no ensino e aprendizagem da cincia. As atividades propostas devem ir ao encontro dos interesses dos alunos e situaes ou problemas que apresentam, devendo o professor ter como ponto de partida essas ideias, interrogaes e dvidas para partir, posteriormente, para a experimentao. Desta forma tender a aumentar a motivao e curiosidade dos alunos. As atividades devero ser, geralmente, realizadas em grupo, favorecendo a partilha e colaborao entre pares. No existe um nmero previamente determinado para as atividades, dependendo das idades das crianas e da experincia que cada grupo j possui neste tipo de metodologia de trabalho.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 9

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

DESCRIO GERAL DO PROJETO O projeto que nos propomos implementar contm duas vertentes, uma cientfica, partindo sempre de uma situao problemtica, uma questo geradora, sobre a qual se desenvolver todo o processo de experimentao, por outro lado, existe uma vertente pedaggica que pretende fazer a transversalidade com os contedos desenvolvidos em contexto de sala de aula, permitindo a sua verificao experimental. Procedimentos gerais: Existe um conjunto de processos cientficos a seguir no processo experimental: a) Observar, que implica a utilizao de vrios sentidos. Neste processo o professor dever ajudar os alunos a focalizar nos detalhes e no todo; os alunos identificam pormenores, semelhanas e diferenas. b) Classificar, depois de analisar os vrios materiais devero agrup-los segundo o que lhes parece mais lgico. c) Seriar, as crianas devem ser estimuladas a determinar critrios de seriao. d) Inferir, dando significado s observaes efetuadas, explicando o que v. e) Elaborar hipteses, produzindo explicaes genricas na tentativa de identificar um padro geral a partir das observaes. f) Prever, no fundo tentar explicar o que se espera que acontea com base nas inferncias realizadas em outros contextos. g) Experimentar, verificar se as previses se concretizam, sugerindo possveis contrariedades ao longo da experimentao. h) Organizar dados, fazer os registos de cada etapa da experincia atravs de preenchimento de tabelas/grelhas ou realizao de desenhos. i) Interpretar dados, fazendo a comparao entre as hipteses previamente estabelecidas e as concluses da experincia.

Os alunos tero de identificar o problema, dependendo da faixa etria, sero auxiliados nessa tarefa. Devero questionar o que pretendem mudar e registar os dados atravs de tabelas, quadros, grficos e outros modelos de registo. Nesses registos formularo as hipteses (o que pensam que vai acontecer e porqu), depois de realizar a experincia devero descrever o que aconteceu e verificar se as hipteses se confirmaram ou no.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 10

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo! Contextualizao

O AEVA, foi criado de acordo com a organizao especfica do concelho de Vieira do Minho, enquadrando-se na denominao de Agrupamento Vertical, uma vez que integra escolas dos seguintes nveis de ensino: Educao Pr-escolar, Ensino Bsico e Ensino Secundrio. O contexto em que se enquadra rural, onde se multiplicam situaes de emigrao dos habitantes das vrias aldeias, principalmente para pases europeus. O projeto especfico para o 1 ciclo, todavia, sempre que possvel dever ser reforada a articulao entre ciclos, com a participao dos alunos do Pr-escolar, principalmente os grupos de 5 anos de idade. Intervenientes - Alunos do ensino pr-escolar (sempre que possvel e com grupo dos 5 anos); - Alunos do 1 ciclo do ensino bsico; - Professora coordenadora do projeto e outros elementos da equipa; - Todos os docentes titulares de turma; - Professores de outros ciclos, que podero colaborar em determinadas atividades/experincias. Consideramos primordial incluir os alunos do Ensino Pr-escolar pois o Ministrio tambm j estabeleceu metas de aprendizagem para esse nvel de ensino, considerando-a como a primeira etapa de todo o processo educativo. Essas metas sero consideradas na organizao e planificao do projeto. Calendarizao No que se refere calendarizao e recursos utilizados estes obedecem a uma planificao temtica por faixas etrias e de acordo com os contedos programticos. As atividades experimentais devero ser realizadas no tempo letivo destinado rea de Projeto, numa sala destinada para a Cincia, na escola dos alunos, de forma que nunca tenham de se deslocar da sua prpria escola. Os planos apresentados so uma orientao de trabalho, no impedindo que cada professor reforce o trabalho experimental com outras experincias e com uma sequncia diferente da apresentada, atendendo as particularidades de cada grupo de alunos.
Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo Pgina 11

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Recursos - Equipamento informtico disponvel nas escolas; - Quadros interativos - Formulrios das atividades experimentais - Formulrios dos relatrios das atividades experimentais - Cpias e material de desgaste - Variado material reaproveitado, de acordo com cada atividade experimental - Dossi com todos os registos das atividades experimentais realizadas por cada escola, nomeadamente grelhas de observao e de realizao de todas as experincias

Todas as experincias apresentadas podem ser sujeitas a alteraes, no sendo imperativo seguir a ordem sugerida, podendo cada docente realizar outras, que considere relevantes para complementar contedos. Foi considerado de extrema relevncia a utilizao dos manuais e livros de experincias dos alunos, tentando-se minimizar o gasto de material de desgaste, usando os materiais existentes e recorrendo o mnimo s fotocpias de fichas.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 12

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

AVALIAO

O projeto ser desenvolvido em todas as escolas e avaliado atravs da elaborao de um registo aps cada experincia, descrevendo a forma como decorreu e detetando possveis falhas, para posterior retificao. A equipa sugere uma transversalidade dos temas das atividades experimentais a todas as reas, ficando ao critrio de cada docente a sua aplicabilidade.

As

experincias

tero

uma

grelha

de

observao,

que

professor

acompanhante dever preencher, identificando possveis lacunas, imprevistos, problemas durante a atividades experimental, assim como registar o nvel de interesse, participao e motivao do grupo de alunos e cumprimento de objetivos. Todas as atividades sero avaliadas e a equipa do projeto elaborar trimestralmente um relatrio sobre a evoluo do mesmo, com base nas grelhas de observao e nas fichas de registo realizadas pelos alunos aquando da realizao das experincias. Ao longo do ano letivo podero ser feitas ajustes pontuais ao projeto, ajustando s caractersticas das turmas/escolas. Pretende-se igualmente criar um blogue destinado divulgao das atividades do projeto, para que toda a comunidade educativa tenha conhecimento das atividades desenvolvidas. No final do ano ser elaborado uma reflexo crtica e factual do desenvolvimento projeto, apontando os pontos fortes e estratgias de melhoria.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 13

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

NORMAS DE SEGURANA Ao realizar qualquer uma das experincias propostas devero seguir sempre um conjunto de normas de segurana. 1- Nunca realizar as experincias sem a presena de adultos. 2- No comer, beber na zona onde se realizam as experincias. 3- Realizar as experincias respeitando as regras estipuladas pelo professor orientador das mesmas. 4- No mexer em materiais ou substncias desconhecidas. 5- Ouvir com ateno as instrues e expor as dvidas antes de iniciar as experincias. 6- Evitar o contacto com produtos qumicos com a boca e os olhos. 7- Nas experincias mais perigosas devem usar luvas de ltex. 8- Lavar sempre as mos depois do trabalho experimental. 9- Os materiais usados nas experincias devem ser sempre guardados e mantidos longe do alcance das crianas. 10-O local de realizao das experincias deve ser iluminado e ventilado, possuindo tambm uma torneira com gua. 11-Lavar e arrumar todos os materiais usados durante as atividades experimentais. 12-Todos os alunos participantes nas experincias devem seguir as etapas de acordo com o plano da experincia.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 14

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

SMBOLOS E RTULOS DE PRODUTOS

txico- Evitar o contacto com o corpo humano, atravs da inalao (cheiro), ingesto ou absoro pela pele.

inflamvel - Manter os produtos afastados das chamas ou fonte de calor.

radioativo - Evitar o contacto com o corpo humano, atravs da inalao (cheiro), ingesto ou absoro pela pele.

corrosivo Evitar o contacto com a pele, olhos e vesturio.

explosivo Evitar o choque, a frico e a exposio a temperaturas elevadas.

nocivo ou irritante Evitar o contacto direto com o corpo humano.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 15

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


Ensino Pr-escolar e 1 ano de escolaridade 1 Perodo
Formao Pessoal e Social: participar num grupo e de iniciar a aprendizagem de atitudes e valores que lhes permitam tornar-se cidados solidrios e crticos. Conhecimento do Mundo: esta rea abarca o incio das aprendizagens nas vrias cincias naturais e humanas, tem continuidade no Estudo do Meio no 1 ciclo e inclui, tal como este, de forma integrada, o contributo de diferentes reas cientficas (Cincias Naturais, Geografia e Histria). Expresso e Comunicao: nesta rea surgem separadamente os seus diferentes domnios. No domnio das Expresses so diferenciadas as suas diferentes vertentes: Motora, Plstica, Musical, Dramtica, neste caso designada por Expresso Dramtica/Teatro, tendo-se acrescentado a Dana que tem relaes prximas com a Expresso Motora e Musical. BLOCO DO PROGRAMA 1 Ano - descoberta de si mesmo - descoberta dos materiais e objetos

Meta de aprendizagem Pr-escolar

Contedos programticos de Estudo do Meio


a) Os seus gostos e preferncias b) O seu corpo c) A sade do seu corpo d) Manusear objetos em situaes concretas

Experincias
Experincia 1: Ver, cheirar, tocar com as mos e provar. Experincia 2: O inventor das cores Experincia 3: Quente ou frio? Experincia 4: A ma doente Experincia 5: Consegues ver com os olhos fechados? TIC Uso do quadro interativo Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas; canes alusivas aos temas; Matemtica figuras geomtricas; as cores; as quantidades; contagens; classificar e ordenar; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Conceitos/termos
rgos dos sentidos; saudvel, doena, micrbios, contagioso, higiene pessoal calor, frio, quente, temperatura, absorver, macio, spero, grosso, grande pequeno, liso, comprido, pequeno, curto, rugoso, tato.

Transversalidade

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 16

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


Ensino Pr-escolar e 1 ano de escolaridade 2 Perodo
Formao Pessoal e Social: participar num grupo e de iniciar a aprendizagem de atitudes e valores que lhes permitam tornar-se cidados solidrios e crticos. Conhecimento do Mundo: esta rea abarca o incio das aprendizagens nas vrias cincias naturais e humanas, tem continuidade no Estudo do Meio no 1 ciclo e inclui, tal como este, de forma integrada, o contributo de diferentes reas cientficas (Cincias Naturais, Geografia e Histria). Expresso e Comunicao: nesta rea surgem separadamente os seus diferentes domnios. No domnio das Expresses so diferenciadas as suas diferentes vertentes: Motora, Plstica, Musical, Dramtica, neste caso designada por Expresso Dramtica/Teatro, tendo-se acrescentado a Dana que tem relaes prximas com a Expresso Motora e Musical. BLOCO DO PROGRAMA 1 Ano - descoberta das interrelaes entre espaos

Meta de aprendizagem Pr-escolar

Contedos programticos de Estudo do Meio


a) Localizar espaos em relao a um ponto de referncia

Experincias
Experincia 6: Criar um relgio de sol Experincia 7: Quanto choveu?

Conceitos/termos
Motricidade, orientao espacial, grande, pequeno, forma, calor, temperatura, tempo

Transversalidade

TIC Uso do quadro interativo Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas; canes alusivas aos temas; Matemtica figuras geomtricas; as quantidades; contagens; classificar e ordenar; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; medidas de tempo; figuras e formas. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 17

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


Ensino Pr-escolar e 1 ano de escolaridade 3 Perodo
Formao Pessoal e Social: participar num grupo e de iniciar a aprendizagem de atitudes e valores que lhes permitam tornar-se cidados solidrios e crticos. Conhecimento do Mundo: esta rea abarca o incio das aprendizagens nas vrias cincias naturais e humanas, tem continuidade no Estudo do Meio no 1 ciclo e inclui, tal como este, de forma integrada, o contributo de diferentes reas cientficas (Cincias Naturais, Geografia e Histria). Expresso e Comunicao: nesta rea surgem separadamente os seus diferentes domnios. No domnio das Expresses so diferenciadas as suas diferentes vertentes: Motora, Plstica, Musical, Dramtica, neste caso designada por Expresso Dramtica/Teatro, tendo-se acrescentado a Dana que tem relaes prximas com a Expresso Motora e Musical. BLOCO DO PROGRAMA 1 Ano - descoberta do ambiente natural

Meta de aprendizagem Pr-escolar

Contedos programticos de Estudo do Meio


a) Os seres vivos do seu ambiente

Experincias
Experincia 8: germinao do feijo (pgina 76 do manual) Experincia 9: A forma e o volume da gua (pgina 84)

Conceitos/termos
Volume, forma, quantidade, cheiro, sabor, destilada, mineral, incolor, inspida, inodora, flutuao, moldvel, dissoluo

Experincia 10: O cheiro e o sabor da gua (pgina 84) Experincia 11: Objetos que flutuam ou no (pgina 85) Experincia 12: A ao da gua sobre os materiais (pgina 86) Experincia 13: Dissolve-se ou no (pgina 86) TIC Uso do quadro interativo Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas; canes alusivas aos temas; Matemtica propriedades dos objetos (a forma); as cores; as quantidades; contagens; classificar e ordenar; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; medidas de volumes; medidas de tempo; Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Transversalidade

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 18

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


2 Ano de escolaridade 1 Perodo Contedos programticos do Estudo do meio
a) O seu corpo b) A sade do seu corpo

BLOCO DO PROGRAMA - descoberta de si mesmo

Experincia 1: Ver, tocar e saborear (pgina 2 do livro de


experincias)

Experincias

Experincia 2: Qual ser o sabor? (pgina 33 do manual) Experincia 3: A gua que bebemos (pgina 3 do livro de
experincias)

Conceitos/termos
Solvel, duro, resistente, transparente, combustvel, flexvel, dissoluo, doce, amargo, salgado, cido, forma, textura, rgos dos sentidos.

Experincia 4: Dissolve ou no dissolve? (pgina 4 do livro de


experincias)

Experincia 5: Ser que todos os materiais so flexveis? (pgina 58 do


manual) Experincia 6: Ser que os materiais tm propriedades diferentes? (pgina 59 do manual)

Transversalidade

TIC Uso do quadro interativo e computador Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas; canes alusivas aos temas; Matemtica propriedades dos materiais (formas); as quantidades; contagens; classificar e ordenar materiais; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; interpretar dados; regularidades. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 19

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


2 Ano de escolaridade 2 Perodo
BLOCO DO PROGRAMA - descoberta do Ambiente natural - Descoberta dos materiais e objetos

Contedos programticos do Estudo do meio


a) Os aspetos fsicos do meu local b) Realizar experincia com o ar

Experincia 7: Vai chover? (pgina 14 do livro de experincias)

Experincias

Experincia 8: Ser que o ar existe? (pgina 91 do manual) Experincia 9: Ser que o ar tem peso? (pgina 92 do manual) Experincia 10: O ar quente mais leve que o ar frio? (pgina 93 do manual)

Conceitos/termos
Massa, volume, espao, movimento, energia, calor, frio.

Transversalidade

TIC Uso do quadro interativo e computador Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas; canes alusivas aos temas; Matemtica formas dos materiais; as quantidades; contagens; classificar e ordenar materiais; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; interpretar dados; regularidades; medidas de tempo; medidas de massa. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 20

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


2 Ano de escolaridade 3 Perodo
BLOCO DO PROGRAMA - descoberta do Ambiente natural - Descoberta dos materiais e objetos - descoberta dos materiais e objetos a) Materiais de uso corrente

Contedos programticos do Estudo do meio


a) Os seres vivos do seu ambiente

Experincias

Experincia 11 O que acontece s plantas se no receberem luz solar? (pgina 103 do manual) Experincia 12: O comportamento das sementes em gua Experincia 13: Uma sementeuma planta (pgina 8 e 9 do livro de

Conceitos/termos
Massa, volume, espao, movimento, energia, calor, frio.

experincias)

Experincia 14: O que uma reao qumica? (pgina 10 do livro de fichas) TIC Uso do quadro interativo e computador Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas; canes alusivas aos temas; Matemtica formas geomtricas; as quantidades; contagens; classificar e ordenar materiais; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; interpretar dados; regularidades. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Transversalidade

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 21

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


3 Ano de escolaridade 1 Perodo

BLOCO DO PROGRAMA - descoberta dos materiais e objetos

Contedos programticos do Estudo do meio


a) Realizar experincia de mecnica simples (rodas dentadas, molas e elsticos; alavancas, balanas, baloios e mobiles)

Experincia 1: Como funcionam as rodas dentadas? (pgina 40 do manual)

Experincias

Experincia 2: Como funcionam as molas? (pgina 41 do manual) Experincia 3: As alavancas (pgina 49 do manual) Experincia 4: Para que servem as alavancas?

Conceitos/termos
Foras, equilbrio, elasticidade, transmisso de movimentos, massa

Experincia 5: Como fazer um baloio? (pgina 50 do manual) Experincia 6: Como conseguir o equilbrio de uma balana?

Transversalidade

TIC Uso do quadro interativo e computador Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas. Matemtica resoluo de problemas classificar e ordenar materiais; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; interpretar dados; fazer estimativas; comparar massas de objetos. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 22

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


3 Ano de escolaridade 2 Perodo

BLOCO DO PROGRAMA - descoberta do ambiente natural

Contedos programticos do Estudo do meio


a) Os seres vivos do ambiente prximo

Experincias

Experincia 7: Ser que as plantas conseguem desenvolver -se sem gua (pgina 93 do manual) Experincia 8:O que faz mal s plantas? Experincia 9:O que acontece planta numa estufa?

Conceitos/termos
vida, crescimento, temperatura, sade, quente, frio, gua, humidade, luz, substncias nocivas

Transversalidade

TIC Uso do quadro interativo e computador Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas. Matemtica resoluo de problemas classificar e ordenar materiais; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; interpretar dados; fazer estimativas; comparar massas de objetos. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 23

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


3 Ano de escolaridade 3 Perodo

BLOCO DO PROGRAMA - descoberta do ambiente natural

Contedos programticos do Estudo do meio


a) Aspetos fsicos do meio local

Experincias

Experincia 10: Misturas com gua (livro de experincias do 2 ano, pgina 5) Experincia 11:Todos os materiais deixam passar a luz? (pgina 119 do manual)

Conceitos/termos
vida, crescimento, temperatura, sade, quente, frio, gua, humidade, luz, substncias nocivas

Experincia 12:Refrao: Como se forma um arco-ris? (manual pgina 121) Experincia 13:O magnetismo dos manes: o man atrai todos os objetos da mesma forma? (manual pgina 125) TIC Uso do quadro interativo e computador Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas. Matemtica resoluo de problemas classificar e ordenar materiais; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; interpretar dados; fazer estimativas; comparar massas de objetos. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Transversalidade

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 24

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


4 Ano de escolaridade 1 Perodo

BLOCO DO PROGRAMA - descoberta de si mesmo

Contedos programticos do Estudo do meio


a) O seu corpo (os ossos) b) A segurana do seu corpo (preveno de incndios)

Experincia 1: Por que os ossos so duros e resistentes?

Experincias
Conceitos/termos
Combusto, preveno, compostos, reao, dureza, resistncia, estados da gua

Experincia 2: Extintor caseiro Experincia 3: Um tornado

Transversalidade

TIC Uso do quadro interativo e computador Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas; canes alusivas aos temas; Matemtica formas geomtricas; as quantidades; contagens; classificar e ordenar materiais; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; interpretar dados; medidas de capacidade; medidas de tempo. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 25

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


4 Ano de escolaridade 2 Perodo

BLOCO DO PROGRAMA - Descoberta do ambiente natural

Contedos programticos do Estudo do meio


a) Aspetos fsicos do meio

Experincia 4: A condensao (pgina 66 do manual)

Experincias
Conceitos/termos Estados da gua, solidificao, vapor, gelo, condensao, gases, temperatura

Experincia 5: A solidificao (pgina 67 do manual) Experincia 6: A evaporao (pgina 68 do manual) Experincia 7: Fazer nuvens

Transversalidade

TIC Uso do quadro interativo e computador Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas; canes alusivas aos temas; Matemtica medidas de capacidade; as quantidades; contagens; classificar e ordenar materiais; as formas; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; interpretar dados; unidades de tempo. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 26

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Planificao de atividades: Experimento logo aprendo!


4 Ano de escolaridade 3 Perodo

BLOCO DO PROGRAMA - Descoberta dos materiais e objetos

Contedos programticos do Estudo do meio


a) Realizar experincias com gua b) Realizar experincias com a eletricidade c) Realizar experincias com o som

Experincia 8: O repuxo (pgina 124 do manual)

Experincias

Experincia 9: A flutuao (pgina 125 do manual) Experincia 10: A dissoluo (pgina 126 do manual) Experincia 11: A fora da gua (pgina 127 do manual) Experincia 12: Materiais condutores e no condutores (pgina 128 do manual) Experincia 13: O som na gua (pgina 125 do manual) TIC Uso do quadro interativo e computador Lngua Portuguesa Elaborar registos de informao; ampliar vocabulrio; ler e conhecer textos/histrias alusivas ao tema. Expresses Ilustraes das experincias antes e depois de concludas; canes alusivas aos temas; Matemtica medidas de capacidade; as quantidades; contagens; classificar e ordenar materiais; situar-se no espao em relao aos objetos; preencher tabelas; interpretar dados; medidas de comprimento; formas. Formao Cvica regras de trabalho em grupo; respeito pelas ideias e opinies dos outros.

Conceitos/termos Solvel, gua, solvente, soluo, soluto, dissoluo, flutuao, densidade, substncias, cor, fora

Transversalidade

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 27

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

GRELHA DE OBSERVAO DA EXPERINCIA

Ano de escolaridade: ______ N de experincia: _______

Turma: _______

Escola: _______________________

Tema: ___________________________________

Ttulo da experincia: __________________________________________________________

Itens a observar Cumprimento de objetivos

Totalmente

Parcialmente

Incompleto

Tempo de realizao ajustada Muito Interesse revelado pelos alunos Razovel Pouco

Utilizao/assimilao de conceitos/termos

Muitos Incidentes verificados

Poucos

Nenhuns

Lacunas surgidas

Observaes feitas pelos alunos

Observaes: ____________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Professor

Data

_______________

____/_____/______

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 28

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Grelha de registo de atividades por estabelecimento de ensino


Data Ano Turma Atividade/experincia (Designao) Docente

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 29

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

BIBLIOGRAFIA Departamento da Educao Bsica (DEB) (2004). Organizao Curricular e Programas: Ensino Bsico 1 Ciclo (4 edio revista). Lisboa: Editorial do ME. Fialho, Isabel (2009). Ensino Experimental. Lisboa: Areal Editores Manning, Mick & Granstrom, Brita (2008). O meu primeiro livro Cincias; Rio de Mouro: Everest Editora. Martins, Isabel; Veiga, M Lusa; Teixeira, Filomena; Vieira, Celina; Vieira; Rui Marques; Rodrigues, Ana & Couceiro, Fernanda (2007) - Coleo Explorando Materiais do Ministrio da Educao, atravs da Direo Geral de Inovao e Desenvolvimento Curricular. Ministrio da Educao Departamento de Educao Bsica (2001), Currculo Nacional do Ensino Bsico. Lisboa: Editorial do Me. Rodrigues, Ctia (2009). Experincias com a Natureza; Sintra: K Editora. S, Joaquim (2002). Renovar as prticas no 1 ciclo pela via das cincias da natureza, Porto: Porto Editora, Coleo Mundo de Saberes. 1- Flutuao em lquidos, guio didtico para professores 2- Dissoluo em lquidos, guio didtico para professores 3- Sementes, germinao e crescimento, guio didtico para professores Outros documentos Letra, Carlos & Afreixo, Ana M. (2012). Cadernos de Atividades Experimentais, para o 3 ano de escolaridade. Gaialivro SITES CONSULTADOS
http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n6/n6a13.pdf (28 de junho de 2012; 10:05) http://ymy.blogs.sapo.pt/315900.html (28 de junho de 2012, 10:12) http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=4 (28 de junho de 2012, 12:36) http://www.eb1-feira-n3.rcts.pt/experie.htm http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/materia.html http://www.cienciadivertida.pt/ http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=93 Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo Pgina 30

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

ANEXOS

Fichas com as experincias


(no caso de no estarem disponveis nos materiais dos alunos)

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 31

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

ENSINO PR-ESCOLAR E 1 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 1: Ver, cheirar, tocar com as mos e provar Questo: Todos os alimentos tm o mesmo sabor? Materiais: - sal, acar, 1 laranja, 1 limo, chocolate amargo, 1 ma Contedo programtico: descoberta de si mesmo: os seus gostos e preferncias Objetivos: - Identificar alimentos; - Distinguir diferentes sabores; - Identificar formas e cores. Procedimentos: 1- Alunos fazem grupos de acordo com o n total da turma. 2- Cada faz grupo as previses sobre o sabor de cada alimento. PREVISES: Alunos fazem as suas previses, colocando uma X (sem provar). Doce Amargo Salgado cido

sal

acar

chocolate

limo

laranja

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 32

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

VAMOS EXPERIMENTAR! 1- Provar os alimentos. 2- Assinalar com X o principal sabor de cada um.

Doce

Amargo

Salgado

cido

sal

acar

chocolate

limo

laranja

CONCLUSO: (as prprias crianas podem opinar sobre as descobertas efetuadas, devendo conseguir reconhecer a existncia de sabores, cores e formas diferentes) ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 33

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

ENSINO PR-ESCOLAR E 1 ANO DE ESCOLARIDADE

A ma

1- Cada grupo deve desenhar uma ma em papel branco A4. 2- Os vrios desenhos so apresentados e comparados. 3- Usar os sentidos para descrever a ma da figura. 4- Cada grupo apresenta o seu trabalho e explica que rgo necessrio para identificar cada uma das propriedades.

Rodeia as opes corretas.

Doce

Salgada

cida

Verde

Vermelha Amarela

Arredondada

Quadrada Sem forma

Sem cheiro

Perfumada

Cheiro desagradvel

Lisa

spera

Rugosa

CONCLUSO: ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

Grupo: __________________________________
Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Data: _____________________
Pgina 34

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

ENSINO PR-ESCOLAR E 1 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 2: O inventor de cores Problema: Cada grupo tem de construir uma rvore com tronco, ramos e folhas. Mas no tm as cores necessrias. Como podem conseguir plasticina de novas cores? Materiais: vrios pedaos de plasticina azul, amarelo e vermelho, (podendo substituir plasticina por tintas, de acordo com o material disponvel) Contedo programtico: descoberta dos materiais e objetos (propriedades dos materiais) Objetivos: - Identificar cores. - Inventar novas cores. - Compreender que algumas cores resultam de misturas de cores.

Procedimentos: 1- A cada grupo dada plasticina/tinta das trs cores. PREVISES: Alunos fazem as suas previses e o docente escreve.

Grupo 1

Como conseguir novas cores? Grupo 2 Grupo 3

Grupo 4

2- Pintar os resultados que achas que vais obter com cada uma das seguintes misturas.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 35

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Vamos Experimentar!

3- Preparar 3 pedaos de plasticina/tinta de cada uma das cores. 4- Misturar cores diferentes de acordo com a tabela seguinte. 5- Pintar os resultados obtidos.

6- Os resultados obtidos foram aqueles que esperavam? Assinala com X. Acertamos em todas as cores. Acertamos em algumas cores. No acertamos nas cores.

CONCLUSES: Se misturar vermelho e azul obtemos. Se misturar vermelho e amarelo obtemos. Se misturar amarelo e azul obtemos. Se misturar as trs cores obtemos.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 36

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

ENSINO PR-ESCOLAR E 1 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 3: Quente ou frio? Problema: Porque usamos roupas claras quando o tempo est quente e roupas escuras quando est frio? Materiais: 4 cubos de gelo do mesmo tamanho; 4 quadrados de cartolina, 2 escuros e 2 claros; folhas de jornal. Contedo programtico: descoberta de si mesmo (A sade do seu corpo) Objetivos: - Compreender que as cores escuras absorvem a luz, podendo levar ao aquecimento, enquanto as cores claras, por refletirem a luz, no contribuem para o aquecimento. - Relacionar as cores do vesturio com as estaes do ano e os estados do tempo. Procedimentos: 1- Abrir o jornal sobre uma mesa, perto de uma janela para receber luz solar 2- Colocar sobre as folhas do jornal os 4 quadrados de cartolina. 3- Sobre cada quadrado de cartolina colocar um cubo de gelo.

Previses:

O cubo de gelo derrete primeiro nas cartolinas escuras. O cubo de gelo derrete primeiro nas cartolinas claras. O cubo de gelo derrete ao mesmo tempo em ambas as cartolinas.

CONCLUSES: 1- Os resultados obtidos foram aqueles que esperavam? Assinala com X. Acertamos nas previses. No acertamos nas previses. O gelo derreteu primeiro nas cartolinas escuras. O gelo derreteu primeiro nas cartolinas claras.

Data: __________________
Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Grupo: _________________________
Pgina 37

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

ENSINO PR-ESCOLAR E 1 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 4: A ma doente Problema: Como que uma ma saudvel pode ficar doente? Materiais: 2 mas ou peras saudveis; 1 ma ou pera podre (doente); palitos; caixa de plstico; faca de plstico; lupa; caneta de acetato. Contedo programtico: descoberta de si mesmo (A sade do seu corpo, regras de higiene do corpo) Objetivos: - Conhecer formas de transmisso de doenas. - Conhecer regras de higiene na preveno de doenas - Fazer previses. - Comparar os resultados com as previses. Procedimentos: 1- Identificar as 3 mas atravs de letras (A, B, C), sendo a ma A, a doente, e as outras saudveis. 2- Espetar um palito na parte podre da ma A. 3- Retirar o palito da ma A (doente) e espet-lo na ma B. 4- Colocar as 3 mas na caixa, afastadas entre si.

PREVISES: Desenhar o que julgam que ir acontecer s 3 mas. CONCLUSES: 1- Os resultados obtidos foram aqueles que esperavam? Assinala com X. Acertamos nas previses. No acertamos nas previses. A ma C ficou doente. Todas as mas ficaram iguais. A ma B ficou doente. Todas as mas ficaram doentes.

Conclumos que _____________________________________________________ Data: __________________ Grupo: _________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 38

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

ENSINO PR-ESCOLAR E 1 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 5: Consegues ver com olhos fechados Problema: Consegues ver com os olhos fechados? Materiais: 1 caixa de carto com tampa (por grupo); diversos materiais da sala de aula; tesoura. Contedo programtico: descoberta dos materiais e objetos (propriedades dos materiais) Objetivos: - Reconhecer formas e texturas; - Identificar objetos pela forma e textura; - Explicar a utilizao de diferentes objetos; - Agrupar materiais segundo as suas propriedades. Procedimentos: 1- Com a tesoura abrir um buraco na tampa da caixa, de forma a caber a mo; 2- Escolher objetos e coloc-los dentro da caixa, fechando-a para que no se veja o seu contedo; 3- Trocar as caixas entre grupos; 4- Uma criana de cada vez, coloca a mo dentro da caixa e agarra um objeto. 5- Comunicar aos colegas e forma e a textura do objeto (sem o tirar da caixa); 6- Se conseguir identificar o objeto, deve dizer o seu nome e retir-lo da caixa. 7- Repete a atividade outra criana.

CONCLUSO: Podemos identificar diferentes objetos atravs de:

Acertamos em todos os objetos. No acertamos em todos os objetos.

Data: __________________

Grupo: _________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 39

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

ENSINO PR-ESCOLAR E 1 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 6: Criar um relgio de Sol Problema: Conseguimos marcar o tempo? Materiais: 1 prato de plstico, 1 lpis e 1 rgua, 1 palhinha, 1 cartolina e 1 tesoura e canetas de feltro. Contedo programtico: - O seu passado prximo - Localizar espaos em relao a um ponto de referncia. Objetivos: - Reconhecer a unidade de tempo o dia - Reconhecer a sucesso de atos praticados ao longo do dia - Registar na linha do tempo acontecimentos - Desenvolver a expresso criativa - Reconhecer a semana como unidade de tempo

Previses: No conseguimos marcar o tempo. Procedimentos: 1- Desenha um crculo numa cartolina, seguindo o contorno do prato 2- Pede ajuda a um adulto para recortar o crculo e fazer um buraco ao centro 3- Depois faz 2 cortes com 2 cm de comprimento numa das pontas da palhinha e insere-a no buraco do prato 4- Cola uma fita adesiva as duas metades da palhinha na parte inferior do prato. 5- Alguns minutos do meio-dia, com ajuda de um adulto, coloca o crculo virado para cima, num lugar onde d o sol. 6- Quando for meio-dia, desenha com a rgua um pequeno risco na borda do prato no stio onde se projeta a sombra o sol. Nesse risco vamos escrever 12h. 7- Decorar o relgio. CONCLUSO: Conseguimos marcar o tempo atravs de um relgio de sol. No conseguimos marcar o tempo atravs de um relgio de sol. Conseguimos marcar o tempo.

Data: __________________
Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Grupo: _________________________
Pgina 40

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

ENSINO PR-ESCOLAR E 1 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 7: Quanto choveu? Problema: Poderemos saber em que dia choveu mais e em que dia choveu menos? Materiais: garrafes de 5 litros de plstico transparente; corantes 1 lpis e 1 rgua, 1 palhinha, 1 cartolina e 1 tesoura e canetas de feltro. Contedo programtico: - As suas perspetivas para o futuro prximo Objetivos: - Reconhecer a unidade de tempo o dia - Identificar a noo de antes/depois e anterior e posterior - Fazer o registo de dados atravs de grfico de barras - Identificar diferentes estados de tempo - Comparar aes praticadas ontem, hoje e amanh Previso: - Conseguimos descobrir em que dia chove mais ou menos. Procedimentos: 1- Num dia de chuva pe vrias vasilhas a apanhar chuva. Tem o cuidado de no pores nenhuma debaixo de uma rvore. 2- Escolher garrafes do mesmo tamanho. 3- Colocar um garrafo em cada dia da semana, devidamente identificado com corantes de diferentes cores. No fim de cada dia retirar o respetivo garrafo. 4- No final da semana comparar as quantidades de gua de cada garrafo. 5- Elaborar grfico de barras, utilizando as cores de cada garrafo.

CONCLUSO: Conseguimos saber em que dia da semana choveu mais ou menos. No conseguimos saber em que dia da semana choveu mais ou menos.

Data: __________________
Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Grupo: _________________________
Pgina 41

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

2 ANO DE ESCOLARIDADE

Experincia 12 (3 perodo): Contato das sementes com gua Problema: Como se comportam as diferentes sementes quando colocadas em gua? Materiais: sementes variadas, recipientes e gua. Contedo programtico: - Os seres vivos e o seu ambiente Objetivos: - Identificar diferentes tipos de sementes/plantas - Agrupar sementes segundo diferentes propriedades - Descrever diferentes comportamentos das sementes

Previso O que achas que vai acontecer s vrias sementes? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Procedimentos: 1- Escolher 3 tipos de sementes 2- Colocar uma semente num recipiente com gua e outra semente num recipiente sem gua (sementes iguais). 3- Repetir a tarefa para as 3 sementes. 4- Verificar o comportamento de cada semente ao fim de 3 horas e no dia seguinte. 5- Verificar e comparar os diferentes comportamentos, registando-os.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 42

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Concluses
COMPORTAMENTO DE SEMENTES Recipiente A (sem gua) Recipiente B (com gua) Aps 3 horas Aps 24 horas

Tipos de sementes

Feijo vermelho

Gro de bico

Milho amarelo

Verificamos que...

Data: __________________

Grupo: _________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 43

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

3 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 4: Para que servem as alavancas? Problema: Para que servem as alavancas? Materiais: livros, 2 lpis Contedo programtico: descoberta de materiais e objetos Objetivos: - Conhecer formas de diminuir esforos para deslocar materiais. - Conhecer diferentes estratgias de deslocar objetos e materiais. - Fazer previses. - Comparar os resultados com as previses.

Observem os exemplos de alavancas:

PREVISES: Para que acham que servem as alavancas? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ VAMOS EXPERIMENTAR

Procedimentos: 1- Tenta levantar uma pilha de livros com o dedo mindinho. O que acham que vai acontecer? E porqu? ______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 44

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

2- Substituam o dedo mindinho por um lpis.

Coloquem o dedo mindinho por baixo do lpis e levanta a pilha de livros. O que aconteceu? _____________________________________________________ ____________________________________________________________________

3- Por baixo do lpis coloca um outro lpis (ver gravura). Como o dedo mindinho empurra para baixo a extremidade do 1 lpis. O que aconteceu? ___________________________________________________________ ________________________________________________________

4- Afasta o lpis que est por baixo e aproxima-o da extremidade do 1 lpis. Repete o que fizeste no ponto 3. O que aconteceu? ____________________________________ ____________________________________________________

CONCLUSES: Em qual das situaes vos pareceu menor o esforo necessrio para levantar os livros? 2 3 4

Podemos concluir que as alavancas do a fora necessria para levantar um objeto. no do a fora necessria para levantar um objeto. so teis para levantar objetos com maiores massas.

Data: __________________

Grupo: _________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 45

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

3 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 6: Como conseguir o equilbrio de uma balana? Problema: Como conseguir o equilbrio de uma balana? Materiais: prisma triangular, moedas e outros objetos, uma rgua Contedo programtico: descoberta de materiais e objetos Objetivos: - Conhecer distintas formas de promover o equilbrio de materiais - Compreender a noo de fora e de equilbrio - Fazer previses e comparar os resultados com as previses. PREVISES: Para que acham que servem as balanas? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Observem as duas gravuras, A e B. Onde acham que h equilbrio? _______________ _____________________________________________________________________

VAMOS EXPERIMENTAR Procedimentos: 1- Colocar o prisma sob a rgua, no meio desta, para obteres uma balana. A balana est equilibrada? _______________________ O que acham que devem fazer para haver equilbrio? ______________________________________________ ______________________________________________
Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo Pgina 46

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Expliquem e desenhem o que fizeram para equilibrar a vossa balana.

CONCLUSES: assinalem as respostas corretas de acordo com a experincia realizada. H equilbrio quando os objetos exercem a mesma fora. H equilbrio quando os objetos no exercem a mesma fora. Para haver equilbrio os objetos/materiais usados tm a mesma massa. Para haver equilbrio os objetos/materiais usados no tm a mesma massa.

Data: __________________

Grupo: _________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 47

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

3 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 8:O que faz mal s plantas? Problema: Como poderemos descobrir se uma substncia estraga as plantas? Materiais: 4 vasos iguais, gua, vinagre, sal, detergente Contedo programtico: Os seres vivos do ambiente prximo Objetivos: - Conhecer diferentes plantas - Identificar o comportamento das plantas perante diferentes agentes - Fazer previses e comparar os resultados com as previses. PREVISES: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ VAMOS EXPERIMENTAR Procedimentos: 1- Durante uma semana rega o primeiro vaso com gua, o segundo com gua com vinagre (uma colher de sopa de vinagre para um copo de gua), o terceiro com gua com sal (uma colher de sopa de sal para um copo de gua) e o quarto com gua com detergente (uma colher de detergente para um copo de gua). 2- Preenche ao longo da semana a tabela com as observaes que verificas nas plantas. Estragado ou no?
Dia gua gua + vinagre gua + sal gua + detergente primeiro segundo terceiro quarto quinto

3- No quinto dia compara as plantas.

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 48

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

CONCLUSO ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Data: __________________

Grupo: _________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 49

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

3 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 9: O que acontece planta numa estufa?

Problema: O que acontece planta numa estufa? Materiais: vasos, frascos, gua e plantas Contedo programtico: Os seres vivos do ambiente prximo

Objetivos: - Conhecer distintas formas de crescimento das plantas - Descrever formas de sobrevivncia das plantas - Identificar fatores essenciais para a sobrevivncia das plantas - Fazer previses e comparar os resultados com as previses.

PREVISES: O que acham que vai acontecer s vrias plantas? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

VAMOS EXPERIMENTAR

Procedimentos: 1- Num vaso retangular coloca vrias plantas, cobre algumas delas com um frasco de vidro. 2- Coloca o vaso ao sol e rega-o sempre que necessrio. 3- Compara as plantas que esto dentro do frasco com as que esto fora. 4- Regista os resultados ao longo de 2 semanas (ou mais).

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 50

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

1 Semana

2 Semana

Plantas fora do frasco

Plantas dentro do frasco

CONCLUSO Quais cresceram mais depressa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Data: __________________

Grupo: _________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 51

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

4 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 1: Por que os ossos so duros e resistentes? Problema: Conseguimos partir facilmente um osso? Materiais: 2 ossos crus de coxa ou de asa de galinha, 1 copo, vinagre, fogo ou fogareiro. Contedo programtico: descoberta de si mesmo (os ossos) Objetivos: - Perceber que a rigidez de um osso est associada presena de clcio. - Conhecer e identificar diferentes ossos do corpo humano - Comparar ossos de animais - Fazer previses e comparar os resultados com as previses. PREVISES: Acham que fcil ou difcil partir um osso de galinha usando as mos? ______________________________________________________________________

Justifiquem a vossa resposta: _____________________________________________ __________________________________________________

VAMOS EXPERIMENTAR: experincia A O professor pega no osso com uma pina ou tesoura e coloca sobre a chama do fogo ou fogareiro durante alguns minutos.

Previso: O que acham que vai acontecer ao osso? ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

Depois de retirar o osso do fogo e deixar arrefecer um aluno tenta dobrar o osso. O que aconteceu? ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 52

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Experincia B Procedimentos: FASE 1 1-Observem com ateno os ossos de galinha. 2- Tentem dobrar os ossos. O que aconteceu? _______________________________________________

3- Coloquem um dos ossos num copo com vinagre e deixem estar de molho durante sete dias. Previso: o que acham que vai acontecer ao osso? ___________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Procedimentos: FASE 2 1- Passados 7 dias peguem no osso e tentem dobr-lo. O que aconteceu? ___________________________________________________________________

CONCLUSES: Podemos ou no tornar os ossos menos resistentes? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Assinalem as respostas corretas de acordo com a experincia realizada. Na experincia B, o vinagre retirou do osso os minerais da sua composio. Os ossos tm clcio, que so responsveis pela regidez dos ossos. Os ossos sem clcio seriam menos duros e resistentes e teramos mais acidentes. O clcio no importante para a resistncia dos ossos. O calor torna os ossos menos resistentes.

Data: ____________
Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

grupo: ___________________________
Pgina 53

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

4 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 2: Extintor caseiro Problema: Como produzir um extintor? Materiais: 1 jarra grande e transparente, 1 jarra pequena e transparente, duas velas de tamanhos diferentes, copo de vidro, vinagre e bicarbonato de sdio (compostos). Contedo programtico: descoberta de si mesmo (a segurana do seu corpo) Objetivos: - Explicar a funo de um extintor - Perceber como funciona a combusto - Identificar regras de preveno de incndios - Fazer previses e comparar os resultados com as previses. PREVISES: Imagina que estavam na sala de aula e se iniciava um pequeno incndio. O que deveriam fazer? __________________________________________________ _____________________________________________________________________

Se no houver por perto um extintor podemos fazer um.

VAMOS EXPERIMENTAR Procedimentos: 1- Colocar as duas velas na jarra menor. A jarra pode ser substituda por um prato de sobremesa. 2- Deitar meio copo de bicarbonato de sdio na jarra mais pequena. 3- Colocar a jarra mais pequena dentro da jarra maior (at pode ser uma bacia, desde que mais alta que as velas). 4- Juntar um copo de vinagre ao bicarbonato de sdio.

O que observam? ________________________________ _______________________________________________

Qual foi a vela que se apagou primeiro? ____________________ _____________________________________________________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 54

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

CONCLUSES: Podemos fabricar um extintor caseiro? A combusto resultado da unio do oxignio com outras substncias. O que retirou o extintor para que as velas se apagassem? _______________________

Fazer o desenho do resultado da experincia.

Data: ___________

Grupo: ________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 55

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

4 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 3: Um tornado Problema: Como produzir um tornado? Materiais: 2 garrafas, gua e fita-cola. Contedo programtico: descoberta de si mesmo (a segurana do seu corpo) Objetivos: - Pesquisar sobre as zonas de tornados - Perceber o que provoca um tornado - Identificar regras de preveno em caso de sismos, tornados, tempestades - Fazer previses e comparar os resultados com as previses.

Um tornado uma coluna de ar giratria, que se desloca a uma velocidade de 30km/h a 60km/h em volta de um centro de baixa tenso. Apesar de pequeno, um violento redemoinho de vento que acontece quando uma nuvem em movimento alcana a terra. PREVISES: Imagina que estavam na sala de aula e se iniciava um pequeno tornado. O que deveriam fazer? __________________________________________________ _____________________________________________________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 56

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

VAMOS EXPERIMENTAR Procedimentos:

1. Encher uma das garrafas com gua. 2. Colocar a segunda garrafa em posio invertida e junta com fita-cola as duas garrafas. Vedar muito bem para no sair gua. 3. Agora, invertem a posio das garrafas.

O que acham que vai acontecer? ______________________________________________________________________

4. Agitem bem as garrafas e observem.

O que observam? _____________________________________________________________________

CONCLUSO: Foi a simulao de um tornado. Quando agitas a garrafa crias um vrtice e devido ao gradiente de velocidade de escoamento da gua h a formao de um cone invertido de gua. Isto acontece porque a gua que est mais prxima do orifcio da garrafa tem velocidade superior. No caso dos tornados verdadeiros, estes formam-se devido ao encontro de correntes de ar frio com ar quente hmido.

Data: __________________

Grupo: _________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 57

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

4 ANO DE ESCOLARIDADE Experincia 7: Fazer nuvens Problema: Como surge uma nuvem? Materiais: Lata ou frasco grande, lata ou frasco pequeno, sal, gelo Contedo programtico: descoberta do ambiente natural: aspetos fsicos do meio Objetivos: - Identificar diferentes estados da gua - Compreender processos de mudana de estado - Relacionar a gua com diferentes estados da matria - Fazer previses e comparar os resultados com as previses.

VAMOS EXPERIMENTAR Procedimentos 1- Coloca gelo picado na lata/frasco grande com um tero de sal. 2- Mete a lata/frasco mais pequena na mistura de gelo e sal sem tocares no gelo com os dedos.

Previso: Ao soprar para a lata/frasco pequeno o que ir acontecer? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

3- Sopra para dentro da lata/frasco pequena. O que aconteceu?

CONCLUSO: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 58

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAJO G U I O P A R A A E L A B O R A O D E U M R E L A T R I O C I E N T F I C O TODOS OS CICLOS DE ENSINO

Existem normas universais para a elaborao de um Relatrio Cientfico. Essas normas no so rgidas, isto , so adaptveis de uma forma til s caractersticas prprias de cada trabalho. De uma maneira geral, as partes constituintes de um Relatrio Cientfico so as seguintes: Escreve-se no topo o nome da instituio seguido, por baixo, do nome da disciplina e o ano letivo a que diz respeito. CAPA
(pode incluir imagem)
EB/S Vieira de Arajo Biologia e Geologia 2011/2012

Ttulo Nome do(s) Autor(es)

O ttulo deve ser curto e preciso e destacar-se dos restantes elementos. Por vezes, pode apresentarse sob a forma de pergunta. Por baixo do ttulo, escreve-se o(s) nome(s) do(s) autor(es), o ano, o n. e a turma a que pertence(m).

A Reciclagem

NDICE 1. INTRODUO

O ndice faz-se automaticamente: selecionando, no Word, ttulo 1, 2, 3 e, posteriormente clicar em referncias, seleciona r ndice e introduzi-lo na pgina a seguir capa. Relata o contexto e os objetivos do estudo, bem como a justificao ou razo do mesmo. 2.1. Material
Antnio Rosas, N 3, 10A.

2. MATERIAL E PROCEDIMENTOS

Descrio do material/equipamentos usados e respectivas especificaes se forem relevantes (capacidade, erros, marca, etc.), reagentes e respetivos cuidados de segurana e riscos de utilizao. 2.2. Procedimentos Descrio dos procedimentos efectuados na experincia que podem ser ilustrados com esquemas e montagens efectuadas.

3. RESULTADOS 4. INTERPRETAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS 5. CONCLUSO

Apresentados, de preferncia, sob a forma de tabelas, grficos, microfotografias, macrofotografias, esquemas, etc. Deve incluirse o tratamento necessrio, clculos, etc. No se faz aqui qualquer comentrio validade dos resultados obtidos. Efetuadas tendo em vista o objetivo do trabalho. Podem-se comparar com resultados de outras investigaes ou tabelados (apresentados na introduo). Pode refletir a opinio do autor(es), sobre, por exemplo, quais os factores que influenciaram os resultados. Reflete uma apreciao global do assunto tratado. Deve referir se o objetivo foi ou no concretizado e porqu.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

A bibliografia uma lista que contm os elementos descritivos dos documentos consultados de modo a permitir a sua identificao e posterior consulta. So, portanto, os livros, revistas, enciclopdias, coletneas e pginas web utilizados. Em anexo, encontras um documento O R I E N T A E S P A R A CI T A E S E R E F E R N CI A S . Contm informaes complementares ao trabalho realizado, devem ser referidos no trabalho, numerados (Anexo I, ), ter um ttulo e ser includos no ndice. OUTROS ASPETOS

ANEXOS

No se deve descurar a redao do Relatrio. Deve-se ter em conta os seguintes aspetos para a construo de um texto: Clareza Conciso Correo Encadeamento Originalidade Fidelidade Consistncia Criatividade Esttica Escrito para ser compreendido pelos outros. Dizer o mximo de informao, mas da forma objetiva. Escrito corretamente conforme as regras de concordncia previstas. As frases, os pargrafos, os captulos devem ser sequenciadas de forma lgica e harmoniosa. Originalidade e apresentao de ideias prprias. (Ateno ao plgio ver O R I E N T A E S Respeitar o objeto de estudo, as fontes bibliogrficas empregadas e o leitor. Redigido na terceira pessoa do singular ou do plural do pretrito perfeito (ex. fez-se ou fizeram-se; teve-se ou tiveram-se). Criatividade no significa apenas fazer algo inovador, mas sobretudo apropriado ao contexto em que foi realizado o trabalho. Sbrio e sem rasuras.
PARA CITAES E REFERNCIAS)

O relatrio impresso em papel A4, sendo o texto escrito em letra tipo Arial, tamanho 11 pt, a espao 1,15. Os ttulos e os subttulos devem ser numerados, escritos em bold/negrito e com tamanho 12 e 11 pt, respetivamente. As margens superior e inferior so de 2,5 cm. A margem interior de 2,5 cm e a exterior de 2 cm. As pginas so numeradas no rodap. A paginao deve contemplar a contagem de todas as pginas do relatrio, embora os nmeros s devam aparecer a partir da folha do ndice inclusive. As tabelas devem ser numeradas (Tabela I, II...), legendadas (citando a fonte), no topo. Devem estar includas no local adequado, e serem referidas ao longo do texto. As figuras (grficos, esquemas, fotografias, etc.) devem ser numeradas (Figuras 1, 2,..), legendadas (citando a fonte), abaixo da figura. Devem estar includas no local adequado, e serem referidas ao longo do texto. O relatrio deve ser impresso frente e verso. Importante: Qualquer que seja o tipo e extenso do relatrio, ele deve ser terminado com a identificao do local, data e assinatura do(s) autor(es).

ENSINO DAS CINCIAS EXPERIMENTAIS NO 1 CICLO Experimento logo aprendo!

Agrupamento de Escolas Vieira de Arajo

Pgina 61

Das könnte Ihnen auch gefallen