Sie sind auf Seite 1von 13

AS DIMENSES DA ORAO

Orar bsico na vida, o que no quer dizer que oremos como cremos e como devemos. confortador, mas tambm desafiador, ouvir o apstolo Paulo nos exortando: No andeis ansiosos por coisa alguma;antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela orao e splica com aes de graas.(Filipenses 4.6 ) Exorto, pois, antes de tudo que se faam splicas, oraes, intercesses e aes de graas por todos os homens. (1Timteo 2.1 ) Ao nos ensinar a orar sem cessar, Paulo nos lembra que h varias dimenses na orao, uma palavra, portanto, de ricos significados semnticos e existenciais. Ele parecia convencido que era sua tarefa ajudar seus leitores na caminhada da orao. Estou convencido que esta a tarefa principal de um pastor (como recomenda Eugene Petersen). Por isto, quero apresentar hoje as vrias dimenses da orao, conquanto sabendo que tendemos a privilegiar uma ou outra dimenso. 1. PETIO ou SPLICA (Neemias 9.32-33; Efsios 3.20; Mateus 6.11) Pedindo a Deus por nossas prprias necessidades A dimenso da orao-pedido por ns mesmos a que mais praticamos. a que tem mais ibope conosco. Jesus nos ensinou a pedir. Na orao do Pai Nosso, somos convidados a pedir o po de cada dia. Esta expresso abarca todas as nossas necessidades pessoais, sejam elas fsicas, emocionais ou materiais. Quando reuniram o povo para um culto de despertamento e compromisso, Esdras e seus sacerdotes fizeram um pedido ao Senhor, um pedido de natureza espiritual. Agora, pois, oh Deus nosso, oh Deus grande, poderoso e temvel, que guardas a aliana e a misericrdia [vejamos aqui o louvor, mesmo na petio], no menosprezes toda a aflio que nos sobreveio, a ns, aos nossos reis, aos nossos prncipes, aos nossos sacerdotes, aos nossos profetas, aos nossos pais e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assria at ao dia de hoje. Porque tu s justo [eis-nos, de novo, diante da orao de louvor, misturada com petio e confisso] em tudo quanto tem vindo sobre ns; pois tu fielmente procedeste, e ns, perversamente. (Neemias 9.32-33) Jesus nos garantiu que receberemos tudo o que pedirmos na orao, desde que creiamos (Mateus 21.22). Suas afirmaes no deixam dvida quanto a esta promessa divina: E mesmo agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to conceder (Joo 11.22). O nosso Deus, insiste Paulo conosco, poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente alm daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o [Seu] poder que em ns opera. (Efsios 3.20)

O filho de Abrao experimentou a fora desta verdade, quando orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto ela era estril; e o Senhor ouviu as suas oraes, e Rebeca, sua mulher, concebeu (Gnesis 25.21). Ana passou pela mesma experincia ao desejar a gravidez. Ela o pediu, banhada em lgrimas, e recebeu (1Samuel 1.10). Jonas teve a sua orao atendida, mesmo tendo clamado ao Senhor a partir de um estranho lugar: as estranhas de um peixe (Jonas 2.1). No entanto, quando nos deparamos com estas promessas e nos recordamos dos prodgios operados por Deus no Antigo e no Novo Testamentos, ns nos perguntamos se o Pai realmente nos atende em tudo o que pedimos. Ficamos, no fundo, com a sensao que o tempo das respostas majestosas passou, restando-nos apenas as migalhas da grande mesa das bnos do Senhor. Seu Filho Jesus teve todas as suas oraes respondidas, menos uma, a nica em que pediu algo para si mesmo. Segundo lemos na Bblia, retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: "Pai meu, se este clice no pode passar sem que eu o beba, faa-se a tua vontade" (Mateus 26.42). Estas indagaes se aplicam s oraes que fazemos tendo como alvo as nossas prprias necessidades bem como quando pretendemos que a graa de Deus alcance outras pessoas de cujos dramas nos afeioamos.

2. INTERCESSO (Tiago 5.17) Pedindo a Deus pelas necessidades dos outros A orao intercessria tambm uma orao de pedido, com a diferena que nela rogamos algo ao Pai por outra pessoa ou por alguma instituio ou causa. Oramos intercessoriamente quando pedimos por um um parente, por um amigo, por um pastor ou por algum que mal sabemos o nome. Oramos intercessoriamente quando pedimos por uma causa, por uma instituio, por uma comunidade, por uma igreja ou por um pas. Moiss era por excelncia um intercessor. O Pentateuco o apresenta como como um homem que levava a causa do seu povo diante de Deus (Nmeros 27. 5). Deus o ouvia. Um exemplo dramtico est no captulo 11 de Nmeros. Passando por muitas dificuldades, os israelitas comearam a reclamar de Deus. O Senhor ficou irado e fez cair fogo em cima deles. O fogo queimou no meio deles e destruiu uma ponta do acampamento. Ento o povo gritou, pedindo socorro a Moiss; Moiss orou ao Deus Eterno, e o fogo se apagou (Nmeros 11.12). Numa batalha, Miss manteve seus braos levantados em direo ao exrcito, que triunfava. Se sua mo baixava, a derrota vinha (xodo 17.8-13). A Bblia fala de outros intercessores. Elias [, que] era um homem sujeito s mesmas paixes que ns, orou com fervor para que no chovesse, e por trs anos e seis meses no choveu sobre a terra (Tiago 5.17). Seu sucessor, Eliseu, orou clamando ao Senhor que fizesse voltar vida o filho de sua protetora, uma mulher de Sunm. Deus atendeu (2Reis 4.18-27). Pedro fez o mesmo com uma adolescente. Deus tambm o atendeu (Atos 9.38-42). No entanto, nada tipifica melhor a orao intercessria que o dilogo de Abrao, o pai da f, com o Senhor, ao interceder pelas cidades de Sodoma e Gomorra. Sua pergunta-chave foi: Destruirs o justo com o mpio? (Gnesis 18.20-33) Ele tambm orou pela sade do rei Abimeleque, sua esposa e suas servas, e Deus os sarou (Gnesis 20.17).

Orar uns pelos outros uma recomendao bblica. O apstolo Paulo orava pelos seus irmos (Pelo que tambm rogamos sempre por vs, para que o nosso Deus vos faa dignos da sua vocao, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de f -2Tessalonicessenses 1.11) e pedia que os crentes orassem por ele e sua equipe missionria. (Irmos, orai por ns -- 1Tessalonicenses 5.25). Quando oramos intercessoriamente por um irmo que sofre, irmo que tambm ora, realizamos o encontro entre as oraes de petio e intercesso. Lendo a Bblia, aprendemos que Deus as responde . Olhando nossas prprias vidas e a de nossos irmos, temos que nos perguntar se essas respostas ainda so atuais. Nos casos das enfermidades, o problema se torna mais agudo, especialmente numa poca como a nossa, em que, por exemplo, o cncer ainda um desafio tanto medicina quanto orao, s vezes letal. Temos conhecimento de histrias de curas e de histrias que no terminam com curas. Precisamos nos aprofundar neste tema, e o faremos proximamente (provavelmente no segundo domingo de janeiro, se Deus nos permitir). Por agora, no entanto, afirmemos que Deus sempre responde, seja com um "sim", que os nossos coraes desejam, sejam com um "no", que precisamos aprender a ouvir. No tenhamos dvidas que "Deus glorificado quando cura" e tambm "quando nos capacita a sofrer com esperana e dignidade". (BANISTER, Doug. A igreja da palavra e do poder. Traduo de Yolanda Krevin. So Paulo: Vida, 2001, p. 187) No sabemos todas as respostas, mas sabemos que devemos orar e prestar ateno voz de Deus. Ele fala. Ele faz. Uma famlia atravessava uma dificuldade que afligia a todos. Num domingo em que estavam no culto, veio uma senhora, que no vem sempre por razes de sade, mas que leva a srio o ministrio da intercesso. No dia seguinte, ela procurou um dos membros da famlia no trabalho e disse: -- Vi vocs ontem e senti que no estavam bem, que estavam com problemas. De madrugada, senti Deus me acordar para orar por vocs. Agora, estou aqui para dizer que vocs so servos de Deus e que no pode desanimar. Deus est com vocs. Era tudo verdade. A famlia passava por uma imensa dificuldade, mas se encheu de nimo para continuar a lutar. Aquela irm intercessora retomava a experincia do poeta bblico: Eu, porm, Senhor, clamo a ti; de madrugada a minha orao chega tua presena (Salmo 88.13). Com lgrimas nos olhos, um dos membros da famlia me disse que saber que algum orava por eles deu-lhes confiana para o enfrentamento das dificuldades. bom ter gente orando pela gente. Continuemos rogando a Deus por ns mesmos. Continuemos rogando a Deus por outras pessoas. 3. GRATIDO (Isaas 12.1-2) Agradecendo a Deus pelos seus feitos para conosco (individualmente e coletivamente) Esta atitude pode nos levar terceira dimenso da orao, que a gratido. Devemos orar para agradecer. Como cantaram os poetas bblicos, bom render graas ao Senhor, e cantar louvores ao nome [do] Altssimo (Salmo 92.1), porque ele bom; porque a sua benignidade dura para sempre (1Crnicas 16.34).

uma inspirao ver os olhos cheios de lgrimas de Ana diante de Deus, mas tambm o escutar os seus lbios exultando diante do Senhor, regozijando-se com a bno recebida (1Samuel 2.1). As oraes de Jesus eram basicamente de dois tipos: intercesso e gratido. Quando tomou a Ceia com seus discpulos, deu graas pelo po (Lucas 22.17). Quando orou a Deus por Lzaro, agradeceu antes mesmo de ver manifesto o poder do Pai (Joo 11.41). Quando alimentou a multido, agradeceu antes de multiplicar os pes e os peixes (Mateus 15.36). O apstolo sempre dava graas a Deus pelas igrejas com as quais tinha relacionamento (1Corntios 1.4, entre outras). Tanto valor dava o grande missionrio que chega a "exagerar": Em tudo dai graas; porque esta a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1Tessalonicenses 5.18) Todas as coisas criadas por Deus so boas, e nada deve ser rejeitado se recebido com aes de graas.(1Timteo 4.4) Perseverai na orao, velando nela com aes de graas. (Colossenses 4.2) S quem d graas a Deus pode rogar algo a Ele. a orao de gratido que nos capacita a suplicar, a interceder e a louvar. Se cremos que Deus Senhor, podemos dar graas por tudo, cumprindo a vontade de Deus em ns. Talvez esta semana, voc tenha recebido um dianstico que o deixa apavorado; como dar graas? Talvez esta semana, voc no ganhou R$ 1,00 sequer; como agradecer? Talvez esta semana, voc a tenha passado afundado na tristeza; como ser grato? Talvez esta semana nada lhe tenha dado certo; como cantar "graas te dou, Senhor"? Voc dar graas at por essas coisas, se tiver a convico de que Deus o Senhor da sua vida e que, portanto, a vontade dEle prevalecer. John Brown defendia o fim da escravido nos Estados Unidos e, por essa razo, foi condenado morte, em 1859. A histria guarda seu testemunho e tambm uma carta de despedida, escrita s vsperas da execuo e na qual afirma: "A idia de que um Deus sbio e misericordioso, justo e santo reina sobre todas as coisas deste mundo uma rocha onde podemos firmar os ps em todas as circunstncias. No tenho dvida de que o nosso aparente desastre resultar por fim no mais glorioso triunfo. Portanto, tenham nimo e confiana em Deus, pois "Ele transforma todos os males em bens. Rendo graas a Deus, pois nunca senti mais firme confiana no certo e prximo advento de uma brilhante manh e de um dia esplndido". (ALEX, Ben, ed. Cartas Inspirativas. Traduo de Wanda Assumpo. So Paulo: Mundo Cristo, 1998, p. 20,21) O conselho paulino precisa ser repetido: Perseverai na orao, velando nela com aes de graas. (Colossenses 4.2) Dito de outro modo, este conselho quer dizer: continue orando e insistindo em aes de graas. Ore sempre, no de vez em quando; faa acompanhar sua orao, sinceramente, no burocraticamente, de palavras de gratido. A splica e a intercesso tm uma sentinela na guerra da orao: a gratido.

Se damos graas porque reconhecemos a benignidade de Deus. Se reconhecemos esta benignidade como algo vivo, podemos pedir, por ns mesmos e pelos outros. Gratido uma experincia muito pessoal, tal como a splica. A experincia da splica natural em ns; brota da necessidade. A experincia da gratido espiritual; nasce do convvio com Deus. Aprendamos a orar com o profeta Isaas, que coloca nossas palavras e atitudes na ordem correta: Orars naquele dia: Graas te dou, oh Senhor, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Eis que Deus a minha salvao; confiarei e no temerei, porque o Senhor Deus a minha fora e o meu cntico; ele se tornou a minha salvao. (Isaas 12.1-2)

4. LOUVOR (Neemias 9.5-25; Mateus 6.9c) Exaltando o ser de Deus Se a gratido um estilo de vida, ela se expressa como a experincia de respostas especficas de Deus. O louvor, no, este fruto de uma viso de Deus. S pode dizer que o nome dEle santificado (Mateus 6.9c) quem o v como santo. Talvez a mais linda orao da Bblia a pr o foco no louvor seja a dos retornados a Jerusalm, sob a liderana de Esdras. Deus louvado por Suas aes na vida do povo, especialmente o perdo sempre renovado. Bendito seja o nome da tua glria, que ultrapassa todo bendizer e louvor. S tu s Senhor, tu fizeste o cu, o cu dos cus e todo o seu exrcito, a terra e tudo quanto nela h, os mares e tudo quanto h neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exrcito dos cus te adora. (Neemias 9.5b-6) Em seguida, o poeta reconta sinteticamente a histria do seu povo, povo a quem Deus multiplicou e trouxe terra prometida, para cumprir nela a Sua vontade. Eles tomaram cidades fortificadas, terra frtil e possuram casas cheias de toda sorte de coisas boas, cisternas cavadas, vinhas, olivais e rvores frutferas em abundncia; comeram, fartaram-se, engordaram e viveram em delcias, pela tua grande bondade (Neemias 9.23-25). Isto foi no passado. Agora, a situao do povo, por causa do seu prprio pecado, era aflitiva. Os filhos Abrao tinham voltado para casa, mas o que encontraram? Escombros! Se quisessem sua cidade de volta, teriam que reconstru-la! Se quisessem seu templo de volta, teriam que reconstru-lo! A prece que os sacerdotes fazem em nome do povo revela, no entanto, confiana: o Deus que transformou a famlia de Abrao em um povo, que conduziu este povo terra da promessa, que permitiu que o mesmo povo, um dia exilado, voltasse para casa, este mesmo Senhor estaria com eles na reconstruo do muro e na edificao do templo. E no foi precisamente o que aconteceu? Se formos esperar que tudo esteja 100% em nossas vidas, para ento louvarmos ao Senhir, ns jamais O louvaremos. Louva quem tem certeza que o Deus de ontem o mesmo

Senhor de hoje. Louva ao Senhor aquele que pode dizer como J, ainda no tempo da desolao, mas pensando no amanh: "Eu sei que o meu Redentor vive!" (J 19.25). Nossas oraes devem sempre conter expresses de louvor, isto , de exaltao da santidade e da soberania de Deus. H salmos na Bblia apenas de clamor, como o salmo 88, mas boa parte deles contm apenas louvor. Na verdade, h muitos poemas bblicos apenas de louvor, sem um petio sequer. Ser que dedicamos pelo menos 50% de nossas palavras de orao para celebrar o amor de Deus? Ser que conseguimos orar e apenas louvar, sem fazer um pedido sequer? Quando louvamos, tiramos gua das fontes da salvao (Isaas 12.3). Prestemos, portanto, ateno ao conselho do profeta Isaas: Dai graas ao Senhor, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que excelso o seu nome. Cantai louvores ao Senhor, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, oh habitante de Sio, porque grande o Santo de Israel no meio de ti. (Isaas 12.4-6)

Todo o tempo tempo de louvar. Paulo e Silas louvaram a Deus presos numa cadeia fedida e amarrados nos ps, como se fossem animais irracionais. Enquanto cantavam, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da priso; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos (Atos 16.26). 5. CONFISSO (Neemias 9.34-37; Sl 32.5; Mateus 6.12) Pedindo perdo a Deus para os nossos pecados Se orar comparecer diante de Deus, a confisso dos pecados condio essencial para que nossos pedidos sejam atendidos. Foi o reconhecimento do seu pecado, e do seu povo, que levou Isaas a tremer no templo. Ao ouvir os anjos entoando seu cntico de louvor a Deus (Santo, santo, santo o Senhor dos Exrcitos; toda a terra est cheia da sua glria -- eis como celebravam ao Senhor), o futuro profeta exclamou, como devemos exclamar: Estou perdido! Porque sou homem de lbios impuros, habito no meio de um povo de impuros lbios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exrcitos! (Isaas 6.5) Daniel nos pe a seqncia adequada. Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lanando a minha splica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, quando foi tocado pedo mensageiro de Deus (Daniel 9.20-21). A ordem repetida pelo Senhor ao seu povo : santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo (Levtico 11.44). Esdras sabia disso e levava seu povo a uma atitude necessria ainda hoje. Enquanto Esdras orava e fazia confisso, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregao de homens, mulheres, e crianas; pois o povo chorava amargamente (Esdras 10.1). A nossa orao, coletivamente, deve ser a de Esdras e seus sacerdotes (Neemias 9.16, 17, 34, 31): Senhor, nossos pais, se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e no deram ouvidos aos teus mandamentos (verso 16). Recusaram ouvir-te e no se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste;

endureceram a sua cerviz e na sua rebelio levantaram um chefe, com o propsito de voltarem para a sua servido no Egito. Porm tu, oh Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em bondade, tu no os desamparaste (verso 17). Os nossos reis, os nossos prncipes, os nossos sacerdotes e os nossos pais no guardaram a tua lei, nem deram ouvidos aos teus mandamentos e aos teus testemunhos, que testificaste contra eles (verso 34). Mas, pela tua grande misericrdia, no acabaste com eles nem os desamparaste; porque tu s Deus clemente e misericordioso (verso 31). A minha orao deve ser a de Davi, depois de confrontado por Nat: Compadece-te de mim, oh Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multido das tuas misericrdias, apaga as minhas transgresses. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheo as minhas transgresses, e o meu pecado est sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que mal perante os teus olhos, de maneira que sers tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Restitui-me a alegria da tua salvao e sustenta-me com um esprito voluntrio. (Salmo 51.14, 12) Davi sabia, eu sei, ns sabemos que bem-aventurado aquele cuja iniqidade perdoada, cujo pecado coberto (Salmo 32.1). Davi sabia, eu sei, ns sabemos que, enquanto calamos, nossos ossos envelhecem de tantos gemidos (Salmo 32.3). Davi sabia, eu sei, ns sabemos que, sem confisso, a mo de Deus pesa sobre ns (Salmo 32.4). A graa de Deus, por meio de Jesus Cristo, no para banalizar o pecado. Ela apaga o pecado, mas s o pecado confessado. O pecado continua atentando contra Deus. O perdo no se obtm com uma oraozinha protocolar ou uma frasezinha vaga no final de nossas oraes. O perdo implica em pedido sincero, em lgrimas derramadas. De igual modo, o louvor no pode se tornar uma lisonja manipuladora (isto , um conjunto de elogios, produzidos no com prazer, mas como esforo para obter algo de Deus, como se Ele no visse nosso ntimo). O louvor deve ser fruto de lbios que confessam os pecados e reconhecem a Jesus como o provedor do perdo. Por isso, por ele, pois, ofereamos sempre a Deus sacrifcio de louvor, isto , o fruto dos lbios que confessam o seu nome (Hebreus 13.15). O louvor deve nascer da contrio e da santidade; o louvor deve ser uma experincia esttica e tica, ao mesmo tempo. Faz parte da orao que Jesus nos ensinou pedir perdo a Deus (perdoa-nos as nossas dvidas (Mateus 6.12). A Bblia nos ensina que aquele que encobre as suas transgresses nunca prosperar; mas o que as confessa e deixa, alcanar misericrdia (Provrbios 28.13). Sim, se confessarmos os nossos pecados, [Jesus Cristo] fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia (1Joo 1.9).

6. COMPROMISSO (Isaas 6.8; Mateus 6.10) Selando nosso compromisso com Deus

A orao uma experincia de envolvimento trplice. Na orao, Deus se envolve conosco. Deus nos chama para o envolvimento. Deus se revela para nos envolver. No foi envolvido por Deus. No caso de Abrao, isto fica ainda mais claro: praticamente todas as oraes retratam o Senhor se envolvendo com o seu filho. Moiss envolvido por Deus. Jeremias envolvido por Deus. Pedro envolvido por Deus. Paulo envolvido por Deus. Eles puderam ter a escolha de no se deixar envolver, mas eles descobriram que no h prazer maior do que se aninhar nas asas do Criador. Boaz abenoa Rute de um modo que faz eco a esta realidade: O Senhor recompense o que fizeste e te seja concedido pleno galardo da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar (Rute 2.12). Os salmos da Bblia esto cheios desta imagem de envolvimento. Guarda-me como menina do olho; esconde-me, sombra das tuas asas. (Salmo 17.8) Quo preciosa , Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam sombra das tuas asas. (Salmo 36.7) Compadece-te de mim, Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; sombra das tuas asas me refugiarei, at que passem as calamidades. (Salmo 57.1) A orao uma experincia de envolvimento trplice porque tambm nos envolve com o Senhor. Ao ser envolvido por Deus, pelas asas de Deus, pela voz de Deus, pela presena de Deus, pela glria de Deus, Isaas demontra como devemos completar o primeiro ngulo da orao (Isaas 6.8). Depois de ter ouvido a voz de Deus, que dizia: -- A quem enviarei e quem h de ir por ns?I Envolver-se foi sua resposta. -- Eis-me aqui, envia-me a mim. O compromisso est presente na orao modelar de Jesus. S um envolvido pode dizer ao Envolvedor: venha o teu reino; faa-se a tua vontade, assim na terra como no cu (Mateus 6.10). Orar esetar compromissado com a vinda do Reino. Orar submeter-se desejar conhecer e querer submeter vontade de Deus. Orao mudana. A orao nos muda, ao fazer com que a nossa vontade coincida com a vontade Deus. A orao envolve Deus em nossos projetos. A orao nos faz parceiros de Deus. A orao traz Deus para o territrio da nossa vida diria. A orao uma experincia de envolvimento trplice, uma vez que nos aproxima dos nossos irmos. S um envolvido por um Deus amoroso pode se comprometer com o perdo: perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns temos perdoado aos nossos devedores (Mateus 6.12b). Quem no ora no pode viver este compromisso. atitude forte demais para ser gerada por ns mesmos. A grande reunio de Esdras, registrada em Neemias 9, culmina como deve terminar toda experincia de adorao. Depois de louvar a Deus pelo que Ele , a orao termina com um compromisso: Por causa de tudo isso, estabelecemos aliana fiel e o escrevemos; e selaram-na os nossos prncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes (Neemias 9.38).

7. CONHECIMENTO DE DEUS (Jeremias 9.23-24) Crescendo no entendimento do ser de Deus Se h uma pobreza prxima da absoluta em nossa sociedade a pobreza de Deus. Tomemos os programas de televiso mais populares. Deus est ausente. Eu no falo de religio institucional. Eu falo de valores espirituais. Se existem, no so fortes o suficiente para mover as pessoas em direo a atitudes elevadas. Na Inglaterra, um grupo de pesquisadores planeja refazer um estudo realizado nos 50 do sculo 20. Eles colocaram algumas pessoas numa casa, com o objetivo de ver quanto tempo conseguiriam conviver e sobreviver. O limite logo se tornou insuportvel na casa. Houve registros at de tortura. Os humanos estavam humanos demais. O experimento teve que ser suspenso. Todo "cada um por si", todo "vale tudo" uma manifestao materialista, de misria de Deus, de escassez de Deus. Para todos os lados (ou canais?) s sobra a desolao. Permanece lamentavelmente atual o diagnstico de Osias (apresentado 8 sculos antes de Cristo): O meu povo est sendo destrudo, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, tambm eu te rejeitarei, para que no sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, tambm eu me esquecerei de teus filhos. (Osias 4.6) Falta ao ser humano o conhecimento vital do amor de Deus, conhecimento que se manifesta na adorao e no desejo de uma vida em sintonia com a vontade do Senhor (CRABTREE, A.R. O livro de Osias. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1961, p. 83). Este conhecimento se obtm por meio da orao. Por isto, aconselha-nos o prprio Deus: o sbio no se deve gloriar na sua sabedoria, nem o forte, na sua fora, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e fao misericrdia, juzo e justia na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias 9.23-24) Muitas pessoas tm uma viso de Deus que mais um claro de um deus que se encolhe, no de um Deus que se expande esplendorosamente em misercrdia, que comanda a histria (juzo) e que deseja ver praticada a justia. Sobretudo, Ele deseja se relacionar conosco. E orao precisamente isto: relacionamento. Muitas pessoas tm um conceito de Deus que torna impossvel um relacionamento com Ele, visto como o pipoqueiro da praa. O relacionamento Deus-homem/homem-Deus diferente daqueles que mantemos com nossos semelhantes. Deus perfeito e no no o somos. Ele santo e ns no o somos. Ns ns relacionamos com Deus em temor e tremor, como aprendemos com todos aqueles que foram ntimos dEle. Deus s se relaciona com o aflito e com o abatido, com aquele que treme diante da Sua palavra (Isaas 66.2). Quando oramos, portanto, somos convencidos do nosso pecado e tambm levados a fazer aquilo que Lhe agrada. O conhecimento de Deus um conhecimento completo, porque inclui o Conhecido (Deus) e o conhecedor (ns). por isto que to difcil orar. A medida que conhecemos a Deus, conhecemo-nos a ns mesmos e vemos nossa prpria impureza, no minimizamos nossos pecados mas maximizamos a graa de Deus em Jesus Cristo.

Ser que vale a pena nos contentarmos em conhecer a ns mesmos, e apenas a ns mesmos, vistos como medidas de todas as coisas? Ser que vale a pena abrir mo de nossa auto-suficincia? Ser que vale a pena nos relacionar com um Deus santo que revela a nossa falta de santidade? Ser que vale a pena perder a nossa dignidade diante de Deus? O apstolo Paulo responde com um grito: Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo. (Filipenses 3.8) Quando conhecemos Jesus Cristo, todos os outros conhecimentos ficam em segundo plano. Eles tm valor, mas um valor secundrio. Nossa sociedade idolatra as pessoas famosas. Por isto, a meta de muita gente ser conhecida. Glria Trevi era uma cantora mexicana, que conheceu o mximo possvel da fama. Em seguida, em funo do vazio de sua prpria riqueza pblica, ela se envolveu na pobreza pessoal, formada por orgias de sexo e droga. Descoberta, fugiu para o Brasil onde foi presa. Ser conhecida no lhe valeu nada. Conhecer pessoas apenas fez com que afundasse ainda mais no pecado e no desespero. Conhecida, faltava-lhe o conhecimento essencial: conhecer a Deus, para ter um relacionamento com Ele. Ela teve muitos relacionamentos, mas no teve aquele relacionamento que realmente importa, a intimidade com Deus. o conhecimento de Deus em Jesus Cristo que nos faz triunfar em meio ao caos pessoal. o conhecimento do amor de Jesus Cristo que nos torna "escravos" da esperana. Quem conhece a Deus confia nEle (Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, no abandonas aqueles que te buscam. -- Salmo 9.10) Orar conhecer a Deus. Como todo conhecimento, ele progressivo; cada dia conhecemos mais (Colossenses 1.10). A recomendao do apstolo Pedro que cresamos no conhecimento de Jesus (2Pedro 3.18). Portanto, como nos recomenda Osias, conheamos e prossigamos em conhecer ao Senhor (Osias 6.3), por meio da orao.

8. PRTICA DA PRESENA DE DEUS (Salmo 16.11) Vivendo na intimidade do Pai Quando nossas oraes deixam de ser exclusivamente destinadas a pedir coisas a Deus e passam ser expresses de nosso desejo de comunho com Deus, estamos nos tornando verdadeiramente ntimos de Deus. O irmo Lourenco, um cristo do sculo 17, propunha que a orao deve culminar na prtica da presena de Deus. Segundo ele, "no h no mundo um estilo de vida mais doce e delicioso do que viver numa contnua conversa com Deus". (Irmo LOURENO. Disponvel em ) Nesta experincia, estar com o nosso Senhor "torna-se um prazer" e "a certa altura" da nossa experincia torna-se o "nosso deleite maior", nosso interesse maior. (CRABB, Larry. O lugar mais seguro da terra.Traduo de Eduardo Pereira e Ferreira. So Paulo: Mundo Cristo, 2000, p. 198-199). A prtica do irmo Lourenco onde podemos chegar. Uma de suas tarefas no mosteiro era lavar pratos. Pois era nesses momentos em que travava as suas mais profundas e ntimas

conversas com Deus. Billy Graham escreveu que, numa fase de sua vida, gostava de pescar para poder orar mais longamente. Ambos estavam na trilha de Abrao, que no era um homem de muitas palavras de orao, mas um homem ficar na presena de Deus, com ou sem palavras (Gnesis 18.22). Pratica a presena de Deus quem acostuma "o seu esprito a ter sempre Deus presente, no sentimento, na inteno e no amor" (ECKHART. Conversas espirituais. Em: Mestre Eckhart, a mstica de ser e no ter. Petrpolis: Vozes, 1983, p. 106). Praticar a presena de Deus ser habitado por ele, no pelas dificuldades da vida, que so reais mas no nos podem dominar. Habitados por Deus, Ele nos faz conhecer a vereda da vida e a experimentar a plenitude de alegria da sua presena, uma vez que diante dEle h delcias perpetuamente (Salmo 16.11). Eu no sou f de Elvis Presley e nem tenho qualquer interesse por ele, exceto em ouvir a sua magistral interpretao de "Amazing Grace" (Maravilhosa Graa). Assim mesmo, fui conhecer sua casa em Memphis, no Tennesse. No foi fcil achar encontrar o local. A casa j estava fechada, por causa da hora. Pude v-la da calada, na companhia de muitas outras pessoas. No fiquei frustrado. Os fs de Elvis ali presentes, no entanto, ficaram frustrados por no poderem entrar na casa do seu dolo. Orar entrar na casa de Deus, no olh-la de fora. H muitos cristos que contemplam o tabernculo de Deus do lado de fora, s vezes com um binculo. O tabernculo de Deus, diferentemente da casa de Elvis, no fecha momento algum. Est sempre aberta para entrarmos na presena de Deus e fruirmos da Sua orientao e da Sua glria. Sua casa no tem muros. Os portes no tm cadeados com segredos. A entrada no guardada por seguranas armados. por isto que, como Salomo, podemos achar confiana para orar na presena de Deus (1Crnicas 17.25). O convite do poeta bblico deve ser um desafio para todos ns: Alegrem-se os justos e se regozijem na presena de Deus e se encham de jbilo. (Salmo 68.3) CONCLUSO Eu estou engatinhando na orao. Faamos um inventrio de nossas oraes. Qual delas est mais presente em nossas oraes, a ss com Deus e em pblico com Deus. Quando se comea a orar, no se sabe o que vai acontecer. Voc est pronto?

DECRETO PROFTICO
(II Crnicas 7:14)

Fomos levantados como Igreja para declarar sociedade onde estamos inseridos com o poder e a autoridade que o nosso Deus tem dado todo aquele que age sob o nome do Senhor e est com a vida no centro da vontade dEle! Deus quem nos d autoridade e poder; graa e fora; perdo; sustentao; humildade e lealdade par ao servio. Ele nos chama a servir com alegria e fidelidade aos propsitos do Seu Reino. Se o meu povo se humilhar... Humilhar aqui aponta para quebrantamento, entrega e dependncia total de Sua graa e misericrdia. Temos ainda neste verso de II Cr. 7:14, uma direo proftica de buscar a converso genuna para que se cumpra a promessa do derramamento do Esprito Santo, sobre ns. Assim, estaremos legitimados para ganharmos nossos amigos e vizinhos para Jesus, e mudarmos nossa geografia espiritual, e a partir da, veremos uma Cabo Frio sarada, transformada pelo Poder de Deus!

Os Sentidos Espirituais
Como temos aprendido, o mundo fsico o reflexo de um mundo espiritual, em outras palavras podemos dizer que o mundo espiritual mais real que o mundo fsico que conhecemos, dessa forma, assim como temos 5 sentidos em nosso corpo fsico, tambm temos estes no mundo do esprito: Viso No fala apenas das revelaes de Deus, fala tambm dos sonhos, das metas, dos objetivos. Verifique como est sua viso espiritual, voc enxerga com clareza ou tem a vista embaada? No reino do esprito no basta apenas enxergar, temos que enxergar com nitidez, ter objetivos e sonhos claros. Ns fazemos parte de uma viso ntida, que tem suas metas traadas com clareza. (Lv 21: 18) Audio Ouvir Deus, deixar ser dirigido por Ele, no encontro aprendemos que quando o homem cala, Deus fala. Deus fala conosco de muitas maneiras, e devemos ter este sentido bem aguado para nunca deixar de ouvir a Deus. Quando pelo telefone ouvimos a voz de um amigo podemos identific-lo, e muitas vezes ns como filhos, no identificamos a voz de nosso Pai amado, e achamos que besteira nossa, coisa da mente, e deixamos de ser abenoados. (Gn 3: 8, Tg 1: 19) Tato Se refere sensibilidade, como maravilhoso estar sensvel ao toque do Esprito Santo de Deus, sentir sua doce presena. Sem esta sensibilidade no passamos de p, com uma vida sem sentido, com um vazio interior a ser preenchido, e s poder ser feito com o toque do Esprito Santo de Deus e s poderemos sentir esse toque se tivermos tato espiritual. (Is 55: 6) Paladar Tambm chamado de gosto, pelo paladar identificamos o que comemos, podemos gostar ou no! (Jo 4: 32-34) Quando comemos, fazemos isto para obter energia pro corpo, e tambm para degustar, saborear, logo, a obra de Deus no deve ser uma obrigao apenas, mas algo que lhe d prazer, que voc sinta um gosto maravilhoso ao faz-lo. Olfato (Ed 6: 10) Nosso empenho na Obra de Deus exala um cheiro suave, que agradvel ao senhor alm disso a bblia nos ensina que somos o bom perfume de Cristo (2 Co 2: 14-16) devemos deixar que o mundo sinta este cheiro, e queira ser cheiroso assim como somos. Mas alm de exalar este cheiro temos que sentir o cheiro do renovo de Deus nas nossas vidas. Em J 14: 9 diz que ao cheiro das guas a rvore brotar, veja que no foi preciso a gua entrar em contato com a rvore, apenas com o cheiro das guas houve o renovo, sinta hoje mesmo o cheiro das guas. Por fim, podemos observar que todos os nossos sentidos trabalham em conjunto, servem como entradas para a alma, temos que observar como esto as entradas para nosso esprito, temos que ter sentidos espirituais bem desenvolvidos, para estimular nosso crescimento espiritual. (1 Ts 5: 23

Das könnte Ihnen auch gefallen