Sie sind auf Seite 1von 7

Samarco Minerao S.A.

SISTEMA DE GESTO DE SEGURANA PROCEDIMENTOS DE SEGURANA Assunto:


MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUMICOS

Gerncia de Segurana em Projetos

Tema:
INSTALAO E MOVIMENTAO DE MATERIAIS

Cdigo:
IMM-04

Elaborao:
ABRIL/2011

Rev.
01

1.

Objetivo Esta instruo tcnica estabelece o procedimento para Manuseio e Armazenamento de Produtos Qumicos.

2.

Responsabilidades 2.1 Fornecedor de Servio/Fornecedor Quarteirizados. a) Todo e qualquer produto qumico s poder ser usado aps avaliao do mdico do Fornecedor de Servios. Uma cpia da FISPQ e do aval do mdico do respectivo Fornecedor de Servios deve ser repassado para o mdico da Gerenciadora de Sade e Segurana que proceder a liberao para uso ou no do produto qumico. b) Identificar, sinalizar e armazenar (em local restrito) os produtos de forma adequada; c) Treinar os empregados envolvidos no manuseio de produtos qumicos; d) Criar e revisar os procedimentos das tarefas onde os produtos qumicos so manuseados; e) Fornecer a FISPQ dos produtos comprados; f) Verificar a embalagem dos produtos antes do desembarque; g) Assegurar que todos os produtos qumicos transportados obedeam legislao em vigor atravs das NBRS 7.500 e 8.286. 2.2 Portaria a) Controlar a entrada de produtos qumicos; b) Informar a Gerenciadora de Sade e Segurana a ocorrncia de qualquer no conformidade de transporte; Nota: no caso de produtos que sero testados, os mesmos somente podero ser utilizados com a aprovao da Gerenciadora de Sade e Segurana. 2.3 Gerenciadora de Segurana Analisar e recomendar medidas de controle para as atividades manuseados. 2.4 Empregados a) Os produtos qumicos s podero ser manuseados utilizando os EPIS especificados no procedimento da atividade; b) Os produtos que no esto sendo utilizados devem ser mantidos nos locais de estocagem apropriados; c) Antes de manusear o produto, verificar se est com data de validade vencida (no dever ser usado); d) S manusear um produto se tiver sido informado dos riscos e forma correta do manuseio. onde os produtos qumicos sero

1 /7

Samarco Minerao S.A. SISTEMA DE GESTO DE SEGURANA PROCEDIMENTOS DE SEGURANA Assunto:


MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUMICOS

Gerncia de Segurana em Projetos

Tema:
INSTALAO E MOVIMENTAO DE MATERIAIS

Cdigo:
IMM-04

Elaborao:
ABRIL/2011

Rev.
01

3.

Definies Manuseio e armazenamento de produtos qumicos definido como o conjunto de prticas padronizadas para a utilizao segura dos produtos qumicos. As substncias qumicas consideradas perigosas so divididas da seguinte forma: a) b) c) d) e) f) Explosivas; Oxidantes; Inflamveis; Txicas; Corrosivas; Irritantes.

Atividades 4.1 Os Fornecedores de Servios e Quarteirizados devero dispor de um controle formal do inventrio de substncias perigosas armazenadas, em uso ou descartadas, e devero estabelecer prticas gerenciais que permitam a reduo dos riscos existentes nas atividades ligadas ao transporte, manuseio e armazenamento de produtos perigosos. 4.2 Os produtos qumicos devem ser cadastrados assim que recebidos, independentemente da sua quantidade. Do cadastro devem constar as reas de utilizao e em que atividade empregada. 4.3 Cuidados especiais devem ser tomados com produtos aparentemente inofensivos, tais como decapantes, produtos de limpeza, desengordurantes, inseticidas e similares, que podem conter substncias altamente agressivas ou nocivas sade. 4.4 Os produtos importados devem ter rtulos e instrues de uso tambm em portugus, de acordo com a legislao brasileira. 4.5 Os Fornecedores de Servios devem possuir MSDS (Material Safety Data Sheet Folha de Dados de Segurana do Produto)/FISPQ (Ficha de Informao de Segurana do Produto Qumico) de cada produto, em portugus. Cpias devem ser mantidas no Servio Mdico e nos Departamentos de Segurana da Gerenciadora de Sade e Segurana e da Samarco Minerao S.A e no local de estocagem.

2/7

Samarco Minerao S.A. SISTEMA DE GESTO DE SEGURANA PROCEDIMENTOS DE SEGURANA Assunto:


MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUMICOS

Gerncia de Segurana em Projetos

Tema:
INSTALAO E MOVIMENTAO DE MATERIAIS

Cdigo:
IMM-04

Elaborao:
ABRIL/2011

Rev.
01

4.6

O fornecimento das MSDS/FISPQ de responsabilidade do fabricante/fornecedor do produto, mas responsabilidade dos Fornecedores de Servios traduzirem-nas (quando for o caso), format-las, atualizlas e distribuir as cpias aos interessados.

4.7

Todos os produtos qumicos utilizados pelos Fornecedores de Servios devem ser autorizados pelo mdico do Fornecedor de Servios e uma cpia do FISPQ e da autorizao devem ser encaminhadas para o mdico da Gerenciadora de Sade e Segurana.

4.8

Todos os produtos controlados pelo Ministrio do Exrcito e/ou Polcia Federal devem ser estocados pelos Fornecedores de Servios nas quantidades mximas permitidas e de acordo com as exigncias especficas daquelas autoridades e uma cpia do controle de estocagem deve ser encaminhada para a Gerenciadora de Sade e Segurana.

4.9

Cilindros e tanques de cloro devem ser estocados em rea coberta, ventilada e de acesso controlado. Somente pessoas autorizadas, portando os EPIs apropriados devem ter acesso rea. Mscaras para cloro e kits de vedao/conteno de cilindros devem estar disponveis no lado externo, em local onde possam ser alcanados mesmo em caso de vazamento.

4.10

Os Fornecedores de Servios devem instalar chuveiros e lava-olhos de emergncia nos locais onde h risco de vazamento ou respingos de produtos qumicos (por exemplo: almoxarifado de produtos combustveis, inflamveis e qumicos). A gua fornecida deve ser potvel e estar na temperatura ambiente.

4.11

Os Fornecedores de Servios devem assegurar que todos os empregados que manuseiam substncias qumicas ou resduos perigosos sejam formalmente informados sobre os seus riscos e treinados em suas rotinas de operao, bem como em situaes de emergncia.

4.12

Os empregados devem tambm ser informados sobre os potenciais efeitos ambientais e sade humana decorrentes de derrames ou descarte indevido.

4.13

As embalagens dos produtos perigosos devem ser segregadas, estocadas em lugar seguro e descartadas segundo as normas ambientais vigentes.

4.14

proibido vender ou doar embalagens vazias de produtos perigosos, inclusive tambores, mesmo que lavados.

4.15

Sempre que o empregado for iniciar uma nova operao, deve primeiro consultar o MSDS (Material Safety Data Sheet Folha de Dados de Segurana do Produto)/FISPQ (Ficha de Informao de Segurana do Produto Qumico) do produto e/ou ler no rtulo as instrues de uso e as informaes de toxicidade, inflamabilidade e reatividade.

4.16

Os produtos qumicos devem ser segregados e estocados separadamente conforme sua compatibilidade, afinidade qumica, capacidade de reagir violentamente ou liberar substncias txicas ou inflamveis. Exemplos: a) Os cidos devem ser estocados em reas diferentes das usados para as bases (ex.: cido sulfrico separado de hidrxido de sdio); b) Todo lquido inflamvel deve ser armazenado em local separado de produtos auto combustveis ou que geram calor quando reagem com outro produto (exemplo: cal + gua, gerando calor);

3/7

Samarco Minerao S.A. SISTEMA DE GESTO DE SEGURANA PROCEDIMENTOS DE SEGURANA Assunto:


MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUMICOS

Gerncia de Segurana em Projetos

Tema:
INSTALAO E MOVIMENTAO DE MATERIAIS

Cdigo:
IMM-04

Elaborao:
ABRIL/2011

Rev.
01

c)

Qualquer material pirofrico (que se inflama espontaneamente) deve ser guardado em local prprio, separado dos demais;

d)

Substncias que reagem entre si e produzem gases no podem ser armazenadas juntas. Substncias s podem ser armazenadas em um mesmo local se no produzirem gases txicos, inflamveis, combustveis ou corrosivos. Por exemplo:

GERAO DE gases txicos gases explosivos gases combustveis gases inflamveis gases corrosivos

EXEMPLO Qualquer cido + sais de cianeto = cido ciandrico Sdio + gua = hidrognio (explosivo) Carbureto + gua = eteno (acetileno) Vapor de ter de petrleo cido clordrico lquido + calor = cido clordrico gasoso (alm de corrosivo txico)

4.17

Todo local que apresente risco de vazamento de produtos qumicos, inclusivo no campo, deve possuir um dique ou bacia de conteno para evitar o seu derramamento descontrolado.

4.18

A bacia de conteno de cada produto deve ter capacidade 10% superior ao volume do maior tanque localizado no seu interior.

4.19

Transporte interno a) Quando feito em tambores, bombonas ou outros recipientes, assegurar a fixao do mesmo para evitar derramamentos; b) Os produtos inflamveis para serem transportados fora da embalagem original, devem estar acondicionados em container metlico de segurana; c) Os recipientes de transporte devem estar identificados e com embalagens apropriadas.

4.20

Transporte externo a) Os caminhes devero portar rtulos de riscos e painis de segurana especficos de acordo com as normas NBR 7.500 e NBR 8.286.

Rtulo de risco - Losngulo que devem possuir dimenses mnimas de 250mm por 250 mm com uma linha da

Painel de Segurana Retangular na cor laranja, com altura no inferior a 140 mm e comprimento mnimo de 350 mm, com uma borda preta de 10 mm

80 1910

4/7

Samarco Minerao S.A. SISTEMA DE GESTO DE SEGURANA PROCEDIMENTOS DE SEGURANA Assunto:


MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUMICOS

Gerncia de Segurana em Projetos

Tema:
INSTALAO E MOVIMENTAO DE MATERIAIS

Cdigo:
IMM-04

Elaborao:
ABRIL/2011

Rev.
01

b)

A ficha de emergncia dever acompanhar o transporte do produto durante todo o percurso at sua chegada ao almoxarifado.

4.21

Rotulagem a) Os produtos qumicos em uso, estocados na rea ou nos almoxarifados devem possuir rtulos (etiquetas) com sua identificao; b) A etiqueta uma forma eficaz de alertar os empregados sobre riscos potenciais sade, meio ambiente e incndio associados a um determinado produto.

4.22

Ocorrendo transbordamento ou vazamento de produtos qumicos em um dique de conteno, a limpeza deve ser feita por pessoal treinado e qualificado, com o uso de equipamentos e materiais apropriados. As Gerenciadoras de Sade e Segurana e de Meio Ambiente dever ser imediatamente comunicada.

4.23

A disposio final dos resduos coletados deve ser feita de acordo com as normas ambientais, sob a superviso da Gerenciadora de Meio Ambiente.

4.24

Os locais onde so estocados produtos qumicos devem possuir controles de acesso, que devero permitir a entrada somente a empregados autorizados, capacitados e treinados no manuseio das substncias (placas de sinalizao) e porta FISPQs.

4.25

Os Fornecedores de Servios devero assegurar a todas as pessoas que manuseiam substncias qumicas perigosas ou resduas perigosos treinamento formal em suas rotinas de operao, bem como nas situaes de emergncia.

4.26 4.27 4.28

Ser proibido o uso de lcool lquido. No ser permitido o uso de substncias que contenham em sua formulao benzeno. A Gerenciadora de Sade e Segurana poder solicitar exames mdicos complementares admissionais e peridicos para empregados que manuseiem produtos qumicos.

4.29

Somente produtos qumicos autorizados pela Gerenciadora de Sade e Segurana podero entrar nas dependncias da Samarco Minerao S.A. A portaria do projeto poder solicitar ao Fornecedor de Servios a liberao para entrada e sada de produtos qumicos.

4.30

O Fornecedor de Servios dever selecionar e adquirir produtos qumicos que ofeream menor risco sade.

4.31

Devero ser previstos detectores individuais fixos ou portteis onde houver risco de exposio a vapores txicos ou inflamveis.

4.32

As reas de armazenamento de produtos qumicos devero possuir sistema de combate a incndio elaborado por profissional habilitado.

4.33

Avisos e sinalizao de alerta contra perigos, que atendam aos requisitos aplicveis legais e a outros requisitos, devero estar afixados a tanques, recipientes e nas entradas de instalaes e reas de estocagem de produtos qumicos.

4.34

Tanques de estocagem, recipientes, depsitos de material a granel e reas de processo devero estar posicionados em reas impermeabilizadas, e ter dimenses adequadas para conter vazamentos.

5/7

Samarco Minerao S.A. SISTEMA DE GESTO DE SEGURANA PROCEDIMENTOS DE SEGURANA Assunto:


MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUMICOS

Gerncia de Segurana em Projetos

Tema:
INSTALAO E MOVIMENTAO DE MATERIAIS

Cdigo:
IMM-04

Elaborao:
ABRIL/2011

Rev.
01

4.35

As tubulaes devero estar identificadas com sinalizao ou cdigo de cores para indicar o seu uso e sentido do fluxo.

4.36

Controles de segurana e de acesso devero estar disponveis para as reas de estocagem e manuseio de produtos qumicos.

O mdico da Gerenciadora de Sade e Segurana ser o coordenador do Programa de Controle de Riscos Qumicos em cada site do Projeto. 5 Equipamentos de Proteo Individual a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) 6. Capacete; Botina de segurana; culos de segurana ampla-viso e contra riscos qumicos; Macaco protetor, conforme o produto; Luva de neoprene, PVC, etc. (conforme o caso); Guarda-p ou avental; Mscara com filtro qumico (quando necessrio); Protetor facial (quando necessrio); Vestimenta de PVC (quando necessrio); Outros, conforme especificados nas MSDS/FISPQ.

Inspeo Os locais de estocagem de produtos qumicos devem ser inspecionados regularmente, pelo Fornecedor de Servios, segundo freqncia estabelecida pela Gerenciadora de Sade e Segurana, de forma a garantir que estejam mantidos de forma segura e dentro das normas.

7.

Treinamentos As informaes acerca de Manuseio e Armazenamento de Produtos Qumicos sero fornecidas nos treinamentos introdutrios e em treinamentos especficos.

8.

Controle de Documentos Os documentos de inventrio de produtos qumicos e as MSDS/FISPQ devem ser arquivados pelos Fornecedores de Servios por 03 (trs) anos.

9.

Anexos No aplicvel.

6/7

Samarco Minerao S.A. SISTEMA DE GESTO DE SEGURANA PROCEDIMENTOS DE SEGURANA Assunto:


MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUMICOS

Gerncia de Segurana em Projetos

Tema:
INSTALAO E MOVIMENTAO DE MATERIAIS

Cdigo:
IMM-04

Elaborao:
ABRIL/2011

Rev.
01

10. Informaes No aplicvel. 11. Revises

Reviso Nmero: 01 Descrio

Data da Reviso: 30/04/2011

Histrico de Revises Tipo: Incluso ----------

Excluso

Alterao

Transcrio do item includo/excludo/alterado: ----------

7/7

Das könnte Ihnen auch gefallen