Sie sind auf Seite 1von 15

VITAMINA

VITAMINA D

Prof Doriane

VITAMINA D
VITAMINA D2 ---- ERGOCALCIFEROL Origina-se da irradiao do ergosterol. Presente nos alimentos de origem vegetal (enriquecidos)

VITAMINA D3 ---- COLECALCIFEROL Transformao no-enzimatica do precursor 7-deidrocolesterol (pele) pela ao dos raios ultravioleta.

VITAMINA D Fontes alimentares:


Gema de ovo, peixes gordos, fgado, margarina e leite e seus derivados enriquecidos.

VITAMINA D Absoro:
Quando a vitamina D ingerida, esse composto lipossolvel incorporado na frao dos quilomicrons e cerca de 80% so adsorvidos pelo sistema linftico. Na circulao a vitamina D se liga a protena ligadora de vitamina D que ento transportada ao fgado.

FOTOSSTESE DA VITAMINA D3

25-hidroxicalcidiol

1,25 -hidroxicalcitriol

METABOLISMO DA VITAMINA D
Armazenada no tecido adiposo

Principal forma circulante 25-hidroxicolecalciferol calcidiol Ca (1-Ohase) calcidiol 1- hidroxilase

(1,25-di-hidroxicolecalciferol) calcitriol

METABOLISMO DA VITAMINA D
Resumo:
Vitamina D (ergocalciferol, colecalciferol) da dieta e da pele entram na

corrente sangunea e so armazenada no tecido adiposo ou seguem para o fgado. No fgado, sofre uma hidroxilao e se transforma em 25-hidroxivitamina D que a principal forma circulante da vitamina no organismo, porem ela biologicamente inerte. No rim a 25-hidroxivitamina D hidroxilada a 1,25-hidroxivitamina D (a forma ativa) pela enzima 25(OH) D-1-hidroxilase especifica (1-OHase), presente no rim. A produo renal do 1,25-hidroxivitamina D , estreitamente regulada pela: elevao plasmtica do PTH (nveis sricos de clcio diminudos) e diminuio do fosfato que estimulam a atividade da 1--hidroxilase. Assim a 1,25-hidroxivitamina D responsavel por: -aumentar a reabsoro tubular de clcio pelo rim -aumenta a eficincia da absoro intestinal de clcio - favorece a mobilizao do clcio armazenado no osso.

Vitamina D
Funo:
Manter as concentraes intra e extracelulares de clcio dentro de uma faixa de variao fisiolgica aceitvel. Importante para regulao do crescimento celular e, portanto, diminuio do risco de vrios tipos comuns de cncer, como: prstata, mama, clon, estmago; Sntese e secreo de insulina; Diferenciao das clulas de moncitos

Vitamina D Deficincia
Osteomalacia ocorre uma desmineralizao da matriz ssea, se apresenta na vida adulta e uma das causas de baixa densidade mineral ssea.

Raquitismo o defeito de mineralizao das cartilagens de crescimento na criana e se apresenta com retardo no crescimento e deformidades esquelticas.

Fatores de risco para hipovitaminose D


Pouca exposio luz UVB Pases de pouca insolao (alta latitude) Pouca penetrao da luz UVB durante o inverno na atmosfera

Uso de bloqueadores solares


Confinamento em locais onde no h exposio luz UVB Diminuio da capacidade de sintetizar vitamina D pela pele Envelhecimento ( 7-dehidrocolesterol) Raa

Fatores de risco para hipovitaminose D


Doenas que alteram o metabolismo da 25-hidroxivitamina D ou 1,25-dixidroxivitamina D: -Fibrose cstica -Doenas do trato gastrintestinal

-Doenas renais
-Insuficincia cardaca -Imobilizao

VITAMINA D
Critrios diagnsticos propostos para deficincia
25-hidroxivitamina D (nmol/L) Deficincia leve > 50 37,5 Deficincia moderada > 37,5 25 Deficincia severa < 25

VITAMINA D

Recomendaes Nutricionais (DRIs) Estagio da vida Criana de 0 a 8 anos AI 5ug UL 25ug

Homem/Mulher 9 a 50 anos Homem/Mulher 51 a 70 anos Homem/Mulher > 70 anos Gestante e Nutrizes


Dirias

5ug 10ug 15ug 5ug

50ug 50ug 50ug 50ug

VITAMINA D
Hipervitaminose D
Ocorre quando nveis sanguneos esto acima de 150ng/mL Eleva extraordinariamente os nveis de 25-hidroxivitamina D, juntamente com hipercalcemia e altos ou elevados nveis de fsforo sricos. -Constipao -Letargia -Poliria -Polidipsia -Risco de nefrocalcinose, nefrolitiase e calcificao de tecidos moles

VITAMINA D
Tratamento da Hipervitaminose:

- Eliminar todas as fontes de vitamina D da dieta e em suplementos


- A hipercalcemia corrigida com hidratao

Das könnte Ihnen auch gefallen